• FBI lança alerta mundial: é preciso reiniciar os roteadores

    Um alerta sem precedentes e com um alcance que pode ser considerado maciço: o FBI detectou que hackers da Rússia estariam introduzindo um malware que se apropriaria do roteador doméstico. As autoridades norte-americanas identificaram esse malware como sendo o VPNFilter, que assumiria o controle do nosso roteador para propagar ataques mundiais coordenados, além, claro, de registrar toda a atividade na rede dos dispositivos conectados. A gravidade desse ataque é tamanha que os hackers poderiam anular por completo a conexão à Internet em zonas inteiras, e o que é mais preocupante, promover ataques maciços a alvos determinados.

    Ainda não se conhece o alcance dessa infiltração, mas estima-se que estariam afetados mais de meio milhão de roteadores domésticos em todo o planeta, e, dada a configuração em rede desse tipo de ataques, é provável que esse número dispare exponencialmente a cada minuto. O funcionamento é o seguinte: um roteador afetado pelo VPNFilter fica em modo adormecido à espera de receber instruções para um ataque coordenado contra um alvo determinado pelos hackers. Enquanto isso, registraria toda a informação proveniente de nossa atividade na rede (sim, senhas também), e os investigadores que identificaram o hack comprovaram a existência de um “botão letal” mediante o qual os invasores poderiam inutilizar definitivamente o aparelho

    Em uma ação coordenada em grande escala, o VPNFilter poderia inutilizar a conexão à Internet em bairros ou cidades inteiras, dada a grande quantidade de marcas afetadas. O FBI enumerou em uma lista os equipamentos vulneráveis, mas ressalvou que isso não significa que todos os aparelhos na lista estejam afetados ou sejam suscetíveis a isso. Ela inclui fabricantes como Netgear, TP-Link e Linksys, mas pode haver muitos outros. O que fazer em todo caso? As autoridades recomendam algo muito simples: reiniciar o roteador (desligá-lo da tomada e voltar a conectá-lo); com esse passo se inutilizaria o malware na maioria dos casos, embora tampouco haja garantias disso.

    Os especialistas da Cisco, empresa que teria detectado o ataque inicialmente, vão além recomendações: resetar o dispositivo para a configuração de fábrica, assegurando-se de que não há rastro do malware. Esta medida é mais definitiva, mas pouco recomendável para quem não tem um conhecimento elevado nesse tipo de equipamento, já que nos obriga a configurar o roteador internamente (a grande maioria dos roteadores é entregue pelo provedor de Internet e vem configurada de fábrica). Uma medida adicional e que sempre é recomendável: alterar a senha do painel de controle que dá acesso ao roteador. Os especialistas recomendam, do mesmo modo, assegurar-se de que o roteador já usa a última versão do firmware (cabe esperar que os fabricantes puseram mãos à obra para conter o problema).

    Especialistas consultados pelo EL PAÍS qualificam a recomendação de reiniciar o roteador como “desesperada”, mas a medida não soluciona o problema de fundo: “Reiniciar um roteador pode devolvê-lo a um estado prévio ao da sua infecção, mas não o protege contra uma nova”, explica Fernando Suárez, vice-presidente do Conselho Geral de Colégios de Engenharia Informática da Espanha. O roteador é sempre um dispositivo “mais vulnerável”, segundo esse especialista, já que geralmente é comercializado com a configuração de fábrica, “e em ambientes pequenos não são protegidos com ferramentas como antivírus”.(EL PAÍS )

    CONTINUE LENDO


  • Protestos de caminhoneiros continuam em 11 trechos de estradas estaduais da Bahia

