-

Dr. Marlúcio e sua esposa Ilka Abreu / Foto: Luan Vinícios
Na manhã e tarde deste sábado (08), boatos sobre a morte do ex-vice-prefeito de Brumado e médico Marlúcio Abreu (PP), circulou por toda cidade e região. O boato dizia que o médico havia sofrido um infarto fulminante no momento em que conversava com familiares em sua residência. Tudo não passou de uma brincadeira desagradável por parte de algum desocupado. O boato foi desmentido pelo próprio médico e familiares. “ O médico do povo,” como é carinhosamente conhecido por todos, está em ótimo estado de saúde e agradece a atenção e carinho de todos.
-

Destaquebahia / Foto: Reprodução
Um funcionário de uma terceirizada da empresa Coelba, ao realizar serviços da zona rural, acabou sendo vitima de bandidos. O fato aconteceu na fazenda Laranjão nesta sexta-feira (07). O funcionário foi abordado por dois elementos armados que estavam em uma motocicleta e havia um terceiro marginal que estava em um cavalo. Os elementos conseguiram levar da vitima, carteira com dinheiro e documentos, celular e um aparelho que era utilizado para realizar a leitura dos relógios de energia. O caso foi registrado na 20ª Coorpin e a policia já começou as investigações.
-

Segundo a ginecologista, o corpo da idosa encontrou uma forma de conviver com o feto/G1 Tocantins (Foto: Divulgação)
Uma idosa, de 84 anos, descobriu nesta sexta-feira (7) que carrega um feto no abdômen há 44 anos. A descoberta aconteceu no Hospital Regional de Porto Nacional, a 66 km de Palmas. Segundo a ginecologista e obstetra Gesneria Saraiva Kratka, a mulher foi até a unidade fazer exames após sentir náuseas e fortes dores no estômago e acabou descobrindo o fato inusitado.
Segundo a médica, a mulher, que é moradora de Natividade, prefere não se identificar. Ela contou à ginecologista que há 44 anos engravidou. Apesar de não ter feito o pré-natal, já que na época não haviam médicos no município, ela percebeu o bebê crescendo e a gravidez evoluindo. Após algumas semanas, a mulher sentiu fortes dores e procurou um curandeiro. "O homem passou remédios e ela disse que se sentiu melhor. A barriga não cresceu mais, o bebê parou de movimentar e ela pensou que tinha abortado", relatou Gesneria.
O feto morreu, mas continuou no abdômen da mulher. A médica explicou que a gravidez dela foi ectópica (fora do útero). Segundo a ginecologista, com o passar do tempo houve uma organização no próprio organismo, uma adaptação, que permitiu que a idosa passasse 44 anos sem sofrer complicações na saúde por causa do feto morto.

"Pela ultra-som não foi possível ver o feto. Nós fizemos um raio-x. Pelo exame é possível ver o rosto, os ossos dos braços, das pernas, as costelas e a coluna. Algumas partes estão 'borradas', estão em uma fase de calcificação e tiveram o aspecto modificado. É provável que o feto tenha morrido na 20ª semana, no máximo na 28ª", explicou Gesneria.
A idosa ficou surpresa com a novidade, mas disse à médica que não quer fazer a cirurgia para a retirada do feto. "Ela é viúva e disse que se o feto ficou durante todos estes anos dentro dela, ela prefere não tirar". Mas a ginecologista alertou que é importante fazer a cirurgia porque o feto pode trazer riscos à saúde dela. "Pode haver obstrução da alça intestinal, cólicas, retenção de fezes, aderência, tudo pode acontecer".
Segundo a médica, um caso destes acontece em um a cada 100 mil habitantes. "É sobrenatural. Mas ela não teme complicações. Nós vamos fazer novos exames, tomograficas para ver mais detalhes e depois vamos conversar com os parentes dela para ver se eles a liberam para fazer cirurgia". A médica ainda disse que já tinha visto casos parecidos, mas nenhum deles a mulher ficou por tanto tempo carregando um feto morto.
-

Os disparos atigiram as pernas da vitima / Foto: Emanuel Fernandes / Destaquebahia
No final da tarde da última sexta-feira (07), aconteceu Bairro Urbis II, uma tentativa de homicídio, a vitima foi um jovem. Segundo a policia, o rapaz não quis colaborar com as investigações, negando-se a passar aos policiais dados sobre quem tentou contra a vida dele. Ainda segundo informações, os disparos atingiram as pernas do rapaz, que está sob cuidados médicos no HPMN.
-

Matheus diz que segredo para o vestibular é organizar o tempo de estudos (Foto: Márcio Meireles/EPTV)
Aos 16 anos, estudante é aprovado em medicina em nove universidades Matheus de Freitas optou pela graduação na USP de Ribeirão Preto, SP. 'Segredo é saber administrar o tempo e se dedicar sem sobrecarga', diz. Aos 16 anos, Matheus Freitas foi aprovado em nove universidades pelo curso de medicina (Foto: Marcio Meireles/EPTV) Aos 16 anos, Matheus Freitas foi aprovado em medicina em nove universidades (Foto: Márcio Meireles/EPTV) Aos 16 anos, o estudante Matheus Trindade Bruxelas de Freitas é exemplo de dedicação e perseverança nos estudos. Recém-formado no Ensino Médio, Freitas, que mora em Francax (SP), foi aprovado em medicina em nove universidades diferentes - cinco públicas e quatro particulares. O estudante, que optou pela graduação na Universidade de São Paulo (USPx) em Ribeirão Pretox (SP), diz que o segredo para um bom resultado no vestibular é saber administrar o tempo sem se sobrecarregar. Matheus foi aprovado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), e em outras quatro faculdades particulares.Durante o ano de 2013, a preparação foi intensa, mas o estudante conta que não deixou as atividades que mais gosta de lado. Ao todo, ele leu 40 livros e estudou cerca de 100 apostilas. "No primeiro semestre do ano passado eu não deixei nenhuma atividade de lado. Ia à academia, jogava basquete e saía aos finais de semana. Já no segundo semestre eu organizei o tempo e foquei principalmente nos estudos. Mas ainda assim reservava alguma hora na semana para sair e arejar a cabeça. O segredo é saber administrar o tempo e se dedicar sem se sobrecarregar. Tem gente que só estuda, assim como tem gente que acaba deixando os livros para trás. É preciso encontrar um equilíbrio. Acho que foi justamente isso que me ajudou", diz. Mesmo com toda a preparação no decorrer do ano, Freitas se diz surpreso com os resultados que conquistou e revela que já estava com o pensamento no cursinho preparatório para o vestibular. "Agora no início do ano eu já estava arrumando alguns materiais pensando no cursinho. Não acreditava que daria tão certo", afirma. A vontade de ser médico teve início com o exemplo que o jovem teve dentro de casa. “Meu pai é médico e eu acompanho a vida profissional dele desde jovem. Às vezes, vejo pacientes dele, e o sorriso e o olhar dessas pessoas é gratificante. Acho que não existe coisa melhor que sentir que você está ajudando alguém. Já sou um apaixonado pela profissão", diz. Ansioso, o estudante que optou pela USP de Ribeirão Preto agora espera para começar a nova fase de uma carreira promissora. "Agora é pegar firme, estudar bastante e ir à luta. É muito bom poder viver esse resultado. Sem dúvidas, é a realização de um sonho”, conclui.
-

Macaco Chico morre aos 38 anos em São Carlos / Fonte G1 (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
'Perdi um filho'. Essa é a frase que resume o sentimento de tristeza da aposentada Elizete Farias Carmona, de 71 anos, depois da morte do macaco-prego Chico na tarde desta sexta-feira (7), a caminho do veterinário, em São Carlos (SP). A relação de 38 anos, considerada de mãe e filho, ficou conhecida em todo país e gerou repercussão internacional quando ele foi retirado da dona pela Polícia Militar Ambiental, após uma denúncia. Eles ficaram separados durante 16 dias e uma liminar da Justiça obrigou o retorno do animal para Elizete, que adequou a casa para continuar com ele.
Ainda inconsolável, a aposentada recebeu a reportagem do G1 na calçada em frente à sua casa. De acordo Elizete, Chico ficou doente há dois dias e foi levado ao veterinário na quinta-feira (6). "Estava bem e ficou meio desanimado e amuado", disse. Na manhã desta sexta, ela levou ao retorno e ele medicado. "Ele pediu para voltar 17h30. No caminho, ele olhou para mim e deu um suspiro. Ele morreu no meu peito", disse emocionada.

(Foto: Fabio Rodrigues/G1)
A aposentada não conteve o desespero e chorou muito. "O veterinário disse que ele tinha ido embora mesmo. Ele estava bonito, gordinho. Eu achava que iria morrer antes dele. No fim eu fiquei e ele foi", lamentou.
O corpo de Chico ficou no consultório veterinário e deve passar por necrópsia, que vai apontar a causa da morte. Elizete afirmou que quer enterrar o 'filho' no 'Recanto do Chico', local criado para que o animal pudesse retornar para a dona. "Ele foi muito amado. Nem quero ir no cantinho dele, porque me faz lembrar dele", afirmou.
Ainda não há previsão para o enterro do macaco. Elizete vai para Campinas no fim de semana para fazer exames no coração e deve ficar na casa dos filhos.
-

BN com Informações da Agência Brasil / Foto: Reprodução/ TV Bahia
Ao aderir à mobilização nacional da categoria, agentes da Polícia Federal na Bahia aderem realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (7), em frente a Superintendência Regional, localizada na Avenida Oscar Pontes, em Salvador. Na grade que cerca o prédio, foram penduradas algemas e faixas com reclamações contra a falta de apoio ao trabalho policial. Os servidores reivindicam a realização de concurso para 500 novas vagas e aumento de salários. O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Jones Leal, disse devido às más condições de trabalho e às perdas salariais, a PF se tornou um “trampolim” para outras carreiras e perdeu a capacidade de fixar os concursados.
-
ASCOM/CMB / Eliana Costa
A Comissão em prol da reinstalação da defensoria pública estadual em Brumado constituída por diversas entidades públicas e privadas, assim como representantes do poder público, a exemplo do vereador Weliton Lopes, pessoa que teve a iniciativa de iniciar este movimento, participou da reunião do CMDS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, realizada no auditório do SEMAC – Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão nesta manhã de quarta-feira. O vereador Weliton Lopes foi convidado pelo presidente do CMDS, Gilberto Lima Dias para realizar a explicação sobre a retirada de forma inexplicável da defensoria pública do estado do município e todos os problemas já causados à população em virtude desta ação.
O vereador ressaltou que a população carente é a mais prejudicada, pois milhares de processos já foram arquivados em virtude da falta de defensor e por na maioria dos casos não terem condições financeiras para contratar um advogado particular. “Estamos buscando a união de todos, um movimento do povo, já que é uma causa de extrema importância. A participação política é importante, mas do cidadão não é só importante, é imprescindível. Por este motivo estamos solicitando o engajamento de todos vocês”, frisou Lopes. O advogado Kleber Lima Dias explicou sobre a representação realizada pela Comissão contra o Estado para que providências urgentes sejam tomadas, já que é um serviço essencial e um direito previsto na Constituição Federal. “Na representação o Ministério Público solicitará ao juiz para que a defensoria seja constituída novamente em Brumado e caberá ao juiz decidir sobre a causa e a força popular mostrando o interesse na causa será primordial para que o processo siga os tramites legal de forma mais acelerada".
Na reunião estavam representadas aproximadamente cinqüenta associações, que parabenizaram pelo início desta movimentação em prol de uma causa de extrema importância e se comprometeram em informarem a todos os associados sobre o problema que a população de Brumado, assim como de Aracatu e Malhada de Pedras vêm enfrentando e também estarem engajados nesta luta, inclusive participando dos próximos movimentos que estarão sendo realizados pela Comissão. Durante a realização da explanação de outros convidados do CMDS a Comissão obteve a primorosa informação de que no último dia 03 de fevereiro o Ministério Público entrou com a ação civil pública para que o Estado proceda à reinstalação da defensoria pública em Brumado. Mediante este fato já pode se comemorar uma vitória da comissão nesta grande batalha.
-

Paciente foi anestesiada para retirar o peixe do pé / Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos (Foto: Arquivo pessoal/Octavia Leme)
Uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo, ficou com um peixe morto fincado no pé após ter pisado acidentalmente em uma espinha do animal. O acidente ocorreu no fim da tarde de quinta-feira (6), na praia do Embaré. O peixe só foi retirado após uma cirurgia, e a vítima, a promotora de eventos Octavia Leme, passa bem.
A mulher conta que estava no mar chamando o filho para ir embora, com a água na altura da panturrilha, quando pisou no peixe. "Meu filho de 5 anos estava com um amigo na água. Entrei para chamá-lo e, do nada, senti algo no meu pé. Não dava para ver porque a água é escura. Quando fui dar a próxima pisada, a dor foi insuportável e eu precisei ser retirada carregada da água", conta.
Octavia diz que uma espinha do peixe, de aproximadamente 6 cm, fincou na sola do pé dela. "Um amigo tentou puxar o peixe do meu pé, mas não conseguiu. A espinha é muito dura e grossa. O guarda-vidas fez um curativo com o peixe no meu pé mesmo, e chamamos o Samu [Sistema de Atendimento Móvel de Urgência], mas demorou mais de 1 hora e resolvi pegar um táxi e ir ao hospital por conta própria. O problema já não era mais a dor, era a aflição de ficar com aquele peixe morto pendurado no meu pé", lembra a promotora de eventos.
A mulher então passou por uma cirurgia para retirar o animal. "Recebi uma anestesia local para retirarem o peixe. A médica responsável precisou chamar um médico homem para pôr força, pois estava difícil de puxar [a espinha]. Agora estou com um curativo, mas a única consequência foi um corte de aproximadamente 1 cm", diz.

Octavia afirma que temeu pelo filho e por outras crianças. Ela avalia que, por enquanto, não vai mais levar o filho na água do mar. "Fiquei impressionada com o que houve. Meu filho sempre mergulha no raso. Imagina se isso acontece na altura do coração? Poderia matar! A médica me disse que recentemente isso aconteceu com uma criança de 1 ano e meio", revela.
Segundo o Salvamento Aquático de Santos, esse tipo de ocorrência é muito comum. "Esse tipo de lesão é pequena, mas dolorida. A gente costuma cortar o peixe e deixa a espinha lá para ser retirada por um médico. Não adianta puxar que não sai. É importante ir ao médico, porque o peixe morto pode gerar uma infecção, tem muita bactéria. Por mais que seja difícil, é sempre bom caminhar na orla com chinelo ou tênis", afirma o soldado Rubens.
-

Fonte: Blog do Andreson / Fotos: PMVC
O chamado “umbu gigante” chega a pesar 150 gramas, enquanto o fruto comum não passa de 20. Além do tamanho incomum, essa espécie de planta oferece ao agricultor a possibilidade de obter lucros a partir da comercialização de produtos derivados da fruta, como a extração da polpa, doces, geleias e sorvetes. Na Fazenda Experimental, uma área de 10 hectares, mantida pela Prefeitura de Vitória da Conquista na região da Pedra Mole, a 30 quilômetros da área urbana do município, existem mais de 700 umbuzeiros, de quase 30 tipos diferentes de um gigante.
Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura mantém ali um banco de germoplasma, onde são armazenadas plantas matrizes, das quais são extraídas mudas que os técnicos da secretaria fornecem a agricultores que se interessam por cultivar o umbu gigante em suas propriedades.

Desde que a Fazenda Experimental foi criada, há cerca de quatro anos, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mais de duas mil mudas já foram distribuídas entre agricultores da região. Após receberem as mudas, os agricultores ainda têm acesso a toda a orientação técnica necessária para que o plantio e a colheita sejam bem-sucedidos. “ É importante que as pessoas compreendam que o objetivo do Governo Municipal é disseminar a cultura do umbu no município ”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire.
-

Parte dos objetos furtados foram recuperados / Destaquebahia (Foto: Divulgação / PM)
A Polícia Militar de Brumado, (34ª) CIPM, em uma ação conjunta com os policiais do município de Lagoa Real, conseguiram recuperar objetos que foram furtados em uma residência no distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. O proprietário teve seu imóvel invadido na última quarta-feira (05). A ação da policia resultou na recuperação de parte dos objetos roubados, que foram encontrados no município de Lagoa Real. As buscas continuam em toda região no sentido localizar os marginais e recuperar o restante dos objetos que foram levados pelos bandidos.
-

Imagem mostra cinegrafista ferido após ser atingido / Estadão Conteúdo
Durante o confronto entre policiais e ativistas, na rua, a poucos metros da Central do Brasil, no Rio, o cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, foi ferido na cabeça por uma bomba. Não se sabe se foi um artefato de fabricação caseira, lançado por manifestantes, ou uma bomba de gás usada pela polícia.
Segundo a TV Bandeirantes, ele perdeu muito sangue e desmaiou. Socorrido por policiais e levado ao Hospital Souza Aguiar, passou por uma tomografia, que constatou afundamento de crânio. Ele foi submetido a uma cirurgia durante a madrugada e segue internado.
Outras seis pessoas feridas durante os confrontos foram internadas em hospitais municipais.
Manifestação
Policiais militares e manifestantes que protestavam contra o aumento das passagens de ônibus no Rio entraram em confronto por volta das 19 horas desta quinta-feira, no saguão da Estação Ferroviária Central do Brasil, no centro. O reajuste foi autorizado pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) e começa a vigorar no próximo sábado.
-
Emerson Rocha / Bahia Acontece.
A jovem Leandra Gonçalves Soares, de 32 anos, morreu ao pular de uma ambulância em movimento em uma estrada vicinal do município de Mundo Novo.
Segundo informações de familiares, Leandra morava no povoado de Umbuzeiros. Ela apresentava um quadro de distúrbio psicótico e estava sendo transferida para a cidade de Feira de Santana onde seria internada em uma colônia especializada em tratamento de pacientes com distúrbios mentais.
Durante o trajeto, ainda na estrada vicinal que leva a Mundo Novo, Leandra enforcou a acompanhante que viajava com ela, abriu a porta da ambulância e se jogou na estrada, morrendo na hora. Seu corpo foi necropsiado no IML de Jacobina e liberado para sepultamento. Enlutado, um de seus parentes relatou que a moça era uma pessoa normal até os 22 anos, quando foi testemunha ocular de um homicídio em Salvador. " O trauma foi demais e desde então ela nunca mais foi a mesma". Leandra será sepultada no cemitéro de Umbuzeiros nesta sexta-feira (07). Ela era separada e deixa um filho.
-

ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro
Encontra-se em Brumado técnicos da FH Engenharia Ambiental e, já em processo de seleção de técnicos pesquisadores para o desenvolvimento e implantação do Programa “Água Doce”. O Programa é uma proposta do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA conveniado com a Prefeitura Municipal, tendo por meta na Bahia a recuperação e implantação de 385 Sistemas de Dessanilizadores oferecendo água de qualidade para consumo humano em comunidades já possuidoras de poços artesianos.
A FH Engenharia Ambiental contratada pelo Estado da Bahia, através da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA elaborará pesquisa em 1.155 comunidades rurais localizadas em 41 municípios do semeárido baiano e, entre esses; Brumado. Contando com 67 localidades definidas e que preenchem os critérios iniciais para serem relacionadas: Existência de poço e de energia elétrica e que abrigue 20 famílias. Essas localidades passarão por análises que confirmarão as suas condições e necessidades de instalação de dessanilizadores. E se alguma for considerada fora dos critérios, outra será indicada, mantendo o número de localidades determinado pela Secretaria de Meio Ambiente - SEMA.

A Prefeitura de Brumado após reunião com os Senhores Jean Carlos Santos e Hercules Coura o Prefeito Aguiberto Lima Dias e o Secretário Municipal de Agricultura Fred Neves o município de Brumado oferecerá os roteiros para as visitas dos pesquisadores às comunidades e um funcionário que exercerá a função de Guia no acesso as Comunidades que serão pesquisadas.
É mais uma ação salvaguardora de crises que poderão ocorrer em períodos de seca que sacrificam os moradores da zona rural do Município de Brumado.
-
Da Redação
O Destaquebahia tem se destacado entre os demais da nossa região, mesmo com o seus poucos meses de existência, isso, por conta do trabalho realizado de forma imparcial e transparente, sempre se baseando na ética e no profissionalismo, que nos credencia e nos impulsiona a todos os dias levar as mais variadas informações para os nossos leitores.
Após repercutir (devido ao grande número de leitores que temos) de forma avassaladora uma matéria sobre a Jovem brumadense que teve suas fotos íntimas publicadas na internet, nós fomos alvos de diversos comentários e pedidos, partidos em sua maioria, de pessoas que estão ligadas diretamente com a jovem, solicitando a retirada da mesma.
Em respeito aos nossos leitores, a nossa diretoria vem esclarecer os seguintes pontos:
1 – A matéria foi escrita por nossos redatores, fazendo uso de imagem e informações á nós enviadas, por fontes que consideramos segura. Em nenhum momento o conteúdo visou prejudicar, pelo contrário, usou o exemplo para alertar “quem leu por completo a matéria percebeu isso”, além da nossa fonte, usamos também uma segunda versão do que teria acontecido, esta por sua vez, comentada por pessoas ligadas a jovem.
2 – Queremos informar que este foi o motivo das páginas eletrônicas da qual se referia a matéria ter sido retirada do ar; privando os internautas de acessarem a mesma, temporariamente.
3 – Aqui não temos o objetivo de prejudicar, nem macular a imagem de quem quer que seja, ou de qualquer empresa que seja. Apenas procuramos manter os nossos leitores informados de tudo o que acontece no mundo, desde que chegue ao nosso conhecimento.
4 – A prova de que o nosso trabalho é feito de forma imparcial, é que estamos postando este esclarecimento sobre o assunto.
5 – Nosso espaço continuará sempre disponível para que qualquer pessoa, possa se manifestar sobre o conteúdo das matérias, usando o seu garantido direito de resposta, direito este que nunca foi negado pela nossa empresa.
6 – Queremos dizer às pessoas que se chatearam com a publicação da matéria citada, que nós somos profissionais e sabemos dos nossos direitos, garantidos na lei de imprensa, pois sempre nos baseamos na responsabilidade e na ética.
Fizemos questão de nas matérias publicadas sobre o assunto, preservar a imagem e outros dados que tínhamos, para que o fato não tomasse outras proporções. Por fim, no momento em que as investigações concluírem nós prontamente estaremos divulgando aqui no nosso simples portal, que se esforça tanto para trazer ao conhecimento dos seus milhares de leitores, as informações mais comentadas do momento.
A Direção.
.gif)

.gif)





