-

A Bahia registrou um aumento de 58,5% no número de turistas internacionais que visitaram o estado, de janeiro a setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. No Brasil, o crescimento foi de 12%. O estado se mantém na liderança como o principal portão de entrada de visitantes estrangeiros que buscam o Nordeste. Nos nove primeiros meses deste ano, a Bahia recebeu 94.703 viajantes de outros países, 33 mil a mais que o segundo colocado, o Ceará, que registrou 61,7 mil estrangeiros. Em 2023, mais de 59,7 mil turistas internacionais estiveram no território baiano; em 2024, até setembro, já são 35 mil estrangeiros a mais. Os dados são do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. “Na América do Sul, estamos conectados a Buenos Aires, Córdoba, Santiago e Montevidéu. Na Europa, temos os voos de Lisboa, Madri e Paris, este último, emblemático, pela conexão com mais de 180 destinos da Europa, Ásia e África. Além disso, foi confirmada a segunda temporada das linhas fretadas de Varsóvia. A Bahia está mais próxima do mundo”, ressaltou o titular da Secretaria de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.

-

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) um projeto de lei que permite aos municípios participar da fiscalização e do processo de concessão dos serviços de energia elétrica. A matéria agora segue para apreciação no Senado. O projeto, aprovado de maneira simbólica, prevê que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá celebrar acordos com as prefeituras, permitindo que estas desempenhem atividades complementares de fiscalização sobre as concessionárias de energia. Atualmente, a legislação dá à Aneel o poder de fiscalizar os serviços de energia e prevê que estados possam participar do processo, também por meio de convênio. Apresentado em abril deste ano, o projeto ganhou tração após um novo apagão atingir a cidade de São Paulo e deixar mais de 3 milhões de clientes sem energia.

-

A Secretaria da Administração (Saeb) divulgou o resultado preliminar da primeira fase do concurso para preenchimento de 287 vagas de agente penitenciário do Estado (Edital Seap 02/2024). A Portaria Nº 826, contendo os resultados das provas objetivas foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17). A relação dos habilitados também está disponíveis no endereço eletrônico da banca examinadora do certame, a Fundação Getúlio Vargas (https://conhecimento.fgv.br/concursos/seapba24). A Portaria Nº 826 traz o resultado dos candidatos à ampla concorrência, em ordem de classificação, além da relação dos candidatos negros e com deficiência habilitados. Eventuais recursos referentes aos resultados das provas deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a publicação desta Portaria. Os candidatos que desejem ingressar com recursos devem fazê-lo por meio do site da Fundação Getúlio Vargas. As folhas de repostas das provas objetivas estarão disponíveis, durante o período recursal, também no endereço eletrônico da Fundação Getúlio Vargas. O Edital Seap 02/2024 foi publicado em 13 de junho deste ano, abrindo 287 vagas para agentes penitenciários, sendo 187 para a ampla concorrência, 86 para candidatos que se autodeclararam negros (negros/pardos) e 14 para pessoas com deficiência. O certame contou com mais de 39 mil inscritos para disputar uma das 287 vagas para agente penitenciário da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). As provas foram aplicadas no dia 15 de setembro, em Salvador e outras oito cidades (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas). Apenas em capital baiana foram 25 locais de prova. Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva teve 80 questões de múltipla escolha, divididas em assuntos como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática e Legislação Estadual. Também caíram perguntas sobre Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Direitos Humanos.
-

Com desarticulação de um “bonde” no bairro de Pernambués, Forças Policiais chegam à marca de 64 fuzis apreendidos em 2024. Armamentos localizados com seis adultos e um adolescente foram apresentados na manhã desta quinta-feira (17), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. O grupo criminoso, interceptado durante a madrugada, atirou contra equipes do PETO da 1ª CIPM. Na sequência os integrantes de uma facção invadiram uma residência. Com apoios do BOPE e da Rondesp Central os traficantes se renderam. Informações sobre bondes e integrantes de facções podem ser enviadas através do telefone 181. A ligação para o Disque Denúncia da SSP é gratuita e o sigilo é garantido.
-

Servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) do Estado receberão remuneração antecipadamente, no dia 28 de outubro, data comemorativa da categoria. Cerca de 280 mil pessoas vão ser beneficiadas pela ação, que foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (17), em publicação nas redes sociais. “Com muita alegria, venho anunciar que, no Dia do Servidor Público, 28 de outubro, vamos antecipar o pagamento do salário para mais de 280 mil servidores, aposentados e pensionistas. É uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho de quem faz a Bahia crescer todos os dias”, destacou o governador. O Poder Executivo do Estado vai desembolsar cerca de R$ 2 bilhões para o pagamento da folha salarial do mês de outubro. “Vamos antecipar o pagamento como medida de reconhecimento e valorização daqueles que nos ajudam a melhorar a gestão pública e a aprimorar prestação de serviço para o cidadão”, afirmou o secretário da Administração, Edelvino Góes. O Governo do Estado paga os servidores públicos rigorosamente no último dia útil de cada mês. Neste mês de outubro, extraordinariamente, o pagamento foi antecipado do dia 31 para o dia 28, data comemorativa da categoria. A programação de pagamento dos salários retoma ao seu calendário original a partir de novembro.
-

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), uma operação, com o objetivo de combater o armazenamento e distribuição de arquivos, imagens e vídeos com conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil através da internet. Durante a "Operação Material Proibido", estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Aurelino Leal, localizadas no sul e extremo sul da Bahia. Segundo a PF, as investigações foram realizadas conforme trabalho de inteligência que identificou usuários que utilizam redes sociais, serviços de e-mail e de armazenamento de arquivos para distribuir o conteúdo que contém cenas de abuso sexual. Após análise pericial do material apreendido e depoimentos dos investigados, será apurada a participação de cada um deles nos crimes.
-

Nesta quinta-feira (17) é dia de observar o fenômeno da superlua. O astro parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia vai variar conforme o fuso horário. Nesses dias de céu claro, já é possível verificar o astro parecendo bem maior, chamando a atenção de todos que o observam. O satélite estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua.
Superlua
De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, o termo "superlua" não tem uma base científica. Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não existe mais. Nolle determinou que o termo "super" se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a Lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele, embora o motivo para escolha não seja claro.
-

Nesta quarta-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regula a geração de clones de animais preferencialmente voltados à pecuária. O texto deve seguir para sanção do presidente. O Projeto de Lei 5010/13, originado pelo Senado, categoriza esses animais como “domésticos de interesse zootécnico”, englobando bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos, coelhos e aves. Os clones produzidos devem ser monitorados e identificados ao longo de toda a sua vida através de um banco de dados estabelecido pelo governo, que também incluirá informações genéticas para assegurar a identidade e a características do material genético animal e dos clones. De acordo com as informações, dados sobre a circulação, manutenção e destino do material genético serão disponibilizados em banco de dados de acesso público. Os animais que serão mantidos em ciclo de produção fechado, definido como um sistema de contenção ou confinamento passarão por regulação com o objetivo de evitar sua liberação no meio ambiente. A movimentação e a conservação de material genético ou clones no Brasil devem ser realizadas com a documentação adequada e supervisão das autoridades federais. Além disso, será feito um registro genealógico sob a orientação do poder público federal.
-

Cinco suspeitos de integrar facções morreram em um confronto com a polícia na cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e sete foram presos após troca de tiros no bairro de Pernanbués, na capital baiana, nas últimas 12 horas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no final da tarde de quarta-feira (16), equipes da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Rondas Especiais (Rondesp da RMS) encontraram em Candeias, um grupo suspeito de abandonar corpos seis homens que fariam parte da mesma facção que eles e estariam mudando para uma rival. Os corpos das vítimas, que não tiveram as identidades reveladas, foram encontrados também na quarta-feira, nas cidades de Simões Filho e Camaçari. De acordo com o órgão de segurança, os cinco suspeitos entraram em confronto com os militares, foram atingidos, socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Na ação, cinco revólveres, munições e drogas foram apreendidos. Os nomes dos outros três homens que morreram no confronto não foram revelados pelo órgão de segurança. A SSP-BA informou que entre o grupo suspeito de matar e abandonar os suspeitos na RMS estava Allan Rodrigues dos Santos, conhecido como "3 BOND", considerado alvo prioritário da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Ele não foi encontrado pelos policiais.

-

Um aviso de chuvas fortes e tempestades afetando maior parte do território nacional foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (16). O somatório de precipitação pode exceder os 80 milímetros ao longo da semana. No Nordeste, espera-se que pancadas de chuva e trovoadas atinjam a região oeste da Bahia e o sul do Tocantins. Os locais mais afetados serão Goiás, Mato Grosso, metade de Minas Gerais e o Mato Grosso do Sul, com precipitações entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos fortes. As chuvas deverão se intensificar em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, com expectativa de pancadas e acumulados superiores a 80 mm a partir de sábado (19). No Sul do país, um período de estabilidade após as tempestades, a partir de quinta-feira (17) é esperado.As regiões recebem alerta de perigo potencial. De acordo com as informações, até o dia 21 de outubro, a Região Norte deve apresentar áreas instáveis ligadas à alta temperatura e à umidade elevada, que devem gerar pancadas de chuva no noroeste e sudeste da cidade do Amazonas e no sul paraense. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as precipitações continuarão a ocorrer até quinta-feira (17), com foco em Mato Grosso.
-

A equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco realizou nesta terça-feira (15) uma operação em Caetité, no sudoeste baiano, que resultou no resgate de aves silvestres, muitas delas ameaçadas de extinção, além da fiscalização de criadouros de passeriformes. A ação, conduzida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a ONG Animalia, também incluiu a apuração de denúncias e atividades de sensibilização ambiental na região. A operação faz parte de um esforço contínuo para preservar a biodiversidade e intensificar a fiscalização de criadores amadores de aves. Frederico Santos, coordenador de Fauna da FPI e técnico ambiental do Inema, destaca que a criação irregular de animais silvestres é uma das maiores preocupações: "conversamos com a população sobre o papel crucial desses animais na natureza, como a dispersão de sementes realizada pelas aves". Quando retirados de seu habitat natural, eles deixam de cumprir suas funções ecológicas, causando um impacto direto no equilíbrio ambiental. "Além das condições inadequadas de cativeiro, como gaiolas pequenas e ambientes insalubres, muitos animais resgatados sofrem maus-tratos, especialmente aqueles capturados para o comércio ilegal. Durante as operações, vários animais são encontrados feridos ou em péssimo estado de saúde. Em áreas rurais, onde é comum manter pássaros em cativeiro, o problema se intensifica, sobretudo pela captura para fins comerciais”, explica o servidor do Inema. A participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também desempenha um papel crucial na operação. Segundo o policial rodoviário Marcos França, as rotas de tráfico de animais no estado da Bahia são constantemente monitoradas. "Nosso foco é impedir o transporte ilegal de animais, especialmente aqueles destinados a outras regiões do país. Identificamos rotas que conectam o Nordeste ao Sudeste, frequentemente utilizando feiras livres para a comercialização dos animais", explica ele. A operação também tem como objetivo corrigir irregularidades em criadouros legalizados. Além de autuar os criadores fora da lei, a FPI se dedica à conscientização da população, destacando a importância de manter animais silvestres somente com as licenças adequadas, evitando assim a criação ilegal e o comércio clandestino.

-

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) colocou no ar, nesta quarta-feira (16), a plataforma InvestVis que permite ao público em geral consultar informações sobre investimentos concretizados no Brasil e no mundo. O internauta pode descobrir quais são os países que mais investem no Brasil, os setores econômicos que mais recebem investimentos estrangeiros, para onde vão os investimentos brasileiros, além das tendências globais de investimento. De acordo com o MDIC, a plataforma inédita no país facilita o acompanhamento da dinâmica de investimentos e poderá contribuir para direcionar ações de governantes e para tomada de decisões estratégicas de investimentos do setor privado, baseadas em dados. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse em sua rede social, que o InvestVis é um instrumento valioso para empresas, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, jornalistas e todos que se interessam pelo desenvolvimento econômico do Brasil.
InvestVis
A ferramenta – criada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – permite o acesso, em um único site, a dados sobre Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) concretizados no Brasil e no mundo, desde o início das séries históricas. Ainda é possível fazer comparações entre as nações.

-

Na manhã de terça-feira (15/10), um homem foi preso na cidade de Licínio de Almeida foi preso após cumprimento de mandado de prisão por estupro. De acordo informações da Polícia Militar, uma guarnição se dirigiu até a rua Otacílio Donato, no Centro da cidade. No momento, o acusado não reagiu à voz de prisão. Não consta na ocorrência se o crime foi cometido em Licínio de Almeida ou em outra cidade da região. Ele foi preso e apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, onde permanece à disposição da justiça.
-

Levantamento do PoderData, do site Poder360, divulgado nesta quarta-feira (16), mostra que a desaprovação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue aumentando. De acordo com a pesquisa, o percentual subiu de 43% para 46%. O resultado atual revela que a desaprovação ao governo Lula chegou ao seu patamar mais alto desde o início do terceiro mandato. Em janeiro de 2023, a quantidade dos que desaprovam o governo era de 39%, número que veio aumentando até chegar aos atuais 46%. Na mesma proporção a quantidade de eleitores que aprovam o governo petista caiu. Em janeiro do ano passado a aprovação estava em 52%, e ela veio caindo até chegar a 46% neste mais recente pesquisa, empatando com a quantidade de pessoas que desaprovam a atual gestão federal. Em janeiro de 2023, a diferença entre os que aprovavam o governo para os que desaprovavam estava em 13%. Essa diferença evaporou em 21 meses e não existe mais. Já a quantidade dos que dizem não saber se manteve praticamente estável, mudando de 9% em janeiro de 2023 para 8% neste levantamento recente. Segundo o PoderData, o governo Lula é mais bem avaliado por jovens de 16 a 24 anos (60%) e por idosos de 60 anos ou mais (55%). Já os percentuais de desaprovação são maiores dentre os que cursaram o ensino superior (54%) e os que ganham mais de cinco salários mínimos (53%).

-

A Bahia registrou uma diminuição de 15% no número de roubos de veículos, entre janeiro e setembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. O percentual representa menos 1.452 casos em números absolutos. Ações preventivas e de inteligência, além do uso da tecnologia são promovidos para combater a prática criminosa. De acordo com o tenente-coronel PM Edmundo Assemany, comandante do Batalhão Apolo, o número é resultado das ações conjuntas entre as Polícias Militar e Civil, com suporte da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP. “Intensificamos o patrulhamento ostensivo e as ações de inteligência, tomando como base a mancha criminal. Importante ressaltar que a vítima de furto ou roubo de veículo, ligando imediatamente para o 190, consegue incluir os dados como modelo, cor e placa no Sistema de Reconhecimento da SSP. Assim que esse carro ou moto passar por uma das câmeras, receberemos o alerta e vamos efetuar a recuperação”, destacou o tenente-coronel. Acrescentou ainda que o Batalhão Apolo tem fortalecido o combate também à clonagem de placas. “Capacitamos a nossa tropa para identificar durante as abordagens os veículos com placas adulteradas”, completou Assemany.


.gif)
.gif)





