• Ex-prefeito passa por duas cirurgias e segue em estado grave após acidente

    Foto: Reprodução

    Jadiel Almeida Mascarenhas capotou o carro na BR-242, na sexta-feira (29). Paciente está no Hospital Clériston Andrade, e não tem previsão de alta.

    O ex-prefeito do município de Itaberaba, cidade baiana na região da Chapada Diamantina, passou por duas cirurgias e segue internado em estado grave no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, neste sábado (30). Jadiel Almeida Mascarenhas sofreu um acidente de carro na BR-242, na sexta-feira (29).

    Segundo informações do hospital, o paciente passou por uma cirurgia na cabeça, por conta do traumatismo craniano, e outra para realizar um procedimento de drenagem no tórax. Ainda de acordo com o hospital, o ex-prefeito não tem previsão de alta.

    Jadiel foi internado em estado grave depois de sofrer um acidente de carro nesta sexta-feira (29).  O veículo em que ele estava capotou em um trecho da BR-242, no município de Rafael Jambeiro, localizado a cerca de 220 quilômetros de Salvador.

    A Policia Rodoviária Federal (PRF), ainda não confirmou se o acidente acontedeu quando o ex-prefeito tentava escapar de uma tentativa da assalto. O caso será investigado pela delegacia de Itaberaba. (Fonte: G1)



  • Homem é preso por tráfico de drogas em Caculé

    Foto: Divulgação/Polícia Militar

    Por volta das 23h25min de sexta feira 29, policiais militares lotados no 2º pelotão/ Caculé da 94ª CIPM prenderam em flagrante Lucas Brito Texeira, 23 anos, por tráfico de entorpecentes. O elemento ao avistar a guarnição tentou empreender fuga, mas foi alcançado e encontrado em seu poder um frasco preto que, após abordagem, constatou que se tratava de entorpecentes, contendo 21 pedras de crack, 06 pinos de cocaína, 05 porções de cocaína e 02 trouxas de maconha, mais uma quantia de 12 reais e 02 celulares. Lucas foi apresentado na delegacia local.



  • Tanhaçuenses criticam o prefeito por não ter cartório eleitoral no município

    Tanhaçuenses enfrentam filas no fórum de Ituaçu para ficarem em dias com a justiça eleitoral.

    Em uma reportagem especial,  o repórter Dedé Santana mostra uma triste realidade de pessoas que, para exercer a sua cidadania, passam por situações humilhantes, ao enfrentarem filas gigantes e até dormir ao relento de um dia para o outro no intuito de regularizarem o titulo de eleitor, a maioria são de Tanhaçu e culpam o prefeito João Francisco por tal situação.

                     

    A reportagem em especial se passa no município de Ituaçu, porém, o grande “vilão” da história é o prefeito de Tanhaçu, João Francisco, o qual foi duramente criticado, pois, mesmo havendo fórum em Tanhaçu, as pessoas estão se deslocando para Ituaçu para terem acesso aos serviços do cartório eleitoral, isso, porque não houve (segundo as pessoas ouvidas) um esforço do gestor para que os serviços fossem disponibilizados no município. O fórum de Ituaçu, graças aos esforços do prefeito Albércio Costa Filho (Albercinho) mantém a disponibilidade dos serviços; no entanto, pessoas de Tanhaçu, Contendas e de outros municípios, também são atendidas, o que têm gerado as filas quilométricas. “Cadê o prefeito, porque que ele não correu atrás, a gente teria que está tendo este serviço era em Tanhaçu..” disse uma das pessoas que aguardava na fila desde o dia seguinte. Veja o vídeo.

     



  • Dois atletas e um treinador baiano integram tênis brasileiro em Campeonato Sul-Americano

    Maria Menezes | Foto: Bruno Rocha / Divulgação

    A Bahia tem um futuro promissor no tênis nacional. Promessas na categoria sub-14, os atletas Natan Rodrigues e Maria Menezes foram convocados para integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano da categoria, que terá o seu início na próxima segunda-feira (2), na cidade de Assunção, no Paraguai. Além deles, o torneio também terá o treinador Duda Catharino, que será o capitão do time feminino no torneio continental.

