• Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Brumado

    Foto: Reprodução

    A Justiça Eleitoral deferiu hoje (30), o pedido de liminar e determinou que a empresa Brumado Urgente Ltda, se abstenha de divulgar a pesquisa eleitoral, registrada sob nº BA 00710/2016. A representação foi feita pela coligação “Pra Cuidar de Brumado”, que alega que os sócios da empresa supracitada são cabos eleitorais do candidato Eduardo Lima Vasconcelos e a pesquisa teria sido encomendada por ele. “Há evidências de que não é a empresa Brumado Urgente quem está custeando a pesquisa. A essa conclusão chega-se pela análise das possibilidades financeiras dos sócios, em especial de Laércio, bem como pelos demais documentos. Estes mostram que ambos os sócios são mais que meros simpatizantes do candidato integrante da coligação "Brumado acima de tudo" , e estão agindo de forma a beneficiá-lo, cedendo o nome da empresa para figurar como contratante de empresas de pesquisa, entre elas a Gasparetto, em face da qual há fundadas suspeitas de fraudes em diversas outras Zonas Eleitorais; nota-se que em curto período a Brumado Urgente teria gasto mais de vinte mil reais com pesquisas eleitorais, dado que não se coaduna com seu patrimônio, ou com o de seus sócios. Ademais, uma análise mais aprofundada dos documentos de fls. 35/40 revelam provável falta de critérios objetivos durante a pesquisa. Resolução TSE nº 23.453/15, que expressamente autoriza, em casos excepcionais, a suspensão da divulgação dos resultados de pesquisas impugnadas: Art. 16. Havendo impugnação, o pedido de registro será autuado na classe representação (Rp) e o Cartório Eleitoral providenciará a notificação imediata do representado, por fac-símile, no endereço informado pela empresa ou entidade no seu cadastro ou no endereço eletrônico que expressamente tenha indicado a essa finalidade, para, querendo, apresentar defesa em quarenta e oito horas”. Diz parte do documento. Desta forma, a empresa está proibida de divulgar a pesquisa eleitoral.



  • Bandeira tarifária de outubro é verde, sem valor adicional nas contas de luz

    Foto: Reprodução

    A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em outubro será verde, sem custo para os consumidores de energia elétrica. Este é o sétimo mês seguido que a bandeira é verde, que significa que não haverá nenhum valor adicional a ser pago.

    Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os principais fatores que contribuíram para a manutenção da bandeira verde são a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas, o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.

    O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado em janeiro de 2015, como forma de recompor os gastos extras das distribuidoras de energia com a compra de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira que é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade.



  • Rui anuncia que a Bahia não vai adotar o horário de verão

    Foto: Reprodução

    Ao anunciar que a Bahia não vai adotar o horário de verão em 2016, o governador Rui Costa disse que tomou a decisão como base na opinião da maioria da população do estado, que é contrária à mudança. Outro fator determinante é a baixa economia em energia elétrica que não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo, em meio ainda à escuridão, para trabalhar ou fazer outras atividades.

    O governador ressaltou que recebeu muitas demandas do meio empresarial e que respeita a opinião do segmento, porém a prioridade é garantir o bem-estar dos trabalhadores e do cidadão que preservar sua rotina. além de assegurar o desejo da maioria. “Não faz nenhum sentido um governador ir contra a opinião de 80% de seu povo que não quer mudança de horário”, enfatizou Rui.



  • PF descobre esquema de troca de voto por 'bênção' ou 'maldição' em Feira de Santana

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30), uma operação para coibir crimes eleitorais que estavam ocorrendo no município de Feira de Santana. Segundo a investigação, um candidato a vereador vinculado a uma igreja evangélica estaria captando votos de forma ilícita.

    Ainda de acordo com a PF, o candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e amaldiçoavam aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral.

    Os nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão estão sendo cumprindo por cerca de 40 policiais na cidade. Chamada de Operação Simão, a investigação começou há cerca de um mês, a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral.

    Investigação
    Durante as investigações, a polícia também descobriu que o crime ia além do cadastramento de eleitores e da promessa de bênção ou maldição. A prática também incluía a distribuição de alimentos em comunidades carentes para reunir eleitores.

    Investigadores identificaram, ainda, um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS àqueles que prometiam seu voto ao candidato. Também foi descoberta a venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local e outro candidato à Câmara Municipal.

    Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 299 e 334 do Código Eleitoral, que preveem penas de prisão, multa, e até mesmo cassação dos registros de candidatura.

    O nome da operação, Simão, vem do codinome utilizado pelos policiais para se referir ao principal investigado, uma referência ao Apóstolo de Jesus Cristo. (Fonte: Correio24horas)

    CONTINUE LENDO


  • Presidente das Filipinas se compara a Hitler ao dizer que quer matar milhões de viciados

    Foto: Reprodução / Euronews

    O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, comparou-se nesta sexta-feira (30) a Adolf Hitler ao declarar seu desejo de massacrar milhões de usuários de drogas em seu país. "Hitler massacrou 3 milhões de judeus. Agora há aqui 3 milhões de viciados em drogas. Eu gostaria de massacrá-los todos", disse na cidade de Davao. Duterte argumentou ainda, segundo o G1, que as vítimas de Hitler eram inocentes, enquanto seus alvos são "todos criminosos". Para ele, livrar-se dos usuários de drogas iria "acabar com o problema [das drogas] no meu país e salvar a próxima geração da perdição". Em discurso, o presidente ainda atacou Estados Unidos e União Europeia por críticas à sua campanha contra drogas, que já matou mais de 3.500 pessoas desde 30 de junho. "Estados Unidos e União Europeia, podem me chamar do que quiserem, mas eu nunca gostei da hipocrisia, como vocês gostam", disse ao se referir à crise dos refugiados. "Vocês fecham suas portas, é inverno e eles são imigrantes escapando do Oriente Médio. Permitem que apodreçam, mas estão preocupados com a morte de mil, 2 mil ou 3 mil pessoas?".



  • Representante do Tiro de Guerra em Brumado participarão de mini curso 'Acessibilidade para quem precisa'

    Foto: Divulgação

    No dia 29 de setembro, o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06/024 participou do minicurso “Acessibilidade para quem precisa”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que objetiva promover a inclusão social e educacional entre pais, alunos, professores comunidade, além de incentivar a educação profissional e tecnológica, oferecendo oportunidade às pessoas com necessidades específicas de terem acesso a uma educação de qualidade, que promova a inclusão, respeitando sempre os direitos da pessoa com deficiência. O Subtenente Paulo Souza disse que sua participação no minicurso visa sua qualificação para atender o grupo “Eu tenho um anjo” que possui aproximadamente 25 crianças e adolescente com necessidades específicas. O grupo utilizará as instalações do TG com aula de expressão corporal e outras atividades a serem promovidas pela professora Juliana Barreto e equipe multidisciplinar.



  • Taisan Auto; sua concessionária de veículos em Brumado

    A Taisan Auto oferece facilidades e condições especiais para você comprar o seu veículo. Faça uma visita e veja que comprar o seu carro na Taisan Auto é mais fácil do que se imagina. Taisan Auto, fica na Avenida Centenário, Centro, Brumado.



  •  Guardas Municipais desenvolvem ações que beneficiam crianças no Caic em Brumado

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Guarda Municipal de Brumado há algum tempo vem sendo destaque no município devido as ações desenvolvidas em prol da comunidade brumadense.
    Além de colaborarem na segurança pública, a Guarda Municipal tem desenvolvido projetos de grande importância; dentre os quais, estão a Honda Escolar, onde é proporcionado aos estudantes maior segurança nos períodos de entradas e saídas das escolas, doações de sangue, onde todos se unem para abastecer o banco de sangue do hemoba, projetos de distribuição de brinquedos paras as crianças em datas especiais como Dia das Crianças e Natal e, atualmente, A Guarda Municipal está desenvolvendo um trabalho social junto as crianças carentes, principalmente no Caic, onde funciona em tempo integral.

          
    Segundo Jussimar, um dos idealizadores do projeto, as crianças estavam sem nenhuma atividade nas horas vagas, e surgiu a ideia de nessas horas, ensinarem a criançada uma pratica esportiva, já que a escola dispõe de quadra coberta e até um campo society.

           
    “Vamos estar ensinando a prática esportiva, como o futsal, realizando palestras e, futuramente, queremos buscar parceria para que elas disponham de material como, calçados, uniformes e, assim, podermos colocá – las para participarem também de torneios, campeonatos etc. Acreditamos que além de desenvolver o talento que existe em cada uma, isso serve até mesmo de estimulo para que elas se dediquem mais aos estudos e sejam melhores cidadãos” disse Jussimar.



  • Polícia Federal detecta esquema de compra de voto em Conquista

    A Polícia Federal de Vitória da Conquista, através do Serviço de Inteligência, detectou um suposto esquema de compra de voto para as eleições de 2016.

    Segundo o delegado Emerson Fonseca, a ‘corrupção eleitoral’ iria utilizar motoristas de vans para transportar eleitores com santinhos, após receberem uma quantia em dinheiro.

    “O valor, distribuído em pequenas quantidades, iria ser entregue juntamente com santinhos. A gente faz esse alerta para que os motoristas de vans não se envolvam nesse crime, já que a polícia está vigilante e, caso alguma irregularidade seja descoberta, iremos encaminhá-los para que sejam prestados os devidos esclarecimentos”.

    O delegado ainda revelou que o esquema está sendo feito por candidatos a cargos em Conquista, mas não disse se é a vereador ou prefeito. “Se a gente revelar acaba contribuindo para o pleito e atrapalhando as investigações”, finaliza. (Blog do Rodrigo Ferraz)



  • Eduardo Vasconscelos não comparece ao único debate transmitido por rádio em Brumado

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O Debate entre os candidatos a prefeito de Brumado, promovido pela Rádio Vida e com retransmissão da Rádio Alternativa, era aguardo com muita ansiedade e expectativa por parte dos munícipes, principalmente aqueles que por algum motivo não haviam ouvido ou visto as propostas dos candidatos, bem como os seus planos de governo.
       
    O debate que há mais de um mês foi divulgado e teve o credenciamento e compromisso de comparecimento dos quatros candidatos [Eduardo Vasconcelos, Genivaldo Azevedo, Manelão e Dr. Alessandro] aconteceu na manhã de hoje (29), porém, sem a presença de Eduardo Vasconcelos, o qual enviou um comunicado dizendo que não poderia comparecer, alegando compromisso de campanha.
    Um “prato cheio” para os demais candidatos que compareceram, responderam as perguntas da imprensa, dos eleitores e de instituições; e ainda, trataram o Eduardo Vasconcelos como “o candidato fujão” por não ter comparecido ao debate.
    Milhares de pessoas na cidade e na zona rural acompanharam pela rádio o debate entre os candidatos que teve início as 10h e terminou por volta das 13h30min.



  • Prefeito tem carro atingido por tiros na Bahia

    Ninguém ficou ferido na ação (Foto: Raul Netto / Blog Amarelinho10)

    O prefeito da cidade de Presidente Tancredo Neves, baixo sul da Bahia, Valdemir de Jesus Mota (PV), conhecido como Balbino Mota, que tenta a reeleição, teve o carro atingido por tiros na noite de quarta-feira (28), na zona rural do município, de acordo com informações da Polícia Militar. 

    Ninguém foi baleado na ação. Balbino teve uma lesão no peito por conta do impacto dentro carro e foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

     

    Segundo a polícia, o prefeito relatou que estava em um carro vermelho com ao menos outras três pessoas, na localidade de Ouro Preto. Um carro branco teria chegado ao local com cerca de três pessoas e atirado contra o veículo de Balbino Mota.

    O motorista do prefeito teria perdido o controle do carro e avançado em um barranco. Por conta disso, Balbino teria ferido o peito com o impacto dentro do carro.

    Ainda conforme a polícia, moradores da região confirmaram ter ouvido disparos de arma de fogo. O prefeito foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu), socorrido para o hospital municipal e transferido para a unidade médica de Santo Antônio de Jesus.

    O carro foi levado para a delegacia local. A PM chegou a realizar buscas, mas até a manhã desta quinta-feira (29), ninguém foi preso. Ainda não há informações sobre os autores e a motivação do suposto ataque.

    CONTINUE LENDO


  • Presos fazem motim e fogem Centro de Progressão Penitenciária em Jardinópolis

    Foto: Reprodução/EPTV

    Uma rebelião iniciada durante uma revista de rotina ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis (SP) resultou na fuga de pelo menos 200 presos. De acordo com o G1, a Polícia Militar informou que os detentos atearam fogo em uma das alas do presídio antes de fugir. O equipamento tem capacidade para 1.080 presos, mas atualmente abrigava 1.864 pessoas. Não há informações sobre feridos e também não houve reféns. Durante o motim, presos derrubaram uma grade de quatro metros de altura, que cercava o presídio, e fugiram a pé pela Rodovia Cândido Portinari. Segundo a Polícia Militar, alguns dos fugitivos se esconderam no meio de canaviais, às margens da via.



  • Candidatos a prefeito em Brumado participarão de debate na Rádio Comunitária Nova Vida

    Foto: Fabiano Neves/Destaquebahia.com.br

    A Rádio Comunitária Nova Vida realizará a partir das 10h da manhã desta quinta - feira (29), um debate com os candidatos a prefeito em Brumado. Os candidatos: Dr. Alessandro Lôbo, Eduardo Vasconcelos, Emanuel Araújo (Manelão) e Genivaldo Azevedo confirmaram presença. Além da transmissão pela Rádio Nova Vida 87,9 o debate será também retransmitido pela Rádio Alternativa Fm 97,9. O horário previsto para o término do debate é as 12h e a imprensa não terá acesso ao estúdio, somente após o término do debate poderão falar e entrevistar os candidatos.



  • Pesquisa da USP indica que casca da romã ajuda a prevenir Alzheimer

    Pesquisa da USP de Piracicaba indicou benefícios da casca da romã na prevenção do Alzheimer (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), indica que a casca da romã é rica em substâncias que ajudam na prevenção do Alzheimer.

    Segundo Maressa Caldeira Morzelle, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), na casca da fruta são encontrados compostos antioxidantes que trazem benefícios à saúde humana. O principal deles é a prevenção do Alzheimer.

    (Por meio do tratamento de animais com  extrato da casca de romã, verificou-se que o consumo do extrato foi capaz de inibir a atividade da enzima acetilcolinesterase, que atua de forma prejudicial nas terminações nervosas, em até 77%.

    Os animais tratados apresentaram níveis de substâncias que favorecem a sobrevivência dos neurônios, e foram capazes de reduzir placas amiloides, uma das principais características da doença Alzheimer.

    Além disso, os animais que consumiram a romã apresentaram uma manutenção da memória, o que não acontecia nos animais que não eram tratados com a romã.

    A casca da romã, que geralmente é descartada, é a parte da fruta onde se concentra a maior quantidade das substâncias que ajudam no combate ao Alzheimer,. “A casca tem dez vezes mais dessas substâncias antioxidantes que a polpa”, diz

    O estudo feito por Maressa também analisou outras frutas, no entanto, a romã foi que apresentou melhor resultado. “Em comparação com outras frutas como o morango e blueberry,  que também são antioxidantes, a romã é a mais eficaz no combate a doenças degenerativas, pois na casca da fruta a uma alta concentração de de compostos fenólicos compostos fenólicos, os principais responsáveis pela atividade antioxidante”, explica.

    Consumo
    A pesquisadora diz que na pesquisa foi utilizado o extrato da casca da romã, pois como ela não tem um gosto agradável seria difícil a ingestão dela pelos animais, então foi necessária a fabricação do extrato. Mas que as pessoas não precisam consumir um extrato usufruir dos benefícios da fruta. “ As pessoas podem fazer suco ou chã com a casca, que terão a ingestão desse composto da mesma forma”, conta.

    Maressa ainda destaca que como o efeito da substância é preventivo, é aconselhável começar a consumir a casca da romã ainda jovem. “O ideal é que as pessoas comecem a consumir a casca da romã o quanto antes, pois assim será cada vez menor a possibilidade de desenvolver o Alzheimer", diz.(G1)

    CONTINUE LENDO


  • Candidato a prefeito é morto a tiros; vice-governador está na UTI

    Candidado a prefeito Zé Gomes foi morto durante tiroteio em carreata (Foto: Reprodução/Globo)

    O vice-governador e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton (PSDB) está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) em estado regular. Ele foi baleado na região do abdômen durante um atentado que matou o candidato a prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB). O advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, que participava da carreata e também foi baleado, está na unidade, com o mesmo quadro clínico.

    Segundo a assessoria de imprensa do Hugol, os dois pacientes estão conscientes e passaram por vários exames. Os médicos ainda analisam os resultados.

    A troca de tiros aconteceu durante uma carreata nesta quarta-feira (28) em Itumbiara, no sul goiano. Também morreram o cabo da PM Vanilson João Pereira, de 36 anos, e o atirador, identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da prefeitura.
    Logo após o atentado, Eliton foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara. O diretor clínico da unidade, Ernani Oliveira Rodrigues, disse que secretário chegou ao local assustado, mas consciente e lúcido.

    Segundo Rodrigues, o vice-governador passou por uma cirurgia exploratória no abdômen ainda em Itumbiara. “A operação foi feita para procurar alguma lesão interna, alguma hemorragia, mas não foi encontrado nada disso. Ele só teve a lesão muscular, os exames também não mostraram nenhuma bala alojada no corpo”, afirmou em entrevista ao G1.

    O médico afirmou que atendeu também o candidato Zé Gomes, que chegou à unidade de saúde já com parada cardiorrespiratória. As equipes tentaram reanimar o político por cerca de uma hora, mas ele não resistiu.

    “Ele teve trauma importante na região torácica e cervical, perto da clavícula. Teve uma lesão interna com muito sangramento. Ele foi entubado, medicado, mas sem sucesso. O óbito dele foi declarado às 18h44”, disse.

    O diretor contou que o policial militar Vanilson João Pereira também chegou ao hospital com parada cardiorrespiratória, e as equipes tentaram reanimá-lo, mas ele teve uma hemorragia abdominal e não resistiu. O médico disse ainda que foi possível identificar que duas balas acertaram o PM na região do abdômen. O óbito dele foi declarado às 18h35.

    Rodrigues pontuou que o advogado foi baleado na região da coluna, mas ainda seria analisado pelas equipes do hospital.

    Governo
    O vice-governador, que também é secretário de Segurança Pública do estado, estava como governador em exercício, já que o governador Marconi Perillo (PSDB) viajou no último dia 19 deste mês para uma missão comercial nos Estados Unidos. Enquanto Perillo não retorna a Goiás, o presidente da Assembleia Legistaltiva, Hélio de Sousa (PSDB), será o governador em exercício. Ainda não há previsão de quando a comitiva volte ao estado.

    Investigação
    O governador destacou ainda que as Forças de Seguranças deram início à investigação para elucidar a motivação do atentado. Os comandantes das polícias Civil e Militar foram requisitados para irem imediatamente à Itumbiara a fim de acompanhar a apuração.

    De acordo com o delegado regional de Itumbiara, Ricardo Chueire, os primeiros procedimentos para apurar o caso já foram realizados. "Ainda não temos a motivação. Já ouvimos testemunhas oculares, fizemos uma perícia preliminar e conseguimos imagens de câmeras de segurança", explicou ao G1.

    O ataque
    Imagens mostram o tumulto e barulho de tiros no momento do atentado (veja vídeo acima). Conforme a assessoria de imprensa do Governo de Goiás, o atirador parou na frente do veículo onde Eliton e José Gomes estavam e efetuou vários disparos.

    O deputado federal Jovair Arantes (PTB) também estava no veículo que foi alvo do ataque. Ele contou que o atirador estava sozinho em um carro que seguia na pista contrária à do comboio.
    "Todo mundo achou que vinha pegar na mão, mostra um papel para o Zé [José Gomes]. De repente, ele sacou a pistola e começou a atirar a esmo. Graças a Deus que um segurança da responsabilidade da vice-governadoria estava presente e matou o cara", afirmou.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais