• Caminhada sobre o Maio Laranja é realizada em Tanhaçu

    A Campanha Maio Laranja é uma ação nacional que acontece durante todo o mês, com foco na data de 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Com o objetivo de dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil, a ação em Tanhaçu teve inicio com uma caminhada que contou com a participação do gestor do município, João Francisco. A caminhada realizada pela Prefeitura Municipal com a Secretária de Assistência Social, teve como o propósito de conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência sexual que podem afetar crianças e adolescentes, além de estimular a denúncia de casos e promover a proteção dos direitos desses jovens. A violência em todas as suas formas, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável e, em países em desenvolvimento com o Brasil, com problemas econômicos, sociais e de direitos humanos, a situação é mais agravante. Nesse sentido, a responsabilidade pelo enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é de toda a saúde, família, comunidade, escola e estado.







  • Agroindústria de cana-de-açúcar em Condeúba traz oportunidade de renda para jovens rurais

    No coração do Vale do Jacaré, em Condeúba, a requalificação da Agroindústria de Derivados Artesanais de Cana-de-açúcar está transformando a paisagem e abrindo novas oportunidades para jovens da comunidade de Inchu. A partir da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a agroindústria passou de uma produção fragmentada para uma produção qualificada de derivados de cana-de-açúcar, a exemplo da rapadura, resgatando tradições com mais de 200 anos. A modernização da agroindústria foi desde a recepção da cana-de-açúcar até o produto final. Essa mudança não apenas resgatou muitos produtores para a plantação de cana, mas, também, impulsionou a produção agroindustrial como um todo. "A parceria com a CAR veio para fazer voltar a funcionar nossa agroindústria. Com essa reforma, tive a oportunidade de atuar na produção e administração da unidade e, agora, a agroindústria é o meu trabalho e a minha renda”, destacou o jovem Alessandro Vinícius Alves, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Rapadura e Derivados da Cana-de-Açúcar do Vale do Jacaré. Além disso, a sustentabilidade é uma prioridade na comunidade. O bagaço da cana é utilizado para alimentação animal, adubação de lavouras e para o uso nas caldeiras, demonstrando o aproveitamento integral dos recursos. Todo o resíduo, incluindo a espuma do caldo, é transformado em alimentos para animais, contribuindo para a economia circular e o bem-estar da comunidade. Além da rapadura, a comunidade produz açúcar mascavo e melado, totalizando cerca de 2.500 quilos de cana beneficiada mensalmente. Esses produtos, comercializados sob a marca: Tradição do Engenho - Vale do Jacaré, chegam a diversos mercados regionais, incluindo a alimentação escolar de Condeúba, além de estabelecimentos em Vitória da Conquista e no Empório da Agricultura Familiar, em Salvador. A agroindústria de Condeúba é apenas um exemplo do impacto positivo que a construção e requalificação de agroindústrias têm gerado em toda a Bahia. Com 422 agroindústrias passando por esse processo, a inserção dos jovens nesse contexto não apenas revitaliza as atividades locais, mas também oferece perspectivas de emprego e renda para uma geração ansiosa por oportunidades.







  • Prefeitura de Aracatu realiza exames de vista e entrega colírios para pacientes com glaucoma

    A Prefeitura de Aracatu, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, realizou nesta última quinta-feira (16) exames de vista e a entrega de colírios aos pacientes que são portadores de glaucoma. Os exames e a distribuição dos remédios aconteceram nas instalações do CAPS da cidade. 







  • Homem é preso após tentar tomar empréstimo com documentos falsos em agência bancaria de Caculé

    Na última quarta-feira (15/05), um homem foi preso após tentar aplicar uma fraude em uma agência bancária da Caixa Econômica na cidade de Caculé. Em posse de documentos falsos o mesmo tentava obter um empréstimo, quando acabou preso em flagrante por policiais militares, após funcionários do local desconfiarem de uma tentativa de golpe. De acordo informações, o homem de 56 anos natural de Feira de Santana, já possui outras passagens por essa mesma pratica. Ele foi apresentado na delegacia de Caculé para adoção das medidas cabíveis. Um inquérito policial foi instaurado e o caso continua sob investigação para identificar se há outros envolvidos.







