• Morre aos 93 anos Norberto Odebrecht

    BN / por Ricardo Luzbel / Foto: Reprodução

    Faleceu neste sábado (19), no início da noite, Norberto Odebrecht, aos 93 anos. Dr. Norberto, como era conhecido, foi o fundador da Organização Odebrecht, um dos maiores grupos empresariais do país, cuja primeira primeira empresa, a construtora que leva o seu nome, completa agora 70 anos. O empresário estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, com problemas cardíacos. O sepultamanto será neste domingo (20) às 11h no cemitério Campo Santo.



  • Grana Fácil é na Zema, faça o seu empréstimo!


  • Polícia Civil e Militar prende um dos principais traficante que atuava na cidade

    Fotos:Polícia Civil

    A Polícia Civil e Militar de Barra da Estiva prendeu na madrugada deste domingo, um dos principais traficantes em atuação na cidade. César Braga da Silva foi preso após ser abordado no momento em que vendia drogas para dois fregueses. Após a abordagem e apreensão de um cigarro de maconha que havia sido adquirido pelos usuários/fregueses, os policiais realizaram busca na residência de César, no centro de Barra da Estiva, onde acabaram encontrando mais drogas: Maconha, Êxtase, Haxixe, semente de Maconha e Cocaína.
     

            


    César recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Delegacia de Polícia, onde foi autuado por trafico de drogas pelo Delegado da Polícia Civil Fábio Lago. César já vinha sendo objeto de investigação da Polícia pela pratica de tráfico de drogas na cidade e região.
    A operação que culminou na prisão do traficante, foi comandada pelo investigador Ramos, o soldado da PM Danilo e Ana Nívia que também está atuando no caso.



  • Operação 'Pente Fino' peças furtadas de carros e motos são recuperadas

    Fotos; Destaquebahia.com.br

    "Operação pente fino" Foram apresentados nesta sexta feira 18/07/14, na Delegacia de Caetité, mais dois membro do bando que furtava motos e peças de motos, na cidade de Caetité. Os elementos identificados apenas como Ricardo , 23 anos, e Leandro Jesus do prado, 25 anos, ambos residentes na Santa Luzia, confessaram que a participação deles no bando era retirar e revender às peças.

       

    Os mesmo não acreditavam que seriam descobertos e continuavam a sua rotina. Até se deparar com a equipe da Delegacia de Caetité coordenada pelo Delegado Dr . Clécio. No curso das diligências, o Investigador Alves conseguiu descobrir o local onde os elementos escondiam as peças furtadas e recuperar, várias peças de motocicletas e de carros.



  • Segurança ferido em ataque a carro-forte é atleta do Bahia

    Carro forte foi explodido por uma quadrilha na BA-052 em America Dourada, na Bahia / G1 (Foto: Cristiano Dourado / Arquivo Pessoal)

    Um dos três seguranças feridos na explosão de um carro-forte que recolhia dinheiro da região de América Dourada, na Chapada Diamantina, na tarde desta sexta-feira (18), representa o Esporte Clube Bahia em competições de jiu jitsu. Fora dos tatames, William Ramos atuava como segurança. A informação é do coordenador da equipe de jiu jitsu, João da Hora, que está com William no Hospital Regional de Irecê.

     

    De acordo com João da Hora, William chegou inconsciente ao hospital e teve as artérias respiratórias queimadas e , por isso, teve que passar pro uma traqueostomia, procedimento cirúrgico realizado em pacientes que precisem de ventilação mecânica prolongada. Ele acrescenta que o estado de saúde do atleta é grave, porém estável. "Ele está aguardando uma transferência para o Hospital Geral do Estado, em Salvador," revela o coordenador da equipe de jiu jitsu.

    Segundo o coordenador da equipe de jiu jitsu, no início deste ano William venceu três competições internacionais: a seletiva do Mundial de Adu Dhabi, o São Paulo Open e o Mundial Submission. "Ele está classificado para o Mundial que será realizado no próximo mês de agosto, em São Paulo", destaca João.

    A bordo de duas caminhonetes reforçadas com chapas de ferro, uma quadrilha com quase 15 pessoas conseguiu capotar e explodir um carro-forte que recolhia dinheiro da região de América Dourada, na região da Chapada Diamantina, na tarde da última sexta-feira (18). Três seguranças e o motorista ficaram feridos. O crime aconteceu na BA-052, a 4 km da cidade.

