• Bahia: Construção civil e serviços lideram a geração de empregos em junho

    Foto: Divulgação

    A construção civil e os serviços foram os setores da economia que mais geraram emprego em junho, na Bahia, com 1.563 e 934 novos postos de trabalho, respectivamente. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

    No primeiro setor, o destaque foi 'Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações' com um incremento de 907 novos empregos. Já em serviços, 'Atividades de Atendimento Hospitalar' ficou com a primeira colocação com 875 postos de trabalho.

     



  • Voluntariado: Parceria entre IIª Igreja Batista e Hospital Magalhães Neto proporciona assistência espiritual e emocional aos pacientes

    O Voluntariado é uma ação que vem ganhando cada vez mais adeptos, o que produz uma sociedade melhor. Nesse sentido uma parceria celebrada entre o Ministério de Capelania Hospitalar Voluntário da Segunda Igreja Batista de Brumado com o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, vem proporcionando assistência espiritual e emocional aos pacientes internados na unidade, contribuindo assim para a evolução terapêutica desses pacientes. 

    Voluntariado: Parceria entre IIª Igreja Batista e Hospital Magalhães Neto proporciona assistência espiritual e emocional aos pacientes

    Em atividade desde o mês de junho, os voluntários, que são membros da referida denominação religiosa vêm atuando sob a coordenação do Pastor Edvan Nunes e Kesia Nunes, realizando visitas periódicas à unidade, as quais acontecem todos os domingos no período da tarde. No quarto domingo de cada mês é servido no pátio do hospital um “café amigo” para acompanhantes e funcionários. A secretaria Municipal de Saúde parabeniza a ação da direção do hospital e do Ministério Capelania por esse trabalho tão especial que vem contribuído para o fortalecimento no processo de reabilitação dos pacientes do HMPMN.



  • Prefeitura de Malhada de Pedras realiza encerramento da campanha Julho Amarelo

    A prefeitura de Malhada de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou encerramento da campanha JULHO AMARELO: Prevenção das Hepatites Virais.

    No encerramento foi colocado um stand na praça da feira, sendo ofertado a realização de testes rápidos, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e educação em saúde.

     



  • Bahia se destaca pela diversidade de minérios

    Foto: GOVBA

    A Bahia se destaca na diversidade de minérios onde o subsolo dos mais de 567 mil quilômetros de área do Estado existem 45 substâncias minerais com potencial comercial já identificadas. Os recursos naturais vão desde a água nossa de cada dia até aqueles que parecem palavras inventadas por alguma criança. Caso da barita, diatomita, ou o feldspato, ou o molibdênio. 

    Responsável por aproximadamente 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, a produção mineral baiana se destaca como a maior do país na exploração de sete produtos, segunda maior em outras quatro e chega ao requinte de ter substâncias tão singulares que levam o nome do estado no nome. Casos do granito Azul Bahia, de Potiraguá, ou do mármore Bege Bahia, de Ourolândia. 

    Atualmente, a Bahia é o terceiro maior produtor mineral do país, atrás apenas dos estados de Minas Gerais, Pará e Goias, sendo responsável por 4% do PIB da atividade no país. Entretanto, apesar dos números de destaque, as perspectivas para o setor são de um cenário melhor que o atual no estado. 



  • Prefeitura de Malhada de Pedras realiza mais uma ação do Programa Saúde na Escola

    Prefeitura de Malhada de Pedras, através da Secretaria Municipal de Saúde e por meio da equipe de saúde bucal do Centro de Saúde, representados pelo cirurgião dentista Diego dia Anjos e pela auxiliar de consultório dentário Vanessa, realizaram na terça-feira (30) mais uma ação do Programa Saúde na Escola. Desta vez a atividade foi realiza na escola da Fazenda Empoeira.

    Prefeitura de Malhada de Pedras realiza mais uma ação do Programa Saúde na Escola

    Na oportunidade foram desenvolvidas ações educativas e escovação assistida. O Programa Saúde na Escola é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação.

    Prefeitura de Malhada de Pedras realiza mais uma ação do Programa Saúde na Escola


  • Polícia prende suspeito de homicídio horas depois de cometer o crime na BR-110

    Na noite desta terça-feira (30), agentes da PRF receberam a informação de que um homem armado teria cometido um homicídio na cidade de Jeremoabo (BA), e que havia fugido num automóvel FIAT/Punto, provavelmente em direção ao trecho da rodovia, onde fica localizada a unidade operacional de Ribeira do Pombal (BA). A ação foi registrada no Km 170 da BR 110.

    A PRF passou a monitorar a região e, por volta das 00h30 de hoje (31), foi observada a passagem de um veículo com as características descritas. Os policiais abordaram o automóvel, conduzido por um homem de 40 anos, que apresentava perfil e características físicas semelhantes do suspeito do homicídio ocorrido momentos antes na cidade de Jeremoabo. Ele estava acompanhado do irmão de 19 anos de idade.

    Diante dos fatos, os dois ocupantes do veículo, foram encaminhados à polícia judiciária de Euclides da Cunha, para as providências cabíveis. O veículo ficou retido no pátio da PRF de Ribeira do Pombal. (PRF)



  • Pan: Ginástica do Brasil tem mais 4 medalhas

    Foto: rededoesporte.gov.br

    Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o Brasil encerrou a noite de terça-feira (30), sétimo dia de competições , com mais duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze – no decorrer do dia, os brasileiros já tinham conquistado sete.

    O ouro veio do handebol feminino, após um clássico de tirar o fôlego entre Brasil e Argentina. As brasileiras confirmaram a hegemonia na modalidade vencendo as argentinas de virada, por 30 a 21, diante de um ginásio lotado. Além de faturar o ouro e o hexacampeonato no handebol, as brasileiras asseguraram presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.



  • Programa Médicos pelo Brasil vai substituir Mais Médicos

    Nesta quinat-feira (01), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, lançam o programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Mais Médicos, criado em 2013, no governo de Dilma Rousseff. O lançamento ocorrerá em cerimônia no Palácio do Planalto, marcada para as 11h.



  • BC reduz juros à nova mínima histórica de 6% e indica chance de mais corte

    BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, à nova mínima histórica de 6% ao ano, e indicou que o processo de afrouxamento poderá seguir adiante diante da fraqueza econômica, inflação bem comportada, melhora no ambiente externo e avanço da reforma da Previdência.

    Este foi o primeiro corte na Selic desde março de 2018, quando a taxa passou de 6,75% para 6,5%.

    “O Comitê avalia que a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir ajuste adicional no grau de estímulo”, disse o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

    “O Copom enfatiza que a comunicação dessa avaliação não restringe sua próxima decisão e reitera que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, ponderou.

    Embora um corte na Selic fosse amplamente esperado nesta quarta-feira, a magnitude da redução dividiu agentes do mercado.

    Em pesquisa Reuters com 27 economistas, 14 previam uma queda de 0,25 ponto na Selic, enquanto dez apostavam em um corte mais agressivo, de 0,5 ponto, e três viam manutenção dos juros básicos. [nL2N24R0JD]

    “Basicamente o Copom deixou a porta aberta para cortar na próxima reunião”, avaliou o economista-chefe do banco Haitong Brazil, Flávio Serrano.

    “A decisão surpreendeu menos pelo corte de 50 pontos-base e mais porque, no caso de uma redução de 50 pontos-base, o BC poderia adotar um discurso mais comedido, e não foi o que aconteceu. O cenário pode permitir corte de mais de 100 pontos-base no total”, completou ele.

    A decisão do BC tem como pano de fundo a aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados, no início de julho. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, chegou a dizer que o avanço “obviamente” melhorava o cenário para a inflação e representava um primeiro passo importante.

    Em seu comunicado, o BC reconheceu que o processo de ajustes na economia tem caminhado, mas ressaltou que sua continuidade é essencial para a queda da taxa de juros estrutural e para recuperação sustentável da economia.

    Apesar de o balanço de riscos para a inflação -que avalia os fatores que podem levar a inflação a ficar abaixo ou acima da meta neste ano e no próximo- ter evoluído de maneira positiva, o risco desfavorável para a inflação ligado à eventual frustração sobre as reformas “ainda é preponderante”, disse o BC.

    Já em relação ao cenário externo, o BC passou a ver um quadro “mais benigno”, ante “menos adverso” anteriormente. Bancos centrais em todo mundo têm mostrado uma posição mais ‘dovish’ (inclinada ao afrouxamento monetário) em meio a preocupações com a economia global.

    Nesta quarta-feira, inclusive, o Federal Reserve (banco-central dos Estados Unidos), cortou a taxa de juros pela primeira vez desde 2008, sinalizando disposição para reduzir os custos de empréstimo ainda mais caso seja necessário.

    No entanto, declarações posteriores do chairman do Fed, Jerome Powell, indicando que a diminuição não foi o começo de um longo ciclo de redução de taxa, abalaram os mercados e diminuíram expectativas sobre o tamanho da distensão monetária na maior economia do mundo.

    Para o economista sênior do Banco MUFG Brasil, Carlos Pedroso, os ruídos gerados com a decisão do Fed não mudam o quadro para a política monetária no Brasil.

    “Continuamos com atividade fraca e inflação abaixo da meta. E, até setembro, a reforma da Previdência já estará aprovada na Câmara. Ou seja, o balanço de riscos do Copom estará melhor”, assinalou ele, prevendo uma Selic de 5,5% no fim do ano.

    No Brasil, indicadores da atividade econômica seguiram mostrando pífio desempenho, mas o BC avaliou que eles agora “sugerem possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia”. Isso, para o BC, ocorrerá “em ritmo gradual”.

    Em relação à inflação no país, o BC frisou que houve melhorias ao assinalar no comunicado que diversas medidas de inflação subjacente (núcleos de inflação) encontram-se em níveis “confortáveis”, e não mais “apropriados”.

    Dados mais recentes de inflação têm corroborado a expectativa de que o IPCA vá encerrar o ano abaixo da meta oficial de 4,25%, com margem de de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Considerado uma prévia da inflação oficial, o IPCA-15 subiu apenas 3,27% nos 12 meses até julho.

    Em seu comunicado, o BC manteve a projeção de inflação para 2019 pelo cenário de mercado a 3,6%, e para 2020 em 3,9% —mesmos patamares das estimativas feitas em junho. Esse cenário considera a Selic encerrando 2019 em 5,50% e permanecendo neste nível até o final do ano que vem.

    Dadas as variáveis na mesa, a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, prevê que a Selic encerrará 2019 em 5%.

    “O corte de 50 pontos-base mostra um BC convicto na estratégia”, disse. “A comunicação do Fed foi conservadora, mas aqui a reforma da Previdência —principal fator do balanço de riscos do BC— foi aprovada em primeiro turno, e não deve haver desidratação relevante, o que mantém impacto fiscal robusto”, disse.

    Edição de Isabel Versiani

    CONTINUE LENDO


  • Brasil inicia oficialmente negociações de acordo comercial com EUA, diz Guedes

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (31), após encontro com o com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur L. Ross Jr, que o Brasil iniciou oficialmente as negociações para o fechamento de um acordo comercial com os Estados Unidos.

    Antes do encontro com Guedes, Ross foi recebido em audiência pelo presidente Jair Bolsonaro. As tratativas com os Estados Unidos se iniciaram depois que o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) fecharam em junho, após 20 anos de conversas, um acordo de livre comércio com a União Europeia.

    "Ficou amarrado o seguinte: o que era só um pensamento, agora já estamos oficialmente começando as negociações com os Estados Unidos", declarou Paulo Guedes.

    Segundo ele, ao final da reunião, Ross disse que o acordo é desejo dos EUA.

    "Quando terminamos [a reunião com Wilbur L. Ross Jr], nosso secretário perguntou: 'Oficialmente estamos em negociações?' E a resposta foi: 'Certamente. Nós [Estados Unidos] queremos isso'", declarou o ministro da Economia.

    Guedes afirmou que o objetivo do governo brasileiro é fechar uma “aliança estratégica” com os Estados Unidos, algo que seria mais profundo que um acordo comercial.

    Em janeiro, durante visita ao Brasil do presidente argentino Mauricio Macri, as chancelarias dos dois países discutiram a possibilidade de flexibilizar uma regra do Mercosul que proíbe integrantes do bloco e negociar individualmente acordos de livre comércio com outros países.

    Por essa regra, os membros do Mercosul ficam impedidos de negociar tarifas comerciais de forma bilateral com outros países. Mas, para outras iniciativas (investimento, serviços, compras governamentais, segurança, defesa, facilitação de comércio, acordo de proteção de investimentos, fim da bitributação), não é necessária a consulta ao bloco.

    “Existe uma decisão brasileira de maior integração e ela se faz em vários planos. No plano regional, quando alia o Mercosul não em torno de uma ideologia, mas em torno de uma integração competitiva, de uma economia de mercado”, declarou Guedes.

    Segundo o ministro, os eventuais ganhos de um acordo com os Estados Unidos seriam integração, aumento do fluxo de comércio, investimentos, absorção de tecnologia e fusões de empresas.

    “Os ganhos são tão grandes que, quando a gente vê os obstáculos... Precisa ver que há interesses que podem ser contornados”, declarou.

     

    Trump

     

    Nesta terça-feira (30), o presidente norte-americano Donald Trump afirmou que quer seguir em frente com um acordo de livre comércio com o Brasil.

    Falando a repórteres na Casa Branca, ele afirmou que tem um bom relacionamento com Brasil e com o presidente Jair Bolsonaro.

    "Eu tenho um ótimo relacionamento com o Brasil. Eu tenho um relacionamento fantástico com o seu presidente. Ele é um grande cavalheiro. Dizem que ele é o Trump do Brasil. Eu gosto disso, é um elogio. Eu acho que ele está fazendo um ótimo trabalho. É um trabalho duro, mas acho que seu presidente está fazendo um trabalho fantástico. Ele é um homem maravilhoso com uma família maravilhosa", disse Trump, na ocasião.

    CONTINUE LENDO


  • Brumado: CDL protocola ofício solicitando mudanças no funcionamento da área Azul

    A CDL de Brumado, protocolou hoje 31/07/2019 ofício solicitando mudanças no funcionamento da área Azul administrada pela empresa ZADAR, no intuito de reduzir os impactos iniciais causados pelo funcionamento do novo sistema. A Entidade acredita que a Zona Azul tem a função de ordenar o fluxo de trânsito no centro comercial, proporcionando maior conforto aos clientes e consumidores, mas caso não seja implantada dentro de uma lógica de bom senso poderá trazer prejuízos ao invés de benefícios ao Comercio local. Nesse sentido, preocupados com o esvaziamento do Centro Comercial causado pelo Sistema de Cobrança de estacionamento rotativo, a Diretoria entrou em contato com o Superintendente Municipal de Trânsito, que ressaltou que algumas modificações poderão ser realizadas e que um estudo já está em andamento. Foram sugeridas readequações nas vagas, principalmente nas áreas residenciais, Aplicação de tolerância mínima, extensão do período de rotatividade, Manutenção do horário no mercado Municipal igual as demais áreas, dentre outras solicitações, no intuito de tornar o processo de transição mais saudável para todos os envolvidos no processo.







  • Campanha de incentivo à amamentação começa amanhã em todo o país

    O Ministério da Saúde, que abre nesta quinta-feira (1º) a Semana de Incentivo à Amamentação. A iniciativa ocorre em 170 países.

    No Brasil, o Ministério da Saúde lançou hoje (31), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a campanha de incentivo ao aleitamento materno até os 2 anos de idade e uma série de ações para estimular a prática. O goleiro da seleção brasileiro, Alison Becker e sua esposa, Natália Loewe, são os garotos propaganda da campanha. A peça publicitária será veiculada de 1º a 15 de agosto.

    Durante o evento, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, resumiu todas as ações da pasta para incentivar o aleitamento materno, que ele considera um dos pilares da saúde básica, junto com a vacinação. “Estamos investindo quase R$ 3,5 milhões nessa campanha nos diferentes meios de comunicação. Estamos aumentando o número de hospitais amigos da criança, estamos abrindo parceria com rede privada, para que eles façam salas de amamentação”, informou Mandetta. (Agência Brasil)



  • Gil Rocha visita obra de pavimentação e novas calçadas em Guajeru

    Nesta quarta-feira (31) o prefeito de Guajeru, Gil Rocha esteve em mais um dia de visita às obras em execução na cidade. A Rua Valdivino Xavier de Brito está ficando linda, recebendo a pavimentação e novas calçadas. A obra é fruto de emenda parlamentar dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo.
    Estamos fazendo a nossa parte, seguimos firmes e os resultados na melhoria da infraestrutura em nosso município já estão sendo vistos por todos.
    Vocês merecem, mesmo com recursos escassos não mediremos esforços para continuar avançando e deixando nosso município cada vez melhor.
    Me acompanharam nessa visita o Secretário de Infraestrutura Manoel Ribeiro, a arquiteta e urbanista Liz Andrade e o chefe de gabinete Tico Xavier", ressaltou Gil Rocha.



  • Feira Cidadã atende 15 mil pessoas em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (31)

    Foto: GOVBA

    Consultas médicas em diversas especialidades, exames de mamografia, ultrassonografia, raio x, além de aferição de pressão e medição de glicemia; emissão de RG, CPF e outros documentos estão à disposição dos moradores de Vitória da Conquista, que recebe nesta quarta (31), a Feira Cidadã. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e tem levado serviços de saúde e cidadania gratuitos aos baianos de todo o estado. Em Conquista, a Feira acontece no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, no bairro Brasil, até a sexta-feira (2).

    “A Feira Cidadã deve atender 15 mil pessoas aqui em Vitória da Conquista, na Bahia a gente já atendeu 200 mil pessoas, e vamos atender aqui até a próxima sexta-feira“, afirmou o porta-voz das VSBA, Gustavo Urpia.

    Alguns serviços permanecem na cidade por mais tempo. O atendimento oftalmológico seguirá realizando cirurgias de catarata no fim de semana. A odontologia atenderá até o domingo (3), realizando restaurações, extrações, limpezas, canais, próteses e cirurgias. Os pacientes que vão realizar cirurgias eletivas serão atendidos no dia 18 de agosto.
     



  • Polícia Civil: Estado divulga resultado provisório da prova de títulos do concurso

    Nesta quarta-feira (31), o Estado publica o resultado provisório da prova de títulos e o resultado provisório da perícia médica de candidatos que se declararam deficientes, etapas que integram o concurso público para ingresso na Polícia Civil baiana. As publicações poderão ser consultadas no Diário Oficial do Estado (DOE); no site da organizadora do concurso, a Fundação Vunesp; e no Portal do Servidor.

    Lançado em 2018, o concurso público é realizado de forma conjunta pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Polícia Civil da Bahia. O certame está seguindo o novo cronograma, publicado no DOE do dia 8 de fevereiro, com divulgação do resultado final e da homologação dentro do prazo previsto. Com isso, a Acadepol irá convocar os aprovados para o curso de formação.
     



Estamos nas redes sociais