• Vereador tem mandato cassado após denúncias de uso e tráfico de drogas em Ibicoara

    Foto: Informe Barra

    O vereador e vice-presidente da Câmara de Ibicoara, Neiton Amorim, teve o seu mandato cassado na última sessão ocorrida na sexta-feira (28). Após as denúncias ocorridas em abril deste ano, a Comissão de Ética avaliou o processo e verificou o uso de drogas como quebra de Decoro Parlamentar e logo após aberto o processo de cassação do mandato. O processo contou com testemunhas que detalharam a situação de uso e tráfico.

    Vereador tem mandato cassado após denúncias de uso e tráfico de drogas em Ibicoara

    Foto: Informe Barra

    Vale ressaltar que a câmara é soberana em processos de decoro parlamentar e outras instâncias judiciais não podem interferir no procedimento. A justiça pode apenas avaliar se o procedimento foi feito de forma correta.

    Quando o vereador decidiu apresentar sua defesa na justiça o pedido foi negado pelo Juiz e também pela Desembargadora. 

    A câmara então institui um decreto de cassação do mandato e a justiça eleitoral será informada para que saiba que ele não possui mais mandato e o suplente assuma a vaga.

    Veja o vídeo:







  • Quatro pessoas são presas por arrombamento e roubo em Maetinga

    Foto: Destaque Bahia

    A Polícia Militar prendeu quatro indivíduos após arrombamento a um estabelecimento comercial em Maetinga. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, as equipes dos Destacamentos de Maetinga e Presidente Jânio Quadros diligenciaram à Travessa Miguel Pereira Campos, próximo a Prefeitura Municipal, onde constataram que o comercial Conquista Cred havia sido arrombado. Populares informaram aos policiais que quatro pessoas seriam autoras do crime, pelo que indicaram os nomes e endereços. Em continuidade da diligência, as guarnições capturaram os quatro suspeitos e recuperaram parte dos objetos subtraídos: quatro hidratantes e três desodorantes, no valor de aproximadamente R$200 (duzentos reais). Diante dessas circunstâncias, os suspeitos e vítima foram conduzidos à sede da Delegacia Territorial Brumado, onde o fato foi registrado. A identidade dos envolvidos não foi revelada.



  • Malhada de Pedras realiza investimentos nas estradas vicinais visando trafegabilidade em períodos chuvosos

    Foto: Divulgação

    Mesmo diante das dificuldades que afetam os municípios, principalmente devido à crise econômica que assola o país, a prefeitura de Malhada de Pedras vem realizando ações para melhoria da qualidade de vida da população. Diversos investimentos realizados na zona rural do município estão contribuindo para a trafegabilidade e acesso da população a sua moradia. Sendo assim, estão sendo instalados pontilhões na localidade de Riacho de Zé Pinheiro, visando à locomoção dos moradores em períodos chuvosos. Essa obra é uma reivindicação antiga da população local, que sempre sofreu com os efeitos das chuvas na referida estrada.

    Outras duas estradas do município também receberão a obra, entre elas na comunidade de Lagoa comprida, com acesso a BR 030.



  • Duas pessoas morrem em grave acidente na BA-148 em Jussiape; brumadense foi uma das vítimas

    Foto: Destaque Bahia

    Um grave acidente ocorrido na noite de domingo (30), deixou duas vítimas fatais na BA-148, próximo a cidade de Jussiape, na Chapada Diamantina. De acordo informações passadas a nossa redação, as vítimas viajavam em um veículo Cross Fox com mais dois ocupantes quando o condutor teria perdido o controle da direção e capotado. Ainda segundo informações, a brumadense Riane Mendes Andrade e um homem identificado como Antônio Carlos foram lançados para fora do carro, vindo a óbito no local. Os demais envolvidos no acidente foram socorridos por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ainda não há informações sobre seus estados de saúde. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local realizando a remoção dos corpos para o IML de Brumado.



