• 34ª Companhia Independente de Polícia Militar comemora o 20º aniversário

    Sede da 34ª Companhia em Brumado | Foto: Divulgação

    Criada por meio do Decreto nº 7.318, de 07 de maio de 1998, a 34ª CIPM/Brumado celebra o 20º aniversário, comemorando também o aumento de produtividade destacado no Sistema de Produtividade Policial - Sispropol.

    A unidade é responsável pelo atendimento de ocorrências e pelo policiamento ostensivo em uma grande área, que abrange Brumado e mais 11 (onze) municípios, responsabilizando-se por 13.595 km² e por 228.927 habitantes, sendo que desenvolve as ações utilizando-se da estrutura dos pelotões e destacamentos estrategicamente instalados nas sedes das cidades abrangidas.

     A 34ª CIPM, com muita honra, celebra duas décadas de muito trabalho e dedicação, pelo que também agradece aos cidadãos desta terra pela confiança depositada. Por essa razão, reafirma-se a grande vontade de servir e proteger.



  • Vem aí a festa que já virou tradição, São Pedro de Guajeru

    Banner Divulgação

    Nos dias 30 de junho e 01 de julho acontece uma das festas mais esperadas do ano a cidade de Guajeru. Evento que já virou tradição na cidade e quem vem sendo preservada por todos os participantes. Na noite do dia 30 muita alegria e forró, e no dia 01 Cavalgada e muita moda boa para festejar.

    Então marque aí, São Pedro de Guajeru, você não pode ficar de fora dessa linda festa.

     



  • Caso de Polícia: Professora é agredida em Brumado ao tentar combater situação de intolerância religiosa

    Foto: Destaque Bahia

    Uma professora foi agredida após intervir em uma situação de intolerância religiosa na noite de segunda-feira (07), em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, um aluno teria feito um comentário em sala de aula, a respeito de religião, quando foi ironizado pelo autor da agressão, momento em que a professora interviu e exigiu que o mesmo respeitasse o ambiente escolar. Ainda segundo informações, o aluno teria jogado uma borracha na professora e a agredido com uma “cadernada” no rosto após a reclamação, quando foi então encaminhado a diretoria da escola.

    Durante o trajeto, o referido aluno teria ameaçado a professora dizendo que; “você não sabe com quem está mexendo, não me provoque...”. Por este motivo a ocorrência foi registrada na delegacia e a polícia irá investigar o fato.



  • Rio do Antônio: Polícia apreende moto adulterada em posse de suposto pastor de igreja local

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Durante a tarde de quinta-feira (09), a radiopatrulha do Destacamento Policial Militar de Rio do Antônio (34ª CIPM) apreendeu, no citado município, mais uma motocicleta com placa policial e numeração de motor adulterada.

    A moto, Cg Titan, de cor preta, então foi conduzida e apresentada ao preposto da delegacia policial local, pois o veículo ostentava uma "placa fria" com dados pertencentes a  uma Kombi. O chassi também estava "pinado".

    O condutor, suposto pastor de igreja local, foi localizado e também apresentado ao mesmo local, onde foi lavrado o devido termo pela autoridade policial.



  • Operação Policial frustra tentativa de ocupação irregular ao Parque da Cachoeira do Buracão, em Ibicoara

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    A operação que contou com guarnições da 34 CIPM, Cipe Central e Cippa Lençóis, tendo sido feitas inúmeras abordagens a transeuntes e veículos, para fins de coibir uma possível ocupação irregular.

    Nessa diligência, os militares incursionaram a pé por cerca de 5 km, chegando até a divisa entre os municípios de Ibicoara e Iramaia, onde confirmaram a veracidade das denúncias que foram relatadas à Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara.

    Operação Policial frustra tentativa de ocupação irregular ao Parque da Cachoeira do Buracão, em Ibicoara

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    As denúncias trataram da criação clandestina de vias de acesso ao parque, com uso, inclusive, de maquinários pesados, como tratores, além da tentativa de danificar o marco de delimitação territorial do local, o que não ocorreu por conta da intervenção policial realizada.



  • Programa de resistência as drogas e a violência será ampliado pela 34ª CIPM para atender Ituaçu e Barra da Estiva

    Foto: Divulgação

    Integrantes das Secretarias Municipais de Educação de Barra da Estiva e de Ituaçu vieram a Brumado, na manhã de segunda-feira (07), para conhecer o funcionamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), gerido pela 34ª CIPM.

    Nessa ocasião, as comitivas foram recepcionadas pelo comandante da unidade, Major Souza Dias, e pelo Capitão Delmondes, oficial encarregado pelo PROERD, sendo que muitos temas foram debatidos, com destaque para a implementação do programa, nos dois municípios mencionados, já no segundo semestre deste ano, pelo que serão adotados formatos semelhantes aos que já estão sendo aplicados em Brumado e Aracatu.

     

    Programa de resistência as drogas e a violência será ampliado pela 34ª CIPM para atender Ituaçu e Barra da Estiva

    Foto: Divulgação

    Ressalte-se, por fim, que o PROERD é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), que foi implantado inicialmente nos Estados Unidos e, posteriormente, em vários países. Essa iniciativa é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das formas mais eficazes de prevenção às drogas e à violência no mundo.



  • Dom Basílio

    Ex-vereador que usou ônibus escolar em casamento de filha terá de pagar custo

     Ex-vereador que usou ônibus escolar em casamento de filha terá de pagar custo

    Um ex-vereador de Dom Basílio, no sudoeste baiano, não imaginava que usar um ônibus escolar da prefeitura para transportar convidados do casamento da filha dele pudesse também trazer consequências. O fato, exemplo de uso irregular de transporte público, não passou impune pela Promotoria e Justiça de Livramento de Nossa Senhora, na mesma região de Dom Basílio. Publicado nesta quarta-feira (9), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) impõe ao ex-vereador Vilson Neves dos Santos a devolução dos custos do uso do ônibus escolar. “Nena”, como o ex-edil é conhecido, terá 30 dias para pagar as despesas. Caso desobedeça ao acordo, os custos serão transferidos para o ex-prefeito João Dias Pereira, que autorizou o uso do veículo. Se os dois não quitarem o débito, o Ministério Público irá acioná-los na Justiça por improbidade administrativa [crime contra a administração pública]. Conforme o promotor Millen Castro de Moura, o caso ocorreu em 2 de julho de 2016. À época, o transporte escolar fez viagens de ida e volta entre o Povoado Boqueirão das Neves, na zona rural da cidade, e a Praça da Matriz, no Centro da cidade, que geraram custo de R$ 294.(Blog Anderson)



  • Irã dispara mísseis contra alvos militares israelenses

    As forças do Irã dispararam cerca de 20 mísseis contra alvos militares de Israel localizados nas Colinas de Golã nesta quarta-feira (9), segundo o Exército israelense.

    As Colinas do Golã foram anexadas por Israel em 1981 e o país considera a região como parte integral de seu território, mesmo sem amplo reconhecimento internacional. A área é reivindicada pelos sírios desde que Israel ocupou 1.200 km² (dos 1.800 km² totais das colinas) durante a Guerra dos Seis Dias (1967).

    A Síria foi um dos países que atacaram Israel em 1973, durante a Guerra do Yom Kippur. O objetivo expresso de Damasco era retomar o território perdido na guerra anterior. Israel justifica a manutenção do Golã como parte de seu território até que haja um eventual acordo de paz com a Síria, pois a altitude das montanhas permitiam aos sírios observar e atacar a partir de área elevada, deixando os israelenses vulneráveis.

    Alguns dos mísseis disparados nesta quarta foram interceptados pelos sistemas de defesa israelenses, de acordo com as primeiras informações. O ataque foi lançado pelas Força Quds, uma unidade especial do Exército de Teerã, de dentro do território sírio, segundo os israelenses.

    Não há relatos de feridos ou mortos. O coronel israelense Jonathan Conricus afirmou em uma ligação telefônica com diversos jornalistas que as bases militares sofreram danos “limitados”, segundo o jornal Financial Times. Ainda de acordo com o militar, as forças israelenses revidaram o ataque.

    Se confirmado, o ataque marcará a primeira vez em que as forças iranianas dispararam foguetes em desafio direto às forças israelenses nas Colinas de Golã.

    O incidente ocorre em um contexto de crescente tensão entre israelenses e iranianos envolvendo o conflito sírio e após vários disparos de mísseis contra tropas iranianas que apoiam o regime em Damasco.

    A imprensa estatal síria informou que a artilharia israelense atingiu um posto militar perto da cidade de Baath, onde as forças do regime de Bashar Assad estavam.

    As Forças de Defesa de Israel pediram aos moradores nas Colinas de Golã que preparassem seus abrigos públicos na noite de ontem, depois de detectar atividades iranianas “irregulares” na Síria.

    Nesta manhã, a Síria culpou Israel por um conjunto de ataques aéreos em uma base militar perto de Damasco. As forças israelenses nunca reivindicaram o ataque, mas segundo a imprensa síria pelo menos oito iranianos morreram.(VEJA.com )



  • Waldenor Pereira apresenta moção de aplauso na Câmara dos Deputados pelos 33 anos de emancipação do município de Maetinga; veja o vídeo

    O deputado Waldenor Pereira apresentou moção de aplauso na Câmara dos Deputados pelos 33 anos de emancipação do município de Maetinga, um dos mais jovens da Bahia.

    Waldenor saudou toda a população de Maetinga, cumprimentando também as suas principais lideranças, como o prefeito Edcarlos, o vice-prefeito Armênio, os vereadores do município, e os companheiros do PT Ananias (Liu) e Andréia (presidente do partido).

     

    Waldenor Pereira apresenta moção de aplauso na Câmara dos Deputados pelos 33 anos de emancipação do município de Maetinga; veja o vídeo

    O aniversário de Metinga é comemorado hoje (09), mas várias programações estão ocorrendo no município e tudo irá se culminar com três dias festa, tradição em comemoração ao aniversário da cidade. Os eventos festivos ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de deste mês. Grandes atrações como Pablo, Frank Aguiar, Madeirada do Arrocha, Robertinha, Renan Moreira, Fann Estourado e Vinicius Leite farão a alegria dos municípes e de pessoas de várias regiões que costumam participar das comemorações.

    https://www.facebook.com/EdcarlosLimaOficial/videos/857065204486146/?t=23


  • 34ª CIPM desenvolve programa de resistência as drogas e a violência em Brumado

    Foto: Divulgação

    O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education) e foi implantado inicialmente nos Estados Unidos, sendo executado em diversos países.

    A 34ª CIPM, por sua vez, desenvolve o PROERD em Brumado e região. Essa iniciativa é considerada pela ONU como uma das formas mais eficazes de prevenção às drogas e à violência.



  • Enem 2018 recebe mais de 2 milhões de inscrições em 48 horas

    Foto: Reprodução

    Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 recebeu 2.157.689inscrições nas primeiras 48 horas após a abertura do sistema, por volta das 10h da segunda-feira (7). O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na manhã desta quarta (9).

    Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a previsão é de que, até o dia 18 de maio, quando acaba o prazo das inscrições, o total de candidatos chegue a 7,5 milhões.

    Todos os interessados em participar da prova devem se inscrever - inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame.

    No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    CONTINUE LENDO


  • Garanta o seu presente e o da sua mãe na Feira dos Fabricantes do Brás; até domingo em Brumado


  • Rio do Antônio terá extensões de rede elétrica em comunidades rurais em breve, diz vereador

    Foto: Divulgação

    O vereador André Berkovitz esteve na tarde da última segunda-feira com Dr. Celso Reinaldo Cavalcanti Rodrigues, Representante do Governo do Estado no Programa Luz Para Todos, viabilizando ligações de energia para comunidades de Rio do Antônio, quando recebeu a informação de que se se encontra autorizada a ligação de energia para 19 casas na comunidade de Vereda Alta, uma extensão para 06 casas na comunidade de Umbauba e outra para três casas na comunidade de Lagoa do Rosário. Com a notícia, o vereador saiu bastante satisfeito pois, recebeu também a informação de que o município de Rio do Antônio encontra-se com previsão de universalização das ligações de energia até 31/12/2019, prazo para que todas as comunidades rurais do município, tenha energia elétrica a disposição da população.



  • Supremo torna Geddel, irmão e mãe réus em caso dos R$ 51 milhões

    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (8), por unanimidade, pelo recebimento da denúncia por lavagem de dinheiro e associação criminosa contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima; seu irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA); e a matriarca da família, Marluce Vieira Lima, de 84 anos.

    O caso está relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados no apartamento de um amigo de Geddel em Salvador. Ele foi preso preventivamente em 8 setembro do ano passado, três dias após o dinheiro ser encontrado. Posteriormente, um fragmento de impressão digital encontrado no material apreendido foi apontado pela Polícia Federal como sendo do ex-ministro.

    Fachin afirmou haver “elementos suficientes” para justificar a abertura de ação penal, com base em depoimentos, provas documentais e periciais. Em breves votos, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello acompanharam o relator.

    O relator descreveu crimes de corrupção e peculato que são investigados em outros inquéritos como suficientes para indicar a origem do dinheiro e a existência de associação criminosa no seio da família Vieira Lima. O processo agora passará para uma nova etapa de apuração, com prováveis novas diligências e coleta de depoimentos.

    Também por unanimidade, os ministros decidiram arquivar as acusações conta Gustavo do Couto Ferraz, um antigo aliado de Geddel cujas digitais foram encontradas no dinheiro apreendido. Fachin disse ter ficado claro, pelas investigações da Polícia Federal, que Ferraz apenas transportou parte da quantia, o que não seria ilegal, e não teve participação em crimes ligados ao dinheiro.

    Foram tornados réus ainda Job Brandão, ex-assessor parlamentar de Lúcio Vieira Lima; e o empresário Luiz Fernando Machado, administrador da empresa Cosbat, que teria sido usada pela família Vieira Lima para lavar dinheiro. Da Agência Brasil.

    CONTINUE LENDO






  • Brumadense sofre grave acidente na BA-148 trecho entre Livramento e Brumado

    Foto: Whatsapp Destaque Bahia

    Um brumadense sofreu um grave acidente na noite desta terça-feira (08), na BA-148, trecho entre Brumado e Livramento. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, Lucas Souza Alves viajava em sua motocicleta quando foi surpreendido por um animal na pista e não conseguiu desviar, colidindo com o mesmo. Ainda segundo informações, ele sofreu uma fratura no braço e teve um machucado no ombro. Pessoas relataram que pela gravidade do acidente, o jovem recebeu um milagre. Lucas trabalha na agência do Bradesco na cidade de Dom Basílio e retornava para casa quando o fato ocorreu.

     

    Brumadense sofre grave acidente na BA-148 trecho entre Livramento e Brumado

    Foto: Whatsapp Destaque Bahia

    De acordo familiares, ele foi socorrido por uma unidade do SAMU e será transferido para o IBR em Vitória da Conquista para consulta com um ortopedista.



Estamos nas redes sociais