• Caminhão perde freio ao descer trecho urbano na BA-142 em Ituaçu

    Na noite de quinta-feira (29/08), mais um acidente envolvendo caminhão que perdeu freio, foi registrado no trecho urbano na BA-142, no município de Ituaçu. Segundo informações eram por volta das 19:30 hrs, quando um caminhão desgovernado desceu a serra, atingindo a área da casa demolida, onde em abril do ano passado, morreram mãe e filha. Câmeras de segurança flagraram o momento do ocorrido. “Precisamos que façam alguma coisa, pois isso é um problema que acontece direto. No ano passado o prefeito prometeu instalar proteções, mas até agora nada. Começaram a construir caixa de brita, mas pararam e a obra está abandonada”, relatou um popular que divulgou o vídeo para o Blog do Anderson. O condutor do veículo teria sofrido ferimentos leves, sendo encaminhado para o Hospital Municipal Rubens Costas Santos. O caminhão que está carregado de placas de madeira estava no local do acidente até a manhã desta sexta-feira (30). 







  • Taxa de desemprego em julho é a menor desde dezembro de 2014

    A taxa de desemprego registrada no trimestre em julho deste ano (6,8%) é a menor desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014 (6,6%). É também a menor para um trimestre encerrado em julho desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Os dados da Pnad Contínua foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda da taxa em julho foi puxada tanto pela redução da população desocupada, ou seja, aquelas pessoas que estão procurando emprego, quanto pelo aumento da população ocupada. O contingente de desocupados recuou 9,5% em relação ao trimestre anterior (encerrado em abril) e 12,8% na comparação com o trimestre encerrado em julho do ano passado, atingindo o número de 7,4 milhões de pessoas, o menor patamar para o período na série histórica. A população ocupada, ou seja, aquela que está trabalhando, atingiu o valor mais alto para o período na série histórica: 102 milhões de pessoas. Foram altas de 1,2% no trimestre (mais 1,2 milhão de trabalhadores) e de 2,7% no ano (mais 2,7 milhões de pessoas). O nível de ocupação, que representa o percentual de pessoas trabalhando, em relação ao total de pessoas em idade de trabalhar, chegou a 57,9%, um avanço em relação ao trimestre anterior (57,3%) e ao ano anterior (56,9%). De acordo com o IBGE, parte da criação de postos de trabalho foi observada no setor informal. O total de pessoas trabalhando na informalidade chegou a 39,45 milhões no trimestre encerrado em julho deste ano, o segundo maior patamar da série histórica, ficando abaixo apenas do observado em dezembro do ano passado (39,53 milhões). O contingente de trabalhadores informais cresceu 1,1% em relação ao trimestre anterior e 1,3% na comparação com julho do ano passado. Os empregos formais representam, portanto, a maior parte da geração de postos de trabalho em julho, seja por meio de empregos públicos seja através de ocupações no setor privado com carteira de trabalho assinada ou por conta própria com CNPJ. Segundo Adriana, isso representa uma qualidade melhor do mercado de trabalho.



  • Trio é preso por sequestro de jovem autista na Bahia

    Três pessoas foram presas pelo crime de sequestro e cárcere privado contra uma jovem de 19 anos no Distrito do Caípe, em São Francisco do Conde, no interior do estado. O trio, composto por dois homens e uma mulher, foi localizado em um imóvel onde mantinham em cativeiro uma jovem que, segundo sua mãe, tem o Transtorno do Espectro Autista. A vítima ainda teria sido vítima de abuso sexual. “Segundo as investigações, a vítima saiu de casa para conhecer um homem, mas foi deixada no imóvel durante três dias. Ela, então, conseguiu enviar a uma pessoa de confiança, fotos de onde estava”, afirma a Polícia Civil em nota à imprensa. Com a denúncia de que a jovem estaria aprisionada, os agentes conseguiram localizar o cativeiro e libertar a mulher. Apesar disso, as investigações continuam para localizar envolvidos em crimes contra a dignidade sexual da mesma. O caso foi registrado por agentes da 21ª Delegacia Territorial.



  • Bombeiros apagam incêndios florestais em Érico Cardoso, Rio de Contas e outras cidades

    Incêndios florestais foram apagados em cinco cidades baianas nesta quinta-feira (29). A Operação Florestal 2024 realizada pelos bombeiros militares atendeu os municípios de Muquém de São Francisco, Wagner, Paratinga, Érico Cardoso e Rio de Contas. Também foram identificados incêndios florestais nas cidades de Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Angical, Juazeiro e Casa Nova. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes seguem atuando para extinguir as chamas nestes locais. Além da resolução dos incidentes, a operação atua realizando ações preventivas, orientando cidadãos acerca de como evitar incêndios florestais. As conscientizações são feitas nos municípios de Barreiras, Serra do Ramalho, Vitória da Conquista. A área é atendida por cinco bases florestais, nas quais estão ativos 141 bombeiros militares.







