O Prefeito Aguiberto Lima Dias aproveitou a oportunidade e anunciou a vinda de três novos cursos pelo Pronatec, o de Assistente administrativo, O Pronatec é um programa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Brumado, os cursos de qualificação são o resultado de um trabalho em conjunto entre o Governo Federal, Secretaria de Desenvolvimento Social e da entidade parceiras, Senai. Receberam seus certificados os concluintes dos cursos de Agente de Inspeção de Qualidade, Eletricista- Instalador Predial de Baixa Tensão e Operador de Computador.
-

O secretário destacou os investimentos do governo no setor de aviação regional
A Bahia vai receber mais um voo regional da companhia aérea Azul. O trecho inclui Salvador, Guanambi e Belo Horizonte. A informação foi divulgada pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, em visita ao Grupo A TARDE. O início da frequência está previsto para o final do ano.
Segundo o secretário, o novo voo é resultado do programa do governo do estado que dá desconto progressivo no ICMS para companhias aéreas que criam voos para o interior.
Cavalcanti também avaliou o andamento do Programa de Investimentos de Aeroportos, que vai destinar R$ 800 milhões, em quatro anos, a programas de infraestrutura em aeroportos regionais, com aportes do governo federal.
O próximo edital aberto será o do aeroporto de Comandatuba, transferido de um hotel para a União. A seguir, serão licitados ao mesmo tempo os aeroportos de Caravelas e Teixeira de Freitas. Barreiras e Lençóis vêm em seguida.
"O investimento de Comandatuba vai ser pequeno, porque o aeroporto já existe e terá poucos voos, dois por semana, para atender a demanda da região", afirma Marcus Cavalcanti.
Ao todo, a Seinfra administra 80 aeroportos regionais, entre eles Porto Seguro, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Lençóis e Valença.
Em projeto
Estão em andamento na secretaria estudos para um voo noturno para Feira de Santana. O secretário também afirmou que advoga que o aeroporto de Salvador ganhe a segunda pista, nas mesmas condições da atual, o que ele espera que seja incluído no plano de concessões do governo federal.
-

Ação de policiais atrai dezenas de populares ao local do crime.
Um estabelecimento comercial instalado no Centro de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, de compra e venda de cacau, foi invadido na manhã desta sexta-feira (28/8) durante assalto. De acordo com as informações iniciais de moradores ao Blog Marcos Frahm, por volta das 9h, o comércio baixou as portas após informes de que homens armados estariam na área central da cidade para a prática de assaltos. No comércio invadido, o motorista do proprietário do estabelecimento foi feito refém e permaneceu por mais de uma hora em poder de um bandido, sob a mira de arma de fogo utilizada pelo criminoso. Policiais militares foram acionados e cercaram a área do comércio, onde o assaltante manteve o motorista como refém, tendo negociado a liberação da vítima, revelando ser oriundo da região, morador de Mutuípe, há 20 Km de Ubaíra. A polícia ainda não revelou a identidade do indivíduo, que foi encaminhado a Delegacia Territorial local. Outros criminosos fugiram. Um dos moradores que presenciam a ação da polícia relata que a cidade está em pânico. ”O comércio fechou as portas, o bandido fez o rapaz como refém, a criminalidade aqui em Ubaíra está demais”. Populares dizem ainda estarem convivendo, nos últimos meses, com uma onda desenfreada de crimes, como tráfico, roubos e homicídios e fazem apelo as autoridades locais. O prefeito de Ubaíra, Fábio Cristiano (PT), disse já ter cobrado maior atenção da Secretaria de Segurança Pública do Estado. (Fonte: Blog Marcos Frahm)
-

Dilma Rousseff recebeu, nesta quinta (27), atletas brasileiros que participaram dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Toronto - Jorge William / Agência O Globo
A presidente Dilma Rousseff tenta viabilizar uma reunião com os governadores do Nordeste para a noite desta sexta-feira, dia 28, em Fortaleza. A expectativa dos dirigentes é que Dilma aproveite a ocasião para discutir a proposta de recriação da CPMF.
Dilma acionou nesta quinta-feira o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para que organizasse o encontro com os outros 8 governadores da região. A previsão é que o encontro ocorra em um jantar na capital à noite, depois da agenda de Dilma no estado, que inclui a entrega de unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Caucaia e participação no evento “Dialoga Ceará”, no final da tarde, em Fortaleza. A presidente, conforme agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, embarca às 11h para Fortaleza.Os governadores dos estados do Nordeste costumam manter reuniões frequentes para debater temas de interesse da região. Desde novembro do ano passado, após terem sido eleitos, já houve 4 encontros em que o tema do financiamento da saúde foi debatido, inclusive com discussões sobre a criação de um imposto para gerar recursos para a área.
Segundo participantes desses encontros, há um consenso sobre a necessidade de mais recursos para a saúde, mas o grupo se divide quanto à criação de um imposto.
Pode ser um obstáculo no apoio dos governadores do Nordeste à presidente Dilma a reação negativa no Congresso, principalmente por parte dos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente, sobre a proposta de recriação da CPMF e de qualquer aumento de impostos.
Ainda assim, interlocutores desses governadores dizem que, mesmo os que são contrários à iniciativa, querem “ouvir” o que a presidente tem a dizer sobre o tema.Para tornar a medida mais palatável e aumentar suas chances de aprovação no Congresso, a ideia do governo é propor que a CPMF passe a ser partilhada com estados e municípios e não fique mais exclusivamente nas mãos da União.
A proposta de recriar a CPMF para reforçar o caixa da União em estudo no governo prevê que a alíquota do tributo fique em 0,38%. Esse foi o percentual que vigorou de 1999 até o final de 2007, quando a contribuição foi extinta.
-

Uma história de superação, amor, fé, doação e solidariedade. Assim pode ser resumida a jornada de Arthur; que após seis meses, retorna a Caetité com um novo coração. A trajetória do garoto na luta pela vida, emocionou todo o Brasil.
Nesta quarta-feira(26/08), Arthur, retornou a Caetité e reencontrou familiares e amigos. A redação do Caetité Notícias, esteve com o garoto e presenciou a transformação e o brilho nos olhos que renasceram com o transplante. Foi um momento de alegria, renovação e esperança em sua vida. Arthur virou estrela, tirou várias fotos e demonstrou uma educação e paciência de um verdadeiro lutador.
"Revê os amigos, colegas, primos, e familiares foi muito legal... Quero agradecer o Caetité Notícias pela força que deu na minha luta de viver" Afirmou o garoto.
Doença
Após ser diagnosticado com um grave problema cardíaco, o jovem foi submetido a um transplante de coração no INCOR em São Paulo. Arthur chegou a ser ligado a um coração artificial e a sua luta foi intensa e contra o tempo. Com a ajuda principal da fé, dos meios de comunicação, médicos e das redes sociais a boa notícia de um doador chegou a toda família.
A operação do "Coração de Aço" foi um sucesso. A pior fase de rejeição do organismo já passou e o garoto Arthur, está forte e sadio. O jovem atualmente está morando na cidade de Vitoria da Conquista e vem executado revisões periódicas em São Paulo, com a equipe médica do INCOR. A cada retorno os médicos ficam surpresos com a recuperação e bem estar apresentado pelo garoto.
Novas drogas
Arthur, também está sendo voluntário na pesquisa de uma nova droga, que inibe a ação do tempo no transplantado. Uma pessoa que recebe um novo coração tem uma sobre vida de em media 15 anos, precisando ser submetida a um novo transplante para sobreviver. Com a nova droga, que vem sendo desenvolvida e estudada, a possibilidade de um segundo transplante pode até ser anulada.
Lição
A trajetória de Arthur, Coração de Aço, demonstra que enquanto houver esperança e fé a luta deve continuar. O garoto é a prova viva que a solidariedade de uma doação de órgão, é um dos maiores atos de amor ao próximo.
-

De forma acidental ou até mesmo proposital, as queimadas tem sido constantes nos últimos dias na Zona Rural de Brumado, principalmente, em propriedade localizadas ás margens da BA – 262, sentido Brumado / Aracatú. Com o tempo seco e as altas temperaturas, as chamas se espalham com direção ao asfalto e a fumaça densa deixam os condutores com pouca visibilidade, aumentando os riscos de acidentes.

A reportagem do Destaquebahia registrou vários focos de incêndios na tarde de ontem (27) e também na manhã de hoje (28), em vários trechos da BA – 262. Na localidade conhecida como "Pebas" onde fica localizado um posto de combustível os focos foram maiores, o que deixou as pessoas que por ali trafegavam ainda mais preocupadas.

-

A terça-feira à noite, 25, foi de festa paraxx alunos que concluíram os cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, promovidos pela Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no Auditório da Prefeitura e contou com a presença de familiares e convidados dos formandos, além do Prefeito, Aguiberto Lima Dias, dos secretários Themis Narvaes- SESOC, Acácia Gondim- SEMEC e Raimundo Dias- SEMAD e SEFAZ e do Major Jocevã Oliveira, que comanda a 34ª CIPM.
CONTINUE LENDO
-

Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
Um grave acidente ocorrido na noite de quarta - feira (26), numa estrada vicinal em um povoado conhecido como "Pau Ferrado" proximo ao Distrito de Cascavel, zona rural de Ibicoara, deixou uma vitima fatal Antônio Gonçalves Santana, 17 anos. O jovem conduzia uma motocicleta Honda 125 (Today), quando ao finalizar uma curva da estrada colidiu frontalmente com o veículo Ford/F100 de Placa Policial JMU7353 Tanhacú - Ba, que seguia sentido contrário; o jovem morreu na hora. O condutor do veículo F100 não se feriu e evadiu do local. A polícia foi acionada e preservou o local até a chegada da Polícia Técnica, que após realizar a perícia, encaminhou o corpo ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde, após ter passado por necropsia, foi liberado para a família na manhã de hoje (27), para a família realizar o sepultamento.
-

Ufba recebe verba de R$ 15 milhões do MEC para pagar contas (Foto: Divulgação)
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) receberá R$ 15 milhões de verba do Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (27). O valor completará o orçamento de junho, julho e agosto já previsto para 2015. De acordo com Marco Queiroz, assessor de comunicação da Ufba, a Universidade deveria receber R$ 12 milhões por mês, o que não vem acontecendo nos últimos meses.
EDUCAÇÃO Ufba recebe verba de R$ 15 milhões do MEC para pagar contas Repasse completa orçamento de junho a agosto e será usado para pagar contas de água, luz, telefone e serviços diversos Por Redação iBahia - 27/08/2015 10:41:00 Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter A Universidade Federal da Bahia (Ufba) receberá R$ 15 milhões de verba do Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (27). O valor completará o orçamento de junho, julho e agosto já previsto para 2015. De acordo com Marco Queiroz, assessor de comunicação da Ufba, a Universidade deveria receber R$ 12 milhões por mês, o que não vem acontecendo nos últimos meses. Ufba recebe verba de R$ 15 milhões do MEC para pagar contas (Foto: Divulgação) “Ontem, o MEC anunciou que iria liberar 90% do orçamento, ao contrário dos 80% que havia avisado antes. Isso é um alívio para o caixa da Ufba”, disse Marco. O dinheiro será repassado para pagar contas de água, luz, telefone e serviços diversos. Segundo o Deputado Federal Jorge Solla (PT), em publicação no Facebook, a universidade deve receber outro repasse até sábado (29). “Destinei R$400 mil em emenda parlamentar individual. Outros parlamentares da bancada também estão empenhados e devem direcionar verbas para a instituição”, garantiu. Ele disse que o Ministério da Educação está trabalhando com outros deputados baianos para pagar os atrasos com fornecedores e o custo mensal da universidade, para “fazer com que o ano que vem seja mais tranquilo e com maior orçamento”. O assessor Marco Queiroz lembrou que o pagamento de servidores da universidade é feito diretamente pelo Governo Federal. Assim como os professores da universidade, que ainda negociam e aguardam uma proposta salarial do Ministério de Planejamento.CONTINUE LENDO
-

Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br
Na manhã desta quinta - feira (27), a Polícia Militar (Peto) desativou um mini laboratório que era usado para produzir drogas no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Segundo informou ao Destaquebahia os policiais envolvidos na ação, a guarnição que fazia ronda nas ruas do referido bairro, desconfiou de um barulho estranho em uma casa abandonada, ao dá a volta e fazer um vistoria no ambiente, foi encontrado uma quantidade de Crak, concaína e remédios utilizados na produção das drogas. No local não foi encontrado ninguém. A casa onde estavam o material apreendidos fica na entrada do Bairro Irmã Dulce, conhecido como "Morro dos Macacos".
-

Por volta das 17h30 de ontem (26), na rodovia BA - 415, trecho entre as cidades de Vitoria da Conquista e Barra do Choça, durante operação de abordagens realizada pela guarnição do TOR da 2 CIPRv, 3 indivíduos em um veículo Voyagem ao avistarem a guarnição empreenderam fuga. Após acompanhamento e realização de abordagem policial, foram localizadas duas armas de fogo municiadas em posse dos meliantes. Foi verificado que um dos perpetradores já tem diversas passagens pela polícia. Os acusados e materiais apreendidos foram conduzidos para o DISEP de Vitória da Conquista para medidas judiciais cabiveis.
-
A Zema comemora nesta sexta e sabado mais um ano de muitos preços baixos, é aniversario da ZemaE para comemorar, venha pra zema comprar muito barato.Na zema é preço baixo todo dia, mas nesta sexta e sabado está mais barato ainda.* Refrigerador consul 342L frosfree por apenas 1.179,00 a vista ou 10x de 139,90* Lavadora brastemp 11kg por apenas 1.069,00 a vista ou 10x 126,90 isso é loucura e tem muito mais ofertas.Aproveite está grande oportunidade, não perca tempo e venha pra zema e aprecie um delicioso bolo de aniversário.Na zema a estrela é você.
-

A prefeitura de Guanambi foi homenageada na premiação e certificação das 4 (quatro) melhores instituições na categoria grandes empresas da Bahia, como referência no Programa de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O programa é capitaneado pela Secretaria Municipal de Administração. Mais uma vez, a gestão atual é premiada em um dos seus programas, desta vez, no âmbito estadual, o que demonstra que uma equipe bem preparada e capacitada, traz benefícios para toda a cidade.
A cerimônia de premiação ocorreu no auditório do Sistema FIEB, em Salvador, no dia do Estagiário 18/08, juntamente com a 16ª edição do Workshop de Estágio, e contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre representantes de empresas, instituições de ensino e estudantes, que foram prestigiar o evento, que contou ainda com a apresentação do coral “Os Pequenos Cantores da Monsanto”, criado em 2001 e regido pelo maestro e pianista Alcides Lisboa.
“Junto ao Superintendente do IEL Evandro Mazo, a Gestora do IEL Sudoeste, Antonia Rocha e aos estagiários da Prefeitura que vem conquistando os seus espaços a cada dia com responsabilidade, competência e respeito, a Gestão Pública de Guanambi agora é referência, também, no Programa de Estágio”, disse Fabrício Lopes, Secretário Municipal de Administração.
O Instituto Euvaldo Lodi IEL/BA é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia FIEB. Criado em 1969, sua principal diretriz é a promoção da interação entre o sistema educacional e as empresas locais, estimulando a inovação tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Em mais de 45 anos de atuação, o IEL na Bahia destaca-se na promoção da inserção de mais de 200 mil estudantes do ensino superior, da educação profissional e do ensino médio em estágios curriculares, contribuindo para a formação de profissionais qualificados capazes de transformar a realidade das organizações.
PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO
O Prêmio IEL de Estágio foi criado em 2004, por uma iniciativa do IEL/BA em parceria com o Fórum de Estágio da Bahia, e tem como principal objetivo identificar as boas práticas de estágio das empresas baianas. Além da identificação, a disseminação de boas práticas de estágio se torna fundamental para o estabelecimento de uma cultura voltada para o aprendizado.
-

Foto: Destaquebahia.com.br
A cidade de Ituaçu completa nesta quarta-feira (26), 118 anos de Emancipação Política, em sua históra, muitos desafios e conquistas. Originalmente, seu território era habitado por índios maracaiares e tapajós, nas margens do Rio das Contas, no lugar chamado de Brejo Grande, primitiva denominação do lugar. A região foi explorada, dentre outros, por André da Rocha Pinto, a partir de 1720.
Em 1862, passou à condição de distrito, passando a ser denominado "distrito do Brejo Grande". Em 1867, foi elevado à condição de município, com o nome de "Nossa Senhora do Alívio do Brejo Grande". Posteriormente formou – se a cidade com o seu nome atual: "Ituaçu".

O atual prefeito, Albércio da Costa Brito Filho ( Albercinho), bem como a Primeira Dama, Cláudia Gonçalves e demais familiares, parabeniza Ituaçu por mais este ano de emancipação política, desejando ainda mais desenvolvimento nos anos que estão por vir, e que as suas belezas naturais, bem como a sua cultura, continue sendo o diferencial, que coloca Ituaçu como destaque no cenário regional.

Sempre hospitaleira, Ituaçu acolhe visitantes de diversos luagres do pais, os quais comparecem para conhecerem os pontos turísticos; como por exemplo, a Gruta da Magabeira. Parabéns Ituaçu!

.gif)
.gif)