    Pelo menos 11 pontos continuam ativos nesta terça-feira (29) em estradas estaduais na Bahia com protesto de caminhoneiros. Os protestos em todo país chegam ao décimo dia e cobram, principalmente, a redução do preço do diesel e diminuição do valor do frete. Segundo balanço da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), mesmo com as manifestações não há bloqueios de pista para carros pequenos. A exceção fica para caminhões de carga, que são interditados. A rodovia estadual com mais piquetes é a BA-052, a Estrada do Feijão. Há manifestações nos km 294, na entrada de Cafarnaum, no km 268, em Morro do Chapéu e no km 76 em Ipirá. A BA-535, a Via Parafuso, na Região Metropolitana de Salvador, tem atos nos kms 8 e 10. Com dois trechos ativos, a BA-210 registra protestos nos kms 438 em Sobradinho, e no 373 na Ponte do Boqueirão. Outros protestos ocorrem na BA-220, entre Antônio Gonçalves e Campo Formoso; na BA-416 Valente-São Domingos; na BA 409, entrada de Coité, km 30; na BA 522, São Francisco do Conde, km 03.(BahiaNotícias)



  • Nos últimos três anos, Bahia investiu R$ 9 bilhões em energias renováveis

    Foto: Composição

    Com os melhores ventos e o melhor potencial solar do país, a Bahia tem motivos a comemorar nesta terça-feira (29), Dia Mundial da Energia. O estado tem se destacado no investimento em energias renováveis, foram quase R$ 9 bilhões nos últimos três anos, e hoje ocupa o 1º lugar na geração de energia solar e 2º em eólica. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a projeção é que até o final de 2019 dobre o número de parques eólicos em funcionamento e a Bahia seja também líder na geração eólica, ultrapassando o Rio Grande do Norte. Serão mais de 200 parques espalhados pelo interior do estado, onde o potencial de geração pela força dos ventos é maior.

    De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Luiza Maia, os ventos constantes e os excelentes níveis de radiação solar farão da Bahia referência na geração de energias renováveis. "O Governo do Estado tem desenvolvido uma política de atração de investimentos através de incentivos fiscais. Participa de feiras e eventos internacionais, promovendo a Bahia e subsidiando o setor com informações pertinentes, buscando atrair novas empresas e indústrias, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando empregos. Além disso, atua junto a outros órgãos como CDA, Inema e Iphan buscando dar celeridade aos processos de regularização fundiária, licenciamento e outorga”, afirma a secretária.

    CONTINUE LENDO


  • TSE decide se réus em ação penal podem ser candidatos à Presidência

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir hoje (29) se um cidadão que se tornou réu em ação penal pode ser candidato à Presidência da República. Ao menos dois pré-candidatos à Presidência encontram-se na condição de réus: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que responde a seis ações penais na primeira instância da Justiça Federal, e o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que é alvo de duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

    A consulta foi feita pelo deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que se baseou no que diz o Artigo 86 da Constituição, segundo o qual o presidente ficará suspenso de suas funções, “nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal”.

    O deputado também mencionou julgamento do STF no qual ficou decidido pelo plenário, em fevereiro de 2017, que réus na linha sucessória da Presidência da República estão impedidos de substituir o presidente.

    Para a área técnica do TSE, responder às indagações do parlamentar estaria ainda além da competência da Justiça Eleitoral, pois as perguntas se referem também a questões posteriores à diplomação do candidato vencedor no cargo.

    CONTINUE LENDO


  • Brumadenses tomam as ruas e vão ao encontro dos caminhoneiros em protesto contra o preço dos combustíveis

    Assim como em todo o Brasil, a paralisação dos caminhoneiros se fortalece a cada dia. Mesmo com as consequências negativas, refletindo na falta de combustíveis  e no desabastecimento em geral, a população deixa claro que o governo precisa entender que as reivindicações são justas e necessitam ser atendidas na sua plenitude. A prova disso, é que na tarde desta segunda – feira (28), uma convocação feita pela CDL  e Comerciários, levou uma uma multidão a sair em caminhada do centro da cidade ao trevo da BR – 030, onde caminhoneiros se encontram parados em protestos contra os preços abusivos dos combustíveis.

     

    Brumadenses tomam as ruas e vão ao encontro dos caminhoneiros em protesto contra o preço dos combustíveis

    Pessoas de todas as idades, sem manifestarem interesses políticos, marcharam mais ou menos três km até chegarem no ponto de concentração onde os caminhoneiros se encontram, neste protesto que já dura 8 dias.

     

    Brumadenses tomam as ruas e vão ao encontro dos caminhoneiros em protesto contra o preço dos combustíveis

    O Presidente do Sindicato dos Comerciários, Orlando Gomes e o presidente da CDL, Manoel Messias, disseram que a causa é justa e todos precisam se unir, para que o objetivo (reduzir os preço dos combustíveis), que não é apenas dos caminhoneiros, mas de todos os brasileiros, seja alcançado.



  • Instituto Federal da Bahia suspende atividades por tempo indeterminado devido à greve

    Foto: Destaque Bahia

    O Instituto Federal da Bahia (IFBA) emitiu uma nota informando que as atividades de todos os campis estão suspensas por tempo indeterminado.

    Confira a nota na Integra:

    “O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia informa que as atividades administrativas e de ensino estão suspensas em todos os campi e na Reitoria em virtude do desabastecimento de combustíveis no Estado, o que impossibilita o deslocamento de particulares, o pleno funcionamento de transporte público, bem como demais serviços para a população. Pedimos que a comunidade fique atenta a um novo comunicado indicando o retorno das atividades.

    O gabinete da Reitoria funcionará para atendimento à comunidade. Fica a cargo dos campi, avaliar se possuem condições para funcionamento de seus respectivos gabinetes.”



  • Comércio de Brumado se mobiliza em apoio a greve dos caminhoneiros

    Foto: Destaque Bahia

    Por volta das 16 horas, brumadenses se reúnem na praça da igreja matriz para dar início a uma passeata em direção ao trevo  da BR-030, onde está concentrada à paralisação dos caminhoneiros.
    O comércio de Brumado fecharam a portas e participarão desta caminhada pacífica que tem como objetivo a luta pelos direitos e a redução do preço dos combustíveis. 
    A CDL de Brumado e o Sindicato dos comerciários mobilizaram a todos para participar desta caminhada.
    Participe você também, ainda da tempo de apoiar toda a manifestação.



  • Governo prevê subsídios de R$ 9,5 bi ao diesel, mas não indica setores que serão impactados

    Foto: Destaque Bahia

    O governo propôs duas medidas para assegurar a redução de R$ 0,46 no preço do diesel, anunciada pelo presidente Michel Temer na noite de domingo (27) em mais uma tentativa de por fim à paralisação dos caminhoneiros que já dura oito dias e provoca desabastecimento em todo país.

    Redução de tributos

    A primeira medida é a redução da Cide e do PIS-Cofins, ou seja tributos do governo federal, que vai gerar uma queda de R$ 0,16 por litro do diesel. Para assegurar essa redução, o governo está propondo a reoneração da folha de pagamentos, mas, segundo o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, essa receita não será suficiente para compensar a perda de arrecadação. Ele disse que outros tributos deverão ser elevados, mas não informou quais serão.

    De acordo o G1, neste caso, a conta será paga pelos setores que sofrerem aumento de tributação, ou seja, não será bancado por todos os contribuintes. "Temos de aproveitar esse momento para caminhar em direção a uma carga tributária melhor distribuída. Vamos procurar agregar maior qualidade a carga tributária", declarou o ministro.







  • CDL de Brumado convida população e comerciantes para passeata na tarde de hoje (28)

    Foto: Divulgação

    A CDL de Brumado participará na tarde de hoje (28), de uma passeata em apoio à greve dos caminhoneiros. A mobilização se iniciará as 15:00hs, em frente da Igreja Matriz de Brumado.

    Toda a população, assim como os comerciantes estão convidados a participar, levando faixas e cartazes com suas reivindicações

    O presidente da CDL, Manoel Messias, emitiu um convite para que todos participem da passeata que terá como destino o anel viário que liga a BR-030 a BA-262.



  • Prefeito de Guajeru se reúne com representantes de comunidades rurais para ouvir suas demandas

    No último sábado, o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, juntamente com o Vice Prefeito Galego, os vereadores Ney Costa , Eliene Rocha, Luslene Araujo , Manoel Prates (Manoel de Noca) e Zé Carlos Rodrigues Oliveira, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Izaias R. Oliveira Rodrigues, o Chefe de Desenvolvimento Rural Lucílio Rodrigues, o técnico Agrícola Leandro,   o ex prefeito Dotino, o ex vice prefeito Tonhão de Napoleão, estiveram participando de renunião com representantes de comunidades rurais do município e ouvindo as suas demandas.

    Apresentando o Plano de Ação de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural as reuniões se iniciaram pela manhã na comunidade de MANDACARU, no início da tarde na comunidade de POSSE e no final da tarde na comunidade de LAJEDO com os moradores de LAJEDO e ARRECIFE.

     

    Dentre as demandas apresentadas podemos citar:

    Na comunidade POSSE, a indicação do vereador MANOEL DE NOCA destinando 3.600 mts da tubulação das emendas  do Deputado Federal Waldenor Pereira Pereira e Zé Raimundo que serão para a construção do sistema simplicidado de abastecimento de água, realizaremos também a limpeza da Barragem e iremos cobrar junto a CERB a instalação do Poço Artesiano já perfurado.

    Já na comunidade do LAJEDO, viabilização da construção da sede da Associação para apoio a comunidade para as campanhas e demais ações, realização de  limpeza do Poço Artesiano do Lajedo e realização de Limpeza da Barragem do Arrecife.

    "Muito participativas e proveitosas as reuniões são fundamentais para o desenvolvimento de nossas comunidades rurais, sempre junto ouvindo nossa população através das associações buscando a melhoria da qualidade de vida de nosso povo da zona rural" disse o prefeito.

    CONTINUE LENDO


  • Prefeitura de Malhada de Pedras viabiliza mais instalações de poços artesianos na zona rural do município

    A Prefeitura de Malhada de Pedras continua trabalhando no intuito de melhorar a vida dos munícipes, seja da cidade ou da zona rural. A Prefeitura Terezinha Baleeiro, juntamente com sua equipe de governo, vem intensificando os investimentos, mesmo diante da crise que assola o país e que afeta as prefeituras.
    Na última semana, a prefeitura viabilizou a instalação de mais um poço artesiano na zona rural para amenizar os efeitos da seca; desta vez, os moradores da Fazenda Sapé e Jatobá serão as contempladas. Vários outros poços já foram instalados em outras comunidades.
    Na cidade, ruas estão sendo pavimentadas e vários outros benefícios vem sendo conquistados melhorando a vida de todos.



  • Acidente grave deixa uma vítima fatal e duas pessoas feridas próximo ao distrito de Sussuarana

    Foto: Destaque Bahia

    Um grave acidente automobilístico na noite de ontem, domingo (27), deixou uma vítima fatal e duas pessoas feridas próximo ao distrito de Sussuarana. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, o acidente envolveu um veículo Golf que era dirigido por Sergio Santos da Silva e tinha como passageiros; Miguel Babosa de Souza Neto e Erismar Leite dos Santos. Ainda segundo informações Erismar, que era natural de Tanhaçu, não resistiu e morreu no local. Os demais foram socorridos pelo SAMU e encaminhados ao hospital de Brumado.



  • Mesmo após novas propostas do governo, caminhoneiros não cedem e permanecem com paralisação

    O Presidente Michel Temer anunciou novas propostas aos caminhoneiros na noite de domingo (27), no intuito que a greve tivesse fim; no entanto, pelo 8º dia, os caminhoneiros permanecem paralisados e ainda ganham apoio de novas categorias, como por exemplo, os motoristas de ônibus.
    Na nova proposta do governo, foi reduzido para R$ 0,46 o valor do diesel, com corte em tributos como a Cide e o PIS/Cofins.

    O pacote de medidas também contemplou as três MPs que foram publicadas no Diário Oficial da União. A primeira delas determina que 30% dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sejam feitos por caminhoneiros autônomos, que serão contratados por meio de cooperativas, entidades sindicais ou associação.

    A segunda MP institui a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargo. Segundo o texto publicado no DOU, o governo publicará duas vezes por ano uma nova tabela de preço mínimo de frete por quilômetro de acordo com o tipo de mercadoria transportado (carga geral, a granel, frigorificada, perigosa e neogranel). A primeira tabela será publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em até cinco dias e valerá até o dia 20 de janeiro de 2019.
    A terceira MP prevê isenção de cobrança de pedágio para eixo suspenso de caminhões vazios, em rodovias federais, estaduais e municipais, inclusive as que foram concedidas à iniciativa privada.



  • Segunda fase do vestibular 2019 da Fuvest terá mudanças

    O vestibular 2019 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), terá mudanças. A informação foi divulgada pelo Jornal da USP.

    A principal alteração no processo seletivo é a diminuição de três para dois dias de provas na segunda fase, que serão aplicadas em 6 e 7 de janeiro de 2019. No primeiro dia, os candidatos irão enfrentar as questões de português e redação, que permanecem iguais aos vestibulares anteriores. No entanto, no segundo dia haverá disciplinas específicas (ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida), cuja quantidade aumentou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade.

    “A USP adotou essa mudança pensando no estudante. O processo seletivo para entrar em uma universidade pública é desgastante. Em vez de ficar 72 horas sob o estresse de provas, agora serão dois dias”, disse o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat ao Jornal da USP.

    Até o processo de seleção 2018, a segunda fase era composta de três provas discursivas realizadas em três dias seguidos. No primeiro dia, eram resolvidas dez questões de português e uma redação; no segundo dia, 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio e, no terceiro dia, 12 questões de disciplinas relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

    Não foram anunciadas alterações na primeira fase do vestibular, que é composta por 90 questões objetivas sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio. Essa etapa será aplicada em 25 de novembro.

    Inscrição

    A Fuvest também apresentou novidades na inscrição dos candidatos. No ano passado, a USP adotou um sistema de reserva de vagas para os estudantes oriundos de escolas públicas e alunos de escola pública 

    autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs). 

    Para a aplicação dessa resolução, o processo seletivo adotará inscrições por modalidades de vagas. Ao escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

    • AC:  vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
    • EP:  vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
    • PPI:  vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Para o vestibular 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outra forma de ingresso na universidade. Desses 40%, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com essas mudanças, a concessão de bônus deixa de existir. 

    O valor da taxa de inscrição não foi alterado, permanecendo em R$ 170.

    Processo de Reescolha

    Além disso, a Fuvest não terá mais o Processo de Reescolha. O recurso era oferecido após a sexta chamada aos candidatos que fizeram a segunda fase do vestibular e não foram convocados para o curso pretendido; com isso, eles podiam se matricular em outros cursos com vagas disponíveis.

    No vestibular 2019, o número de chamadas de aprovados passará de seis para cinco. De acordo com o pró-reitor de Graduação, isso foi decidido porque mais vestibulandos serão convocados para a segunda fase. “Serão chamados quatro vezes mais candidatos que o número de vagas da carreira. Antes, o máximo era de até três vezes.”

    Após as cinco chamadas, se ainda houver vagas não preenchidas, elas serão disponibilizadas nos processos de transferência interna e externa da USP.

    Mais informações no site da Fuvest.

    GE Fuvest 2019

    O Guia do Estudante Fuvest 2019 traz os temas que mais caem no vestibular, resumos de livros obrigatórios, simulados de 1ª e 2ª fases e estratégias para os dois exames, incluindo dicas para melhorar sua nota em redação! (Guia do Estudante )

    CONTINUE LENDO


  • Falta combustível em oito aeroportos do país, diz Infraero

    Foto: Reprodução| G1

    o oitavo dia hoje (28) da paralisação dos caminhoneiros falta combustível em pelo menos oito dos 54 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no país. A Infraero informou que monitora o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais. A recomendação é de que os passageiros procurem as companhias para consultar a situação de seus voos.

    Os aeroportos que estão com falta de combustível são os de São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Teresina (PI).

     

    Apesar da falta de querosene, os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo.

    A Infraero alertou aos operadores de aeronaves que avaliem o planejamento de voos para definir a melhor estratégia de abastecimento, de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino.

    De acordo com a assessoria, a empresa está em contato com órgãos públicos ligados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais