• Girson Ledo é empossado novamente vereador na Câmara de Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    Após um mandado de segurança impetrado pelo suplente ao cargo de vereador, Girson Ledo, e acatado em Mérito de Sentença pela juíza da comarca de Brumado, Adriana Pastorele da Silva, a Câmara de Vereadores de Brumado realizou na manhã desta terça-feira (11), uma sessão solene para posse do solicitante. Vale ressaltar que o mandado do suplente supracitado deve ser cumprido até o dia 16 de Dezembro de 2018, tendo em vista que a licença médica do titular do cargo, vereador Eduardo Cunha Vasconcelos no prazo de 120 dias, vence na mesma data.

    Durante a sessão, o Presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Vasconcelos, fez questão de exaltar que a Câmara de Vereadores indeferiu um pedido de volta antecipada do vereador Eduardo, cumprindo o regimento da casa que diz que qualquer parlamentar deve cumprir com o tempo de afastamento aprovado pela legislação. 







  • Enem para presos começa nesta terça para 41 mil inscritos

    Foto: Reprodução

    A edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) começa nesta terça-feira (11). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 41.044 candidatos presos em unidades prisionais ou jovens sob medida socioeducativa atualmente privados de liberdade estão inscritos no exame.

    Ele será aplicado nesta terça e na quarta-feira (12).

    Além das pessoas privadas de liberdade, podem participar também candidatos da edição regular do Enem 2018, aplicada em novembro, que têm direito à reaplicação de um ou dois dias de provas.

    Segundo o Inep, 2.725 candidatos estão nessa situação e, até a manhã desta segunda-feira (10), cerca de 50% deles já haviam acessado as informações sobre o local de prova.

    Os candidatos da reaplicação do Enem devem checar o local de provas na página do participante.







  • Brasil abandonará Pacto para Migração da ONU

    O Brasil abandonará o Pacto Mundial para Migração das Nações Unidas, aprovado formalmente nesta segunda-feira em Marrakech, no momento em que Jair Bolsonaro assumir o governo, no dia 1º de janeiro, afirmou o futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter.

    "O governo Bolsonaro se desligará do Pacto Global de Migração que está sendo lançado em Marrakech, um instrumento inadequado para lidar com o problema", escreveu Araújo na noite desta segunda-feira, acrescentando que a "imigração é bem-vinda, mas não deve ser indiscriminada". 

    O pacto, que pretende reforçar a cooperação internacional para uma "migração segura, ordenada e regular", ainda deve passar por 

    uma última votação de ratificação em 19 de dezembro na Assembleia Geral da ONU.

    O acordo, não vinculante, destaca princípios (defesa dos direitos humanos, das crianças, reconhecimento da soberania nacional) e enumera propostas para ajudar os países a enfrentar as migrações, como o intercâmbio de informação e de experiências, ou a integração dos migrantes.

    Também proíbe as detenções arbitrárias e apenas autoriza as prisões como medida de último recurso.

    Os ativistas dos direitos humanos consideram que o acordo não vai longe o suficiente em termos de ajuda humanitária, serviços básicos e direitos trabalhistas dos migrantes. Seus críticos o consideram uma incitação aos fluxos migratórios sem controle.

    A saída do Brasil do Pacto é um novo sinal de aproximação com a diplomacia do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que abandonou a elaboração do texto em dezembro de 2017.

    Na América Latina, países como Chile e República Dominicana também se afastaram do pacto.

    Bolsonaro e Araújo não escondem sua admiração por Trump e seu desejo de alinhar o futuro governo aos Estados Unidos em matéria de política externa.

    O futuro presidente do Brasil já havia manifestado sua intenção de abandonar o acordo de Paris sobre o clima.

    O anúncio do futuro chefe do Itamaraty chega horas após a aprovação do Pacto para a Migração na conferência que reuniu quase 160 países em Marrakech.

    A cerimônia contou com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, da chanceler alemã, Angela Merkel, e do atual ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, que se mostrou favorável ao acordo.

    Araújo concluiu sua série de mensagens no Twitter afirmando que os imigrantes venezuelanos "que fogem do regime de Maduro" continuarão sendo acolhidos pelo Brasil, mas avaliou que "o fundamental é trabalhar pela restauração da democracia na Venezuela".

     

    1/A imigração é bem vinda, mas não deve ser indiscriminada. Tem de haver critérios para garantir a segurança tanto dos migrantes quanto dos cidadãos no país de destino. A imigração deve estar a serviço dos interesses nacionais e da coesão de cada sociedade.

    2/O Governo Bolsonaro se desassociará do Pacto Global de Migração que está sendo lançado em Marraqueche, um instrumento inadequado para lidar com o problema. A imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país.

    CONTINUE LENDO


  • Rússia envia aviões de guerra para a Venezuela

    A Rússia enviou dois bombardeios Tu-160 – que tem capacidade de transportar armas nucleares – um avião de transporte An-124 e um avião de passageiros Il-62 para participar de manobras militares na Venezuela. Algumas dessas aeronaves foram usadas em operações na Síria.

    O ministro da Defesa do país sul-americano, Vladimir Padrino, afirmou que as manobras vão ajudar a proteger o país de um eventual ataque.

    "Estamos nos preparando para defender a Venezuela até o último palmo de terra quando for necessário, e faremos isso com nossos amigos, porque temos amigos no mundo", disse Padrino em pronunciamento transmitido pela rede de televisão VTV, ao receber uma delegação militar russa.

    Padrino ainda afirmou que "ninguém no mundo" deve temer pela presença das aeronaves em Caracas, alegando que a Venezuela e a Rússia são "construtores da paz, e não da guerra".

    Não foi informado, entretanto, se as manobras conjuntas começarão imediatamente.

     

    Padrino também disse que a Venezuela espera "nesta mesma semana" pela chegada de uma delegação técnico-militar "para melhorar e adequar o que tiver que ser adequado no preparo operacional do sistema de armas de fabricação russa" que possui.

    O anúncio de manobras ocorre uma semana depois de uma visita do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, na qual, os dois fecharam acordos de investimentose contratos para a reparação e manutenção de armas. No domingo, Maduro denunciou que Washington – que o chama de "ditador” – colocou em andamento um plano para derrubá-lo, com o apoio da Colômbia.

    Em 2008, a Rússia também enviou aviões militares para a Venezuela durante a Guerra da Geórgia, em mais um episódio de tensão entre Moscou e Washington.

    A Venezuela costuma se referir à Rússia, que lhe fornece armas, tecnologia e outros recursos, como um "aliado estratégico" de sua política multilateral.

    Depois do anúncio do envio das aeronaves russas, o coronel Robert Manning, porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, criticou com veemência a medida e citou o envio de navio-hospital à região como exemplo do compromisso de Washington com a região.

    "O enfoque dos EUA sobre a região difere do enfoque da Rússia. No meio da tragédia, a Rússia envia bombardeiros à Venezuela e nós mandamos um navio-hospital", declarou Manning durante uma entrevista coletiva realizada hoje no Pentágono.

    O militar se referia com estas palavras ao USNS Comfort, que partiu em meados de outubro rumo à América Central e à América do Sul para oferecer ajuda sanitária aos milhares de refugiados venezuelanos amparados por diversos países da região.

    "Enquanto nós oferecemos ajuda humanitária, a Rússia envia bombardeiros", lamentou Manning.

    Manning pediu ao governo do presidente Maduro para "concentrar-se em oferecer ajuda humanitária para aliviar o sofrimento da sua gente", ao invés de aceitar ajuda militar do Kremlin.

    "O mais importante aqui é que nós estamos do lado do povo da Venezuela durante um momento de necessidade e isso é o que o USNS Comfort simboliza", destacou.

    De acordo com os dados divulgados hoje pela Defesa dos EUA, desde que iniciou sua missão, há oito semanas, a equipe médica do navio-hospital ofereceu tratamento médico a mais de 20. milcivis e executou 600 operações.

