• Com registro em Caraíbas, número de mortes por dengue chega a 49 na Bahia

    A Secretária estadual da Saúde (Sesab) confirmou mais duas mortes por dengue na Bahia. Com isso, o número de mortos pela doença chega a 49. Os municípios que registraram os novos óbitos foram Caraíbas e Maraú. Dos 417 municípios baianos, 256 estão em estado de epidemia da enfermidade. A Sesab ainda aponta um aumento de 702,9% nos casos de dengue em 2024. Até o dia 20 de abril, foram notificados 153.404, no mesmo período do ano anterior, o registro foi de 19.106 casos. Até o dia 20 de abril, a SESAB notificou 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista é o município que lidera o número de casos, com 24.111 registros. Salvador vem logo na sequência, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos.







  • Prefeitura de Tanhaçu realiza manutenção no sistema de esgoto da rua da Rodoviária

    A Prefeitura de Tanhaçu está realizando uma importante manutenção no sistema de esgoto da rua da Rodoviária. Com os trabalhos realizados, a população poderá contar com um serviço de qualidade e evitar possíveis transtornos no local.  A administração municipal segue empenhada em promover melhorias na infraestrutura da cidade, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.







  • Mulheres são presas após cometer furtos no comércio de Livramento de Nossa Senhora

    Na manhã da última sexta-feira (26/04), a Polícia Militar recebeu denúncia de que três mulheres teriam cometido furtos em estabelecimentos comerciais no Centro de Livramento de Nossa Senhora. De posse da informação os militares localizaram R. de S. S, 43 anos, acompanhada por duas menores de idade de 17 e 15 anos. Em posse delas estavam uma mochila e sacolas plásticas com os produtos provenientes dos furtos: itens de higiene pessoal, maquiagens e outros utensílios. A Guarnição apresentou as mulheres na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para a adoção das medidas cabíveis.







  • Ex-prefeito de Caculé morre após sofrer infarto em evento político

    O ex-prefeito da cidade de Caculé, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos, morreu neste domingo (28), aos 85 anos, vítima de um infarto. O político que comandou a cidade por duas oportunidades, participava de um evento do pré-candidato a prefeito da cidade, José Luciano Santos Ribeiro (União Brasil).  Vitor Hugo, que recentemente tinha aderido ao grupo político de Luciano, chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins, que também estava no evento. O ex-prefeito foi levado ao Hospital Municipal da cidade, mas não resistiu. A Prefeitura Municipal de Caculé lamentou, em nota, a morte do político, que comandou a cidade nos períodos de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. “Sua contribuição para o desenvolvimento e progresso de Caculé será sempre lembrada e valorizada. Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e à comunidade caculeense. Que a sua memória seja honrada e que seu legado de trabalho e dedicação permaneça vivo em nossos corações”, escreveu.







  • Polícia de Brumado prende um dos acusados de invadir o hospital e atirar em paciente

    A Polícia Militar de Brumado, em cojunto com a Polícia Civil, agiu rapidamente e conseguiu capturar um dos acusados de entrar armado no Hospital Professor Magalhães Neto e efetur disparos de arma de fogo contra Felipe Batista, que  tinha dado entrada na unidade de saúde na manhã de sábado (27), após sofrer uma tentativa de homicídio na casa em que morava, no bairro Baraúnas. Internado na unidade de saúde, ele fazia exames de raio-X, quando foi surpreendidos pelos homens armados. De acordo com informações obtidas pelo Destaque Bahia, após ter acesso as imagens das câmeras de segurança instaladas no Hospital, a polícia localizou um dos acusados. O mesmo foi detido quando estava sentado em frente a um bar, localizado na Praça João Romão. Com ele foi apreendido as roupas utilizadas no crime, sendo duas camisas de manga comprida cor azul marinho, uma calça moletom preta, uma bota preta e um capacete preto. O mesmo recebeu voz de prisão sendo encaminhado para a delegacia regional de Brumado, onde está a disposição da justiça. Todo material apreendido também foi apresentado na delegacia, sendo reconhecido, inclusive por uma testemunha como as roupas utilizadas no homicídio. 







  • Anatel adota nova medida com regras mais duras para chamadas abusivas

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de regras mais duras para ligações abusivas, realizadas em excesso. A nova norma entra em vigor no dia 1º de junho. Com a norma, a Anatel amplia o tempo de duração do que são consideradas chamadas curtas para até seis segundos. Atualmente, a norma é de três. Também se enquadram nesse perfil de ligação as chamadas não completadas, destinadas à caixa postal ou desligadas em até seis segundos – seja por quem fez a ligação ou por quem a recebeu. Serão bloqueadas por 15 dias as empresas que: realizarem mais de 100 mil chamadas curtas (de até seis segundos) por dia; e tenham mais 85% das ligações realizadas enquadradas nesse perfil. "Com este novo critério de até seis segundos, as medidas de chamadas inoportunas passam a ser aplicadas", declarou a conselheira Cristiana Camarate.

    “Não Me Perturbe”

    Desde 2019, quando lançou a plataforma “Não Me Perturbe”, a Anatel vem implementando medidas para evitar o telemarketing abusivo. Algumas iniciativas de destaque foram a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 pelas empresas de telemarketing, de modo a permitir que o consumidor pudesse identificar o chamador. Desde junho de 2022, quando foi editada a primeira medida cautelar, foram bloqueados 909 usuários e assinados 143 termos de compromisso formal de boas práticas por empresas de telesserviços. Foram instaurados 24 processos administrativos, com valor total de 28,2 milhões em multas aplicadas. A estimativa é que nesse período tenham sido evitadas cerca de 110 bilhões de ligações, o equivalente a 541 chamadas por habitante. 







  • Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 11 anos

    Um homem foi preso por suspeita de estuprar a enteada de 11 anos em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da cidade, a prisão temporária foi cumprida nesta sexta-feira (26), uma semana após a vítima tentar suicídio e dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo o delegado responsável pelo caso, Leyvison Rodrigues, o suspeito vai ficar preso até o final das investigações. Os abusos sexuais foram descobertos pelo pai da vítima, após ela dar entrada na UPA. Ele teve acesso às conversas da menina com as amigas em um aplicativo de mensagens, em que ela conta que era estuprada pelo padrasto desde os sete anos de idade. Depois que a menina se recuperou da tentativa de suicídio, ela confirmou ao pai que sofreu os abusos durante quatro anos. O caso foi denunciado à polícia de Santa Maria da Vitória na segunda-feira (22) e a vítima foi ouvida por uma psicóloga. Ao ser preso dentro de casa nesta sexta-feira, o celular e o tablet do suspeito foram apreendidos. 







  • Professores da UFBA deflagram estado de greve imediata

    Os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiram entrar em estado de greve imediata, após assembleia realizada ontem. A decisão foi tomada por 210 votos a favor. Outros 130 votaram contra a medida. Os próximos passos das mobilizações da categoria ainda estão sendo debatidos na luta por reajuste salarial, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e EBTT, e recomposição orçamentária das Universidades e Institutos Federais. A Assembleia começou às 14h, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com as pautas para avaliação das mesas de negociação; mobilizações nacional e local; e consulta pública sobre a greve.







  • Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

    Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel de luxo em Vitória da Conquista, na quarta-feira (24), por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) da cidade, durante a Operação Nárke. O material estava na casa de um homem, de 44 anos, com passagens por homicídio e tráfico de drogas. Ele foi indiciado por crime cibernético, furto, estelionato por meio eletrônico ou internet, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Com o cumprimento da ordem judicial, o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da DTE de Conquista, desarticulou um grande esquema de crimes cibernéticos praticados por integrantes de uma organização criminosa, responsável por fraudes bancárias mediante furto e estelionato praticado por meio eletrônico ou internet. Os equipamentos apreendidos vão ser periciados. As investigações seguem para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso.







  • Guajeru envia assitente social para representar cidade em evento do programa CapacitaSUAS

    O Governo Municipal de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, reforçou seu compromisso com a capacitação profissional ao enviar Márcia Andréa, assistente social, para representar a cidade em um evento importante em Salvador. O encontro, parte do programa CapacitaSUAS, proporcionou a Márcia Andréa uma oportunidade valiosa de aprimoramento, focada em melhorar a qualidade dos serviços sociais prestados à comunidade de Guajeru.  Sua participação demonstra o empenho da Secretaria em fortalecer as políticas sociais locais, e as informações adquiridas serão aplicadas para beneficiar as famílias guajeruenses.  Este evento é o primeiro de uma série, sinalizando um progresso contínuo nos serviços sociais locais, com profissionais como Márcia Andréa liderando essa transformação de maneira informada e eficaz. 







  • Diretora de escola é investigada por supostos desvios de cartões de auxílio estudantil na Bahia

    Policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão, nesta quinta-feira (25), no colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, em ação que investiga supostos desvios de cartões de auxílio estudantil do programa do governo do Estado. A diretora da instituição de ensino é suspeita do crime. Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, a defesa da diretora da escola informou que ela já devolveu parte do dinheiro recolhido de forma indevida e vai pagar uma fiança no valor de R$ 5 mil. Durante as investigações, policiais civis identificaram diversas vítimas, estudantes da escola, que relataram que não receberam o cartão de auxílio estudantil, que distribuía valores de R$ 150 mensalmente para estudantes assíduos. Disseram ainda que em contato com a central dos cartões, foram informados que haviam sido feitas várias compras em diversos estabelecimentos comerciais da cidade. Outras vítimas também disseram que sequer tinham conhecimento da existência do cartão. Segundo a Polícia Civil, foram obtidas imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais da cidade que comprovam que a diretora realizava compras utilizando diversos cartões em nome dos estudantes. O mandado de busca e apreensão foi cumprido com o objetivo de localizar documentos que possam auxiliar na identificação de todas as vítimas que tiveram seus benefícios desviados. Dentre as medidas cautelares que a diretora da escola terá que cumprir, estão o afastamento das suas funções pelo prazo de 180 dias, pagamento de fiança, além de monitoramento eletrônico. Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) informou que vai abrir, imediatamente, uma sindicância para apuração dos fatos e tomará as providências cabíveis, com base nas informações levantadas.







  • Proposta de suspensão da Unacon em Caetité é rejeitada pelo Ministério Público

    O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) emitiu, um parecer favorável à Fundação Terra Mãe (FTM), em processo que tramita no Tribunal de Justiça da Bahia, em relação ao prédio da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Caetité. No parecer, as representantes do MP, Ana Paula Balellar Bittencourt e Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo, rejeitaram o pedido de suspensão de liminar solicitado pelo prefeito Valtécio Aguiar. Eles recomendaram a preservação da eficácia da decisão do juiz da Comarca de Caetité, que suspendeu o Decreto Municipal 47/2024, assinado pelo chefe do Executivo. Elas mantiveram a eficácia da Lei 878/2021, que assegura a permanência da concessão de uso de bem imóvel do Hospital Municipal. MP-BA rejeitou o pedido do Município e deu o parecer favorável à Fundação Terra Mãe em processo que tramita no Tribunal de Justiça. As representantes do MP-BA argumentam que a prefeitura de Caetité não apresentou provas suficientes de grave violação à ordem pública pela não prestação de serviços de saúde continuadamente. No relatório, as promotoras ainda citaram que a referida Fundação cumpre as metas estabelecidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, fato que possibilita o repasse das verbas para manutenção dos serviços prestados, como ocorre até o momento. Além disso, o documento expõe que o prefeito assinou Lei de concessão de uso de 10 anos e que o decreto jamais teria validade para suspender uma Lei aprovada pela Câmara de vereadores.







  • Homem é procurado suspeito de estuprar enteada de 13 anos no sudoeste da Bahia

    Um homem é procurado pela Polícia Civil por suspeita de estuprar a enteada de 13 anos desde que ela tinha 8 anos, no município de Itapetinga, no sudoeste do estado. De acordo com informações apuradas pela equipe da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia na região, com uma tia da vítima, ela soube que o suspeito teria falado em um bar sobre o abuso sexual contra a enteada. A mulher, então, questionou a adolescente se isso teria acontecido e a menina confessou que era estuprada por ele há cinco anos. Segundo a vítima, o homem é usuário de drogas e agride a mãe dela regularmente. Disse ainda que os estupros se tornaram mais frequentes na pandemia da Covid-19. Segundo apuração da TV Sudoeste, o suspeito trabalhava à noite e praticava os abusos sexuais durante o dia, depois que a mãe dela saía para o trabalho. A vítima relatou ainda que o homem dava dinheiro e remédio para ela. O pai da adolescente, que preferiu não se identificar, disse que a família desconfiava que alguma coisa estava acontecendo, mas a menina não relatava nada por medo. Após a denúncia, exames realizados por um médico legista constataram que a menina teve relações sexuais de forma violenta. No sábado (20), a família prestou boletim de ocorrência e a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do suspeito, mas só foi emitida no domingo (21), pela Justiça. Conforme apuração, o homem vendeu bens e fugiu da cidade. Ele é considerado foragido pela Polícia Civil.







  • Consórcio do Vale do Rio Gavião entrega equipamentos para fortalecer ações na agricultura de Aracatu

    Na tarde desta quinta-feira (25/04), o município de Aracatu recebeu um importante reforço para suas atividades na área da agricultura. Por meio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG), foram entregues duas motocicletas e dois tablets, visando fortalecer as ações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente local. A entrega dos equipamentos ocorreu na cidade de Vitória da Conquista e contou com a presença da prefeita Braulina e seu esposo Willian, além do vice-prefeito Wilber Aguiar. O convênio que possibilitou essa entrega foi firmado pelo CIVALERG em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O principal objetivo deste acordo é fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da mandioca, do leite e do mel nos municípios consorciados.







  • Deic desarticula grupo suspeito de lesar pessoas em situação de vulnerabilidade em Conquista

    Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta quinta-feira (25), mandados de busca e apreensão durante a Operação Pensione. A ação visa desarticular um grupo criminoso que roubava documentos de pessoas em situação de vulnerabilidade, utilizando os dados para se sacar benefícios, contratar empréstimos e ajuizar processos na Justiça. Celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos foram apreendidos durante as diligências. Idosos e pessoas com baixo grau de instrução são os principais alvos da organização criminosa. Duas ocorrências já estavam sendo investigadas pela DRFR de Conquista, onde as vítimas tiveram seus documentos falsificados e utilizados em processos judiciais, além de terem contas bancárias abertas em seus nomes, contração de empréstimos fraudulentos e saque de seus benefícios, gerando um prejuízo de R$ 300 mil. O material apreendido será periciado pelos Departamentos de Inteligência Policial (DIP) e de Polícia Técnica (DPT). A prática da “Advocacia Predatória”, onde advogados lesam clientes em situação de vulnerabilidade, fazendo com que as vítimas assinem procurações sem o conhecimento delas também é atribuída ao grupo investigado. Já existem indicativos de autoria dos crimes e as investigações continuam para localizar os envolvidos e elucidar o caso. Equipes dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia de Interior (Vitória da Conquista) deram apoio nas diligências.







Estamos nas redes sociais