• Moto furtada em Malhada de Pedras é recuperada pela polícia em Guanambi

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Uma motocicleta Bis – CG/Honda, que havia sido furtada no município de Malhada de Pedras, foi recuperada pela polícia de Guanambi na tarde da última quarta-feira (27). Segundo informações passadas pelo 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi ao Destaquebahia, a motocicleta foi recuperada após denuncia anônima de populares, informando que a mesma estava abandonada na Praça da Prefeitura Municipal de Guanambi.
    A Motocicleta foi encaminhada para a delegacia de Guanambi onde os procedimentos de praxe foram tomados. A placa de licenciamento da motocicleta é de Brumado.



  • Catoze solicita que verbas devolvidas pela Câmara sejam aplicadas na reforma das três praças do bairro São Félix

    O vereador Catoze, além de morador é um defensor fervoroso do Bairro São Félix, o qual sempre ocupou um lugar de destaque em suas ações parlamentares. Neste contexto, Catoze, além de fazer requerimentos constantes ao Executivo para melhorias estruturais no bairro, teve outra ação muito importante, pois, ao tomar conhecimento que a Câmara de Vereadores de Brumado iria devolver à Prefeitura a quantia de cerca de R$ 250 mil, ele, rapidamente intercedeu e fez a solicitação para que essa verba seja destinada para a recuperação de três praças no Bairro São Félix, a Praça da Concórdia, a Praça dos Garis e Praça Rodrigues Castro Leite. 

    Segundo o vereador “a verba, que a princípio teria sido divulgada somente para a reforma de uma praça, dá tranquilamente para as três, já que são de pequeno porte”. Catoze, que já fez inúmeras solicitações nesse sentido à administração municipal, espera, que, agora, os anseios dos moradores sejam atendidos com a revitalização dos referidos logradouros públicos. “Estamos muito otimistas que a nossa solicitação seja finalmente atendida, já que estamos nessa luta há um bom tempo”, ressaltou o parlamentar que ainda lembrou que “a minha luta pela atualização urbana do bairro São Félix não para por aqui, pois novas conquistas serão obtidas futuramente”. 

    CONTINUE LENDO


  • Projeto 'Vamos Acabar com isso! Diga Sim à Saúde' foi realizado em Maetinga

    Foto: Ivone Aguiar / Destaquebahia.com.br

    Foi realizado na última quarta - feira (27), no Povoado Vereda do Meio, município de Maetinga, o projeto “Vamos Acabar Com Isso! Diga sim à Saúde”.

           

    O evento teve como objetivo conscientizar a população local sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Os alunos, professores e funcionários se mobilizaram e, através de música, apresentação de teatro, palestras, e uma linda caminhada, os moradores de Vereda do Meio foram alertados e orientados a combater o mosquito da Dengue.
    Também foram abordados temas como: Piolho, Alimentação Saudável, Higiene Bucal e Corporal.

     

         


    Todos ficaram maravilhados com o evento realizado pelo Núcleo Ulisses Guimarães, composto por duas escolas e que tem como diretora, Renata Leal, vice diretor; Edson Santos e coordenadora, Ivone Aguiar.

         


    O evento teve a colaboração total da Prefeitura Municipal de Maetinga, através da secretaria de educação, e o apoio da Polícia Militar.
     



  • Comandante da 34ª CIPM participa de importante evento na Chapada Diamantina

    Major Jocevã Oliveira; Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Barra da Estiva, Adriano Pires. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Dentre as autoridades presentes em um dos maiores eventos da Chapada Diamantina, o VIII Encontro de Agricultores e Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, estava o Major Jocevã Oliveira, Comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que tem sua sede em Brumado.
    Além de ter sido o responsável por viabilizar todo o esquema de segurança para proporcionar tranquilidade aos participantes e expositores do evento, o Major Jocevã Oliveira também foi convidado para compor a mesa, juntamente com lideranças, prefeitos e secretários.
    Os relevantes serviços realizado pelo comandante à frente da 34ª CIPM, foi por diversas vezes enaltecido, principalmente pelo secretário Jerônimo Rodrigues, que esteve no evento representando o Governador Rui Costa.
    A 34ª CIPM atua em mais de 12 municípios, inclusive na Chapada Diamantina, em municípios como Barra da Estiva, Ibicoara, dentre outros. O VIII Encontro de Agricultores e Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região acontece até sábado (30).



  • A exemplo de vários municípios da Bahia Dia D da Vacina contra H1N1 não irá acontecer neste sábado (30) em Brumado

    O segundo lote das vacinas ainda não chegou. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu, assim como um grande número de municípios da Bahia, não realizar o Dia D da Vacinação contra a gripe H1N1. A decisão se deu porque o segundo lote das vacinas ainda não chegou, o que impossibilita que toda a logística necessária para a imunização em massa possa ser operacionalizada. A previsão é que o segundo lote chegue na segunda-feira (02), o que não afetará a vacinação nas unidades de saúde, que continuarão acontecendo normalmente. Outro fator que veio corroborar para essa tomada de decisão é que Brumado seguiu o calendário estipulado pela Sesab, antecipando a vacinação que se iniciou no último dia 18. A Sesau também comunica que não há motivos para preocupações, já que os grupos prioritários poderão tomar a vacina normalmente, como já foi citado, em todos as unidades de saúde como vem acontecendo. Na semana que vem a equipe epidemiológica se reunirá para marcar uma nova data para o Dia D, que deverá acontecer no mês de maio. 

     
     
     



  •  Para que haja o descarte correto lixeiras seletivas são implantadas em Guajeru

    No intuito de promover a conscientização dos cidadãos quanto ao descarte correto do lixo em Guajeru, a prefeitura acaba de implantar lixeiras coletivas e seletivas, o que proporcionará a separação correta entre o que pode ser reciclado ou não. Além da conscientização, a prefeitura também visa auxiliar os guajeruenses na gestão dos resíduos urbanos.
    A cor azul para papéis, vermelho para plásticos, verde para vidros, amarelo para metais, preto para madeiras, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduos gerais não recicláveis.



  • Lei pode obrigar instalação de placas solares em prédios públicos da Bahia

    Os soteropolitanos tem enfrentado dias de intenso calor e poucas nuvens, cenário perfeito para a captação de energia solar. Agora já imaginou se todos os prédios públicos tivessem placas solares? O deputado estadual Marcell Moraes (PV) já. Um projeto encaminhado pelo parlamentar para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta semana prevê a instalação de sistemas de captação da energia solar nas novas edificações construídas na Bahia, como hospitais, postos de saúde, delegacias e escolas. Já os prédios mais antigos teriam um tempo determinado para fazer um estudo de viabilidade de adaptação à novidade. A fiscalização da qualidade e eficiência dos mecanismos implantados seria responsabilidade das secretarias municipais e estaduais de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública. Já as despesas seriam cobertas por dotações orçamentárias do governo e prefeituras. Na justificativa, Marcell alerta ainda para outra questão trazida pelos dias seguidos de sol: com uma dependência de quase 80% na energia gerada por hidrelétricas, a Bahia tem enfrentado uma grave crise hídrica com a falta de chuvas no estado. "O governo precisa mudar muita coisa relacionado ao meio ambiente, estamos no século XXI. Por exemplo, a própria Secretaria do Meio Ambiente usa copo descartável, isso é um absurdo. A AL-BA usa copo descartável, que pode durar 1000 anos. Pensando nisso, o poder público deveria incentivar os grandes empresários a lutar para o bem estar da própria população a médio prazo. Acho que o painel solar vai melhorar muito, principalmente na questão ambiental, e de consciência também”, avaliou o parlamentar. Segundo Marcell, a iniciativa já foi colocada em prática em alguns lugares da Europa, onde inclusive prédios comerciais e privados possuem os painéis de captação da energia do Sol. Por isso, acredita que não há motivos para haver polêmica em torno da proposta. “A sociedade tem que entender que o projeto não é polêmico, é novidade. Estamos falando de algo que daqui a dez anos, independentemente de ter projeto meu ou não, seria natural. Esse projeto das placas solares vai acontecer com ou sem o meu projeto. A Europa está fazendo pra economizar. Se isso existe lá, é pro governo se espelhar... Não deveria esperar projeto de deputado, mas ter iniciativa de fazer e executar o projeto. O governo pensa muito a curto prazo”, lamentou.(Fonte:Bahianoticia)



  • Contribuintes têm até esta sexta para entregar declaração do Imposto de Renda

    Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil

    O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física termina nesta sexta-feira (29). Até a tarde desta quinta (28), um balanço divulgado pela Receita Federal indicava que ainda eram esperadas 5,8 milhões de declarações. Quem não cumprir o prazo de entrega está sujeito a pagar multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode atingir até 20% do imposto devido. A Receita espera que sejam feitas 28,5 milhões de declarações. O número representa aumento de 2,1% em relação ao ano passado, quando 27,9 milhões de contribuintes entregaram os documentos.



  • S10 LTZ Flex 2.5 2014/2015 completa está disponível na Taisan Auto com preço incrível

    Já pensou em comprar uma S10 LTZ Flex 2.5 2014/2015 completa, por um preço imperdível? Pare de pensar e faça uma visita a concessionária Taisan Auto e veja que todas as condiçoes e preço que você precisa a Taisan oferece. A Taisan Auto está localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado; telefone: (77) 3441-5551.



  • Condeúba: Vereador acusa prefeito de superfaturamento em compra de terreno no valor de R$ 200 mil

    Vereador Silvan Baleeiro. Foto: Divulgação

    Na sessão da Câmara de Vereadores de Condeúba dessa quinta-feira (28/04), o vereador Silvan Baleeiro usou a palavra para fazer uma denúncia e anunciar que nos próximos a oposição vai apresentar ao Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia e à Câmara Municipal do município uma denúncia contra o prefeito de Condeúba, José Augusto Ribeiro (Guto), por crime de responsabilidade, o que poderá levar a perder o cargo. Segundo Silvan, o prefeito desapropriou um terreno de Cido Pereira, empresário da cidade de Cordeiros no valor de 200.000,00 (duzentos mil reais), com a justificativa de construir um cemitério. O problema que o terreno de 5,7 hectares, desapropriado por esse valor de 200.000,00, fazia parte de uma maior, de 180 hectares que Cido comprou por R$ 10.050,00 (dez mil reais), há quatro anos atrás, conforme prova a escritura pública de compra e venda lavrada à folha 017 da pasta nº 001-c do Tabelionato de Notas desta cidade e comarca de Condeúba Assim, tudo leva a crer que trata de fraude em prejuízo ao município de Condeúba. Silvan disse ainda que tentou obter junto à prefeitura, por duas vezes, o laudo de avaliação que justifique este valor, mas o prefeito não respondeu. A negativa do prefeito, de acordo com a lei orgânica de Condeúba caracteriza crime de responsabilidade previsto no art. 19, XV e 49, I, do Decreto nº 201/67. O prefeito está sujeito à cassação de mandato pela justiça ou pela câmara. Silvan afirmou também que pretende tomar todas as medidas legais para impedir o pagamento dos R$ 200.000,00, pois a prefeitura deve gastar esse dinheiro com a saúde e educação, que vive um caos no município. Além da documentação do terreno desapropriado, o vereador alegou ainda que o prefeito tem ignorado totalmente a lei orgânica municipal e a própria constituição federal, faltando com transparência em outros casos como por exemplo no leilão de lotes em uma área pública. Segundo o edil, nenhum documento solicitado foi disponibilizado, mesmo que a lei o garanta o acesso a qualquer documento público.



  • Livro Memória: Limites e Validade, do escritor Rui Medeiros, é doado à Biblioteca de Brumado

    O jovem Fredinho passando um exemplar do livro às mãos do prefeito Aguiberto e da secretária Acácia Gondim

    Considerado um dos novos expoentes da Literatura da Bahia, Rui Medeiros está lançando um novo livro que retrata o cotidiano da região sudoeste da Bahia, o qual teve também como base de pesquisa a obra “Uma Comunidade Rural do Brasil Antigo”, de autoria do brumadense Lycurgo Santos. Rui, que é Mestre e Doutor em Linguagem e Sociedade pela UESB e também graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador percorre com uma incrível destreza linguística as áreas de História do Direito, Direito do Trabalho e Movimentos Sociais. O lançamento da referida obra: História Local e Memória: Limites e Validade, que faz um amplo estudo tendo como mote a cidade de Vitória da Conquista (BA) já é vista como livro de cabeceira de quem quer conhecer os detalhes da região sudoeste da Bahia. Na tarde desta quarta-feira (27), o jovem Luiz Frederico Rego (Fredinho) cumpriu a honrosa missão em passar para as mãos do prefeito Aguiberto Lima Dias e da secretária municipal de Educação, professora Acácia Gondim um exemplar da obra, a qual foi doado para compor o acervo da Biblioteca Municipal de Brumado. “Fredinho” foi aluno de Rui Medeiros e hoje é amigo particular do escritor que lhe incumbiu desta tarefa. O encontro aconteceu no Gabinete Municipal e o prefeito e a secretária ficaram muito satisfeitos com o presente e aproveitaram o momento para agradecer ao escritor e ao seu representante pela tão importante doação. Quem quiser ter acesso à obra é só se dirigir à Biblioteca Jarbas Passarinho que o livro já ingressou no acervo. 



  • Teve início o VIII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O evento foi aberto oficialmente por volta das 10h40min, quando, o locutor Célio Santos, fez o convite para as autoridades compor a mesa, dentre os quais estiveram presentes: O Secretário Jerônimo Rodrigues (representando o governador Rui Costa), Guilherme Bonfim (Superintendente da Seagri), Deputado Estadual Marquinho Viana, Prefeito de Barra da Estiva, Adriano Pires (Dinho), José Henrique Tinoco (Secretário de Agricultura de Barra da Estiva), Superintendente da Caixa, Claudemir, dentre outras autoridades.

       

    Após a composição da mesa, a Orquestra Filarmônica 22 de Julho, tocou o Hino Nacional e logo após foi feito o uso da palavra pelas autoridades presentes, sendo que o Secretário de Agricultura de Barra da Estiva, José Henrique Tinoco, foi quem iniciou e falou da importância do evento que vai para a sua 8ª edição.


     



  • Em operação policial duas pessoas são presas suspeitas de envolvimento em homicídios em Guanambi

    Foto: Divulgação/Polícia Civil

    Na tarde desta quinta - feira (28), Uma operação desencadeada pela Polícia Civil de Guanambi resultou na prisão de Fernando Santos Da Silva, e Warley de Souza Cruz, conhecido como "Gavião", que são suspeitos de envolvimento em um duplo homicídio na cidade de Guanambi. As prisões aconteceram nas residências dos suspeitas, através de um cumprimento de mandados de Prisões Preventiva, representada pela Policia Civil e decretada pela Justiça Criminal de Guanambi, no que os quais são acusados no envolvimentos em diversos crimes na cidade, inclusive no duplo homicídio ocorrido no dia 02/04/2016, onde uma das vitima era filho de um Policia Civil.



  • Presidência da Câmara de Vereadores devolverá mais uma vez recursos para administração municipal para utilização em obras de infraestrutura

    Foto: Divulgação.

    Demonstrando a grande capacidade de gerenciamento das verbas públicas a Câmara Municipal de Vereadores, que tem como presidente o vereador Alessandro Lôbo e Silva estará mais uma vez devolvendo à administração municipal recursos para serem utilizados em obras de infraestrutura para beneficiamento da população.

    Essa ação comprova que a gestão do legislativo tem primado não só em realizar um trabalho de legislador e fiscalizador, mas, também, acima de tudo de parceria com o executivo municipal no firme propósito de promover o desenvolvimento e o crescimento da cidade, ofertando uma vida de melhor qualidade para toda comunidade. A atitude de devolução de recursos já foi anteriormente realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, quando mais de duzentos mil reais foram retornados à Prefeitura e utilizados para a realização de cirurgias eletivas, que haviam sido suspensas por falta de recursos. Dentro desta perspectiva de união o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo e Silva, juntamente com todos vereadores definiu mais uma vez pela devolução de mais recursos que deverão, após discussão com o prefeito municipal, serem destinados para a construção de praças e outros benefícios no bairro São Félix. “Discutimos a princípio a possibilidade de serem reformadas as Praças da Concórdia, dos Garis, Rodrigues Castro Leite, além de outros benefícios que estão sendo solicitados pela comunidade do bairro. Não definimos nada sem antes conversarmos com o prefeito, pois podemos dar um direcionamento conforme nossa visão de prioridades, mas definirmos sempre juntos”, pontuou Alessandro Lôbo. Na manhã desta quinta-feira o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo e Silva esteve, juntamente com o secretário de infraestrutura André Cardoso, visitando as praças e logo após se direcionou à prefeitura para conversar com o prefeito Aguiberto Lima Dias para definição da destinação dos recursos. “Nós do legislativo brumadense temos trabalhado sempre pelo bem comum e com a prioridade de sermos o elo da comunidade com a administração a fim de detectar as principais carências e colaboramos na efetivação destes benefícios”, ressaltou Alessandro Lôbo.

    CONTINUE LENDO


  • Colisão entre carro e moto deixa uma vítima fatal na BA- 142, em Ituaçu

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    De acordo com as informações obtidas pelo Destaquebahia, Viviane, funcionária do restaurante RD de Ituaçu veio a óbito na manhã desta quinta – feira (28), após sofrer um grave acidente na BA – 142, sentido Tanhaçu/ Ituaçu.

                                 

    Viviane trafegava pela rodovia quando colidiu frontalmente com um veículo Fiat/Idea, que supostamente teria invadido a contramão.

    Viviane chegou a ser socorrida pelo Samu 192 ao Hospital Municipal de Ituaçu, mas, apesar dos esforços da equipe médica, Viviane não resistiu ao ferimento e foi à óbito.

    O corpo de Viviane deverá ser encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde passará por exames de necrospsia para posteriormente ser liberado para os familiares realizarem o sepultamento.

         

    O acidente aconteceu por volta das 6h4min. O condutor do veículo, ainda não identificado, foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Tanhaçu com ferimentos leves.

    A Polícia Rodoviária e Militar se encontram no local aguardando a chegada da Polícia Técnica para fazer a perícia e descobrir as circunstâncias do acidente.



Estamos nas redes sociais