•  Confira a programação do aniversário de Brumado

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro / Foto: Emanuel Fernandes

    A Prefeitura Municipal de Brumado tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Família para prestigiar as festividades em comemoração ao 137° aniversário de Emancipação Política da Cidade de Brumado. A abertura oficial acontecerá no dia 05 de junho de 2014, às 17 horas na Praça Coronel Zeca Leite.

     

    Aguiberto Lima Dias

    Prefeito

     

    Programação em comemoração aos 137 anos de Brumado

     

     

    DIA

     

    HORÁRIO

     

    EVENTO

     

    LOCAL

    05/06

    Quinta-feira

     

    17h

    DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - Quero água pra beber

     

    Praça  Zeca  Leite

     

    06/06

    Sexta - Feira

    18h

    Inauguração da quadra da Escola Prof. Airton Viana

    Escola Mun. Prof. Airton Viana

    19h

    Inauguração da quadra da Escola Maria das Graças Assis

    Escola  Maria das Graças Assis

     

    07/06

    Sábado

    17h

    Corrida Sport Rum

     

    Saída da Praça Zeca  Leite

    19h

    Recital e concurso de poesias, Lira  Ceciliana  e Quadrilha da 3ª Idade.

     

    Praça Zeca Leite

     

     

    08/06

    Domingo

     

    08h

    Circuito Ciclístico

    Saída da Praça Zeca  Leite

    19h

    Fanfarra da Escola Sheila Barreto,   Escola Idalina Azevedo    e  Fanfarra da Escola Nice Públio.

     

    Praça Zeca  Leite

     

     

    09/06

    Segunda - Feira

    18h

    Inauguração da quadra da Escola  Oscarlina Oliveira.

    Escola  Oscarlina Oliveira

    19h

    Inauguração da quadra da Escola  Clarice Morais

    Escola  Clarice Morais

    20h

    Inauguração da quadra da Escola  Nice Públio da Silva Leite.

     

    Escola Nice Públio da Silva Leite

    10/06

    Terça Feira

    22h

    Roberto Dantilly

    Praça Zeca Leite

    Meia noite

    Show com Banda Calcinha Preta

    Praça  Zeca  Leite

     

    11/06

    Quarta Feira

    16h

    Passeio Ciclista

    Saída da Praça Zeca Leite

    18:30

    Inauguração da Praça Heráclito Antônio Cardoso

    Praça Heráclito Antônio Cardoso

    19:30

    Praça Lindolfo Azevedo Brito

    Praça Lindolfo Azevedo Brito

     

     



  • BRUMADO

    FESTIVAL DA PIZZA

    FESTIVAL DA PIZZA

    Advogado Dr.Cléio Diniz colunista do Destaquebahia.com.br

    No início do ano falamos sobre a antiga e famosa política do Pão e Circo a qual foi magistralmente criada durante o império romano, quando os imperadores, apesar de todo seu poder se viram obrigados a desviar a atenção do povo. Desta forma sendo distribuíam comidas a plebe e os entretinham com os jogos, sendo os mais famosos na arena do Coliseu, na capital do Império, onde se atiram os cristões aos leões e aconteciam os embates dos gladiadores.

    Dizem que tudo se copia e muito pouco se cria, e nesta linha passados mais de 2 mil anos, demonstrando mera habilidade de atualizar a velha política, nossos governantes enveredam por esta estratégia certos do resultado favorável, a ponto de se tornarem displicentes quanto ao entendimento da sociedade administrada.

    Pode parecer redundância, quiçá falta de assunto, mas a verdade nua e crua é uma só, a mesmice continuada da administração pública e sua insistência em ludibriar e ignorar a população, apesar de que esta população em sua grande parte fornece a abertura necessária para assim se proceder aqueles com interesses escusos. Afinal a democracia tem em si imiscuída a tese da ditadura da maioria.

