• Casal é preso acusado de tráfico de drogas e abandono de incapaz em Livramento de Nossa Senhora

    Na tarde de terça-feira (09/04), um casal suspeito de tráfico foi preso no bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora. Durante intensificação de patrulhamento pela Rua Caturama, por policiais do Pelotão de Emprego Tático operacional (PETO)da 46ª CIPM, avistaram duas pessoas a bordo de uma motocicleta com escapamento adulterado, momento em que foram abordados. A dupla empreendeu fuga em direção a uma residência e dispensou uma bolsa contendo substância análoga à cocaína, mas foi alcançada. Na residência do casal, também foi encontrada uma arma de fogo do tipo espingarda e outra quantidade de entorpecentes. Ainda no imóvel, os militares perceberam haver duas crianças, uma de 5 e outra de 9 anos, estas que estavam sozinhas e trancadas, caracterizando abandono de incapaz. O casal recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia Territorial de Livramento, onde foi lavrado o flagrante.







  • Justiça concede prisão domiciliar a mais de 50 presos do Conjunto Penal de Brumado

    Após pedido da Defensoria Pública do Estado, a Justiça da Bahia autorizou a liberação de cerca de 50 presos para que cumpram suas penas em prisão domiciliar. A decisão tem como argumento a denúncia dos defensores públicos que apontam irregularidades no Conjunto Penal de Brumado. De acordo com a Defensoria, condenados do semiaberto - que deveriam estudar ou trabalhar durante o dia e regressar no período da noite - estavam em regime fechado devido à realização de uma obra no estabelecimento para a colocação de grades no espaço denominado "albergue".  “Os condenados têm direito de cumprir a pena como estabelecido na sentença. Eles não contribuíram para que houvesse desvio na execução da pena”, declarou o juiz Genivaldo Alves Guimarães. Os detentos deverão retornar à unidade no dia 27 de maio, data em que a obra provavelmente estará concluída. A Defensoria ressaltou, em nota, que eles podem ser intimados a retornar antes ou ter o prazo prorrogado. "Os que não retornarem serão considerados foragidos, terão expedido mandado de recaptura, regressão para o regime fechado, perda de dias remidos e outras consequências decorrentes do cometimento de falta grave".







  • Realizada a 10ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

    Nesta segunda-feira (08) de abril de 2024, ocorreu a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. O presidente Renato Santos, deu início aos trabalhos da Casa Legislativa, solicitando a leitura da Ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram diversos assuntos.  Essa sessão teve a participação dos vereadores: Renato Santos, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (Lia Teixeira), Paulo Cesar de Souza Ferreira (Cesar Bar), Amarildo Bomfim Oliveira (Amarildo Bomfim), Vanderlei Bastos Miranda (Boca), João Vasconcelos, Harley Souza Lopes (Harley Lopes), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Juvêncio Rubens Araujo ( Rubens Araújo) , Tiago de Souza Amorim (Dr. Tiago), Alberto Elizeu de Jesus (Beto Bonelly) , Verimar Dias da Silva (Verimar do Sindicato) e Luís Carlos (Palito).  José Santos (Santinho) teve sua ausência justificada. Houve aprovação por unanimidade 19 indicações.

    Confira todos os textos aprovados clicando no link abaixo. As decisões tomadas na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado são importantes para nossa comunidade. Acesse [link para os textos] para mais detalhes.

    Link da 10ª Sessão Ordinária

     







  • No combate às notícias falsas, verificadores de conteúdo enfrentam ameaças e cortes orçamentais

