• Polícia Civil cumpre mandado contra Iuri Sheik

    Foto: Divulgação SSP

    Iuri Santos Abraão, 31 anos, mais conhecido como 'Yuri Sheik', teve o mandado de prisão preventiva cumprido na tarde desta quarta-feira (26). Ele se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) à delegada Clelba Regina Teles, na Pituba,  com advogados.
    Ele é apontado por testemunhas como autor dos disparos contra o empresário William Oliveira, na noite do último domingo, em Santo Antônio de Jesus. Na manhã de hoje, a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu. Questionado  sobre a arma utilizada no crime, Yuri disse ter perdido, depois da fuga.
    Após se apresentar no DHPP, o acusado teve o mandado de prisão cumprido no Departamento de Polícia do Interior, na Piedade. De lá seguirá custodiado para o Departamento de Polícia Técnica para a realização de exames de corpo de delito e, em seguida, para o sistema prisional,
    O caso é investigado pelo delegado titular da 4a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), Edílson Magalhães, que ouvirá o acusado ainda essa semana.



  • Fiocruz vai produzir medicamento usado no tratamento da HIV/Aids para o SUS em agosto

    Foto: Alexandre Matos/Fiocruz

    A partir de agosto, o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz) vai produzir e fornecer para o Sistema Único de Saúde (SUS) o antirretroviral Duplivir, usado no tratamento de pessoas que vivem com o vírus HIV/Aids.

    No início de junho, a instituição, ligada ao Ministério da Saúde, concluiu a produção de três lotes-piloto do medicamento, num total de 30 milhões de doses, já distribuídas para as unidades farmacêuticas. Até o fim do ano, serão produzidos em Farmanguinhos mais 75 milhões de comprimidos do Duplivir para o SUS.

    A coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico de Farmanguinhos, Alessandra Esteves, disse que a fabricação do medicamento pela instituição pública foi possível por um acordo de transferência de tecnologia com a fabricante nacional Blanver, no modelo chamado de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

    “O parceiro privado, nesse acaso a Blanver, transfere a tecnologia de produção, que a gente chama de reversa. A gente absorve primeiro a parte de embalagem, depois o controle de qualidade e por último a produção do medicamento em si, o que aconteceu agora em junho com os lotes pilotos”.

    Ela explicou que, durante o período da transferência, que leva cinco anos, o parceiro privado tem a garantia do fornecimento do produto para o governo, já que o Farmanguinhos começa o processo adquirindo a expertise na embalagem do remédio produzido pelo parceiro, avançando para a análise e, apenas na última etapa, passa a dominar o processo completo da produção.

    Com a etapa dos lotes-piloto concluída, Alessandra disse que o Farmanguinhos será incluído como local de fabricação do Duplivir pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    O Duplivir reúne em um único comprimido dois princípios ativos, o fumarato de tenofovir desoproxila e a lamivudina, o que reduz a quantidade de comprimidos ingeridos diariamente e melhora a qualidade de vida do paciente, segundo Alessandra.

    CONTINUE LENDO


  • Prefeitura de Brumado emite Nota de Esclarecimento a respeito de decisão do Tribunal de Contas dos Municípios

    Tendo em vista uma publicação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na qual o Prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, foi punido com aplicação de multa pela aquisição de terrenos para construção/ampliação de escolas municipais, a administração emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

    "O Município de Brumado, através do Prefeito Municipal, vem por meio deste instrumento, em virtude de publicações em redes sociais acerca de decisão do Tribunal de Contas do Estado da Bahia no tocante à denuncia acerca de irregularidades em aquisição de terrenos para construção/ampliação de escolas municipais, prestar os devidos esclarecimentos na forma em que se segue.

    Reitere-se, mais uma vez, que a Administração Municipal tem o mais alto respeito ao TCM/BA, mas que apresentará os devidos recursos para esclarecer a inexistência de irregularidades, advertindo-se àqueles que estão a todo vapor tentando macular a imagem do Gestor do município estejam certos de que a verdade irá imperar.

