• Homem é atingido por três tiros durante tentativa de homicídio em Barra da Estiva

    Durante um evento no "Bambuzão" , no bairro Alto Alegre em Barra da Estiva, na tarde deste sábado (24), um homem foi atingido por pelo menos três tiros.
    Segundo informações, a vítima e autor tinham desavenças e ambos estavam armados quando se encontraram e entraram em confronto.
    A polícia foi acionada, mas o autor conseguiu fugir entrando em um matagal. a vítima indentificada como Romário Joaquim dos Santos, foi socorrida ao Hospital de Barra da Estiva e, posteriormente, transferida para o hospital de Base de Vitória da Conquista em estado grave. A Polícia Militar realiza buscas no intuito de capturar o autor que não teve o nome divulgado. Uma arma foi apreendida e apresentada na delegacia.







  • Brumado: Tatiana Moreira assume Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania

    Tatiana Sousa Moreira da Silva foi nomeada secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania do município de Brumado pelo prefeito, Eduardo Vasconcelos.

    A nomeação aconteceu nesta sexta-feira, 23 de agosto, por meio da Portaria Nº 280, com base nos arts. 73, inciso XI e 93, inciso II, alínea “a” da Lei Orgânica Municipal.







  • Polícia Civil prende foragido do Estado de São Paulo em Paramirim

    Foto: Divulgação/20ª COORPIN

    Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) deslocaram-se ao Povoado de Noruega, zona rural de Paramirim, onde deram cumprimento a mandado de prisão em desfavor de Alexandre Bizerra Castanhare, de 43 anos, na quinta-feira (22).

    Alexandre já respondeu a inúmeros processos pela prática de estelionatos no Estado de São Paulo e afirmou aos investigadores que já cumprira 19 anos de prisão.

    Atualmente Alexandre estava foragido por ter se evadido do cumprimento de pena por prática do crime de apropriação indébita no município de Votuporanga-SP.

    O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Paramirim e será recambiado para o Estado de São Paulo em tempo oportuno.







  • ESPANTAXIM 2018/2019: Prefeito de Brumado participa de premiação de alunos do município

    As escolas da Rede Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estimula seus alunos a participarem de concursos e projetos reconhecidos nacionalmente. Um deles é o Concurso Nacional Literário Infantil - Espantaxim e o Castelinho Mágico, que tem por objetivo fomentar a capacidade escritora das crianças de todo o Brasil.

    O Prêmio Espantaxim promove a produção de textos em um ano e no ano seguinte realiza a premiação dos alunos participantes selecionados na faixa etária de 7 a 12 anos, nas categorias mensagem, poema e redação. Em 2018, o tema proposto “Futuro, visão para um mundo melhor” desafiou os alunos a embarcarem em uma incrível máquina do tempo, chegar em 2050 e imaginarem como estará o mundo com os potenciais avanços tecnológicos. Nessa oportunidade, foi possível também externarem a visão que têm para o futuro.

    A coordenação do concurso recebeu, em 2018, 3.393 textos, entre mensagens, redações e poemas, de crianças de 96 escolas de 14 Estados brasileiros. Dos 230 premiados em todo o Brasil, 22 foram de alunos das escolas da Rede Municipal de Brumado, cujos textos compõem uma antologia com os três gêneros admitidos pelo concurso. A solenidade de premiação dos alunos selecionados ocorreu no dia 21 de agosto de 2019 na sala de treinamento da Prefeitura Municipal.

    Estiveram presentes o Prefeito Municipal Eduardo Lima Vasconcelos, a Secretária de Educação Ednéia dos Santos Ataíde, o vereador José Carlos de Jonas, as Coordenadoras da SEMEC, equipes diretivas e professores das escolas dos alunos selecionados, além dos familiares das crianças.

    O evento foi marcado pela beleza das produções dos pequenos autores, nas quais foi evidenciada a capacidade escritora mesmos, ao abordarem a visão que têm para o futuro, bem como, a importância de fortalecer o trabalho pedagógico para que outras crianças também tenham a oportunidade do reconhecimento de suas produções.

     

    ESPANTAXIM 2018/2019: Prefeito de Brumado participa de premiação de alunos do município






  • Secretaria discute fortalecimento das práticas esportivas nas escolas

    Foto: Ilustração

    A Secretaria da Educação do Estado promoveu, na noite desta quinta-feira (22), um encontro com os articuladores dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), de 16 Núcleos Territorias de Educação (NTE), em Salvador.  Na atividade, que teve a participação do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, foram discutidos avanços e perspectivas para os jogos estudantis, bem como o impacto do esporte no processo de aprendizagem e transformação social dos alunos. Além disso, foram abordadas estratégias de fortalecimento do esporte como política de educação articulada ao currículo escolar.

    Os educadores estão acompanhando 1.090 estudantes, de 82 escolas públicas e privadas da capital, da Região Metropolitana e do interior do Estado, durante a etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), que acontece até sábado (24). ?(Secom)



  • Primeiro Centro Integrado de Assistência Social é inaugurado em Dom Basílio; veja o vídeo

    O município de Dom Basílio passa a contar com o Centro Integrado de Assistência Social, um grande investimento da Prefeitura Municipal que vai beneficiar e proporcionar maior comodidade para a população, além de um espaço super moderno. O modelo é um dos primeiros a ser inaugurado no Sudoeste Baiano, motivo de orgulho para o prefeito Roberval Meira, o qual se emocionou na solenidade de inauguração que contou com a presença de populares, secretários, da Deputada Ivana Bastos e vereadores. Veja o vídeo com a reportagem especial.



  • Quase 100 Kg de maconha são apreendidos pela PRF

    Ontem (23), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 95kg de substância análoga a maconha. O flagrante foi registrado por volta das 22h, no KM 429 da BR 116, trecho do município baiano de Feira de Santana.

    Durante patrulhamento rodoviário, os PRFs abordaram um VW/Gol para fiscalização, e, no decorrer dos procedimentos, perceberam nervosismo exacerbado por parte dos seus ocupantes. Posteriormente, ao averiguar o interior do automóvel, a equipe encontrou 140 tabletes de entorpecente enrolados em fita adesiva.







  • 'Conquista: Festival de Inverno 2019 começa nesta sexta

    Foto: Reprodução

    Nesta sexta-feira (23) o Festival de Inverno Bahia 2019 começa em Vitória da Conquista com as apresentações de Frejat, Dilsinho e Marilia Mendonça.

    Os artistas são as atrações do palco principal da festa, que segue até domingo (25).

    O evento será realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.



  • Feira Cidadã: Caetité tem mais de 10 mil atendimentos gratuitos de saúde

    Foto: Divulgação

    No Ginásio de Esportes do Colégio Modelo no município de Caetité, nesta quinta-feira (22), a população teve acesso a diversos atendimentos na área de saúde, proporcionados pela Feira Cidadã. Promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Feira segue na cidade até a segunda-feira (26), e oferece gratuitamente exames de oftalmologia, eletrocardiograma, ultrassonografia, odontologia, raio-X; rastreio para cirurgias de catarata, e triagem para cirurgias eletivas de hérnia inguinal, epigástrica e umbilical, mioma e histerectomia.

    Em Caetité, também é possível emitir 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade na unidade móvel do SAC. O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, informa que essa é a 26ª edição do evento, que ajuda a desafogar os equipamentos de saúde dos municípios. "Somente em 2019 foram atendidas mais de 220 mil baianos. Apenas para Caetité, a expectativa é mais de dez mil atendimentos".







  • Saúde em Expansão: UBS do Bairro São Jorge será inaugurada no próximo dia 30 em Brumado

    A demanda crescente na área de saúde pública vem fazendo com que a Prefeitura Municipal de Brumado intensifique ainda mais as suas ações na captação de recursos para que novas conquistas sejam obtidas. Neste cenário positivo e desafiador, a administração vem mostrando uma sintonia fina com os anseios da população e, em mais um planejamento vitorioso, o prefeito Eduardo Vasconcelos, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, esteve visitando as obras que estão em sua fase final da UBS – Unidade Básica de Saúde Franciole Lima Alves Teixeira do Bairro São Jorge, a qual será inaugurada no próximo dia 30.

    O chefe do executivo ressaltou a importância da nova unidade que desafogará o grande movimento da UBS do Bairro Dr. Juracy e que vem num momento muito oportuno já que agora, com a duplicação da ponte que faz a ligação entre os bairros, o acesso ficará muito melhor. A comunidade está convidada a participar da cerimônia.

     

     



  • Agressores de mulheres serão monitorados por tornozeleira eletrônica na Bahia

    Um sistema de monitoração eletrônica de pessoas em casos de violência doméstica contra a mulher foi adotado na Bahia. O lançamento da ferramenta foi realizado nesta quinta-feira (22), no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador. 

    A medida é resultado de termo de compromisso assinado pelas secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em setembro de 2018, para que parte das tornozeleiras adquiridas pelo Governo da Bahia fosse disponibilizada para monitoração de acusados ou condenados em casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, especialmente nos casos em que há medida protetiva com ordem de afastamento do agressor da vítima. 

     

     







  • BAHIA

    Cinco morrem em colisão de ônibus com caminhão perto de Ilhéus

    Cinco morrem em colisão de ônibus com caminhão perto de Ilhéus

    Cinco pessoas morreram em um acidente em um trecho da BR-101 próximo a Ilhéus, no litoral sul baiano, na noite desta quinta-feira (22). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (BA), o ônibus colidiu de frente com um caminhão. O veículo fazia a linha Jequié-Ilhéus transportava 18 pessoas. 

     

    O motorista do ônibus, identificado como Carlos Antônio Júnior, está entre os mortos. As outras 15 pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região. O condutor do caminhão, ainda não identificado, fugiu do local após o acidente.



  • Cerimônia marcará Semana do Soldado em Brumado amanhã (23)

    As solenidades da Semana do Soldado e do Desfile de 07 de Setembro sempre foram um dos pontos altos das ações do Exército em Brumado, que é muito bem representado pelo Tiro de Guerra, o qual é um dos mais modernos e bem equipados da região, resultado de uma parceria muito positiva com a administração municipal.

    Então, nesse momento tão marcante, o instrutor e o diretor da unidade, tenente Edmundo de Souza Rocha e prefeito Eduardo Vasconcelos, respectivamente, anunciam que a Solenidade Militar em alusão da Semana do Soldado ocorrerá nesta sexta-feira (23) às 19h na sede do TG de Brumado, que fica localizada na Av. Ana Lídia Cardoso, 386.

     







  • Estados nordestinos definem agenda inédita de compras conjuntas para a Educação

    A partir da agenda de cooperação deliberada pelo Consórcio Nordeste, formado pelos governadores da região, as secretarias de Educação de todos os estados nordestinos estão definindo uma série de compras que serão realizadas conjuntamente. As bases administrativas e jurídicas estão sendo discutidas durante encontro da Câmara Técnica Permanente de Compras e Licitações, realizado nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com a participação de representantes de todos os estados.

    O secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, explicou que o objetivo desta cooperação é otimizar a gestão e reduzir os custos de diversos insumos, além do compartilhamento de tecnologias e conhecimentos. (Secom)



  • Operação desarticula em cidades baianas esquema que sonegou R$ 25 milhões em ICMS

    Nesta quinta-feira (22) um mandado de prisão e nove de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Itaparica e Lauro de Freitas pela Operação Pé de Coelho, promovida por força-tarefa reunindo o Ministério Público Estadual (MPBA), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e a Polícia Civil com o objetivo de desarticular um esquema de sonegação no setor atacadista de alimentos que causou prejuízo de R$ 25 milhões aos cofres estaduais.

    Os integrantes da força-tarefa vão fazer o detalhamento da operação em entrevista coletiva agendada para logo mais às 10h30, na sede do Ministério Público Estadual, em Nazaré