    A suspeita da polícia é que a quadrilha usou metralhadora antiaérea contra o veículo, tendo em vista os cartuchos encontrados e a potência do disparo, que ultrapassou a blindagem do carro. A PM local informa que soube da situação desde o princípio, porque os criminosos passaram pela rodovia disparando e várias pessoas entraram em contato, mas precisou esperar reforço de Irecê e Morro do Chapéu, cidades próximas, antes do deslocamento. Segundo um agente, que não quis se identificar, a unidade local tem somente dois policiais, o que impossibitou a intervenção imediata na ação.

    O PM narra que os carros ultrapassaram o carro-forte e disparou com arma de calibre .50 contra ele, resultando no capotamento do veículo. Em seguida, parte começou a espancar os vigilantes e a outra detonou o cofre do veículo. Segundo os policiais, eles levaram muito dinheiro, porém, o montante ainda é desconhecido. As cédulas se espalharam pelo local do crime.

    Os criminosos conseguiram fugir e, antes, chegaram a explodir os carros usados na ação. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Irecê.



  • A ‘pequena’ Licínio de Almeida é exemplo para cidades grandes no quesito educação

    Foto: João Oliveira – Portal Lícínio

    A ‘pequena’ cidade de Licínio de Almeida, localizada no Sudoeste do Estado, tem sido referência no cenário nacional no quesito educação; prova disso, é que pela segunda vez em menos de um mês, duas emissoras de TV já estiveram na cidade para registrar essa revolução educacional, fazendo com que o IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) se tornasse o melhor da Bahia, a ponto de nem mais existir escolas particulares, devido a excelência na qualidade da educação pública.

         
     
    A última emissora a gravar uma reportagem sobre o assunto foi a Rede Globo, onde a repórter Cristina Serra conferiu de perto o “segredo”  desse sucesso do município na área da educação.
    A reportagem  irá integrar uma série de matérias sobre as cidade que se destacam na educação.
    (Fonte: Destaquebahia.com.br - Foto: João Oliveira – Portal Lícínio)



  • Após repercussão de matéria produzida pelo Destaquebahia, Bica que despeja dejetos do Lacen no PS do Hospital será retirada

    A bica despeja os dejetos do Laboratório Central (Lacen) na área externa no pronto socorro do HPMN / Fotos: Destaquebahia.com.br

    Em virtude da grande repercussão da matéria realizada pela equipe de reportagem do Destaquebahia, onde ficou constado que dejetos do Laboratório Central (Lacen), estão caindo na área externa no PS do Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN). O secretário de saúde do município Cláudio Feres se manifestou, reconheceu a falha existente, e disse que já solicitou um orçamento para realizar uma drenagem subterrânea. Segundo o secretário, tão logo o orçamento chegar a suas mãos o mesmo será apresentado à administração municipal para que seja autorizada a execução da obra. A redação do Destaquebahia recebeu vários e-mails de internautas que utilizam o serviço público de saúde do município agradecendo pela realização da matéria que culminou com uma iniciativa para solução do problema. " Graças a esta matéria, um grave erro será corrigido, é assim que teve ser a imprensa livre, sem medo de falar e mostrar a verdade, parabéns para toda equipe do Destaquebahia". disse a internauta Rayssa Marinho.

     

    Segundo secretário de saúde, a bica será retirada e será realizada uma drenagem subterrânea



  • Veículo sai da pista e cai em ribanceira de 15 metros de altura

    O veículo só parou depois de bater em uma árvore. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O motorista Cosme Jackson Fonseca, 31 anos, residente em caetité, viu a morte passar diante dos seus olhos na noite desta sexta - feira (18). Informações obtidas pelo Destaquebahia, dão conta de que, enquanto conduzia o Voyage CL pela BR - 030, sentido Caetité - Brumado, o mesmo perdeu o controle da direção, capotou e despencou de uma ribanceira de 15 metros de profundidade.

           

    O motorista em desespero gritou por socorro, populares ao ouvirem os gritos acionaram o SAMU, que o conduziu á UPA 24h com ferimentos em diversas parte do corpo, após ficar mais de 1 hora preso ás ferragens.
    A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o tráfego.



  • TRE/BA decreta multa de 206 mil reais para Geddel (PMDB) e endurece contra a propaganda irregular

    Foto reprodução

    A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia, o TRE/BA tomou decisão, nesta quinta-feira, que promete ser um recado aos políticos que continuarem a incorrer na prática da propaganda eleitoral irregular. Ao julgar pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), na sessão realizada durante a tarde da quinta-feira, 17 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) determinou que o diretório baiano do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o candidato ao Senado Geddel Quadros Vieira Lima paguem multa no valor de R$206.678,00 por usarem indevidamente a propaganda partidária veiculada na TV como propaganda eleitoral. O recado ficou por conta do valor da multa. Após cerca de uma hora de debate, a maioria dos membros (quatro dos seis juízes que analisaram o caso) optou por adotar o quantitativo máximo permitido na Lei das Eleições, ou seja, o equivalente ao custo de realização da própria propaganda. Tal opção se baseou no parágrafo 3º do artigo 36 da Lei 9.504/97, que prevê o cálculo caso a publicidade irregular tenha sido arcada com valores acima da multa prevista na norma: entre 5 e 25 mil reais. No julgamento foi discutida a exibição de 13 inserções partidárias veiculadas pelo PMDB na televisão, em abril deste ano, portanto, antes do prazo de 5 de julho permitido para a propaganda eleitoral. Nos vídeos, dentre outras mensagens subliminares, o político faz críticas à situação atual da Bahia e associa sua imagem à obras públicas federais realizadas quando era Ministro da Integração Nacional. Segundo parecer do MPE, nenhum dos vídeos exibidos faziam menção às metas ou programas da agremiação, como é previsto pela legislação. Ação da PRE/BA - A condenação é resultado de ação proposta pelo procurador Regional Eleitoral José Alfredo contra a propaganda eleitoral antecipada em horário gratuito destinado a propaganda partidária. Inicialmente. Alfredo explica que, em primeira decisão, o TRE havia aplicado multa de cinco mil reais, mas a PRE recorreu, em junho, pedindo a aplicação da nova multa, de 206 mil. Para estimar o valor aplicado, foram calculados, além do custo de produção do vídeo, a quantidade total de minutos utilizados pelo partido com as exibições. O procurador José Alfredo também representou contra o PMDB na Corregedoria Regional Eleitoral, requerendo a cassação da propaganda do partido em tempo equivalente a cinco vezes ao da inserção ilícita no primeiro semestre de 2015, em face da vedação do uso do espaço da propaganda partidária para propaganda de candidatos a cargos eletivos, constante no art. 45, § 1º da Lei nº 9.096/95. Punição proporcional - Na prática, a decisão do Tribunal implica dizer que a sanção deve ser proporcional à falta cometida. Durante o julgamento do caso, o presidente do TRE/BA, desembargador Lourival Trindade, elogiou a corte pela qualidade do debate, chamando a atenção para o caráter histórico e pedagógico da decisão. “O Direito fica belo cada dia em função dessas coisas. Dignificou o Tribunal, de certa forma, essa discussão”, comentou. A multa arbitrada foi ressaltada como forma de inibir a prática da propaganda irregular, reduzindo ainda o abuso de poder econômico de alguns grupos políticos diante de outros menores. Da decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral e embargos de declaração ao próprio TRE.



  • Após sair da missa mulher é atropelada e sofre fratura exposta

    A mulher foi atropelada no momento em que atravessava a Avenida Centenário / Destaquebahia / Fotos: Fabiano Neves

    Na noite desta sexta-feira (18), ao sair de uma missa realizada na Igreja São Cristóvão, uma senhora identificada como Maria de Lurdes, foi atropelada por uma motocicleta no momento em que atravessava a Avenida Centenário. Segundo informações, a vitima foi socorrida pelo SAMU 192 e conduzida para HPMN com fratura exposta em uma das pernas. Ainda segundo informações, o condutor da moto sofreu leve ferimento no rosto e foi conduzido para delegacia para prestar esclarecimentos. A policia Militar esteve no local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito.

     

    A vitima foi socorrida pelo SAMU 192  



  • Jequié: Se disfarçando de Moto - taxista,  mulher é presa com drogas

    Os investigadores do SI/9ªCoorpin Polícia Civil, comandada pelo Delegado Arilano Botelho e pelo Coordenador Regional Delegado Fabiano Aurich, na tarde de ontem, às 17h, após informações de populares abordaram JAQUELINE ALVES SANTOS, Vulgo JAU, 33 Anos, quando a mesma tentava realizar a venda de uma pedra de aproximadamente 100grs de crack, a ocorrência foi nas proximidades da igreja católica localizada ao lado da Rodoviária de Jequié. A conduzida admitiu ser proprietária da droga, mas não revelou de quem comprou ou para quem estava vendendo, a mesma trabalhava de moto-táxi o que facilitava o seu “comércio” de drogas. Jaqueline já tem passagem anterior na delegacia de Jequié por tráfico, quando ficou presa por 08 (oito) meses. Autuada em flagrante a mesma foi encaminhada para o Conjunto Penal de Jequié.



  • Funcionária do hospital tem celular furtado dentro do ambiente de trabalho

    A funcionária teve o celular furtado dentro do ambiente de trabalho. Foto: Emanuel Fernandes / Destaquebahia.com.br

    Em Brumado não há mais lugar onde alguém possa se sentir seguro. A onda de furtos e roubos é tão assustadora que nem mesmo dentro de um hospital público as pessoas estão livres de serem roubadas ou furtadas.
    Uma funcionária do Hospital Magalhães Neto, compareceu á delegacia na noite de ontem, para registrar um boletim de ocorrência, a mesma se queixava de ter sido furtada no seu próprio local de trabalho – o hospital.
    Segundo contou a funcionária pública ao Destaquebahia “eu deixei o meu celular carregando, mas quando fui pega – lo já não estava mais lá”. Mesmo havendo câmeras de segurança na área interna do hospital o celular desapareceu; segundo a funcionária o mesmo teria sido furtado.



  • Placa de sinalização de trânsito escondida entre árvore coloca em risco a vida de condutores e transeuntes

    Destaquebahia.com.br

    Que a sinalização de Trânsito em Brumado não esta nada bem, isto não é novidade, são placas de sinalização instaladas no meio dos passeios atrapalhando a acessibilidade de portadores de deficiência física, ruas sem faixas de pedestres, e para completar placas que de sinalização que foram instaladas e ficam escondidas atrás de árvores, como é o caso da placa em uma Rua no Bairro do Hospital e tantas outras espalhadas pela cidade.

     

    Destaquebahia

     

    Destaquebahia  

     

    E como se não bastasse, segundo levantamento do SMTT, 42 faixas de pedestre precisam ser recuperadas na cidade, só que até o momento nada foi feito. Os pedestres, cidadãos que pagam seus impostos rigorosamente em dias, continuam tendo muita dificuldade para atravessar a rua. Segundo informações, teria sido autorizado pelo Gestor municipal a abertura de licitação para empresas concorrerem para restauração das 42 faixas. Esperamos que a demora nos trâmites burocráticos, não venha custar no trânsito brumadense a vida de inocentes que podem ser atropelados por falta de sinalização adequada. 



  • Escritor brumadense demonstra preocupação com o desaparecimento das Abelhas

    Rui Lôbo: Poeta, escritor e membro do movimento Abracadabra de Brumado. Foto reprodução

    Por Rui Lôbo.

    Uma reportagem na televisão me deixou deveras preocupado: As abelhas estão desaparecendo do planeta terra. Segundo cientistas que estudam o fenômeno, se continuar neste ritmo, em menos de 100 anos elas estarão extintas.
    As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas, incluindo aí quase todos os alimentos que consumimos, inclusive o mel, o mais completo de todos.
    A polinização é quando as abelhas na busca dos ingredientes para produzir o mel, espalham o pólen, contribuindo assim para o fenômeno da fecundação da flor que irá gerar o fruto, simples assim.
    De quem é a culpa pela diminuição em todo o mundo de todas espécies de abelhas existentes? Segundo os estudos até aqui realizados, são os agrotóxicos. As abelhas resistem temperaturas adversas,bactérias e pragas diversas, mas sucumbem frente aos poderosos venenos inventados pelo homem, que no caminho da evolução se esqueceu das operárias escolhidas por Deus para fazer o "trabalho limpo" para a manutenção da vida, da nossa vida na terra!.



  • Morre aos 73 anos no Rio de Janeiro o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

    BN / Foto: Reprodução

    Morreu nesta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, aos 73 anos, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, imortal da Academia Brasileira de Letras, desde 1993. De acordo com o 'Bom Dia Rio', o escritor, autor de obras famosas como “Viva o povo brasileiro”, “Sargento Getúlio”, “A arte de roubar as galinhas”, “O sorriso dos lagartos” e “A casa dos budas ditosos”. João Ubaldo teve uma embolia pulmonar.