    Além de combater a desinformação crescente em um ano importante com várias eleições em jogo, as organizações de verificação de conteúdos enfrentam ameaças judiciais, assédio e cortes orçamentais. Com recursos escassos e sob uma onda crescente de ataques, os verificadores encontram dificuldades em um ano de eleições em vários países, momento em que as “fake news” aumentam. Desmascarar boatos e informações que ameaçam a integridade das eleições acarreta uma série de desafios e aumenta a pressão sobre os verificadores da Índia à Coreia do Sul, da Croácia à Macedônia do Norte. De acordo com uma pesquisa realizada pela rede International Fact-Checking Network (IFCN), entre 137 organizações da área em 69 países, o mais importante deles é arrecadar fundos para o seu funcionamento adequado. O centro de checagem de fatos da Universidade Nacional de Seul (SNU), a única plataforma deste tipo na Coreia do Sul, poderá fechar depois que o seu principal doador – o motor de busca online Naver – retirou o seu apoio financeiro em 2023. Naver não informou seus motivos, mas o diretor da equipe, Chong Eun-ryung, acredita que a “pressão política” do governante Partido do Poder Popular (PPP) foi o “fator mais importante”. “Os verificadores enfrentam um aumento crescente da desinformação com recursos limitados para informar e publicar”, disse Angie Drobnic Holan, diretora do IFCN. “Há também campanhas de assédio jurídico e online contra verificadores de fatos por parte daqueles que preferem uma guerra de informação mais agressiva, sem controles baseados em provas e lógica”, afirmou. A pesquisa do IFCN revela também que 72% das entidades sofreram assédio, enquanto muitas outras relataram ameaças judiciais e físicas. O site croata de verificação jornalística Faktograf.hr foi forçado a investir em medidas de segurança depois que sua equipe recebeu ameaças de morte e suas funcionárias receberam insultos misóginos, disse sua diretora, Ana Brakus. “Tivemos que encontrar formas de lidar com esse tipo de estresse” sem afetar a checagem, relatou Brakus, acrescentando que agora é fornecido apoio psicológico à sua equipe. Na Índia, país onde se concentra o maior número de verificadores certificados, o primeiro-ministro, Narendra Modi, que deve ganhar um terceiro mandato consecutivo nas próximas eleições, foi acusado de oprimir os veículos de comunicação independentes. Mohammed Zubair, cofundador da Alt News e alvo frequente de críticas do governo, continua enfrentando ameaças judiciais após uma breve prisão em 2022 sob a acusação de ter insultado um deus hindu na rede  X, antigo Twitter, quatro anos antes.







  • Deputado quer convocar Rui Costa para explicar suposta interferência na Polícia Civil

    O deputado federal baiano Capitão Alden (PL) quer convocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para explicar a suposta interferência na Polícia Civil na época em que era governador da Bahia. A intervenção no órgão estadual teria ocorrido no caso dos respiradores comprados no período da pandemia da Covid-19. Em seu acordo de delação premiada, a dona da Hempcare, Cristiana Prestes Taddeo, relatou que as citações aos nomes de Rui Costa e da ex-primeira-dama do estado, Aline Peixoto, que é atual conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no depoimento à Polícia Civil foram omitidas pelos investigadores do órgão estadual. O que seria, segundo ela, uma ação para blindar o casal. Segundo a versão da delatora, a contratação da Hempcare, que forneceria 300 respiradores no período da pandemia da covid-19, foi intermediada pelo empresário baiano Cleber Isaac, que se apresentou como "amigo” de Rui e Aline. “É crucial que o ministro Rui Costa explique para a população e para os membros desta Comissão de Segurança Pública, de forma clara e transparente, as acusações de sua suposta interferência na condução das investigações. Tais alegações levantam preocupações sérias sobre a independência e a imparcialidade das autoridades encarregadas da aplicação da lei”, escreveu Capitão Alden, no requerimento. O requerimento seria votado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9), mas foi adiado para a próxima semana.







  • TSE lança campanha para eleitores regularizarem títulos

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a campanha “título na mão é sossego na eleição”, em rede nacional de rádio e televisão. A iniciativa será veiculada nas emissoras até 7 de maio, véspera do prazo final para cidadãos regularizarem a situação eleitoral — dia 8 do próximo mês. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. No X (antigo Twitter), o TSE pretende engajar os eleitores a publicarem a hashtag #TítuloNaMão e incentivar o comparecimento, com a maior antecedência possível, aos cartórios eleitorais para evitar grandes filas.







