• Teori determina que Moro envie investigações sobre Lula para o STF

    Teori determina que Moro envie investigações sobre Lula para o STF (Foto: EBC)

    O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o juiz Sérgio Moro envie à Corte os processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão, porém, não anula a liminar concedida por Gilmar Mendes na última sexta-feira, que suspendeu a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

    Na decisão, Teori também condenou a divulgação dos áudios entre Lula e a presidente Dilma Rousseff e determinou que os processos devem correr, a partir de agora, sob sigilo. 

    “A esta altura, há de se reconhecer, são irreversíveis os efeitos práticos decorrentes da indevida divulgação das conversações telefônicas interceptadas. Ainda assim, cabe deferir o pedido no sentido de sustar imediatamente os efeitos futuros que ainda possam dela decorrer e, com isso, evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da divulgação, seja no que diz respeito ao comprometimento da validade da prova colhida, seja até mesmo quanto a eventuais consequências no plano da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal”, diz.

    No despacho, o ministro criticou a justificativa de “interesse público” dada por Moro para explicar a divulgação das conversas telefônicas de Lula. “É descabida a invocação do interesse público da divulgação ou a condição de pessoas públicas dos interlocutores atingidos, como se essas autoridades, ou seus interlocutores, estivessem plenamente desprotegidas em sua intimidade e privacidade”, afirmou.

    A decisão de Teori foi uma resposta a um pedido do governo, que acusava Moro de ter cometido uma ilegalidade e ter colocado em risco a “soberania nacional” ao divulgar conversas telefônicas entre Lula, Dilma e outros ministros. Teori deu dez dias para que Moro preste informações sobre o caso. O ministro também pediu que a Procuradoria-Geral da República se manifeste.

    Somente depois disso, o Supremo deve tomar uma decisão sobre onde Lula deve ser investigado. O ministroaponta que Moro “era reconhecidamente incompetente” para decidir a parte das investigações que deveria ser enviada ao Supremo. De acordo com Teori, “cabe apenas ao Supremo Tribunal Federal, e não a qualquer outro juízo, decidir sobre a cisão de investigações envolvendo autoridade com prerrogativa de foro na Corte”.

    Na segunda-feira, Moro havia decidido encaminhar ao STF somente as informações sobre a quebra de sigilo telefônico de Lula, mas não dos inquéritos que apuram ocultação patrimonial e crimes envolvendo a família do ex-presidente, relativos ao tríplex em Guarujá e o sítio em Atibaia. Casa Civil

    Nesta terça-feira, a ministra Rosa Weber também negou um habeas corpus da defesa de Lula para derrubar parte da decisão de Gilmar Mendes proferida na última sexta-feira, 19. Os advogados pediam para que as investigações contra o ex-presidente não fossem conduzidas por Moro em Curitiba.

    Em seu despacho, Rosa afirmou que a Corte “já firmou jurisprudência no sentido de não caber habeas corpus contra ato de ministro relator”. A ministra não mencionou o mérito da questão, mas apontou a “delicadeza e complexidade do tema de fundo” para negar o pedido da defesa do ex-presidente. (Correio24horas)

    CONTINUE LENDO


  • PRF espera aumento de 40% de fluxo de veículos em dias de pico na Semana Santa

    Foto: Reprodução / PRF-BA

    A partir da meia noite desta quarta-feira (23) – zero desta quinta-feira (24) – até meia noite de domingo (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a Operação Semana Santa 2016. Durante o feriado, é estimado um aumento de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimente, na sexta e no domingo, especialmente nos deslocamentos próximos aos grandes centros e para os locais turísticos. Segundo a PRF, o foco será na fiscalização nas condutas responsáveis por elevados índices de acidentes com vítimas, como embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, transporte clandestinos, entre outros. O não uso do capacete pelos motociclistas também será fiscalizado. Acidentes desse tipo representam 25% dos registros, segundo estudos do Ministério da Saúde. A PRF ainda informa que após as mudanças na Lei Seca não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Qualquer traço de álcool no corpo é suficiente para o motorista pagar uma multa de R$ 1.915,40, ter a carteira suspensa e ser impedido de seguir viagem.



  • Bélgica identifica três suspeitos de participar de ataque terrorista em aeroporto

    Foto: Reprodução RTBF/Interpol

    A rede de televisão estatal belga RTBF divulgou nesta quarta-feira (23) a imagem de dois irmãos suspeitos de participar do ataque terrorista no aeroporto de Zavantem, em Bruxelas, nesta terça (22). Identificados como Khalid e Ibrahim El Bakraoui, eles já têm passagem pela polícia, mas não por crimes ligados ao terrorismo e não levantavam suspeita de relação com extremismo religioso. O terceiro suspeito de participar dos ataques no aeroporto é Najim Laachraui, de 24 anos, que também está desaparecido e é procurado em diferentes operações sigilosas. Suspeitas indicam que Khalid alugou um apartamento em Bruxelas com uma identidade falsa. Na semana passada, o imóvel foi revistado e foram encontrados um rifle, uma bandeira do Estado Islâmico (EI). A polícia também identificou impressões digitais de Salah Abdeslam, suspeito de participar do atentado em Paris em novembro do ano passado e que foi preso na última sexta-feira (18). Os ataques na capital belga atingiram o aeroporto de Zaventem e a estação de metrô de Maalbeek. A imprensa local estima que 34 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas em decorrência das explosões. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado.Fonte:Bahianoticia.



  • Polícia troca tiros com bandidos em Bom Jesus da Lapa; duas pessoas foram presas

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Por volta das 10h da manhã de ontem (21), ao chegar no Posto Avenida, em Bom Jesus da Lapa, o policial do serviço de investigação da Polícia Militar se deparou com uma situação de assalto. Ao ordenar voz de prisão os meliantes revidaram com disparos contra o policial que ao se defender da injusta agressão atingiu Wanderson Pinheiro Nascimento. O outro indivíduo conseguiu evadir do local provavelmente ferido também. O policial foi atingido de raspão na perna esquerda.Com o ferido foi encontrada uma pistola Glock 380 com 15 munições. Na continuação da ocorrência foi preso o indivíduo Jonathan, vulgo Jhonzeira, que foi quem passou as informações do posto para os assaltantes. Foram apreendidas também duas motos utilizadas no assalto.



  • Jovem empresário Renan Rocha se filia ao Partido Democratas fortalecendo a agremiação em Brumado

    Foto: Divulgação

    Na manhã desta segunda-feira (21.03) o jovem empresário Renan Rocha de Souza se filiou ao Partido Democratas de Brumado, que agora passa a contar com mais um jovem promissor em seu quadro. A decisão de Renan em filiar-se ao Democratas se deu também em razão da liderança do partido, o Prefeito de Salvador ACM estar realizando uma administração considerada a melhor do país, modelo que poderá vir a ser implantado em Brumado. “Venho no intuito de colaborar para que Brumado se desenvolva. Amo demais minha terra e por isso, mesmo sendo um empresário, não posso deixar de buscar na política as melhorias para nosso Município. Com esta filiação também quero prestar uma homenagem especial ao meu avô, Zildo Rocha de Souza, Sr. Zizinho, que foi filiado ao Democratas e nunca deixou de acreditar neste grupo político e na melhoria de vida da nossa população, através da participação consciente na vida social e política da comunidade”, ressaltou Renan. Seu Zizinho faleceu no ano de 2013, aos 74 anos, após ser vítima de assaltantes. O fato deixou a família bastante abalada e muito saudosa por ser ele uma pessoa exemplar, muito alegre e ligado à sua família. Para o presidente do Democratas em Brumado, Carlos Magno a filiação destaca a importância da participação da juventude na política com a finalidade primordial de discutir o futuro da Nação a partir do Município em que vivemos. O vereador Weliton Lopes comemorou a filiação e asseverou que o prefeito ACM Neto e o deputado estadual Luciano Ribeiro se juntam neste momento em que o Democratas de Brumado, em sua reestruturação, passa a contar com pessoas como o jovem empresário Renan. “Um empresário bem sucedido e exemplo de dignidade e simplicidade. Estamos abertos a novas filiações, pontuou o parlamentar.



  • Uma homenagem da Taisan Auto


  • Polícia Federal realiza 26ª fase da Lava Jato e cumpre mandados na Bahia

    Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

    A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta terça-feira (22) a 26ª fase da Operação Lava Jato. Os 110 mandados judiciais estão sendo cumpridos nos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Minas Gerais e Pernambuco, além do Distrito Federal. A Polícia Federal cumpre 11 mandados de prisão temporária, 4 mandados de prisão preventiva, 28 conduções coercitivas e 67 mandados de busca e apreensão. Este é um desdobramento de depoimentos tomados na 23ª etapa, conhecida como 'Acarajé', que prendeu o marqueteiro baiano João Santana e a sua mulher, Mônica Moura. A fase deflagrada hoje foi batizada de 'Xepa'. Nesta segunda-feira (25) foi realizada a 25ª fase da operação, a primeira em solo internacional (veja mais). A polícia portuguesa prendeu em Lisboa Raul Schmidt Felipe Junior, investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da Petrobras Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada.



  • Manifestação protesta contra possível privatização da água em Feira de Santana

    Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

    Uma manifestação em Feira de Santana protestou nesta segunda-feira (21) contra a privatização do serviço de abastecimento de água. A manifestação foi puxada pelo sindicato dos trabalhadores em Água, Esgoto e meio Ambiente da Bahia (Sindae) e ocorreu pela primeira vez em Feira. Segundo o presidente do sindicato, Edmilson Barbosa, a manifestação tem como objetivo marcar a data do Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22). Conforme o dirigente, há em curso por parte do Município Estado um interesse em privatizar o serviço de abastecimento. Barbosa afirmou ao Acorda Cidade que em Feira há “movimentações” para privatizar a água por conta dos lucros que podem ser gerados já que a cidade tem “grande arrecadação” com o produtor. No entanto, segundo ele, a entrega do serviço para a iniciativa privada não beneficiará a população feirense. Caso ocorra a negociação, ele prevê aumento do valor da tarifa, além de limitações com a expansão do serviço para locais como a zona rural do município. Para o sindicalista outros pontos negativos seriam a ineficiência do serviço e da falta de contato com a empresa.Fonte:Bahianoticia.



  • Aguiberto pontua que a Policlínica tem que ser instalada em Brumado

    A reunião marcou a definição da vinda da Policlínica para Brumado (Foto: Divulgação)

    O suspense sobre a decisão de que município da região irá receber a Policlínica de Especialidades chegou ao fim na manhã desta segunda-feira (21) em uma importante reunião realizada da sede da Sesab em Salvador, onde estiveram presentes os prefeitos Aguiberto Lima Dias (Brumado), Marco Túlio (Boquira); Sérgio Maia (Aracatu); Albércio da Costa Brito Filho (Ituaçu) e dos secretários de saúde José Arlindo Barbosa (Paramirim) e Vanessa Teixeira dos Santos (Malhada de Pedras), os quais foram recepcionados pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Durante a reunião, o prefeito Aguiberto Lima Dias se posicionou de forma contundente pela vinda da Policlínica. Utilizando uma argumentação muito substancial, o chefe do executivo brumadense foi cirúrgico em suas colocações alegando que Brumado possui todos os pré-requisitos para receber a obra, já que tem um complexo sistema de saúde composto de um hospital com 100 leitos, com Centro Cirúrgico e prestes a receber uma UTI; além de uma unidade do Lacen, uma central do SAMU 192; uma clínica de hemodiálise e uma unidade do Hemoba e por fim, está para receber um Curso de Medicina. Os argumentos foram inquestionáveis e receberam o apoio dos prefeitos e secretários presentes. Em seguida o secretário Fábio Vilas-Boas anunciou a sua decisão de que Brumado deverá receber a Policlínica, o que deverá ser decretado nos próximos dias pelo governador Rui Costa. Esta é uma grande notícia para Brumado e vem comprovar o grande empenho do prefeito Aguiberto Lima Dias em trazer a obra para o município. O próximo passo será a abertura do processo de licitação e, possivelmente, as obras poderão se iniciar ainda neste ano de 2016. 



  • Caminhão desgovernado atinge residência em Barra da Estiva

    Foto: Cristiano Ferreira / Destaquebahia.com.br

    Um incidente ocorrido na manhã desta segunda – feira (21), em Barra da Estiva, quase resulta em tragédia. Um motorista estacionou um caminhão e minutos depois o mesmo desceu desgovernado e atingiu o muro da frente de uma residência.

           

    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, minutos antes crianças bricavam na frente da casa, justamente no local que o caminhão atingiu; mas, não houve vítimas, somente danos materiais.



  • Weliton Lopes solicita criação de comissão e audiência pública para acompanhamento e fiscalização das obras do Parque Eólico em Cristalândia

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A energia eólica vem ganhando cada vez mais a atenção por parte da população, por ser uma fonte alternativa e sustentável e a instalação de um empreendimento deste porte em Brumado contribuirá muito com o desenvolvimento da cidade.

    Bastante atento a todo o processo que vem acontecendo em Brumado e preocupado com os impactos ambientais e sociais que ocorrerão na região de Cristalândia, local de instalação do parque Eólico, o vereador Weliton Lopes dará entrada nesta segunda-feira (21.03) em indicação solicitando a criação de comissão e audiência pública para acompanhar e fiscalizar a execução da obra. Weliton destaca que a população brumadense, em especial a da localidade de Cristalândia tem o direito de acompanhar todas as fases da obra, tendo o conhecimento de forma clara, objetiva e acima de tudo verdadeira dos impactos que ocorrerão, principalmente os negativos. “Acho um absurdo a falta de comunicação das empresas envolvidas no processo de construção do Parque Eólico com a comunidade, pois trata-se de um assunto de fundamental importância, que mudará a rotina de todos que residem no município, sobretudo, dos que habitam na localidade de execução da obra, sem dizer da geração de emprego que deve ser preferencialmente direcionado aos brumadenses, fato que não vem ocorrendo. Precisamos informar a população e juntamente com todos acompanharmos e fiscalizarmos a execução da obra do Parque Eólico”, destacou Weliton Lopes. (Eliana Costa)

    CONTINUE LENDO


  • PARÓQUIA DO BOM JESUS E MODERA FAZEM A ABERTURA DA CFE EM BRUMADO

    Foto: Divulgação

    Tendo como tema, Casa Comum Nossa Responsabilidade, a Campanha da Fraternidade Ecumênica - CFE 2016 foi aberta oficialmente em Brumado pela Paróquia do Bom Jesus e pelo MODERA com o Ato de Clamor pelas Águas, neste Domingo de Ramos, dia 20 de Março, na margem direita do Rio do Antônio, nas imediações da Barraginha do São Félix.
     
    O Ato foi iniciado por volta das sete horas da manhã, contando com os pronunciamentos do Padre Waldech Gondim e do Coordenador Geral do MODERA, Henrique Rocha, além da apresentação dos jograis do Grupo de Teatro Fé Cênica, baseados no cordel SOS Rio do Antônio, do Cordelista brumadense, Wagner Lima Santos, e na composição O Planeta Está Sofrendo, do Coordenador do MODERA. Em seguida foi realizada uma procissão rumo ao Cruzeiro, onde foi celebrada a Missa de Ramos.
     
     

    A Campanha da Fraternidade deste Ano tem como objetivo geral assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e se empenhar, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do Planeta Terra. Dentre os objetivos específicos, a CFE irá acompanhar a elaboração e a execução dos Planos Municipais de Saneamento Básico e denunciar a privatização dos serviços de saneamento, entendendo-os como públicos e obrigação do Estado.
     
    Dando continuidade às atividades da CFE, nesta terça-feira, 22 de Março, Dia Mundial da Água, o MODERA, a Paróquia, entidades da sociedade civil e escolas estarão realizando uma caminhada saindo da Praça Coronel Zeca Leite, a partir das sete da manhã, em direção ao Auditório do SEMAC, onde será realizada uma reunião plenária para abordar a municipalização dos serviços de água e esgoto, a política de saneamento de Brumado e o Processo N° 2538/1999 referente à poluição do Rio do Antônio.
     
    Mais informações sobre o assunto deste release, entrar em contato com os Coordenadores do MODERA, Henrique Moreira Rocha (77-3441-9277) e Jorge Valério Rocha Gomes (77-99935-5863).
    CONTINUE LENDO


  • Gran Mármores, serviços de excelência com preços e condições incríveis

    Proporcione mais requinte e beleza ao seu ambiente, seja estabelecimento comercial, residencial, escritório e outros. A Gran Mármores dispõe de serviços como: fechamento de pia, lavatórios, soleiras, bancadas, decoração e muito mais; tudo com preços e condições incríveis.

            

    Solicite sem custo a presença de um representante, ou compareça pessoalmente à Gran Mármores, que fica na Avenida Centenário (Em frente ao Terminal Rodoviário). Telefone: 77 3441 - 1397 - Agora sob nova direção.



  • Vitória precisa do triunfo e da pontaria de Kieza contra o Flamengo de Guanambi

    Apresentado oficialmente na sexta-feira passada, Kieza está pronto para fazer a estreia pelo rubro-negro (Foto: Mauro Akin Nassor)

    Diretoria e torcida do Vitória receberam Kieza com festa na sexta-feira passada (18). Agora, está na hora do atacante retribuir o carinho em campo. Ele está pronto para jogar e, cumprindo o cronograma do marketing do clube, vai estrear no sábado, às 18h30, no Barradão, contra o Flamengo de Guanambi. 

    A partida vai definir qual time avança para a semifinal do Baiano e, como perdeu o jogo de ida por 1x0, sábado passado, no estádio Dois de Julho, em Guanambi, só o triunfo interessa ao Leão. Qualquer empate dá a classificação ao rival do interior. Por isso, a pontaria do K9 vai ser fundamental. 

    “Não tenho dúvidas que ganharemos a segunda partida no Barradão. Com certeza Kieza e Victor Ramos entrarão”, afirmou o técnico Vagner Mancini logo após a derrota de sábado.

    A tendência é que Kieza, já regularizado, entre no lugar de Robert e Victor Ramos no de Vinícius, que falhou no último lance da partida contra o Flamengo de Guanambi. Victor Ramos já está pronto fisicamente para reforçar o time e, depois de muito tempo de espera, teve a documentação regularizada pela CBF. Dagoberto, no entanto, ainda está se condicionando fisicamente e não tem data definida para estrear pelo clube.  

    O elenco do Vitória ganhou folga ontem e se reapresenta hoje, às 15h30, na Toca do Leão, quando inicia os preparativos para o confronto de volta das quartas de final. Os três jogadores que saíram de campo antes do apito final do jogo do último sábado serão reavaliados pelo departamento médico rubro-negro. 

    O volante Willian Farias e o meia Tiago Real se queixaram de dor muscular. Já o atacante Marinho está com um edema no tornozelo. Recuperados de contusão, o goleiro Fernando Miguel, o lateral-direito Maicon Silva, o atacante Alípio e o zagueiro Guilherme Mattis devem voltar a treinar normalmente a partir de hoje.

    Fora do Nordestão, o Vitória terá toda a semana para se preparar para a decisão contra o Flamengo de Guanambi. (Fonte: Correio24horas)



  • PF deflagra 25ª fase da Lava Jato em Portugal e prende suspeito de pagar propinas

    A Polícia Federal deflagrou a 25ª fase da Operação Lava Jato em Portugal durante a madrugada desta segunda-feira (21). Esta é a primeira etapa realizada fora do Brasil. Raul Schmidt Felipe Junior, investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da Petrobras, foi preso preventivamente. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra ele. Raul morava em Londres e se mudou para Lisboa desde o início da Operação Lava Jato. Ele possui naturalidade portuguesa e estava foragido desde julho de 2015, quando foi expedido mandado de prisão contra ele. Além de pagar propinas a Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada, ele ainda atuava como preposto de empresas internacionais para conseguir contratos de exploração de plataformas da estatal.



Estamos nas redes sociais