• Alunos do IFBA de Brumado enfrentam problemas quanto ao acesso ao campus

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Após a inauguração do campus do IFBA de Brumado, os alunos vem enfrentando alguns problemas quanto à falta de iluminação e pavimentação da parte externa da instituição. Apesar das obras de calçamento já terem sido iniciadas, estão paradas há algum tempo. Além dos problemas causados pela poeira da terra vermelha que atinge também a área interna, a falta de iluminação do local é outro grande problema, em especial para os alunos do turno da noite, pois, o indíce de assalto nas localidades próximas é muito grande, e sem luminosidade, tanto os que vão a pé ou através de algum meio de transporte se sentem temerosos. Os estudantes esperam o quanto antes que o município tome providências.

             

     



  • Estado Islâmico sugere formas de terror nos Jogos Olímpicos do Rio

    Foto: BBC Brasil

    O Estado Islâmico e outros grupos jihadistas conclamaram os seus seguidores a atuar como "lobos solitários" e realizar ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. Entre os alvos sugeridos estão as delegações e visitantes dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Israel.

    Os métodos propostos abrangem a utilização de drones com pequenos explosivos, acidentes de trânsito e o uso de veneno e medicamentos. A defesa dos ataques foi realizada em inglês por meio do aplicativo de mensagens Telegram, que costuma ser usado para estimular a ação de "lobos solitários", revelou análise do SITE Intelligence, consultoria especializada na atuação de grupos extremistas na internet, que é referência no tema até para o governo dos Estados Unidos. Em junho, o Estado Islâmico criou no Telegram o primeiro canal para disseminação de propaganda jihadista em português, voltado para o público brasileiro. Desde então, seguidores do grupo passaram a disseminar a incitação de atos terroristas por um grupo que se autointitula "Ansar al-Khilafah Brazil", que se apresenta como baseado no País. O autor das mensagens orientou os seguidores a se aproveitarem das favelas do Rio onde a criminalidade é disseminada e a usarem a "porosa fronteira" com o Paraguai para levar armas ao Brasil. "O recente post sobre os Jogos Olímpicos do Rio diz que vistos, entradas e viagens para o Brasil serão fáceis de obter'", ressaltou a análise do SITE. Segundo a empresa, os jihadistas utilizam o Telegram para fornecer manuais para realização de atentados e celebram a realização de ataques. O SITE sugeriu que o governo brasileiro não descarte nenhuma ameaça e estude a ação online do Estado Islâmico e outros grupos jihadistas voltada não apenas para o público que fala português. "O terrorismo moderno é um novo fenômeno para o qual as mídias sociais desempenham um papel perigoso, com chamadas para ataques que alcançam usuários ao redor de todo o mundo", afirmou a análise. "Os ataques terroristas nos últimos dois anos mostram que nenhum país do mundo está imune à ameaça do EI e de jihadistas radicais". Na avaliação da consultoria, os recentes chamados para ataques nos Jogos Olímpicos não são surpreendentes. "Esse é um evento mundial e um alvo que é justificável tanto para EI quanto para outros jihadistas". Na avaliação da consultoria, ataques recentes por lobos solitários mostraram que a estratégica dos terroristas tem sido bem-sucedida. Há três dias, um imigrante afegão feriu quatro pessoas a machadadas na Alemanha, em um ataque que parece ter sido inspirado no EI. Na semana passada, um tunisiano matou 84 pessoas em Nice, na França, usando um caminhão como arma. Um mês antes, um filho de afegãos nascido nos Estados Unidos assassinou 49 pessoas a tiros em uma casa noturna gay de Orlando. "Isso só alimenta mais chamados por ataques e será preciso apenas um atacante disposto a agir no Brasil para desempenhar esse papel", observaram os analistas do SITE.

    CONTINUE LENDO


  • MPF cobra transparência nas contas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016

    O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro cobra mais transparência nas contas do Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O órgão entrou com uma ação civil pública na Justiça cobrando que as demonstrações contábeis do Comitê da Rio-2016 apontem os recursos recebidos e um relatório das despesas até o momento, detalhando o que foi gasto com orçamento próprio e com recursos públicos. De acordo com a Folha, o MPF questiona o entendimento do comitê de que a submissão a órgãos de controle (MPF, TCU e CGU) se encerrou com a revogação do artigo 15 da Lei 12.035/09, que estabelecia que a União poderia destinar recursos para cobrir déficits operacionais do comitê. 

    "Em vez de receber aporte financeiro do governo federal, o comitê optou por repassar à União a contratação de bens e serviços, como o fornecimento de energia às instalações olímpicas, a segurança interna das arenas e a aquisição de equipamentos esportivos", diz o MPF. O procurador da República Leandro Mitidieri, coordenador do Grupo de Trabalho Olimpíadas 2016, os casos de repasses de recurso ou fornecimento de bens e serviços representam complemento ao orçamento da entidade. Recomendação semelhante já havia sido feita pelo MPF em agosto de 2015, incluindo a folha de pagamentos de funcionários, os gastos com a construção da Vila Olímpica e a relação dos contratos desde a criação do comitê.(Fonte:Bahia Noticia)

    CONTINUE LENDO


  • Moradores reclamam de buraco sem sinalização no Bairro das Flores

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Moradores da Rua Visconde de Ouro Preto, Bairro das Flores, reclamam de um buraco que, segundo populares, foi feito pela Embasa. De acordo os moradores da rua, o buraco tem cerca de 1 metro de diâmetro e oferece um grande risco para os transeuntes, já que nenhuma sinalização foi posta no local. As pessoas esperam que a empresa conclua o serviço logo, ou que ao menos sinalizem o local para evitar eventuais acidentes. 



  • Professores da Uneb de Brumado e de outras universidades do estado realizam paralisação em protesto ao

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Professores da Uneb de Brumado assim como de várias outras Universidades do estado da Bahia param as atividades por 24h nesta quarta-feira (20). A paralisação ocorre em protesto ao "reajuste zero" do servidor público no estado e à redução no orçamento das universidades. Segundo a Associação de Docentes da Uneb (ADUNEB), desde 2012, o governo estadual já cortou R$ 73 milhões de custeio e investimento das universidades estaduais. "A paralisação também marca o início da luta contra o PLP [Projeto de Lei Complementar] 257, que deve demitir servidores", afirma.  A organização do protesto defende que o Estado tem condições de pagar o reajuste. “Dados do documento de Avaliação de Cumprimento das Metas Fiscais mostram que as receitas do estado, neste primeiro quadrimestre de 2016, totalizam R$ 13,14 bilhões, o que significa um aumento de 7,40% em relação ao ano anterior”, aponta o sindicato. O governo, no entanto, tem argumentado que não pode conceder o reajuste, por ter extrapolado os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em algumas cidades como Salvador e Vitoria da Conquista os professores e alguns alunos foram às ruas com faixas dando mais força ao protesto.



  • Governo vai propor mudanças na lei trabalhista até fim do ano, diz ministro

    Foto Reprodução

    O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou nesta quarta-feira (20), que o governo do presidente em exercício, Michel Temer, vai encaminhar ao Congresso, até o fim do ano, propostas para a reforma trabalhista e para regulamentar o processo de terceirização no país. Ainda deve fazer parte do pacote um projeto para tornar permanente o Programa de Proteção ao Emprego, criado na gestão de Dilma Rousseff em caráter provisório. "A nossa legislação trabalhista é da década de 40, quando o trabalhador ia para uma planta de fábrica cumprir jornada de trabalho. Na década de 70, novas atividades econômicas foram incorporadas na CLT [Consolidação das Leis do Trabalho]. 

    A CLT virou uma colcha de retalhos que permite interpretações subjetivas", disse Nogueira, durante café da manhã com jornalistas nesta quarta. Segundo o ministro, a reforma trabalhista deverá contemplar uma legislação "simplificada e clara", mas não permitirá o parcelamento das férias e do décimo terceiro salário. Ele disse que a reforma será feita sem retirar os "direitos básicos" dos trabalhadores. "O trabalhador não vai ter nenhum prejuízo com a atualização", declarou. De acordo com Nogueira, porém, a reforma trabalhista prestigirará a negociação coletiva para tratar de temas como salário e tamanho da jornada dos trabalhadores - indicando que a CLT poderá ser flexibilizada nesse sentido. Fonte G1/Bahia

    CONTINUE LENDO


  • SUS deve adotar uso preventivo de pílula anti-HIV para pessoas em risco

    Pílula do medicamento Truvada, usado na profilaxia pré-exposição (PrEP)

    O Ministério da Saúde estuda incorporar do SUS a estratégia do uso preventivo do medicamento Truvada para evitar a infecção por HIV. Chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), o método consiste no uso diário do remédio – que combina os antirretrovirais tenofovir e emtricitabina – por grupos mais vulneráveis à exposição ao vírus. O anúncio foi feito durante uma apresentação da diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, na Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul, na última segunda-feira (18). 

    Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais prepara um protocolo clínico de PrEP que será encaminhado à Comissão de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) até o final desde ano. Segundo o ministério, a expectativa é atender 10 mil pessoas no primeiro ano de incorporação. A estratégia, que deve ser ofertada em serviços especializados do SUS, será destinada a "populações com alto risco de infecção pelo HIV". A pasta, porém, não detalhou o perfil dos grupos que serão beneficiados. as informações são do G1.