  • Polícia da Bahia localiza 17 armas de fogo por dia e amplia em 23% as apreensões

    Com 17 armas de fogo localizadas por dia na Bahia em 2024, as forças da segurança alcançaram um aumento de 23,8% das apreensões, na comparação com o ano anterior. Ações de inteligência e repressão foram intensificadas contra facções envolvidas com tráfico e homicídios. Entre janeiro e maio deste ano, a polícia apreendeu 2.169 armas, contra 1.752 localizadas em 2023. Em números absolutos foram mais 417 armamentos encontrados. Fuzis, carabinas, espingardas, submetralhadoras, pistolas e revólveres estão entre os armamentos encontrados pelas forças estaduais e federal. Somente nos cinco primeiros meses do ano, o cerco fechado contra traficantes de drogas envolvidos com homicídios tirou das ruas 25 fuzis. O último armamento foi encontrado na noite de terça-feira (14), na cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina, durante um cumprimento de mandado realizado pelas Polícias Civil e Militar.  Além de Itaetê, os fuzis foram também localizados nas cidades de Salvador, Juazeiro, Maragogipe, São Gabriel, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Itabuna e Sapeaçu na Bahia. Na cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão, também foram apreendidos armamentos em ação da Polícia baiana.







  • Cão farejador localiza 150 kg de maconha em caminhão em Vitória da Conquista

    Na tarde de quarta-feira (15/05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 32 anos no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Ele foi flagrado transportando 150 quilos de maconha, detectados pelo cão farejador K-9 Kaleu. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização em um caminhão baú. Os policiais utilizaram cães farejadores para inspecionar o veículo, visando identificar a presença de substâncias ilícitas. O K-9 Kaleu realizou a inspeção no compartimento de carga e indicou positivamente para a presença de entorpecentes. Diante do sinal do cão, a equipe solicitou ao motorista que abrisse o compartimento de carga. Ao verificar o interior, os policiais encontraram 192 tabletes de maconha embalados em caixas. O motorista alegou que houve um transbordo de carga com outro condutor e que desconhecia a presença das drogas. Toda a droga e o motorista foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. O homem foi indiciado por tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei 11.343/06.







  • Bahia ainda é o estado com mais analfabetos do Brasil, aponta IBGE

    Apesar de apresentar uma redução, a Bahia ainda ocupa a primeira posição entre os estados com o maior número de analfabetos e a nona posição na taxa de analfabetismo do Brasil, com 12,6%, colocação que ocupada a 12 anos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como parte do Censo de 2022. Até 2022, eram 1.420.947 pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever. Já a taxa de analfabetismo aponta que um a cada 10 habitantes do estado nessa faixa etária sequer havia dado início à educação básica. Apesar de ainda estar em primeira posição, o quantitativo  diminuiu entre 2010 a 2022 em 17,8%. São menos 308.350 analfabetas no estado. O percentual reduziu em todas as idades, mas o número de pessoas com mais de 55 anos analfabetas ainda cresceu e 6 em cada 10 não alfabetizados estavam nesse grupo. A capital do estado, Salvador apresenta a  a menor taxa de analfabetismo do estado (3,5%) e a 13ª entre as 27 capitais, perdendo uma posição para Cuiabá (MT), frente a 2010. Antes a taxa era maior entre pessoas com mais de 65 anos e quem se declarava indígena.







  • Estupros correspondem a 63% das violações contra crianças e adolescentes na Bahia

    O crime de estupro é o abuso sexual mais frequente contra crianças e adolescentes na Bahia. Apenas neste ano, foram 415 vítimas do crime, o que representa 63% do total de violações sexuais registradas no estado através do Disque 100. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes será celebrado no próximo sábado (18). Os dados fazem parte do painel interativo que reúne os dados do canal Disque 100, vinculado ao Governo Federal. Foram feitas 4.711 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes na Bahia neste ano, de acordo com o portal do Ministério. As denúncias correspondem 27.573 violações, isso porque, cada uma pode conter mais de um tipo de crime tipificado. Foram 415 vítimas de estupro e 155 crimes de importunação sexual. A diferença entre os dois crimes é a violência física, que caracteriza o estupro.  Cometido principalmente por pessoas próximas às vítimas, o reconhecimento do crime ainda é um obstáculo para pais e responsáveis. 







  • Prefeitura de Brumado inaugura nesta sexta-feira duas novas avenidas e uma praça no Apertado do Morro

    A Prefeitura de Brumado irá inaugurar a Praça Cleriston Pereira da Cunha, no Bairro Apertado do Morro, nesta sexta-feira (17), às 18h. Na mesma ocasião, uma rua e uma avenida próximas a praça serão nomeadas, são elas: Rua Manoel de Lima Sobrinho e Avenida José Pereira da Silva (Zé Leão). A expectativa é de crescimento na região, tendo em vista a ligação do Bairro Apertado do Morro 1 e 2, com a Urbis 2, o Bom Jesus e Lameirão. 







  • Polícia Civil realiza ação em Guanambi contra grupo criminoso do Rio de Janeiro

    A Polícia Civil da Bahia cumpriu mandados de busca e apreensão, em residências e em um estabelecimento comercial, no município de Guanambi, na quinta-feira (16), contra suspeitos de integrar um grupo criminoso do Rio de Janeiro, responsável pela lavagem de dinheiro, oriundo do roubo de veículos cometidos por traficantes integrantes daquela organização. As ações realizadas em Guanambi resultaram na apreensão de dois veículos, sete aparelhos celulares, dois notebooks, dois computadores, cinco folhas de cheque em branco, sete HD’s, um pendrive e a quantia de R$ 9.800, em espécie, localizados em três residências e em um estabelecimento comercial dos suspeitos. De acordo com as investigações da Polícia Civil carioca, a lavagem de dinheiro movimentou mais de 30 milhões em um ano, gerando forte impacto nos índices de furtos e roubos de veículos no Rio de Janeiro, para onde os materiais apreendidos foram encaminhados. As investigações têm continuidade naquele estado. Participaram das ações as equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e equipes do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro (Draco), de Vitória da Conquista, e do Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi).







  • Súmula de fraude a cotas de gênero é aprovada nas eleições proporcionais

    O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (16), por maioria, uma nova súmula jurisprudencial para orientar as instâncias inferiores sobre o julgamento de fraudes à cota de gênero nas eleições proporcionais. Pela súmula aprovada, que teve como base dezenas de julgamentos do TSE sobre o assunto, ficou estabelecido que há fraude à cota sempre que estiver presente algum dos seguintes critérios: votação zerada, prestação de contas padronizada ou com ausência de movimentações financeiras relevantes, ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros. Segundo matéria da Agência Brasil, na ocorrência de alguma ou mais de uma dessas hipóteses, os juízes eleitorais e os tribunais regionais eleitorais (TRE’s) ficam autorizados a reconhecer a fraude e cassar toda a chapa do partido envolvido, independentemente dos outros candidatos eventualmente eleitos terem conhecimento ou participação no crime eleitoral. Pelo texto aprovado, ficam inelegíveis todos os que tiverem participação direta ou anuírem com a fraude. Os votos recebidos pelo partido envolvido serão anulados, sendo realizado recálculo dos quocientes eleitorais e partidários. A regra se aplica já para as eleições municipais deste ano, que estão marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno marcado para 27 de outubro, em cidades com mais de 200 mil habitantes.

    Cerco a fraudes

    Pela legislação atual, os partidos são obrigados a destinar no mínimo 30% das candidaturas e a quantia proporcional dos recursos públicos para gastos de campanha para candidatas mulheres.
    A regra vale paras as eleições a vereador, deputado estadual e deputado federal. Nos últimos anos, apesar de movimentos do Congresso para anistiar condutas passadas, o TSE vem fechando o cerco às fraudes. A nova súmula servirá para “sinalizar não só para os partidos, mas para os candidatos, qual é a posição consolidada, no estado da arte jurisprudencial, sobre a fraude à cota de gênero”, frisou o ministro Floriano de Azevedo Marques.







  • Gil Rocha desiste de ser pré-candidato a prefeitura de Guajeru e declara apoio integral a Eliene Rocha

    Na noite de quarta-feira (15/05), a política da cidade de Guajeru foi balançada com a retirada da pré-candidatura de Gil Rocha à prefeitura do município. Segundo ele, com a sua desistência, o apoio será integral para a pré-candidatura de Eliene Rocha. Em nota compartilhada, Gil disse estar com o coração apertado, no entanto com a consciência tranquila. Ele falou também que a decisão foi difícil, no entanto necessária. "Como todos sabem, construímos ao longo dos últimos três meses a possibilidade da minha pré-candidatura a prefeito, mas venho aqui informar-lhes que algumas novas questões surgiram na conjuntura. Por isso, informo a vocês que estou retirando o meu nome da pré-candidatura. Nos últimos dias, estive reunido com familiares e atendendo a um pedido da minha família, tomamos essa decisão difícil, mas necessária neste momento. A união do povo de Guajeru é que pode devolver a esperança e a dignidade a todos nós, meu apoio seguirá a pré candidatura de Eliene Rocha à prefeitura, juntamente com o apoio a reeleição dos nossos vereadores o presidente da Câmara Manoel de Noca, vereador Jânio Fábio, vereador Dr. Clóvis e todo o time de pré candidatos e candidatas a vereadoras que construímos nessa conjuntura. Venho a público reafirmar meu compromisso com o povo de Guajeru e dizer que estarei sempre lutando com meus companheiros e companheiras, pelos menos favorecidos, por uma Guajeru mais digna, com mais respeito e com oportunidades para as pessoas. Estarei sempre ao lado do povo com o povo. Podem sempre contar comigo. Juntamente com nossos deputados estadual Zé Raimundo e federal Waldenor Pereira e com o nosso Governo do Estado, representado por Jerônimo Rodrigues, sigo fazendo mais por Guajeru, continuarei ávido em busca do melhor para vocês. Continuo sempre ao lado do povo de Guajeru, ao qual sempre fiz parte, e está em meu sangue.

    Um abraço do amigo Gil Rocha." 







  • Após seis anos, Bahia registra primeira morte por malária

    A Bahia registrou uma morte por malária após seis anos, segundo informações divulgadas na quarta-feira (15), pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab). De acordo com a Sesab, o óbito aconteceu no domingo (12) e o caso é considerado importado, porque a pessoa não morava na Bahia e o provável local de infecção foi fora do estado. A secretaria informou que o paciente estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador. A idade dele e a cidade que morava não foram detalhadas. As últimas duas mortes por malária registradas na Bahia aconteceram em 2018, na cidade de Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul da Bahia. O município enfrentava um surto da doença. Um ano antes, o cantor Tony Salles ficou 14 dias internado no Hospital Aliança, em Salvador, após contrair malária em um show da banda Parangolé, na África. Ele chegou a ter uma hemorragia causada por complicações da doença.







  • Ação do União Brasil derruba pesquisa favorável à pré-candidata do MDB em Conquista

    A Justiça Eleitoral suspendeu uma pesquisa de intenções de voto favorável à vereadora Lúcia Rocha (MDB), pré-candidata à Prefeitura de Vitória da Conquista. A decisão liminar (provisória) atende a uma representação do União Brasil, que tem a prefeita Sheila Lemos como postulante à reeleição no pleito deste ano. Segundo o partido, o levantamento em questão não tem registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas, ainda assim, foi divulgado por uma emissora de rádio local. O veículo também é alvo da ação. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 10 mil para cada representada. Cabe recurso. “Aduz o Representante que a 1ª Representada teria divulgado em emissora de rádio resultado de pesquisa em que estaria em primeiro lugar; que a 2° Representada teria publicado matéria em seu website reafirmando essa predileção; e que ambas teriam publicado vídeo em suas redes sociais em que o apresentador do programa, com nítida predileção, teria dito ‘A senhora tá próxima ao povão. O povo tá clamando por mudança”, justificou o União Brasil em seu pedido. Ao julgá-lo procedente, o juiz Wander Cleuber Oliveira Lopes, da 41ª Zona Eleitoral, afirmou que a Justiça Eleitoral exige o registro de tais pesquisas com o fim de promover o devido controle sobre o cumprimento dos requisitos necessários à confiabilidade dos dados ali inseridos. “Da análise das provas carreadas aos autos, tem-se que a situação apresentada se assemelha a uma enquete, ante a ausência de informações que indiquem a existência de metodologia de pesquisa, plano amostral, ponderação, dentre os outros requisitos constantes do art. 33 da Lei nº 9.504/97. É o que descreve o §1° do art. 21, da Resolução que cuida do tema”, assinalou. O magistrado também determinou que a emissora de rádio remova de seu site a publicação em que divulgou a sondagem.







  • Safra de grãos da Bahia revela desafios e potencialidades, aponta Conab

    O Estado da Bahia se prepara para mais um ciclo agrícola com expectativas e desafios, conforme aponta o 8º Levantamento da Safra 2023/2024 divulgado na última terça-feira, (14), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).Com uma projeção de cultivo em 3,8 milhões de hectares, representando um aumento de 1,5% em relação à safra anterior, a Bahia busca consolidar sua posição como um dos principais produtores agrícolas do país. Destacam-se os aumentos significativos nas áreas destinadas ao cultivo de sorgo e mamona, com acréscimos de 28,3% e 14,2%, respectivamente. Essa expansão ocorre em substituição às lavouras de milho e soja, afetadas pela irregularidade das chuvas. Embora haja uma redução de 11,1% na produção em comparação ao ciclo anterior, totalizando 11,9 milhões de toneladas de grãos, e um aumento de 6,8% na produção de fibras, alcançando 669 mil toneladas, a diversificação das culturas mostra um potencial de recuperação e crescimento. A diversificação da produção reflete-se na distribuição dos grãos, com 59,5% de soja, 20,3% de milho, 13,0% de algodão, 3,2% de sorgo e 2,8% de feijão. Além disso, aponta que há espaço para culturas como mamona e trigo, mostrando a versatilidade do agronegócio baiano.







Estamos nas redes sociais