• Mãe e filha morrem após carreta desgovernada atingir residências em Ituaçu, veja o vídeo

    Mais um grave acidente foi registrado na entrada de Ituaçu, para quem trafega vindo sentido de Barra da Estiva. Uma carreta desceu desgovernada na tarde deste domingo (27) e atingiu uma residência, causando grande destruição e deixando como vítima fatal Daniela Barbosa Caires (24 anos) e a sua filha Julhya Sophia (08 anos); o condutor da carreta e uma outra pessoa tiveram ferimentos mas não corre risco de morte.
    No local, diversos acidentes já foram registrados, pois, devido as descidas perigosas chegando na cidade, muitos veículos pesados acabam perdendo os freios e, sem área de escape ou outra alternativa para os condutores, os veículos acabam tombando ou entrando na área urbana e só parando após colisão com algum obstáculo.

    A jovem já havia cobrado do prefeito Phellipe Brito providências e cumprimento de promessa feita e não realizada, veja o print.
     

    Mãe e filha morrem após carreta desgovernada atingir residências em Ituaçu, veja o vídeo

    O clima é de luto na cidade e indignação por não ter havido, até então, providências por parte da prefeitura ou outros órgãos competentes. (Fonte: Informe Barra)







  • Lula diz que responsabilizará líder evangélicos por mortes caso falte apoio em vacinação

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (24) a representantes da área da saúde que o governo precisa convencer a população sobre a eficácia das vacinas. De acordo com ele, haverá uma intensa cobrança em torno de lideranças evangélicas para apoiar campanhas de vacinação. Segundo ele, o governo do petista poderá responsabilizar as igrejas por mortes.— Eu pretendo procurar várias igrejas evangélicas e discutir com o chefe delas: ‘Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas?’ — disse Lula. Na sequência, o esquerdista fez um alerta para as lideranças do segmento evangélico: Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas — afirmou ainda. Na mesma reunião, Lula informou que os primeiros cem dias de seu governo terão como foco atuação completa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o aumento da cobertura vacinal e o que ele chama de restauração da confiança da população, com amplo combate contra o que ele classifica como ‘fake news’.

     



  • Tiro de Guerra de Brumado completa 45 anos de criação

    O Tiro de Guerra 06-024 de Brumado, criado pela Portaria Ministerial nº 2237, de 24 de novembro de 1977 e funciona por meio de acordo de cooperação celebrado entre a União, representada pelo Exército Brasileiro e a Administração do Municipal de Brumado. Aliado ao serviço militar, o Tiro de Guerra propicia a preparação de munícipes em noções de culturas morais e cívicas, transmitindo-os conhecimentos acerca dos problemas locais, despertando, no jovem cidadão, o interesse por aspirações e realizações de sua comunidade, de modo a integrá-los à realidade sociopolítico de sua cidade e país sempre conciliando as atividades laborais ou estudantis do Atirador. Diante destes propósitos o Tiro de Guerra 06-024 de Brumado vem ao longo destes 45 anos de criação na cidade de Brumado formando além de Reservistas, cidadão cônscios de seus deveres e direitos enquanto cidadão brasileiro.



  • Expectativa de vida na Bahia cai no ranking nacional pelo segundo ano consecutivo

    A expectativa de vida dos baianos aumentou, mas o resultado não é muito animador quando observado o contexto. Em média, os meninos e meninas que vieram ao mundo em 2021 vão viver 2 meses mais que aqueles que nasceram em 2020, e podem alcançar os 74 anos e seis meses de vida. Porém, eles vão viver 2 anos e meio a menos que a média nacional que é de 77 anos. A Bahia tem a 9ª expectativa de vida mais baixa do Brasil. Segundo a pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade de 2021, divulgada nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os baianos caíram no ranking nacional pelo segundo ano consecutivo. O estado manteve a segunda maior diferença de expectativas de vida entre mulheres e homens no país. A pesquisa mostrou que ela vivem em média 9,3 anos a mais que eles, abaixo apenas de Alagoas, onde as mulheres tinham expectativa de viver, em média, 9,5 anos a mais que os homens.



  • Homem é preso após ser flagrado se masturbando na janela de vizinha na Bahia

    Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na quinta-feira (24), após ser flagrado se masturbando na janela da vizinha – que, inclusive, já possuía uma medida protetiva contra ele. Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na cidade de Iaçu, e o suspeito perseguia a mulher há cerca de um ano. “Ela havia informado que, no início, vinha sendo observada de forma estranha pelo homem. Preocupada, procurou ajuda dos pais, mas não foi compreendida, acreditando todos que seria ‘coisa da sua cabeça’. Com o passar do tempo, a vítima percebeu que a situação estava insustentável, fato que fez com que registrasse ocorrência policial em agosto desse ano e, logo em seguida, procurasse o Ministério Público”, explicou o titular da DT de Iaçu, delegado Thiago Costa. De acordo com a polícia, após denúncia, uma medida protetiva foi deferida. Segundo as investigações, o vizinho passou a reagir em vingança. A Polícia Civil informou que os pais da vítima, de quem o suspeito se aproximou, não acreditavam que ela era assediada. A mulher, então, comprou um equipamento de videomonitoramento para provar à família. A câmera de segurança instalada por ela flagrou o autor durante a madrugada, em pé, na janela da casa, com uma das mãos dentro da calça enquanto a observava. Em seguida, as imagens o mostram deixando o local com a genitália à mostra. "De imediato, quando percebeu, ela acionou a polícia, que chegou e capturou o homem em flagrante pelo crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência e importunação sexual", disse o delegado.



  • Guanambi chega a 17 casos ativos de Covid-19 e tem um paciente internado

    O aumento de casos ativos de Covid-19 na cidade de Guanambi, volta a preocupar a população. De acordo boletim epidemiológico, cinco novos casos foram registrados nas últimas 24 horas e ao todo, 17 casos ativos. Ainda de acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (24), uma pessoa está internada em decorrência da doença. A cidade voltou a registra novos casos após dois meses. Os últimos casos registrados foram no dia 27 e setembro e desde 4 de outubro não havia casos de pacientes ativos com o vírus. A preocupação agora é que um novo surto possa chegar à cidade. Desde o início da pandemia foram registrados 17.011 casos positivos, dos quais 16.852 se recuperaram e 142 óbitos aconteceram.  



  • Brumado: Barragem de Cristalândia atinge capacidade máxima e sangra pela terceira vez este ano

    As fortes chuvas da última semana fizeram com que a barragem de Cristalândia, que abastece as cidades de Brumado e Malhada de Pedras, voltasse a sangrar. O reservatório atingiu seu nível máximo na noite de quarta-feira (23), e a água saiu pelo vertedouro. A barragem que tem capacidade máxima de 17 milhões de metros cúbicos sangrou pela terceira vez neste ano.







  • Final de semana deve ser chuvoso em Brumado e toda região

    A sexta-feira (25) começou chuvosa em Brumado, e deve persistir durante todo o final de semana. No sábado e no domingo, a temperatura deve variar entre 27º e 21º. Nesta sexta, a expectativa é de pancadas de chuva. Já no sábado e domingo, a chuva deve ser acompanhada por trovoadas com 80% de chance de chuva. Durante o final de semana deve ser registrado até 120 mm de água. O INMET publicou aviso em nesta quinta-feira (24), de alerta laranja, que terá chuvas intensas com vento forte.



  • Polícia Civil autua pai e filho por lesão corporal após acidente de trânsito em Malhada de Pedras

    Foto: Destaque Bahia

    A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Malhada de Pedras, finalizou e remeteu à Justiça investigação policial de procedimento criminal que apurou as circunstâncias de um acidente automobilístico no qual um menor de idade, na condução de uma motocicleta, bateu em outra moto num cruzamento entre as ruas Martiniano Rocha e Leonídio Martin, no centro da cidade, fato ocorrido no dia 05/08/2022.  Na ocasião, a vítima ficou com lesão grave em decorrência do acidente. O adolescente, que não deveria estar conduzindo veículo automotor, foi autuado pelo ato infracional análogo ao crime de lesão corporal culposa. Também foi autuado criminalmente o pai do menor infrator que entregou e confiou veículo automotor a pessoa não habilitada, cujo procedimento também já foi remetido à Justiça. Pai e filho responderão em liberdade.



  • Polícia civil identifica e prende acusado de ser responsável por mais de uma tonelada de drogas apreendidas em Conquista

    A Polícia Civil, através das equipes do DRACO BANCO e NARCÓTICOS/DTE, efetuou a prisão do nacional W. M. L., de 38 anos, acusado de ser integrante de organização criminosa com atuação interestadual, responsável por mais de uma tonelada de drogas apreendidas no dia 15 de julho de 2022 em Vitória da Conquista. Os investigadores da Polícia Civil da Bahia e Pernambuco localizaram o autor, no fim da tarde de ontem, escondido em um imóvel na cidade de Garanhuns, Estado de Pernambuco, onde cumpriram mandados de busca e de prisão representados pela PC e decretados pela Justiça da Comarca de Vitória da Conquista. Na época foi apreendida uma grande quantidade de drogas, centenas de tabletes de maconha e cocaína em uma fazenda na zona rural de Conquista, cuja apreensão decorreu de uma operação conjunta iniciada pela Polícia Civil e Polícia Militar da Bahia e Sergipe, ocasião em que o traficante, responsável pela guarda do referido imóvel, morreu em confronto com as Forças de Segurança, após resistir a prisão. O acusado, após a prisão em Pernambuco, foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil local, sendo posteriormente recambiado pela equipe do DRACO para Vitória da Conquista, onde ficará custodiado no presídio à disposição da Justiça.



  • MP aciona Coelba em razão de irregularidades na prestação do serviço de energia elétrica

    O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, ajuizou na quarta-feira (23), uma ação civil pública contra a Coelba em razão de diversas irregularidades na prestação do serviço, incluindo descumprimento de ordens judiciais, cobranças abusivas e em duplicidade, inserção indevida dos dados de consumidores nos serviços de proteção ao crédito e desligamento da energia de modo arbitrário. Segundo a promotora de Justiça, o a investigação sobre as irregularidades partiu de uma notícia de fato formalizada no MP pela 1ª Vara do Sistema de Juizados Especiais do Consumidor da Comarca de Salvador, em razão da Coelba não estar cumprindo decisões judiciais proferidas em uma ação individual. Conforme a promotora de Justiça Joseane Suzart, foram encontrados 147 registros contra a Coelba nos sites ‘reclameaqui.com.br’ e ‘consumidor.gov entre os dias 10 a 12 de maio deste ano e, posteriormente, no dia 20 de julho. Na ação, o MP requer, em caráter liminar, que a Justiça determine que a Coelba não realize quaisquer cobranças indevidas e abusivas relacionadas aos valores de fatura, juros e taxas; evite quaisquer cobranças e/ou pagamentos em duplicidade, devolvendo o valor pago indevidamente, por meio de crédito na fatura subsequente à constatação; não inclua de modo indevido, os dados dos consumidores nos Serviços de Proteção ao Crédito, como SPC e Serasa, realizando a pronta retificação do cadastro dos vulneráveis; e garanta o correto funcionamento e a calibração de todos os equipamentos que compõem o sistema de medição, incluindo os “relógios” de medição. Além disso, o MP requer determinação judicial para que a empresa somente suspenda o fornecimento de energia elétrica após prévia notificação ao consumidor.



  • Neymar inicia Copa 'mais leve' e busca hexa para se colocar entre os melhores

    Foto: Lucas Figueiredo/CBF

    A Copa do Mundo começa oficialmente nesta quinta-feira (24) para o Brasil. Cabeça de chave do grupo G, a Seleção encara a Sérvia, às 16h, no estádio de Lusail. O Mundial do Catar pode ser a última chance para o atacante Neymar se colocar no hall dos maiores jogadores da história.  Em sua terceira Copa do Mundo, o camisa 10 ainda representa a maior esperança do Brasil, mas agora divide os holofotes com jogadores mais jovens, como Vinícius Júnior.  Diferente da Copa do Mundo da Rússia, quando ficou marcado pelas constantes quedas e não conseguiu conduzir o Brasil ao título, a versão 3.0 de Neymar - sim, ele já tem 30 anos - chega ao Catar mais leve e, aparentemente, mais focado em mostrar a capacidade que tem. A prova disso é a fase que ele vive no PSG. Neymar iniciou os treinos da pré-temporada no clube francês mais cedo e os resultados aparecem em campo. Nesta temporada, ele marcou 15 gols e deu 11 assistências em 20 partidas. A fase impressiona até os companheiros de seleção.  "O Neymar chega para uma competição tão importante em um nível muito bom, teve uma preparação diferenciada, diferente das outras Copas. Em 2014 teve a lesão quando estava sendo decisivo para a nossa equipe, em 2018 chegou em uma forma diferente, teve uma lesão importante e com certeza abalou um pouco. Agora com a preparação diferenciada e sem lesão, nem preocupação nenhuma, chega um Neymar bem melhor preparado. O legal de tudo é que ele não tem vaidade nenhuma, nosso grupo recebeu bem os meninos que chegaram", analisou Thiago Silva. Como não poderia deixar de ser, a Copa para Neymar também se inicia com polêmica. Dessa vez o que repercutiu não foi uma jogada ou novo cabelo do atleta, mas a postagem de uma foto com a montagem de uma sexta estrela no escudo da CBF. Em 2026, Neymar estará com 34 anos e certamente terá condições físicas para disputar a Copa nos Estados Unidos, México e Canadá. O atacante, no entanto, já falou algumas vezes que o torneio do Catar pode ser o seu último.



  • Polícia Rodoviária fará leilão com mais de 2 mil veículos em dezembro

    Mais de 2 mil veículos vão ser leiloados pela Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia (SPRF-BA). Os veículos foram classificados como sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível. Ao todo, são 2.017 lotes de veículos recolhidos. Os interessados em realizar lances devem se cadastrar no site www.danielgarcialeiloes.com.br com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Poderão participar apenas pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ e que exerçam atividades do ramo de desmonte ou destruição de veículos, em consonância com a Lei 12.977/14 e Resolução 530/15 do Contran. Os leilões serão realizados em sessão online no site do Leiloeiro Público Daniel Garcia.



  • Tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023 diz Aneel

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição. A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%. No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários. No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.







  • Livramento está a quase 3 meses sem divulgar atualização em boletins de covid-19; população teme nova onda de contaminações

    Foto: Destaque Bahia

    A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora está há mais de 80 dias sem divulgar boletins epidemiológicos referente a casos de covid-19 no município. De acordo com a 88 FM, o último boletim divulgado foi dia 24 de agosto com casos ativos zerados. Na cidade, os últimos meses foram de festas fechadas e eventos abertos ao público e isso tem preocupado a população, visto que foi informado que só seriam divulgados novos boletins, com a confirmação de casos ativos, no entanto foi informado que recentemente uma pessoa estaria com o vírus, e mesmo assim não teve registro em boletim epidemiológico. O risco do vírus estar novamente circulando na cidade preocupa moradores que cobram da prefeitura municipal, respostas sobre possíveis casos que não foram informados em boletim, como era feito tempos atrás. Com mais de oitenta dias sem informações no boletim, é preciso que nos atentemos, porque entidades médicas têm feito alertas para o aumento de casos.



Estamos nas redes sociais