    CONTINUE LENDO


  • Cerca de dez presos fogem das carceragens da delegacia de Brumado

    A fuga aconteceu através do teto, as vigas de concreto foram rompidas com o auxílio de macaco hidráulico.

    Mais uma vez a delegacia de Brumado mostra quanto está fragilizada e sem condições de manter custodiados, principalmente além da sua capacidade, como tem sido o caso.
    Diversas fugas já foram registradas nos últimos anos, a última delas aconteceu na madrugada desta quarta – feira (20), quando cerca de dez presos conseguiram fugir das carceragens.
    No momento estão sendo realizadas as chamadas para se confirmar a quantidade e as identidades dos fugitivos.

        

    Segundo as informações obtidas pelo Destaquebahia, junto ao Delegado plantonista, Dr. Fábio Lago, os presos quebraram os cadeados, com o auxílio de um macaco hidráulico romperam as figas de concretos do teto e posteriormente escalam as paredes com cordas improvisadas, a famosa "tereza".
    Muitos optaram por ficarem, só os mais perigosos empreenderam fuga.Até o momento nenhum foi capturado.


    O coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo, estará concedendo uma coletiva à imprensa ainda nesta manhã para falar sobre o ocorrido. 

     



  • Partidos podem escolher candidatos para eleição municipal a partir de hoje (20)

    A partir de hoje (20), os partidos políticos poderão realizar as convenções partidárias para escolher os candidatos que vão concorrer às eleições, em outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As convenções poderão ser feitas até o dia 5 de agosto. Segundo o Tribunal Superior Eeleitoral (TSE), a data para a realização das convenções mudou com a Lei 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral de 2015. Antes da legislação, as convenções eram feitas entre os dias 10 a 30 de junho do ano em que ocorre a eleição. Segundo a Agência Brasil Também a partir desta quarta-feira, juízes que forem cônjuges ou parentes de candidatos não poderão exercer algumas funções. Segundo o Código Eleitoral, desde a homologação da convenção partidária até a diplomação do candidato, “e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, não poderão servir como juízes nos tribunais eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição”. De acordo com o TSE, pai, mãe e filhos são considerados parentes consanguíneos em primeiro grau. Já irmãos, avós e netos são de segundo grau. São considerados parentes por afinidade em primeiro grau sogro, sogra, genros e noras e de segundo grau, padrasto, madrasta, enteados e cunhados.



  • Câmara pode votar em agosto projeto para evitar bloqueios do WhatsApp

    Foto: Antônio Augusto / Câmara dos Deputados

    O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar em agosto projeto de lei do deputado federal Arthur Maia (PPS) que altera o Marco Civil da Internet e proíbe a suspensão dos serviços de comunicação pela internet, como é o caso do aplicativo WhatsApp. O parlamentar baiano conversou na tarde desta terça-feira (19) com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se comprometeu a levar a proposta para apreciação dos líderes já na primeira semana de agosto, logo após o recesso branco. A ideia é votar a urgência do projeto e levar para discussão direto para o plenário a fim de evitar mais prejuízos aos usuários do aplicativo, que foi bloqueado pela terceira vez por determinação da juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias (RJ), Daniela Barbosa Assunção de Souza. A proposta de Arthur Maia veda a concessão, pelo Poder Judiciário, de medidas cautelares ou a determinação de providências que impliquem o bloqueio de aplicações de comunicação de uso público via internet. Na avaliação do parlamentar, o bloqueio é abusivo e desproporcional. 

    Para ele, a aplicação de multas poderia ter o mesmo efeito coercitivo que a juíza quer conseguir com a suspensão do serviço do WhatsApp. “Acredito ser adequado que a legislação imponha limites aos poderes do magistrado, pois os juízes não têm o poder de cercear a comunicação de milhões de pessoas em todo o país. Considero essa decisão desproporcional uma vez que existem outros meios igualmente eficazes para impelir indivíduos ao cumprimento de decisões judiciais, como é o caso da multa coercitiva, meio já consagrado no direito brasileiro. É descabida, portanto, a utilização justamente da modalidade mais prejudicial aos usuários, que é o bloqueio de um serviço tão essencial, usado inclusive para fins profissionais ou comerciais” protestou. Com informações do Bahia Notícias.

    CONTINUE LENDO


  • Pré-candidatos a prefeito e vice pelo DEM em Guajeru devem cerca de R$ 68 mil aos cofres públicos

    Membros da comissão executiva do Democratas de Guajeru, que pretendem disputar as eleições de 2016 na chapa majoritária, têm seus nomes inscritos na lista da dívida ativa do município. A lista apresenta os nomes do ex-vereador, José Maria Alves Dias, pré-candidato a prefeito pelo DEM (Democratas) e da ex-vereadora, Helena Maria Lauton Ribeiro, pré-candidata a vice-prefeita. A dupla, que ocupa a vice-presidência e a secretaria do referido partido, deve ressarcimento aos cofres públicos que somam mais de R$68.000,00 (Sessenta e oito mil reais). A pré-candidata a vice-prefeita, Helena Lauton, que teve seu nome envolvido em irregularidades no processo de individualidade dos valores do FGTS, tendo, na época, que renunciar ao cargo legislativo que ocupava para evitar uma eventual cassação do mandato, deve aos cofres públicos algo em torno de R$33.000,00 (trinta e três mil reais). Já o então presidente da Câmara de Vereadores, José Maria Alves Dias, que pretende disputar a vaga de prefeito nestas eleições, também está inscrito na dívida ativa, devendo ressarcimento aos cofres públicos no valor de aproximadamente R$35.000,00 (trinta e cinco mil reais).



  • Rastreamento do Câncer de Mama começa nesta quarta em Barra do Rocha

    Nesta quarta (20) e quinta-feira (21), começa no município de Barra do Rocha, na Região de Saúde de Jequié, mais uma ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. A unidade estará estacionada na Praça José Borges (Mercado Municipal) para o atendimento das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que precisam fazer mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), são 413 mulheres no município que estão aptas a realizar o exame de mamografia. Para o atendimento, basta estar dentro da faixa etária proposta e levar os documentos pessoais e o cartão do SUS. 

    O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

    CONTINUE LENDO


  • Ibicoara: Criança de 10 anos morre após ser atropelada

    Foto: Arquivo Familiar

    Por volta das 17h de ontem (18), a criança Nicoly Xavierde, de 10 anos e natural de Barra da Estiva, foi atropelada por um indivíduo em uma motocicleta na cidade de Ibicoara. A criança chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital da cidade, mas não resistiu e veio a óbito. A morte da criança causou grande comoção na população de Ibicoara.  Nicoly era filha de um professor conhecido como “Robinho”, que ensina na comunidade de Pau Ferrado, e era muito querida entre os parentes e amigos. O corpo foi encaminhado ao DPT de Brumado e liberado na manhã de hoje (19). A polícia está investigando o caso no intuito de identificar o motoqueiro já que, no momento do acidente, ele evadiu-se do local. 



  • WhatsApp será bloqueado a partir das 14h, diz sindicato de operadoras

    Foto:Destaquebahia.com.br

    O WhatsApp será bloqueado em todo o país a partir das 14h desta terça-feira (19), afirmou ao G1 Eduardo Levy, presidente do SindiTeleBrasil, sindicato das operadoras de telefonia celular. A suspensão decorre de uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro, que determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens em todo o Brasil. Uma notificação foi enviada para as empresas de telefonia após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial. A decisão tomada pela juíza Daniela Barbosa manda as operadoras suspenderem o acesso imediatamente. Segundo a GloboNews, as provedoras de conexão foram notificadas da decisão por volta das 11h30. 

    O Facebook informou que não vai se manifestar e a assessoria do Whatsapp disse que não tem ainda uma posição sobre a decisão. Esta é a quarta vez que um tribunal decide pela suspensão do acesso ao aplicativo no Brasil. Diferentemente das outras decisões, não há um prazo definido para o retorno do serviço assim que ele for bloqueado. O Sindicato das Operadoras de Telecomunicações (Sinditelebrasil) informou que ainda não tem informações sobre o caso. Procuradas pelo G1, Claro, Vivo e Tim afirmam que ficaram sabendo do bloqueio pela imprensa e ainda não possuem um posicionamento. As informações são do G1.

    CONTINUE LENDO


  • Polícia Militar recupera moto roubara em Aracatu

    Foto: Divulgação/ Polícia Militar

    Na manhã desta terça-feira (19), uma guarnição da 34ª CIPM-Aracatu, apreendeu uma motocicleta Honda CG Titan placa policial DYQ-0721. Após realizar a consulta dos dados do veículo os policiais descobriram que se tratava de uma motocicleta que havia sido roubada. O condutor da motocicleta no momento da abordagem é residente no bairro Cândido Portinari. Ele foi encaminhado à delegacia junto com o veículo apreendido. A polícia irá abrir uma investigação para apurar a autoria do roubo e localizar o proprietário da moto.



Estamos nas redes sociais