• Anitta é impedida de embarcar após tentar viajar deitada em três assentos

    foto reprodução

    Na ocasião, a artista teve que descer acompanhada por dois policiais federais

    A cantora Anitta teria tentado usar sua fama para conseguir privilégios no aeroporto do Rio de Janeiro, na tarde da última segunda-feira (30). De acordo com funcionários do aeroporto, antes do avião decolar, a funkeira teria sido obrigada a desembarcar do voo da Gol no Aeroporto do Galeão por querer viajar deitada em três assentos.

    Segundo fontes do site iG, a artista teve que descer acompanhada por dois policiais federais. Após uma rápida conversa, Anitta teria sido liberada e pôde embarcar para Orlando, na Flórida (EUA). Ela deve retornar ao Brasil na quinta-feira, 03, já que tem uma série de shows agendados no Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira, 04. (Redação iBahia)



  •  Mulher morre após atropelamento na BA-265

    Foto e texto (blogdoanderson)

    Mais uma pedestre foi vitima fatal por atropelamento em Vitória da Conquista. O acidente na noite dessa terça-feira (1) foi na BA-265, perímetro urbano da cidade, próximo ao Anel Viário da BR-116. De acordo com testemunhas, a cozinheira cruzava a via após descer de uma van, em direção a sua residência, quando foi atingida por um carro de passeio, sendo levada pelo veículo por cerca de duzentos metros até cair no meio da pista.
    Marilene Moura de Souza, 46 anos, integrava o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. O veículo, um Sandero com placa de Barra do Choça, foi retido pela Polícia Rodoviária Estadual que registrou a ocorrência. O corpo da vitima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).



  •  Líder do prefeito, José Carlos dos Reis,  disse que criticas da oposição foi infeliz

    José Carlos dos Reis disse que criticas da oposição foi infeliz.

    Segundo o vereador José Carlos dos Reis, líder do prefeito na câmara, o adiamento da inauguração do novo centro cirúrgico não causou prejuízos a população, vez que, mesmo que tivesse sido inaugurado na data marcada (Sexta dia 27/09/2013) o centro cirúrgico não estaria em funcionamento, pois, o mesmo está em fase de conclusão e estaria passando por ajustes, até está em estado ideal para servir os que dele necessitarem.

    O adiamento não aconteceu por que o secretário de saúde não poderia está presente, devido á outros motivos; O que foi motivos suficiente para a oposição “disparar” contra o prefeito, alegando que com ou sem a presença do secretário o centro deveria ter sido inaugurado”.

     José Carlos dos Reis disse ao Destaquebahia que esta semana o centro cirúrgico ainda passará por ajustes, e o seu funcionamento está previsto para a próxima semana. Ele ainda fez questão de frisar que não houve nenhum prejuízo, já que o centro cirúrgico existente continua em pleno funcionamento e não se deixou de realizar nenhuma intervenção cirúrgica. Para o parlamentar as criticas da oposição foi infeliz.



  • Pela segunda vez pedido de exoneração do diretor do DTTU não é aceito pelo executivo

    Clidemar Amorim Risério permanece á frente do DTTU (www.destaquebahia.com.br)

    Depois das declarações verbais feita pelo diretor  do DTTU (Departamento de Transito e Transportes Urbanos) Clidemar Amorim Risério, de que estaria pedindo exoneração;
    Na manha de hoje (terça feira 01/10) Amorim retornou ao trabalho, quando, a expectativa da imprensa era que um novo nome seria indicado ao cargo.
    Segundo Amorim, o mal entendido com o secretário de infraestrutura (André Cardoso) foi resolvido, pois ficou claro de que a ação motivadora (A alteração da sinalização da Rua Joana Angélica) praticada pela secretaria de infraestrutura, quando a sinalização que ali estava foi feita pelo DTTU setor em que Amorim atua, foi apenas devido a uma obra que ali precisava ser feita . E a impressão de que um interferiu no trabalho do outro, não passou de um mal entendido. Por tanto, pela segunda vez, saída de Amorim do DTTU ficou apenas nas palavras; Ainda bem, pois na sua gestão a população brumadense já tem sentido que a continuidade da melhoria do transito está acontecendo.



  • CONSEG (Conselho de Segurança) dá o seu primeiro grande passo para ser formalizado.

    Presidente da CDL (Manoel Messias) foi quem dirigiu a reunião (Destabahia.com.br

    Aconteceu na noite desta segunda-feira (30), no auditório da CDL, mais uma reunião para formalização e introdução do conselho de segurança em Brumado.
    Nesta reunião foi formada a diretoria executiva do conselho com a participação de 16 pessoas, cada uma representado uma instituição ou entidade brumadense.
    Com a implantação do CONSEG, a sociedade terá mais uma grande aliada no combate ás Drogas, criminalidade e desigualdade social, já que, em parceira com diversos órgãos e instituições, o CONSEG estará trabalhando na “base”  que são as crianças e adolescentes, de forma que eles venha a se desviarem de um possível “mau caminho”.

    Diversos segmentos da sociedade se unem na formação do CONSEG

    Empresários, representantes de ongs e outras instituições, se unem para que o CONSEG esteja em atividade o mais breve possivel em Brumado.


    Segundo o presidente da CDL , Manoel Messias, com a atuação do conselho de segurança, juntamente com as policias: Rovdoviária, Civil, Militar, prefeituras e organizações; certamente que bons frutos os cidadãos brumadenses estarão colhendo, mas antes de tudo, é necessário “Arregaçar as mangas” como disse o Comandante Silvio Berlink, ao fazer as suas explanações sobre a importância e apoio da sociedade na formação e manutenção desse  conselho.
    A previsão é que dentro de 2 a 3 meses o CONSEG já esteja atuando, afirmou Manoel Messias.



  • Ministério Público dará parecer sobre partido de Marina hoje

    Registro só deve ser julgado na quinta, data-limite para liberar legenda.
    TSE concluiu recontagem de assinaturas de apoio; são necessárias 492 mil.
     

    O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, deverá enviar até o fim da tarde desta terça-feira (1º) parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre se concorda ou não com a concessão de registro para a Rede Sustentabilidade, novo partido com o qual a ex-senadora Marina Silva pretende disputar a eleição presidencial do ano que vem.

    O prazo máximo para obter registro a tempo de participar do pleito vence no sábado (5 de outubro), mas a sessão do TSE para analisar o caso está marcada para quinta-feira (3).

    Na segunda, a ministra Laurita Vaz, corregedora do TSE e relatora do processo da Rede, deu prazo de 24 horas para o MP se manifestar - que vence às 18h desta terça. Ela afirmou à TV Globo que o registro da legenda deve ser julgado na data-limite.

    "Não vou dar conta de julgar na quarta. O prazo de 24 horas que eu dei ao Ministério Público só vence amanhã e não vou ter condição de analisar tudo até quarta. Se Deus me permitir vou julgar na quinta."

    Também na segunda foi concluída uma recontagem de assinaturas de apoio ao partido pela Secretaria Judiciária do tribunal. O TSE não informou qual foi o resultado.

    No último dia 20, o vice-procurador-geral eleitoral havia enviado parecer ao TSE afirmando que a Rede só conseguira comprovar 20% do apoio necessário para o registro. Ele pediu mais certidões com assinaturas validadas, além de recontagem. Agora que o levantamento foi concluído, Aragão vai reexaminar o processo antes de o TSE julgar o caso.

    Para o registro, o partido deveria entregar ao menos 492 mil assinaturas validadas por cartórios eleitorais. Marina afirma ter coletado mais de 900 mil assinaturas (das quais 220 mil foram descartadas pela própria legenda antes de enviar aos cartórios), mas somente 455 mil foram certificadas até a semana passada. Ela quer que o TSE reconheça outras 95 mil assinaturas rejeitadas sem motivo pelos cartórios.

    Laurita Vaz disse não saber quantas assinaturas exatamente estão confirmadas. Segundo ela, o gabinete tem um número e a Secretaria Judiciária, outro. Ela afirmou que só vai comparar a contagem quando o Ministério Público enviar o parecer.



  • Médico será homenageado, centro cirúrgico terá o seu nome

    Foto: Arquivo pessoal da familia. (Doutor Vanderley e sua esposa)

    Centro cirúrgico terá o nome de um dos médicos que por muitos anos cuidou da saúde dos brumadenses


    Em homenagem a um dos médicos mais marcante e atuante na medicina brumadense, o centro cirúrgico que será inaugurado pelo municipio, terá o nome de Vandeley Antunes. Ele que por muitos anos cuidou da saúde dos cidadãos brumadense e que não só como profissional mas também com a pessoa, fez história na cidade.
    "O Velho Guerreiro" como era conhecido, sempre atuou na saúde e agora " In Memorian" será homenageado com um centro cirúrgico que levará o seu nome.
    Esta é uma das formas que foi encontrada pelo atual gestor de prestar esta homenagem á familia e a este cidadão que se foi, mais deixou um legado que jamais será esquecido.
    , pois através do seu trabalho muitas vidas foram salvas.
     



  • Vereadores Agno Meira e José Carlos de Jonas solicitam criação de   comissão para acompanhamento de limpeza de aguadas

      

    Os dados relativos às conseqüências do longo período de estiagem e as visitas realizadas in

    loco pelos vereadores têm trazido muita preocupação e a busca de medidas que amenizem

    este sofrimento, vivido principalmente pelos moradores da zona rural, passaram a ser uma

    constante, não só através da administração municipal, como também em outras esferas de

    governo.

    Os vereadores Agno Meira (PCdoB) e José Carlos de Jonas (PT) vem acompanhando as

    ações que estão sendo realizadas pela administração nas localidades rurais, principalmente

    as relativas à limpeza e desassoreamento de aguadas, que possibilitarão um maior

    armazenamento de água no período de chuvas.

    Em virtude deste fato solicitaram através de preposição a criação de uma comissão para

    acompanhamento deste trabalho, pois segundo estimativas serão necessárias, pelo menos,

    6.000 mil horas de máquinas para que sejam efetivadas todas as demandas relativas à limpeza

    e desassoreamento das aguadas do Município e para que todos sejam contemplados seguindo

    as prioridades de cada comunidade.

    “Temos como finalidade principal colaborar para que serviço seja realizado no menor espaço

    de tempo possível a uma parcela maior de beneficiários, assim como promover uma gestão

    participativa do Poder Publico e o exercício da cidadania participativa”, frisaram os vereadores.



  • Povoado da Lagoa do Sal e Serra Negra sofrem com a falta de água

    Para ter água em casa, os moradores têm que abrir "cacimbas" ou se servir de quem possuem poço artesiano (Destaquebahia.com.br)

    A seca que teima em permanecer em todo o nordeste brasileiro tem deixado muitas famílias em situação de calamidade, principalmente as da zona rural.
    Na Bahia, especificamente na zona rural de Aracatú, muitas estão desprovidas de abastecimento e com ás “aguadas” todas secas.
     Os moradores do povoado da Lagoa de Sal e Serra Negra, estão passando por momentos difíceis; Os animais além de não ter pastos ainda não encontram onde beber água, e as famílias mesmo tendo em algumas casas cisterna, recebem uma vez por outra o abastecimento com carro pipa, obrigando – os a procurarem água em “cacimbas” ou pedir os raros proprietários de poços artesianos alguns baldes de água ao menos para as necessidades básicas.
    Os moradores dizem que um poço artesiano iria solucionar o problema de centenas de pessoas, e mediante aos pedidos feitos, esperam que a prefeitura seja sensível e providencie o mais rápido possível a perfuração de um nessas localidades, pois, iriam sanar ao menos de forma parcial esse grande problema que é a seca.



  • Empresa realiza o “Dia Verde” na escola Élcio José Trigueiro

    As crianças fizeram plantio e aprenderam sobre o meio ambiente (destaquebahia.com.br)

    No último sábado (28), a empresa VIX realizou na escola Élcio José Trigueiro, localizada no bairro Urbis I, O Dia Verde. O engenheiro de segurança e meio ambiente Alberto Estevão e o supervisor Breno, ambos da VIX, ressaltaram a necessidade de está fazendo uma divulgação sobre o meio ambiente para as futuras gerações.
    Os alunos da escola fizeram plantio de arvores e ouviram a falar sobre a importância da natureza, da coleta seletiva, Resíduos, e aprenderam mais sobre a conscientização ambiental.
    Este é um projeto social da empresa e segundo os representantes, Breno e Estevão, esta ação estará sendo realizada também em outras escolas.



  • Alunos de várias cidades se interagiram no segundo ano do projeto de extensão da  UNIP

    Alunos de diversas cidades se interagiram com as atividades apresentadas (Destaquebahia.com.br)

    Durante o dia do último sábado (28) a UNIP -  Polo Brumado, esteve bastante movimenta, isso, devido ao projeto de extensão que pelo segundo ano foi realizado.
    Alunos de diversas cidades como: Ibicoara, Aracatú, Cascavél dentre outras, se interagiram e apresentaram trabalhos dos seus respectivos cursos.
    O regionalismo esteve presente nas apresentações, principalmente quando uma lenda da música popular brasileira  de Luiz Gonzaga que fora apresentada.

    Um dos momentos mais emocionantes foi quando o coral CRAS  do Bairro São Félix em Brumado, entoou uma linda música onde a letra chama a atenção para a importância e cuidado, para com a juventude e pessoas mais necessitadas. O vereador e diretor da UNIP [José Carlos dos Reis]  ficou emocionado, assim como todos os presentes com a apresentação do coral.
    Todos se interagiram e aproveitaram da melhor forma “ensinando e aprendendo” com as atividades do segundo ano do projeto de extensão. Confira abaixo algumas imagens desse evento.

     



  • Duas pessoas morrem em grave acidente entre carro e ônibus da Gontijo

    Carro ficou destruido com a colisão. (Foto: Ederson Albert Caetité Notícias)

    Por volta das 9:00 hs da manha deste sábado (28/09) um grave  acidente aconteceu na altura do KM 04 da BR-430 que liga as cidades de Caetité e Igaporã. Segundo informações, um veículo Volkswagem, modelo Jeta, placa policial JKN-6464 de Brasilia DF, percorria a via sentido a Caetité, quando supostamente seu condutor, perdeu o controle do carro a fazer uma curva, chocando de frente com o ônibus da empresa Gontijo de placa policial HFM-5976 de Curvelo MG, que vinha no sentido contrário.

    Estavam no veiculo Jeta, Francisco das Chagas Vieira de Lima, 56 anos e Maria Luciene Freitas de 52 anos. Os dois ocupantes tiveram mortes instantâneas na colisão. Já o motorista do ônibus, Janevan Fernandes da Costa, 42 anos e demais passageiros nada sofreram.
     
    A colisão foi tão violenta, que partes do volante e o Airbag do Jeta pararam a mais de 20 metros do local do acidente. A pista ficou interditada nos dois sentidos por mais de duas horas.  

    A Polícia Militar de Caetité, como também o Departamento de Trânsito do Município, estiveram no local isolando a área, até a  chegada dos peritos do   DPT de Guanambi que executaram o levantamento cadavérico. Os corpos foram encaminhados para o IML daquela cidade onde aguardam contato dos familiares para liberação posterior.

    Apenas o laudo final da pericia técnica, poderá apontar com exatidão as reais causas do acidente. Mais um tragedia que ceifa as vidas de pessoas de bens.



  • Colaborador da igreja Cristã do Brasil perde a vida em um grave acidente.

    Com o acidente a pista ficou parcialmente interditada (Foto: Destaquebahia.com.br)

    Na tarde deste sábado (28), em um grave acidente na BA – 262, a vida do comerciante Cícero Duarte Oliveira foi ceifada. Cícero Duarte, segundo alguns de seus amigos que estava no local onde ocorreu o acidente, além de ser comerciante (proprietário do açougue – Casa da Carne) também exercia um cargo de colaborador na igreja a qual pertencia – Cristã do Brasil.
    Com aproximadamente 64 anos, ele veio á óbito após uma colisão frontal com um carro da marca Hyundai IX placa da cidade de Vitória da Conquista, o motorista foi socorrido pelo SAMU e conduzido ao hospital de Brumado.
    O carro em que o comerciante estava, uma Parati de placa BIJ – 1392 de Aracatú – Ba, chegou a sair da pista com o impacto e ele morreu presos ás ferragens.
    A morte de Cícero causou grande tristeza a todos quanto o conhecia, principalmente nos irmão da sua igreja  onde era muito querido.
    a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) controlou o transito até a chegada do DPT (Departamento de Policia Técnica) que periciou o local e conduziu o corpo ao IML de Brumado.

     



  • Preso cria chave artesanal e 17 fogem pela frente de cadeia em Bom Jesus da Lapa

    Segundo polícia, grupo rendeu carcereiro e saiu 'calmamente' da unidade.
    Caso foi registrado em Bom Jesus da Lapa, na tarde de sexta-feira (27).
     

    Dezessete presos fugiram da cadeia de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, na tarde de sexta-feira (27). De acordo com o delegado José Ribeiro, o grupo escapou após produzir uma chave artesanal, abrir as celas e sair pela porta da frente da unidade.

    "Aconteceu na hora do almoço. Um dos internos é ladrão, especialista em furto de carro, e internamente fabricou uma chave. Só tinha um carcereiro no momento. Eles o dominaram com uma pedaço de ferro. Depois eles fugiram calmamente pela porta frente, andando pelas ruas", descreve o delegado.

    Segundo Ribeiro, entre os fugitivos está um suspeito de participar de três homicídios. "Um deles se destaca. Conhecido como "Coca", ele é homicida perigosíssimo. Ele tentou resgatar o irmão que estava preso em Caetité e matou um policial civil. Ele tem comprovadamente participação em três homicídios. Um dos juris dele estava marcado para acontecer no dia 3 de outubro".
     

    O delegado conta que a cadeia está localizada no centro de Bom Jesus da Lapa e que a unidade tem capacidade para abrigar 12 detentos, mas tinha cerca de 80 no momento da fuga.

    "É complicado. É um prédio antigo, que não oferece condições de segurança para a população e para os servidores. Nós não temos agentes penitenciários, quem faz a segurança são policiais civis e servidores da prefeitura. Na semana passada houve um princípio de rebelião", afirma José Ribeiro.

    Um dos fugitivos se apresentou acompanhado de um advogado à delegacia ainda na sexta-feira. Segundo o delegado, os outros dezesseis permanecem sendo procurados. (G1 ba)



  • Forças Armadas têm 30 militares homossexuais reconhecidos

    foto: arquivo pessoal

    Marinha altera manual e 26 garantem a cônjuge direitos como dependente.
    Justiça reconhece sargento gay; Exército mudará 'normas internas'.
    Levantamento realizado pelo Ministério da Defesa a pedido do G1 aponta que as Forças Armadas registram ao menos 30 militares gays e lésbicas, que tiveram os cônjuges oficialmente reconhecidos como dependentes, garantindo acesso aos sistemas de saúde, de moradia e previdenciário. Os dados foram contabilizados até o mês de setembro deste ano.
    O maior número é registrado na Marinha: são 26 militares, 23 deles apresentaram declaração de união estável e outros três, certidão de casamento. Já o Exército registra três pedidos, enquanto que a Aeronáutica diz que não é possível fazer um levantamento, pois o sistema de registro não faz essa distinção. Pelo menos um caso é confirmado: em abril, a FAB reconheceu como dependente o marido de um sargento homossexual que é controlador de voo no Recife (PE).
    A tendência é que, agora, o registro de soldados homossexuais nos quartéis deva aumentar. Isso porque a Marinha já alterou as normas internas, acabando com termos como “mulher” ou “marido” e admitindo os dependentes apenas como “cônjuges”.
    O Exército, que teve o 1º homossexual reconhecido após decisão judicial em agosto, começa agora um processo para adequar “todas as normas internas” que tratam de inclusão de dependentes, buscando estender aos casais homossexuais todos os direitos concedidos aos heterossexuais.
    Enquanto os manuais estão em adequação, os militares que possuírem uma união homoafetiva não precisarão mais recorrer à Justiça. Os pedidos, garante o Exército, serão reconhecidos administrativamente.
    Segundo a Marinha, o alto número de registros ocorre devido a uma mudança feita no manual de Declaração de Dependentes e Beneficiários, chamada de DGPM-303. O texto, de 1996, sofreu revisões em outubro de 2011, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de equiparar os direitos de casais do mesmo sexo, e em 2013. A primeira alteração ocorreu após o cabo reformado João Batista Pereira da Silva, de 41 anos, brigar durante dois anos pelo reconhecimento do companheiro, Claudio Nascimento da Silva, de 40 anos. Casados no Rio de Janeiro, eles decidiram que "a Justiça não era o caminho".

    “Queríamos que a Marinha mudasse as regras e que outros militares pudessem ser beneficiados sem ter que sofrer o que sofremos. Por isso optamos por brigar internamente, fazer a Marinha mudar, em vez de buscar o meio judicial”, diz Claudio, que é ativista GLBT e superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

    “O Exército está atrasado. Hoje, os princípios são de igualdade. Não estamos mais no tempo da ditadura. Somos procurados por muitos militares que querem orientação e ficam com medo de preconceito nos quartéis”, acrescenta ele.

    João foi marinheiro de gola por mais de 20 anos e diz ter enviado e-mails à Presidência e ao Ministério da Defesa até conseguir o registro do dependente. Com a união estável registrada desde 2010, o casal procurou, pela primeira vez, a Diretoria Geral de Pessoal da Marinha em abril de 2011. Foram vários "não" ouvidos até setembro de 2011, quando a Marinha os comunicou que o cadastro era possível. Contudo, explica João, na época eles já estavam com certidão de casamento e o órgão indeferiu o pedido, alegando que a equiparação de direitos só valia para uniões estáveis – e não para casamentos. Foi só em 24 de agosto do ano passado que os dois foram registrados, enfim, como um casal militar.

    “Quando solicitamos a equiparação de direitos à Marinha, um oficial nos disse que éramos loucos, que os militares nunca reconheceriam um casal gay”, relembra Claudio.

    Mudanças em andamento
    No Exército, as mudanças ainda estão em andamento após o Tribunal Regional Federal de Pernambuco determinar que um estudante de 21 anos seja reconhecido como companheiro de um sargento de 40. O praça largou a mulher em 2000, com quem tinha um casamento, por causa da paixão pelo estudante. O processo dele junto ao Comando Militar do Nordeste estava parado desde 2000.

    Em primeira instância, um juiz federal negou preliminarmente o pedido de equiparação de direitos – alegou que a legislação em vigor para servidores públicos militares dispõe que a assistência médica só considera como dependente “a mulher” e os filhos do soldado. Já em agosto, o TRF de Pernambuco determinou que o Exército reconheça o casal. A Advocacia Geral da União (AGU) divulgou que não irá recorrer da decisão, mas um recurso sobre o valor a ser pago de custas judiciais adiou a homologação do caso.

    “A União ainda não foi notificada e depois começa a correr um prazo de 30 dias até que transite em julgado. A partir de então o Exército terá que cumprir”, diz a advogada do sargento gay, Laurecília Ferraz.

    “O Exército é uma instituição legalista, cumpre a lei. A notícia de que eles estão mudando as normas é bem-vinda, vai acelerar o processo de todos os demais. Para nós, é uma vitória este reconhecimento de direitos”, comemora a defensora.

    Além do sargento de Recife, outros dois casos foram contabilizados no Exército: um já está regularizado e o outro está com homologação em andamento, mas também será atendido. A Força diz ter “perene compromisso de obediência às leis vigentes”. Já a Marinha diz que agiu “proativamente” na primeira revisão da norma, no sentido de se adequar à decisão do Supremo. A Aeronáutica diz que não faz distinção e que os documentos internos já usam o termo cônjuge.

    Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo



Estamos nas redes sociais