  • Último fim de semana antes da eleição é marcado por atos pró e contra Bolsonaro

    O último fim de semana antes do 1º turno, em 7 de outubro, foi marcado por atos pró e contra o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro.

    No sábado (29.set.2018), foram registradas manifestações em protesto ao militar nos 26 Estados e no Distrito Federal. Os atos foram promovidos em mais de 100 cidades. Organizados pelo coletivo ‘Juntas’, o movimento #EleNão foi difundido por artistas nacionais e internacionais.

    Neste domingo (30.set), apoiadores do militar também foram às ruas em todas as unidades da Federação para defender sua candidatura. Foram realizadas caminhadas e carreatas em pelo menos 60 cidades.

    O Poder360 resume a seguir como foram as manifestações nas principais capitais:

    Último fim de semana antes da eleição é marcado por atos pró e contra Bolsonaro

    São Paulo

    Contra: O ato começou no Largo da Batata, na Zona Oeste, às 15h deste sábado. Artistas e movimentos de esquerda participaram da manifestação, que terminou cerca de 20h30 na Avenida Paulista. Os organizadores falam em 500 mil pessoas. A Polícia Militar não divulgou estimativa.

    Os candidatos à Presidência Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (Psol) e Vera Lúcia (PSTU) participaram. Também estiveram no local os vices Manuela D’Ávila (PC do B), de Fernando Haddad (PT), Kátia Abreu (PDT), de Ciro Gomes (PDT), e Sonia Guajajara (Psol), de Guilherme Boulos.

    A favor: O ato começou às 14h na Avenida Paulista. Apoiadores do militar vestiam verde e amarelo e gritavam frases como: “Eu vim de graça”. Antes das 17h, uma forte chuva fez os manifestantes se dispersarem. O público não foi estimado.

    Filho do candidato, Eduardo Bolsonaro participou do ato. Disse que “mulheres de direita são muito mais bonitas do que as de esquerda” e que “se a urna não for fraudada” ganharão no 1º turno. Bolsonaro ficou em repouso em casa, mas mandou uma mensagem aos apoiadores.

    Rio de Janeiro

    Contra: Manifestantes se reuniram na região da Cinelândia, em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no início da tarde de sábado. O movimento terminou cerca de 21h após percorrer o centro do Rio. A música “Bella Ciao”, símbolo contra o fascismo italiano, foi cantada. O público não foi estimado.

    Metrô Cinelândia no Rio de Janeiro na chegada do ato #EleNao pic.twitter.com/RyqZE6YIGt

    A favor: O ato deste domingo ocorreu em Niterói e começou por volta das 10h. O filho do militar e candidato a senador pelo PSL,Flávio Bolsonaro, participou. Segundo a Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas participaram.

    Distrito Federal

    Contra: No centro da capital federal, o ato começou às 15h e reuniu cerca de 7.000 pessoas, segundo a Polícia Militar. A organização afirma que foram mais de 30.000. Os manifestantes vestiram camisetas 

    com mensagens como “Lute como uma Garota” e “Ele Não!”.

    A seguir, imagens feitas pelo fotógrafo do Poder360, Sérgio Lima:

    A favor: A manifestação começou às 10h no Museu da República. Os manifestantes fizeram carreata pela Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar estima que de 10 a 12 mil veículos foram utilizados no protesto para buzinar e hastear bandeiras do Brasil.

    Último fim de semana antes da eleição é marcado por atos pró e contra Bolsonaro


  • Terapia imune contra câncer leva Prêmio Nobel de Medicina

    Os pesquisadores James P. Allison, dos EUA, e Tasuku Honjo, do Japão, foram laureados nesta segunda-feira, 1, com o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia pela descoberta de uma terapia contra câncer por inibição da regulação imunológica negativa.

