• Prefeitura de Aracatu segue intensificando trabalhos de recuperação de estradas na zona rural

    Serviços seguem em diversas regiões do município.

    A Prefeitura de Aracatu segue cumprindo o cronograma de recuperação das estradas vicinais. As máquinas já estão em ação nas localidades de Pedrinhas, Olhos D’Água, Milagres, Martins e região, garantindo mais segurança e qualidade no tráfego. De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo, Alexandre, o trabalho contínuo de patrolamento é fundamental para assegurar o transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde e a mobilidade de quem vive na zona rural.







  • Moto Furtada em São Paulo é apreendida pela polícia na entrada de Arrecife em Brumado

    Foto: Divulgação

    Na tarde desta Terça - Feira - (03), Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/BRUMADO) ,Posto Brumado, apreenderam um veiculo na BA - 262, acesso ao Povoado de Arrecife em Brumado. Na fiscalização, a guarnição constatou que o veiculo possuía restrição de furto pela Cidade de São José do Rio Preto - SP. Diante do exposto, o veículo foi conduzido para a delegacia local para adoção das medidas legais cabíveis.







  • Operação Combustível Legal detecta irregularidades em postos de Brumado Caetité e Guanambi

    Aferidores e bicos de combustíveis danificados e suspeita de fraude eletrônica em placas que medem a quantidade de produto efetivamente entregue pela bomba foram as principais irregularidades detectadas pela força-tarefa da operação Combustível Legal em postos dos municípios de Caetité, Guanambi e Brumado, no Sudoeste do Estado.

    A operação, que reúne diferentes órgãos de fiscalização com o objetivo de aferir, entre outros tópicos, se os postos estão cumprindo os requisitos de qualidade e quantidade do combustível fornecido ao consumidor, visitou 61 estabelecimentos na região entre os dias 26 e 30 de maio.

    Durante esta etapa, cinco postos foram autuados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) em virtude da detecção de bicos de combustíveis irregulares, que foram interditados pelo órgão, além de aferidores de combustível sem o lacre e display da bomba queimado. Os casos de suspeita de fraude eletrônica nas placas das bombas serão investigados pela equipe técnica do Ibametro. Outras irregularidades apontadas pelo órgão foram ausência de eliminador de ar e gases na bomba e bicos com vazamentos.

    Na divisão de tarefas entre os órgãos participantes, o Ibametro é responsável principalmente por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. O suporte da operação é garantido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária.
     

    A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), atua com o objetivo de aferir questões relativas ao direito do consumidor. No Sudoeste, o órgão emitiu autuações para oito postos por irregularidades como oferta e exposição de produtos vencidos, produtos à venda sem preço, ausência da placa de razão de valor entre combustíveis, ausência da placa informativa de tributos e ausência do Código de Defesa do Consumidor, uma exigência legal em pontos de venda. Além das autuações, houve retirada dos produtos das prateleiras, e os postos responderão a processo administrativo.

    "Durante a fiscalização, encontramos diversos produtos sendo vendidos fora do prazo de validade, o que representa um risco ao bom funcionamento dos veículos, configurando um dano real ao consumidor. Estamos ampliando as ações de fiscalização para assegurar que o setor de combustíveis atue conforme as exigências legais", avaliou o diretor de fiscalização do Procon-Ba, Iratan Vilas Boas.
     

    De acordo com Vilas Boas, o estabelecimento no qual se constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas.

    Sefaz-Ba

    O coordenador de petróleo e combustíveis da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), Olavo Oliva, explicou que a Operação Combustível Legal acontece mensalmente em diversas regiões da Bahia, e já fiscalizou mais de 1.700 postos. "É um trabalho minucioso de proteção do consumidor, já que detecta situações reais de inconformidades principalmente no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos de qualidade e de quantidade na comercialização de combustíveis e outros produtos", afirmou.

    Responsável por conferir a regularidade fiscal e cadastral das empresas, a equipe da Sefaz-Ba autuou 13 postos na região Sudoeste em virtude de atraso no pagamento do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol).
     

    Disque Denúncia

    Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior). 

    CONTINUE LENDO


  • Governador estará em Brumado no aniversário da cidade, afirmam vereadores

    Durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, ocorrida ontem (02), vereadores da base do prefeito afirmaram que o governador Jerônimo Rodrigues se fará presente nos festejos de comemorações do aniversário da cidade que tem início na próxima segunda-feira (09). Ainda de acordo os vereadores, o governador deverá fazer anúncio de obras e investimentos no município. O alinhamento da visita com o prefeito Fabrício Abrantes, teria acontecido durante inaugurações em que o governador esteve presente em Barra da Estiva na última semana.







  • Agricultura familiar de Tanhaçu ganha novo impulso com equipamentos e passagem molhada

    A agricultura familiar de Tanhaçu contará com importantes novidades a partir do segundo semestre. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realizou a entrega de dois tanques de resfriamento de leite, com capacidade de mil litros cada, e autorizou a cessão de 50 barracas para a feira livre do município.

    Essas ações vão fortalecer a produção e impulsionar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, dinamizando a economia local e garantindo geração de renda para agricultores e agricultoras familiares.

    O secretário de agricultura do município, Jalison Santos, comenta a importância dos equipamentos para a comercialização do leite. “Com o resfriamento imediato, o leite será mantido em condições sanitárias ideais, o que vai reduzir as perdas e garantir maior qualidade, conservação e valor de mercado. Isso permitirá aos produtores acessar mercados mais exigentes, incluindo programas de compras institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de negociarem melhores preços com laticínios”.

    Além disso, no último sábado (31/05), foi autorizada a celebração de um convênio com o município para a construção de uma passagem molhada na localidade de Conceição. A obra permitirá o livre trânsito de pessoas e mercadorias até a sede municipal, beneficiando diretamente a população local.

    “Essa passagem molhada é de grande importância, porque já faz bastante tempo que a ponte caiu. Quando o riacho enche, ficamos sem poder nos locomover. Com a nova estrutura, será muito mais fácil escoar nossas verduras para a sede do município”, afirmou o agricultor Wilhan Rocha Machado.

     

    Fotos: Joá Souza/GovBA e Jalison Santos







  • Motociclísita morre após colisão na Ba - 262, trecho entre Brumado e Aracatu

    Um motociclísta identificado como Edvaldo, 52 anos, faleceu na noite de ontem (01), após um acidente na Ba-262, trecho entre Brumado e Aracatu.
    Segundo informações da Polícia Rodoviária, ele trafegava pela Ba, quando, supostamente, colidiu sua moto Honda/CB 300 Twister ABS Twister .Cor: vermelha, na traseira de um outro veículo não identificado pela polícia. Edvaldo faleceu no local, a Polícia Técnica esteve no local realizando a perícia e o corpo foi encaminhado ao IML de Brumado.
     







  • Mais de R$ 40 milhões investidos pelo Estado em Barra da Estiva, confira a reportagem da visita de Jerônimo Rodrigues ao município

    Barra da Estiva recebeu no último sábado (31), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, onde inaugurou obras viabilizadas na gestão passada do ex-prefeito João de Didi e conquistadas pelo ex-governador e atual ministro de Lula, Rui Costa. Mas além disso, Jerônimo fez anúncios importantes de investimentos solicitados pelo atual gestor Wilson do Café, veja abaixo o vídeo com a reportagem completa feita pelo jornalista Fabiano Neves.







  • Tema relacionado a combate ao Abus0 e Exploração S*xual de Crianças e Adolescentes foi debatido na Câmara de Rio do Antônio

    Durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio, ocorrida na noite de ontem (29), a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da equipe do Cras, abordaram o tem relacionado a Campanha Maio Laranja, que trabalha o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

    Tema relacionado a combate ao Abus0 e Exploração S*xual de Crianças e Adolescentes foi debatido na Câmara de Rio do Antônio

    A Psicóloga e Técnica do Cras, Carla Brito, usou a Tribuna Livre  para falar sobre o objetivo de sensibilizar, mobilizar, informar e convocar toda a população para participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes por meio da Campanha Maio Laranja – Faça Bonito.
    Segundo a psicóloga esta é uma das campanhas de maior importância e que envolve iniciativa pública e privada.
    Segundo a psicóloga, é preciso compartilhar este alerta e chamar a população para cuidar, proteger, acolher e denunciar casos de abusos e violência contra os vulneráveis.
    Durante sua fala, a psicóloga apresentou diversos slides mostrando situações e ambientes que ocorrem, ou podem ocorrer abusos. Ainda segundo a psicóloga, muitas vezes a criança ou o adolescente não sabem que estão sendo vítimas de abuso sexual, pois, na maior parte dos casos, os abusadores são conhecidos das vítimas e se aproveitam dessa proximidade para ganhar a confiança delas.

    Tema relacionado a combate ao Abus0 e Exploração S*xual de Crianças e Adolescentes foi debatido na Câmara de Rio do Antônio

    Presidente da Câmara Cristiano Guimarães (centro), Patrícia, Secretária de Desenvolvimento Socia (à esquerda) e a Psicóloga Carla Brito (À direita)

    O presidente da Câmara, Cristiano Guimarães, aproveitou o momento para agradecer ao trabalho desenvolvido por toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e pela prefeitura, e mobilizou os demais colegas da Casa a abraçarem esta causa, inclusive, retirando uma porcentagem do salário de cada vereador para ser doado a um fundo que trata dessa temática no município.



  • Operação Convergência mira grupo criminoso em Eunápolis

    A retirada do convívio social de integrantes de um grupo acusado de homicídios, tráfico de drogas e outros crimes é o maior objetivo da Operação Convergência, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª COORPIN/Eunápolis), com o apoio da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (30). As ações têm como foco o cumprimento de mandados judiciais relacionados à investigações, que apontam a atuação do grupo na região.  Entre os alvos, foi identificado o envolvimento de dois custodiados no Conjunto Penal da cidade, apontados como integrantes do grupo e suspeitos de participação direta no ataque ao diretor da unidade prisional local.

    As ordens judiciais são cumpridas em Eunápolis e municípios vizinhos com o apoio de unidades operativas da Polícia Civil e Militar, além da participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), consolidando a integração entre as forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

    Fonte

    Marcela Correia/Ascom-PCBA



  • Todas as Vozes: comunidade quilombola em Mucugê recebe projeto da Escola Judiciária do TRE-BA

    Na manhã da última quarta-feira (28/5), estudantes da Escola Municipal João Alves, da Comunidade Quilombola de Barriguda, situada na zona rural de Mucugê, participaram de mais uma edição do Projeto Todas as Vozes, promovido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/TRE-BA). A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre democracia, cidadania e representatividade política.
     

    Durante a ação, os estudantes assistiram a uma exposição oral sobre as atribuições do TRE-BA e os direitos e deveres cívicos. Também participaram de uma atividade lúdica que simulou, na prática, o processo eleitoral, com a utilização de uma urna eletrônica. A simulação envolveu a escolha fictícia de prefeita ou prefeito, vice-prefeito(a), vereadoras e vereadores para a comunidade de Barriguda, como forma de estimular, desde cedo, o interesse pela participação política e o entendimento do processo democrático brasileiro.

    Para Fábio Santos, diretor da Escola Municipal João Alves, receber o contato do TRE-BA para a realização do projeto Todas as Vozes foi uma iniciativa importante para a comunidade e para os(as) estudantes. “Esse trabalho sobre democracia, importância do voto e eleição certamente vai fazer a diferença na vida dessas crianças”, pontuou. 

    Segundo Ludmila Rocha, servidora da EJE-BA e uma das oradoras no evento, as crianças compreenderam bem a proposta, principalmente no que se refere à simulação da votação. “Os estudantes foram muito participativos. Na campanha eleitoral, por exemplo, nós percebemos que eles levaram essa eleição para a realidade deles. A ideia é que eles multipliquem esse conhecimento com os seus familiares”, afirmou.

     

    Comunidade de Barriguda

    A comunidade de Barriguda, nome originado de uma árvore de tronco alargado, semelhante a uma barriga, fica localizada na zona rural de Mucugê, distante cerca de 50 quilômetros da sede, no limite com o município de Palmeiras. Com cerca de 74 famílias residentes no local, a comunidade foi certificada no ano de 2011 pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo. 
     

    Sobre o projeto Todas as Vozes

    O projeto Todas as Vozes, executado pela EJE Bahia, foi criado com o objetivo de ampliar as ações de educação para a cidadania política, alcançando estudantes de comunidades tradicionais — indígenas, quilombolas e escolas do campo. 

    A iniciativa promove a conscientização sobre democracia, direitos e deveres cívicos, ao mesmo tempo em que estimula o fortalecimento da representatividade política desses grupos, valorizando as vozes dos povos tradicionais que, há séculos, contribuem de forma singular para a riqueza cultural e social do Brasil.

    CONTINUE LENDO


  • Indivíduos em fuga são presos em flagrante pela Polícia Militar após atropelarem um idoso e não prestarem socorro em Tanhaçu

    Na noite de terça-feira (27/05), policiais militares do Pelota?o de Tanhaçu (4° CIA/24° BPM), estavam realizando blitz durante a execução da Operação Harpia, quando ao abordarem uma motocicleta, constataram que o condutor apresentava várias escoriações por todo o corpo. Os ocupantes da motocicleta relataram que haviam acabado de atropelar uma pessoa nas imediações do Povoado do Alagadiço e evadido do local sem prestar socorro à vítima. A vítima do atropelamento foi identificada como sendo um idoso de 79 anos, que foi socorrida pelo SAMU à UPA de Tanhaçu com várias escoriações. A motocicleta, que não apresentava alguns equipamentos obrigatórios e possuía escapamento em desacordo com as normas de trânsito, e seus 02 ocupantes foram apresentados na Delegacia de Polícia de Brumado, onde o condutor foi flagranteado por omissão de socorro.







  • Bahia: BYD é processada por trabalho análogo a escravo e tráfico de pessoas em ação de R$ 257 milhões

    Na (27), o Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com uma ação civil pública na Justiça do Trabalho contra a montadora BYD — líder global na produção de veículos elétricos e híbridos — e outras duas empresas prestadoras de serviços: China JinJiang Construction Brazil Ltda. e Tonghe Equipamentos Inteligentes do Brasil Co. (atualmente Tecmonta Equipamentos Inteligentes Brasil Co. Ltda.).

    O MPT acusa as empresas de submeterem trabalhadores a condições análogas à escravidão e de envolvimento em tráfico internacional de pessoas. A ação inclui o pedido de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 257 milhões, além do pagamento das verbas rescisórias devidas e da exigência do cumprimento das normas trabalhistas brasileiras. Caso as determinações não sejam atendidas, o órgão solicita a aplicação de multa de R$ 50 mil por item descumprido, multiplicada pelo número de trabalhadores afetados.

    Em resposta, a assessoria da BYD informou que a empresa está colaborando com o MPT desde o início das investigações e que irá se pronunciar oficialmente nos autos do processo.



  • Brasil atrai atenção internacional como hub global de magnesita

    Com uma das maiores e mais puras reservas do mundo, país sedia evento global da matéria-prima e consolida papel estratégico nas cadeias de suprimento com visita técnica à planta da RHI Magnesita

     

    Neste momento global de tarifas voláteis, taxas de juros altas e discussões sobre segurança em matérias-primas críticas, o Brasil sediou pela primeira vez o MagForum – Fórum Internacional de Magnesita. A decisão pelo local foi estratégica: o país possui uma das maiores reservas de magnesita no mundo e com o melhor nível de pureza. O evento, organizado pela IMFORMED, ocorreu entre os dias 19 e 21 de maio, em Salvador (BA).

     

    A reserva de magnesita brasileira está localizada na Serra das Éguas, em Brumado (BA) – na Planta da RHI Magnesita, líder global em soluções refratárias para processos de alta temperatura na indústria. A empresa, sabendo da importância do Brasil para o mundo, quer transformar o país em um hub global de magnesita.

     

    Para Gustavo Franco, Chief Customer Officer (CFO) Global da RHI Magnesita, o Brasil desponta como um ponto de equilíbrio necessário em um mercado altamente concentrado e vulnerável. “Em um mundo de incertezas quanto a matérias-primas críticas, o Brasil pode se destacar no cenário global com a diversificação da pauta de exportação. A RHI Magnesita está pronta para contribuir neste processo. Nossas operações em Brumado (BA) estão se consolidando como um futuro hub global — oferecendo magnesita/magnésia sustentável e segura, como uma alternativa competitiva frente à dependência excessiva de outros mercados”, afirmou Franco.

     

    A importância de Brumado para o cenário mundial

     

    Atualmente, os maiores produtores e detentores de reservas de magnésio e seus derivados estão concentrados na Ásia e no Leste Europeu, regiões que vivem instabilidades geopolíticas. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o Brasil detém a quarta maior reserva global, com quase toda concentração localizada em Brumado (BA) – região que se diferencia pela pureza do minério e pelas condições logísticas para escoamento da produção, conectada por ferrovia ao Porto de Aratu.

     

    “Ao reunir alto teor, escalabilidade e localização estratégica, Brumado tem tudo para se tornar o principal polo de fornecimento de matérias-primas refratárias. Temos todo o potencial para aproveitar a qualidade do nosso minério e a flexibilidade de nossa estrutura”, destaca Rajah Jayendran, diretor de Tecnologia Global da RHI Magnesita.

     

    Novo forno rotativo aumenta capacidade de produção

     

    Como parte da programação oficial do MagForum 2025, cerca de 70 participantes – executivos e especialistas de empresas dos setores de minerais e refratários, vindos de diversos países espalhados pelo mundo – visitaram a mina da RHI Magnesita em Brumado. A comitiva pôde conhecer de perto a estrutura da planta, a capacidade da mina, a pureza do mineral extraído no Brasil e o recém-inaugurado forno rotativo da empresa. Ele é o maior da companhia no mundo, com 200 metros de comprimento, incluindo o resfriador, e capacidade de produção de 150 mil toneladas por ano.

     

    Segundo Wagner Sampaio, presidente da RHI Magnesita LATAM, a planta baiana se consolida como peça-chave na estratégia da empresa para suprir o mercado global. “Brumado é o coração da nossa operação de matérias-primas. O novo forno amplia a capacidade e a versatilidade da planta, e toda a estrutura está integrada a uma cadeia logística estratégica, que garante competitividade global. Estamos preparados para expandir ainda mais, de forma sustentável e segura.”

     

    A planta de Brumado recebeu, apenas nos últimos anos, aportes investimentos robustos de R$ 541 milhões, com foco em automação, eficiência e sustentabilidade. O novo forno rotativo é exemplo de evolução tecnológica, capaz de produzir diferentes matérias-primas, desde commodities até magnésias de altíssima performance. Além disso, a planta conta com fornos verticais em Catiboaba, consolidando a capacidade total da planta em mais de 500 mil toneladas por ano.

    A sustentabilidade como pilar estratégico

     

    Além da sua capacidade produtiva, a RHI Magnesita tem adotado as mais rigorosas práticas de sustentabilidade e critérios ESG. A operação brasileira segue os mais exigentes padrões ambientais internacionais, sendo referência em responsabilidade socioambiental e inovação no setor de mineração industrial.

     

    A planta de Brumado alcança 90% de recirculação e reuso de água industrial, evitando o consumo de 998 m³/h e preservando 22 nascentes na região da Serra das Éguas (BA). A companhia também investe no tratamento e fornecimento de água para atender a parte das residências, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo na região.

     

    Além dos projetos sociais locais já existentes, como o viveiro de mudas, horta comunitária e iniciativas de capacitação profissional de jovens e adultos, a empresa também está focada na descarbonização. Ela fez um alto investimento na parceria com a MCi – startup australiana de tecnologia limpa - para desenvolver uma tecnologia que converte CO2 em materiais em pó utilizados na indústria. A RHI Magnesita prevê a expansão deste projeto para locais de matérias-primas, como Brumado (BA).

     

    Com a realização do MagForum 2025 no Brasil e a visita técnica à planta de Brumado, o país se firma como um elo fundamental na construção de cadeias de suprimento resilientes, sustentáveis e geopoliticamente seguras para o fornecimento de magnesita no cenário global.

    Sobre a RHI Magnesita

    A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.

    O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) ("ESCC") da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse o site da RHI Magnesita .

    CONTINUE LENDO






  • Colégio estadual de Barreiras é premiado com três projetos em encontro sobre educação empreendedora

    Três projetos do Colégio Estadual Duque de Caxias (CEDUC), em Barreiras, receberam prêmios no 5° Encontro de Educação Empreendedora, organizado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O evento reuniu escolas e universidades para incentivar inovação e empreendedorismo. Ao todo, a unidade escolar apresentou 20 projetos no evento.

    O encontro trouxe como tema “Gestão da propriedade intelectual e sua importância para empresas”, visando fortalecer o uso estratégico do conhecimento no ambiente empresarial. Pela primeira vez, o evento contou com o workshop do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BIC&T). Essa parceria abordou o tema “Inovação para a Sustentabilidade Global”, reforçando soluções criativas para desafios sociais e ambientais.

    O primeiro lugar ficou com o projeto “Prato giratório anti-impacto para o transporte de bananas”. A equipe reuniu Gustavo Muniz de Carvalho, Erick Henrique do Nascimento de Souza e Laisla Ribeiro da Silva, todos com 17 anos, da 3ª serie do Wnsino Médio. Além do troféu, os estudantes ganharam três bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    O segundo colocado foi o projeto “Cubículos acolchoados com folhas de bananeira”, criado por Kaua Moreira Soares e Alexandre Pamponet Guedes, ambos com 16 anos e da 2ª serie do Ensino Médio. Já o terceiro lugar ficou com o “Cocoban: utilização da fibra de coco suspensa para o transporte de bananas”, idealizado por Ana Clara Santos de Carvalho, 17 anos, Rayssa da Silva Santos, 18 anos, e Kétila Neris Andrade, 18 anos, todos da 3ª serie.

    Orgulho e reconhecimento

    A professora orientadora Andressa Carvalho comentou sobre o desempenho dos alunos. “Sinto uma sensação gratificante em poder contribuir para o protagonismo juvenil e criatividade em dois dias de competição. Isso reforça o potencial dos alunos do Ensino Médio público da Bahia”.

    O estudante Gustavo Muniz expressou sua satisfação. “Foi uma experiência muito nova, diferente e muito boa participar. Tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e criatividade. Ganhar em primeiro lugar é uma honra e uma alegria imensa. Saber que fomos reconhecidos pela nossa ideia é gratificante”.

     

    Fotos: Andressa Carvalho



  • TRE-BA leva projetos da Escola Judiciária Eleitoral a Mucugê e Andaraí de 28 a 31 de maio

    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-BA), promoverá uma série de ações de cidadania e capacitação nos municípios de Mucugê e Andaraí, na Chapada Diamantina, entre os dias 28 a 31 de maio. A programação contará com os projetos “Todas as Vozes”, “Eleitor do Futuro”, “Partiu Mudar” e o “V Ciclo de Debates em Mucugê”, este último, uma iniciativa voltada à capacitação de magistrados(as), advogados(as) e servidores(as) da Justiça Eleitoral.

    Todas as Vozes

    Nesta edição, servidores(as) da EJE levarão o “Todas as Vozes” ao município de Mucugê no dia 28 de maio (quarta-feira). O projeto acontecerá, às 9h, na Escola Municipal João Alves, na Comunidade Quilombola de Barriguda. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre democracia e incentivar o fortalecimento da representatividade política desse grupo. 

    Eleitor do Futuro

    A ação será realizada em dois momentos: em Andaraí, no dia 29 de maio (quinta-feira), das 8h às 10h, na Escola Municipal Bernardo Spector, e em Mucugê, no dia 30 de maio (sexta-feira), às 8h, na Escola Estadual Horácio Matos. Voltado a estudantes do ensino fundamental e médio, o projeto tem como objetivo estimular a conscientização política, incentivar o alistamento eleitoral e reforçar a importância do voto como exercício de cidadania.

    Partiu Mudar

    Com foco em estudantes de 14 a 17 anos, o projeto “Partiu Mudar” será apresentado em Andaraí, no dia 29 de maio, das 13h às 14h, na Escola Estadual Edgar Silva, e em Mucugê, no dia 30 de maio, às 10h, Escola Municipal Anatalino Pina Medrado. A ação propõe reflexões sobre temas como democracia, sistemas políticos, direitos das minorias e o papel da mídia.

    V Ciclo de Debates em Mucugê

    Integrando a política de interiorização da Justiça Eleitoral, o “V Ciclo de Debates em Mucugê” será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Mucugê, com foco na formação continuada de magistrados(as), advogados(as) e servidores(as). A programação do evento inclui debates sobre temas relevantes da Justiça Eleitoral, como a fraude à cota de gênero, a Súmula 73 do TSE, o abuso de poder nas eleições e as principais ações eleitorais — a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) — além de outras representações no âmbito eleitoral.

     

    Confira a programação

    30 de maio (sexta-feira)

    Abertura do evento 

    9h– Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

    9h10 – Desembargador Maurício Kertzman, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral 

    9h20 – Desembargador Eleitoral Moacyr Pitta Lima Filho, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia 

    1º Minicurso – A Fraude à cota de gênero e Súmula TSE n.º 73 2h (duas horas-aula) 

    9h30/11h10 – Fraude à cota de gênero e a Súmula n.º73 do TSE 

    Profª Drª Marilda Silveira 

    11h10/12h– Fomentadores: Dra Patrícia Cerqueira e Dra Patrícia Didier 

    2º Minicurso – Ações Eleitorais 4 (quatro) horas-aula

    14h/15h40 – Abuso de poder e suas modalidades. Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) 

    Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves, Procurador Regional da República 

    15h40 – Intervalo 

    16h/17h40 – Aula – continuação

    Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves, Procurador Regional da República 

    17h40/18h– Fomentadores: Prof. Dr. Dirley Cunha Júnior 

     

    31 de maio (sábado)

    Minicurso: Ação de Impugnação e outras Representações Eleitorais. 3 horas-aula

    9h/12h – Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e outras Representações Eleitorais. 

    Prof. Dr. Luiz Carlos Gonçalves, Procurador Regional da República 

    12h/12h30 - Fomentador: Prof. Dr. Dirley da Cunha Júnior

     

    Pra todos verem: Fotografia mostra estudantes, reunidos com servidores do TRE-BA. Todos estão sorrindo.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais