-

Os vereadores aliados ao prefeito, que são maioria votaram a favor. a oposição foi contra. Foto e Fonte: Informebarra
A Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, em sessão extaordinária, aprovou ontem (30), um projeto proveniente do executivo (prefeito) que reduz o salário dos concursados e aumenta os salários dos contratados (comissionados).
Os vereadores de oposição votaram contra o projeto, mas por ser minoria, a aprovação foi consumada.Entenda
Em 2016, os vereadores de Barra da Estiva votaram, por unanimidade, pela aprovação do reajuste salarial para os servidores concursados do município, uma vez que a categoria não havia recebido o benefício desde a 2008. No entanto, no dia 30 de janeiro de 2017, ontem, o prefeito eleito João de Didi (PTB), solicitou aos vereadores a imediata aprovação do projeto “sobre a alteração da Lei Municipal nº 017/2016, de 12 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva”.
Através do documento, o executivo municipal sugeriu, além da criação de novos cargos comissionados, a atualização da tabela dos valores dos salários dos cargos comissionados (contratados) já existentes, aumentos que ainda podem chegar a 50% de gratificação.
Para os vereadores de oposição, esse projeto foi uma afronta aos servidores municipais, a gestão municipal enviar um projeto como este, a “toque de caixa” para ser votado, mudando toda uma estrutura, tirando os direitos dos servidores municipais concursados e dando aumentos reais a cargos comissionados (contratados), beneficiando os seus aliados. “Votamos para que houvesse o reajuste salarial dos servidores municipais e agora, no dia 30, o prefeito envia um projeto desta grandeza, em cima da hora, para beneficiar os cargos comissionados nomeados, criando ainda novos cargos de comissão e alterando toda a tabela de valores de salários para estes cargos: um tapa na cara do servidor público concursado. Este projeto tira os benefícios do servidor concursado”, disse um dos vereadores da oposição em entrevista ao Informe Barra. Conforme apurado por nossa reportagem, foram contra o atual projeto do prefeito os vereadores Bico, Zito, Rena, Fabrício e Gilson e a favor Valter, Bo, Daí, Bito, Viturina e Simone.
Os cargos comissionados chegam a ganhar até 4.800,00 – poder ainda ser reajustado até em 50%. Já os salários dos concursados sofrem regressão.
A nossa reportagem tentou contato com o prefeito para falar sobre o assunto, mas não obtivemos êxito.
.gif)

.gif)















