• Gincana do CEB chega ao final e a equipe Brazuca faz mais ponto

    A equipe Brazuca ficou em primeiro lugar e festejou bastante. (detaquebahia / Foto: Fabiano Neves

    Foram três dias de muitas brincadeiras, competições e alegria. A gincana do CEB (Colégio Estadual de Brumado) chegou ao seu final neste sábado por volta das 22:30 hs; tendo todas as equipes como vencedora "esta foi a colocação do professor André" já que todos se dedicaram ao máximo, executando da melhor forma as provas que foram propostas para cada uma.
    Na classificação final, a equipe Brazuca foi a que mais pontou, por isso, a que mais festejou também.
    Segundo o professor Gil, a edução não se resume apenas na sala de aula e essas competições também é uma forma de aprender e muito.
    Classificação geral:  1º lugar - Brazuca, 2º lugar - Fuleco, 3º lugar - Zacume, 4º lugar - Fuzaca e 5º lugar - Soccer life.
     



  • Gincana movimenta o Colégio Estadual de Brumado (CEB)

    As torcidas iam ao delirio a cada prova disputada (foto: Fabiano Neves / destaquebahia)

    Na noite de ontem, o CEB realizou mais uma etapa da gincana estudantil, onde, diversas equipes disputavam para somar mais pontos e sair vencedora·
    Centenas de pessoas estiveram presentes, prestigiando este evento que é aguardado e planejado durante o ano pelos alunos e também professores.
    Os integrantes das equipes levaram muito á sério e cada prova, era disputada com muita dedicação, embaladas pelos gritos de apoio das torcidas que o tempo todo motivam os competidores.



  • Cultura: Grupo de teatro Arte em Cena se apresenta nesta Sexta e Sábado

    Grupo de Teatro Arte em Cena convida você para assistir a peça Torturas de Um Coração nesta Sexta  e amanhã  Sábado partir das 20 horas na UNINTER não percam esta noite cultural. Ingressos limitados.



  • Menino que andou de velocípede em via do Rio tem 8 anos e achou 'legal'

    Ele disse que viu reportagem do RJTV, onde aparece, com os pais em casa.
    Por volta da 15h, o menino tomava banho num chafariz perto da prefeitura.
     

    O menino que roubou a atenção dos motoristas que trafegavam na manhã desta sexta-feira (20) no Elevado Paulo de Frontin, sentido Zona Norte, ao andar de velocípede em plena via expressa, disse que achou a aventura muito "legal" e que não teve medo. Na tarde desta sexta-feira (2), à reportagem do G1, ele contou que tem 8 anos, e mora com com o pais numa comunidade próximo ao Sambódromo, na Região Central do Rio.

    Ele foi encontrado por volta das 15h tomando banho no chafariz próximo à sede da Prefeitura, onde ocorria uma manifestação de professores.

    O menino contou que tinha achado o velocípede mas, depois, numa segunda versão, disse que ganhou o brinquedo do pai.

    Ele disse que não teve medo da aventura e que já tinha feito algo semelhante numa pista de skate próximo à comunidade onde mora. Seus pais, conhecidos por Elaine e Neguinho, segundo contou, viram a cena no RJTV junto com ele próprio na TV. No chafariz, ao lado de um amigo de 14 anos, ele disse que achou a aventura  “legal”.

    CLIC AQUI E VEJA O VIDEO

    O menino contou que em nenhum momento sentiu medo e que os motoristas não falavam nada ao passar por ele na pista. "Só faziam bi,bi,bi" ( reproduzindo o som da buzina dos carros).

    Ele também disse que está na dúvida se vai repetir a aventura. "Ainda não sei, talvez".
     

    A criança foi flagrada descendo de velocípede o Elevado Paulo de Frontin para a Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, Centro do Rio, em meio a carros em alta velocidade, na manhã desta sexta por equipes do RJTV.

    Segundos depois, o menino sobe novamente a via para descer com o brinquedo. A Guarda Municipal disse, por meio de nota, que não foi acionada sobre essa ocorrência. O órgão informou, porém, que, quando é acionado, faz as operações necessárias para a segurança da população, como fechar o trânsito.

    Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informou que ia enviar equipes ao local nesta tarde para saber se o menino está com os responsáveis para retirá-lo da situação de risco. Até as 17h, a assessoria da secretaria inrformou ao G1 que ainda não tinha informações sobre a família da criança.

    A repórter do G1 mostrou no celular o vídeo do perigoso passeio pela via expressa e o menino, todo entusiamado, começou a narrar a aventura. De novo, ele repetiu que não teve medo.

    "Agora eu vou levantar o braço", anunciava vibrante vendo o vídeo.

    A ele e ao amigo de 14 anos juntram-se outros meninos no chafariz. Um deles, de 11 anos, disse ser primo do menino do velocípede e confirmou que o velocípede foi dado pelo pai do garoto e que os amigos se revezam brincando com ele. O primo disse que o garoto de 8 anos ainda não sabe ler.



  • PV quer presidente da OAB governando a Bahia

    foto aloalobahia

    O Partido Verde baiano está em processo de convencimento para que o presidente da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB , Luiz Viana Queiroz, aceite assumir a condição de candidato ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Em reunião, Viana permitiu que se sondasse a viabilidade política da operação. Oficialmente, ele admite apenas o convite de filiação. “Não aconteceu (a filiação), pode ser que aconteça”, disse. O advogado tratou a candidatura, por hora, como “boato”. O fato é que Ivanilson Gomes, ex-presidente estadual do PV e atualmente secretário de Sustentabilidade de Salvador, já comunicou ao prefeito ACM Neto as intenções do partido. Neto considerou a movimentação do aliado legítima. Os verdes sabem da chance remota de furar a fila oposicionista que tem Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM). Mas, em tempos de manifestações, avaliam haver campo para a candidatura de um novato na política. Tentaram e não conseguiram Eliana Calmon. Agora miram em Viana, que ganharia visibilidade nas inserções de TV do partido para ver como aparece nas pesquisas. Informações do  Correio.



  • Presidente da FEBAM rebate Projeto que quer proibir MMA na TV

    Ricardo Serravalle, presidente da Federação Baiana de Artes Marciais, aprofunda o assunto para defender a prática esportiva

    Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (55.344/09) que quer proibir as emissoras de televisão de transmitirem lutas marciais não olímpicas.  A norma inclui o Ultimate Fighting Championship (UFC), principal torneio mundial de MMA, com 1 bilhão de espectadores em todo o mundo, segundo a Comissão Atlética Brasileira de MMA. Caso aprovado, campeonatos de artes marciais mistas (MMA) não poderão ser veiculados no país. O Projeto já foi debatido e aguarda parecer de outras comissões da Câmara dos Deputados.

    "É importante tirar essa luta da TV, porque a única lição que ela propagandeia é a violência. São golpes violentos, joelhadas, golpes violentos no rosto e onde o sangue é o suor, como dizem aqueles que gostam do MMA", diz o deputado José Mentor (PT-SP), autor do Projeto. Em defesa das artes marciais mistas, Ricardo Serravalle, presidente da Federação Baiana de Artes Marciais e Esportes de Combate, se aprofundou no tema para explicar as origens do esporte e por que ela é mais do que violência na TV. 



  • Projeto Cultural de mãos dadas para a cidadania busca apoio para beneficiar cidadãos

    O contra -  mestre Marreta, em entrevista ao Destaque Bahia, falou da necessidade de se resgatar a Cultura Afro brasileira através da capoeira, para isso, ele acaba de implementar na cidade o Projeto de Mãos Dadas Para a Cidadania. O projeto visa atrair crianças e adolescentes para a prática desse esporte cultural e contribuir na sua formação social; segundo Marreta, o apoio das empresas é fundamental para que o acesso dessas pessoas seja ainda maior.
    Em parceria com o tiro de guerra, as aulas de capoeira são ministradas de Segunda a Sexta as 19 horas.
    Marreta, é uma das pessoas que há mais tempo atua na capoeira de brumadense, por isso, através dessa ação, ele deseja repassar todo o seu conhecimento para os aprendizes, contribuindo assim, para que as tradições culturais do povo baiano permaneça sempre viva.
    Conheça mais sobre o Projeto de Mão Dadas para a Cidadania, ouça abaixo o audio.



  • DPT recebe ampliações que facilitarão o trabalho da justiça em conclusões de processos

    Foto/motagem - Fábio Públio e prédio que está sendo reformado (Emanoel Fernandes)

    O DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Brumado, que atualmente atende diversos municípios, ultimamente vem passando por algumas reformas que irão possibilitar uma melhor condição de trabalho aos profissionais que nele atuam, Segundo o Coordenador, Fábio Públio, um dos prédios que antes estava inutilizado, agora foi totalmente reformado e nele construído a área de criminalística e de laboratório, onde serão feitas as analises definitivas de drogas, facilitando o trabalho da justiça em relação às conclusões de processos baseados nos laudo que pelo DPT são emitidos.
    Também a parte de alojamento e custódia serão inseridos nesse novo prédio, além de uma rampa que será feita com toda estrutura para realização de perícia em veículos “Aquelas situações em que os mesmos têm seus chassis adulterados” agregando agilidade nas conclusões desses trabalhos.
    Ouça abaixo o áudio, onde Públio, ressalta a importância desses benefícios estruturais com o qual o departamento está sendo contemplado.
     



  • Diretor do Sindicato dos Bancários de Brumado fala sobre a greve

    Bancários brumadenses adereriram 100% á greve: diz diretor Foto: Emanuel Fernades (Destaque Bahia) do sindicato.

    Deste de ontem (19), as agências bancárias fecharam as portas em todo o Brasil. Os bancários reivindicam um reajuste de índice salarial de 11,9 % ,em contra proposta, os banqueiros ofereceram 6,1% ; valor que não foi aceito, resultando em paralização nacional tanto na rede pública, quanto privada.
    Falando ao Destaque Bahia, Rui Coqueiro (Diretor do Sindicato dos Bancários de Brumado) frisou que a greve é por tempo indeterminado, pois, além do reajuste, a categoria busca também melhores condições de trabalho e mais bancários nas agências, o que proporcionaria menos espera e melhor atendimento ao cliente.  Ouça abaixo a fala de Rui Coqueiro.



  • Há 23 dias no cargo, Diretor do DTTU fala sobre a Semana Mundial do Trânsito

    Amorim fala sobre a Semana Mundial do Trânsito / Foto: Emanuel Fernades (Destaque Bahia)


    Levando em conta que estamos vivendo a Semana Mundial do Trânsito, o Destaque Bahia fez uma matéria exclusiva com o atual diretor do DTTU (Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos) de Brumado, Clidemar Amorim Risério “Conhecido como sargento Amorim”.
    Amorim citou as transformações positivas  que o trânsito brumadense tem sofrido e, dentre outras coisas, elogiou os trabalhos que vem sendo realizado pelos agentes e a compreensão e conscientização da população; segundo Amorim, se não fosse isso, de maneira alguma haveria como almejar a cada dia um transito mais confortável e seguro.
    Algumas ações estarão sendo desenvolvidas pelo DTTU durante a Semana Mundial do Trânsito, tais como: Distribuição de panfletos educativos , orientação á pedestre e condutores etc.
    Ouça abaixo o áudio onde o diretor do DTTU fala sobre os futuros investimentos  que serão feitos por parte da prefeitura para que o transito se torne ainda melhor.



  • Dos 682 médicos de fora, 670 serão encaminhados para os municípios.
    Segundo Ministério da Saúde, 11 ficaram em recuperação e 1 foi reprovado.
     

    O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (19) que 98% dos 682 médicos formados no exterior chamados pelo governo foram aprovados para trabalhar no interior e periferias das grandes cidades, pelo programa Mais Médicos.

    Segundo a pasta, apenas um médico estrangeiro terá de retornar ao país de origem, por ter sido reprovado na avaliação, que mediu conhecimentos de português e saúde pública ofertados num curso de três semanas. Outros 11 médicos ficaram em recuperação e terão de se submeter a duas semanas de reforço antes de se apresentarem nos municípios para os quais foram alocados.


    De acordo com o Ministério da Saúde, o médico reprovado se chama Zoheir Maadarani, é libanês e atuava na Ucrânia. Ele havia sido designado para trabalhar em Franco da Rocha (SP). O governo informou que Maadarani foi desligado do programa federal por ter obtido desempenho abaixo de 30%. Não foi especificada a nota do libanês.

    Para o cálculo do desempenho, destacou o ministério, foram considerados o conjunto de exercícios e atividades do módulo de avaliação realizado nas últimas três semanas e o teste final (60%), aplicado pelo MEC na última sexta (13).

    Dos 11 médicos que terão de passar pela recuperação para atuar no país, há três profissionais de Cuba, dois da Bolívia, um de Honduras, dois da República Dominicana, um da Rússia, um da Mauritânia e um da Argentina.

    Deste grupo, quatro vieram ao Brasil por meio do convênio firmado com o governo cubano, que, em sua primeira fase, trouxe 400 profissionais ao país. Ao todo, deverão desembarcar no Brasil 4 mil médicos de Cuba.

    Teste
    O módulo de acolhimento e avaliação dos médicos estrangeiros, que teve início em 26 de agosto, representou 40% da nota total dos profissionais da saúde. Sob supervisão de instituições de ensino e tutoria de médicos brasileiros, o ciclo analisou quais profissionais estavam aptos para atender a população.

    Já o teste realizado na semana passada representou 60% do desempenho dos médicos estrangeiros. O exame consistiu de uma avaliação oral e um exercício escrito. Para avaliarem os médicos de outros países, os tutores simularam uma consulta, na qual um professor questionou ao profissional estrangeiro sobre diversas situações e sintomas.

    Enquanto isso, outro professor avaliava o desempenho do médico, que também teve de preencher um registro de prontuário do paciente.

    Foram aprovados 670 profissionais que obtiveram desempenho final acima de 50%. Eles poderão passar à próxima fase do programa, sendo encaminhados para os municípios a que foram previamente alocados.

    No entanto, os médicos estrangeiros com notas entre 30% e 50% serão obrigados a participar de um novo curso de aperfeiçoamento, em Brasília. Nas próximas duas semanas, esses profissionais também serão avaliados com relação a sua desenvoltura na Língua Portuguesa.



  • Ex lider comunitário brumadense é encontrado morto

    Zé de Souza esta residindo na zona rural de Dom Basilio

    José de Souza, Zé de Souza como era conhecido, foi encontrado morto em frente a sua casa na zona rural de Dom Basílio na manhã de ontem, Quinta-feira (19). As causas da morte foi natural, ele estava com sérios problemas de saúde, como diabete colesterol alto etc. - provável causa do seu óbito.
    Em Brumado, Zé de Souza  foi líder comunitário do bairro Urbis 2 , onde lutou e conquistou diversos benefícios para a comunidade, foi Idealizador  de uma feira Livre no bairro Santa Tereza, que acontecia aos Domingos na rua da APAE e que era  fonte de renda para muitas pessoas, Atuou como funcionário  na Câmara de Vereadores de Brumado (onde foi funcionário no gabinete do vereador José Ribeiro Neves) e, depois de passar em um concurso público na cidade de Dom Basílio, migrou para lá, onde estava vivendo até então.
    O vereador José Ribeiro Neves, prestou grande assistência e solidariedade á família, pois, o parlamentar tinha uma grande consideração pelo mesmo, não só por já ter sido um de seus funcionários, mas principalmente, pelo grande sentimento que por ele possuía.

     



  • MENORES SÃO APREENDIDOS APÓS FURTO DE CELULAR

    Reprodução

    Três alunos de uma escola particular de Brumado retorvam para as suas residências, quando tiveram seus celulares roubados por dois menores, um de 11 anos e o outro de 13. O ato infracional aconteceu na noite desta quarta-feira (18), na ocorreu na Avenida Otávio Mangabeira, área nobre da cidade. Segundo informações obtidas pelo L12 Notícias, após o furto as vítimas procuraram uma viatura da policia militar, as quais relataram o ocorrido. Após ronda os policiais localizaram os supostos infratores na Rua Miguel Dias e com eles estavam os celulares pertencente aos estudantes. A polícia conduziu os dois menores, apreendidos, até a Delegacia da cidade, onde estão à disposição do Conselho Tutelar. Segundo informações das vítimas, ambos os menores teriam abordado os mesmos fazendo menção de estarem armados. 



  • Bancários iniciam greve hoje

    Os bancários iniciam hoje uma paralisação nacional, com prazo indeterminado. A greve já havia sido aprovada no dia 12 de setembro, e, como não foram apresentadas novas propostas dos bancos às reivindicações dos trabalhadores, a paralisação foi confirmada.

    Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que tem 2.835 agências bancárias em sua base, a adesão não será de 100% no primeiro dia. Como ocorreu em anos anteriores, ela deve crescer gradualmente.

    Os bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93% --sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados e "fim das metas abusivas" -- exigências de mínimo de venda de produtos do banco por seus funcionários.

    Ainda, pedem um piso salarial de R$ 2.860,21, valor calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) como sendo o mínimo para que o trabalhador possa pagar suas despesas básicas e de sua família.

    Por sua vez, a proposta dos bancos é 6,1% de reajuste salarial, mantendo a mesma fórmula de participação nos lucros.



  • Adiamento da visita de Dilma aos EUA traduz sentimento de toda uma região, diz chanceler

    Reprodução

    A decisão da presidente Dilma Rousseff de adiar a viagem aos Estados Unidos, programada para outubro, "foi uma das mensagens mais importantes da região para o mundo nos últimos anos", disse nesta quinta-feira (19) o chanceler argentino Héctor Timerman, durante encontro com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Dilma anunciou terça-feira (17) que só marcará nova data para a visita de Estado aos EUA, depois que o presidente Barak Obama investigar as denúncias de que tanto ela quanto a Petrobras foram alvo de espionagem eletrônica por agências norte-americanas. Em nota oficial, Dilma exigiu do governo americano o compromisso de cessar as atividades de interceptação de correspondência e telefonemas alheios. Segundo a Agência Brasil, este é o primeiro encontro bilateral de Timerman e Figueiredo, que assumiu o comando da diplomacia brasileira em agosto, no lugar de Antonio Patriota. Segundo Figueiredo, embora a espionagem cibernética não tenha sido o principal tema da conversa, Timerman elogiou muito a postura adotada pelo governo brasileiro, que resume "o sentimento de toda uma região". Figueiredo e Timerman trataram também da questão das barreiras comerciais e dos avanços na elaboração de uma proposta, antes do final do ano, para um acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Uniao Europeia (UE).



Estamos nas redes sociais