  • MP denuncia nove pessoas por organização criminosa na Bahia

    O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou nove pessoas envolvidas em uma organização criminosa com atuação na administração municipal de Porto Seguro, incluindo um esquema de comercialização de licenças ambientais para empresários da região. A denúncia foi recebida hoje, dia 29, pela Justiça. Elas foram denunciadas por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, por integrarem organização criminosa e por falsidade ideológica. De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), o grupo criminoso atuava há anos dentro da Prefeitura de Porto Seguro, com alguns de seus integrantes se valendo da função de servidor público para solicitar propina com o objetivo de facilitar as licenças ambientais de grandes empreendimentos imobiliários. Conforme a denúncia, trata-se de uma organização criminosa formada por um núcleo público de servidores e outro núcleo privado. Foram denunciados Igor Carvalho Nunes Oliveira e Marcio Gil de Andrade Nascimento, que fazem parte do núcleo de servidores públicos; e Marcelo Vaz Castelan, Alan Capichaba Cancela, Adson Alves de Souza, Thiago Biazatti, Breno de Jesus Amorim, Reginaldo Bonatto e Elias de Menezes Ferrette, que integram o núcleo  privado. Em fevereiro deste ano, o denunciado Igor Carvalho foi afastado do serviço público e desde então passou a atuar no núcleo privado, junto aos empresários. O grupo atuava viabilizando a licença do “habite-se”, reduzindo taxas de impacto ambiental para porcentagens que normalmente não seriam praticadas, articulando a confecção de “estudos” para obtenção de licenças, recebimento de propinas para acelerar o processo de licenciamento e, ainda, realizando demandas que se tornassem necessárias para seus “clientes”, mediante pagamento de vantagens indevidas.







  • Professores da Uneb rejeitam proposta de acordo e marcam paralisação para setembro

    Professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) não aceitaram a proposta de recomposição salarial do governo. Em reunião na quinta-feira (29), os docentes ainda aprovaram uma paralisação no dia 11 de setembro. A Associação dos Docentes da UNEB (Aduneb) afirma que as perdeas salarias devido a falta de recomposição da inflação, desde 2015, chegam a 35%. A atual proposta do governo, que foi rejeitada pela categoria, previa o pagamento tendo como base o teto da inflação de 4,5%, mais um acréscimo de 1,2%.De acordo com a direção do sindicato, até o momento não foi apresentada nenhuma proposta satisfatória sobre a recomposição salarial. A próximo  com o governo estadual acontece no dia 11 de setembro, mesmo dia da paralisação. Na data, a categoria deve apresentar uma contraproposta.







  • Delegacia de Proteção à Pessoa localiza cerca de 200 desaparecidos em 2024

    As pessoas que estão à procura de algum familiar desaparecido podem contar com a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), unidade especializada da Polícia Civil localizada no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Itapuã. De janeiro a julho deste ano, 183 pessoas desaparecidas foram localizadas. A delegada titular da DPP, Ana Cristina Santos Silva de Carvalho, alerta que o primeiro passo ao notar o desaparecimento de alguém próximo é fazer o registro da ocorrência. Na capital baiana, as pessoas podem procurar a delegacia especializada, mas em casos ocorridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior, o registro é realizado em qualquer unidade da Polícia Judiciária. Na DPP, após o registro da ocorrência, os investigadores coletam dados dos desaparecidos com o objetivo de facilitar a busca, além de inserir imagens e informações no site e na rede social da delegacia. “Durante a investigação é importante que familiares colaborem com todo tipo de elemento ou fato novo, para que possamos ter êxito na localização. Caso o desaparecido retorne para casa ou seja encontrado por outro meio, reforçamos que o comunicante nos informe para finalizarmos a procura”, detalhou. Segundo a autoridade policial, o uso da tecnologia também ajuda em alguns casos. “Quando uma criança ou adolescente desaparece, o Amber Alert é ativado e encaminhado às plataformas da Meta para publicação do alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido”, concluiu.