    A decisão do TCM questiona os processos de aquisição dos terrenos para ampliação de escola, em especial, quanto aos valores efetivamente pagos pelo município, tendo entendido que houve um superfaturamento. Ocorre que, o TCM toma como parâmetro os valores dos imóveis constantes em Escritura Pública e não o valor de mercado praticado.

    Antes da aquisição dos terrenos houve autorização legislativa para tanto, além de nomeação de comissão para avaliação dos terrenos, tendo sido realizadas as compras com valores menores do que se prática no mercado. No entanto, já em fase de demonstração de regularidade perante o TCM, identificou-se questionamento acerca da avaliação por comissão e não por um órgão externo que tenha expertise para tanto. Com isso, contratou-se a Caixa Econômica Federal para proceder à avaliação dos respectivos imóveis, tendo-se encontrado, conforme esperado, valores condizentes com os efetivamente pagos, conforme tabela:

    Prefeitura de Brumado emite Nota de Esclarecimento a respeito de decisão do Tribunal de Contas dos Municípios

    Observe-se que o município pagou R$ 875.097,80 a menor do quanto avaliado pela Comissão formada por engenheiro e corretor imobiliário e pagou, também, a menor o valor de R$ 229.000,00 da avaliação oficial da Caixa Econômica Federal.

    A própria Legislação fala em pagamento justo e prévio, mesmo em processo de desapropriação. Assim, preço justo não é o da Escritura Pública, mas sim o que o mercado paga, sendo os valores praticados menores do que o órgão oficial avaliou. Acredita-se que com os devidos esclarecimentos perante o Egrégio TCM haverá a devida reconsideração da decisão. Não permitamos que as intensões obscuras freiem a luta e o desenvolvimento da nossa cidade, em especial, na área de educação. Sigamos firmes.

     

    EDUARDO LIMA VASCONCELOS  -  Prefeito Municipal"

    CONTINUE LENDO






  • Ecologia: São Paulo proíbe fornecimento de canudos de plástico em todo o estado

    A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou medida que proíbe o fornecimento de canudos de material plástico nos estabelecimentos comerciais de todo o estado. De acordo com a lei de autoria do deputado Rogério Nogueira (DEM), os canudos de material plástico terão de ser substituídos por canudos feitos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes completamente fechados feitos a partir do mesmo material. Quem descumprir a determinação poderá ser multado. 

    "O canudo plástico é um dos maiores problemas ecológicos contemporâneos. Se cada brasileiro utilizar um canudo plástico por dia, em um ano, serão consumidos 75.219.722.680 canudos. Pesquisas mostram que mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é de material plástico. E, assim como outros resíduos, todo esse material acaba invadindo o mar, prejudicando o habitat natural e a saúde dos animais que, com muita frequência, morrem por ingestão desse plástico descartado pelos humanos", afirmou o deputado. 

    De acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, o projeto de lei foi recebido e está sendo analisado.



  • Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos Realiza palestra para enfermeiros do município

    O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) na manhã de quarta-feira, dia 19 de junho às 14 horas, palestrou para os enfermeiros do município. O encontro aconteceu no auditório da sede da Prefeitura Municipal de Brumado.

    O intuito do encontro foi o de apresentar os serviços oferecidos por este órgão, bem como sua importância para a comunidade brumadense, posto que, acolhe várias temáticas jurídicas que hajam vinculação entre os envolvidos.

    Os profissionais de enfermagem lidam no seu dia a dia com a população e, sendo assim, podem disseminar o serviço prestado por este órgão para eventuais casos que identificarem que há a necessidade de um acolhimento jurídico/psicológico/social.

    No encontro são explicadas as técnicas utilizados pelo CEJUSC, quais sejam: Mediação de Conflitos, Círculo de Construção de Paz (CCP), Acolhimento psicossocial (Psicóloga e Assistente Social), Projeto Pai Presente, Oficinas de Parentalidade, Constelação familiar e acolhimento em mediação-atendimento.

     

    A condução desta palestra foi realizada por Carolina Araújo, Marília Azevedo e Rowane Dias, todas servidoras cejusquianos.







  • Homem é condenado a 28 anos de prisão por homicídio em Caetité

    O Tribunal do Júri de Caetité condenou Dênys Márcio Ramos Carvalho a 28 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio de sua ex-companheira Vanessa Gomes Nogueira Carvalho. A denúncia do Ministério Público estadual foi sustentada pelos promotores de Justiça Daniele Chagas Rodrigues Bruno e Antônio Luciano Assis. Conforme denúncia do MP, acatada pelo Júri, o crime aconteceu no dia 24 de julho de 2015, no centro de Caetité, onde o acusado desferiu diversos disparos de arma de fogo contra a vítima. O crime foi tipificado no artigo 121, parágrafo 2º, incisos I e IV, por motivo torpe e utilização de meio que impossibilitou a defesa da vítima. Segundo a denúncia, que Dênys Márcio Ramos atraiu a vítima para seu estabelecimento comercial no dia do fato, sob o pretexto de receber a pensão alimentícia da filha do casal e para que pudessem conversar acerca do relacionamento. A sentença foi proferida pelo juiz Pedro Silva e Silvério.



  • Bella Vista Embalagens traz curso inédito para Brumado com confeiteiro renomado

    Os Bolos Florais tem um alto valor perceptivo, podendo ultrapassar o valor de mercado tradicional, por ser um trabalho de técnicas e rico em detalhes, sendo realizados em Bolos de Casamento entre outras ocasiões.

    A Bella Vista Embalagens e Festas está com inscrições abertas para um curso inédito que será realizado em Brumado. Curso inteiramente voltado à decoração de Bolos, desde a massa a decoração. A metodologia é exclusiva, desenvolvida pelo Instrutor Júnior Miranda.

    Nas aulas você aprenderá; Apresentações, Batimento Massa Branca, Chantininho Estável, Coloração (dicas de cores e combinações) e ponto correto de utilização, Rosas botões e folhagens, Estruturação de bolo de andar e nivelamento, Técnica de Cestaria e Finalização (arranjos florais e acabamentos).

    Bella Vista Embalagens traz curso inédito para Brumado com confeiteiro renomado

    Junior Miranda

    VOCÊ AINDA RECEBE:

    Apostila digital com diversas receitas, desde massa, recheios e coberturas,

    tudo bem explicado e testado. Além de muitas dicas para o seu negócio de bolos que acompanham também.
    O aluno receberá um certificado de participação do curso no final da aula
    Não é necessário levar nada. As cadeiras são organizadas de acordo com a inscrição.

    INVESTIMENTO:

    R$ 100,00. Sendo no mínimo 50% do valor total para garantir a vaga. Ou faça sua inscrição por cartão de crédito no valor de R$125,00 até 02 vezes.

    Não devolvemos valores já pagos.

    Estamos à disposição para maiores esclarecimentos



  • PM aborda 7,4 mil veículos durante Operação São João 2019

    A Operação São João 2019 da Polícia Militar da Bahia (PMBA), concluída nesta terça-feira (25), abordou 7.407 veículos e 14.857 pessoas em todo o estado, resultado da intensificação da fiscalização e patrulhamento nas rodovias estaduais diante do fluxo das pessoas que viajaram para o interior.

    Equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras) participaram da ação. Durante os cinco dias de operação, iniciada na quinta-feira (20), 31 acidentes foram registrados, sendo 17 deles com vítimas. Foram 10 vítimas com ferimentos leves, 14 graves e 16 fatais. 

    Segundo a PMBA, não é possível realizar um comparativo com o ano de 2018, pois o feriado de São João neste ano se estendeu em virtude do Corpus Christi. Assim, o fluxo nas rodovias baianas foi consideravelmente mais alto, inclusive com mais dias de festas em localidades onde há tradição.

    Como resultado das abordagens preventivas, a PM recolheu 53 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e apreendeu 54 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), além de 347 veículos retidos e 2.176 autos de infração extraídos. Ainda nas ações de fiscalização, 1.746 pessoas foram submetidas ao teste com etilômetros para verificar o uso de bebida alcoólica; dessas, 25 acusaram como positivo.







  • Homem é esfaqueado durante discussão em Guanambi

    Um homem foi esfaqueado na última segunda-feira (24), no município de Guanambi. A vítima de 35 anos, identificado como Reginaldo Oliveira Nunes, foi atingido com dois golpes durante uma discussão, no bairro São Sebastião.

    Após ser atingido, Reginaldo foi levado ao hospital da cidade, por uma ambulância do Samu. Não foram passados detalhes sobre o que teria ocasionado a discussão entre a vítima e o autor.



  • Brumado: Secretário diz que; “Se não fosse a falta de Esgotamento Sanitário seríamos 1 Lugar na Bahia no IGM-CFA

    Ao analisar as informações divulgadas recentemente sobre o IGM - índice de governança municipal feito pela CFA- Conselho Federal de Administração em todo território nacional, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município de Brumado-Ba, Castilho Viana, alerta a toda população Brumadense aos excelentes resultados obtidos pela administração do Prefeito Eduardo Vasconcelos - PSB, bem como levanta que o principal motivo de não estarmos em 1 lugar em nosso estado está relacionado diretamente com a falta de esgotamento sanitário. Castilho afirma que nossos resultados no quesito qualidade habitacional é péssimo devido ao baixo acesso aos serviços de esgoto oferecidos pela atual concessionária em nossa cidade, onde apenas 7,29% da população teria uma captação adequada do esgoto e apenas 3% aproximadamente seriam tratados. Com isso, fica mais do que claro a urgência em que temos de conquistar este triunfo para os nossos munícipes, mostrando de fato o comprometimento da gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos com o povo de Brumado.







  • Homem mata o próprio irmão na Chapada Diamantina

    Foto: ilustrativa

    Um homem de 43 anos, identificado como Adriano Hilário da Silva, morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo, na noite da última segunda-feira (24), no município de Lapão, na Chapada Diamantina (BA).

    De acordo informações, o autor teria sido um irmão da vítima, identificado como Jorge Alves da Silva, 50 anos, que durante uma discussão no quintal da casa da mãe, na comunidade de Bonzão, acabou alvejando o irmão com um tiro no tórax.

    O acusado foi levado à delegacia, bem como a arma utilizada no crime, uma espingarda do tipo artesanal.



  • TRF multa WhatsApp e Facebook por descumprimento de decisões judiciais

    O Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4) multou o Facebook e o WhatsApp em R$ 23 milhões por descumprimento de decisões judiciais. As representações no Brasil de ambas as plataformas, controladas pelo conglomerado Facebook, desrespeitaram uma ordem da 1a Vara Federal de Umuarama (PR), que impôs sanção de R$ 2 bilhões às empresas.

    A decisão veio após as duas redes sociais se negarem a fornecer dados sigilosos e a interceptar comunicações em contas investigadas na Operação Malote, da Polícia Federal (PF). A turma do TRF4 que avaliou o caso considerou o valor alto e fixou novo montante.

    Entenda

    A operação foi deflagrada em 2017 e investigou uma rede de narcotraficantes sediada na cidade paranaense. Como parte das investigações, a PF solicitou ao Judiciário a quebra do sigilo de dados e a interceptação das comunicações realizada por meio do WhatsApp dos suspeitos de integrarem a organização criminosa.

    Como as empresas não cumpriram as ordens judiciais, a PF requereu que fossem impostas multas, com o bloqueio de valores pelo sistema do Banco Central do Brasil (Bacenjud).

    A 1a Vara da Justiça Federal de Umuarama condenou o Facebook e o WhatsApp aplicando multa de R$ 2 bilhões. O Whatsapp argumentou que não teria condições técnicas de cumprir a decisão e apontou o valor definido como desproporcional.

    O relator do caso, desembargador João Paulo Gebran Neto, considerou correta a penalização do não atendimento à decisão judicial. Contudo, o magistrado apontou o valor como desproporcional. 

    A Agência Brasil procurou o Facebook solicitando a posição da empresa sobre a decisão, mas não recebeu resposta.

    CONTINUE LENDO






  • Balanço parcial do HGE aponta aumento de 81,8% no nº de queimados durante o São João

    O Hospital Geral do Estado (HGE) divulgou, nesta terça-feira (25), um balanço parcial do número de feridos por conta dos festejos de São João. O dado é referente ao período entre os dias 21 e 25 de junho.

    O HGE é referência no tratamento de queimados e recebe pacientes de todo o estado. De acordo com o diretor da unidade, André Luciano, houve um aumento de cerca de 81,8% do número de queimados. Apesar disso, o número de feridos por explosões de bombas teve uma redução de 84,3%.

    "Em cinco dias foram 27 explosões de bombas e 20 queimaduras, relacionadas ao São João. Nesses cinco dias, recebemos 47 pacientes de queimaduras, sendo que 20 foram relacionados aos festejos juninos”.

    O diretor explicou ainda que o balanço não foi completamente fechado por conta das pessoas que sofrem queimaduras e não procuram o hospital imediatamente.

    CONTINUE LENDO


  • Chapada: Público de várias partes do Brasil e até do exterior passaram o São João em Ibicoara

    Atraídos pelas belezas naturais como a Chachoeira do Buracão, pela hospitalidade de um povo acolhedor e, principalmente, pelos festejos de São João que no município a cada ano tem sido cada vez melhor, público de várias partes do Brasil e até mesmo do exterior, escolheram Ibicoara, na Chapada Diamantina, para passar os festejos juninos.

    Chapada: Público de várias partes do Brasil e até do exterior passaram o São João em Ibicoara

    Prefeito Haroldo Aguiar (primeiro da esquerda para a direita).

    Administrada pelo prefeito Haroldo Aguiar, o município vem sendo destaque não só pelo turismo, mas pelo desenvolvimento alcançado nos últimos anos e, neste São João, as ações anteriores empregadas pela gestão, onde foi trabalhada toda parte de programação dos festejos juninos, fez com que os três dias de festa no município fosse considerado um sucesso, pelo público e organizadores. Veja o vídeo







  • Bolsonaro revoga decreto de armas e publica novas regras

    O presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar hoje (25) o decreto editado em maio para regulamentar regras de aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de munições e armas de fogo no país. Uma edição extra do Diário Oficial da União, publicada há pouco, traz a revogação da medida, que havia sido editada no dia 7 de maio e retificada no dia 21 do mesmo mês. 

    No último dia 18, o plenário do Senado aprovou a revogação do decreto presidencial. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização do porte e da posse de armas. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso a armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.

    O decreto ainda seria examinado pelo plenário da Câmara dos Deputados e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que analisaria eventuais inconstitucionalidades na norma em sessão prevista para esta quarta-feira (26).

    Pela manhã, o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, havia dito que o governo não revogaria o decreto e que aguardaria o desfecho da tramitação da medida no Congresso Nacional antes de adotar alternativas.  

    Além de revogar o decreto, o governo publicou na mesma edição extra do Diário Oficial três novos decretos que tratam do assunto. Também foi enviado um projeto de lei do governo que modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

    Os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Jorge Oliveira (Secretaria Geral) foram pessoalmente ao Congresso Nacional entregar o novo projeto de lei e anunciar a revogação do decreto e edição de novas regras. Eles ainda devem conceder uma entrevista à imprensa para detalhar as modificações.