    Allison, chefe do Departamento de Imunologia do MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, estudou uma proteína que funciona como um freio para o sistema imunológico. Ele percebeu o potencial de soltar esse freio e assim liberar as células imunológicas para atacar tumores. Ele desenvolveu esse conceito em uma nova abordagem para o tratamento de pacientes.

    Honjo, da Universidade de Kyoto, descobriu uma proteína nas células do sistema imunológico e revelou que ela também funciona como um freio, mas com um mecanismo de ação diferente. Terapias baseadas em sua descoberta mostraram-se surpreendentemente eficazes na luta contra o câncer.

    Para os organizadores da premiação, a descoberta laureada neste ano constitui um marco na luta contra o câncer por aproveitar a capacidade do sistema imunológico de atacar as células cancerígenas soltando os freios das células do sistema imunológico.

    O prêmio é entregue pelo Instituto Karolinska, na Suécia, e abre a temporada de 2018 do Prêmio Nobel. Nesta terça-feira será a vez de Física e na quarta, de Química. Na sexta-feira será entregue o da Paz. E na segunda, 8, o de Economia.



  • Brumado: Polícia apreende droga no Bairro São Félix e conduz duas pessoas para a delegacia

    Por volta de 23h30min, de ontem (29), uma guarnição do PETO,  comandada pelo Coordenador de Área, abordou na rua da Abolição, São Félix, um indivíduo de nome Isaac, que portava 10 (dez) papelotes de substância análoga a cocaína. Indagado sobre a origem do material, o jovem informou que adquiriu de um homem conhecido por "Robertinho", que seria revendedor de entorpecentes. Em continuidade à diligência, a guarnição dirigiu-se ao endereço indicado por Isaac, onde encontrou Roberto, que autorizou a entrada dos policiais em sua residência. No local, após buscas minuciosas,  foram encontrados aproximadamente 300 gramas de substância análoga à cocaína, uma balança de precisão, um caderno com anotações diversas e R$ 305 em espécie. Diante dessas circunstâncias, os envolvidos e o material apreendido foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20°COORPIN, onde o fato foi registrado.

     

    MATERIAL APREENDIDO

     

    10 (dez) papelotes de substância análoga à cocaína

    Aproximadamente 300 (trezentos) gramas de substância análoga à  cocaína.

    01 (uma) balança de precisão, 01 (um), caderno de anotações e 305 reais em espécie.



  • Prefeito de Guajeru e esposa passam bem apos acidente, afirma Assessoria de comunicação

    Foto: Destaque Bahia

    O prefeito de Guajeru Gil Rocha e a Primeira Dama Marta Lima, sofreram um acidente no entroncamento da BR-030, com a BA-026, na madrugada deste sábado (29).

    Prefeito de Guajeru e esposa passam bem apos acidente, afirma Assessoria de comunicação

    NOTA

    O Governo de Guajeru vem esclarecer a toda população guajeruense, bem como aos veículos de comunicação, sobre o acidente ocorrido na madrugada deste sábado, 29, no entroncamento da BR-030 com a BA-026, entre os municípios de Brumado e Malhada de Pedras, envolvendo o prefeito Gil Rocha; a primeira dama, Marta Santos Lima Rocha; o assessor de gabinete, Edicarlos Souza Costa; a secretária de Saúde, Érica Leal e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Izaias Rodrigues.

    As últimas informações são que todos os envolvidos no acidente passam bem não correm risco de morte. A primeira dama, Marta Lima, teve uma lesão na bexiga e segue internada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, com quadro estável, após ter passado por um procedimento cirúrgico. O prefeito Gil Rocha teve ferimentos na cabeça, mas também está fora de perigo. Ele será transferido para Vitória da Conquista onde será melhor avaliado por um neurocirurgião, mas seu quadro também é estável. Os demais ocupantes tiveram escoriações e ferimentos leves. Eles passaram por uma bateria de exames e seguem em observação, também no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, com quadro estável.



  • Rio do Antônio está à beira de um colapso financeiro, afirma presidente da câmara

    Vereador André Berkovitz. Foto: Destaquebahia

    O município de Rio do Antônio está à beira de um colapso financeiro, afirma o presidente da câmara André Berkovitz.
    De acordo com o vereador, até os serviços basicos estão ameaçados, pois, fornecedores estão sem receber e já começaram a suspender os fornecimentos de produtos; a exemplo da gasolina: "Se alguém precisar de um carro da prefeitura para uma viagem, só vai ter se colocar do próprio bolso o combustivel", disse o vereador; acrescentando que: "O município não está cumprindo com o compromisso de pagamento da maioria dos fornecedores de produtos e serviços para a prefeitura. A exemplo dos postos de combustíveis, empresas de alimentação e até mesmo insumos hospitalares não estão sendo entregues por falta de pagamento. A dívida ultrapassa R$ 1,5 Milhão. O colapso que beira o município está ligado diretamente ao grande número de contratações realizadas pela prefeitura, que aumentou relativamente do ano de 2016 até hoje. Há empresas que estão sem receber desde o ano passado, como é o caso da prestadora de serviços da área de limpeza pública, e outras que estão parando de fornecer produtos porque não receberam. Alguns ônibus escolares e até mesmo ambulâncias estão parados e há uma grande probabilidade dos funcionários da prefeitura terem seus pagamentos atrasados a partir deste mês. Temos em torno de 680 funcionários, 'é gente pra dar, vender, emprestar e ainda sobra'. Nosso índice pessoal já chega a 90% e mesmo assim o prefeito continua contratando, e o valor que o município recebe é praticamente a conta de pagar a folha, e ainda estão atrasando o pagamento dos funcionários", declarou o vereador. Não conseguimos contato com a prefeitura, mas o site está a disposição para futuros esclarecimentos.



  • Brasil criou 221 mil empregos formais em 2017, após dois anos de queda

    Após duas grandes quedas consecutivas, o emprego formal no Brasil voltou crescer em 2017, com o país registrando saldo de 221 mil novos postos de trabalho em diferentes atividades do setor público e privado. Com o aumento de 0,48%, em comparação com o ano anterior, o estoque de vínculos trabalhistas fechou o ano passado em cerca de 46,3 milhões de empregos. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada hoje pelo Ministério do Trabalho.

    O saldo positivo na evolução dos empregos formais reverte tendência de queda, mas não recupera o nível do mercado de trabalho apresentado em anos anteriores. Em 2015 e 2016, o país perdeu 1,5 milhão e 2 milhões de empregos formais, respectivamente. Comparado à série histórica, o estoque de vagas de trabalho no ano passado se mantém inferior ao de períodos anteriores, como 2013 (48,9 milhões), 2014 (49,5 milhões) e 2015 (48 milhões).

    Os números revelam expansão no emprego formal tanto de homens quanto de mulheres, o que, segundo o Ministério do Trabalho, reflete uma tendência de ampliação feminina na força de trabalho. Os postos de trabalho registraram aumento de 0,53% nas vagas destinadas a mulheres, enquanto o aumento nas vagas ocupadas por homens alcançou 0,44%.

    CONTINUE LENDO


  • Polícia Civil prende homem que estuprou a própria filha em Livramento de Nossa Senhora

    Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) lotados nas Delegacias de Livramento de Nossa Senhora e Brumado cumpriram no povoado da Barrinha, mandado de prisão por condenação expedido em desfavor de JOSÉ REIS DE JESUS LIVRAMENTO, de 48 anos de idade, natural de Livramento de Nossa Senhora-BA, por ter praticado o crime de estupro de vulnerável contra sua própria filha menor, fato ocorrido no ano de 2009.

    José Reis permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora até sua ulterior remoção para uma unidade prisional da SEAP.



  • II Dia de Campo será realizado neste sábado em Ibicoara; veja o vídeo

    Foto e fonte: Blog Chapada

    Será realizado neste sábado, 29, no município de Ibicoara, o II Dia de Campo - Cafeicultura Sustentável; que é organizado pela Prefeitura Municipal de Ibicoara em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e tem o apoio do Sebrae, Sennar e outras empresas.
    Em entrevista à nossa reportagem, a engenheira Agrônoma, Tatiana Portela, falou sobre o evento; representantes da empresa Olam Coffee, que atua em vários países e que montou um laboratório para análise do café para o II Dia de Campo, também falaram à nossa reportagem; confira abaixo o vídeo da entrevista.







  • Prazo para quem tem menos de 60 anos sacar PIS/Pasep termina hoje

    O prazo para sacar as cotas do PIS/Pasep para quem tem menos de 60 anos termina nesta sexta (28). 

    Para facilitar o atendimento aos cotistas que ainda não sacaram seu dinheiro, as agências da Caixa ficarão abertas duas horas a mais. Em São Paulo, as agências funcionarão das 9h às 17h nesta sexta, exceto nas unidades localizadas em shoppings.

    Tem direito a sacar as cotas do PIS/Pasep quem trabalhou em empresas privadas ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988, independentemente da idade.

    Os trabalhadores de empresas privadas precisam procurar uma agência da Caixa para fazer o saque. Os servidores públicos devem ir até uma agência do Banco do Brasil.

    Depois desta sexta, volta a valer a regra de liberação dos saques somente para os casos de aposentadoria, idade a partir de 60 anos, invalidez (inclusive do dependente), morte do cotista (habilitando o herdeiro a sacar) e algumas doenças graves, como câncer, aids, Parkinson e tuberculose (incluindo o dependente).

    Nesses casos, é possível fazer os saques a qualquer momento, sem necessidade de seguir cronograma, e o prazo continua aberto por tempo indeterminado.

    Como saber se você tem direito a sacar o PIS/Pasep

    Trabalhadores de empresas privadas podem consultar se têm saldo das cotas do PIS a receber pelo site da Caixa, pelo aplicativo, pelos terminais de autoatendimento com o Cartão Cidadão ou nas agências do banco.

    Servidores públicos podem consultar se têm saldo das cotas do Pasep a receber pelo o site do BB, pelo SAC, pelos terminais de autoatendimento com o Cartão Cidadão ou nas agências do banco.

    Para sacar as cotas do Pis/Pasep, basta ir a qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil e apresentar um documento com foto. 



  • Operação Midas prende mais 2 mil pessoas em ações pelo país

    A Operação Midas, a terceira coordenada pelo Sistema Único de Segurança Pública (Susp), cumpriu 901 mandados de busca e apreensão em 25 estados e no Distrito Federal. Ao todo, foram presas 2.743 pessoas, dos quais 164 adolescentes, que foram apreendidos. A operação recolheu 160 armas em dois dias de atividades, das quais participaram 10.249 policiais civis. 

    “Ao tirar 2.743 criminosos que cometeram, estavam para cometer e, às vezes, já tinham cometido diversos outros crimes, [a polícia] evidentemente combate a violência e amplia a percepção de segurança das pessoas”, afirmou o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A operação também recuperou 103 veículos roubados.

    O ministro ressaltou que o combate aos assaltos às agências bancárias e caixas eletrônicos inibe o financiamento de outros crimes. De acordo com ministro, até o fim do ano, a pasta deve articular mais três operações nacionais integradas de combate à criminalidade. 

    “Nós estaremos em breve fechando um acordo com a Febraban [Federação Brasileira de Bancos], que reúne todos os bancos brasileiros, para, conjuntamente, a partir de informações que vêm dos próprios bancos e da inteligência, avançarmos no sentido de combater esse crime que é, sem sombra de dúvida, base e gera recursos de giro para outros crimes e, por isso mesmo, tem que ter prioridade no seu combate”, afirmou Jungmann. 

    Segundo o presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, uma investigação prévia em Goiás levou à apreensão de 33.495 comprimidos de ecstasy, avaliada em mais de R$ 500 mil. “Embora seja de pequeno valor em termos de volume, é de grande valor pelo significado: a venda desse tipo de droga”, disse Wendt.

    “Em vários estados há, também, a correlação do crime patrimonial com o tráfico de drogas, uma relação que não se via 20 anos atrás justamente porque esses grupos acabam atuando de maneira organizada, faccionada, fazendo com que um delito fomente o outro”, completou. 

    Intervenção no Rio

    Em entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Michel Temer admitiu nesta terça-feira (25) suspender, provisoriamente ou definitivamente, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro para votar a reforma da Previdência ainda neste ano. Segundo Jungmann, essa decisão só deve ser tomada após as eleições deste ano.

    “Nenhuma decisão virá a ser tomada antes do primeiro e do segundo turno [das eleições]. Então, qualquer decisão sobre essas conversas e estudos que o presidente está fazendo só vamos ter a partir do segundo turno das eleições presidenciais”, afirmou. 

    Para o ministro, não deve haver impacto nos resultados da intervenção. caso seja mantida a estrutura de Garantia da Lei e da Ordem. bem como o papel das Forças Armadas no estado do Rio de Janeiro. 

    “Se houver a decisão de votar algo muito importante, que é a Previdência, eu acredito que, se nós permanecermos com a GLO, que é tocada pelas Forças Armadas, e se o planejamento em que aqueles que estão nos cargos permanecerem pelo menos até o fim do ano, não teremos nenhum prejuízo [na intervenção federal]”, disse. 

    A proposta de reforma da Previdência já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, criada para tratar do tema, em maio de 2017, mas sua tramitação foi interrompida quando o governo decretou a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. A Constituição Federal não permite que sejam feitas emendas ao seu texto enquanto ocorrem intervenções.(Agência Brasil )

    CONTINUE LENDO


  • MEC pede alteração do início do horário de verão por conta do Enem

    Foto: Reprodução

    O Ministério da Educação (MEC) solicitou ao presidente Michel Temer o adiamento do início do horário de verão em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O horário de verão está previsto para iniciar no dia 4 de novembro, data marcada para a realização do primeiro domingo de provas do exame.

    Com o início do horário de verão, os relógios em dez estados e no Distrito Federal devem ser adiantados em uma hora. A avaliação do MEC é que a alteração no horário poderia gerar confusão, fazendo com que candidatos possam perder o exame por conta da alteração no horário.

    As datas das provas do Enem foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 18 de janeiro deste ano para os dias 4 e 11 de novembro. No dia 4, serão aplicadas as questões de linguagem, ciências humanas e redação, com duração prevista de 5h30. No dia 11, será a vez das questões envolvendo ciências da natureza e matemática, com duração de 5h. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h.

    Tradicionalmente, o horário de verão tem início partir da meia-noite do terceiro domingo de outubro. Mas, um decreto do dia 15 de dezembro do ano passado, alterou a data, definindo que o início do horário de verão ocorra no primeiro domingo de novembro.

    A alteração atendeu a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que havia solicitado que a mudança não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para 28 de outubro.

    O tribunal argumentou que a alteração visava dar mais agilidade na apuração e divulgação dos resultados das eleições. Segundo o TSE, a realização do segundo turno durante o horário de verão teria o início das apurações com horários diferentes em alguns estados que não implantam o horário de verão.

    Ainda não há uma resposta do Palácio do Planalto a respeito do pedido do MEC. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não discute a possibilidade de alterar das datas das provas. Caso o pedido não seja acatado, o horário de verão começará à 0h do dia 4 de novembro e terminará em 16 de fevereiro de 2019.

    Durante este período, os relógios serão adiantados em uma hora nos municípios dos estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais