-

Cláudia Xavier de Castro comprou abadá na mão de cambista e foi expulsa de bloco em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)
Uma mulher foi expulsa do bloco Largadinho, comandado pela cantora Claudia Leitte, após seguranças terem identificado o uso de abadá falso. O caso ocorreu no início da noite desta segunda-feira (8), quando o trio ainda estava na concentração, no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Ao G1, Cláudia Xavier de Castro, de 42 anos, disse que comprou o abadá na mão de cambista e destacou que a camisa tinha o mesmo "selo" presente nas peças das demais pessoas presentes na festa. "O mesmo selo que tem em todos tem no meu", afirmou. A técnica em enfermagem reclamou da ação dos seguranças. "Rasgou a minha roupa. O homem me deixou nua na frente de todo mundo", disse. Durante a abordagem do segurança, a mulher chegou a cair no chão. Os seguranças chegaram a ser vaiados pelos integrantes do bloco. Após a expulsão da mulher, a organização do trio anunciou, por meio de sistema de som, que só seriam permitidos foliões com abadás originais. Logo após o incidente, os seguranças subiram no trio e não foram encontrados para falar sobre o assunto. O G1 tentou contato com a assessoria de Claudia Leitte, por meio de telefonemas, mas não obteve sucesso na noite desta segunda-feira.
-
-33.jpg)
Correio da Bahia
O governo norte-americano vai pedir ao Congresso para libertar US$ 1,8 bilhão para financiar ações de prevenção ao vírus Zika, anunciou ontem (8) a Casa Branca, em comunicado. A maioria dos casos de infeção pelo vírus nos Estados Unidos é de pessoas que viajaram para as zonas mais infestadas pelos mosquitos que transmitem a doença.As autoridades sanitárias norte-americanas confirmaram ainda um caso de transmissão por via sexual.
O governo norte-americano vai pedir ao Congresso para libertar US$ 1,8 bilhão para financiar ações de prevenção ao vírus Zika, anunciou ontem (8) a Casa Branca, em comunicado. A maioria dos casos de infeção pelo vírus nos Estados Unidos é de pessoas que viajaram para as zonas mais infestadas pelos mosquitos que transmitem a doença.As autoridades sanitárias norte-americanas confirmaram ainda um caso de transmissão por via sexualOs fundos deverão ser usados para preparar melhor o país para o impacto da doença que está se propagando muito rapidamente na América do Sul e Central, bem como em Porto Rico, que é um território norte-americano. As autoridades temem especialmente que, com a chegada da primavera e o verão, os mosquitos portadores do Zika consigam chegar aos estados meridionais dos Estados Unidos. O continente americano é o que regista casos do vírus, sobretudo na sub-região da América do Sul, com mais de 1,5 milhões no Brasil e mais de 20 mil na Colômbia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o recente aumento de casos de microcefalia e de desordens neurológicas em bebês na América Latina constitui uma emergência de saúde pública de alcance internacional, adiantando que existe uma forte suspeita de que o aumento dos casos seja causado pelo vírus Zika.
A microcefalia é um distúrbio de desenvolvimento fetal que resulta num perímetro do crânio infantil abaixo do normal, com consequências no desenvolvimento do bebê. O vírus Zika também é suspeito de causar a síndrome neurológica de Guillain-Barré, que pode levar a uma paralisia definitiva. Os sintomas e sinais clínicos da infeção pelo vírus, transmitida (de forma comprovada) aos seres humanos por picada de mosquitos Aedes aegypti, também vetor de transmissão do vírus do dengue, da febre chikungunya e da febre amarela, são muito parecidos com os da gripe, provocando febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares. Geralmente, os sintomas começam a desaparecer quatro ou cinco dias depois. O período normal de incubação varia entre três a 12 dias.Fonte:(Correio da Bahia)
-

Foto: Venilton Kuchler/ ANPr
A Agência Europeia do Medicamento anunciou nesta segunda-feira (8) a criação de um grupo de peritos sobre o vírus Zika para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o vírus. "Não existe atualmente qualquer vacina ou tratamento capaz de proteger ou tratar a infeção pelo vírus, seja aprovado [pelas autoridades sanitárias] ou em fase de ensaios clínicos", informou em comunicado. O objetivo do grupo, segundo a Agência Brasil, é permitir a pesquisa de medicamentos contra o vírus Zika, por meio de pareceres sobre as questões científicas e regulamentares. A agência vai contatar as sociedades farmacêuticas que já começaram a trabalhar em tratamentos ou vacinas e rever todos os novos dados sobre o vírus para permitir uma reação rápida à crise de saúde pública. O Brasil atualmente é o país mais atingido pela epidemia de zika no mundo, com 1,5 milhão de infectados, seguindo-se a Colômbia, com 22.600 casos.
-

Porta de vidro da delegacia foi quebrada durante a invasão de criminosos em Itiruçu (Foto: Tiago Santos/ Blog Itiruçu Online )
Uma mulher de 30 anos que estava presa por tráfico de drogas na delegacia da cidade de Itiruçu, no sudoeste da Bahia, foi retirada do local por comparsas na madrugada desta segunda-feira (8), segundo informações da Polícia Civil. De acordo com a polícia, três homens encapuzados e armados invadiram a delegacia e partiram com a mulher. Ela foi presa na noite de sábado (6) com drogas. A polícia ainda informou que os homens renderam e prenderam o carcereiro em uma cela. Além disso, os criminosos deixaram a grade principal que dá acesso às celas, aberta. Com isso, um dos presos saiu, pediu ajuda a moradores da região e a Polícia Militar foi acionada. Niguém foi ferido. Até a publicação desta reportagem, nenhum dos criminosos havia sido preso.

Presos deixaram bilhete com deboche antes de fuga na Bahia (Foto: Anacley Souza/Voz da Bahia )
Outro caso No dia 24 de janeiro, quatro detentos fugiram da delegacia da cidade de Itamari, a cerca de 330 quilômetros de Salvador, e ainda deixaram um bilhete debochando da polícia e da segurança da carceragem. Os fugitivos, já identificados, têm entre 20 e 30 anos, e respondem por crimes como assalto, tráfico de drogas e homicídios. O bilhete, escrito em uma folha de caderno, tinha a mensagem: "Os loucos vivem pouco, mais vivem como podem. Vão aprender a ser polícia, para tirar onda com o ladrão. E faz outra cadeia, que esta é de papelão". Segundo informações da delegacia da cidade, para escapar, os detentos conseguiram quebrar o cadeado de uma das celas e acessar o pátio onde ocorre o banho de sol. Depois, serraram as grades da cobertura do pátio e chegaram à àrea externa.CONTINUE LENDO
-

Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
O maetinguense, José da Silva Rodrigues, 25 anos, foi encontrado morto no início da tarde de ontem (07), em uma Lagoa localizada na cidade de Aracatu. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia junto a familiares, José da Silva Rodrigues tem residência na Fazenda Melancieira, próximo a Vereda do Meio, Município de Maetinga, porém, há um bom tempo tem estado em São Paulo trabalhando. Em visita a familiares, após ter chegado de São Paulo no dia 06, ele e uns primos teria ido a uma festa de Reis e após retornar, acabou saindo sem os primos perceberem, ao notar o sumiço de José, todos começaram a procurá - lo, e o mesmo foi encontrado boiando na lagoa no início da tarde de ontem (07). Ainda não se sabe o que realmente tenha acontecido, se a morte foi realmente afogamento ou se o mesmo tenha sido assassinado e jogado na lagoa. A polícia técnica foi acionada e o corpo foi enviado para o IML (Instituto Médico Legal ) de Brumado, mas, por não haver médico legista de plantão, o corpo foi removido para o IML de Vitória da Conquista na manhã desta segunda - feira (08), para ser realizado o procedimento de necropsia e descobrir as causas da morte.

José da Silva Rodrigues.
-

Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
Na manhã de domingo (07), um acidente ocorrido na ponte que liga o Bairro São Jorge ao Dr. Juracy, em Brumado, chamou a atenção dos moradores por dois motivos: pela gravidade e ao mesmo tempo pelo alivio dos ocupantes terem saído com vida.
Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, um táxi que era conduzido por um homem de prenome Jesuíno, morador do Bairro das Flores, caiu da ponte após o condutor se distrair com uma atitude de um dos ocupantes que sofria de necessidade especiais.

Populares que presenciaram o acidente ajudaram no resgate dos ocupantes do veículos os quais não tiveram ferimentos graves.
O veículo caiu de uma altura de aproximadamente 3metros.
-

Foram encontrados 57,5 kg de maconha, 858 g de cocaína e 784 g de haxixe, totalizando 59,15 kg de entorpecentes distribuídos em 63 tabletes | FOTO: Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu maconha, cocaína e haxixe na região do município de Seabra, na Chapada Diamantina. Conforme divulgação da PRF, a ocorrência começou no fim da tarde da quinta (4) e foi finalizada na manhã desta sexta (5). “As ações iniciaram no KM 383 da BR 242. Os policiais deram ordem de parada a um GM/Classic com placas de Jaboatão de Guararapes [PE], momento em que o condutor desobedeceu e fugiu da fiscalização”.
Após a fuga, a equipe da PRF fez um acompanhamento tático ao veículo, que entrou em uma estrada vicinal, quando o condutor saiu do carro e fugiu para um matagal. “Foram feitas buscas no local com apoio da Polícia Militar da Bahia [PM-BA], mas o condutor não foi encontrado naquele momento”. Segundo o boletim emitido em redes sociais pela PRF, durante averiguação no carro [veja vídeo abaixo], foram encontrados 57,5 kg de maconha, 858 g de cocaína e 784 g de haxixe, totalizando 59,15 kg de entorpecentes distribuídos em 63 tabletes.A polícia rodoviária teve o apoio da Polícia Civil de Seabra, quando foram feitas buscas pelo matagal por onde o condutor fugiu. Na ação, foi encontrado um homem de 25 anos, identificado como o condutor do carro. Ele tinha deixado sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do veículo no momento da fuga. A polícia informa que o homem pegou a droga no Paraguai e levaria para a região metropolitana de Recife (PE).
-

Uma arma municiada e certa quantidade de drogas foram encontradas com o homem. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
Na noite deste sábado (06), ao fazer rondas no Bairro São Jorge em Brumado, uma guarnição da Polícia Militar ao avistar um homem em atitude suspeita em uma motocicleta, fez a aproximação e pediu para que o mesmo parasse; no entanto, o homem empreendeu fuga. A polícia fez o acompanhamento e ao adentrar na Avenida Centenário o homem sacou uma arma e fez menção de atirar contra os pms, mas, acabou se desequilibrando da motocicleta e colidiu contra um veículo sofrendo um grave acidente.

Marcionilio Araújo de Oliveira, conhecido como 'Batata' sofreu várias fraturas e foi socorrido pelo Samu em estado grave ao hospital de Brumado. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, com 'Batata' a polícia encontrou um revólver calibre 32 municiado e certa quantidade de uma substância aparentando ser cocaína que foram apresentados na delegacia.
-

Foto: Divulgação
Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) interditaram um depósito que estava funcionando sem alvará em Nazaré, na Rua Clara do Desterro, e apreenderam 104.550 mil latas cervejas na tarde de sexta-feira (5). A interdição foi feita com base no Artigo 228, do Código de Polícia (5503/99), que autoriza o fechamento do local caso o proprietário esteja com a documentação irregular. As cervejas apreendidas pelos fiscais da secretaria estavam em área de recuo (fora do depósito) e foram recolhidas porque eram vendidas a ambulantes que comercializavam as bebidas nas áreas do Carnaval e no entorno, onde é permitida apenas as vendas de produtos do patrocinador oficial. Já as cervejas que estavam dentro do depósito foram lacradas e mantidas no local.Os agentes da Sucom também apreenderam cervejas no Circuito Dodô, na Barra, que estavam em um prédio. No total, foram 3.218 latas. Com as novas apreensões desta sexta-feira, chega a 119.414 o número de bebidas recolhidas em três dias de festa. Os fiscais continuaram a fazer vistorias nas áreas do Carnaval para combater a comercialização irregular.
-

Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
Um bando de menores vêm aterrorizando comerciantes e transeuntes em Brumado, praticando diversos furtos e assaltos, o bando que segundo a polícia é comandado por Isaías, que já se tornou figura marcante no crime, são violentos e incontáveis são o números de ocorrências registradas por suas vítimas.
Em rondas e abordagens no turno vespertino ontem (05), com o objetivo de neutralizar as ações criminosas de Isaías e o bando, por volta das 16h30 foram detidos:
Eduardo Murilo da Silva Souza, residente no Brisa 3 Bloco 2B Rua B e Paulo Roberto Rodrigues dos Santos, residente na Malhada Branca Rua E casa 14. Que após solicitação de populares tentavam praticar assaltos no local.
Conduzidos para averiguação e na Delegacia de Polícia já havia registro de roubo praticado por Eduardo a uma senhora no dia data de 04 e Paulo Roberto já havia sido detido uma semana antes por assaltar uma padaria na Otávio Mangabeira.
A dupla já é conhecida pelos comerciantes do local na prática de furto e roubo.
-

As máquinas e as equipes estão trabalhando em ritmo intenso sob os olhares ansiosos dos moradores
A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio do setor de infraestrutura, iniciou a recuperação de ruas do Bairro Baraúnas na manhã desta sexta-feira (05). O referido bairro foi um dos mais afetados pelas chuvas torrenciais que caíram no mês de janeiro e, por isso, foi o primeiro a receber os serviços que serão estendidos em seguida para os bairros São Félix e Feliciano Pereira. Segundo o secretário André Cardoso, está sendo feito um estudo para dar sequência a todo o planejamento de recuperação da malha viária da cidade. Os serviços estão sendo executados na Rua Palmas e em parte das ruas Marquês de Caravelas, Virgílio Rizério e Manoel Joaquim dos Santos, as quais estavam sem as mínimas condições de trafegabilidade. Os moradores das ruas citadas acompanharam com grande alegria o início dos trabalhos, já que essa era uma antiga reivindicação dos mesmos.
-

Polícia investiga morte de professor da Ufba (Foto: Reprodução) Veja mais em: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/professor-aposentado-da-ufba-e-morto-na-bahia-policia-investiga-crime/?
O professor aposentado do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Marcus Vinicius de Oliveira Silva, 57 anos, foi assassinado na noite desta quinta-feira (4) no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano. A vítima, conhecida como Marcus Matraga, foi sequestrada por dois homens armados em casa e levado até uma estrada do povoado onde foi morto com um tiro na cabeça. A polícia do município investiga o crime e a hipótese de emboscada.
De acordo com o investigador Marcos Pinto, da delegacia de Jaguaripe, dois homens foram até a casa do professor, por volta das 19h, e disseram que uma amiga dele passava mal. Um dos suspeitos se identificou como neto da mulher. Ao sair de casa para prestar socorro à amiga, o professor foi rendido e levado de carro até uma estrada de terra do povoado. Lá, ele foi executado com um tiro na cabeça. Os criminosos fugiram em seguida.
"Pelas investigações, concluímos que ele era uma pessoa muito querida. Mas estamos ouvindo testemunhas para apurar se havia algum tipo de conflito envolvendo o professor", disse o investigador ao CORREIO.
Marcus Vinicius nasceu em Minas Gerais e tinha mestrado em Saúde Pública pela Ufba e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo Ilka Bichara, professora do Instituto de Psicologia da Ufba, o professor foi um dos pioneiros na luta pela reforma antimanicomial e criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps.
"Ele era muito engajado nas políticas públicas de saúde. Foi uma pessoa muito importante dentro e fora do Instituto de Psicologia", lamentou a diretora.O corpo do professor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Valença e deve ser levado para Sete Lagoas (MG), onde mora a família, para ser cremado. Alunos e colegas lamentaram nas redes sociais a morte do professor, que, nos últimos anos, mediava conflitos de terra entre indígenas e fazendeiros.
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, onde Marcus Vinicius foi diretor durante uma década e esteve responsável pela Comissão Nacional de Direitos Humanos, lamentou a morte. "[Ele] foi uma grande liderança na construção de uma profissão comprometida com a justiça e a igualdade e da sua democratização. Foi também um dos grandes militantes da Luta Antimanicomial no país".
CONTINUE LENDO
-

Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
As agências bancárias, bem como a Prefeitura de Brumado só reabrirão para atendimento ao público na próxima quarta – feira (10), os bancos após ao meio dia e a prefeitura apartir das 14h.
Quem necessitar dentro desse período realizar pagamentos de contas poderão utilizar os os canais eletrônicos ou pela internet. Contas de água e luz que tiverem vencimentos nos dias 8 e 9 poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo de juros. É de praxe os tributos já virem com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
-

O WhatsApp liberou uma atualização que aumenta em 156% o limite de pessoas que podem ser adicionadas a um grupo de mensagens. Antes era possível listar apenas 100 contatos em um grupo. Agora, a lotação máxima subiu para até 256 pessoas. O novo limite já pode ser visto na versão do aplicativo para smartphones Android e iPhones. O aviso da lotação máxima aparece em grupos já criados, quando se clica sobre o título acima das mensagens trocadas por seus integrantes. A ampliação foi incluída sem alarde nas últimas versões do app para as plataformas Android e iOS, liberadas ao longo de janeiro. Tanto é que o WhatsApp não a citou sequer na descrição das novidades da versão 2.12.13 para iPhones, que informa apenas ter “corrigido falhas”. Nesta semana, Mark Zuckerberg, presidente-executivo e cofundador do Facebook, dono do WhatsApp, anunciou que o aplicativo de mensagem atingiu a marca de 1 bilhão de usuários. A título de comparação, se todas essas pessoas fossem incluídas em um único grupo que tivesse sua nova lotação máxima esgotada, bastaria 3,9 milhões desses agrupamentos para reunir todos os usuários do WhatsApp. Outra novidade anunciada pelo app neste ano foi o fim das anualidades de US$ 1 – até então eram gratuitas no primeiro ano.