    “É uma experiência diferente para eles, porque mesmo participando de eventos internacionais, o clima é diferente e existe uma pressão da torcida, dos adversários. É uma boa oportunidade para eles”, afirmou o técnico em entrevista ao Bahia Notícias. Para o torneio, Catharino explicou como funciona o seu papel na motivação das atletas para o torneio. “O papel do capitão é saber o que se pode tirar de cada uma no psicológico, no seu comportamento. No modo de jogo, cada uma tem seu estilo e tem que se respeitar isso. Vou conversar com cada uma, conhecer a sua forma de atuar e saber adaptar melhor para os confrontos que vem a seguir”, finalizou.

    Dois atletas e um treinador baiano integram tênis brasileiro em Campeonato Sul-Americano

    Natan Rodrigues | Foto: Divulgação/Arquivo CBT

    Integrando a equipe ao lado de Nalanda Silva e Ana Flavia Rodrigues, a tenista Maria Menezes é a melhor brasileira do ranking nacional e a sexta no geral do sul-americano. Atual campeã da Bahia Juniors Cup e da Copa Guga Kuerten, em Florianópolis, a baiana não esconde a expectativa de participar da competição pela segunda vez. “Estou com boa expectativa, treinando bastante e fazendo exercícios para condicionar. Eu e as meninas nos conhecemos bastante, o que é importante porque sabemos de nossos estilos e treinamos juntos”, confessou Maria, que também exalta a ida de seu treinador para o time brasileiro. “Acho ótimo ele ir, pois pode me auxiliar de uma melhor maneira na competição”, celebrou.

    Número 1 do Brasil e 3 da América do Sul, outro que também demonstra ansiedade para a competição é Natan Rodrigues, que vem de conquistas importantes na temporada e quer mais um título no seu currículo. “Eu cheguei de Curitiba agora, onde fui campeão, e essa semana estou treinando todos os dias até o dia da viagem”, afirma o competidor, que terá como companheiros de equipe os atletas Bruno Oliveira e Pedro Dias, além do capitão Mario Mendonça. Depois de conquistar uma vaga na gira europeia, Rodrigues agora espera chegar ao Mundial da categoria. “Acho que dá para ficar entre os três primeiros sim. Tem a Argentina que é muito forte, mas eu creio que dá para conseguir essa vaga para o Mundial”, confessa.Tanto as equipes masculina e feminina terão adversários complicados pela frente na competição. Pelo masculino, os argentinos, ruguaios e equatorianos despontam como potenciais adversários pela vaga. Já entre as meninas, Peru, Chile e Equador também prometem dificultar o caminho da equipe nacional em busca do Mundial.(Fonte:Bahianoticia)

    CONTINUE LENDO


  • Pesquisador do carnaval pede que Daniela Mercury ‘espere sua vez’ de ser homenageada

    Foto: Reprodução/ cidadeverde

    A cantora Daniela Mercury deve esperar “a sua vez” de ser homenageada no Carnaval de Salvador. Esta, pelo menos, é a opinião do doutor em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, especialista na festa. Segundo Miguez, que é também vice-reitor da Ufba, há “uma fila de personalidades” que nunca foram homenageadas na folia e que, assim como Daniela, deram a sua contribuição. A fala do professor diz respeito à aprovação de um projeto de indicação pela Câmara Municipal de Salvador que rebatiza o circuito Dodô (Barra) com o nome da Rainha Má. O circuito Osmar (Campo Grande) também seria rebatizado e iria acolher o nome de Dodô e Osmar. “Eu não tenho dúvida que os grandes nomes do carnaval ao longo dos últimos 20 e 30 anos merecem todo respeito e homenagem da cidade e dos carnavalescos, mas me parece que há ainda um conjunto de pessoas que foram pioneiras e que estão esperando essa homenagem”, afirmou, ao apontar o nome de Orlando Tapajós, que, segundo ele, “foi fundamental para as primeiras mudanças no trio elétrico”. Ainda de acordo com Miguez, a homenagem a Daniela Mercury seria também arriscada, pois, outros artistas contemporâneos dela deram também contribuições para a festa. “Tem uma geração que fez muitas mudanças como Ivete Sangalo, Luiz Caldas, Durval...”, enumerou. Destacar deste contexto uma pessoa, na avaliação do pesquisador, seria “um perigo”. “Homenagear os filhotes do carnaval sem homenagear os avós seria um perigo”, avaliou.(Fonte:Bahianoticia)

    Pesquisador do carnaval pede que Daniela Mercury ‘espere sua vez’ de ser homenageada

    Foto: Estela Marques / Bahia Notícias



  • Rui Costa beneficia Guanambi, Brumado e outras cidades com tratores e implementos agrícolas

    Foto: Mateus Pereira/GOVBA

    As famílias de Guanambi que possuem filhos pequenos contam agora com duas novas creches, inauguradas pelo governador Rui Costa na manhã desta sexta-feira (29). Durante a entrega dos equipamentos, construídos por meio do programa federal Brasil Carinhoso, Rui também beneficiou os pequenos produtores de Rio do Pires, Rio do Antônio, Iuiú e Brumado com quatro tratores e implementos agrícolas. Na ocasião, o governador falou sobre o poder transformador da educação na vida das pessoas, especialmente na primeira infância. “As creches são importantes por causa dos estímulos que vão desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças. 

    Nessa idade, nós estamos definindo, talvez, a capacidade das crianças para o resto da vida, a depender do desempenho da educação em uma creche”, explicou. As duas creches representam investimentos de R$ 3 milhões. A dona de casa Carolene do Carmo, 22 anos, tem duas filhas e matriculou a mais nova em uma das creches inauguradas. “Ter onde deixar minha filha é importante para eu poder cuidar da casa e também para o desenvolvimento das crianças, que vão conviver com as outras e aprender muita coisa”, avalia. A coordenadora da uma das unidades, Marileide Magalhães, esclareceu como o equipamento funcionará. “Estamos preparados para receber crianças de zero a cinco anos de idade. Elas chegam às 7h e saem às 17h, passando o dia em atividades lúdicas e pedagógicas”. Sobre as máquinas entregues, Rui afirmou que fazem parte de um trabalho mais amplo que está sendo realizado em toda a Bahia. “Nós avaliamos que o pequeno agricultor não pode ficar só na enxada, precisa ter equipamentos para melhorar sua produção, sua renda. Nossa meta é ir mecanizando as cooperativas, para que as terras sejam aproveitadas com tecnologias e o pequeno agricultor possa produzir mais e melhor”. Representante de uma das associações beneficiadas com os tratores, Judicael Pereira, do município de Brumado, conta que entidade da qual faz parte possui mais de cem associados, todos pequenos produtores rurais. “O serviço lá é feito na base da enxada. A máquina agrícola vai ser um avanço muito grande, vamos tratar a terra com mais eficiência”, disse. Ainda no município do sudoeste baiano, Rui inaugura às 15h um novo posto do SAC, com capacidade de realizar aproximadamente 18,3 mil atendimentos por mês, no qual foram investidos R$ 3,6 milhões.

    CONTINUE LENDO


  • Vândalos violam túmulos e furtam objetos em cemitério de Barra da Estiva

    Foto: Cristiano Ferreira / Destaquebahia.com.br

    O cemitério de Barra da Estiva foi invadido por vândalos na noite de ontem (28) e, além de violarem alguns túmulos e danificarem as carneiras, os indivíduos ainda furtaram objetos e ferramentas que estavam no local.
    A Polícia Civil de Barra da Estiva, através do delegado Dr. Marco Torres, já iniciou as investigações no intuito de identificar e punir os responsáveis pela ação.

    Em 2014 jovens ateus causaram indignação na população barrestivense, quando, violaram túmulos e espalharam os restos mortais no mesmo cemitério; sendo que até o túmulo do ex-prefeito de Barra da Estiva, Rochael Alves da Silva, foi alvo. Na ocasião duas pessoas foram detidas.



  • Moto furtada em Malhada de Pedras é recuperada pela polícia em Guanambi

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Uma motocicleta Bis – CG/Honda, que havia sido furtada no município de Malhada de Pedras, foi recuperada pela polícia de Guanambi na tarde da última quarta-feira (27). Segundo informações passadas pelo 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi ao Destaquebahia, a motocicleta foi recuperada após denuncia anônima de populares, informando que a mesma estava abandonada na Praça da Prefeitura Municipal de Guanambi.
    A Motocicleta foi encaminhada para a delegacia de Guanambi onde os procedimentos de praxe foram tomados. A placa de licenciamento da motocicleta é de Brumado.



  • Catoze solicita que verbas devolvidas pela Câmara sejam aplicadas na reforma das três praças do bairro São Félix

    O vereador Catoze, além de morador é um defensor fervoroso do Bairro São Félix, o qual sempre ocupou um lugar de destaque em suas ações parlamentares. Neste contexto, Catoze, além de fazer requerimentos constantes ao Executivo para melhorias estruturais no bairro, teve outra ação muito importante, pois, ao tomar conhecimento que a Câmara de Vereadores de Brumado iria devolver à Prefeitura a quantia de cerca de R$ 250 mil, ele, rapidamente intercedeu e fez a solicitação para que essa verba seja destinada para a recuperação de três praças no Bairro São Félix, a Praça da Concórdia, a Praça dos Garis e Praça Rodrigues Castro Leite. 

    Segundo o vereador “a verba, que a princípio teria sido divulgada somente para a reforma de uma praça, dá tranquilamente para as três, já que são de pequeno porte”. Catoze, que já fez inúmeras solicitações nesse sentido à administração municipal, espera, que, agora, os anseios dos moradores sejam atendidos com a revitalização dos referidos logradouros públicos. “Estamos muito otimistas que a nossa solicitação seja finalmente atendida, já que estamos nessa luta há um bom tempo”, ressaltou o parlamentar que ainda lembrou que “a minha luta pela atualização urbana do bairro São Félix não para por aqui, pois novas conquistas serão obtidas futuramente”. 

    CONTINUE LENDO


  • Projeto 'Vamos Acabar com isso! Diga Sim à Saúde' foi realizado em Maetinga

    Foto: Ivone Aguiar / Destaquebahia.com.br

    Foi realizado na última quarta - feira (27), no Povoado Vereda do Meio, município de Maetinga, o projeto “Vamos Acabar Com Isso! Diga sim à Saúde”.

           

    O evento teve como objetivo conscientizar a população local sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Os alunos, professores e funcionários se mobilizaram e, através de música, apresentação de teatro, palestras, e uma linda caminhada, os moradores de Vereda do Meio foram alertados e orientados a combater o mosquito da Dengue.
    Também foram abordados temas como: Piolho, Alimentação Saudável, Higiene Bucal e Corporal.

     

         


    Todos ficaram maravilhados com o evento realizado pelo Núcleo Ulisses Guimarães, composto por duas escolas e que tem como diretora, Renata Leal, vice diretor; Edson Santos e coordenadora, Ivone Aguiar.

         


    O evento teve a colaboração total da Prefeitura Municipal de Maetinga, através da secretaria de educação, e o apoio da Polícia Militar.
     



  • Comandante da 34ª CIPM participa de importante evento na Chapada Diamantina

    Major Jocevã Oliveira; Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Barra da Estiva, Adriano Pires. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Dentre as autoridades presentes em um dos maiores eventos da Chapada Diamantina, o VIII Encontro de Agricultores e Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, estava o Major Jocevã Oliveira, Comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que tem sua sede em Brumado.
    Além de ter sido o responsável por viabilizar todo o esquema de segurança para proporcionar tranquilidade aos participantes e expositores do evento, o Major Jocevã Oliveira também foi convidado para compor a mesa, juntamente com lideranças, prefeitos e secretários.
    Os relevantes serviços realizado pelo comandante à frente da 34ª CIPM, foi por diversas vezes enaltecido, principalmente pelo secretário Jerônimo Rodrigues, que esteve no evento representando o Governador Rui Costa.
    A 34ª CIPM atua em mais de 12 municípios, inclusive na Chapada Diamantina, em municípios como Barra da Estiva, Ibicoara, dentre outros. O VIII Encontro de Agricultores e Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região acontece até sábado (30).



  • A exemplo de vários municípios da Bahia Dia D da Vacina contra H1N1 não irá acontecer neste sábado (30) em Brumado

    O segundo lote das vacinas ainda não chegou. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu, assim como um grande número de municípios da Bahia, não realizar o Dia D da Vacinação contra a gripe H1N1. A decisão se deu porque o segundo lote das vacinas ainda não chegou, o que impossibilita que toda a logística necessária para a imunização em massa possa ser operacionalizada. A previsão é que o segundo lote chegue na segunda-feira (02), o que não afetará a vacinação nas unidades de saúde, que continuarão acontecendo normalmente. Outro fator que veio corroborar para essa tomada de decisão é que Brumado seguiu o calendário estipulado pela Sesab, antecipando a vacinação que se iniciou no último dia 18. A Sesau também comunica que não há motivos para preocupações, já que os grupos prioritários poderão tomar a vacina normalmente, como já foi citado, em todos as unidades de saúde como vem acontecendo. Na semana que vem a equipe epidemiológica se reunirá para marcar uma nova data para o Dia D, que deverá acontecer no mês de maio. 

     
     
     



  •  Para que haja o descarte correto lixeiras seletivas são implantadas em Guajeru

    No intuito de promover a conscientização dos cidadãos quanto ao descarte correto do lixo em Guajeru, a prefeitura acaba de implantar lixeiras coletivas e seletivas, o que proporcionará a separação correta entre o que pode ser reciclado ou não. Além da conscientização, a prefeitura também visa auxiliar os guajeruenses na gestão dos resíduos urbanos.
    A cor azul para papéis, vermelho para plásticos, verde para vidros, amarelo para metais, preto para madeiras, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduos gerais não recicláveis.



  • Lei pode obrigar instalação de placas solares em prédios públicos da Bahia

    Os soteropolitanos tem enfrentado dias de intenso calor e poucas nuvens, cenário perfeito para a captação de energia solar. Agora já imaginou se todos os prédios públicos tivessem placas solares? O deputado estadual Marcell Moraes (PV) já. Um projeto encaminhado pelo parlamentar para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta semana prevê a instalação de sistemas de captação da energia solar nas novas edificações construídas na Bahia, como hospitais, postos de saúde, delegacias e escolas. Já os prédios mais antigos teriam um tempo determinado para fazer um estudo de viabilidade de adaptação à novidade. A fiscalização da qualidade e eficiência dos mecanismos implantados seria responsabilidade das secretarias municipais e estaduais de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública. Já as despesas seriam cobertas por dotações orçamentárias do governo e prefeituras. Na justificativa, Marcell alerta ainda para outra questão trazida pelos dias seguidos de sol: com uma dependência de quase 80% na energia gerada por hidrelétricas, a Bahia tem enfrentado uma grave crise hídrica com a falta de chuvas no estado. "O governo precisa mudar muita coisa relacionado ao meio ambiente, estamos no século XXI. Por exemplo, a própria Secretaria do Meio Ambiente usa copo descartável, isso é um absurdo. A AL-BA usa copo descartável, que pode durar 1000 anos. Pensando nisso, o poder público deveria incentivar os grandes empresários a lutar para o bem estar da própria população a médio prazo. Acho que o painel solar vai melhorar muito, principalmente na questão ambiental, e de consciência também”, avaliou o parlamentar. Segundo Marcell, a iniciativa já foi colocada em prática em alguns lugares da Europa, onde inclusive prédios comerciais e privados possuem os painéis de captação da energia do Sol. Por isso, acredita que não há motivos para haver polêmica em torno da proposta. “A sociedade tem que entender que o projeto não é polêmico, é novidade. Estamos falando de algo que daqui a dez anos, independentemente de ter projeto meu ou não, seria natural. Esse projeto das placas solares vai acontecer com ou sem o meu projeto. A Europa está fazendo pra economizar. Se isso existe lá, é pro governo se espelhar... Não deveria esperar projeto de deputado, mas ter iniciativa de fazer e executar o projeto. O governo pensa muito a curto prazo”, lamentou.(Fonte:Bahianoticia)



  • Contribuintes têm até esta sexta para entregar declaração do Imposto de Renda

    Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil

    O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física termina nesta sexta-feira (29). Até a tarde desta quinta (28), um balanço divulgado pela Receita Federal indicava que ainda eram esperadas 5,8 milhões de declarações. Quem não cumprir o prazo de entrega está sujeito a pagar multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode atingir até 20% do imposto devido. A Receita espera que sejam feitas 28,5 milhões de declarações. O número representa aumento de 2,1% em relação ao ano passado, quando 27,9 milhões de contribuintes entregaram os documentos.



Estamos nas redes sociais