  • Jovem morre após acidente de trabalho na BR-030 em Guanambi

    Na manhã desta terça-feira (09/04), um acidente com vítima fatal foi registrado  na Avenida Governador Nilo Coelho, em Guanambi. De acordo com informações, Henrique Lopes Santos, 27 anos, morreu após parte da tampa traseira de uma caçamba abrir e atingir a cabine auxiliar do caminhão em que ele estava. O jovem trabalhava em uma empresa que presta serviço para o Governo do Estado, e realizava manutenção da rodovia. O funcionário estava dentro da cabine e acabou sendo atingido, ficando preso às ferragens e morrendo no local. Outros trabalhadores realizaram os primeiros socorros, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que acabou constatando o óbito do jovem. 







  • Homem cai de torre telefônica ao ser atacado por abelhas em Maracás

    Um homem caiu de uma torre telefônica, de altura equivalente a cerca de seis metros, após ser atacado por abelhas no povoado de Porto Alegre, em Maracás, no sudoeste da Bahia. O estado de saúde dele é considerado grave. O caso ocorreu na terça-feira (8) e não há detalhes se a vítima, que não teve o nome divulgado, trabalhava durante o acidente. O momento foi registrado através de um vídeo. Nas imagens, é possível ver que o homem começa a descer da torre quando é atacado, mas se desequilibra e cai em uma árvore. Ele foi socorrido por pessoas que passavam pelo local e encaminhado para o Hospital Municipal de Maracás. Devido à gravidade do caso, ele foi transferido para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. 







  • Prefeitura de Tanhaçu recebe Patrol para reforçar trabalho de manutenção das estradas

    A prefeitura Municipal de Tanhaçu recebeu mais um Patrol para reforçar o trabalho de manutenção das estradas. Com esse novo equipamento, a equipe responsável poderá atuar de forma ainda mais eficiente, garantindo estradas seguras e bem conservadas para a população. Já são 5 Patrol trabalhando em todo o município, além de outras máquinas como Retroescavadeiras e Caçambas.







  • Reconhecimento Facial bate marca de 1.500 foragidos da Justiça capturados

    O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública alcançou 1.500 foragidos da Justiça na Bahia. A última prisão aconteceu no domingo (7), na capital baiana. A ferramenta é utilizada desde dezembro de 2018. Em 2021, o Reconhecimento Facial foi expandido para outros 77 municípios. Neste domingo, a ferramenta alcançou dois procurados por dívida de pensão alimentícia e um homem com mandado de prisão por prática de roubo.

    Grandes eventos

    Além de pontos estratégicos selecionados pelos especialistas da pasta, a ferramenta também é empregada em grandes eventos na capital e interior do estado, como Carnaval, Micaretas, Festival Virada, Festas Juninas, grandes feiras, eventos esportivos, entre outros. Os pontos permanentes são reforçados por Plataformas de Observação Elevadas, equipadas com centrais móveis. Os veículos ficam estacionados em áreas estratégicas.

    Municípios

    Além de Salvador, as 1.500 prisões também aconteceram nas cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Pojuca, Simões Filho, Itaparica, Dias D’Ávila, Porto Seguro, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itaberaba, Feira de Santana, Santo Estevão, Jequié, Seabra, Mucugê, Vera Cruz, Ibotirama, Capim Grosso, Senhor do Bonfim, Itabuna, Valença, Barreiras, Teixeira de Freitas, Jaguaquara, Irecê, Serrinha, Itamaraju, Nova Fátima e Ilhéus.

    Modalidades criminosas

    Mais de 80% dos localizados com o auxílio do Sistema eram procurados por homicídio, latrocínio, estupro e tráfico de entorpecentes.







  • Prefeitura de Aracatu amplia barragem para beneficiar 30 famílias

    Na incansável rotina de melhorias na zona rural, a Prefeitura concentra esforços na ampliação da barragem do Povoado Lagoa Funda e Santa Rita. Essa iniciativa visa atender diretamente 30 famílias da comunidade, proporcionando melhores condições de abastecimento hídrico e promovendo o desenvolvimento local. Para conferir mais detalhes sobre essa importante obra, assista ao vídeo que apresenta os trabalhos em andamento naquela região.







  • Lula assinará MP que reduz em até 4% conta de luz para consumidores residenciais

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, nesta terça-feira, uma medida provisória (MP) para garantir a redução de até 4% na conta de luz para consumidores residenciais. A proposta também prevê antecipar futuros pagamentos que a Eletrobras deve ao governo. Dessa forma, o governo poderá pedir empréstimo ao setor privado, com taxa de juros mais baixas, tendo os pagamentos da Eletrobras como garantia. "Estima-se que a quitação dos empréstimos promoverá uma redução estrutural, em média, de 3,5% nas tarifas de todos os consumidores já em 2024, equivalente aos custos da tarifa social de energia elétrica e de universalização em 2023, caracterizando o interesse público", diz a minuta. A MP também estende por 36 meses o prazo para que projetos de geração de energia renovável com subsídios do governo entrem em operação no país. Esses empreendimentos, principalmente no Nordeste, têm descontos nas tarifas de transmissão (Tust) e distribuição (Tusd). Esses descontos, porém, são pagos pelos consumidores na conta de luz.







  • Casal morre em grave acidente na BR-030, trecho entre Pancadão e Caetité

    Um acidente deixou vítimas fatais na noite de segunda-feira (08/04), na BR-030, trecho entre a comunidade de Pancadão e Caetité. Segundo informação da 94ª CIPM de Caetité, a colisão foi registrada por volta das 19h20, ocasionando o óbito de Sebastião Soares Silva e Ana Oliveira Silva, moradores da cidade de Lagoa Real, que estavam em um Volkswagen Parati, quando acabartam colidindo contra um Fiat Palio. A família que ocupava o Fiat Palio, sendo um casal com duas filhas, moradores de Pindaí, foram socorridos e levados para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA /24h), mas não correm nenhum risco. Os corpos das vítimas foram removidos e encaminhados para o IML-Instituto Médico Legal de Guanambi, onde passaram por exame de necropsia. A Polícia Civil apurará as circunstâncias do acidente.







  • Sesab confirma epidemia de dengue em 265 municípios baianos

    De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até o dia 7 de abril de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 809,7 casos/100.000 habitantes. Na mesma semana epidemiológica 14 de 2023, haviam sido notificados 14.561 casos prováveis, o que representa um aumento de 788%. No total, 265 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 80 estão em risco e 18 em alerta. O Governo da Bahia já investiu mais de R$ 21 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza, com o auxílio das forças de segurança e emergência, e aquisição de medicamentos e insumos. “O Governo da Bahia tem investido no combate à Dengue, providenciando estrutura, pessoal e medicamentos nos municípios e nas unidades de saúde. Contamos com o apoio da população e das gestões municipais para que, juntos, possamos combater a Dengue e superar esse momento. Não deixem água parada nas suas residências e locais de trabalho e procurem uma unidade de saúde se sentirem os sintomas da doença”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,45%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 30 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Juazeiro (3), Piripá (3), Feira de Santana (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Estevão (1) e Encruzilhada (1). Em 2024, até 7 de abril, foram notificados 8.814 casos prováveis de Chikungunya, com taxa de incidência de 62,3/100.000 habitantes, e registrados três óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas (2) e Ipiaú. No mesmo período de 2023, foram notificados 6.831 casos prováveis, um aumento de 29%. Já os casos prováveis de Zika são 1.103 até 7 de abril, contra 516 no mesmo período no ano passado, um aumento de 113,8%. Nenhum óbito por Zika foi confirmado.







  • Rio do Antônio: Vereador André Berkovitz solicitou na Embasa tubulação com extensão de água tratada para as comunidades de Lagoa Comprida e Caraíbas

    O vereador André Berkovitz, cumprindo agenda de seu mandado realizou solicitação de liberação da tubulação de água tratada na extensão de rede das comunidades de Lagoa Comprida e Caraíbas, na zona rural de Rio do Antônio. Sobre esse tema uma audiência foi realizada na Embasa de Salvador, onde o vereador esteve acompanhado do vice-prefeito Antônio Novais, do deputado Marcelino Galo e ainda o vereador Júnior do Tabuleiro, onde foi solicitado essa liberação de tubulação ao Superintendente da Operação Sul, Dr. Paulo Fernando. Segundo o vereador, o  prefeito da cidade, Gerson de Souza, assumiu o compromisso da escavação total da rede.  A referida obra promete beneficiar mais de 40 famílias, levando água tratada e refletindo positivamente na saúde e qualidade de vida da população local. 



Estamos nas redes sociais