    Então vejamos, alterando apenas a forma, onde se exclui a concentração em uma arena e a logística, o Pão é distribuído através de “ações sociais”. Nada contra as mesmas, muito pelo contrário, todavia estas ações sem sua condução a uma politica de valorização do trabalho torna o cidadão submisso e dependente. Neste campo o governo esta dando o peixe, enquanto deveria dar condição de se pescar. Observe que não foi anunciada nenhuma política pública de abertura e incentivo no campo de trabalho, mas foi recentemente concedido um aumento ao Programa social do Bolsa Família, superior a qualquer outro. O Pão foi largamente distribuído e a massa carente, faminta e acomodada saciada.

    No quesito Circo, este veio em dose dupla. Inicialmente com a realização da Copa do Mundo de Futebol, um esporte que é a paixão nacional, e na sequencia a realização das Olimpíadas. Diversão em larga escala.

    Como disse o ex-jogador Ronaldo, “não se faz Copa do Mundo com Hospitais”. Ele esta correto, mas esqueceu de que não se pode fazer Copa com verbas destinas a hospitais, ou melhor, destinadas a saúde, a segurança pública, a infraestrutura viária. Para se fazer um evento, principalmente do porte da Copa tem que se ter dinheiro próprio, e utiliza-lo como um investimento qualquer, ou seja, visando o retorno e este tem que ser em forma de lucro. Uma conta simples que compara a má gestão pública atual a incapacidade daqueles que estão no comando. Relembrando, quando o Brasil

    foi escolhido e ainda estava distante do início da Copa, o governo, em todos os níveis, se colocou categórico ao afirmar que não haveria verba pública envolvida. Quem padece de memória?

    A implantação da velha política do Pão e Circo veio em uma hora propícia, em véspera de eleição, após a vergonhosa atuação do STF em dar um novo conceito, definição e natureza jurídica ao instituto da formação de quadrilha no processo conhecido como “mensalão”. Mais recentemente o escândalo da Petrobras, onde os próprios Senadores já admitiram que, devido a copa, o recesso parlamentar e as eleições de outubro, a CPI esta fadada a pizza, as obras inacabadas e destinadas a Copa do Mundo, neste caso obras destinadas ao evento e com previsão de término após o evento, uma contradição épica.

    E para melhorar o quadro, o próximo mandado presidencial será responsável pela indicação de 04 novos ministros. Ai sim vai virar a “festa do caqui”, ou como queiram, “a casa da mãe Joana”. Um festival de Pizza.



  • Moradores continuam bloqueando a Rua Albertino Marques Barreto no Bairro Olhos D´Água

    Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

    Moradores da Rua Albertino Marques Barreto, mais conhecida como caminho da Cascaeira, localizada no Bairro Olhos D’água, protestaram indertitando a rua. Os moradores reivindicam pavimentação da via. Para a interdição da via foi contrata uma máquina retroescavadeira para abrir buracos e fazer barreiras com terra. A equipe do Destaquebahia, esteve na manhã desta quinta-feira (05), no local e as faixas e o bloqueio com terra continuam. Pelo jeito a administração municipal não se prontificou a atender o apelo dos moradores da localidade.

     

     



  • Dia 11 de Junho acontecerá o Dia dos Evangélicos em Brumado

    Os cristão e também aquelas pessoas que não são, estão convidados a participarem, domingo, 11 de junho, do Dia do Evangélico. Este ano terá como atração musical o cantor Marcos Antônio, e como pregador Ronaldo Gabriel. O evento é uma realização da OMESB (Ordem dos Ministros dos Evangélicos do Sudoeste Baiano). O evento gospel acontecerá na Praça Coronel Zeca Leite – Praça da Prefeitura.

     

     

     



  • Conta de água ficará ainda mais cara a partir de amanhã (6)

    Reajuste de 8% da Embasa começa a valer a partir de amanhã. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A população baiana vai acordar amanhã com a conta de água mais cara. Passa a vigorar a partir desta sexta-feira (6/6), o aumento anual de 7,8% na conta de água, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).  Por meio da Resolução
    nº 002 de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de abril, a agência autorizou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aplique o reajuste nos municípios em que atua já a partir deste mês. 

