• Casos de chikungunya crescem 434% na Bahia entre 2019 e 2020

    Foto: Divulgação

    Das três arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, Dengue, Zyca e Chikungunya, esta última vem causando preocupação às autoridades sanitárias do Estado. O número de casos notificados de Chikungunya na Bahia, entre dezembro de 2018 e junho de 2019, pulou de 4.365 para 23.311, entre dezembro de 2019 e 2 de junho de 2020. Isto é, Houve um incremento da doença de 434%, se comparados os dois períodos. Não houve nenhum outro país, em todo o mundo, com mais casos de chikungunya em junho que o Brasil, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, órgão de vigilância da União Europeia. E, de fato, entre os mais de 40 mil casos no país, a maioria está na Bahia. De acordo com o Ministério da Saúde, 41,5% das notificações foram registradas em nosso Estado.? No total, 261 municípios realizaram notificação para esse agravo, sendo que 85 destes municípios apresentaram incidência ≥ 100 casos/100 mil habitantes (41 municípios apresentaram CI ≥ 300 casos/100 mil habitantes). Até o momento, constam três óbitos confirmados laboratorialmente para Chikungunya, todos ocorridos em Salvador.? A febre Chikungunya não é, por si só, uma doença letal. Mas em pacientes idosos, portadores de reumatismo reumatoide, e outros com comorbidades como diabetes e hipertensão podem evoluir com complicações, indo a óbito.? Para o paciente que adoeceu por Chikungunya, a orientação mais importante é quanto à hidratação, para evitar que a doença se agrave. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que adultos bebam 60ml/kg/dia, sendo 1/3 com solução salina. Ou seja, uma pessoa com aproximadamente 60 quilos, deve ingerir 3 litros e meio de água, sucos e chás por dia, sendo 1 litro e 200 ml dessa parte de líquidos com solução salina, que ajuda a reter o líquido no corpo. Para crianças, o cálculo é: < 13 anos de idade até 10 kg, 130 ml/kg/dia. De 10 a 20 kg: 100 ml/kg/dia. Acima de 20 kg: 80 ml/kg/dia.?







  • Transparência: Governo de Guajeru disponibiliza link para acesso às ações da pandemia

    Seguindo recomendação administrativa, encaminhada em maio pelo TCM – Tribunal de Conta dos Municípios, a todas as prefeituras baianas, o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou, desde o mês de junho, um link próprio onde tornam públicas e de acesso à toda população, as informações com os gastos de recursos públicos nas ações desenvolvidas pelo município no combate ao COVID-19, entre outros dados. A divulgação das ações e publicidade dos atos se baseia, além de outros fatores, na Lei de Acesso à Informação, que determina: “É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.” O Governo de Guajeru considera ainda que é necessário assegurar a ampla transparência e viabilizar o acompanhamento pela sociedade e pelos órgãos de controle externo da correta aplicação dos recursos gastos pelo município para o enfrentamento da pandemia do COVID-19. Todos podem ter acesso ao dados acessando o link da Covid-19 através do site do Governo de Guajeru (http://governodeguajeru.ba.gov.br/covid ). Lá é possível ter acesso às informações sobre a doença, orientações sobre a prevenção, boletim epidemiológico diário, contratos licitatórios e despesas.







  • Brumado: Carro colide contra caminhão tanque na BA-148; automóvel ficou destruído

    Foto: WhatsApp

    Um automóvel Fiat Uno ficou destruído após colisão lateral contra um caminhão tanque na BA-148, na entrada do bairro São José, nas imediações do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Brumado. Segundo informações, os veículos seguiam em sentidos opostos, mas ainda não há dados que indiquem a causa do acidente. O carro chegou a ser lançado para o acostamento após a batida. O motorista sofreu ferimentos leves, foi socorrido pelo Samu 192 e conduzido para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não Há informações sobre seu estado de saúde atualizado. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos.

     







  • Brumado: 700 casos suspeitos de Covid-19 foram descartados

    Nesta terça-feira, 07 de julho, o município de Brumado registra 225 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 10,72% do total de 2.097 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação , 3 óbitos, 43 pacientes em tratamento e 179 recuperados. No momento, 51 ainda aguardam resultado laboratorial e 700 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos.



  • SSP-BA entrega 1500 coletes balísticos à Polícia Civil

    Foto: Divulgação /SSP-BA

    A Secretaria da Segurança Pública entregou, no final da manhã desta terça-feira (7), 1500 coletes balísticos à Polícia Civil da Bahia, em rápida solenidade realizada no Centro de Operações e Inteligência, no CAB. O Material será distribuído a todos os departamentos da instituição em Salvador, Região Metropolitana e no interior do estado. De acordo com o subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, o investimento de mais de R$ 1,5 milhão na aquisição dos EPIs foi proveniente do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). “Fico muito feliz em conseguirmos dar mais esse passo em um momento tão delicado da economia no estado. A arrecadação via Feaspol diminuiu bastante no período da pandemia, mas o cuidado e a segurança dos nossos policiais sempre estarão entre as nossas prioridades”, afirmou. Mais leves – aproximadamente 300 gramas por peça – mais resistentes e com garantia de seis anos, os coletes foram testados em São Paulo e já serão distribuídos com a nova insígnia da Polícia Civil. O material será incorporado em substituição a outros EPIs. De acordo com o diretor-geral da SSP, José Roberto Alves dos Santos, responsável pelo processo de aquisição dos itens, o material é um dos melhores do mercado, além de ser testado e aprovado pelo Departamento de Justiça dos EUA. O delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, lembrou que essa é a segunda grande entrega realizada este ano para a instituição. “Não podemos esquecer as pistolas G22 da Glock que foram entregues e já estão nas mãos dos policiais. Um material de primeira linha, que oferece muito mais capacidade de defesa para nossos profissionais”, destacou. Por conta da pandemia do coronavírus, a solenidade contou apenas com diretores da Polícia Civil, respeitando a distância social regulamentar.

    SSP-BA entrega 1500 coletes balísticos à Polícia Civil

    Foto: Divulgação SSP/BA







  • Brumado alcança 22% na redução de homicídios

    O Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO) parabeniza as Áreas Integradas (AISP) de Vitória da Conquista, Brumado e Guanambi por reduzirem o número de homicídios neste primeiro semestre de 2020. O Governo do Estado premia os Servidores da Segurança Pública destes municípios com o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). O combate a criminalidade permanece como um problema complexo e multidimensional que demanda integralidade não apenas das forças de Segurança Pública como de toda sociedade. Neste cenário, a credibilidade da Instituição e a dedicação ininterrupta dos profissionais somam forças para valorizar o que há de mais importante: a vida.







  • Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19

    Foto: Sérgio Lima/Poder360

    O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (7) que testou positivo para o novo coronavírus (covid-19). O resultado do exame realizado ontem (6) saiu nesta terça-feira por volta das 11h. Bolsonaro disse que, depois de um mal-estar, já sente que está bem. Ele informou ainda que está adotando o tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina. De acordo com informações da Agência Brasil, Bolsonaro contou que os sintomas tiveram início no domingo (5). "Começou no domingo com uma certa indisposição e se agravou durante a segunda-feira com mal-estar, cansaço, um pouco de dor muscular e a febre no final da tarde chegou a bater 38 graus”, disse em entrevista transmitida pela TV Brasil e outras emissoras. Com o médico da Presidência apontando para possibilidade de contaminação por covid-19, Bolsonaro passou por uma tomografia no Hospital da Forças Armadas, em Brasília, e, segundo ele, os pulmões estavam limpos. “Mas, dados os sintomas, a equipe médica resolveu aplicar a hidroxicloroquina. Eu tomei ontem por volta das 17h o primeiro comprimido. Também a azitromicina, todo aquele composto foi ministrado e confesso, como acordo muito durante a noite, depois da meia-noite consegui sentir alguma melhora. Às 5h, tomei a segunda dose e confesso a vocês que estou perfeitamente bem”, disse. Para ele, o pronto atendimento médico e a forma como administraram essas medicações levaram à rápida melhora. “Reforço aqui o que os médicos têm dito, que [com] a hidroxicloroquina na fase inicial a chance de sucesso chega a quase 100%”, disse. Bolsonaro sempre defendeu esse protocolo, do uso de hidroxicloroquina na fase inicial de sintomas. Assim como essa droga, outros medicamentos vem sendo testados, mas ainda não há remédio ou vacina com eficácia comprovada contra a covid-19.

     







  • Uesb abre 406 vagas no Sisu 2020.2

    Foto: Carol Pimenta/TV Sudoeste

    Para quem deseja ingressar em um dos cursos de graduação da Uesb, chegou a hora de ficar atento à segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2020. Como informa o Edital 102/2020, a seleção é voltada, exclusivamente, para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Com inscrições de 7 a 10 de julho, o processo abre 406 vagas na Uesb, distribuídas para os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Todos os cursos disponíveis nesta edição têm entrada no segundo período letivo de 2020. Ao todo, são 24 opções disponíveis, conforme o Termo de Adesão. No campus de Vitória da Conquista, é possível optar pelos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras Vernáculas, Medicina, Pedagogia e Psicologia. Em Itapetinga, estão disponíveis vagas em Ciências Biológicas, Pedagogia e Zootecnia. Já em Jequié, os candidatos poderão escolher entre Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Química. Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, a lista de aprovados no Sisu 2020.2 deve ser liberada dia 14 de julho. Os reprovados ainda terão de 14 a 21 de julho para demonstrar interesse na lista de espera do processo seletivo.







  • Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

    Foto: Charles Lima/Destaque Bahia

    A Caixa iniciou, nesta segunda-feira (6), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para trabalhadores nascidos em fevereiro. O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da pandemia da covid-19. No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões, para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. De acordo com informações da Agência Brasil, o pagamento do saque emergencial será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. O valor do saque emergencial é de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS. Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer a emergência, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020. A Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento para informações sobre o saque emergencial do FGTS: site fgts.caixa.gov.br, Telefone 111 - opção 2, Internet Banking Caixa e APP FGTS.

     







  • Dupla é presa acusada de Tráfico de Drogas em Presidente Jânio Quadros

    Nessa segunda-feira (06),  a guarnição da CAESG  realizava patrulhamento tático na cidade de Presidente Jânio Quadros, na Rua da Paz, Bairro Jatobá, quando encontrou em posse de dois indivíduos determinada quantidade de entorpecentes, os quais indicaram que adquiriram o produto na mão de um terceiro o qual foi localizado com farta quantidade do entorpecente, conhecido como maconha. Foi dada a voz de prisão aos indivíduos, os quais foram conduzidos até a Delegacia de Brumado, onde foi lavrado flagrante. Durante a operação foram apreendidos:  01(um) tablete, prensado, de substância análoga a maconha, pesando 600g; 126 (cento e vinte seis) porções de substância semelhante à maconha; 03(três) trouxas de substância análoga a cocaína, pesando 10g;  uma porção grande destrinchada de substância semelhante à maconha, aproximadamente 200 gramas; um tablete de 600 gramas de substância semelhante à maconha; 03(três) telefones celulares;  r$ 115, 25 (cento e quinze reais e vinte e cinco centavos).



  • Brumado: Mesmo em período de Pandemia, populares se aglomeram contra prosseguimento da denúncia para cassação do mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos

    Foto: Destaque Bahia

    A sessão realizada na Câmara de Vereadores de Brumado, na noite dessa segunda-feira (06), que votou a admissibilidade/prosseguimento da denúncia para cassação do mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos foi marcada por tumulto e aglomeração pessoas, mesmo diante do cenário de pandemia. Embora os órgãos de saúde determinem o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas e a obrigatoriedade do uso de máscaras, violações a estas determinações foram observadas dentro e fora do Legislativo.

    Brumado: Mesmo em período de Pandemia, populares se aglomeram contra prosseguimento da denúncia para cassação do mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos

    Foto: Destaque Bahia

    Na plenária, embora os assentos estivessem com demarcações limitando o número de pessoas que poderiam ficar sentadas e um determinado distanciamento, muitos dos presentes a sessão não respeitaram, ficaram em grupos e alguns sem máscara. Tanto servidores do Legislativo, quanto populares estavam aglomerados, sem o distanciamento mínimo recomendado. Não havia fiscalização dentro ou fora da Casa Legislativa

    Brumado: Mesmo em período de Pandemia, populares se aglomeram contra prosseguimento da denúncia para cassação do mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos

    Foto: Destaque Bahia







  • Sete PMs da Bahia, suspeitos de sequestros e roubos, são alvos de operação

    Foto: Alberto Maraux

    Sete policiais militares (seis homens e uma mulher), das patentes de subtenente e soldado, investigados por extorsão mediante sequestro e roubo são alvos de uma operação, nesta segunda-feira (06). A Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, que investiga grupos de extermínio, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Pojuca, Alagoinhas, Capim Grosso, Igaporã e Feira de Santana. Cerca de 140 policiais militares e civis cumpriram as ordens judiciais expedidas pela Auditoria Militar de Salvador e pela comarca de Igaporã. Três PMs presos foram apresentados no Batalhão de Choque (BPChq) da PM, em Lauro de Freitas. No local, uma Base Móvel do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou exames de corpo de delito nos capturados. Os militares cumprirão as prisões temporárias de 30 dias no BPChq. Outros quatro soldados seguem sendo procurados pelas equipes. Além dos agentes públicos, um homem que atua como vigilante também foi alvo da operação. Ele foi capturado em Igaporã e apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Guanambi. O grupo passou a ser investigado depois de um roubo que aconteceu na cidade de Igaporã, no dia 9 de junho deste ano. Um imóvel foi invadido por homens fardados que diziam cumprir mandado judicial.  Após subtraírem 5 mil reais, celulares e joias, os criminosos saíram e deixaram cair uma pistola calibre 40, pertecente a um soldado da 32a CIPM (Pojuca). No mesmo dia o militar foi preso.  Diante do caso, as Corregedorias Geral e da PM aprofundaram as investigações e descobriram indícios de participações de outros militares. Informações preliminares apontam que o grupo, em alguns casos, usava fardas rajadas (conhecida popularmente como Caatinga) e invadia locais usados por traficantes para sequestrar criminosos ou parentes. Além dos delitos de extorsão mediante sequestro, associação criminosa e roubo, os policiais são investigados também por abuso sexual. Uma das vítimas, presa pelos investigados, além de ter o celular subtraído, alegou ter sido abusada.  A Força Tarefa da SSP tem 30 dias para concluir a investigação, que é o prazo das prisões temporárias, que pode ser prorrogado por igual período.







  • Brumado: 170 pessoas estão curadas da Covid-19

    Nesta segunda-feira , 06 de julho, o município de Brumado registra 219 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 10,60% do total de 2.066 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação , 3 óbitos, 46 pacientes em tratamento e 170 recuperados. No momento, 49 ainda aguardam resultado laboratorial e 686 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 9.9961-0107; (77) 9.9961-0110; (77) 9.9961-0115; (77) 9.9961-0118; (77) 9.9961-0119; (77) 9.9961-0128; (77) 9.9961-0131e (77) 9.9961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos.







  • Governo da Bahia mantém suspensos aulas, eventos e transporte intermunicipal até 12 de julho

    Estão suspensas em todo território baiano até o dia 12 de julho as aulas nas redes pública e privada e as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e do funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.  A decisão foi tomada pelo governador Rui Costa na última sexta-feira (3) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do sábado, dia 4 de julho. Todas essas restrições estão estabelecidas no decreto n° 19.586, que tinha validade até esta segunda-feira, dia 6 de julho. A prorrogação do decreto também inclui a suspensão do transporte intermunicipal em diversas cidades baianas. Atualmente, a medida está válida em 356 municípios, onde há registros de pacientes ativos com a Covid-19. Todas as restrições estabelecidas pelo Governo do Estado têm como objetivo conter o avanço da disseminação do novo coronavírus na Bahia.







  • Bahia registra 1.563 casos novos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.563 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,8%), 57 óbitos (+2,8%) e 1.489 curados (+2,6%). Dos 87.048 casos confirmados desde o início da pandemia, 58.649 já são considerados curados, 26.292 encontram-se ativos e 2.107 tiveram óbito confirmado. As confirmações ocorreram em 392 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (44,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.154,12), Itajuípe (2.132,64), Ipiaú (1.754,84), Uruçuca (1.501,05) e Itabuna (1.422,45). O boletim epidemiológico contabiliza 87.048 casos confirmados, 181.455 casos descartados e 87.346 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo (5). Na Bahia, 9.839 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim completo está disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).