• Cerimônia de entrega do certificado de dispensa do serviço militar.

    Está acontecendo neste momento no Tiro de Guerra, a cerimônia de estrega de certificado e dispensa militar. O evento está contando a presença de diversas autoridades como, vereadores, delegado e além de outros, a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias.
    Dentro de alguns minutos você terá as imagens e a cobertura completa realizada Destaquebahia.



  •   monitoramento eletrônico será viabilizado no Centro da Cidade

    Será implantado em Guanambi nos próximos meses um sistema de monitoramento eletrônico composto por Câmeras de última geração que proporcionará vigilância imediata e contínua do centro comercial da cidade visando salvaguardar as integridades da vida humana e dos patrimônios públicos e privados. O projeto é um fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Guanambi e a Câmara de Dirigentes lojistas – CDL, e para ser instalado depende apenas do apoio das agências bancárias no sede no município. O assunto foi pauta de uma reunião às 7 horas na manhã desta quarta-feira (25/09), no gabinete do Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, que convidou para discutir o projeto com diretores da CDL,  representantes do 17º Batalhão de Polícia Militar, gerentes das agências bancárias e  do Rotary Clube. Interessado em que o projeto seja implantado, p prefeito de Guanambi, que esteve recentemente com o Secretário de Segurança Pública do Estado, garantiu que a Prefeitura de Guanambi vai arcar com 50% dos recursos e propôs que as agências bancárias assumam a outra metade, “caberá depois a CDL, que não entrará com recursos neste momento inicial, assumir a manutenção do projeto”, disse o prefeito que entende que o município não pode cruzar os braços diante dos fatos, mesmo sendo a Segurança Pública uma obrigação do Estado, “temos que fazer a nossa parte e implantar esse projeto, pois como Prefeito e cidadão guanambiense, me preocupo com a segurança e a integridade dos nossos munícipes”, enfatiza o Chefe do Executivo Guanambiense, que recebeu inicialmente o compromisso dos gerentes bancários presentes em buscar junto à Superintendência dos bancos o apoio para o projeto. Para o  major Moreira, subcomandante do 17º Batalhão de Policia Militar de Guanambi que representou o órgão na reunião, “o projeto é importante ferramenta em favor da segurança pública, em prol do município e essa iniciativa do Prefeito de Guanambi com a CDL tem o total apoio da Polícia Militar”. Já o gerente do Banco do Nordeste de Guanambi Jonas Salas destacou que Guanambi é uma das cidades que mais crescem no interior do estado e não poderia deixar de incorporar esses serviços na estrutura de segurança, “pois o monitoramento nos proporciona oferecer uma maior segurança ao cidadão e Guanambi só tem a ganhar”, disse, acrescentando não ter dúvidas de que o Banco do Nordeste será também parceiro desse empreendimento.

    O PROJETO

     O projeto prevê a utilização de cabos de fibra ótica e a  implantação de várias Câmeras de 36x, full HD, com sistema infravermelho para gravação de imagens no escuro, com capacidade para implantação posteriormente de um software de monitoramento inteligente, com capacidade para reconhecimento da face humana de criminosos e de placas de veículos roubados constantes em seu banco de dados. A apresentação do projeto foi feita pelo empresário Ivanaldo Oliveira da Micks Informática, um dos diretores da CDL, desenvolvedor do sistema, que cobrirá inicialmente o centro comercial composto pelas ruas: Expedicionários, Rui Barbosa, Francisco José Fernandes, Pedro Francisco de Moraes,  15 de novembro, Dr. Joaquim Manoel, Praça Gercino Coelho, Barão do Rio Branco, Praça do Feijão e parte da Santos Dumont.     



  • Estudantes tentam armar confusão em frente de escola em Livramento

    Brigas entre estudantes estão ficando cada vez mais frequentes. (Foto:l12noticias)

    Brigas por motivos entre adolescentes estudantes, semelhante a que acabou com a morte da jovem Luana Vieira Gregório, de 15 anos, na frente da escola em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, são muito mais frequentes do que se imaginam.

    Em várias cidades baianas, essa é uma situação constante. Quase todas as semanas acontecem brigas entre alunos, seja dentro da escola ou do portão pra fora. Brigas por motivos banais, fúteis que, na maioria das vezes, provocam rixas e vingança entre grupos oponentes.

    Dois episódios envolvendo briga entre estudantes foram registrados somente esta semana em Brumado. Em ambos os casos, duas adolescentes foram flagradas brigando, uma delas, na porta do Colégio Estadual de Brumado (CEB).
     

    É visível que vem aumentando ultimamente o número de casos envolvendo brigas entre estudantes. Ontem, à noite, por volta das 19h20min, houve um princípio de confusão que teria se iniciado entre supostos alunos do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora. Supostos, porque "os brigões", no momento das discussões, não estavam com a farda do colégio.
     

    Uma aluna, que prefere não se identificar, afirmou que a briga teria começado na quarta-feira (25), na Praça Zezinho Tanajura, depois de dois rapazes ter se estranhado em encarada. A confusão continuou envolvendo outros adolescentes, alguns deles de farda. O atrito só veio parar ontem, na porta da Escola, quando o pai de um dos adolescentes interviu e levou o seu filho pra casa.

    Um fato curioso é que a Praça Zezinho Tanajura estava repleta de estudantes, quando deveriam estar em sala de aula. Com informações do l12 noticias.



  • Terceira idade tem dia especial de lazer no Clube Social em encontro comemorativo

    O dia desta quinta (26) foi especial para a terceira idade. Eles desfrutaram de muito lazer, palestras informativa e tiveram a oportunidade de se interagirem uns com os outros.
    O primeiro encontro dos idosos da rede de atendimento, interação e troca de saberes, foi promovido para comemorar o dia do idoso que é comemorado hoje sexta (27).
    A programação contou com música e dança, com o grupo Turma da Gabiraba da universidade aberta, terno de reis,apresentado pelo grupo Viva a Vida e Viva Bem, a idade da sabedoria do CRAS Holanda pires apresentou o valor da amizade em forma de teatro, palestra sobre o Câncer de Mama, Colo de Útero e Próstata com o enfermeiro Ricardo Alves Porto etc.

    Têmis Narvaes (secretária da  SESOC) e Maria Oliveira Pires (Coodenadora do CREAS Chico Xavier)

    Maria de Oliveira Pires, coordenadora do Creas Chico Xavier, falou da importância do encontro e da presença dos idosos, segundo ela, outros encontros dessa natureza serão feitos novamente. A SESOC também participou do evento e secretária Têmis Narvaes se sentiu, assim como os demais, muita satisfeita com a organização e realização do evento.



     



  • Coordenador do DTTU pede exoneração do cargo

    Amorim estará protocolando nesta Sexta (27) sua saida do cargo. (Destaquebahia.com.br

    O coordenador do Departamento de trânsito e Transportes Urbanos Clidemar Amorim Risério, por volta das 18:30 desta quinta (26), pediu verbalmente exoneração do cargo.
    Procurado por nossa equipe, Amorim não quis revelar por enquanto os motivos que o levou a tomar essa atitude, segundo ele, amanha mesmo (Sexta [27]) estará protocolando formalmente a sua exoneração do cargo.
    Clidemar tem pouco menos de dois meses no cargo, o coordenador anterior também pediu exoneração. se cofirmado este será o segundo a passar pelo departamento e pedir para sair.



  • Organização criminosa pode está marcando território em Brumado

    Os muros do posto de saúde foram pichados com a sigla da facção crimnosa PCC (Primeiro Comando da Capital) / Destaquebahia.com.br

    Se foi por brincadeira, se deu mal. Caso não foi, se deu mal do mesmo jeito.
    A policia deteve na tarde de ontem (25) um jovem de primeiro nome Matheus. Ele foi detido pela policia após denuncias de que o mesmo estaria pinchando os muros de um posto de saúde no bairro Doutor Juracy com as siglas de uma facção criminosa (PCC).
    Com a criminalidade que tem crescido de forma assustadora na cidade, não é descartado a possibilidade de que o jovem faça parte da facção criminosa e que as pichações possa ser marcação de território.
    Ele está à disposição da policia, sob a acusação de prática de vandalismo, crime ambiental e apologia ao crime.
     



  • Ruas em obras estão sendo motivos de reclamações por parte de condutores

    As ruas não estão sinalizadas mesmo estando interditadas parcialmente

    Duas ruas estão sendo motivos de reclamações no bairro São Félix com a Malhada branca. Isso, por que uma empresa que presta serviço para o município está fazendo a manutenção de uma rede de esgoto entre uma rua e outra ( Nelson Viana e Zeferino Pinheiro). Até ai tudo bem, o motivo da reclamação é que estas ruas deveriam ser sinalizadas. Para que os condutores soubessem da interdição das mesmas.
    Como a sinalização não existe, alguns condutores que saem da Sabino Lourenço e pegam a Zeferino Pinheiro, só descobrem que não podem passar ali depois de já ter percorrido vários metros, tendo que retornar e pegar outro caminho.
    Já os condutores que saem da rua Zelita, se forem passar pela Nelson Viana, só descobre que a rua está em obras depois de fazerem a curva.
    Com uma simples sinalização no inicio e fim de cada rua, as coisas seriam melhoradas principalmente para os condutores que não moram nos referidos bairros.