  • Dupla é procurada pela polícia após roubar um correspondente bancário em Ituaçu

    Uma dupla é procurada pela polícia após roubar um correspondente bancário em Ituaçu. O crime ocorreu na última terça-feira (27). Câmeras de segurança registraram o momento da ação. os suspeitos chegaram ao local a bordo de uma moto. Eles entram no estabelecimento e momentos depois saem do local e fogem de motocicleta. Um deles aparece com uma arma em punho. Diversas pessoas passavam pelo passeio do estabelecimento. Até o momento não há informações sobre o prejuízo causado nem sobre o paradeiro dos assaltantes.







  • Em menos de ano população baiana cresce em mais de 700 mil pessoas, indica IBGE

    A população baiana cresceu em mais de 700 mil pessoas em menos de um ano, indica o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024. Os dados levam em conta as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. A população da Bahia atingiu 14.850.513 pessoas, configurando um crescimento de 5% em relação ao número de 2023. Com isso, o estado se mantém como o quarto mais populoso do país, ficando atrás do Rio de Janeiro, com 17.219.679, de Minas Gerais, com 21.322.691, e São Paulo, que aparece em primeiro lugar, com 45.973.194 pessoas. No mesmo censo, os estados que marcaram índices populacionais mais baixos foram Acre (880.631), Amapá (802.837) e Roraima (716.793). O Brasil contabiliza, no ano de 2024, uma população de 212.583.750 habitantes. As estimativas, referenciadas em 1º de julho de 2024, são utilizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM). Seu levantamento final é resultado de um cálculo que se baseia nas populações do Brasil e das Unidades da Federação obtidas nas Projeções da População mais recentes, e no crescimento populacional de cada município, a partir dos dois últimos Censos Demográficos, em 2010 e 2022. As tabelas, divulgadas pelo Diário Oficial da União (DOU), seguem as atualizações de limites territoriais determinadas no último ano.



  • Vereador Rey de Domingão perde processo na justiça contra jornalista Fabiano Neves

    O vereador Reinaldo de Almeida Brito “Rey de Domingão” perdeu na justiça em um processo que moveu contra o jornalista Fabiano Neves, alegando desacato. O fato aconteceu em 2022 quando o jornalista usou a Tribuna Livre da Câmara para se defender de acusações feitas pelo vereador referente a uma contemplação no projeto cultural Aldir Blanc. Ao usar a Tribuna Livre o Fabiano Neves se dirigiu ao vereador de forma contundente, o que foi visto pelo edil como um desacato. Uma grande discussão se formou e o Rei chegou a chamar a polícia para prender o jornalista. Ambos foram parar na delegacia onde registraram a ocorrência. Rey de Domingão ainda entrou na justiça conforme o processo 0002180-09.2022.8.05.0032. Em decisão publicada no último dia 27, o Juiz Rodrigo Medeiro Sales declarou que “[…] Embora o conteúdo possa ser considerado ofensivo, não verifica qualquer menosprezo ou desprestígio à função pública exercida pelo vereador…” A decisão foi pelo arquivamento e extinção da punibilidade do autor.







  • MPBA e PM desmontam esquema criminoso de contratações públicas

    O Ministério Público da Bahia, junto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 29, operação contra esquema criminoso de contratações públicas irregulares realizadas pela Prefeitura de Mansidão, no extremo oeste baiano. Um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma. Eles são investigados por crimes contra a Administração Pública municipal. Três já foram denunciados pelos delitos. Os processos correm sob sigilo e as investigações continuam. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, em residências de agentes públicos e em escritórios de contabilidade nos municípios baianos de Mansidão, Wanderley, Barreiras e em Brasília (DF). Foram apreendidos R$ 140 mil em espécie, celulares, documentos e talões de cheque. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça, que também determinou bloqueio de bens dos acusados a pedido do MPBA. A ação foi deflagrada por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP baiano; da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe Cerrado) da PM e do Gaeco do MP do Distrito Federal.



  • Brasil registra mais de 212 milhões de habitantes em junho de 2024, diz IBGE

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (29), que a população estimada do Brasil chegou a 212,6 milhões de habitantes, com data de referência em 1º de julho deste ano. O dado faz parte do estudo Estimativas da População 2024, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos. Entre as 15 cidades com mais de 1 milhão de pessoas, 13 são capitais. “Ao todo, 42,7 milhões de habitantes estão nessas cidades, representando 20,1% do total do país”, afirma o IBGE. Os únicos que não são capitais e aparecem na lista são: Guarulhos (1,3 milhão) e Campinas (1,2 milhão), os dois em São Paulo. “Eles também são os municípios mais populosos entre os 26 municípios com mais de 500 mil habitantes que não são capitais. São Gonçalo (RJ) é o terceiro, com 961 mil”, informou o IBGE.



  • Auditoria aponta irregularidades em obra de cemitério em Mirante

    Na sessão desta quarta-feira (28/08), os conselheiros da 2ª Câmara julgadora do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram as conclusões contidas no relatório de auditoria realizada no município de Mirante, que apontam irregularidades em obra de engenharia para construção de cemitério municipal (capela e muro), feita pela empresa “JD2 Engenharia e Locação LTDA”, durante o exercício de 2020, sob responsabilidade do ex-prefeito Francisco Lúcio Meira Santos. O conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, multou o ex-prefeito em R$2 mil e imputou o ressarcimento com recursos pessoais do montante de R$7.761,10. O relatório técnico aponta irregularidades atestadas em laudo subscrito por engenheiro. Entre elas, serviços executados de forma divergente com o projeto e com a planilha orçamentária; pagamentos feitos por serviços não realizados, como a instalação de um reservatório de água e de um tanque séptico circular; ausência de representante para fiscalização do contrato; e evidências que comprovam que, do total contratado (R$107.353,07), existe um saldo pago e não executado no valor de R$7.761,10 – o que levou à imputação do ressarcimento com recursos próprios do gestor. Os conselheiros votaram pelo provimento parcial da auditoria, tendo em vista que as irregularidades foram comprovadas, com exceção da que se refere ao representante para fiscalizar os contratos, pois esta foi sanada.



  • Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha de roubo de cargas em Brumado e outras cidades do sudoeste

    Um grupo criminoso que atuava no roubo de cargas em rodovias foi alvo de uma operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (29). Segundo o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), o grupo investigado já causou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de liderar o grupo nas cidades de Brumado, Lagoa Real, Barra da Estiva e Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que um grupo organizado celebrava contratos de transporte de mercadorias com o objetivo de desviar as cargas e, posteriormente, registrar comunicações falsas de roubo em delegacias para apresentar aos seus contratantes como justificativa para o não cumprimento da entrega. 

    Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha de roubo de cargas em Brumado e outras cidades do sudoeste

    "Quando foi registrado um roubo na Delegacia Territorial de Anagé, em janeiro deste ano, o caso chamou a atenção dos investigadores do núcleo de Vitória da Conquista do Draco-LD, que, descobriram que o caminhão mencionado no relato já havia sido alvo de um roubo anterior em dezembro de 2023, entre as cidades de Maracás e Contendas do Sincorá. Assim, foi observado um modus operandi idêntico ao de outras ocorrências, o que motivou o aprofundamento das investigações", declarou a diretora do Draco-LD, delegada Márcia Pereira. Ainda de acordo com a polícia, as ações visam a coletar provas adicionais que confirmem também as suspeitas de participação do grupo nos delitos de fraude e comunicação falsa de crime. As investigações seguirão, com o objetivo de identificar mais vítimas e ressarcir os prejuízos causados.A ação desta quinta contou com apoio operacional dos departamentos de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (Deic) e Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).







  • Homens são condenados a mais de 18 anos de prisão por homicídio e roubo em Vitória da Conquista

    Tribunal do Júri realizado na última quinta-feira, condenou dois homens a mais de 18 anos de prisão por homicídio e roubo em outubro de 2018 em Vitória da Conquista. Vinicius Silva Lima foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão, além de 18 dias-multa. Já Jeferson Alexandre Silva Santos foi condenado a 22 anos, oito meses e 25 dias de prisão, e dez dias-multa. Eles já haviam sido condenados em dezembro de 2022, no entanto a primeira sessão do Tribunal do Júri foi anulada, de ofício pelo Tribunal de Justiça da Bahia, em razão dos depoimentos colhidos em plenário não estarem audíveis. A tese de acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida. Os réus cumprirão a pena em regime fechado.  Conforme a denúncia, no dia 31 de outubro de 2018, por volta das 9h15, os réus mataram a tiros de armas de fogo Adimitir Ferreira dos Santos, no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista. O homicídio foi cometido por motivo torpe e com recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Os dois homens assassinaram Adimitir dos Santos por integrarem facções criminosas rivais. Momentos antes do homicídio, os réus roubaram a motocicleta, a bolsa e o celular de uma mulher. Ainda de acordo com a denúncia, a moto roubada foi utilizada pelos criminosos para se deslocarem até o local do homicídio.



Estamos nas redes sociais