• Temporal do Rio que deixou 10 mortos teve índice recorde de chuva

    Em 24 horas, a chuva no Rio, que deixou dez mortos, chegou a 323 milímetros conforme o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Em abril de 2010, no temporal que deixou 230 mortos na tragédia do Morro do Bumba, o registro foi de 304,6 milímetros. Na maior tragédia por chuva no Rio, em janeiro de 1966, com 250 óbitos, o registro foi de 245 mm. E a chuva continuava à noite.

    Só no Jardim Botânico, na zona sul, uma das áreas mais atingidos, a precipitação em 24 horas foi o dobro da prevista para todo o mês. Em relação aos bairros, os dados foram coletados pelo Alerta Rio, que existe há 22 anos. Às 18h55 de segunda-feira, a prefeitura já decretara estágio de alerta e às 20h55, pouco antes de Lucia e Júlia embarcarem no táxi de Tavares, o órgão reconhecera o estado de crise. “Falei com ela às 21h, por telefone, e depois mais nada”, contou o marido de Lúcia, Carlos Alberto Neves, que estava fora do Rio. “Fui acordado às 4h com a notícia de que elas não tinham chegado em casa.”

    De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, na tragédia de 2010 em Niterói, o índice pluviométrico registrado na cidade vizinha foi de 304 mm em 24 horas. Na mesma ocasião, nos bairros do Jardim Botânico e de São Conrado, o volume de água foi, respectivamente, de 303 mm e 264 mm. Nesta terça, os valores registrados foram de 334 mm e 312 mm.

    “Chuvas acima de 200 milímetros geralmente causam tragédias”, explicou o coordenador 

    geral de operações de modelagem do Cemaden, o meteorologista Marcelo Seluchi. O climatologista Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), explicou que eventos extremos assim serão cada vez mais frequentes, por causa do aquecimento global. “O que era muito raro vai se tornando cada vez menos raro.”

    Crivella diz que vai mudar protocolo de reação

    Especialistas do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) confirmaram que a chuva foi atípica. Mas também apontaram a falta de preparo da cidade para enfrentar tempestades. Houve registro de bueiros entupidos de lixo, sistemas de drenagem de água obsoletos e demora das autoridades para emitir alertas e deslocar equipes de socorro. A CPI das Enchentes, da Câmara, anunciou que vai convocar o prefeito Marcelo Crivella (PRB) a dar explicações.

    Ele admitiu nesta terça rever os protocolos para atendimento da população em caso de enchentes. E informou que será revisto o índice pluviométrico mínimo para o acionamento das sirenes de alerta em comunidades vulneráveis. Também prometeu mais agilidade na mobilização de equipes de socorro.

    “Já era uma coisa que tínhamos visto anteriormente e infelizmente não fomos prudentes para fazer agora, mas o faremos da próxima vez”, afirmou, cerca de 12 horas depois do início da tempestade. “Teremos de ter reboques, equipamentos, pessoal da conservação, da guarda, da CET Rio, da Comlurb, esperando previamente nos locais.”

    Crivella reconheceu que houve demora no atendimento à população. Mas também culpou o excesso de chuva, o horário da tempestade, a falta de investimento “histórica” na cidade. E reclamou de suposta falta de ajuda do governo federal. “Nossas parcerias com o governo federal, neste primeiro ano de Bolsonaro, praticamente pararam”, sustentou.

    Segundo Crivella, apesar de ter ido a Brasília “várias vezes” este ano, ainda não foi assinado repasse de verba para cuidar da rede pluvial, despoluir rios e remover pessoas que vivem em áreas de risco. Procurado, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que, no “Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de contenção de encostas, a Prefeitura do Rio de Janeiro já obteve a garantia de R$ 421 milhões em recursos federais para seis contratos assinados entre os anos de 2010 e 2014”. E destacou que há projetos em análise.(Estadão )

    CONTINUE LENDO


  • Secretário afirma que reconstrução da BA-142 será já tem recurso e será iniciada no segundo semestre de 2019

    Foto: Destaque Bahia

    No próximo semestre já deve ser iniciada a recuperação de trecho da BA 142, numa extensão de 243 quilômetros entre o distrito de Sussuarana (Tanhaçu) e município de Andaraí, passando por Ituaçu, Barra da Estiva e Mucugê. O projeto para a obra começou a ser elaborado assim que  o governador autorizou a sua inclusão no PREMAR- Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias no Estado da Bahia - e a utilização de recursos da reserva que dispõe do Banco Mundial, segundo informou o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra),   Marcos Cavalcante aos deputados  Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), em reunião na tarde desta segunda-feira (8), com a participação do superintendente de Infraestrutura Terrestre, Saulo Pontes.

     

    O governador acabou autorizando a utilização dos recursos de reserva que dispõe do Banco Mundial, já que não saiu a autorização do governo federal para liberação do financiamento aprovado junto ao Banco Europeu, segundo destacou o secretário. Waldenor manifestou a sua satisfação com a notícia de atendimento do pleito que apresentou e vem defendendo em atenção à população da região: "Como frequentador constante da Chapada Diamantina dou o meu testemunho sobre as péssimas condições da estrada, que exigem providências imediatas. E fico feliz porque o governador se mostrou sensível às reclamações da população, autorizando essa importante obra", disse o deputado.

    CONTINUE LENDO


  • Vereador suspeito de matar concunhado a golpes de facão em Sebastião Laranjeiras é preso após se entregar à polícia

    Foto: Reprodução Facebook

    O vereador suspeito de matar o concunhado a golpes de facão, dentro de uma barbearia, na cidade de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia, foi preso após se entregar na Delegacia de Guanambi, na segunda-feira (8).

    Conforme o delegado Romilson Dourado, que investiga o caso, Edson Carlos da Silva Pereira, conhecido como Tuchinha do Leite (PSD) foi até a delegacia de Guanambi, acompanhado do advogado, na tarde de segunda.

    Como havia um mandado de prisão em aberto, o vereador foi preso de forma preventiva. Ainda de acordo com o delegado, o suspeito será interrogado nos próximos dias, para que o inquérito seja concluído.

     

    O vereador estava foragido desde 31 de março, quando o crime ocorreu, no distrito de Mandiroba. As investigações apontam que Edson e Isaque Oliveira tiveram uma discussão durante um churrasco, no dia anterior ao crime.

    Após ser atacado a golpes de facão, Isaque ainda conseguiu sair do estabelecimento, mas caiu na rua. No local, o vereador terminou de golpear a vítima.

    CONTINUE LENDO


  • Prefeitura de Rio do Antônio dará início a Campanha de Vacinação Contra a Gripe

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Rio do Antônio inicia, no próximo dia 10 de abril, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Na primeira fase, a prioridade é para gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias.
    A partir do dia 22, a campanha será ampliada para idosos com mais de 60 anos, profissionais e trabalhadores da saúde e professores da rede pública e particular.
    A vacinação acontece até o dia 31 de maio, o Dia de D será no dia 04 de maio em todo o País.



  • Rio do Antônio: Ação conjunta das Polícias Civil e Militar culmina com a prisão de assaltante

    Foto: Divulgação Polícia Civil

    Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, na madrugada de Segunda-feira, 08, culminou na prisão de Zilton Roberto de Souza Teixeira Barros Bastos, de 29 anos, no distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. 

    Zilton Roberto estava sendo procurado pela Polícia, suspeito de cometer diversos crimes, na noite do último dia 07, tais como o de ameaça, lesão corporal e roubo qualificado, em desfavor de pelo menos cinco vitimas, subtraindo cerca de de R$ 2.000,00 em dinheiro.

    Após investigações prévias, as Polícias Civil e Militar conseguiram chegar ao local onde Zilton estaria homiziado, contudo o criminoso já havia fugido, levando como refém uma pessoa portadora de necessidades especiais, que só foi libertada horas após, na cidade de Caetité-BA. 

    O criminoso somente foi localizado e preso, após retornar ao distrito de Ibitira, já na manhã de 08/04/2919.

    Em Sede Policial, Zilton confessou a prática dos crimes sendo lavrado o auto de prisão em flagrante delito pela Delegada de Polícia Civil Ellen Lages Pierote.



  • Com o tema “Democracia e Saúde”, Prefeitura de Brumado convida a população para VIII Conferência Municipal de Saúde

    Com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde no âmbito municipal, a Prefeitura de Brumado, por meio da SESAU, irá realizar nesta quarta-feira (10) A VII Conferência Municipal de Saúde, que, neste ano de 2019 irá abordar a temática “Democracia e Saúde”. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, com a abertura oficial às 08h. A conferência e um momento muito propício, qualificado e de efetiva participação social, em um processo de discussão dos rumos da política de saúde para os próximos quatro anos. A conferência servirá de base para as diretrizes a serem adotadas e deve apontar as necessidades relacionadas à área de saúde do município. Nesse sentido os trabalhos devem contribuir para a formação da política de saúde e a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS). Serão realizadas palestras muito importantes: Eixo I - Saúde como direito; Palestrante: Dr. Millen de Castro Medeiros de Moura Eixo II - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Palestrante: Geraldo Lino da Silva Junior e Eixo III - Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Palestrante: Rita de Cássia Natividade Ataíde. Na quinta-feira (11) serão realizados trabalhos em grupo, com uma plenária e como encerramento previsto para às 12h. A participação da população é muito importante para conhecer e poder também reivindicar os serviços que são prestados neste setor.



  • Projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde - Hanseníase” estará a partir desta terça-feira em Brumado

    Foto: Divulgação

    O Projeto “Roda-Hans – Carreta da Saúde” visitará o Município de Brumado- BA nos dias 09, 10, 11 e 12 de abril de 2019. A carreta estará instalada no ginásio de esportes Antônio Alves Ribeiro! Não fique de fora!

    O objetivo da ação é conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, além de ofertar o atendimento qualificado, a fim de favorecer o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a DAHW Brasil e da Novartis Brasil.

    A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e totalmente realizado pelo SUS. Mesmo assim, o Brasil ainda é o segundo país que mais diagnostica casos da doença no mundo. Por isso, precisamos mudar esse cenário.

    O projeto “Roda-Hans” é uma iniciativa inovadora nesse processo, que busca não apenas diagnosticar novos casos da doença, mas também conscientizar a população das cidades por onde passa, além de melhorar a capacidade técnica dos profissionais de saúde desses locais.



  • CDL e Sala do Empreendedor de Brumado promoverá palestra para micro e pequenos empreendedores

    Foto: Divulgação

    A Câmara dos Dirigentes e Lojistas de Brumado em parceria com a Sala do Empreendedor de Brumado realizará no dia 24 de Abril, uma palestra com o tema “Descubra os segredos para aumentar o seu público e impulsionar o faturamento da sua Micro ou Pequena Empresa. A palestra ocorrerá às 19h no Clube Social de Brumado e a entrada será 1 quilo de alimento perecível. O palestrante Fred Alecrim, tem vasta experiência na área de Administração e já foi premiado nacionalmente pelo seu trabalho.







  • Vacinação contra a gripe começa amanhã em todo o país

    Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

    Começa nesta quarta-feira (10), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

    A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

    A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo a pasta, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.



  • Passe agora mesmo na Bella Vista Embalagens e confira as promoções imperdíveis para a Páscoa

    Foto: Destaque Bahia

    A Bella Vista Embalagens e Festas já dispõe de diversos produtos para a Pascoa e está com promoções e preços imbatíveis. Lá você encontrará produtos como Chocolates, Caixas de Ovo de Colher, Papéis e muito mais para deixar a sua páscoa muito mais deliciosa. Passe agora mesmo na Bella Vista Embalagens e adquira produtos de qualidade com quem realmente entende do assunto.

    Passe agora mesmo na Bella Vista Embalagens e confira as promoções imperdíveis para a Páscoa

    Foto: Destaque Bahia



  • Adolescente é apreendido com drogas no Bairro de São Félix em Brumado

    Foto: Divulgação Policia Militar

    Por volta de 16h de ontem (08), as guarnições de Motopatrulhamento do Carcará, em rondas pelo bairro São Felix, avistaram um individuo em atitude suspeita e, ao realizarem a busca pessoal, encontraram cinco sacos plásticos acondicionando substância análoga à maconha. Ao ser indagado pelos policiais, o menor informou que possuía outra quantidade de drogas e uma balança de precisão em um terreno baldio, onde foram encontradas mais 39 unidades da mesma substância. 

    Por essa razão, o adolescente e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o ato infracional foi registrado.



  • Menor é apreendido por tráfico de drogas em Jânio Quadros

    Foto: Reprodução | Informe Jânio Quadros

    Por volta de 01h45 de hoje (09), a guarnição Radiopatrulhamento do Destacamento da Polícia Militar de Presidente Jânio Quadros, em rondas pelo município, avistou um adolescente em atitude suspeita e, ao realizar a busca, encontrou dez sacos plásticos acondicionando substância análoga à maconha e três invólucros contendo substância similar à cocaína. 
    Por essa razão, o adolescente e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o ato infracional foi registrado.



  • Brumado: Homem é morto a tiros por indivíduos encapuzados na BR-030

    Foto: Reprodução Whatsapp

    Por volta de 22h30 de ontem (08), um Ituaçuense de 27 anos, identificado como Paulo Henrique de Almeida Rocha, foi morto a tiros na BR-030, próximo a subestação das Coelba em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, um homem que estava com a vítima relatou que transitava em uma motocicleta pela BR-030, juntamente com Paulo Henrique de Almeida Rocha, com destino a Brumado, quando foram abordados por quatro indivíduos encapuzados, que teriam deflagrado disparos de arma de fogo em sua direção, razão pelo que teria desembarcado da moto e corrido até o posto de combustíveis, onde pediu para que um homem acionasse a PM e o SAMU.

    A polícia Militar foi acionada e ao chegar no local encontrou Paulo Henrique caído no acostamento da via, já sem vida. O Departamento de Polícia Técnica de Brumado foi acionado e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal para realização dos procedimentos cabíveis.







  • Bahia fecha trimestre com queda de 16% de mortes violentas

    Foto: Divulgação

    A Bahia terminou o primeiro trimestre de 2019 (janeiro a março) com uma redução de 16,4% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte-, na comparação com os três primeiros meses do ano passado. Salvador, Região Metropolitana e Interior fecharam o período com quedas de 8,8%, 25,5% e 16,9%, respectivamente.

    Na capital foram contabilizados 83 casos, contra 91 em 2018. Já a Região Metropolitana de Salvador (composta de 13 cidades) fechou o período com 41 ocorrências, enquanto no ano passado aconteceram 55. O interior do estado somou 299 registros em 2019, contra 360 no ano anterior.

    “Fechamos 2018 com a maior redução de mortes violentas dos últimos seis anos e estamos mantendo o foco em 2019. Saímos de finais de semana com média de 20 mortes em Salvador e RMS para aproximadamente 12 casos. Isso tudo é resultado de esforço, inteligência e investimento”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.







  • Chapada Diamantina: Gasolina em Rio de Contas chega a R$ 5,20 o litro e consumidores sentem peso no bolso

    Foto: Blog Chapada

    Consumidores da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estão sentindo grande peso no bolso na hora de abastecer seus veículos. De acordo apurou o Blog Chapada, o preço da gasolina aditivada no município chega a custar R$ 5,20 enquanto a comum beira a mesma marca, custando R$ 5,12. Populares disseram a redação que acham o preço abusivo, tendo em vista que em outros municípios o preço do combustível está bem mais baixo.

    A Petrobras anunciou, na última quinta-feira (4), um aumento de R$ 0,10 no preço do litro da gasolina nas refinarias. O novo valor já começará a ser praticado na sexta-feira (5). Segundo a companhia, o litro da gasolina subiu de R$ 1,8326 para R$ 1,9354.

    Em outros municípios a média de preço do mesmo combustível segue uma faixa de R$ 4,49 a R$ 4,95.



Estamos nas redes sociais