• Malhada de Pedras, Rio do Antônio e outras cidades passam a operar com capacidade dobrada de energia

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Já estão concluídas as obras das subestações Paramirim, Rio do Antônio e Boa Vista do Tapera para aumentar a oferta de energia nas localidades e também nos municípios vizinhos. Os investimentos da Coelba em novos equipamentos e em tecnologia de automação, nas três subestações, vão beneficiar diretamente 14 municípios da região sudoeste.

     A nova subestação Boa Vista do Tapera, na cidade de Encruzilhada, triplicou a capacidade de atendimento e vai  beneficiar cerca de seis mil clientes, incluindo moradores de Ribeirão do Largo.  As subestações Rio do Antônio e Paramirim passam a operar com capacidade dobrada, com dois transformadores cada.  A ampliação de Rio do Antônio beneficia também aos municípios de Caculé, Guajaru, Ibiassucê, Jacaraci, Lagoa Real e Malhada de Pedras, com 28.500 clientes atendidos.

    Paramirim recebeu o maior investimento. Foram R$ 4,4 milhões para beneficiar mais de 30 mil ligações rurais e urbanas, abrangendo os municípios de Botuporã,  Érico Cardoso, Rio do Pires e Tanque Novo.  Além de ampliar  a capacidade de atendimento, as novas estruturas vão proporcionar maior flexibilidade ao sistema e melhoria na qualidade do fornecimento de energia.

    As obras representam um acréscimo de 29,25 MVA de potência ao sistema elétrico do sudoeste baiano – o que dá para abastecer uma cidade do porte de Santo Antônio de Jesus. Com o sistema elétrico da região reforçado após a construção e ampliação das subestações, além da maior oferta de energia, os consumidores dos municípios beneficiados também serão favorecidos com a redução do tempo de restabelecimento de energia nos casos de defeitos na rede elétrica. “Quando você aumenta o número de transformadores, é possível operar com mais confiabilidade, buscando garantir o fornecimento ao cliente sem interrupções.” explica Márcio Caires, superintendente regional Oeste/Sudoeste.

    Sobre a Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida.  Ocupa a primeira posição entre as concessionárias do Norte – Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, a Coelba atende a mais de 14 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km2.  Hoje, a empresa conta com mais de 5,8 milhões de clientes, sendo 88% destes, clientes residenciais.

    Sobre o Grupo Neoenergia - Maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes, a Neoenergia tem 10,7 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas três distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). Presente em 12 estados brasileiros, o grupo atua em Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de energia. A Neoenergia possui 16 parques eólicos na Paraíba, no Rio Grande do Norte e na Bahia, em parceria com a Iberdrola, e inaugurou em 2015 a segunda usina solar em Fernando de Noronha (PE). É o 41º maior grupo empresarial É o 41º maior grupo empresarial do Brasil, de acordo com o anuário Melhores e Maiores 2016 da revista Exame, e uma das dez melhores empresas do país para começar a carreira, segundo o Guia Você S.A. de junho de 2016.




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais