• Pedreiro é preso por bater na mãe de 75 anos

    Clóves Alberto da Silva Lopes 33 anos é usuário de drogas e alcoólatra / Fonte: Farol da Cidade

    Por volta das 14h20 desta segunda-feira (28), uma guarnição da policia militar comandada pela soldado Gleide prendeu e apresentou na Delegacia o pedreiro Clóves Alberto da Silva Lopes 33 anos de idade.

    O motivo da prisão em flagrante é que o Cloves Alberto bateu na sua própria mãe, a Srª. Francisca da Silva Lopes de 75 anos moradora na Rua Aloísio Azevedo, 126 - Bairro Vila Nova. Ela teve que ser socorrida por uma ambulância do SAMU, que a levou para o hospital onde recebeu cuidados médicos. Ferida no rosto e outras lesões pelo corpo, a vítima confessou que não é a primeira vez que é agredida pelo filho usuário de drogas e alcoólatra.

    O delegado Joseberto Ribeiro da Cruz autuou o marginal por lesões corporais, com base na Lei Maria da Penha.

     



  • Disputa por terreno quase termina em pancadaria

    Erotides e Sandro dizem ser donos do mesmo terreno / Destquebahia.com.br

    Na tarde desta segunda-feira (28), a equipe do Destaquebahia  registrou um bate boca entre duas pessoas  por causa de um terreno que  está localizado no Bairro Jardim de Aláh. O terreno tem causado muita discursão e polêmica.


    Dona Erotides Maria dos Santos, foi surpreendida por Sandro Gomes da Silva, quando estava com uma máquina  trabalhando  no  terreno.  Segundo Sandro,  Erotides quer invadir o terreno que  pertence a ele e toda documentação já foi reconhecida na prefeitura.


    Por sua vez,  Erotides Maria, também reivindica o terreno como sendo seu, e tem documentos que são reconhecidos pela prefeitura.


    Segundo Erotides e Sandro,  existe uma audiência marcada na prefeitura para decidir de quem realmente é o terreno.


    O presidente da   Associação de Moradores do Bairro, o Sr.  Fabiano Neves,  para tentar ajudar, orientou as partes que procurassem a SESOC,  “com certeza a SESOC irá encaminha-los ao setor jurídico do município, que  após analisar toda a documentação dará um parecer final dizendo de quem realmente é o terreno,  pois a Associação não tem poderes para tomar essa decisão e também todos os registros dos terrenos ficam na prefeitura.”  Argumentou o presidente.

     



  • Via de acesso deixa Comerciantes da Avenida Coronel Santos na bronca

    Via de acesso que foi aberta / Destaquebahia.com.br

    Comerciantes da Avenida Coronel Santos, estão na bronca por conta de uma via de acesso que foi aberta próximo da ponte que liga o centro da cidade ao Bairro São Félix, essa via da acesso aos fundos de uma empresa de coleta de lixo.


    Segundo alguns comerciantes, quando os  caminhões da empresa começam a trafegar pela via de acesso, a poeira aumenta e por conta disso está ficando difícil trabalhar naquela área. “Não conseguimos mais manter nosso comércio limpo, estamos sofrendo com problemas de saúde devido o pó, a prefeitura deveria calçar urgentemente  esse trecho ou pelo menos mandar um carro pipa molhar todos os dias esse local, o que está acontecendo aqui é um desrespeito ao cidadão que paga seus impostos em dia,” desabafou um comerciante que pediu para não revelar sua identidade.  

     



  • Bueiro sem tampa em avenida movimentada oferece risco para transeuntes

    Já faz um mês que o bueiro está com a tampa retirada / Destaquebahia.com.br

    Um flagrante foi registrado por nossa equipe no momento em que trafegava pela Avenida Coronel Santos. Trata-se de um bueiro que está com a tampa retirada, oferendo perigo para os pedestres, motociclistas e motoristas que passam pela avenida e principalmente para os idosos.

    Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, já faz um mês que o bueiro está com a tampa retirada e ninguém  da prefeitura aparece por lá para resolver o problema. Algo tem que ser feito antes que acidentes aconteçam.

     

     



  • Piraí: ‘Mendigo deveria virar ração para peixe’, diz vereador

    Foto: Divulgação

    “Mendigo deveria até virar ração para peixe”. A declaração, dada na Câmara Municipal de Piraí, no Sul Fluminense, pelo vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), na sessão ordinária de 8 de outubro deste ano, virou o assunto da cidade desde a última sexta-feira, quando um vídeo com o discurso foi postado no Youtube. O vereador opinava sobre o voto a moradores de rua.


    - Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, acho que deveria até virar ração para peixe. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar - discursou.

    Wilden Vieira da Silva, o Prico (PSD), presidente da Câmara estava na sessão e ouviu o discurso. Ele confirmou as declarações e disse que pretende se reunir com todos os moradores até esta terça para decidir que medidas tomará em relação a Russo. Para Prico, a declaração polêmica não fere a imagem da Casa:


    - Foi a opinião pessoal dele, que não feria em nada a imagem da Câmara. Ele fala em nome dele. Foi um fato isolado.


    Segundo ele, a declaração de Russo foi logo após a declaração de um outro vereador que fez considerações sobre os 25 anos da Constituição Federal.


    Moradores estariam se mobilizando para fazer uma manifestação de repúdio em frente à Câmara, nesta terça-feira (29).


    O prefeito Luiz Antônio da Silva Neves (PSB) só ficou sabendo das declarações após a divulgação do vídeo, ao ser alertado pelo vice-prefeito da cidade.


    - Fiquei sabendo porque o vice-prefeito comentou que viu a repercussão através do Facebook. Achei lamentável, porque trata-se de uma questão que deveria ser sensível a todos nós. Não é admissível uma declaração dessas de um representante político. Espero que ele se retrate - disse.


    O prefeito disse, inclusive, que foi abordado por moradores nas ruas nos últimos dias. No sábado, por exemplo, contou que um homem o abordou para comentar o assunto enquanto ele fazia compras no mercado. Neste domingo, as declarações do vereador Russo foram o assunto de uma festa de aniversário.


    - Creio que vai ser o assunto da semana agora que ganhou as redes sociais. Ainda mais por ter acontecido numa cidade pequena - prevê o prefeito.



     



  •  Secretária Acácia rebate criticas do presidente da Liga Brumadense de futebol

    Foto: Reprodução / Destaquebahia.com.br

    A Secretária Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Acácia Gondim, após ser duramente criticada pelo presidente da LBF, o Sr. Emanuel Araújo, resolveu dar esclarecimentos sobre o que fora dito por ele.

    A secretária começou falando com respeito a organização, ela fez referência quanto a participação brumadense no campeonato, ”ele entrou no campeonato sem planejar previamente, se ele tivesse sentado comigo para elaborarmos um plano para o campeonato, nosso apoio teria sido bem maior.” 


    Acácia continuou o esclarecimento e disse que faltou diálogo,  “Ele precisa dialogar mais com a prefeitura, com mais antecedência. Eu acredito que ele como pessoa pública saiba como se trabalha com recursos públicos, é preciso planejamento. ”


    Gondim falou das solicitações feitas pelo presidente Emanuel Araújo, “O que ele nos pediu foi cedido, que foi o transporte e os materiais esportivos. Ele solicitou também dinheiro para refeição e não tinha como dar, porque eu não tenho dinheiro na gaveta da secretaria. Para a prefeitura liberar verba é preciso fazer todo um processo, que passa pela aprovação da administração, e eu não posso corromper a prefeitura dando dinheiro para ser carregado no bolso,” argumentou.


    Acácia finalizou seus esclarecimentos fazendo um lembrete ao Presidente da LBF, " Dinheiro público a gente não trabalha como acha melhor, mas utiliza de acordo com a lei.


    Segundo informações do responsável pela pasta do esporte, todo e qualquer gasto com diária de hotel, só podem ter efetuados os pagamentos quando as notas forem devidamente recebidas pela Prefeitura. O responsável pelo setor disse ainda, “Há ainda uma nota de hospedagem  pendente, que o setor jurídico está avaliando, na nota diz que o jogo aconteceu em uma cidade e a hospedagem foi em outra.
                                                                                              
    (Fonte: Brumadonoticias)
     



  • Itaberaba: Câmara abre sindicância para apurar fezes humanas em geladeira da Casa

    Foto: Chapada Notícias / Fonte: Bahia Noticias

    A Câmara de Vereadores de Itaberaba, na Chapada Diamantina baiana, abriu sindicância para tentar descobrir, até o próximo dia 15 de novembro, o autor da defecação dentro da geladeira do Legislativo municipal. Apesar de o prédio ter sistema de monitoramento por câmera, não há imagens da ocorrência.

    A suspeita dos edis é de que o fato tenha ocorrido entre os dias 12 e 14 outubro. O caso rendeu conversas e brincadeiras nas redes sociais e nas rádios locais. “Fica instituída Comissão de Sindicância com finalidade de apurar irregularidade concemente ao encontro da matéria fecal dentro do refrigerador da cantina do Anexo Administrativo do Poder Legislativo”, diz a Portaria 
    Nº29/2013, assinada pelo presidente da Casa, Zenilton Nascimento Aragão.



  • Motorista fica preso às ferragens após colisão na BR 116

    Fonte e foto: Blitz Conquista

    O condutor de uma carreta ficou preso as ferragens ao colidir na traseira de outro veículo. O acidente ocorreu por volta das 17h deste domingo, na BR 116, altura do povoado de Poções, município de Vitória da Conquista.

    De acordo com testemunhas o tráfego estava lento no momento da colisão. A vítima teria se distraído e não percebeu a aproximação com a carreta da frente. Ele não conseguiu parar o veículo e bateu na traseira da outra carreta.

    O motorista foi retirado das ferragens pelos socorristas da Via Bahia e Bombeiros. Ele foi encaminhado ao hospital com ferimentos moderados, porém sem risco de morte.

    A pista ficou parcialmente interditada. O tráfego só foi normalizado por volta da 0h.



  • Final de semana de apreensão de drogas pela PRF na BR–116

    Fonte: Blog da Resenha Geral

    Policiais Rodoviários Federais de Vitória da Conquista apreenderam mais de nove quilos de maconha durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, na BR-116, trecho de Encruzilhada. A apreensão foi feita no início da tarde do sábado (26), durante uma fiscalização de um ônibus interestadual que fazia a linha São Paulo (SP), com destino à Fortaleza (CE).

    A droga estava localizada numa mochila que estava no bagageiro superior. O proprietário do material não foi identificado. Todos os passageiros foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Cândido Sales.

    Na mesma tarde de sábado (26), por volta da 16h30, a Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista deu continuidade à Operação de Combate ao Tráfico de drogas na BR-116, e apreendeu 1 kg de crack, no trecho de Encruzilhada. O material foi encontrado, também, dentro de um ônibus interestadual que saiu de São Paulo (SP) e seguia para Serra Talhada (PE).

    Mais uma vez a droga estava numa mochila que estava guardada no bagageiro superior. O dono da droga não foi identificado. Foi preciso que todos os passageiros fossem encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Cândido Sales para serem adotadas as medidas legais.

    A Operação de Combate ao Tráfico de drogas continuou sendo realizada ao longo do sábado (26), pela Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista. E por volta das 20h15, os policiais apreenderam mais uma quantidade de drogas. Oito quilos de cocaína pura e 2 kg de pasta base de cocaína foram apreendidos.

    A droga estava em um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) e seguia para Salvador. Jonas Braga de Albuquerque, de 46 anos, confessou estar transportando a droga. O material foi encontrado sob as pernas dele. Jonas disse que receberia a quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais) para levar a droga de São Paulo para a cidade de Vitória da Conquista.

    O acusado e as drogas foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Cândido Sales.



  • Itapetinga: Fotos de menores nuas, tiradas no WhatsApp, estariam circulando nas redes sociais

    As fotos acabaram vazando e sendo compartilhada por diversas pessoas no Facebook./ Blog do Marcelo

    Fotos de 9 mulheres, supostamente adolescentes, nuas e compartilhadas entre elas pelo comunicador WhatsApp, via celulares, acabaram vazando e sendo compartilhada por diversas pessoas no Facebook. Estas fotos, em sua grande parte, foram tiradas pelas próprias meninas, em situações diversas, seja nas escolas, quartos e mesmo, por outras colegas.

    No Facebook de Itapetinguenses a notícia “bombou” durante toda a sexta (25), onde não se falava de outra coisa. Apesar de afirmarem, não houve até o momento a identificação das “jovens” e nenhuma denúncia formal do ocorrido foi realizada na delegacia da cidade. O caso chama a atenção, deixando alerta pais e familiares quanto ao uso de celulares e computadores por jovens e adolescentes.



  •  Colisão entre dois veículos deixa três mortos na BA-573

    As placas da frente dos dois veículos ficaram grudadas após a colisão / Fonte: Folha do Vale / Foto: Tribuna popular

    Uma violenta batida frontal envolvendo dois veículos deixou um saldo de três mortos. O acidente de seu na BA 573 que liga Guanambi a Matina, próximo a Guanambi, nas imediações do cemitério Jardim Juliana, na noite de domingo (27/10).

    Um veículo Gol, placa policial MQA 8812, licença de São José do Calçado (SP), conduzido por Nivaldo Fernandes Pereira, 44 anos, que residia na fazenda Altamira, no município de Igaporã teria invadido a pista contraria e colidido de frente com um veiculo Parati, vermelho, placa policial CJR 1398, licença de Guanambi onde viajava o casal Edson do Nascimento, 53 anos e Eliete Souza Alves, 48 anos que residiam à Rua Santa Rita de Cassia, 30, no Bairro São Francisco em Guanambi.

    As placas da frente dos dois veículos ficaram grudadas após a colisão.

    O condutor do Gol e a mulher ocupante do Parati morreram no local. Já Edson, mais conhecido como Sú ou Canhotinho da dupla Zé Canhoto e Canhotinho, chegou a ser socorrido ao Hospital Regional por uma ambulância do Samu (Serviço de atendimento móvel de urgência), mas devido a gravidade,  morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde.

    As policias militar, civil e técnica fizeram todo o trabalhado de pericia e remoção dos corpos para IML (Instituto médico legal) onde passaram por necropsia nesta segunda-feira (28/10).

    As causas do acidente são investigas pela polícia civil, mas a informação é de que o condutor do Gol teria consumido muita bebida alcoólica e que inclusive a esposa teria se recusado a viajar com ele devido o estado de embriagues.



  •  Ilhéus : Helicóptero cai no Aeroporto no momento em que realizava testes de pouso e decolagem

    Fonte: G1 Bahia / Foto Reprodução

     

    O acidente aconteceu por volta das 17h deste Domingo (27). Segundo a Infraero, estatal que administra o aeroporto, o comandante do helicóptero fazia testes de pouso e decolagem quando perdeu o controle da aeronave e bateu no solo. Não há informações sobre a causa da queda.

    De acordo com a Infraero, apenas um dos três ocupantes foi levado a um hospital para exames, mesmo sem ferimentos aparentes. Ele não corre risco de morte. Ainda segundo a estatal, o helicóptero não caiu de uma altura elevada e, por isso, não foram registradas vítimas graves.

    O helicóptero ficou parcialmente danificado, com as paletas quebradas. Por volta das 20h, a aeronave foi retirada da pista com a ajuda de um guindaste. 

     

     

     



  • Seleção é desclassificada e Secretária Acácia paga o pato

    Foto: Reprodução

    Mesmo vencendo de 2 x 0 a partida contra a seleção de Itamaraju na tarde do deste domingo (27) em uma partida válida pelo Campeonato Intermunicipal 2013, a seleção de Brumado se despediu da competição. Por conta da desclassificação o Presidente da Liga Brumadense de Futebol o Sr. Emanuel Araújo disparou a sua metralhadora giratória contra a Secretária de Esporte do Município, Acácia Gondim, ele disse que está faltando seriedade por parte da secretária com relação ao esporte,  “Está faltando seriedade! Acácia pode continuar como Secretária de Educação, mas no esporte ela está deixando a desejar,” e continuou a disparar,  “Se a seleção de Brumado tivesse a estrutura que a seleção de Itamaraju tem teríamos outra realidade dentro dessa competição,”  Manelão disse ainda que  a Secretária falta com o respeito para com esporte brumadense ,” Secretária, a senhora tem que ter respeito com o esporte de Brumado. Quem faz o esporte no município é Zitinho, Zuite e os meninos do São Félix, que tiram da boca para sustentar seus times,”  e acabou sobrando até para o prefeito Aguiberto, “. O prefeito tem que cumprir logo sua promessa de campanha e desvincular a Secretaria de Esporte da pasta da Educação,” Concluiu o Presidente.



  • Jovem de Itaquaraí morre em acidente de carro na BA – 148 próximo á Livramento

    O carro saiu da pista e capotou caindo em um pequena ribanceira (Destaquebahia.com.br)

    Um grave acidente acorreu por volta das 05:30 da manha deste domingo, trouxe dor e desespero para a família do jovem de pré nome Poliano, morador de Itaquaraí (distrito de Brumado)
    O jovem viajava de carona com um colega que segundo testemunhas chamava-se Diego, eles estavam em um Celta de cor prata e trafegavam sentido Livramento/Brumado, quando, o condutor [Diego] perdeu o controle do carro e caiu em uma pequena ribanceira.

    CURTA - NOS:



    Com o impacto do capotamento os dois foram lançados fora do veículo. O SAMU 192 foi acionado, mas quando chegou ao local Poliano já estava sem vida; Diego foi socorrido e conduzido ao hospital de Livramento, com ferimentos pelo corpo e fratura em uma perna.
    O acidente aconteceu próximo a “Patos,” povoado que fica as margens da BA – 148.



  • Em silêncio, Brasil exonerou agente suspeito de passar dados para a CIA

    Foto: Ilustrativa / Fonte: Estadão

    Enquanto a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos vigiava alvos do primeiro escalão do governo Dilma Rousseff, o Brasil investigava e exonerava um agente de seu serviço de espionagem, suspeito de passar segredos para a Agência Central de Inteligência (CIA). A ação mostra uma estratégia de vigilância diferente, mas em linha com a revelada pelo ex-agente Edward Snowden, que causa escândalo em vários países.
     
    Sob o manto de um posto diplomático na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, o espião da CIA buscou dados sigilosos sobre a atuação nacional na Tríplice Fronteira e tentou rastrear informantes do governo brasileiro na região onde o País faz divisa com a Argentina e o Paraguai. A "plotagem" - expressão que na terminologia da arapongagem significa ser descoberto - do espião americano só ocorreu porque durante a operação ele cooptou o analista 008997 da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), um alto funcionário do órgão que chefiara a estratégica subunidade da agência em Foz do Iguaçu, antes de assumir, em 28 de julho de 2011, a superintendência em Manaus.
     
    O caso foi abafado na Abin, sem abertura de um processo administrativo contra o servidor, para evitar o desgaste. Do lado americano, que mantinha, naquela ocasião, o Brasil sob radar, conforme documentos de junho de 2012 divulgados por Snowden, a solução foi abreviar a missão do espião e mandá-lo para outro posto. Contraespionagem. Foi a simples movimentação funcional do analista da Abin que alertou Brasília e desencadeou uma operação de contraespionagem autorizada pelo diretor-geral Wilson Trezza.
     
    De Manaus, pelo sistema interno da Abin, 008997 passou a acessar remotamente documentos protegidos por sigilo do escritório de Foz de Iguaçu, "que não tinha necessidade de conhecer" e aos quais não poderia ter mais acesso, segundo relato de diversas fontes da área de inteligência consultadas pelo Estado nos últimos dois meses.
     
    As provas documentais extraoficiais do comportamento inadequado do agente brasileiro, uma vez que a Abin não instrui inquéritos, foram obtidas na primeira semana de agosto de 2012, quando 008997 se encontrou para jantar com o americano, em Curitiba, no restaurante Barolo Trattoria. No jantar, os dois falaram sobre as regiões de fronteira do Brasil, entre outros temas, e foram captados por agentes "novatos", deslocados de outras regionais, que se acomodaram ao lado da dupla de espiões. O agente brasileiro garantiu ao colega americano que não precisava se preocupar com aquele encontro e outros que viriam porque ele não era vigiado pela Abin. Eles foram filmados na ocasião.
     
    Apesar da segurança demonstrada na conversa, ambos usaram técnicas de contrainteligência tanto na chegada quanto na saída da cantina, dando voltas no quarteirão, fazendo manobras diversionistas. Durante o jantar, segundo informações obtidas pelo Estado, os dois marcaram o encontro seguinte para Foz do Iguaçu, dali a um mês, na primeira semana de setembro. Em Curitiba, ficou combinado que, no encontro em Foz, o brasileiro apresentaria outra pessoa que poderia "ajudar" o americano a obter mais informações. A cidade, Curitiba, escolhida por 008997 para o encontro, foi considerada "perfeita" porque o filho do brasileiro mora ali e ele teria explicação plausível para a viagem entre Manaus e Curitiba.
     
    Só que o novo encontro marcado para início de setembro em Foz do Iguaçu não ocorreu. O brasileiro foi para o local na data e hora combinada, mas o diplomata americano não apareceu. Mais uma vez, agentes da Abin desconhecidos do alvo, acompanharam toda a espera pelo contato americano. Operação abafa. O desencontro ocorreu porque houve uma súbita e inesperada remoção do americano. O Itamaraty confirmou ao Estado que o diplomata deixou o Brasil em 12 de agosto de 2012.
     
    Na avaliação de servidores da Abin entrevistados pelo Estado, os americanos, de alguma forma, ficaram sabendo que seu agente tinha sido descoberto e este não poderia mais ficar no país, para evitar problemas diplomáticos. Depois do ocorrido, a Abin teria mantido contato com o governo dos Estados Unidos para pedir explicações. O diplomata americano teria dito que foi procurado pelo analista brasileiro.
     
    Para dar um desfecho menos traumático, apesar de posições em favor da punição, o agente 008997 foi exonerado e aconselhado a se aposentar, e assim o fez em 17 de dezembro de 2012. Acabou assim, embaixo do tapete, um caso de espionagem americano dentro do território brasileiro que não obteve publicidade.



Estamos nas redes sociais