• Walter Pinheiro se despede do Senado e assumirá Secretaria de Educação na Bahia

    “Esse é um momento de muito desafio. Confesso que saio com o coração partido. Não estou fazendo um adeus, como diz Gal Costa: Adeus não, até breve”. Diz Senador em um discurso emocionado. (foto: Desta

    Num discurso emocionado e que mobilizou mais de 30 senadores em apartes, o senador Walter Pinheiro (sem partido/BA) se despediu do Senado Federal, na quarta feira (01), para assumir, a convite do governador Rui Costa, a Secretaria de Educação da Bahia.

    “Esse é um momento de muito desafio. Confesso que saio com o coração partido.

    Não estou fazendo um adeus, como diz Gal Costa: Adeus não, até breve”, externou o senador, referindo-se a um trecho da música ‘Brilho de Beleza’. Ainda de acordo com Pinheiro, a tendência natural é voltar ao Senado para concluir o mandato. Em uma hora e meia de discurso, Pinheiro ressaltou que, como senador, procurou dar contribuições para o país. Uma delas é a recente proposta de emenda à Constituição (PEC), apresentada por ele, que altera o processo de impeachment, que é de 1950. Em sua avaliação, a atual legislação é “danosa porque está atrasada, defasada e completamente incongruente”. Uma das mudanças previstas no texto é que, para ser admitido o Senado, o processo de impeachment precisará do voto favorável de dois terços dos membros da Casa. Outra, que o presidente reeleito possa ser processado por irregularidades na gestão anterior. Segundo o senador, a contribuição que ele poderá dar na pasta de Educação, a partir da experiência que acumulou no Congresso Nacional, ajudará o Governo da Bahia. “Espero levar para lá toda essa experiência e contribuir decisivamente para que o governo possa, na parte da educação, apresentar uma contribuição decisiva para a transformação da sociedade”, disse. Pinheiro revelou que foi convidado por Rui Costa em março deste ano, com o desafio de contribuir na gestão da pasta. Esta será a segunda vez que ele atuará no Executivo baiano, já tendo assumido a Secretaria do Planejamento em 2009, antes de se eleger senador com 3.630.944 votos. Em seu lugar, assumirá o suplente Roberto Muniz (PP/BA).




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais