• TRE-BA diz que não vai prorrogar prazo para biometria em Brumado e outras 51 cidades

    Foto: Secom PMS

    De acordo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o prazo para fazer o recadastramento biométrico, que termina no dia 31 de janeiro, não vai ser estendido em Brumado e outras 51 cidades da Bahia. O TRE informou ainda que a corte do órgão vai decidir o que fazer com eleitores que não comparecerem para realizar o procedimento e que, por consequência, tiverem o título cancelado por conta da ausência.

    Caso tenha o título cancelado pelo não comparecimento para a realização da biometria, o eleitor fica impedido de se inscrever em concurso público, tomar posse de cargo público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

    Os prazos para o fim do procedimento foram determinados, em cada estado do país, pelos tribunais regionais, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    O calendário eleitoral das Eleições Gerais de 2018, divulgado em dezembro de 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta o dia 9 de maio como o último dia para o eleitor que pretende votar esse ano requerer o título (jovens a partir de 16 anos), alterar seus dados cadastrais, regularizar pendências no documento ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.

    A data também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas eleições de 2018.

    Os eleitores nessas condições que ainda não tiverem feito o recadastramento até 31 de janeiro poderão regularizar a situação e, como consequência, fazer o recadastramento. Entretanto, os cidadãos que após o dia 31 de janeiro só tiverem como pendência o recadastramento biométrico deverão aguardar a decisão da corte do TRE-BA para saber como proceder.



  • Taisan Auto: Compre o seu veículo com o menor preço e as melhores condições de pagamento

    Passe na Taisan Auto e confira outros modelos e ofertas para você passar o fim de ano de carro novo ou seminovo. Taisan Auto, Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. Acesse o site e saiba mais WWW.TAISANAUTO.COM.BR



  • BA-142: carreta sai da pista e tomba na saída de Barra da Estiva para Ituaçu

    Foto: Destaque Bahia

    Ontem (11), por volta das 17 horas, ocorreu um acidente na BA-142, saída de Barra para Ituaçu.

    De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, um veículo Scania de placa PRF 5296 (GO Goiania) que estava sendo conduzido por Britner Alves Brito saiu da pista e tombou logo em seguida. A carga ficou espalhada pelo local.

    O Samu esteve no local prestando os primeiros socorros a vítima que foi encaminhada ao Hospital Suzy Zanfretta em Barra da Estiva com escoriações no crânio. 

    BA-142: carreta sai da pista e tomba na saída de Barra da Estiva para Ituaçu

    Foto: Destaque Bahia



  • Ibametro fiscaliza material escolar até 20 de janeiro

    Foto: Reprodução

    O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) está realizando, até o dia 20 de janeiro, operação intensiva para fiscalização de material escolar. A ação acontece na capital e interior do Estado, com o apoio das oito agências regionais do órgão.

    Entre os produtos fiscalizados estão cadernos, lápis de cor, tintas guache, colas, corretivos, massas de modelar, papéis ofício, borrachas e giz de cera, entre outros. Os fiscais estão percorrendo supermercados, mercadinhos de bairro, lojas e papelarias para recolher amostras dos produtos visando a realização de exames laboratoriais. O aspecto quantitativo de cada item será checado conforme o tipo em mililitros, em gramas ou em unidades.

    “O objetivo é evitar que o consumidor seja lesado, levando para casa produtos com quantidades inferiores ao que está informado no rótulo. Orientamos aos pais que busquem comprar os artigos escolares no mercado formal e exijam a nota fiscal, que pode ser utilizada para reclamações em caso de irregularidades no produto” destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

    Fato desconhecido por muitos pais, os artigos escolares devem ostentar o Selo do Inmetro, porque é um atestado de que os produtos atendem a requisitos de segurança para evitar riscos às crianças.

    Alguns pontos verificados nos 25 produtos de certificação compulsória regulamentados são: a presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridas e/ou inaladas; a existência de bordas cortantes ou pontas perigosas, dentre outros requisitos.

    Entre os produtos regulamentados pelo Inmetro estão: Apontador; Borracha e Ponteira de borracha; Caneta esferográfica/roller/gel; Caneta hidrográfica (hidrocor); Giz de cera; Lápis (preto ou grafite); Lápis de cor; Lapiseira; Marcador de texto; Cola (líquida ou sólida); Corretor Adesivo; Corretor em Tinta; Compasso; Curva francesa; Esquadro; Normógrafo; régua; Transferidor; Estojo; Massa de modelar; Massa plástica; Merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; Pasta com aba elástica; Tesoura de ponta redonda; Tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

    O Selo deve estar afixado na embalagem ou diretamente no produto. Se for um tipo de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o Selo Inmetro deve estar próxima ao produto para que o consumidor identifique corretamente.

    Caso o produto seja reprovado, o Instituto emite um auto de infração e o fabricante tem prazo de 10 dias para apresentar a defesa. O consumidor também pode denunciar irregularidades à Ouvidoria do Ibametro pelo 0800-711888. A ligação é gratuita. (Secom)



  • Vídeo: Prefeitura de Jânio Quadros segue construindo barragens para amenizar crise hídrica no município

    A prefeitura municipal de Jânio Quadros, por meio do governo do estado e deputados, está construindo mais uma barragem no município. Desta vez na comunidade da Fazenda Madeira Nova. 

    Segundo o prefeito de Jânio Quadros, Alex da Silva - Léo Gambá -esta é a quarta barragem que está sendo construída na cidade. “As barragens estão sendo feitas em um curto período, pois a empresa responsável vem executando a obra com muita velocidade. Quero agradecer a Rui Costa e aos nossos deputados pelo empenho. Esperamos agora a chegada da chuva para que o problema da falta de água seja resolvido nas regiões”, contou Leo Gambá. 

    Para a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula a construção da quarta barragem na comunidade Fazenda Madeira Nova é de suma importância, já que diminui a dificuldade com a água para os agricultores.

    O vereador, Celson Teixeira disse que com a construção das barragens pelo interior do município, que conta com comunidades que historicamente sofrem uma maior escassez no período de estiagem, o trabalho do município na hora da distribuição será de  menor, especialmente, por carro-pipa, porque a água estará mais perto das famílias e assim o custo será menor e mais rápida será a distribuição da água. 

    O morador da região, Colotino parabenizou o prefeito Leo Gambá pelas obras realizadas em Jânio Quadros e pela busca de recursos para acabar com a seca no município. “Você é um guerreiro do município de Jânio Quadros”, ressaltou Colotino.

    Outro morador da região, Zé de Fiinha disse que a obra é muito importante para os moradores da comunidade. 

    Ao melhorar a qualidade da água nas comunidades do município, o ex-vereador, Diogenes disse que Leo Gambá é um prefeito que se preocupa com o povo, regiões, fazendas e comunidades.



  • Prefeito de Guajeru, Gil Rocha participa da reunião que definiu Brumado sede da Policlínica Regional

    Foto: Divulgação

    Gil Rocha, prefeito de Guajeru, participou na manhã de quarta-feira (10), na prefeitura de Brumado, juntamente com mais 15 prefeitos, da reunião que definiu o município como sede da Policlínica Regional de Saúde.
    Ficou definido após discussão entre os prefeitos, que a unidade será construída em Brumado, já que a cidade é referência na área de saúde da região.
    A decisão será comunicada ao Governador Rui Costa que deverá visitar a cidade em breve para assinar a ordem de serviço.
     



  • Polícia apreende trator em Barra da Estiva furtado em São Paulo

    Foto: Destaquebahia

    Na quarta-feira (10), por volta das 8 horas, a polícia apreendeu no loteamento Alto da Barra, em Barra da Estiva, uma retroescavadeira furtada na cidade de Itaim Paulista (SP) em 2016.

    Ao ser questionado pela polícia sobre a origem do trator, o operador da máquina informou que a retroescavadeira pertencia a Gercilio Novais Santos. O chassi foi verificado e ao consultar a nota fiscal constatou que se tratava da retroescavadeira jcb 3 furtada em 2016.

    Em novembro do ano de 2016 foi registrado na sede da 20a Coorpin- Brumado por Claúdio, representante da empresa Orca Construtora , que na cidade de Brumado havia dois tratores que foram  furtados  no estado de São Paulo,  e que pertenciam a Orca  Construtora,  conforme registro de ocorrência n° 3596/2016 de furto na cidade de Itaim Paulista no dia 3 de abril de 2016,   onde foram furtadas uma retroescavadeira w20 marca case e uma retroescavadeira marca jcb-c3. 

    Em março de 2017 o trator retroescavadeira w20 foi localizado na cidade de Rio do Antônio em posse do vereador André Berkovitz.

    Já a retroescavadeira marca jcb-c3 apreendida em Barra da Estiva ontem (10) foi apresentada a delegacia para as devidas providências.



  • Polícia elucida tentativa de latrocínio em Conquista

    Foto: Destaque Bahia

    A Polícia Civil, através da DRFR, elucidou a tentativa de latrocínio ocorrido no dia 6 de dezembro do ano passado, por volta da 2 horas da manhã, em Vitória da Conquista.

    A vítima estava em um bar da cidade em companhia de Vagner Guanes da Silva, de 37 anos. Ambos saíram do bar e seguiram para outro estabelecimento comercial. Ao saírem os dois tiveram um desentendimento e entraram em luta corporal. O autor aproveitando do estado de embriaguez da vítima, lhe apedrejou no rosto e roubou certa quantia em dinheiro.

    Após investigações da polícia, o Vagner foi identificado, sendo requerido mandado de prisão preventiva devidamente cumprido. Vagner está à disposição da justiça criminal. 



  • Jovem morto a tiros dentro de casa na Malhada Branca já tinha passagens pela polícia

    Foto: Destaquebahia

    O jovem Sueido luz de Jesus, 20 anos, morto a tiros dentro de uma casa na Rua Isaura Caires Meira, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, na noite de ontem (10), já tinha passagens pela polícia. Ainda de acordo com informações obtidas pelo Destaquebahia, Sueido era residente na Rua Sabino Lourenço de Carvalho e, no momento da morte estava na casa de um amigo jogando Vídeo Game. A Polícia Militar, Técnica e Civil estiveram no local realizando os procedimentos de praxe, o corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame de necrópsia e deve ser liberado nesta quinta - feira (11), para os familiares realizarem o sepultamento. Na última segunda - feira (08), um amigo de Sueido foi alvejado por três tiros em via pública no Bairro Urbis 2, a Polícia Acredita que os crimes tenham ligação com o tráfico de drogas e segue investigando os casos.



  • Homicídio é registrado na noite desta quarta-feira no bairro Malhada Branca em Brumado

    Foto Composição | Destaque Bahia

    Um homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (10), no Bairro Malhada branca em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, um homem conhecido como “Sueido” foi alvejado a tiros na rua Isaura Caíres Meira. Ainda segundo informações o jovem estava dentro de uma residência no momento do ocorrido. A Polícia Militar foi acionada e está no local aguardando a chegada da Polícia Técnica para realizar o levantamento cadavérico. Este é o primeiro homicídio registrado em Brumado no ano de 2018.

    Mais informações a qualquer momento. 



  • Prefeita Lêda Matias participou da reunião que definiu Brumado como sede da Policlínica Regional de Saúde

    Foto: Destaque Bahia

    A Prefeita de Aracatu, Lêda Matias participou da reunião que definiu o município de Brumado como sede da Policlínica Regional de Saúde, na manhã de hoje (quarta-feira).

    A reunião que aconteceu na sede da Prefeitura de Brumado reuniu 16 prefeitos que integram o Consórcio Regional de Saúde. 

    Após uma votação entre os gestores, Brumado obteve treze votos e Livramento de Nossa Senhora três votos.

    O governador Rui Costa (PT) já foi comunicado sobre a decisão e a expectativa é que o chefe do Executivo Estadual esteja em Brumado no próximo mês para autorizar o início das obras. 



  • Brumado é escolhido para receber a Policlínica Regional; decisão aconteceu após reunião

    Foto: Destaque Bahia

    Na manhã de hoje (quarta-feira) aconteceu na sede da Prefeitura de Brumado uma reunião com 16 prefeitos que integram o Consórcio Regional de Saúde. Na ocasião foi definido que a Policlínica Regional será construída no município brumadense.

    Após uma votação entre os gestores, Brumado obteve treze votos e Livramento de Nossa Senhora três votos.

    O governador Rui Costa (PT) já foi comunicado sobre a decisão e a expectativa é que o chefe do Executivo Estadual esteja em Brumado no próximo mês para autorizar o início das obras. 

    Estiveram presentes na reunião os prefeitos: Lêda Matias Silveira (Aracatu), João Machado Ribeiro (Barra da Estiva), Eduardo Lima Vasconcelos (Brumado), Uelinton Valdir Palmeira Souza (Contendas do Sincorá), Roberval de Cássio Meira (Dom Basílio), Érico Cardoso de Azevedo (Érico Cardoso), Gilmar Rocha (Guajeru), Haroldo Aguiar (Ibicoara), Adalberto Luz (Ituaçu), Éder Jakes Souza Aguiar (Jussiape), José Ricardo Assunção Ribeiro (Livramento de Nossa Senhora), Terezinha Baleeiro Alves Santos (Malhada de Pedras), Gilberto Martins Brito (Paramirim), Cristiano Cardoso de Azevedo (Rio de Contas), Gilvanio Antônio dos Santos (Rio do Pires) e Jorge Teixeira da Rocha (Tanhaçu).



  • Loja de celular é arrombada em Brumado e proprietário faz desabafo em rede social

    Foto: Reprodução | Facebook

    Uma loja de celular foi arrombada na Tavessa Moreira, em Brumado, na madrugada de terça-feira (09).

    O proprietário do estabelecimento comercial desabafou em uma rede social. “Acordo cedo para trabalhar, abro a minha loja e encontro tudo revirado. E o pior disso tudo é que tudo indica que foi uma criança que fez todo o estrago e furtos”, disse.

    Segundo informações o crime foi cometido por um adolescente de 12 anos. O material roubado não foi divulgado.



  • TJ Bahia nomeia Juiz Titular para a Comarca de Ituaçu

    Foto: Destaque Bahia

    A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e desembargadora, Maria do Socorro Barreto Santiago, nomeou o Juiz de Direito, Francisco Moleda de Godoi para a Comarca de Ituaçu.

    A nomeação ocorreu através do Decreto Judiciário N.º 21/2018, de 08 de janeiro de 2018. O Juiz era titular da Vara de Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Itanhém. 

    TJ Bahia nomeia Juiz Titular para a Comarca de Ituaçu

    Francisco Moleda de Godoi, Juiz de Direito nomeado para a comarca de Ituaçu



  • Tanhaçu: moradores reclamam da qualidade da água em Sussuarana

    Foto enviada ao Destaque Bahia por um morador de Sussuarana, distrito de Tanahaçu

    Moradores de Sussuarana, distrito de Tanhaçu, tem reclamado que a água que tem chegado às suas casas tem sido uma água suja e com mal cheiro.

    Segundo moradores, a prefeitura não está tratando a água e a população está ficando doente com o consumo da mesma. “Alias desde a época da seca que não está tratando, e com a chegada da chuva piorou”, disse um cidadão de Sussuarana.

    O Destaque Bahia está à disposição da prefeitura de Tanhaçu para possíveis esclarecimentos. 



Estamos nas redes sociais