     



  • Dezenas de pessoas formam fila em “Saldão dos acidentados”

    Sorte tiveram os primeiros da fila

    A rede Eletrosom de Brumado, promoveu na tarde desta quarta (25), o “saldão dos acidentados” Produtos com pequenos defeitos e de mostruário com 90% de desconto.
    A promoção nem foi divulgada, mas bastou colocar alguns cartazes em frente a loja com o preço de alguns produtos, para que em poucos minutos uma fila gigantesca viesse a se formar.



    A quantidade de peças eram limitadas e só uma parte das pessoas , os que chegam primeiro, é que tiveram a oportunidade de comprar produtos com preços de até de um real.
    Algumas pessoas foram embora decepcionadas por não conseguirem comprar, já as que compraram já aguardam uma próxima.


     



  • Suspeito de comercializar armas é preso em Conquista

    informações e imagens - blitzconquista

    A Polícia de Vitória a Conquista, por meio da Delegacia de Homicídios (DH) e Garcif, prendeu nesta quarta-feira, 25, Maurício Ribeiro dos Santos, vulgo Rebeca, suspeito de comercializar armas e munições. Segundo a Polícia, Maurício foi surpreendido em sua residência, por volta das 6h30. No local foi encontrada uma pistola com numeração raspada, tubos plásticos com pólvora para armas de fogo e R$ 30 mil em espécie, além de notas promissórias e cheques.



  • Prazo é de 30 dias. TCU também aprovou devolução de valor pago a mais. Maior remuneração no setor público é a de ministro do STF (R$ 28 mil).

    O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu em julgamento nesta quarta-feira (25) dar 30 dias para que o Senado Federal reduza os vencimentos dos servidores da Casa que ganham acima do teto do funcionalismo. Pela Constituição, o salário máximo permitido no serviço público equivale ao subsídio de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente em R$ 28 mil.

    A maioria dos ministros também decidiu que os 464 funcionários do Senado que recebiam os chamados "supersalários" em 2010, ano em que foi realizada a auditoria, terão de devolver aos cofres públicos os valores recebidos a mais desde 2008. Segundo estimativa do TCU, esse montante acumula cerca de R$ 300 milhões.

    Entre as punições estipuladas em caso de descumprimento, a decisão prevê multa de R$ 40 mil para dirigentes do Senado. No início da noite, a assessoria da Presidência do Senado divulgou nota em que informa que a decisão do TCU será cumprida "imediatamente".

    "O presidente Renan Calheiros informa que, em face da decisão adotada hoje pelo Tribunal de Contas da União, o Senado Federal irá implantar imediatamente a redução da remuneração dos servidores da instituição ao limite constitucional", diz o texto da nota.
     

    Em agosto, o TCU já tinha dado 60 dias para a Câmara dos Deputados cortar os vencimentos de mais de mil servidores e adaptá-los ao limite do teto do funcionalismo. Mas não determinou a devolução do que foi pago a mais.

    De acordo com o tribunal, o Senado paga de forma indevida, anualmente, R$ 157 milhões, dos quais R$ 60 milhões somente em salários acima do teto. A diferença se refere a outros pagamentos considerados irregulares pelo TCU, referentes a horas-extras, horas não trabalhadas e acúmulo de cargos indevidamente.

    A estimativa dos auditores do TCU, informou a assessoria do tribunal, é de que estejam irregulares aproximadamente 10% da folha de pagamento do Senado, de R$ 1,5 bilhão por ano (soma dos salários de servidores e parlamentares).

    O processo que analisou a folha de pagamento do Senado foi relatado pelo ministro Raimundo Carreiro, ex-secretário-geral da mesa diretora do Senado.

    Em seu parecer, Carreiro sugeriu que a direção do Senado cortasse os salários dos servidores que recebem acima do teto constitucional, mas não previa devolução de dinheiro aos cofres públicos.

    Mas, durante o julgamento, o ministro Walton Rodrigues apresentou um voto em separado que, além do corte dos "supersalários", também estabelecia a devolução dos recursos pagos a mais. O relatório de Rodrigues obteve quatro votos; o de Carreiro, dois.

    Os chamados "supersalários" são decorrência do entendimento do Legislativo de que o pagamento por função comissionada não entra no cálculo para adaptar as remunerações ao teto constitucional.

    Segundo o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, as decisões do tribunal em relação a Câmara e Senado devem gerar economia anual de aproximadamente R$ 700 milhões por ano (R$ 500 milhões da Câmara e R$ 200 milhões do Senado).

    “O Brasil precisava fazer isso há muito tempo. entendemos que não podemos continuar com salários diferenciados, de certa forma pessoas ganhando salários de marajás, em relação a cidadãos que recebem salário mínimo”, avaliou o presidente do TCU.

    Nardes informou que agendou uma audiência para a manhã desta quinta (26) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No encontro, o presidente do TCU pretende entregar cópia do acórdão do tribunal que detalha a decisão de cortar os supersalários e prevê a devolução dos valores pagos acima do teto.

    Supersalários da Câmara
    Em agosto, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que iria analisar "caso a caso" antes de cumprir a decisão do TCU. A Câmara tem até o dia 14 de outubro para se adequar à determinação do tribunal.

    Conforme auditores do TCU, o prejuízo aos cofres da Câmara com o pagamento de salários irregulares soma R$ 517 milhões por ano. Nas contas dos técnicos da corte de fiscalização, 18,75% dos gastos da casa legislativa com pessoal estão irregulares. (informações do G1)



  • Wagner: “Posso garantir ao povo de Conquista e região que a gente vai ter um novo aeroporto”

    O governador Jaques Wagner destacou no Conversa com o Governador desta semana os projetos do governo estadual para os aeroportos da Bahia, ao responder questões formuladas pelos internautas Fabrício Torres, sobre o aeroporto de Vitória da Conquista, e Dan Paixão, sobre o de Salvador, publicadas em sua página no Facebook JaquesWagnerOficial. “Posso garantir ao povo de Conquista e região que a gente vai ter um novo aeroporto, muito mais moderno, mais seguro, dinamizando toda a aviação regional”  Com relação ao terminal aéreo de Salvador, ele diz que a obra está andando e a nova torre está em fase de conclusão. Além disso, o Governo do Estado está ultimando os trabalhos para a construção da segunda pista do aeroporto da capital. “Estamos em fase de ampliação, dando melhores condições de operação, até porque houve aumento de voos internacionais para Salvador”.  Ele enfatiza ainda o empenho do governo para melhorar as condições dos aeroportos baianos e diz que durante a Copa das Confederações de 2013, o aeroporto de Salvador ficou posicionado em primeiro lugar em nível de atendimento



  • Elas arrasaram, no miss terceira idade realizado pela UNEB

    Miss Terceira idade, lindas nodelos levaram a platéia ao delirio com a simpatia e beleza transmitida (Destaquebahia.com.br)

    Aconteceu na UNEB - CAMPOS XX na noite desta quarta (25), um lindo desfile de moda e beleza, onde as  protagonistas eram todas belas e de experiência inquestionável.
    O miss Terceira idade, promovido pela UNEB, deu a oportunidade ao publico que ali comparecera, de prestigiar a exuberância nítida que existe em cada mulher, ainda mais se tratando da terceira idade.
    As modelos apresentaram lindas tendências para estação primavera – verão, arrancando aplausos e elogios de todos os presentes.
    O corpo de jurados demonstravam á dificuldade em julgá – las, pois, todas estavam “arrasando” na passarela. É como diz o slogan estampando nas camisas do grupo: “Eu não tenho idade, Tenho vida.”
    Após o desfile, todos ainda se alegram com música ao vivo, fechando em grande estilo o evento. Confira abaixo algumas imagens que registramos.



  • Gilberto Lima Dias classificou de Artificio de Ditadura, requerimento do lider do prefeito

    Em entrevista ao Destaquebahia, Gilberto Lima Dias classificou de inoportuna a atitude do Lider do prefeito

    Na tentativa de “patrulhar” o conselho municipal de desenvolvimento rural e sustentável, o líder do prefeito na câmara de vereadores José Carlos dos Reis, teve o seu requerimento contestado pela maioria dos colegas última segunda-feira (23). Tanto bancada de oposição quanto a de situação foram desfavorável.
    Segundo Gilberto Lima Dias (Presidente do conselho) o requerimento de José Carlos dos Reis foi inoportuno, pois,  tentava entravar a reformulação, regularização e a regulamentação do mesmo, o qual, já existe á quase 10 anos no município e tem como principal objetivo melhorar a vida do homem do campo.
     Agora com o apoio do prefeito e dos órgãos do estado, o conselho terá ainda mais forças e decisões nos recursos que forem repassados ao município; todos terão o acompanhamento do conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável.
    Para Giba, o líder do prefeito tentou usar o mesmo artificio que foi usado pela ditadura, que era patrulhar os órgãos de representação coletiva. Ouça abaixo o áudio com as colocações de Gilberto Lima Dias (giba).



  • Senado aprova PEC da Música, que isenta de impostos CDs e DVDs de brasileiros

    Artistas e políticos comemoram a aprovação da PEC da Música no plenário do Senado

    Sob forte pressão de músicos e artistas, o Senado aprovou nesta terça-feira (24), em definitivo, a chamada PEC (proposta de emenda constitucional) da Música. A proposta isenta de impostos os CDs e DVDs produzidos no Brasil que tenham obras de autores ou intérpretes brasileiros.

    A PEC segue para promulgação, após ser aprovada em segundo turno por 61 votos favoráveis e quatro contrários. Eram necessários 59 votos a favor para a matéria ser aprovada. O primeiro turno da votação ocorreu na semana passada, também com a aprovação da PEC por ampla maioria de votos.

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou sessão para a próxima terça-feira (1º/10) para promulgar a emenda constitucional. "O parlamento nacional tem priorizado a agenda da cultura", afirmou Renan.

    Liderados pela ministra Marta Suplicy (Cultura), os cantores e artistas lotaram a tribuna do Senado para acompanhar a votação --como Marisa Monte, Ivan Lins, Sandra de Sá, Léo Jaime, Fagner, e a produtora Paula Lavigne, entre outros.
     

    A proposta tem como objetivo reduzir o preço dos CDs e DVDs para diminuir a pirataria no país. A imunidade tributária é a mesma que já vale para livros, jornais e periódicos, entre outros. A emenda constitucional também inclui os arquivos digitais, como downloads e ringtones de telefones celulares.

    O texto diz que todos devem conter "obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros, e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros". Congressistas favoráveis à PEC afirmam que ela vai reduzir em 25%, em média, os custos dos CDs e DVDs comercializados no país com produção nacional.

    Numa tentativa de preservar a Zona Franca de Manaus, onde se localizam as empresas do setor, o benefício não alcança o processo de "replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser", que continua a ser tributado.

    Apesar da exceção, os três senadores do Amazonas votaram contra a proposta e tentaram adiar a votação. O grupo fez pressão para aprovar três emendas à proposta, o que obrigaria o seu retorno à Câmara, mas foi derrotado sem o apoio da maioria dos senadores. Líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) disse que o lobby dos artistas pressionou os senadores.

    "O que está se fazendo é lobby de empresários usando artistas. Estamos dando imunidade para suporte industrial, não para conteúdo. Um Ipad, um notebook é um arquivo digital? Isso não fortalece os artistas, que têm como sua principal renda os shows", afirmou o senador.

    Suplente de Braga, o empresário Liro Parisotto acompanhou a votação no fundo do plenário do Senado. Parisotto é dono de quatro indústrias petroquímicas que produzem CDs e DVDs na zona franca de Manaus.

    A cantora Rosemary rebateu Braga e disse que a bancada do Amazonas tentou "empacar" a votação, mas a classe artística acabou vitoriosa. "A gente não vai deixar de fazer os nossos produtos nas fábricas de Manaus, o que a gente não quer é pagar esses tributos."

    Em defesa da PEC, Paula Lavigne disse que a música estrangeira pagava menos tributos que as brasileiras produzidas no país. "Esperamos que isso seja repassado para o preço das músicas. Que as gravadoras entendam que isso deve ser passado ao preço final do consumidor."
    fonte: uol



  • Após denuncia, veículos roubados são apreendidos em Malhada de Pedras.

    4 carros modelo Strada e um Prisma (Destaquebahia)

    Em uma ação conjuta das policias: Civil e Militar, dois homens foram identificados como: José Brito e José Galinha, foram detidos com um veiculo prisma roubado na segunda (23). Suspeitando de que poderia haver mais carros roubados na cidade, a policia intensificou as investigações, culminando na manha desta terça (24), com a apreensão de mais 4 veículos; todos produtos de roubo, 5 no total.
    Dois deles (os carros) foram encontrados na sede do município e 3 na zona rural.
    Em entrevista concedida ao Destaquebahia, o delegado titular Romilson Dourado disse: “Ele [José Brito]confessou que adquiriu os veículos na feira do Rolo na cidade de Ribeirão Preto e pretendia vender aqui na região...”