    A Embasa encaminhou ao órgão, um pedido de reajuste ainda maior, que alcançaria a margem 12,12% (4,67% correspondem ao IRT – Índice de Reajuste Tarifário Anual + 7,45% da universalização dos serviços de água e esgoto). No entanto, após análise dos dez indicadores de desempenho acordados com a concessionária, a Agersa deliberou pela homologação dos 7,8%, mais do que a metade do que foi pleiteado.

    A Agência Reguladora levou em consideração na redução do percentual de reajuste, a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém municípios cumprindo planos de racionamento de água.

    Orçamento afogado
    A presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia, Marinelma Macedo, considerou o aumento abusivo. “Com certeza vamos ter que fazer mais malabarismos para dar conta desse aumento nas despesas”. Para a ela, a qualidade dos serviços prestados pela a empresa não estão adequadas ao percentual do novo aumento. “A rua fica toda esburacada e a gente só pagando caro por um serviço que não melhor”, opinou.

    A Reportagem do CORREIO foi em busca de alguns produtos que podem ajudar o consumidor na hora de economizar. O bom senso ao utilizar a água continua sendo a premissa fundamental. Para todas as outras coisas, o mercado disponibiliza hoje vários tipos de reguladores de fluxo para torneiras e chuveiros, como explica o diretor Comercial da Aquasave, Júlio César Pinto: “os reguladores de fluxo eliminam o excedente involuntário do desperdício, ou seja, todo o consumo excessivo, fora do normal”.

    Se uma casa, por exemplo, dispõe de uma descarga acoplada, a instalação de um kit de duplo fluxo, reduz a vasão em 8 litros por fluxo. Água que daria para lavar os 10 copos que estão na pia. O mecanismo interno para a substituição custa em média R$ 90,00. O sistema só não funciona em descargas de sobrepor, aquelas que são instaladas no tubo, acima do vaso. Estas podem gastar até 20 litros em apenas um acionamento, o que dá para lavar um carro com flanela e balde. Nesse caso, a melhor opção é trocá-la por outra de caixa acoplada e dupla vasão.

    Já os reguladores de fluxo para torneiras e chuveiros, o consumidor pode encontrar por R$ 21,00 cada. “A instalação desses equipamentos chegam a reduzir o gasto de água em até 60% com relação ao que se gastava anteriormente”, avalia Júlio Cesar. O gerente reforça, ainda, a importância de se acompanhar o consumo. “As ações se complementam. É preciso combater o desperdício, mas também monitorar a quantidade de água que estamos utilizando. Tome conta do seu consumo", recomenda.

    Já que o serviço é essencial e não há como abrir mão, o jeito é mesmo economizar. "O planeta agradece, e o seu bolso também", finaliza. (Fonte: Correio24horas)



  •  Em tempo de Copa, a prefeitura tá fazendo um golaço 'contra' com o dinheiro do povo.

    IPTU tem o maior aumento de todos os tempos. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Da Redação.
    Na última Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, ocorrida na noite de segunda - feira (2), O vereador Édio Pereira, Ficou de Pé, para questionar e denunciar o aumento exorbitante que teve o IPTU (O Imposto predial territorial urbano ) do município.
    Segundo o parlamentar, o valor está totalmente disproporcional ao valor pago nos anos anteriores, chegando a da uma impressão de extorsão, ja que, o aumento chega a 100% em alguns imóveis residenciais e comerciais.
    Por outro lado, moradores de diversos bairros sofrem com falta de pavimentação, esgotamento e diversas outras situações, que com tanto dinheiro arrecado com o referido imposto, era para nem ouvir falar.

    Enquanto o municipio diz não haver condições para realizar algumas obras, diga se de passagem "tão pequenas" por não haver recursos, por outro lado, há dinheiro de sobra para derramar sobre eventos, tais como: Carnaval (foi gasto mais de 1 milhão), Parque de Exposições que em pequenas obras, foram gastos 300 mil reais, isso sem falar no aniversário da cidade, que só com a Banda Calcinha Preta e Roberto Dantilly serão gastos 130 mil reais. Veja abaixo.





        
     

     

     

     



  • Tudo pronto para quatro dias de festa na cidade

    Foto divulgação.

    O São João danado de bom, é na cidade de Maetinga. Todos, de toda a região, são convidados especiais para curtir quatro dias de festa com o São João do Monte Alegre 2014, em clima de COPA.
    Com transmissão dos jogos da copa em TELÃO DE LED no "barracão da copa" jogos juninos, grandes atrações musicais preparadas sob medida. A cidade de Maetinga lhe espera! Uma Realização da Prefeitura de Maetinga com o Apoio da Câmara de Vereadores.

          



  • Lícinio de Almeida: Pessoas realizaram caminhada em prol do Meio Ambiente

    Foto: João José, para o Destaquebahia.com.br

    A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Licínio de Almeida juntamente com a Secretaria de Saúde, Ação Social, BAMIN e a LIMPAR reuniram os Agentes Comunitários de Saúde e os Catadores de Coleta Seletiva na manhã da última terça-feira (2) em uma caminhada em prol do Meio Ambiente. O movimento foi realizado em preparação ao dia Mundial do Meio Ambiente a ser comemorado no dia (5).

    Em sua segunda edição, além de cartazes e distribuição de plafetos, foi realizado Educação Ambiental de porta em porta com reflexão sobre práticas ecologicamente correta.

    O ponto de partida foi na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O movimento percorreu o principal centro comercial da cidade.

    A professora Marizete Barbosa Pacheco Menezes, coordenadora do Meio Ambiente e Educação Ambiental do município destacou na caminhada a importância da sensibilização da sociedade em respeito ao  Meio Ambiente, enfatizando também que a educação Ambiental não é só nas escolas, mas na sociedade como um todo. “cuidar do destino do nosso Meio Ambiente é responsabilidade de Todos”.

    Com informações de Portallicinio



  • Geddel e PMDB podem pagar multa de R$ 206 mil por propaganda antecipada

    Foto divulgação

    PRE representou contra pré-candidato e partido por usarem horário gratuito ilicitamente.

    A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) ofereceu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) representação contra o diretório estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e seu presidente, Geddel Quadros Vieira Lima, pré-candidato ao cargo de Senador no pleito de 2014, por realização de propaganda eleitoral antecipada em horário gratuito destinado a propaganda partidária.

    De acordo com a representação, um vídeo de 30 segundos foi veiculado na TV Bahia por 11 vezes, entre os dias 14 e 28 de abril, a pretexto de promover propaganda partidária do PMDB. Entretanto, os vídeos desvirtuaram os requisitos da propaganda partidária, promovendo verdadeira propaganda antecipada.

    Diferentemente da propaganda eleitoral, cujo objetivo é conquistar o voto do eleitor, a propaganda partidária tem a função de promover a divulgação dos ideais e programa do partido. Por ser gratuita, possuir curta duração e ser transmitida no horário nobre, a propaganda partidária tem finalidade específicas estabelecidas no art. 45 da Lei nº 9.096/95, havendo a proibição expressa à divulgação de propaganda de candidatos eletivos ou defesa de interesses pessoais ou de outros partidos.

    Segundo o procurador Regional Eleitoral, José Alfredo, a ostensiva exibição de Geddel é ilícita e “desvirtua a propaganda partidária por meio de inserções de mensagens com conteúdo de propaganda antecipada, em benefício – e com participação direta – do pré-candidato”. A representação foi ajuizada em 23 de maio.

    A propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 5 de julho, conforme o art. 36 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), e sua violação implica em pagamento de multa no valor de cinco a 25 mil reais, ou ao equivalente ao custo da propaganda, caso seja maior. A PRE requereu ao TRE, portanto, a aplicação de multa no valor de 206 mil reais. Este valor foi calculado com base na planilha de veiculação na TV e se refere à soma dos valores das inserções nos horários em que a propaganda foi ao ar, caso o partido político fosse custeá-la.

    O procurador José Alfredo também representou contra o PMDB na Corregedoria Regional Eleitoral, requerendo a cassação da propaganda do partido em tempo equivalente a cinco vezes ao da inserção ilícita no primeiro semestre de 2015, em face da vedação do uso do espaço da propaganda partidária para propaganda de candidatos a cargos eletivos, constante no art. 45, § 1º da Lei nº 9.096/95.

    Números para consulta processual no TRE:

    150-46.2014.6.050000 – Representação PMDB e Geddel

    4454 – Representação PMDB



  • Neste fim de semama tem o Zonal Final do 12º Campeonato do Sudoeste de Futsal Edição 2014

    Foto do arquivo do Destaquebahia.com.br

    Atenção torcida brumadense que nesse final de semana tem o Zonal Final do 12º Campeonato do Sudoeste de Futsal Edição 2014

    É nesta sexta e sábado (6 e 7) que o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro vai ferver com disputas sensacionais que vão fazer vibrar a torcida apaixonada pelo futsal.

    No dia 06, dois grandes confrontos, o primeiro às 20 horas se enfrentarão as seleções de Barra da Estiva e Malhada do São Francisco e no jogo de fundo TEM  LICINIO DE ALMEIDA E A NOSSA SELEÇÃO DE BRUMADO

    No sábado (07), às 19:30 horas, haverá a grande final entre os dois vencedores dos referidos confrontos.

    Torcedor brumadense compareça e ajude a Brumado a conquistar mais um título importante.

    Lembrando que será feita uma homenagem ao professor José Gomes dos Santos pelos relevantes serviços prestados ao esporte baiano.

    Apoio: Prefeitura Municipal De Brumado  ¨ Uma Cidade Cada fez Melhor¨ e SECULT Secretaria Municipal De Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.



  • Iguaí: Homem suspeito de estuprar filhas de 8, 12 e 14 anos é preso

    G1 BA / Foto: Reprodução

    Um homem foi preso no município baiano de Iguaí, localizado a 453 quilômetros de Salvador, sob a suspeita de ter estuprado as filhas de 8, 12 e 14 anos. O homem foi detido pela polícia na tarde desta última terça-feira (03).

    Procurada pelo G1, a delegacia local não informou a origem da denúncia. O suspeito permanece preso na unidade aguardando decisão da Justiça sobre possível transferência para uma das unidades penais do Estado.

    Ainda conforme um agente da delegacia onde o suspeito está preso, as vítimas ainda serão ouvidas na unidade. Entretanto, não há data prevista para os depoimentos.



  • Pai de família saiu para pescar e acabou morrendo afogado

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O Jovem Jailson Silva Lima, 28 anos, casado e pai de um filho, saiu para pescar na noite de segunda-feira (02), mas acabou morrendo afogado.
    Informações obtidas pelo Destaquebahia.com.br, dão conta de que Jailson saiu para pescar com um amigo por volta 17h, na comunidade rural de Ituaçu conhecida como Várzea Grande, onde atualmente morava.
    Enquanto estava armando a rede no fundo da Lagoa, Jailson acabou se afundando e morrendo afogado.
    Segundo informações do amigo que presenciou o ocorrido, Jailson sabia nadar muito bem, mas por algum motivo ele não conseguiu vencer a profundeza das águas. O amigo ao ver Jailsom se afundar e não voltar mais á superfície da água correu atrás de ajuda, pois, o mesmo não sabia nadar; mas foi em vão, depois de vários mergulho os populares não conseguiram achar o corpo do jovem.

    Passada várias horas depois, isso já por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (3), Outros três homens, que conhecia muito bem a lagoa, por constantemente frequentar o lugar para tomar banho e pescar, resolveram entrar na água, [os três entraram na água para procurar o corpo sem o consentimento da polícia que já havia sido acionada e estava no local], e depois de algumas horas vasculhando a área onde Jailsom foi visto afundando, um dos homens encontrou o corpo, para alivio da família e dos populares que aguardavam apreensivos, e também da Polícia que estava aguardando o Corpo de Bombeiro de Vitória da Conquista.
    A Polícia Técnica de Brumado que já tinha sido acionada e também estava no local, fez a perícia e o corpo de Jaílsom foi conduzido ao IML de Brumado para ser necropsiado.

     



  • José Ribeiro Neves sairá, ou não, como candidato a deputado?

    José Ribeiro Neves. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    José Ribeiro Neves sairá, ou não, como candidato a Deputado Estadual? Essa é uma pergunta que ecoa nos bastidores da política brumadense, e que, pelo jeito, em breve terá sua resposta.
    O vereador não confirma, porém, as especulações de que o seu nome é o mais provável á concorrer a uma vaga no Legislativo Estadual não param de ganhar força.
    Nas redes sociais, nos papos de esquinas, as pessoas comentam sobre o a assunto. Já no terceiro mandato como vereador, e um dos que mais têm se destacado pela forma como cobra, fiscaliza e aponta os problemas e, as suas possíveis soluções, José Ribeiro Neves, dentre os outros nomes que se cogitam, talvez seja o que tenha mais aceitação, diante das recentes manifestações populares.
    O cenário já está pronto, agora é aguardar para ver, quem realmente será o personagem principal dessa história, onde, o povo é quem decide como será final.

     



  • Em quanto tempo se constrói uma cidade?

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

     Assim Brumado, estarás sempre em obras infindáveis na construção do seu amanhã. Nesses 137 anos de sua emancipação política, diversos administradores passaram e participaram da condução do seu desenvolvimento, todos voltados para a construção de uma cidade cada vez melhor! E essa caminhada permanece segura e serena, em busca constante do progresso para que este produza um futuro mais feliz para a sua gente.

                Nesses 137 anos, muitos de outras cidades e regiões a adotaram como sua terra natal, aqui se estabelecendo e formando suas famílias, gerando brumadenses natos, colaborando de forma irmanada para o seu desenvolvimento, transformando-a na cidade pacífica, organizada e ordeira, adjetivos que qualificam o seu povo e enriquecem o seu reconhecimento como uma cidade de alto índice de desenvolvimento.

                Agora cabe a nós da administração...Por Uma Cidade Cada Vez Melhor! dar continuidade, assegurando sua condução rumo ao futuro pelos próximos três anos. Tenham certeza os brumadenses; estaremos sem medir esforços, diuturnamente nesta interminável construção de uma cidade cada vez mais humana, oferecendo com eficiência os serviços comunitários que uma cidade moderna exige.

                E, nessa passagem dos seus 137 anos da sua emancipação política, eu, Aguiberto Lima Dias, Prefeito de Brumado, volto meus pensamentos para a sua história da qual participo desde o meu nascimento e, é com imenso orgulho, que recebi da maioria dos meus conterrâneos a responsabilidade e a oportunidade de governar e conduzir os destinos desta tão querida e amada terra.
     



  • Alemanha recomenda que turistas levem 'dinheiro do ladrão' na Copa

    BN / Foto: Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

    O quesito segurança é uma das principais preocupações transmitidas pelos países a turistas que visitarão o Brasil durante a Copa do Mundo. A embaixada da Alemanha recomenda que os visitantes portem um valor destinado a possíveis ações de assaltantes. "É aconselhável sempre levar uma quantia de dinheiro para a rendição voluntária", diz o guia. Segundo o Ministério de Relações Exteriores do Japão, câmeras fotográficas e smartphones devem ser mantidos pelos turistas em locais discretos. Também há informações quanto a assaltos com armas de fogo, batedores de carteira e até "saidinhas bancárias". Além dos conselhos relacionados à segurança, sobra espaço para supostos cuidados com a saúde. A embaixada do Canadá enviou um alerta para que seus cidadãos evitem contato com animais como cães, macacos, cobras, roedores e morcegos. "Algumas infecções encontradas em áreas da América do Sul, como a raiva, podem ser compartilhadas entre seres humanos e bichos", informa. Já os EUA chegou a recomendar que americanos usassem apenas camisinhas que compradas em seu país natal. Na semana passada, o texto foi alterado e nova versão pede para que os turistas adquiram os preservativos de "fonte confiável". Informações do O Globo.