• Guanambi e mais cinco prefeituras concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

    Foto: Reprodução

    Seis representantes de prefeituras baiana participam, na noite desta quarta-feira, 5, em Brasília, da etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, iniciativa do Sebrae que reconhece gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

    Na Bahia, os municípios que concorrem em sete categorias são Irecê, Madre de Deus, Souto Soares, Guanambi, Brotas de Macaúbas e Castro Alves. A etapa estadual da honraria foi realizada em novembro de 2018, em Salvador, e premiou as prefeituras nas categorias Empreendedorismo na Escola, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, Desburocratização e Implementação da RedeSimples, Inovação e Sustentabilidade, Pequenos Negócios no Campo e Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios.

    Além da participação na edição nacional do Prêmio, os municípios dos projetos vencedores terão a oportunidade de implantar o Programa Cidade Empreendedora, para os que ainda não possuem, e ampliar os projetos já existentes com foco em empreendedorismo.

    Cases

    Um dos municípios que teve destaque nesta edição do Prêmio foi Madre de Deus. Situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a prefeitura foi vencedora, na etapa estadual, em duas categorias (Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI e Inovação e Sustentabilidade).

    Um dos projetos implantados na cidade foi a reestruturação do Centro de Atendimento ao Cidadão, expandindo um setor para Pessoa Jurídica, implementando um novo módulo de Cadastro Único Empresarial. Em paralelo, foi construído o Espaço do Empreendedor, ambiente responsável por capacitar o empresário em cursos de empreendedorismo, acesso à microcrédito, atendimento ao MEI e definição do perfil empresarial.

    O outro projeto, que garantiu o prêmio na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, foi o “UniAtiva - A vida recomeça aos 50”, que teve como objetivo principal implantar a cultura do empreendedorismo na reinserção da vida de pessoas acima de 50 anos, designado como Terceira Idade Estendida (TIE), visando novas formas de trabalho e complementação de renda, aproveitando o potencial conhecimento e a experiência adquirida ao longo da vida, independente do nível escolar apresentado.

    Os finalistas, das cinco regiões do país, disputam em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples, além de Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos de 23 estados (não participaram Acre, Amazonas, Goiás e Distrito Federal), sendo que 1.130 foram habilitados. Na etapa estadual, foram 160 vencedores.

    Para se chegar aos finalistas, uma comissão formada por funcionários do Sebrae fez uma pré-seleção dos 160 projetos vencedores estaduais. Os 51 projetos com maiores notas foram submetidos à comissão julgadora nacional, formada por parceiros do Sebrae e por especialistas nos pequenos negócios. Todas as avaliações foram realizadas com base em uma matriz de pontuação, com critérios específicos de cada categoria.

    Guanambi
    Cidade Empreendedora
    Prêmio
    Prefeito Empreendedor



MAIS NOTÍCIAS