• Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas

    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    s instituições financeiras vão compartilhar dados, produtos e serviços por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia. Esse é o chamado open banking, em que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições financeiras.

    Nesta quarta-feira (24), o Banco Central (BC) deu início ao processo de implementação do open banking, “com o objetivo de aumentar a eficiência e a competição no Sistema Financeiro Nacional e abrir espaço para a atuação de novas empresas do setor”. O BC publicou o Comunicado 33.455, que estabelece as diretrizes que orientarão a proposta de regulamentação do modelo a ser adotado no Brasil.

    “Por meio do open banking, clientes bancários poderão, por exemplo, visualizar em um único aplicativo o extrato consolidado de todas as suas contas bancárias e investimentos. Também será possível, por este mesmo aplicativo, fazer uma transferência de recursos ou um pagamento, sem a necessidade de acessar diretamente o site ou aplicativo do banco”, diz o BC, em nota.

    Os requisitos estabelecidos pelo Banco Central indicam que deverão ser compartilhadas, inicialmente, as seguintes informações e serviços: produtos e serviços oferecidos pelas instituições participantes (localização de pontos de atendimento, características de produtos, termos e condições contratuais e custos financeiros, entre outros); dados cadastrais dos clientes (nome, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF, filiação, endereço, entre outros); dados transacionais dos clientes (dados relativos a contas de depósito, a operações de crédito, a demais produtos e serviços contratados pelos clientes, entre outros); e serviços de pagamento (inicialização de pagamento, transferências de fundos, pagamentos de produtos e serviços, entre outros).

    CONTINUE LENDO






  • Guajeru receberá 80 mil reais para a operação Carro-Pipa em convênio com a Defesa Civil do Estado

    Foto: Divulgação

    Buscando cada vez mais melhorias e benefícios para a cidade e para a população, o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, acompanhado do Deputado Estadual Vitor Bonfim e toda comitiva Guajeruense, reuniram-se com com o superintendente de Defesa Civil o Sr Paulo Sérgio Luz, e garantiram a verba de R$ 81.000,00 (oitenta mil reais) para a operação CARRO-PIPA. Nos próximos dias, a coordenação da Defesa Civil do Estado estará no município e será realizado o credenciamento dos caminhões pipa. A comitiva foi integrada pelo vice-prefeito Galego, os vereadores Eliene, Zé Carlos, Ney Costa, Manoel de Noca e o chefe de gabinete Tico Xavier.



  • Bahia gera 2.569 postos de trabalho em março e lidera o Nordeste

    Foto: Divulgação

    De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia gerou 2.569 postos de trabalho com carteira assinada em março de 2019. O resultado decorre da diferença entre 46.742 admissões e 44.173 desligamentos.

    “O resultado é reflexo das políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado, na indução do desenvolvimento, com a realização de importantes obras em todo o território baiano, com a construção de estradas, hospitais, escolas, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, dentre tantas outras. Vale registrar que a Bahia foi o único estado da região Nordeste que apresentou saldo positivo neste mês de março e no acumulado do ano, com um resultado que nos coloca entre os três primeiros estados do país na geração de emprego com carteira assinada em março”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

     

    Todos os outros estados da região Nordeste apresentaram desempenho negativo em março: Alagoas (-9.636 postos), Pernambuco (-6.286 postos), Ceará (-4.638 postos), Rio Grande do Norte (-2.033 postos), Sergipe (-1.150 postos), Paraíba (-919 postos), Maranhão (-830 postos) e Piauí (-805 postos).

    No acumulado do ano, o saldo totalizado foi positivo (+11.179 postos). Sete setores de atividade registraram saldos positivos: Construção Civil (+5.501 postos), Serviços (+4.649 postos), Indústria de Transformação (+1.779 postos), Agropecuária (+1.499 postos), Administração Pública (+557 postos), Extrativa Mineral (+229 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+96 postos).
     

    CONTINUE LENDO


  • Operação PC27 da Polícia Civil prende 4 pessoas em Brumado e Livramento de Nossa Senhora

    Equipes da Polícia Civil (20ª COORPIN) participaram ontem (24) da megaoperação nacional deflagrada pelas Polícias Civis de todos os Estados da Federação, bem como do Distrito Federal.

    A Operação foi denominada #PC27 e teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o território nacional!

    Na area da 20ª COORPIN a Polícia Civil prendeu três pessoas em Livramento de Nossa Senhora e um indivíduo em Brumado.

    Todos já haviam sido condenados pela prática de delitos, tais como homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

    Em todo o país a Polícia Civil apreendeu e prendeu 3.381 pessoas, empregando o total de 12.718 policiais e 4.040 viaturas.

    Os presos permanecerão custodiados nas carceragens das Delegacias de Livramento de Nossa Senhora e Brumado, até ulterior remoção para uma unidade prisional da SEAP.



  • Governo cubano sugere criar avestruzes e crocodilos para surprir falta de carne e causa enxurrada de memes

    Um exótico animal africano está promovendo uma verdadeira revolução em Cuba – nas redes sociais.

    Há duas semanas, imagens de avestruzes de diferentes tamanhos, cores, formas passaram a aparecer em memes, posts e comentários nas cada vez mais usadas contas no Facebook, Twitter e Instagram da ilha.

    A palavra avestruz já é uma das mais buscadas pelos cubanos no Google. Supera as buscas pelo nome do atual presidente Miguel Díaz-Canel ou por Fidel Castro, que comandou o país por mais de quatro décadas. 

    Tudo começou no início deste mês, quando um dos líderes históricos da Revolução Cubana, comandante Guillermo García Frías, de 91 anos, participou de um programa da televisão estatal cubana, o Mesa Redonda.

    García Frías, considerado um dos "heróis da república" cubana, disse, olhando para as câmeras, que Cuba podia produzir "mais que carne bovina".

    Ele contou que o governo estuda várias alternativas para lidar com a escassez de alimentos básicos, como carne, ovo e leite. Uma delas, segundo García Frías, seria introduzir na dieta dos cubanos, a carne de avestruz, crocodilo e jutía (um roedor endêmico na ilha).

     

    Segundo García Frías, a carne de jutía e de crocodilo tem níveis de proteína "superior a todas as carnes, inclusive a de vaca".

    O comandante, que também dirige a Empresa Nacional de Flora e Fauna, disse que a ilha está "desenvolvendo" sete fazendas de avestruz, principalmente no leste do país, e que prevê abrir outra na Ilha da Juventude.

    "O avestruz produz mais do que uma vaca. Parece uma mentira, mas uma avestruz bota 60 ovos. Dos 60 ovos que estamos testando, nasceram 40 filhotes. Esses 40 filhotes têm quatro toneladas de carne, 100 quilos cada, enquanto a vaca cria um bezerro que, em um ano, é um novilho e não tem esse peso, essa quantidade de carne", acrescentou.

     

    A reação foi imediata. As redes de mídia social – cada vez mais acessíveis em Cuba - "explodiram" com memes fazendo brincadeiras e ironias com as sugestões de García Frías.

    Canções, melodias e até mesmo poemas parodiando as recomendações para a dieta proposta pelo oficial de 91 anos se espalharam como fogo e estão sendo trocadas, com saudações familiares, entre Miami e Havana.

     

    Memes substituindo o rosto de García Frías pelo de um avestruz, ou juntando os três animais citados pelo veterano militar a alguns dos mais conhecidos slogans e imagens de propaganda revolucionária de Cuba, floresceram nas redes sociais.

    Por exemplo, o conhecido slogan do governo "Em todos os bairros, a revolução" – tirado de uma canção popular pró-governo - foi convertido em "Em todos os bairros, um avestruz".

    Símbolos, personagens e fotos históricas estão sendo manipulados para incluir a ave. É possível ver Fidel Castro pulando de um avestruz, uma analogia à clássica foto dele saindo de um tanque de guerra, ou mesmo o presidente Díaz-Canel cavalgando na indomável ave.

    A reação dos cubanos reflete a grande insatisfação com os governantes da ilha, que não têm conseguido criar condições para resolver a falta de comida em um país com solo fértil, bom clima e que já foi o maior produtor mundial de açúcar.

    As declarações de García Frías chegaram num momento em que Cuba passa por uma grave falta de suprimentos e de alimentos – reflexo da crise que abala a Venezuela, que ajudava a ilha desde os anos 2000 com a aliança política entre Fidel Castro e Hugo Chávez.

     

    Segundo relatos de cubanos à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC News, há meses, refrigeradores e prateleiras de muitas lojas estão vazios e a compra de um frango pode terminar em briga de rua. 

    Mas o governo cubano, que já pediu para a população se preparar para o pior, culpa os Estados Unidos, cujo presidente, Donald Trump, anunciou na semana passada novas sanções contra a ilha, pela situação.

    Enquanto os veículos oficiais falam das novas medidas de Trump, são os novos pratos exóticos que podem chegar às mesas dos cubanos que dominam as discussões nas redes sociais e nos sites de dissidentes.

