• É nesta sexta feira dia 08 o Madrugadão Zema, descontos de até 70%

    A loja estará aberta a partir das 06 da manhã.



  • Preço dos itens do material escolar sobe até 35% em 2016; veja como economizar

    (Foto: EBC)

    Os pais vão sentir o bolso pesar na hora de comprar os itens da lista de material escolar neste ano. Os preços dos artigos escolares estão até 35% mais altos neste mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2015. A informação é da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (Abfiae).

    De acordo com a entidade, a valorização do dólar ante o real, que atingiu 49% em 2015, é o principal motivo da alta nos preços. “Mochilas, estojos e lancheiras irão subir mais porque são importados e, por isso, são afetados imediatamente pela valorização do dólar”, afirma Rubens Passos, presidente da associação.

    O CORREIO tinha ido às ruas na última  semana de dezembro e constatou que o reajuste dos produtos alcançava a casa dos 30% na capital baiana, em  comparação ao ano anterior.Segundo Passos, o aumento médio, que deverá ficar em 10%, só não é maior porque os fabricantes estão segurando o repasse dos preços. “Os produtos fabricados aqui vão subir menos agora, pois, se o reajuste for repassado de uma vez só, ninguém mais compra ou vende”, afirma o presidente.

    Ele afirma que o impacto da alta da divisa americana poderá ser sentido nos preços até 2018. “O papel, um dos principais insumos da indústria, é cotado em dólar. Os produtores já anunciaram aumentos superiores a 20% a partir de fevereiro. Então isso poderá afetar mais um ou dois anos”, diz. A projeção da entidade para este ano é que as vendas caiam 10% em relação ao ano passado.

    Além da alta inflacionária e do dólar, a tributação em cima desses itens é outro fator que encarece a lista. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o produto com mais encargos é a caneta, com carga tributária de 47,49%. Agendas, apontadores e borrachas, que também estão entre os itens mais básicos, têm até 43,19% de encargos. A régua é tributada em 44,65%. O consumidor que comprar um tubo de cola vai desembolsar 42,71% para os cofres públicos, enquanto um estojo terá 40,33% de seu preço em impostos.

    Economize na compra do material escolar 

    Reaproveite Antes de sair às compras, os pais devem verificar os produtos que sobraram do ano anterior e reaproveitá-los.

    Planeje Avalie se há necessidade de comprar material para o ano todo ou se é melhor fracionar a compra, por exemplo, semestralmente.

    Pesquise  O consumidor deve pesquisar preços em diferentes pontos de venda, comparando marcas e estabelecimentos. Na impossibilidade de comprar cada item em locais diferentes, a saída é pesquisar a lista como um todo. 

    Junte a galera  Reúna outros pais e faça a compra em conjunto. Está é uma das melhores formas de economizar.

    Deixe o filho em casa: para evitar pressões pela aquisição de produtos da ‘moda’, não leve os filhos às compras. 

    Avalie Observe a qualidade dos itens, o preço e as condições de pagamento. Evite pagamento parcelado, e sempre negocie descontos ou melhores condições. Exija a nota fiscal, tíquete do caixa ou cupom do ponto de venda, fundamentais no caso de troca. 
    (juliana.montanha@redebahia.com.br)



  • Taisan Auto; novos, seminovos, importados e nacionais


  • Com nanotecnologia, cientistas criam protetor solar que não penetra na pele

    Banhistas no Rio de Janeiro (Foto: Lívia Torres / G1)

    Com a ajuda da nanotecnologia, cientistas da Universidade Yale desenvolveram um protetor solar que é capaz de bloquear os raios ultravioleta sem penetrar na pele. A vantagem é que, dessa forma, o produto não entra na corrente sanguínea, evitando possíveis riscos para a saúde.

    Os pesquisadores encapsularam um protetor solar comum, o padimato O, dentro de uma nanopartícula, estrutura minúscula normalmente usada para transportar medicamentos para dentro do organismo.

    As chamadas nanopartículas bioadesivas contendo o protetor solar são maiores do que os poros da pele, por isso se mantêm na superfície. Para testar se o produto realmente era incapaz de penetrar, ele foi aplicado na pele de porcos. Além de constatar que as nanopartículas realmente não penetraram nos animais, os cientistas também concluíram que o produto é resistente à água e permanece na superfície da pele por um dia ou mais.

