• Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, morre aos 90 anos

    O ex-presidente de Cuba Fidel Castro participa da cerimônia de encerramento do 7º congresso do Partido Comunista Cubano em Havana (Foto: Omara Garcia/AIN/Reuters)

    O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

    "Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.

    "Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas" deste sábado, prosseguiu o irmão.

          

    Figura controversa


    Visto como um grande líder revolucionário por uns, e como ditador sanguinário por outros, Fidel foi saindo de cena progressivamente ao longo da última década, morando em lugar não divulgado e fazendo aparições esporádicas nos últimos anos.

    As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100 mil pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

    Despedida


    Em abril, durante o XVII Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel reapareceu e fez um discurso que soou como uma despedida, onde reafirmou a força das ideias dos comunistas.

    "A hora de todo mundo vai chegar, mas ficarão as ideias dos comunistas cubanos, como prova de que neste planeta se trabalha com fervor e dignidade, é possível produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos necessitam, e devemos lutar sem descanso para isso", afirmou Fidel Castro na ocasião.

    Desde que ficou doente, em julho de 2006, e cedeu o poder ao seu irmão Raúl Castro, o líder cubano se dedicou a escrever artigos, assim como livros sobre sua luta na Sierra Maestra e a receber personalidades internacionais em sua residência, no oeste de Havana.

     

    Doença e saída do poder

    Na noite de 31 de julho de 2006, Fidel Castro surpreendeu Cuba e o mundo com o anúncio de que cedia o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, depois de sofrer hemorragias. Foi a primeira vez que saiu do poder.

    Sem revelar qual doença o afetava, Fidel admitiu que esteve à beira da morte. Perdeu quase 20 quilos nos primeiros 34 dias de crise, passou por várias cirurgias e dependeu por muitos meses de cateteres.

    Em dezembro de 2007, o comandante cubano já havia expressado em uma mensagem escrita que não estava aferrado ao poder, nem obstruiria a passagem das novas gerações, mas em janeiro foi eleito deputado e ficou tecnicamente habilitado para uma reeleição – o que não ocorreu.

    Desde março de 2007, já afastado do cenário público, sendo visto apenas em vídeos e fotos, Fidel Castro se dedicava a escrever artigos para a imprensa sob o título de "Reflexões do Comandante-em-Chefe".

    Fidel deixou o poder definitivamente em fevereiro de 2008. Em um texto publicado no jornal estatal “Granma”, ele anunciou sua renúncia.

    Trajetória
    Fidel nasceu em 13 de agosto de 1926, na província de Holguín, sul de Cuba, e foi batizado durante a infância de Fidel Hipólito. Sua mãe trabalhava para a mulher de seu pai, o bem sucedido latifundiário espanhol Ángel Castro.

    Apenas quando Fidel era adolescente seu pai se separou da primeira mulher e assumiu a família com a mãe de Fidel, Lina Ruz Gonzalez, com quem teve outros cinco filhos. Nesta época, Fidel foi assumido oficialmente pelo pai e recebeu o nome de Fidel Alejandro Castro Ruz.

    Apesar de não ter sido registrado pelo pai na infância, Fidel cresceu estudando em escolas particulares e em meio a um ambiente de riqueza bastante diferente da pobreza do povo cubano.

    Bastante inteligente, o jovem era mais interessado nos esportes do que nos estudos. Mesmo assim, o líder cubano iniciou seus estudos na Universidade de Havana em 1945, onde conheceu o nacionalismo político cubano, o anti-imperalismo e o socialismo, e se formou em direito em 1950.

    Em 1948, Fidel viajou para a República Dominicana em uma expedição para tentar derrubar o ditador Rafael Trujillo, que foi fracassada.

    Ao voltar para a faculdade, ele se juntou ao Partido Ortodoxo, fundado para acabar com a corrupção no país.

    Casamentos

    No mesmo ano, Fidel se casou com Mirta Diaz Balart, de uma rica família cubana. Eles tiveram apenas um filho, Fidelito. O casamento com Mirta acabou em 1955. Durante a união, ele teve um relacionamento com Naty Revuelta, com quem teve uma filha, Alina Fernández-Revuelta. Em 1993, ela fugiu da ilha se fazendo passar por uma turista espanhola. Alina pediu asilo nos Estados Unidos e passou a fazer fortes críticas a seu pai.

