• Bahia é derrotado pelo Flamengo no Maracanã e fica mais perto do perigo da degola

    Artilheiro Fernandão marcou e chegou a empatar, mas time não conseguiu triunfo

    A história do primeiro turno não se repetiu e o Esquadrão foi derrotado pelo Flamengo na noite desta quarta-feira (16), no Maracanã. O Rubro-negro foi melhor jogando em casa e depois do primeiro tempo morno, sem gol, saiu na frente na segunda etapa, com Paulinho. O Bahia ainda chegou a empatar com o artilheiro Fernandão, mas no final do duelo Hernane garantiu a vitória do mandante por 2 a 1 na partida da 29ª rodada.

    CURTA -NOS

    Com o segundo jogo consecutivo sem pontuar, o Esquadrão permaneceu com 36 pontos e caiu duas posições na tabela. Em 14º, o time vê mais de perto a ameaça do Z-4. O Flamengo foi a 40 pontos, subiu para nono e consegue mais tranquilidade na competição. Depois de duas rodadas fora de casa, o Bahia volta para Salvador e retorna ao gramado da Arena Fonte Nova no domingo (20). A partir das 16h o Tricolor recebe o São Paulo no duelo da 30ª rodada. No mesmo dia e horário o Flamengo encara o Atlético Mineiro no Independência.

    Bola rolando
    As estratégias de jogo logo se mostraram nos dois lados do gramado do Maracanã no início da partida. O Flamengo saiu primeiro para o embate e ditava o ritmo do jogo no ataque, com mais posse de bola durante quase toda a primeira etapa. Armado na defesa, o Bahia tentava segurar os donos da casa e saia com velocidade para dar o bote no contra-ataque, puxado principalmente na agilidade de William Barbio.

    A primeira boa chance foi rubro-negra. Aos 4', depois da troca de passes na área do Bahia a bola sobrou com Paulinho, ele chutou e Marcelo Lomba conseguiu segurar. O Esquadrão encaixou seu primeiro contra-ataque e devolveu o susto. Na marca dos 9' Barbio arrancou do meio-campo, ficou de cara com Felipe na área depois da tabela com Hélder, chutou forte e o goleiro conseguiu espalmar.

    Os contra-ataques tricolores perderam força depois da metade do primeiro tempo e depois do equilíbrio o Rubro-negro passou a criar mais chances. Aos 24' Elias correu pela ponta direita da área, percebeu o clarão da marcação, chutou rasteiro e Lomba espalmou para escanteio. Depois, aos 31', foi a vez de Paulinho escapar, invadir a área e rolar para Elias, mas Lomba mais uma vez salvou.

    Flamengo x Bahia - 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
    Data: 16/10/2013, 21h50
    Local: Maracanã, Rio de Janeiro
    Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
    Assistentes: Bruno Boschilia e Bruno Salgado Rizo

    Flamengo: Felipe, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo (Luiz Antônio); Amaral, Elias (Val), André Santos e Carlos Eduardo (Gabriel); Paulinho e Hernane. Técnico - Jayme de Almeida

    Bahia: Marcelo Lomba, Madson, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Rafael Miranda e Hélder (Anderson Talisca); Wallyson (Marquinhos Gabriel), William Barbio (Souza) e Fernandão. Técnico - Cristóvão Borges               (Matéria original iBahia)



  • Outubro Rosa mobiliza diversas pesssoas em caminhada contra o câncer de mama

    O Outubro Rosa é realizado em diversos países, Brumado aderiu este ano de forma mais evidente

    Como uma alternativa de atrair a atenção da sociedade, diversas pessoas saíram em caminhada pelas ruas de Brumado na tarde desta quarta (16).
    Com cartazes, Faixas e camisas personalizadas e com o auxilio de um carro de som; as mulheres chamaram a atenção para esta doença que mata tantas pessoas e que com apenas um toque pode ser identificada e tratada a tempo.
    A caminhada teve inicio na Avenida Centenário (em frente a Cesta do Povo) e percorreu as principais ruas do centro.

    CURTA - NOS

    Fazer mamografia é fundamental para descobrir o câncer no início. Depois dos 35 anos, deve-se ter um cuidado maior e fazer um exame clínico anual, principalmente se houver fatores de risco, e mamografia se houver alguma alteração. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia a cada dois anos e exame clínico anual.
    Por isso a importância dessa campanha (Outubro Rosa) que é realizada em vários países.



  • DESTAQUEBAHIA

    VOCÊ NO DESTAQUE

    Seja um dos nossos colaboradores, mande noticias, fotos, denuncias, enfim... esteja á vontade para contribuir conosco.
    Para enviar fotos e informações entre em contato com a nossa redação, através do email: destaquebahia@gmail.com
     



  • Maitê Proença revela que pediu desculpas à TV Globo após gravar com 'Porta dos Fundos'

    Atriz contou ainda que foi ela quem pediu para participar do episódio

    Maitê Proença contou que pediu desculpas à TV Globo após participar do episódio "Maitêndo Fundo", do "Porta dos Fundos". Segundo revelou em entrevista ao "Roda Viva" (Cultura), a atriz disse que pediu desculpas por participar sem pedir autorização.

    "Eu tive que pedir desculpas à Globo, sou contratada da emissora, não deveria ter feito essa brincadeira", explicou Maitê, segundo o jornal Folha de S.Paulo. No episódio, considerado um dos mais polêmicos do humorístico, a atriz chega a um set de gravação de um filme pornô sem ter lido o roteiro.

    Maitê contou ainda que foi ela quem pediu para participar do episódio, mas disse que não vai mais participar do humorístico. "Eu pedi para eles que o tema fosse uma coisa bem baixa. Para fazer o comum eu faço pela TV, pela porta da frente. Disse a eles que queria que fosse baixo. Daí, claro, eles deitaram e rolaram", contou a atriz. (fonte: correio)
    Assista

     



  • Trabalho perigoso, serviço de soldagem  é realizado ao lado de um posto de combustivel

    O caminhão recebeu teve uma das peças soldadas ao lado de um posto de combustivel

    Um internauta flagrou, registrou, e enviou ao Destaquebahia uma ação no mínimo perigosa.
     Um caminhão “caçamba” quebrou ao lado de um posto de combustível e ao invés de ser rebocado para um outro lugar, o caminhão foi consertado ali mesmo. O problema é que o serviço que estava sendo feito era á base de solda elétrica, onde, faíscas de fogo, ou até mesmo o calor excessivo poderia entrar em contato com o material inflamável do posto e causar uma explosão.
    Na foto acima é possível notar (ao lado do poste) um cilindro de oxigênio usado para a solda.
    O fato ocorreu na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, saída para Livramento, na noite desta terça (15).

    Curta - nos
     



  • NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DETRAN DA BAHIA

    Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

    Em relação à Operação BR 030, em Brumado, onde quatro servidores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia foram presos na manhã de hoje (15.10) por envolvimento em suposta fraude no setor de veículos, a Assessoria de Comunicação do Detran-BA esclarece que o órgão já tinha conhecimento do caso através da realização de auditorias e para não prejudicar o trabalho do Ministério Público e Polícia Civil aguardou o desfecho da operação, que culminou na prisão dos seguintes servidores:

    Ivan da Silva Santos - 8ª Retran Paramirim

    Isau Cardoso dos Santos - 18ª Ciretran de Brumado

    Leda Cristina Brito dos Santos - 18ª Ciretran de Brumado

    Saulo Miranda Silva dos Santos - 18ª Ciretran de Brumado e mais seis pessoas que não exerciam função no órgão.

    A investigação ocorre há cerca de seis meses, visando apurar fraudes diversas em relação a transferência de veículos e emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de roubo de motocicletas, receptação e venda de peças automotivas em desmanche de veículos. 

    O diretor geral do Detran-Ba Maurício Botelho já autorizou a publicação da exoneração sumária de todos os servidores, além da abertura de processo administrativo para que os fatos sejam apurados, a serem publicados no Diário Oficial do Estado da Bahia de (16.10). 

    Assessoria de Comunicação Social

    DETRAN-BA - Departamento Estadual de Trânsito da Bahia



  • Populares apelam para presidente Dilma durante visita à Vitória da Conquista

    Foto: Rafael Gusmão

    Mesmo que de forma contida, a presidente Dilma Rousseff teve que enfrentar alguns protestos durante o cumprimento de sua agenda política em Vitória da Conquista. Populares prepararam camisas, faixas, cartazes e pintaram o rosto para clamar por justiça.

     

     

     

    Em um dos casos um cidadão apela para que a presidente intervenha em relação ao seu direito junto ao (INSS). Parentes de dois jovens que estão desaparecidos em Vitória da Conquista há meses, também se manifestaram pedindo justiça e interrogando sobre o paradeiro dos jovens. No final da manhã, Dilma deu seguimento em sua agenda, a embarcou para a capital baiana, Salvador.



  • Dilma entrega 1.740 imóveis residenciais em Conquista e anuncia nova fase do programa

    Foto: Blog do Anderson

    Ao inaugurar, na manhã dessa terça-feira (15), em Vitória da Conquista, 1.740 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, em companhia da presidente Dilma Rousseff, o governador Jaques Wagner destacou a qualidade das obras do programa, que vai beneficiar aproximadamente sete mil pessoas de baixa renda do município. Wagner ressaltou, ainda, o empenho da presidente Dilma na área de habitação, que, prevê, até o final de 2014, a construção de 2,75 milhões de casas. Para o governador, “ter a própria casa é a condição primeira para se ter cidadania e dignidade”.

    Já a presidente Dilma Rousseff, elogiou o discurso do governador Wagner e informou que está em planejamento uma nova fase do programa Minha Casa Minha Vida. “Vamos repetir a dose. Vamos avaliar uma nova quantidade de habitações”. Em Conquista, foram entregues os residenciais Jequitibá, com 500 unidades; Ipê, 366 unidades; Pau Brasil, 374 unidades; e Acácia, com 500 unidades. Foram investidos R$ 96 milhões no empreendimento, cujos apartamentos são compostos por dois quartos, sala, sanitário, cozinha e área de serviço, além de sistemas de esgoto, luz, água, parque infantil e quadra poliesportiva. Antes da solenidade, a presidente Dilma e o governador Jaques Wagner visitaram os conjuntos residenciais entregues à população.

    No início da tarde, Dilma e Wagner participam, em Salvador, no Gran Hotel Stella Maris, da cerimônia de assinatura do contrato do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, com a empresa vencedora da licitação, a Companhia de Participações em Concessões (CPC). Na oportunidade, a presidente Dilma irá anunciar novos investimentos em mobilidade urbana para Salvador. Prefeitos de diversas cidades do Sudoeste Baiano, o federal Waldenor Pereira (PT-BA), os deputados estaduais Jean Fabrício Falcão (PCdoB), Zé Raimundo Fontes (PT) e Marcelino Galo (PT), também participaram do evento.



  • Presos 12 prefeitos suspeitos de fraudar licitação de remédios

    Operação Tarja Preta cumpriu mais de 123 mandados em 19 cidades goianas. Esquema movimentou, neste ano, cerca de R$ 15 milhões, segundo MP-GO.

    Doze prefeitos goianos foram presos durante a Operação Tarja Preta, deflagrada na manhã desta terça-feira (15) pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). Eles são suspeitos de participar de fraudes em licitações para a compra de medicamentos. “Até agora sabemos que o esquema movimentou, só neste ano, cerca de R$ 15 milhões de recursos públicos”, explicou o procurador-geral de justiça de Goiás, Lauro Machado Borges.

    No total, 27 mandados de prisão foram cumpridos em 19 municípios do estado e nas cidades de Barra dos Garças e Pontal do Araguaia,  no Mato Grosso. O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) expediu mandados de prisão temporária (cinco dias) para os prefeitos, que foram levados no fim da tarde para o Núcleo de Custódia de Goiânia.Também foram presos na operação seis secretários municipais, empresários e advogados.

    Com os investigados, foram apreendidos cerca de 20 malotes de documentos que serão periciados pelo MP-GO. Entre eles estão licitações, notas fiscais, computadores e R$ 56 mil em dinheiro. "Agora essas provas serão analisadas e tudo indica que os valores movimentados pelo grupo criminoso vão aumentar", ressaltou o procurador-geral.

    Os prefeitos presos são: Aurélio Mendes (PSDB) de Aragarças, Delson José Santos (PSDB) de Carmo do Rio Verde, Zilmar Alcantâra (PTB) de Inaciolândia , Janduhy Diniz (PSDB) de Rialma, Glimar do Prado (PP) de Uruana, Romário Vieira da Rocha (PR) de Corumbaíba, Marcos Roger Garcia Reis (PMDB) de Cromínia, Neldes Beraldo Costa (PT) de Perolândia, Sinomar José do Carmo (PMDB) de Aloândia, Fausto Brito Luciano (PSDB) de  Araguapaz e Otair Teodoro Leite (PSDB) de Piranhas. Já em Pires do Rio foi efetuada a prisão do ex-prefeito Luiz Eduardo Pitaluga da Cunha (PSD), que foi cassado em 17 de setembro deste ano.

    Os advogados do prefeito de Inaciolândia, Zilmar Alcântara (PTB), disseram que vão se pronunciar assim que tomarem conhecimento da situação. Já o defensor do administrador de Cromínia, Marcos Roger Garcia Reis (PMDB), disse que vai entrar com o pedido de relaxamento de prisão.

    O prefeito de Rialma, Janduhy Diniz (PSDB), alega que o MP-GO agiu com excesso ao pedir a prisão dele. Em Corumbaíba, a defesa de Romário Vieira da Rocha (PR) disse que ele colabora com as investigações. Já em Uruana ninguém quis se manifestar sobre a prisão de Glimar do Prado (PP).

    O G1 também tenta contato com as demais prefeituras envolvidas, mas não obteve sucesso até a publicação da reportagem.
     

    Fraudes em licitações
    De acordo com a investigação do Centro de Segurança Institucional de Inteligência (CSI), do MP-GO, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a base da organização criminosa era formada por seis empresas do ramo de medicamentos sediadas em Goiânia, que fizeram uma espécie de loteamento de licitações em todo o estado para a venda de produtos superfaturados.

    “As fraudes tiveram início na última eleição municipal, quando os prefeitos envolvidos foram aliciados pela quadrilha. Em troca do financiamento de campanha, os futuros administradores garantiam exclusividade as empresas para a venda de medicamentos nas cidades”, explicou o coordenador do CSI, José Carlos Nere.

    Depois de eleitos, esses prefeitos e demais envolvidos cumpriram o acordo e participavam das irregularidades, fraudando documentos para que a atividade tivesse a aparência de legalidade. “As empresas se dividiam entre elas, pois uma cobria a outra nas falsas licitações. A própria quadrilha montava o edital e já definia alguns critérios que restringiam as concorrentes que não eram do grupo. Com isso, vendiam da forma e com o preço que quisessem”, ressaltou o coordenador.

    As fraudes também aconteciam nos casos emergenciais, em que é dispensada a necessidade de licitação. “Esse procedimento era para ser executado somente em casos extremos, mas virou prática rotineira nesses municípios. Além disso, todo o processo era conduzido de maneira a favorecer determinadas empresas”, explicou Nere. Segundo ele, o pagamento as empresas eram feitos por meio de vales e as notas fiscais, com valores superfaturados, eram emitidas com datas retroativas.
     

    Segundo a investigação, um escritório de advocacia de Goiânia chamava distribuidoras de medicamentos para participar do esquema. Esse escritório montava os processos para a concorrência pública, indicando aquela que venceria a licitação como menor preço, já superfaturado.

    Em uma das cidades, segundo o promotor do Gaeco, Juan Borges, os funcionários reclamaram da chegada de uma carga de medicamentos de alto custo, usados exclusivamente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “No entanto, só havia postos de saúde e nenhum hospital na cidade”, disse.

    Em outro caso, uma licitação de remédios, que estava com preços acima dos praticados no mercado, ainda teve o acréscimo de uma “comissão” para o prefeito. “No total, uma compra no valor de R$ 120 mil, já superfaturada, ainda foi acrescida em R$ 20 mil para pagamento de propina e impostos. No fim, a nota ficou em R$ 146 mil”, relatou Borges.

    Mandados de prisão
    Com o apoio da Polícia Militar, o MP cumpriu 123 mandados. Além de prefeitos, as diligências atingiram secretários de saúde, funcionários da administração pública, empresários e advogados.

    De acordo com a promotoria, a organização criminosa era investigada há mais de um ano. Eles são suspeitos de formação de cartel, peculato, corrupção, indevida dispensa de licitação, falsificação de documentos e de lavagem de dinheiro. Na somatória dos crimes, segundo o MP-GO, a pena mínima para os crimes é de 15 anos e três meses e a máxima chega a 59 anos de prisão.

    A Operação Tarja Preta iniciou por volta das 5 horas da manhã. Participam 70 promotores de Justiça e 386 agentes da PM de Goiás e do Mato Grosso.


     



  • Jovem de 15 anos morre vitima de bala perdida

    A adolescente Lorena Santana morreu no hospital, após ser atingida na cabeça por bala perdida. (Foto Reprodução Facebook).

    Uma adolescente de 15 anos que foi baleada na cabeça na manhã dessa terça-feira (15) na Barroquinha, em Salvador e morreu na madrugada desta quarta-feira (16). De acordo com informações da Polícia, Lorena Santana estava acompanhada de familiares, quando, numa rua conhecida como Beco do Amor, houve uma discussão generalizada entre dois homens, envolvendo arma de fogo. Um deles teria feito disparos contra o oponente, sendo que um dos projéteis atingiu em cheio a cabeça da garota que, por sua vez, não tinha nada haver com a discussão. A adolescente foi socorrida e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgia no decorrer da tarde. Na madrugada desta quarta- feira, veio à tona a notícia de que ela não teria resistido aos ferimentos e veio a óbito. Ainda, segundo a polícia, o autor do crime fugiu do local, porém um dos envolvidos na briga, identificado por Jailson Roque Evangelista dos Santos, 42 anos, que também ficou ferido no braço, também teria dado entrada no hospital HGE. De acordo com informações obtidas pelo L12 Notícias, através de um leitor residente em Paramirim, a cidade esta bastante chocada com o acontecido e na espectativa de que o criminoso seja preso e apresentado à Justiça. 



  • Loja Maçônica receberá doação de terreno do Município

    Membros da Loja Maçônica Aliança Sertaneja / Destaquebahia.com.br

    Na sessão do Legislativo Brumadense, nesta segunda-feira (14), a solicitação do espaço para realização das reuniões da Loja Maçônica Aliança Sertaneja foi aprovada pelos vereadores.

    No período de 15 anos, já foram assistidos pela Loja Maçônica 400 jovens, os trabalhos realizados visam a socialização destes jovens.

    Em entrevista ao Destaquebahia, Luciano Ataíde ( Venerável Mestre), disse da sua felicidade pela aprovação, “estou muito feliz com a aquisição, a Loja Maçônica Aliança Sertaneja irá contribuir com um trabalho de prevenção e socialização dos jovens, a Loja não reeduca jovens, mas direciona àqueles que já têm bom comportamento no ambiente doméstico e social, iremos aumentar o número de jovens atendidos pela Loja,” concluiu.



  • O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou, nesta terça-feira (15), os nomes dos funcionários presos pela polícia, todos acusados de envolvimento em uma suposta fraude no setor de veículos. Na ação, iniciada na madrugada desta terça, a polícia prendeu Ivan da Silva Santos, da 8ª Regional de Trânsito (Retran), em Paramirim; Isau Cardoso dos Santos, Leda Cristina Brito dos Santos e Saulo Miranda Silva dos Santos, todos lotados na 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Brumado, no sudoeste baiano. “O Detran-BA esclarece que o órgão já tinha conhecimento do caso através da realização de auditorias e para não prejudicar o trabalho do Ministério Público e Polícia Civil aguardou o desfecho da operação”, informou o órgão, em nota enviada à imprensa. Ainda conforme o Detran-BA, a investigação ocorre há cerca de seis meses e visa apurar fraudes diversas em relação a transferência de veículos e emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de roubo de motocicletas, receptação e venda de peças automotivas em desmanche de veículos. “O diretor geral do Detran-Ba Maurício Botelho já autorizou a publicação da exoneração sumária de todos os servidores, além da abertura de processo administrativo para que os fatos sejam apurados, a serem publicados no Diário Oficial do Estado da Bahia de amanhã”, informou o comunicado.



  • Dilma entrega 1.740 imóveis residenciais em Conquista e anuncia nova fase do programa

    Fonte:Blog do Anderson

    Ao inaugurar, na manhã dessa terça-feira (15), em Vitória da Conquista, 1.740 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, em companhia da presidente Dilma Rousseff, o governador Jaques Wagner destacou a qualidade das obras do programa, que vai beneficiar aproximadamente sete mil pessoas de baixa renda do município. Wagner ressaltou, ainda, o empenho da presidente Dilma na área de habitação, que, prevê, até o final de 2014, a construção de 2,75 milhões de casas. Para o governador, “ter a própria casa é a condição primeira para se ter cidadania e dignidade”.

    Já a presidente Dilma Rousseff, elogiou o discurso do governador Wagner e informou que está em planejamento uma nova fase do programa Minha Casa Minha Vida. “Vamos repetir a dose. Vamos avaliar uma nova quantidade de habitações”. Em Conquista, foram entregues os residenciais Jequitibá, com 500 unidades; Ipê, 366 unidades; Pau Brasil, 374 unidades; e Acácia, com 500 unidades. Foram investidos R$ 96 milhões no empreendimento, cujos apartamentos são compostos por dois quartos, sala, sanitário, cozinha e área de serviço, além de sistemas de esgoto, luz, água, parque infantil e quadra poliesportiva. Antes da solenidade, a presidente Dilma e o governador Jaques Wagner visitaram os conjuntos residenciais entregues à população.

    No início da tarde, Dilma e Wagner participam, em Salvador, no Gran Hotel Stella Maris, da cerimônia de assinatura do contrato do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, com a empresa vencedora da licitação, a Companhia de Participações em Concessões (CPC). Na oportunidade, a presidente Dilma irá anunciar novos investimentos em mobilidade urbana para Salvador. Prefeitos de diversas cidades do Sudoeste Baiano, o federal Waldenor Pereira (PT-BA), os deputados estaduais Jean Fabrício Falcão (PCdoB), Zé Raimundo Fontes (PT) e Marcelino Galo (PT), também participaram do evento.



  • 18ª Ciretran quadrilha é desarticulada na 'operação BR-030'

    Ação conjunta das policias Civil e Militar em mega operação / Destaquebahia.com.br

    A ação denominada 'opereção BR-030' realizada em Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, na manhã desta terça-feira (15), teve início há aproximadamente quatorze meses, com objetivo de apurar, roubo de motos na BR-030, durante as investigações a policia descobriu o envolvimento de servidores públicos com crimes de corrupção, alguns deles funcionários  lotados  no Detran de Brumado.

    Todos os envolvidos foram detidos  e estão à disposição da justiça. A investigação foi realizada pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual, toda ação envolveu 100 Policiais Civis, 41 Policiais Militares e 36 viaturas. Participaram policiais das cidades de Brumado, Vitória da Conquista,  Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Salvador.

     

    Balanço geral da ‘operação BR-030’

    12 pessoas conduzidas, 10 ficaram pessoas ficaram presas por mandado de Prisão Preventiva, 15 motocicletas apreendidas , 10 automóveis apreendidos. Em dinheiro R$ 20.865,00, cheques R$116.595,00, notas promissórias R$ 70.410,00, Apreensão de diversos Documentos de processos de transferências e também documentos de veículos



  • Homenagem do Destaquebahia ao dia do professor

    No Brasil, o Dia dos Professores é comemorado hoje, e tem suas origens no dia 15 de outubro de 1827 (que é também dia de Santa Teresa de Ávila) e foi quando D. Pedro I imperador do Brasil institucionalizou o Ensino Elementar no Brasil. Este decreto, além de falar do ensino elementar em todo o Brasil, falava também de salário de professores e até como os professores deveriam ser contratados. Mas, somente em 1947 que a data foi oficialmente criada e dedicada aos professores.

    Curta - nos

    O Destaquebahia parabeniza á todos os professores pelo seu dia; e dedica esta singela poesia redgida por FABIANO NEVES.


    Com o seu jeito especial de ser
    Ele (a) ensina, aprende, tolera
    seja do Superior ao ABC
    O Professor nos conduz a uma nova Era.

    As vezes sem a remuneração devida
    Pela responsabilidade que tem nas mãos
    Atravessa rios, desertos, sertão
    Para ensinar, mais que lições de vida.

    Como existiria o advogado, juiz, doutor
    Se antes por ele não tivesse passado
    Pai, mãe, amigo; de tudo um pouco é o professor
    Feliz de quem, absorve e pratica o seu legado

    Parabéns por este que é o seu dia
    Mesmo não tendo muito o que comemorar
    Pois o que de direito teria
    As vezes no braço e no grito tem que conquistar.

    Se o governo não os veem como devia
    Não se encham de agonia,
    nem muito menos desista de ensinar