    A tripulação do Comfort inclui mais de 200 médicos, enfermeiras e técnicos militares americanos, assim como 60 voluntários profissionais médicos e dentistas de ONGs.

    O USNS Comfort, atualmente em Honduras, conta com mais de mil camas, uma dúzia de salas de cirurgia, serviços radiológicos digitais, um laboratório, farmácia e um banco de sangue com 5.000 unidades, assim como com um heliporto habilitado para aeronaves de grande tamanho.(dw.com )

    CONTINUE LENDO


  • Deputado Benito Gama é alvo da Operação da PF em Salvador

    Candidato derrotado à reeleição, o deputado federal Benito Gama (PTB) é alvo da operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (11).

    A Operação Ross cumpre total de 24 mandados de busca e apreensão em oito estados e no Distrito Federal. São investigados os crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.(BahiaNotícias)



  • Chuva forte derruba 60 árvores e deixa BA-142 interditada em Andaraí

    Foto: Divulgação Tv Bahia

    Sessenta árvores caíram após as chuvas e ventos fortes, na BA-142, trecho de Andaraí, na região da Chapada Diamantina. Segundo informações da prefeitura da cidade, o trecho ficou interditado durante o fim de semana.

    De acordo com a Prefeitura de Andaraí, as árvores caíram no meio da rodovia que liga a região da Chapada Diamantina a Vitória da Conquista, no sudoeste.

    Funcionários contratados da prefeitura removeram as árvores durante o fim de semana. Voluntários também participaram da ação. As árvores foram retiradas no fim da tarde de domingo (9) e a rodovia foi liberada.







  • Preço da gasolina já chega a R$ 3,96 em Salvador, enquanto é vendida quase 1 real mais cara em Brumado

    Foto: Reprodução

    Uma reportagem realizada pelo BATV mostrou que os preços dos combustíveis estão baixando cada vez mais em cidades de grande porte e principalmente na capital baiana, chegando a custar R$ 3,96. Os preços altos dos combustíveis que geraram grande repercussão em 2018, principalmente por conta da greve dos caminhoneiros, ainda são um problema na cidade de Brumado, onde e comercializada pelo valor de R$ 4,89 na maioria dos postos.

    Em Salvador, o preço mais alto do combustível encontrado após a pesquisa foi de R$ 4,39, bem abaixo dos praticados em Brumado, e a tendência é que cada vez mais os postos regularizem os preços, seguindo a tabela mais baixa para não perder clientes e mercado.

    Preço da gasolina já chega a R$ 3,96 em Salvador, enquanto é vendida quase 1 real mais cara em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    Outro exemplo do preço abusivo dos combustíveis em Brumado é com relação aos preços praticados na cidade vizinha de Aracatu, que chega a R$ 4,49, e infelizmente não é seguido pelos brumadenses.







  • Número de brasileiros inadimplentes cresce em novembro e volta a superar 63 milhões

    O número de brasileiros com nome sujo em razão de atrasos no pagamento de contas teve alta de 6,03% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta o levantamento divulgado nesta segunda-feira (10) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

    Segundo o SPC, trata-se da maior alta para meses de novembro desde 2011, quando o avanço foi de 8,10%.

    Com o avanço da inadimplência, o país encerrou novembro com aproximadamente 63,1 milhões de brasileiros com o CPF negativado, segundo estimativa da CNDL e SPC. Apesar da alta, o número de inadimplentes segue abaixo do recorde de 63,6 milhões registrados em junho.

    Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a inadimplência do consumidor continua elevada pois a recuperação econômica segue lenta e ainda não se refletiu em melhora nos níveis de renda e nem em queda considerável do desemprego. “Os dois pilares fundamentais, que são emprego e renda, ainda enfrentam percalços. Por isso que o fim da recessão não foi o suficiente para melhorar as finanças do brasileiro. O ambiente econômico vem esboçando uma retomada gradual e bastante lenta e frustrou as expectativas de que o ano de 2018 seria o da consolidação dessa recuperação”, afirma.

    CONTINUE LENDO


  • Câmara de Vereadores de Brumado realizará sessão solene para dar posse a suplente Girson Ledo

    Foto: Destaque Bahia

    Conforme Portaria nº 65/2018 publicada em 07 de dezembro de 2018, que “Dispõe sobre a convocação do 1° Suplente de Vereador Sr. Girson Ledo Silva, a comparecer em sessão solene”, a Câmara de Vereadores de Brumado realizará nesta terça-feira, 11 de dezembro, às 10h30, sessão solene para posse como vereador do Sr. Girson Ledo Silva.

    A sessão ocorrerá na Casa Legislativa atendendo a determinação judicial em caráter de sentença de mérito no processo 8001903-90.2018,8.05-0032.

    O presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos declarou que da mesma forma que foi prontamente atendida a liminar que deu posse ao suplente Girson Ledo no último dia 26 de outubro, estará agora realizando a sessão nesta terça atendendo a sentença que novamente o empossará.







  • Veículos capotam após grave colisão na BA- em Livramento de Nossa Senhora

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Um acidente foi registrado na noite do último sábado (08), na BA-152, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo informações passadas ao Destaque Bahia, os veículos teriam colidido em uma curva, localizada entre a sede e o distrito de Itanagé. Com a força do Impacto, ambos os veículos, sendo uma Spritner e um Fiat Uno, foram lançados para fora da pista e capotaram. Os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados a uma unidade de saúde para serem atendidas.







  • Prefeita de Malhada de Pedras tem Contas aprovadas pelo TCM, referentes a 2017

    Foto: Destaque Bahia

    O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou as contas da Prefeita Terezinha Baleeeiro Alves Santos (PP), relativo ao exercício de 2017.Na análise das contas pelo Conselheiro Plínio carneiro, verificou-se que o município de Malhada de Pedras apresentou uma receita arrecadada no montante de R$ 18.641.610,65 e realizou despesas na ordem de R$ 17.439.292,67, o que indica um superávit de R$ 1.175.317,98. A despesa com pessoal representou 25,58% da receita corrente liquida do município, cumprindo portanto, o limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Sobre as obrigações constitucionais e legais, a prefeita cumpriu todos os índices exigidos. Na manutenção e desenvolvimento do ensino foram investidos R$ 6.526.585,00, equivalentes a 26,99% da receita resultantes de impostos, compreendida a proveniente de transferências, cumprindo o mínimo de 25%. Já nas aços e serviços públicos de saúde o investimento foi de R$ 2.309.546,38, que corresponde a 21,82% dos impostos e transferências, superando portanto o mínimo de 15%. E, na remuneração dos profissionais do magistério foram aplicados R$ 4.436.875,21, equivalentes a 84,82% dos recursos originados do Fundeb.



  • Homem é morto a tiros no Bairro São Jorge em Brumado

    Foto: Reprodução

    Um homicídio foi registrado na noite de ontem (09), no Bairro São Jorge em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teria sido acionado para prestar socorro à vítima, identificada como Jhon Maique Dias de Souza , mas ao chegar no local constatou que o mesmo já estava morto. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar os procedimentos de praxe e encaminhou o corpo ao IML de Brumado para necropsia. Ainda não há informações sobre o autor do homicídio e nem a sua causa.







  • Bolsonaro será diplomado presidente do Brasil nesta segunda-feira

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diplomará, a partir das 16h desta segunda-feira (10), Jair Bolsonaro como presidente da República para cumprir mandato de 2019 a 2022. A cerimônia de diplomação do presidente eleito em 28 de outubro e de seu vice, Hamilton Mourão, será realizada em sessão solene no plenário da Corte. Os diplomas são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.

    Caberá à presidente do TSE abrir a sessão solene e designar dois ministros do Tribunal para conduzirem Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão ao Plenário da Corte. Os eleitos se sentarão à esquerda da presidente do TSE na mesa oficial da solenidade, que será composta por autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo. As informações são do TSE.

    Após a execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais, no início da solenidade, a presidente do TSE entregará os diplomas ao presidente eleito e ao seu vice. Em seguida, o presidente diplomado proferirá seu discurso. A presidente do TSE também discursará e, por fim, encerrará a sessão solene.

    Cerca de 700 pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. Elas se dividirão entre o Plenário, local onde ocorrerá o ato solene, e os auditórios I e III da Corte, que disporão de telões com transmissão ao vivo da cerimônia. A diplomação também será transmitida em tempo real pela TV Justiça e no Portal do TSE na internet.

    Cerimônia de diplomação

    A cerimônia de diplomação é uma etapa indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos que disputaram nas urnas. Ela confirma que o político escolhido pelos eleitores cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto a exercer o mandato.

    Nas eleições presidenciais, cabe ao TSE realizar a diplomação dos eleitos, em cerimônia que acontece no Plenário da Corte.

    O ritual é realizado desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a solenidade voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello.

    Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas. De acordo com o Calendário Eleitoral deste ano, as solenidades de diplomação devem ocorrer até o dia 19 de dezembro.

    CONTINUE LENDO


  • Serviço de Inteligência de Goiás fará varredura na vida de João de Deus

    O Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Goiás vai fazer uma varredura na vida pregressa do médium João de Deus, de 76 anos, e levantar denúncias realizadas nos anos 1970 que, aparentemente, foram arquivadas durante o regime militar, informou o jornal Correio Braziliense. As investigações não se aterão apenas à busca de outros casos de abuso sexual, além dos 13 já denunciados, mas também a acusações de estelionato e de exercício ilegal da Medicina.

    Médium que atrai cerca de 1.500 pessoas diariamente em seu centro espírita em Abadiânia (GO), João Teixeira de Farias, o João de Deus, foi denunciado por abuso sexual por dez vítimas durante o programa Conversa com Bial, da Rede Globo, levado ao ar na última sexta-feira 7. Quatro delas fizeram relatos no momento. Outras três mulheres deram depoimentos ao jornal O Globo, publicados na edição de sábado 8. Em nota enviada à emissora de televisão, João de Deus rechaçou “veemente todas as acusações”.

    O caso foi encaminhado ao Serviço de Inteligência pelo delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes Almeida. As denúncias de vítimas de abuso sexual começaram a ser apresentadas em outubro passado à Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), que abriu o inquérito. O caso é considerado complexo.

    “As mulheres serão ouvidas pela Polícia Civil para que possamos buscar as provas necessárias para investigar com imparcialidade e com eficiência”, afirmou o delegado Almeida ao Correio.

    No programa Conversa com Bial, as entrevistadas mencionaram ataques semelhantes sofridos de João de Deus. Entre eles, sua insistência para que elas tocassem seu pênis, dizendo ser um método de “limpeza”. A coreógrafa holandesa Zahira Leeneke Maus foi a única a se identificar ao relatar o abuso sofrido. As vítimas buscavam a ajuda do médium para solucionar problemas de saúde e, em quase todos os casos, há relatos de medo sobre as consequências de não seguir as exigências do médium.

    João de Deus construiu, ao longo de 42 anos, fama e admiração no Brasil e no exterior. As romarias a Abadiânia, onde concentra suas atividades e reside, respondem por boa parte da economia local. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a apresentadora Xuxa e o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso são algumas das personalidades nacionais a ter buscado a atenção do médium. Do exterior, a apresentadora americana Oprah Winfrey, foi uma das celebridades atendidas por ele.(VEJA.com)

    CONTINUE LENDO


  • Brumado: Mais uma edição do Amigab é realizada pela Vix em parceria com a Magnesita em Pedra Preta

    No último sábado 08/12, a equipe de voluntários da Vix Logística em parceria com a RHI Magnesita, realizou na Comunidade de Pedra Preta a 4° edição da Amigab Voluntariado, uma ação social promovida pela empresa. O evento atendeu aproximadamente 300 pessoas entre crianças e adultos com brincadeiras, distribuição de lanches e presentes, corte de cabelo, aferição de pressão e teste de glicemia. De acordo a organização do evento, a ação vem sendo cada vez mais acolhida pelas comunidades onde são realizadas e tem atraído cada vez mais participantes.