    Com sua segunda mulher, Dalia Soto del Valle, Fidel teve outros cinco filhos homens cujos nomes começam com a letra "A": Alexis, Alexander, Alejandro, Antonio e Ángel.

    Além da filha Alina, uma das irmãs de Fidel, Juanita Castro, também se mudou para os EUA, no início da década de 1960.

    Revolução

    Durante o casamento, Fidel teve contato com as famílias ricas de Cuba, e se candidatou a um posto no parlamento. Entretanto, o golpe do general Fulgêncio Batista derrubou o governo da época e cancelou as eleições.

    Junto com outros membros do Partido Ortodoxo, Fidel organizou uma insurreição. Em 26 de julho de 1953, cerca de 150 pessoas atacaram o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, em uma tentativa de derrubar Batista. O ataque falhou e Fidel foi capturado. Após julgamento, ele foi condenado a 15 anos de prisão. Entretanto, o incidente o tornou famoso no país.

    Em 1955, Fidel foi anistiado, e fundou o movimento 26 de Julho, de oposição ao governo. Nessa época, ele se encontrou pela primeira vez com o revolucionário Ernesto ‘Che’ Guevara e se exilou no México.

    Em 1957, junto com Guevara e mais 79 expedicionários, chegou a Cuba a bordo de um navio e tentou derrubar o presidente, mas foi surpreendido pelo Exército e derrotado. Fidel, seu irmão Raúl e Che conseguiram escapar e se refugiaram na Sierra Maestra, onde travaram combates com o governo.

    Em 30 e 31 de dezembro de 1958, as vitórias revolucionárias assustaram Batista, que fugiu de Cuba e foi para a República Dominicana. Aos 32 anos, Fidel conseguiu o controle do país.

    Reforma para o comunismo


    Um novo governo foi criado, e Fidel assumiu como primeiro-ministro em 1959, após a renúncia de Jose Miro Cardona. Nesta época, foram iniciadas as relações com a então União Soviética.

    O líder passou então a sua reforma para o comunismo. Em 1960, Fidel nacionalizou a indústria açucareira de Cuba, sem pagar indenizações. Três anos depois ele estatizaria as fazendas, ampliando a reforma agrária.

    Em 1961, o governo proclamou seu status socialista. Houve uma fuga em massa dos ricos do país para Miami, nos Estados Unidos, que rompem as relações diplomáticas com Cuba.
     

    Crise com os EUA

    Em abril, Castro formalizou Cuba como um estado socialista. No dia seguinte, cerca de 1,3 mil exilados cubanos apoiados pela CIA atacaram a ilha pela Baía dos Porcos, em uma tentativa de derrubar o governo.

    O ataque foi um fracasso – centenas de pessoas foram mortas e quase mil capturadas. Os EUA negaram seu envolvimento, mas revelaram que os exilados foram treinados pela CIA. Décadas depois, o país confirmou que a ação vinha sendo planejada desde 1959.

    O incidente fez Castro consolidar seu poder. Em maio do mesmo ano, ele anunciou o fim das eleições democráticas no país e denunciou o imperialismo americano. Che Guevara assumiu o Ministério da Indústria.

    Em 1962, os EUA ordenaram o bloqueio econômico total à ilha, isolando o regime, uma política que se seguiu até a atualidade.

    Fidel passou a intensificar sua relação com a União Soviética, aceitando financiamento e ajudas militares. Em outubro de 1962, o país concebeu a ideia de implantar misseis nucleares em Cuba, gerando uma crise com os EUA e quase uma guerra nuclear.

    Dias depois, o premiê soviético concordou em remover os mísseis com o comprometimento americano de não invadir Cuba. Castro foi deixado de lado nas negociações.
     

    Governo

    Em 1965, Che deixa o país para expandir a revolução. Dois anos depois, ele foi assassinado na Bolívia, deixando Fidel como único rosto da revolução.

    Ainda em 1965, Fidel se posicionou como líder do Partido Comunista cubano. Pouco a pouco, ele começou uma campanha para apoiar a luta armada contra o imperialismo na América Latina e na África.

    Apesar do comprometimento dos EUA de não invadir a ilha, houve ataques de outras formas, como o bloqueio econômico e centenas de tentativas de assassinato contra Fidel ao longo dos anos. Fidel chegou a dizer que se escapar de tentativas de assassinato fosse um esporte olímpico, ele teria ganhado medalhas de ouro.

    Durante seu governo, Fidel investiu na educação – foram criadas cerca de 10 mil novas escolas, e a alfabetização atingiu 98% da população. Os cubanos têm um sistema de saúde universal, que reduziu a mortalidade infantil para 11 a cada mil nascidos vivos.

    Execuções e prisões
    Entretanto, as liberdades civis foram confiscadas. Sindicatos perderam o direito de realizar greves, jornais independentes foram fechados e instituições religiosas perseguidas. Castro removeu seus opositores com execuções e prisões, além do exílio forçado.

    Centenas de milhares de cubanos fugiram do país ao longo das décadas, muitos seguindo para a Flórida, bastante próxima da costa da ilha. A maior saída ocorreu em 1980, quando o governo anunciou a autorização de saída, e 125 mil pessoas deixaram Cuba – 15 mil delas se jogaram ao mar amarradas e canoas, pneus e botes.

    Em 1986, instituições de defesa dos direitos humanos realizaram em Paris o “Tribunal de Cuba”, onde ex-prisioneiros da ditadura deram seu testemunho. Entidades calculam que cerca de 12 mil pessoas morreram nas mãos do governo.

    Em 1989, com a queda do muro de Berlin, a União Soviética retira seus 7 mil militares da ilha e acaba com a ajuda comercial à Cuba.

    Em 1996, Cuba bombardeia dois aviões civis pilotados por exilados cubanos em Miami, retomando as tensões com os EUA. No ano seguinte, Fidel apontou seu irmão, Raúl, como seu sucessor.

    Em 2002, os EUA criam uma prisão para suspeitos de terrorismo em uma base militar Guantánamo, no território cubano. O então presidente George W. Bush inclui o país na lista dos que apoiam o terrorismo.
     

    Segredos

    Desde que caiu doente e entregou o poder provisoriamente a Raúl, Fidel deixou claro que sua doença era um assunto delicado e não um assunto de domínio público.

    "Devido aos planos do império (EUA), meu estado de saúde se converte em um segredo de Estado a respeito do qual não se pode ficar constantemente divulgando informações", afirmou.

    Os segredos em torno do ex-dirigente são guardados com tanto afinco que não se conhecia nem mesmo o local onde Fidel se recuperava.

    Conta-se que, durante anos, Fidel jamais dormiu duas noites no mesmo lugar.

    Ele circulava por Cuba em uma caravana com três carros Mercedes Benz pretos idênticos, e a presença dele nas cúpulas realizadas no exterior nunca está 100% confirmada antes de sua chegada.

    Até a ideologia comunista dele foi objeto de mistério nos primeiros anos da revolução.
    Diferentemente de outros líderes mundiais, a vida privada de Fidel não comparece aos jornais.

    O único dos filhos dele que ocupou um cargo público é Fidel Castro Diaz-Balart, o "Fidelito", um engenheiro nuclear que trabalhou como assessor científico do Conselho de Estado.

    Fidel nunca abandonou suas ideias sobre estratégia militar. Em 1953, quando organizou o ataque contra o quartel Moncada, em Santiago de Cuba, sua primeira e desastrosa ação militar, quase todos os seus companheiros só ficaram sabendo do objetivo da investida no último minuto. (Fonte: G1)

    CONTINUE LENDO


  • Câmara de Vereadores de Brumado, sob a gestão do vereador Alessandro Lôbo, devolve recursos ao Município e tem contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM

    Comprometimento, responsabilidade e compromisso foram a base da gestão do vereador Alessandro Lôbo e Silva à frente da presidência do legislativo brumadense por dois mandatos consecutivos. O trabalho efetivado nas respectivas gestões pode ser observado por toda população, que foi contemplada com importantes benefícios, visando sempre o desenvolvimento e o crescimento do município. Consolidando a eficiência da administração do presidente Alessandro Lôbo aconteceu na última quarta-feira (22.11) a aprovação, por unanimidade dos conselheiros, sem ressalvas, das contas relativas ao exercício financeiro de 2015.