    'Arma contra o poder'

    O 14yMedio, site dissidente dirigido pela blogueira antigoverno Yoani Sánchez, descreveu o estouro de memes e paródias do avestruz como uma "arma política contra o poder [do governo] em Cuba".

    Sánchez escreveu que o aumento do uso da internet em Cuba, recentemente estendido aos telefones celulares, expôs a vulnerabilidade política de um governo de partido único que, no passado, manteve o monopólio da informação.

    Ela terminou seu artigo dizendo: "Zombar do poder é começar a demoli-lo".

    Outro site cubano dissidente, CiberCuba, relatou que "o avestruz se tornou o animal mais popular" no zoológico de Havana. Segundo a correspondente do site em Havana, Iliana Hernandez, crianças e adultos "não estão perdendo a oportunidade de tirar fotos com a ave".

     

    En #Cuba el régimen dice que hay que comer avestruz. pic.twitter.com/lYE8wp8d5J

    — Antonio Romero Piriz, luchando por la libertad. (@RomeroPiriz) April 10, 2019

     

     

    Mas nem todo mundo parece estar se divertindo com o tema.

    Desde a aparição de García Frías no horário nobre da televisão estatal cubana, no início deste mês, integrantes do governo têm mantido um silêncio pétreo sobre as declarações do comandante.

    Mas, à medida que aumentam os temores de outro "período especial" – a grave crise econômica dos anos 90 em Cuba, que se seguiu ao colapso do bloco soviético -, líderes cubanos começam a discutir os principais problemas da produção de alimentos.

    O site governamental Cubadebate referiu-se à atual "instabilidade no mercado de 

    produtos de alta demanda, como frango, farinha, óleo de cozinha, ovos e carne de porco" numa reportagem com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que disse ao site que as causas dessa situação "complexa" incluem "o aperto do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos".

    Isso desencadeou uma enxurrada de comentários online, dos quais mais de 200 foram publicados pela Cubadebate.

    "Pelo amor de Deus, quanto tempo vamos continuar com essa desculpa do bloqueio?" escreveu o leitor Fito.

    Outro leitor, identificado como Olegario, disse: "em que parte do mundo com necessidades alimentares perenes o Estado permite que os produtos [alimentícios] apodreçam no campo sem vendê-los: EM CUBA".

    Os leitores sugeriram que pagassem melhores salários e incentivos aos agricultores cubanos, e pediram ao Estado que permitisse mais empresas privadas e investimentos por parte dos cubanos comuns.

    *Com informações da BBC Mundo.

    CONTINUE LENDO


  • Putin e Kim se encontram em Vladivostok

    O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se encontraram nesta quinta-feira em Vladivostok, para a primeira cúpula entre os dois líderes.

    "Obrigado por vir", disse Putin ao apertar a mão de Kim na cidade universitária da ilha de Russki, em Vladivostok, enfeitada com bandeiras russas e norte-coreanas.

    "Estou certo de que sua visita hoje à Rússia nos ajudará a compreender melhor de que maneira podemos resolver a situação na península coreana e o que a Rússia pode fazer para apoiar as tendências positivas que ocorrem atualmente", declarou Putin.

    "No plano bilateral, temos muito o que fazer para desenvolver nossas relações econômicas", acrescentou o líder russo.

    Kim manifestou sua crença "de que este encontro será muito útil para desenvolver os históricos laços entre nossos países, que têm uma longa amizade, e tornar nossa relação mais estável e sólida".

    O presidente norte-coreano se declarou aberto a "um diálogo significativo" sobre a situação da península coreana, e cumprimentou Putin por "construir uma Rússia forte".

    O encontro entre os dois líderes é a primeira entrevista de Kim com um chefe de Estado desde que esteve no Vietnã, em fevereiro, onde celebrou uma fracassada segunda cúpula com o presidente americano, Donald Trump.

    Kim busca o apoio da Rússia para reduzir as sanções impostas a Pyongyang por seu programa nuclear, enquanto Putin quer situar a Rússia como um ator-chave em uma questão de relevância mundial.

    Ao entrar no território russo nesta quarta-feira, Kim disse esperar que a esta visita "seja um êxito e que eu possa, nas conversas com o presidente Putin, falar de maneira concreta sobre a solução na península coreana e o desenvolvimento de nossas relações bilaterais".

    Segundo Yuri Ushakov, assessor da presidência russa para Relações Internacionais, "a reunião se concentrará na resolução político-diplomática da questão nuclear na península coreana", e a Rússia "tem a intenção de apoiar de todas as formas possíveis as tendências positivas neste âmbito".

    Ushakov disse que não estão previstas a divulgação de um comunicado conjunto nem a assinatura de acordos.

    Esta é a primeira reunião entre governantes dos dois países desde que Kim Jong Il - pai do atual líder norte-coreano - se reuniu com o então presidente e atual primeiro-ministro Dmitri Medvedev há oito anos.

    A Rússia mantém relações amistosas com Pyongyang e fornece ajuda alimentar à Coreia do Norte.

    Nesta quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que os diálogos sobre o programa nuclear norte-coreano iniciados em 2003 com a participação das duas Coreias, China, Japão, Rússia e Estados Unidos, continuam a ser a melhor opção para encontrar soluções. Ainda assim, segundo ele, outras opções merecem ser exploradas.

    "Atualmente, não existe nenhum outro mecanismo internacional efetivo", declarou Peskov aos jornalistas. "Por outro lado [...] todos os esforços merecem apoio se realmente perseguirem o objetivo da desnuclearização e resolver os problemas das duas Coreias".

    Após um ano de 2018 marcado por uma grande aproximação entre as duas Coreias e de uma primeira e histórica reunião entre Kim Jong Un e Donald Trump, a distensão parece ter desaparecido, sobretudo após o fracasso do encontro em Hanói.

    Kim se reuniu quatro vezes com o presidente chinês, Xi Jinping, três vezes com o presidente sul-coreano Moon Jae-in e uma vez com o presidente do Vietnã desde março de 2018.

    Os analistas consideram que agora está buscando um apoio internacional maior ante a disputa com Washington.

    Moscou defende um diálogo com Pyongyang baseado em um plano definido pela China e a Rússia.

    O país já pediu o alívio das sanções internacionais contra a Coreia do Norte, enquanto o governo dos Estados Unidos acusa Moscou de tentar ajudar Pyongyang a evitar algumas medidas.(AFP )

    CONTINUE LENDO


  • Escritório Olga Engenharia é inaugurado em Brumado

    Engenheira Civil Beatriz Olga

    Na última segunda feira (22), foi inaugurado o mais novo escritório de Engenharia Civil da cidade: Olga Engenharia. A engenheira civil Beatriz Olga trabalha com execução de projeto estrutural, projeto residencial, projeto elétrico, acompanhamento de obra, reforma e orçamento de obra.

    Ao retornar à cidade, trazendo uma novidade para o mercado, ela administrará cursos na área de construção civil como Autocad (Projeto 2D), Revit (Projeto 3D), instalação elétrica (instalação completa de uma casa e projeto para instalação), Eberick (projeto estrutural) e Sketchup (Projeto 3D). Se você está estudando ou pretende ingressar neste mercado, não perca a oportunidade de capacitação!

    O escritório está localizado na praça Pompilio Leite, centro de Brumado. Tel. (77) 9 9906-3027.

    Escritório Olga Engenharia é inaugurado em Brumado


  • Tabela do frete para transporte rodoviário de cargas é reajustada em 4,13%

    Foto: Destaque Bahia

    A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou hoje (24), no Diário Oficial da União (DOU), a resolução que atualiza os valores da tabela do piso mínimo do frete para o transporte rodoviário de cargas, com um reajuste médio de 4,13%. A revisão dos valores foi um ponto do acordo firmado entre o governo e os caminhoneiros na última segunda-feira (22). De acordo com a ANTT, a variação do diesel em relação aos valores da última tabela, publicada em janeiro, foi de 10,69%.

    No dia 17, a Petrobras anunciou um aumento de 4,8% no preço do diesel nas refinarias. Os caminhoneiros reivindicavam a aplicação do dispositivo previsto na Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, instituída pela Lei 13.703 de 2018, que determina a revisão dos valores da tabela sempre que houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel no mercado nacional.



  • Prefeitura de Guajeru solicita apoio para construção de novo Mercado municipal na cidade

    Foto: Divulgação

    A Comitiva de Guajeru, liderada pelo prefeito Gil Rocha, entregou ofício ao deputado estadual Zé Raimundo (PT), nesta quarta-feira (24), solicitando apoio, através de emenda parlamentar, para a construção de um novo mercado municipal na cidade.  Zé Raimundo também acompanhou o giro da delegação de Guajeru pelos órgãos estaduais sediados em Salvador (CERB, SUDESB e EMBASA) para defender demandas do município de ampliação de oferta de água e apoio ao esporte. Integram o grupo de Gil Rocha o vice-prefeito, Gilvan Teixeira, e os vereadores Eliene Rocha, Ney Costa, Zé Carlos e Manoel de Noca.



  • Homem é detido após agredir vizinha com soco no bairro Novo Brumado

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Um homem foi detido pelo grupo A de Motopatrulhamento Carcará após agredir a vizinha no bairro Novo Brumado. De acordo informações da polícia, o indivíduo teria desferido um soco no rosto da senhora, causando-lhe a abertura do supercílio. Em meio a situação, a guarnição, com a permissão da proprietária, adentrou a residência do agressor, que foi então capturado e conduzido à Delegacia Territorial de Brumado.







  • Estudos apontam que mais da metade dos passageiros de ônibus não usam cinto de segurança

    Foto: Reprodução

    Levantamento feito pelo projeto “Passageiro consciente viaja de cinto!”, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), constatou que apenas quatro em cada dez passageiros de ônibus de viagem municipal estavam usando o cinto e segurança. Os dados são preliminares. O levantamento foi feito nas cidades paranaenses de Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel, levando informações a cerca de 6,7 mil passageiros.

    Hoje (24), a iniciativa chegou ao estado de São Paulo, no município de Taubaté. O foco do projeto é conscientizar os passageiros de ônibus para a necessidade do uso do cinto de segurança. As orientações são transmitidas também aos motoristas e funcionários das empresas, para que multipliquem as informações.

    As equipes da ANTT aproveitam ainda para fiscalizar os veículos em relação aos itens de segurança, como saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus e faróis.

    CONTINUE LENDO


  • Bahia já tem 37 presos e quatro apreendidos em operação nacional

    Foto: Divulgação SSP

    A Polícia Civil da Bahia já cumpriu 35 mandados de prisão, três de apreensão, prendeu duas pessoas em flagrante e apreendeu quatro adolescentes durante a Operação #PC27, realizada em diversos estados brasileiros desde as primeiras horas desta quarta-feira (24).
    A operação realizada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) tem o objetivo de dar cumprimento aos mandados de prisão em aberto, derivados de trabalhos investigativos das Polícias Civis. Para as ações, a PC da Bahia conta com 240 policiais atuando na capital e 700 no interior.
    Os alvos dos mandados são foragidos da Justiça que cometeram crimes como, homicídio, feminicídio, latrocínio e estupro. Também são alvos, autores de violência doméstica, crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas. A operação segue em diversos pontos da capital e do interior da Bahia.



  • Tecnologia de Segurança utilizada na Bahia será demonstrada em Brasília

    Foto: Divulgação SSP

    Reconhecimentos Facial e de Placas, uso de câmeras nas principais cidades e ferramentas para ações de inteligência, na Bahia, serão os temas de uma reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Câmara Federal dos Deputados. A audiência pública acontecerá em Brasília, na manhã desta quarta-feira (24).

    O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, foi convidado para explicar como as novas tecnologias estão sendo usadas, pioneiramente, na Bahia, e quais os resultados.

    "Desde 2011  pensamos segurança indo além do convencional. Buscamos novidades em outros países e conseguimos reduzir as mortes violentas, os roubos a bancos, entre outros índices", contou Barbosa.



  • Usuários do Sistema de Saúde já podem consultar os resultados de exames laboratoriais do LACEN pelo site oficial da Prefeitura de Brumado

    Sempre buscando modernizar e dar uma dinâmica constante aos serviços na área de saúde pública, a administração municipal de Brumado vem apresentando importantes avanços que vêm solidificando ainda mais o conceito do município de ser referência regional do setor. Buscando sempre inovar em suas ações, tendo como exemplo as grandes cidades do país, a partir de agora, os usuários da rede pública municipal de saúde em Brumado irão ter acesso, de forma quase que instantânea, aos resultados dos exames laboratoriais, através do site da prefeitura. O objetivo é trazer mais conforto, comodidade e dar condições ao paciente de acessar e imprimir, via online, os resultados de exames em qualquer computador ou localidade. Para obter o resultado do exame, basta o paciente entrar no sistema pelo endereço eletrônico www.brumado.ba.gov.br e clicar no ícone Resultados Exames LACEN.



  • Brumado: Homem morre vítima de atropelamento na Vila Presidente Vargas

    Foto: Destaque Bahia

    Um homem de 36 anos morreu vítima de atropelamento na BR-030, na Vila Presidente Vargas em Brumado, na noite de ontem (23). De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, Welton de Jesus Araújo teria sido atropelado por um caminhão, não resistindo e vindo a óbito no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou o levantamento do corpo. O veículo envolvido no acidente não foi identificado e a ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).







Estamos nas redes sociais