-

Uma capivara foi resgatada por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guanambi, cidade do sudoeste da Bahia, na terça-feira (22), após entrar na piscina de um clube de tênis. Segundo informações da Prefeitura de Guanambi, o animal era uma fêmea, adulta, que vive com mais quatro capivaras em uma lagoa localizada na mesma região do Recreio Tênis Clube. A capivara foi resgatada com a ajuda de uma rede. De acordo com os agentes, o animal consegue ficar submerso na água por até cinco minutos, caso se sinta ameaçado. No entanto, a fêmea ficou por muito mais tempo. A situação causou preocupação dos agentes por causa da exposição ao cloro da piscina. A capivara foi avaliada por uma equipe de veterinários e passa bem. Ela foi levada para a lagoa onde vivia antes de entrar no clube e invadir a piscina. Um vídeo feito pelos servidores da prefeitura mostram o momento que o animal está submerso na piscina e quando ele é retirado da rede.
-

Na Bahia, 574 mil profissionais vão precisar passar por formação inicial ou atualização para atuar em empresas industriais até 2027. Isso é o que aponta o Mapa do Trabalho Industrial, levantamento elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que subsidia as ações de planejamento de oferta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As áreas com maior demanda por profissionais serão Logística e Transporte (129 mil), Construção (92 mil) e Manutenção e Reparação (43 mil). As áreas com maior necessidade de formação inicial entre 2025 e 2027 serão Construção (23,7 mil), Logística & Transporte (18,7 mil), Manutenção & Reparação (7,8 mil), Operação Industrial (5,7), Metalmecânica (5,4 mil). Já no que diz respeito ao treinamento e desenvolvimento, a maior demanda vem dos segmentos de Logística & Transporte (110,5 mil), Construção (69,1 mil), Manutenção e Reparação (35,5 mil), Operação Industrial (35 mil) e Alimentos e Bebidas (29 mil). Patrícia Evangelista, superintendente executiva de Educação Profissional do Senai Bahia, afirma que a área de Logística e Transporte será a que mais requisitará capital humano por se tratar de um segmento que é indispensável a todas os setores. O economista e educador financeiro Edisio Freire, por sua vez, vê a área de Logística e Transporte como aquela com grande potencial de trabalho devido ao período de franco crescimento.
-

Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou previsão de crescimento do Brasil de 2,1% para 3% em 2024. O aumento nacional é o maior entre as principais economias globais. O FMI) elevou nesta suas previsões de crescimento econômico também para os Estados Unidos e Brasil, mas cortou para China e Alemanha. Embora haja a revisão no crescimento econômico, o país deverá cair da nona para a décima posição no ranking do Produto Interno Bruto (PIB). A estimativa, porém, sinaliza que em 2028 o Brasil voltará a subir no ranking. Para o próximo ano, o cenário é menos positivo. A previsão é que o avanço no PIB brasileiro recue ligeiramente, de 2,4% para 2,2%.
-

Durante a abertura da 15ª edição da Brazil Wind Power, nesta terça-feira (22), em São Paulo, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, foi anunciado, pela Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeolica, que a próxima edição do evento, em 2025, será realizada na Bahia. O Brasil Wind Power é o maior encontro nacional da indústria eólica, e trará para o estado um conjunto de empresas para conhecer novas oportunidades de investimentos. “A Bahia começou esse trabalho de atrair e consolidar a cadeia produtiva da energia eólica ainda no governo Wagner. Foram mais de 10 anos de trabalho para chegarmos a essa posição. Agora queremos dar novos passos, ampliar a produção de energia limpa e associar isso a produção de hidrogênio verde, dando condições para que novas indústrias se instalem na Bahia”, destacou o governador, acompanhado dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; do Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; e da Ciência, Tecnologia E Inovação, André Joazeiro. Desde maio deste ano, a Bahia assumiu a posição de líder nacional na geração de energia eólica. São 350 usinas em funcionamento e outras 36 em implantação. Atualmente, 98% da energia elétrica gerada no estado são renováveis e 60% vêm dos ventos.

-

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (22) uma recente lista com 12 marcas de azeite que foram consideradas fraudulentas e inadequadas para o consumo. Os estudos mostraram a existência da presença de óleos vegetais não identificados, o que afeta a qualidade e a segurança das mercadorias. As marcas mencionadas pela análise são: Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres. Segundo a lista, várias empresas ligadas a essas marcas possuem CNPJs suspensos ou cancelados pela Receita Federal, fatores que que aumentam as suspeitas de fraude. A venda desses produtos representa uma infração séria e os estabelecimentos que insistirem em comercializá-los poderão enfrentar punições. Segundo o Mapa, consumidores que compraram essas marcas devem parar de usá-las imediatamente e procurar a substituição do produto, conforme estipulado no Código de Defesa do Consumidor. As reclamações relacionadas à comercialização de fraude de mercadorias podem ser realizadas através do canal oficial Fala.BR, informando o local de aquisição.
-

Em 16 cidades da Bahia, a escolha do prefeito que vai governar o município pelos próximos quatro anos foi decidida por menos de 100 votos. Da lista, a disputa mais acirrada ocorreu em Santa Terezinha, situada no Piemonte do Paraguaçu. Lá, o atual prefeito, Agnaldo Andrade (PSD), conseguiu renovar o mandato com apenas quatro votos de diferença sobre o adversário, o professor Ailton Santana (PT). O placar apertadíssimo de 3.883 x 3.879 rendeu as mais variadas teorias entre os moradores da pequena cidade de 10,5 mil habitantes. Há quem atribua a derrota do petista à viagem de última hora feita por uma família de apoiadores, a gente que adoeceu e não pôde comparecer à urna, ao carro com eleitores que quebrou antes de chegar ao destino e, óbvio, às costumeiras acusações de trairagem.
Por muito pouco
Logo abaixo na lista de eleições acirradas, aparece Manoel Vitorino, no Sudoeste da Bahia. O cabo de guerra entre Vinicius Costa (PP) e Léo da Saúde (PSD) terminou com a vitória do primeiro por 5.484 votos contra 5.458, somente 26 de vantagem. Na mesma faixa numérica, está Igrapiúna, um dos municípios mais pobres do Baixo Sul. A cidade é governada por Manuel Ribeiro (Avante), que por muito pouco, mais precisamente 29 votos, não perdeu para a enfermeira Lorena Leite (PSD), ex-secretária de Saúde de Igrapiúna. O placar final ficou em 3.678 a 3.649.Vitória magra
Em Itaju do Colônia, no coração da Região Cacaueira, o fazendeiro Elder Fontes (PSD), candidato apoiado pelo atual prefeito Djalma Duarte, superou o ex-vice-prefeito Valério Aguiar (MDB) por uma margem de meros 34 votos. Em números totais, foram 2.783 votos contra 2.749. Já em Cotegipe, no Extremo-Oeste baiano, perto da divisa com o Maranhão, a batalha dura se deu entre dois ex-vice-prefeitos, no qual Beatriz Calado (PT) venceu Waldércio Chaves, o Tino (PSD), por 5.154 contra 5.118. Ou seja, magros 36 votos.Maior de todos
Dos 16 municípios da lista, Pilão Arcado é o de eleitorado mais expressivo. Na cidade do Vale do São Francisco, a decisão se deu por uma frente de 51 votos. Estreante na política, o professor Leosmir Gama (PT) derrotou o veterano vereador Rogério Luiz (PSD) por 11.557 a 11.506. As demais disputas apertadíssimas ocorreram, da menor para a maior diferença de votos, em Mulungu do Morro (47), Lajedão (53), Contendas do Sincorá e Umburanas (58), Lajedinho (62), Boquira (68) Baixa Grande (74), Jussiape (86), Barrocas e Wenceslau Guimarães (88).
-

Operação integrada entre a Delegacia Territorial de Jequié, a Companhia Independente de Policiamento Especializado – Central (Cipe/ Central) e o 19° Batalhão da Polícia Militar (BPM) capturou uma dupla e localizou um terceiro suspeito do homicídio de Danilo Santos da Silva, ocorrido no domingo (20), em Jequié. As prisões aconteceram na segunda-feira (21), 24h após o crime. O trio foi encontrado em um esconderijo localizado no Anel Viário da cidade, quando um deles começou a disparar contra os policiais que revidaram. Ele foi atingido, socorrido, mas não resistiu. Os outros dois tentaram fugir, mas logo foram alcançados. O major Luiz Paulo Neri, comandante da Cipe Central, ressaltou que a ação conjunta foi fundamental na elucidação do homicídio. “Após a investigação da PC, o crime foi relacionado à atuação das organizações criminosas, tanto que o localizado era líder do tráfico no bairro de Amaralina, no município. O trabalho integrado das forças garantiu que esses criminosos fossem retirados das ruas”, finalizou. Na ação, uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38 foram apreendidos. Os armamentos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica para serem periciadas. A dupla capturada segue custodiada na unidade da Polícia Civil, onde foi autuada em flagrante.
-

Adquirir um veículo por valor acessível é o desejo de grande parte dos condutores. Com isso, quem deseja comprar um automóvel ainda este ano, pode aproveitar as oportunidades que o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) oferece à população. O órgão está com dois leilões abertos contendo veículos conservados e sucatas aproveitáveis. Nos editais, 702 lotes estão custodiados em 10 municípios no interior da Bahia. Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro e Simões Filho são as cidades onde os lotes podem ser visitados. Os certames acontecem de forma online. Os lances do Edital 22/2024 seguem abertos até o dia 31 deste mês. Já a disputa do Edital 23/2024 fica disponível até o dia 1º de novembro. Todo o processo é feito por meio dos sites dos leiloeiros: www.hastaleiloes.com.br e www.kildareleiloes.com.br. Nos Editais constam os endereços, datas e horários que os interessados podem fazer a visitação prévia.
Dentre os veículos conservados disponíveis está um Chevrolet Onix ano 2020, com valor inicial de R$6.000,00, na cidade de Feira de Santana. O lote 0013, uma moto Yamaha IS1850, ano 2022, com lance inicial de R$1.500,00, está pronta para visitação na cidade de Porto Seguro. Já em Juazeiro, um Fiat Mobi, ano 2016/2017 tem valor inicial de R$4.000,00. Outra oportunidade é o lote 0027, um Hyundai HB20, ano 2014, com lance inicial de R$4.500,00.
Para evitar que o interessado seja vítima de golpes, a presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, recomenda que “o interessado deve procurar os sites oficiais dos leiloeiros citados nesta reportagem, pois lá constam todas as regras e informações referentes aos lotes disponíveis e também sobre os pregoeiros. Vale lembrar que no site do Detran, na aba ‘leilões’, também estão listados os nomes, sites e matrículas dos leiloeiros”. O Detran reforça que é fundamental a atenção do interessado quando baixar os editais. O endereço do portal do Órgão é finalizado com a referência do Estado ba.gov.br
A concentração é essencial no momento de copiar os sites oficiais. Um ponto fora do lugar causa toda diferença. Para consolidação dos negócios, o início das consultas deve ser a partir do site www.detran.ba.gov.br

-

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o risco de chuvas intensas para 17 cidades da Bahia, todas localizadas na região Oeste do estado. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, com 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta laranja é válido até esta terça-feira (22) e o grau de severidade é de perigo. Os municípios afetados são: Angical, Baianópolis, Barreiras, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia. Outros estados também serão atingidos, como Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. As zonas são as seguintes: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Ocidental do Tocantins, Sudeste Paraense, Sul Goiano, Oriental do Tocantins, São José do Rio Preto, Sudoeste Paraense, Nordeste Mato-grossense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Extremo Oeste Baiano, Ribeirão Preto, Noroeste de Minas, Sudoeste Piauiense, Centro Goiano, Norte de Minas, Distrito Federal, Vale São-Franciscano da Bahia, Norte Mato-grossense, Noroeste Goiano, Araçatuba. A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendável evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

-

Na 36ª sessão do legislativo brumadense realizada na última segunda-feira (21/10), foi colocado em pauta diversos projetos de lei e projetos de resolução. Em regimes de urgência simples foi apresentado projeto de lei de procedência do executivo, que autoriza a abertura de um crédito adicional suplementar de 1.097.052,69 para reforço em dotações orçamentárias, e dá outras providências. Abertura de crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação na estrutura da lei nº1.985 de 29 de 2023 - Lei Orçamentária Anual do Município e dá outras providências. Projeto de lei de procedência do executivo que autoriza a abertura de um crédito adicional suplementar de 2.320.000,00, no orçamento municipal e aponta recursos, para o exercício financeiro de 2024. Projeto do vereador Glaudson Dias que solicitou reforma da Praça Luiz Gonzaga Chaves, no Bairro do Taque. Indicação do vereador Amarildo que pediu a instalação de lombofaixa na Rua Sandra Batista. Indicação do vereador Beto Bonelly, que seja feita a ronda do carro fumacê, por toda a cidade, a fim que seja controlada a quantidade de mosquitos e pernilongos. Que o poder executivo oficie a provedora de sinal telefônico vivo, para que seja realizada uma perícia e manutenção a fim de que o problema de oscilação do sinal seja resolvido. Indica ao senhor prefeito que através das secretarias competentes seja feita a melhoria e regularização do serviço de coleta de lixo no município. Indicação da vereadora Verimar Dias para que seja feita as sinalizações e lombofaixa de pedestre na rua Pedro Esmeraldo Serra, Santa Madelena, Santa Maria das Graças, no Bairro São Jorge. Indicação que seja feita reforma da ponte sob o Rio do Antônio que liga Brumado as comunidades de Cachoeira, Jacarandá, Queimada Grande e etc.

-

A Polícia Militar começa nesta terça-feira (22) uma ação integrada contra facções em Salvador. A Operação Horus conta com equipes de unidades especializadas, entre elas as popularmente apelidadas de 'Caatingas'. A atuação será por tempo indeterminado, com objetivo de reprimir grupos criminosos. As equipes serão empregadas em áreas mapeadas pelos setores de Inteligência. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, participarão do início da operação. Depois, as equipes partirão para as missões.

-

Materiais ilícitos e celulares são alvos de buscas dos policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), no Conjunto Penal de Feira de Santana, durante a Operação Angerona, deflagrada por equipes da pasta, nesta segunda-feira (21). Mais de 40 celas da unidade prisional foram vasculhadas nas primeiras horas da manhã. Foram encontrados aparelhos celulares, armas brancas improvisadas e porções de entorpecentes. O material será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O objetivo da operação, integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Secretaria da Segurança Publica (SSP) e Ministério Público da Bahia (MP-BA), é impedir a comunicação entre internos do Conjunto Penal e suspeitos de crimes nas ruas de Feira de Santana e regiões circunvizinhas. As buscas vão seguir com a atuação de policiais penais, policiais militares, equipes do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco/MP-BA), que realiza a preservação dos vestígios coletados, e o Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do MP-BA, que acompanha a situação dos custodiados perante a Lei de Execuções Penais. Eliminar a comunicação entre internos da unidade e suspeitos de crimes fora do Conjunto Penal Brasileiro estão entre os principais resultados a serem alcançados por meio da Operação Angerona, que contata com o apoio do corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Roberto Maynard Frank. Pela Seap, a operação é coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), com a atuação do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CMEP), Grupo de Segurança Institucional (GSI), a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP) e Policiais Penais Ordinários.

-

A Receita Federal notificou 97.528 donos de micro e pequenos negócios baianos que têm dívidas e podem ser excluídos do Simples Nacional a partir do ano que vem. Os débitos devem ser pagos em até 30 dias através do portal do Simples Nacional ou do site da Receita Federal. É possível parcelar em até 60 vezes. Integrantes do Simples Nacional têm condições tributárias especiais para manter o seu pequeno negócio. A contribuição previdenciária e o pagamento de tributos estaduais e municipais são unificados, além da redução da carga de impostos. Porém, para se manter no programa é preciso cumprir uma série de obrigações, entre elas, manter os pagamentos em dia. Quem tiver dívidas com o sistema, será excluído em 1º de janeiro de 2025. Os microempreendedores individuais (MEIs) pagam uma taxa única mensal, que varia entre R$ 71,60 e R$ 76,60, a depender do tipo de serviço. A contribuição de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) varia de acordo com o faturamento dos negócios. Todos os três tipos de empreendimentos podem ter acesso ao Simples Nacional. Na Bahia, os MEIs lideram as dívidas com o programa. Foram 60.209 microempreendedores individuais notificados entre 30 de setembro e 4 de outubro. Em Salvador, foram 22.160. Os microempreendedores individuais com dívidas no estado representam 7,2% dos total de MEIs, que é de 833.061. Outras 37.319 microempresas e empresas de pequeno porte baianas têm dívidas no estado, segundo a Receita Federal. O número corresponde a 3,1% do total. Dessas, 8.813 estão cadastradas em Salvador. A partir da ciência da notificação dos débitos, os donos de pequenos negócios têm até 30 dias para regularizar suas dívidas. Os termos de exclusão foram enviados pelo Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN). O destinatário tem até 45 dias para abrir o comunicado ou será excluído do programa. As dívidas que causam a expulsão do Simples Nacional podem ser com a Receita Federal ou com a Procuradoria da Fazenda Nacional, como explica Claudemir Santos dos Anjos, analista-tributário da Receita.
-

Um homem nadou por mais de 48h em busca de socorro, depois que o barco em que ele estava com o filho e o irmão virou na região de Corumbau, distrito de Prado, no extremo sul do estado. O acidente aconteceu na quinta-feira (17) e as vítimas terminaram de ser resgatadas no domingo (20). Segundo a Marinha do Brasil, os três homens são pescadores e vivem em Alcobaça, cidade no Extremo Sul do estado. Eles tiveram apenas arranhões e passam bem. Os homens foram identificados como: Zeilton da Paixão Ferreira; Lucas Henrique dos Santos Ferreira, filho de Zeilton; Ivan da Paixão Ferreira, irmão de Zeilton. Após o barco em que os três estavam virar, Zeilton amarrou uma boia salva-vidas no corpo e nadou em busca de socorro. Ele só foi resgatado na madrugada de domingo, por volta de 2h, quando um barco o encontrou próximo à cidade de Prado. Os outros dois pescadores foram encontrados na tarde de domingo, fora da água, em um recife próximo a Alcobaça. Eles sobreviveram porque conseguiram fazer uma espécie de jangada com a boias salva-vidas e partes do barco. Eles foram levados para o mesmo hospital de Zeilton e seguem internados nesta segunda-feira (21), em observação.

-

A Bahia se destaca como a grande potência do agronegócio no Nordeste, com nada menos que oito de seus municípios entre os 100 mais ricos do Brasil no setor. O feito foi revelado em um estudo recente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que analisou a produção agrícola de 5.563 cidades brasileiras. Dentre as 13 cidades nordestinas presentes no ranking, oito são baianas, demonstrando a força do estado na produção agrícola. São Desidério, no Oeste do estado, lidera a lista baiana e ocupa a segunda posição no ranking nacional, com uma produção avaliada em R$ 7,7 bilhões, focada no cultivo de grãos. Em seguida, aparecem Formosa do Rio Preto (7º lugar, R$ 5,7 bilhões), Barreiras (25º lugar, R$ 3,1 bilhões), Correntina (28º lugar, R$ 3 bilhões), Luís Eduardo Magalhães (32º lugar, R$ 2,7 bilhões), Riachão das Neves (48º lugar, R$ 2 bilhões), Jaborandi (62º lugar, R$ 1,6 bilhão) e Juazeiro (66º lugar, R$ 1,5 bilhão). As lavouras de grãos e frutas são as grandes responsáveis por esses números. A produção de soja, milho e algodão, além de culturas como manga, maracujá, banana e uva, tem sido fundamental para o sucesso do setor no estado.

.gif)
.gif)