    Câmara de Vereadores de Brumado, sob a gestão do vereador Alessandro Lôbo, devolve recursos ao Município e tem contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM
    Para o presidente Alessandro Lôbo o parecer do TCM, logicamente, o deixa muito exultante, porém destaca que não deveria ser considerado um fato histórico para o município e sim uma constante, visto que ao assumir um cargo público, em especial de gestor, deve-se ter como premissa a integridade de administrar com responsabilidade, honestidade e total transparência os recursos que pertencem a toda população. “Como homem público prezo pelo bem estar de toda a comunidade e para que isso possa ocorrer temos que ter a máxima responsabilidade em gerir os recursos, sempre buscando a realização de benefícios que possam beneficiar a um todo. Restituímos em nossa gestão no ano de 2015 ao executivo municipal, para que fossem aplicados não só em infraestrutura, mas em diversas áreas, destacando a área da saúde. Foram R$ R$ 203.864,67”, observou Alessandro Lôbo Finalizando agradeço a toda a equipe  que, assim como eu, tiveram o empenho, responsabilidade e a eficiência para que juntos conquistássemos essa grande vitória. “Fica mais uma vez a observância – façamos disso uma constância para que nosso país possa trilhar os caminhos do progresso e do tão buscado desenvolvimento” (ASCOM/CMB/Eliana Costa)
    CONTINUE LENDO


  • Black Friday movimentou o comércio de Brumado; lojistas e clientes comemoraram

    Clientes lotaram as lojas em Brumado devido ao Black Friday. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A movimentação no comércio de Brumado nesta sexta – feira (25) foi intensa, tudo por conta do Black Friday. Atraídos pelas promoções anunciadas, os brumadenses foram às lojas e conseguiram comprar produtos com descontos de até 60%.

           
                  A eletroson abriu cedo e o movimento foi intenso.
     

    As grandes redes como Magazine Luiza, Eletroson, dentre outras, foram as que mais venderam, isso porque ofertaram uma maior variedade de produtos com descontos realmente consideráveis.


            

    O Destaquebahia falou com alguns clientes, os quais relataram estarem satisfeitos com as promoções encontradas; os lojistas também comemoraram e, em entrevista ao Destaquebahia, a maioria considerou que as expectativas foram superadas.

           
      Jaqueline e Andressa comeraram o sucesso nas vendas no Magazine Luiza.

    “Podemos dizer que foi excelente, graças a Deus temos motivos para comemorar, pois, diante da crise que o país vive, vimos hoje que oferecendo os produtos que o cliente procura, com preços e as condições facilitadas, todo mundo sai ganhando” disse a gerente do Magazine Luiza, Andressa (na foto à direita).
    Os produtos mais procurados foram refrigeradores, TVs e telefonia.



  • Policiais promovidos a sargento são homenageados pela 34ªCIPM em Brumado

    Foto: Polícia Militar

    A valorização profissional é uma das ações de incentivo da carreira Policial Militar, fator que influencia diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade. Foi com esse espírito motivador que o Comando da 34ªCIPM/Brumado, na última terça-feira (22), homenageou os SgtPM Amorim, Sgt PM Reis, Sgt PM Jeová, Sgt PM Edvaldo, Sgt PM Paulo e Sgt PM Valfredo, por terem sido promovidos à Graduação de 1º Sargento no dia 17 deste mês.

     



  • Maetinga tem contas aprovadas relativas ao exercício de 2015 e Relator parabeniza pelo fiel cumprimento da LRF

    O Prefeito Edcarlos Lima foi elogiado ao ter as contas do município aprovadas. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia julgaram e aprovaram, na sessão de quarta-feira (23.11), apenas com pequenas ressalvas, as contas de sete municípios cujos prefeitos, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não ultrapassaram o limite imposto de no máximo 54% da receita corrente líquida para gastos com pessoal. O conselheiro Paolo Marconi, que relatou algumas das contas, elogiou o desempenho dos prefeitos, citando especialmente o caso do pequeno município de Maetinga, onde os gastos com pessoal ficaram em 41,19% da receita.
     

    Os prefeitos dos sete municípios que tiveram contas de 2015 examinadas e aprovadas na sessão foram Júlio Bittencourt, de Paramirim; Clériston Pereira, de Oliveira dos Brejinhos; Dion da Silva, de Várzea Nova; Eliezer Dourado Filho, de Paratinga; Heráclito Arandas, de Jaguaripe; Ena Vilma Negromonte, de Glória; e Edcarlos Oliveira, de Maetinga.
    Todos eles, no entanto, foram multados por conta de omissões ou pequenas irregularidades que foram identificadas na análise do relatório técnico. A multa de maior valor, R$10mil, foi aplicada a Eliezer Dourado Filho, de Paratinga. Os demais terão que pagar entre R$2 mil e R$4 mil. 
    O conselheiro Paolo Marconi, que relatou as contas de Maetinga – e multou o prefeito em R$3 mil – destacou que o município tem uma das menores receitas entre os municípios baianos – em torno de R$20 milhões -, “o que demonstra que não é verdade a alegação de que é impossível aos pequenos municípios, que sofrem com a seca com com a queda da atividade econômica, cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O que é preciso é vontade política e responsabilidade administrativa para não se deixar levar pela solução mais fácil, que é gastar em excesso  com pessoal”. 
    Cabe recurso às decisões.

    CONTINUE LENDO


  • Prefeito Aguiberto é multado pelo TCM em R$ 5 mil por falhas encontradas na prestação de contas

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, teve as contas da prefeitura relativas ao exércicio de 2015 aprovadas pelo O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na última quinta- feira (24), porém, com ressalvas.
    O gestor foi penalizado com uma multa de R$ 5 mil pelas falhas encontradas durante o acompanhamento técnico. Ainda cabe recurso.



  • Bandidos armados rendem funcionários e clientes durante assalto em Barra da Estiva

    Foto: Destaquebahia.com.br

    Bandidos armados renderam clientes e funcionários da farmácia Agnus Dei) localizada no centro de Barra da Estiva, na noite de ontem (24) em mais um assalto ocorrido na cidade. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, dois bandidos chegaram de moto, um desceu de arma em punho, roubou todo o dinheiro do caixa, obrigou os funcionários a abrir um cofre de onde também levou todo o dinheiro. A polícia já está analisando as imagens do circuito interno de câmeras no intuito de identificar e prender os autores do assalto. Praticamente todos os dias está havendo assalto em Barra da Estiva, um cidade que era tranquila, nos últimos tempos vive um descaso na segurança pública, onde, apenas dois policiais militares por plantão realizam as diligências.



  • De Salvador, Geddel envia carta de demissão à Presidência

    Foto: Agência Brasil

    O ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima, já entregou a carta de demissão à Presidência da República. A informação foi confirmada por assessor da Presidência pela Globo News. Na manhã desta sexta-feira (25), já era especulada (clique aqui e aqui) a saída do peemedebista, após o agravamento da crise gerada pelas denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que pediu demissão na última sexta-feira (18), alegando que Geddel o tinha pressionado para atuar junto ao Iphan para liberar parecer favorável à construção do empreendimento La Vue, na Ladeira da Barra, em Salvador.  Na carta, Geddel afirma que voltará à Bahia "diante da dimensão das interpretações dadas" e pede desculpas a Temer "aos que estão sendo por elas alcançados". 

    De Salvador, Geddel envia carta de demissão à Presidência


  • Bradesco pode fechar agências nos próximos meses, anuncia presidente do banco

    Foto: Divulgação

    Depois de anúncios do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o Bradesco também poderá realizar medidas de economia, como fechamento de agências e transferência para postos de atendimento menores nos próximos meses. A informação foi passada pelo presidente do banco, Luiz Carlos Trabuco, durante reunião com investidores em São Paulo. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o banco estava descartando a possibilidade de fechar agências após a sobreposição de unidades com o HSBC. Apesar de ter negociado a aquisição do braço brasileiro do banco inglês em agosto de 2015, o Bradesco só foi autorizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a efetivar a aquisição e começar a fusão apenas em julho deste ano. "Existe uma certa sobreposição [de agências], mas o que vai decidir [o que será feito com as agências] serão os balancetes", afirmou Trabuco. A decisão vai depender do resultado de vendas de cada agência. O Bradesco atualmente tem 5.242 agências, considerando a rede de atendimento. 



  • Policia Militar prende suspeito de tráfico de drogas em Brumado

    Às 16h30min de quinta - feira (24) a guarnição da 34ª CIPM/Brumado do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em ronda no bairro Mercado, na rua Princesa Leopodina, avistou o indivíduo de nome Carlos Mozane Soares da Silva em atitude suspeita, que ao avistar a viatura dispensou uma trouxa de substância similar a maconha. Após abordagem e revista nas proximidades a guarnição encontrou mais 19 trouxas de substância similar a maconha. O indivíduo foi encaminhado a Depol em Brumado.



  • PF realiza operação contra fraude em transporte escolar cumpre mandados em Malhada de Pedras e outras cidades da Bahia

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    A suspeita de um esquema de desvio de recursos federais do transporte escolar no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, provoca o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, oito conduções coercitivas, três medidas cautelares e 15 mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (25). A ação integra a Operação Vigilante, que é comandada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal. Os mandados relativos ao suposto esquema em Vitória da Conquista são cumpridos em cinco municípios: Malhada de Pedras, Salvador, Alagoinhas, Itagibá e São José do Jacuípe. Conforme a CGU, investigações apontam que as pessoas que são alvos da operação estão envolvidas em um esquema de fraudes em licitação, que direcionava a contratação de empresas vinculadas a gestores municipais. Além disso, o órgão destaca a existência de superfaturamento por meio da adulteração de quilometragem de linhas percorridas e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a CGU aponta que a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida. A CGU afirma que o prejuízo estimado aos cofres públicos é R$ 3 milhões. Os envolvidos devem responder pelos crimes de responsabilidade, fraudes em licitação, organização criminosa, além de atos de improbidade.



  • Moradores de Malhada de Pedras acordam ao som de sirenes da Polícia Federal nesta sexta (25)

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Diversas viaturas da Polícia Federal estão neste momento em Malhada de Pedras. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, os policiais da PF estão na casa de pessoas supostamente envolvidas com compras de votos nas últimas eleições.

          

    Os moradores acordaram logo cedo, por volta das 6h ao som das sirenes das viaturas. O Destaquebahia entrou em contato com a Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista ás 7h, porém, foi nos informado que o pessoal da acessoria de comunicação ainda não havia chegado e pediu para que retornassemos a ligação mais tarde.  Estamos levantando maiores informações e já já mais detalhes sobre esta operação.

     



  • Família encontra jovem brumadense que havia desaparecido em Contendas do Sincorá

    A jovem de 13 anos, Gisele da Silva Pires Araújo, que havia desaparecido na última quarta – feira (23), povoado do São Jorge, em Contendas do Sincorá, foi encontrada na noite de ontem (24).
    Segundo informações dos pais, a jovem disse que estava brincando com os amigos e, como já estava tarde pra voltar pra casa, acabou indo dormir na casa de um dos primos dos seus amigos. A justificativa não convenceu os pais e nem a polícia, que encaminhou a jovem para ser ouvida no conselho tutelar que estará averiguando a realidade dos fatos. Gisele tem e os pais são de Brumado e está a pouco tempo morando em Contendas.



  • Jovem brumadense se encontra desaparecida em Contendas do Sincorá

    Foto: Destaquebahia.com.br

    A família de Gisele da Silva Pires de Araújo procura desesperadamente pela jovem que desapareceu desde ontem (23). A família esteve na delegacia da Polícia Civil em Contendas na manhã de hoje (24) onde registrou a ocorrência do desaparecimento e desde então a polícia já trabalha no intuito de encontrá – lá.

    Os pais não entendem o que pode ter acontecido e procura saber onde a filha se encontra e o o porquê não voltou para casa. A família de Gisele é de Brumado e está a pouco tempo morando em Contendas.



  • Mulher é presa por tráfico de drogas em Brumado; arma munições e drogas foram encontrados em sua residência

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Polícia Especializada toda vez que comparece em Brumado consegue oferecer uma grande resposta às queixas da população, quando o assunto é o combate ao crime. E sabendo que o crime é patrocinado pelos traficantes de drogas, a CIPE/Sudoeste (antiga Caesg), mediante a informações obtidas pelo seu setor de inteligência, conseguiu dar um grande prejuízo no tráfico brumadense na tarde de ontem (23), quando, conseguiu apreender uma enorme quantidade de drogas, uma arma e munições no Bairro Irmâ Dulce (antiga Urbis 4).

    Todo o material apreendido estava na casa de uma senhora que seria, supostamente, a mãe de um traficante. A mulher se encontra presa na delegacia de Brumado.
    O material apreendidos foram: 37 ampola e peteca de cocaína, 104 petecas de maconha, 119 pedras de crack, 03 celulares, 01 revólver calibre 32 com seis munições intactas e R$ 489,00 em espécie.

     

     

     

     

     



Estamos nas redes sociais