    Outros testes, feitos em camundongos, atestaram que a capacidade de bloquear os raios ultravioleta das nanopartículas com protetor era similar à capacidade do protetor aplicado diretamente na pele, fora das nanopartículas.

    Efeitos nocivos pouco conhecidos

    O professor de dermatologia de Yale Michael Girardi, um dos autores do estudo, observa que há pouca pesquisa sobre os efeitos do uso de protetor solar na geração de moléculas conhecidas como espécies reativas de oxigênio, que são capazes de provocar danos nas células. "Protetores químicos protegem contra os efeitos diretos dos raios ultravioletas no DNA, mas podem não proteger contra os efeitos indiretos", diz.

    A pesquisadora Jessica Tucker, do Instituto Nacional de Imagem Biomédica e Bioengenharia dos Estados Unidos, órgão que financiou o estudo, ressalta que o potencial risco para a saúde da entrada do protetor solar na corrente sanguínea ainda é pouco conhecido. "Todos sabemos dos benefícios do protetor solar, mas as potenciais toxicidades devido à penetração no organismo e a criação de agentes capazes de danificar o DNA não são bem conhecidas", diz.

    "Um protetor solar desenvolvido com bioengenharia para inibir a penetração e manter os componentes capazes de danificar o DNA isolados na nanopartícula é um ótimo exemplo de como uma tecnologia sofisticada pode ser usada para resolver um problema que pode estar afetando a saúde de milhões de pessoas", diz a cientista.

    CONTINUE LENDO


  • Sobe para 366 número de casos suspeitos de microcefalia

    Microcefalia (Foto: Rede Globo)

    Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça. Número de mortes por causa da doença permanece o mesmo; veja balanço.

    O número de casos suspeitos de microcefalia subiu de 312 para 366 na Bahia. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (5), e são referentes ao período de outubro de 2015 a 4 de janeiro de 2016. Nas notificações suspeitas, estão bebês que nasceram com perímetro encefálico menor ou igual a 32 centímetros.

    De acordo com a Sesab, dentre os 366 casos, foram notificados dez óbitos nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçarix (1) e Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1). Todos os casos estão em investigação para determinar se as mortes foram causadas pela microcefalia.
     

    Casos suspeitos
    Os casos ocorreram em 71 municípios, sendoSalvador o que apresentou o maior número, com 214 casos.

    Do total de casos notificados de microcefalia, 103 mães referiram ter tido doença exantemática (doença infecciosa sistêmica em que manifestações cutâneas acompanham o quatro clínico) na gestação. Dentre essas doenças está a Zika.

    Lista de municípios com casos suspeitos:

    Acajutiba: 1
    Alagoinhas: 8
    Amélia Rodrigues: 2
    Angical: 1
    Aporá: 1
    Apuarema: 1
    Araci: 4
    Barro Preto: 1
    Belo Campo: 1
    Buerarema: 1
    Cachoeira: 2
    Camaçari: 11
    Candeias: 8
    Capim Grosso: 1
    Chorrochó: 1
    Cipó: 1
    Coaraci: 1
    Conceição do Coité: 1
    Conde: 2
    Crisópolis: 1
    Entre Rios: 1
    Eunápolis: 3
    Esplanada: 1
    Feira de Santana: 6
    Gentio do Ouro: 1
    Glória: 1
    Gongogi: 1
    Governador Mangabeira: 1
    Heliópolis: 1
    Ibotirama: 1
    Igrapiúna: 1
    Inhambupe: 2
    Itabuna: 4
    Itaparica: 1
    Itapicuru: 3
    Itororó: 1
    Jacobina: 3
    Jequié: 1
    Jeremoabo: 2
    Juazeiro: 5
    Lauro de Freitas: 16
    Livramento de Nossa Senhora: 1
    Luís Eduardo Magalhaes: 2
    Macururé: 1
    Madre de Deus: 1
    Milagres: 2
    Mirangaba: 1
    Monte Santo: 1
    Nazaré: 1
    Novo Triunfo: 1
    Paripiranga: 1
    Pau Brasil: 1
    Paulo Afonso: 4
    Piritiba: 1
    Rafael Jambeiro: 1
    Salinas das Margaridas: 1
    Salvador: 214
    Santa Teresinha: 1
    Santo Amaro: 3
    São Miguel das Matas: 1
    São Sebastiao do Passé: 2
    Serrinha: 1
    Simões Filho: 8
    Taperoá: 1
    Teixeira de Freitas: 1
    Tucano: 1
    Una: 1
    Várzea da Roça: 1
    Vitória da Conquista: 1
    Vera Cruz: 3
    Wanderley: 1

    Fonte: G1 / Bahia

     

    CONTINUE LENDO


  • Homem leva ‘gravata’ de bandidos e é assaltado em Brumado

    A ocorrência foi registrada na 20ª Coorpin

    Por volta das 18h de segunda-feira ,04, um homem foi abordado e roubado por dois indivíduos quando passava próximo ao Mercado Municipal, em Brumado. Em depoimento a polícia, a vítima informou que os criminosos deram-lhe uma “gravata”, o derrubaram e roubaram sua carteira que continha documentos pessoais e R$ 140,00 , em espécie, e ainda um aparelho celular. A dupla fugiu em seguida. 



  • Animais morrem ao serem atingidos por raios em Mundo Novo

    Foto: Reprodução

    Raios causaram a morte de cerca de Dezessete animais na última segunda-feira (04), em Mundo Novo, região do Piemonte do Paraguaçu. 

    Os diversos raios que caíram na região no período da tarde deixaram estragos em pelo menos três fazendas nas quais houve a morte dos animais, no distrito de Ibiaporã.
    A chuva forte acompanhada dos ventos e relâmpagos ainda causaram outros prejuízos como quedos de energia e destelhamento de casas. E a previsão para o município de Mundo Novo ainda é de chuva até o próximo fim de semana.



  • Calor é amenizado e há previsão de chuvas para os próximos dias em Brumado

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Dias de muito calor assolavam a Capital do Minério com temperaturas variando entre 32 C e 38 C, inclusive, a sensação térmica chegou aos 40 C. Na tarde de segunda-feira, 04, a chuva caiu na sede e na zona rural e, mesmo sendo de baixa intensidade, amenizou o calor. Para os agricultores, mesmo baixo, o índice pluviométrico veio para trazer esperança à plantação que estava morrendo. Nesta terça-feira (05), o dia se mantém nublado e chuvoso. Com a previsão de chuva para os próximos dias, os agricultores acreditam na recuperação do plantio. 



  • Polícia prende mais um acusados de inúmeros assaltos em Brumado

    A arma e uma moto que estava de posse do individuo foram apreendidas. Foto: Divulgação

    Condiderado pela polícia um dos principais ladrões de motocicletas e aparelhos celulares de transeuntes, foi preso em Brumado, um individuo conhecido como 'Xandy'. Segundo a polícia, durante a prisão, que ocorreu na manhã de hoje (04), no loteamento Bom Jesus, foi encontrado com um mesmo um revólver e uma motocicleta utilizada para praticar os crimes.
    Ainda segundo a polícia, Xandy ainda fazia como vítima os moradores de bem da Urbis II, onde muitas das vezes obrigava - os a "hospedá - lo" sobre ameaça.

     



  • Contendas do Sincorá:  Assaltantes roubam lotérica e são presos após ação rápida da polícia

    Dezenas de pessoas foram pra frente da delegacia revoltadas com o bandidos. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Uma casa lotérica localizada na Rua Dr. Paulo Diamantino, em Contendas do Sincorá, foi alvo de bandidos na tarde de hoje (04). 

            

    Informações obtidas pelo Destaquebahia indicam que participaram do crime um menor de idade e um  homem identificado como Hugo Paulo Moreira Vasconcelos, de 23 anos , que foram presos logo após o assalto. 

           

    A polícia conseguiu recuperar o dinheiro roubado e ainda apreendeu o revólver utilizado no crime e celulares provenientes de assaltos. A dupla foi encaminhada para a delegacia de Brumado onde estão a disposição da justiça e também confessaram terem sido os autores de um outro assalto ocorrido em uma 
    lotérica de Ituaçu no mês de novembro do ano passado, citando até o valor subtraído na ocasião.
     



  • Nota do Enem sai na sexta, dia 8, e inscrição no Sisu abre na segunda

    Universidades públicas adotam nota do Enem como critério nas vagas oferecidas pelo Sisu. (Foto: Arquivo/Stefânia Sangi/Divulgação)

    As duas primeiras semanas de 2016 definem o futuro de milhões estudantes no Brasil: as notas do Enem 2015 serão divulgadas na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro. Na semana seguinte, os estudantes poderão usar as notas obtidas no Exame Nacional para fazer inscrição para as vagas em universidades públicas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

    O sistema começa a funcionar na segunda-feira, dia  11 de janeiro, e o prazo vai até 23h59 do dia 14 de janeiro.

    O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro.
     

    O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.

    Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.

    Espelho da redação

    No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

    Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com "fins pedagógicos" e que o processo de correção é seguro.

    "O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", diz o texto. (G1)

     



  • Embasa faz esclarecimentos sobre a interrupção do abastecimento de água em Brumado

    A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido aos fortes ventos ocorridos na tarde do último domingo em Brumado e região, desde às 16:30h de ontem (03/01/2016), houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica na Barragem de Cristalândia, devido ao rompimento de cabos de rede de alta tensão. Equipes estão se mobilizando para regularizar a situação. A Embasa recomenda que a população mantenha a economia, consumindo de forma racional até a normalização do sistema. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. 



  • Rigoroso planejamento de metas e ações resultaram em grandes conquistas na gestão do presidente Alessandro Lôbo em 2015

    Alessandro Lôbo, presidente do legislativo brumadense. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O ano de 2015 foi de grande acontecimentos em todas as áreas, principalmente na econômica, que fará com que fique marcado na memória dos brasileiros como a ano da crise. Mas para os que seguiram um projeto, planejando cada uma das etapas a serem realizadas o ano trouxe efetivas realizações.

    Desta forma atuou o legislativo brumadense, que concretizou seu plano de trabalho com efetivas realizações, resultando em benefícios para a população de uma forma ampla e irrestrita.

    O presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo e Silva, sempre de forma transparente e democrática, dirigiu os trabalhos do legislativo juntamente com a mesa diretora, com o firme propósito de não só legislar- função principal dos edis-, mas firmar parcerias com os demais poderes, entidades de classe, instituições e representantes estaduais e federais, sem discutir bandeiras partidárias, focando o desenvolvimento e o crescimento de Brumado.

    Mais uma vez demonstrando que o planejamento e o controle dos gastos resulta em ações em prol da população foi entregue a biblioteca pública e o infocentro, duas importantes obras que ofertaram os brumadenses dois locais amplos, arejados e climatizados para a realização de pesquisas escolares, estudo e um grande acervo de livros. O infocentro conta com computadores ligados a rede de internet, disponibilizados inclusive de segunda a sexta até às 20h00 e também aos sábados, possibilitando maior flexibilidade de horários para os que trabalham e estudam.

    A responsabilidade com os recursos públicos e a sua correta aplicação também foram marcas registradas da gestão do vereador Alessandro Lôbo e Silva que, contrariando o panorama econômico apresentado na maioria do país e, mais efetivamente em muitos municípios circunvizinhos a Brumado, realizou os pagamentos salarias todos em dia, 13º salário e concedeu reajuste salarial aos servidores. Todos os débitos junto aos fornecedores foram honrados.

    A aprovação das contas do ano de 2014 pelo Tribunal de Contas do Município foi uma demonstração de que o trabalho está sendo realizado de forma correta obedecendo o que rege as leis.

    A união, a harmonia e a parceria entre o executivo e o legislativo mereceram destaque na atual gestão e como prova dessa interação e, mais uma vez da administração séria e comprometida, foram devolvidos para a administração municipal mais de R$ 200,00o,00 para serem investidos na área da saúde – cirurgias eletivas, que estavam suspensas.

    Para o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo e Silva o ano de 2015 pode ter sido considerado de crise, mas para os que souberam através do planejamento, direcionamento, metas e acima de tudo compromisso e comprometimento com a aplicação dos recursos públicos, foi possível realizar um profícuo trabalho, efetivando inúmeras ações em prol da população do município. “Termino o ano com a sensação do dever cumprido. Agradecendo a mesa diretora, aos vereadores que compõem o legislativo brumadense a a todos os funcionários que juntos possibilitaram que concluíssemos mais uma no de nossa gestão com muito sucesso. Obrigado a todos. Juntos estaremos em 2016 para mais um ano de muitas ações e conquistas.  Feliz Ano Novo!!!!!  

    CONTINUE LENDO


  • Concursos para vagas no IBGE e no INSS abrem inscrições hoje

    Duas das mais esperadas seleções por concurseiros abrem inscrições a partir de hoje. A do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  tem 600 oportunidades. Já  a do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) oferece  950 vagas. Além destes, outros 14 órgãos também abrem inscrições a partir de hoje, para cargos de todos os níveis para contratação imediata ou formação de cadastro reserva, obrigando o concurseiro a ficar bem atento e a escolher cuidadosamente suas prioridades.

    No total, o balanço indica que são 3,5 mil vagas abertas no serviço público de todo o Brasil. As seleções para órgãos federais são as mais procuradas por causa dos maiores salários. O IBGE oferece remuneração de  R$ 3.319,45 a R$ 9.396,88. As inscrições devem ser feitas até 28 de janeiro de 2016 pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge. A taxa é de R$ 69 para os cargos de nível superior e de R$ 49 para nível médio. Há ainda benefícios como auxílio-saúde.

    Das 600 vagas abertas, 140 são para os cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e de tecnologista em informações geográficas e estatísticas - ambos de nível superior de escolaridade - e 460 para técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio. O edital com as regras da seleção pode ser consultado na internet, tanto na página da FGV quanto na do IBGE. As provas serão em 10 e 17 de fevereiro, a depender do nível de escolaridade escolhido.

     

    Outro concurso para o ingresso no serviço público federal é o do INSS. Aqui, os salários vão de R$ 4.886,87 (nível médio) a R$ 7.496,09 (nível superior). São 950 vagas ao todo. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de fevereiro de 2016 exclusivamente pelo  site www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015. As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 15 de maio. O concurso tem validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

    A taxa de inscrição é de R$ 65 para cargos de nível médio e R$ 80 para os de  nível superior. Entre as seleções federais abertas, a de melhor remuneração - R$ 27,5 mil - é a para juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Minas Gerais. Porém, para fazer as provas é necessário a graduação superior em Direito. (Correio24horas)

    CONTINUE LENDO


  • Fogo na Chapada Diamantina se alastra em Palmeiras e Lençóis

    Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)

    Brigadas da Bahia e de Pernambuco, além de equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia e do Distrito Federal (DF), atuam no combate ao fogo que voltou a consumir áreas de vegetação na Chapada Diamantina. Em entrevista ao G1, na tarde deste domingo (3), o chefe-substituto do Parque Nacional, César Gonçalves, afirmou que, além das regiões de Ibicoara e Mucugê, focos de incêndio ressurgiram no entorno da nascente do Rio Capivara, em Palmeiras, como também na Serra do Veneno, em Lençóis. Gonçalves ressalta que ainda não há informações precisas sobre a proporção do fogo, mas destaca que a falta de chuva e o clima seco colaboram com a proliferação das chamas. "Em dezembro, choveu apenas 20% em relação à média histórica. Em novembro, apenas 15%", detalha o cenário local. O chefe-substituto do Parque Nacional da Chapada Diamantina conta que o fogo que ressurgiu não ameaça atingir casas da região, mas provoca graves danos à "vegetação de cerrado, aos campos rupestres e às áreas de floresta". Gonçalves explica que o tempo está nublado na região, mas não é possível confirmar se haverá chuva nos próximos dias. "Já está assim há dias, mas a previsão [de chuvas] não tem se confirmado", destaca.

    Fogo Focos de incêndio voltaram a atingir áreas de vegetação em cidades na Chapada Diamantina, região turística da Bahia que teve milhares de hectares destruídos pelo fogo nos últimos meses do ano. Segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na tarde de sexta-feira (1º), ressurgiram focos, principalmente, na área que pertence ao município de Ibicoara. Também há registro de focos em Mucugê. "A área que mais preocupa é Ibicoara porque é onde há uma situação muito insistente do fogo. E hoje [sábado, 2] tomou uma proporção maior", afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Espengler. Áreas urbanas não foram afetadas pelas chamas, mas é possível ver a fumaça a quilômetros de distância. Ainda de acordo com o secretário, o combate ao fogo já é feito com o trabalho de brigadistas e bombeiros em terra, além do lançamento de água por meio de aeronaves. "Podemos dizer que é um velho fogo que voltou a queimar em Ibicoara. São focos relativamente fortes, mas ainda não podemos confirmar a extensão desses focos", afirmou Tatiana Portela, secretária municipal do Meio Ambiente de Ibicoara.
    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais