• Bandidos Armados assalta comércio em Arrecife zona rural de Brumado

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Os inúmeros furtos e assaltos ocorridos no município de Brumado, não estão se limitando apenas na zona urbana, na zonal diversas ocorrências estão sendo registradas devido as ações de criminosos.
    Na noite de ontem (27), um mercadinho de localizado no povoado de Arrecife foi assaltado. Segundo informações obtidas pela reportagem do Destaquebahia, dois indivíduos chegaram de moto, um deles desceu de arma em punho e entrou no comércio, enquanto que o comparsa aguardou do lado de fora para dá fuga.
    Foram subtraídos  R$ 1.000,00 (Um mil reais) do estabelecimento e, segundo o proprietário, antes de sair o bandido ainda roubou uma cartela de isqueiros.



  • Prefeito  é convocado pelo MEC para importante reunião para a implantação do Curso de Medicina

    Prefeito Aguiberto. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O processo para implantação do Curso de Medicina em Brumado está chegando a sua etapa final e, diante disso, o empenho do município será vital para que este sonho possa a vir ser concretizado no município. Dentro do amplo procedimento, a Prefeitura Municipal de Brumado vem cumprindo o seu papel, se esforçando ao máximo para atender todas as exigências do Ministério da Educação. Dando continuidade a este bojo de ações, o prefeito Aguiberto Lima Dias, recebeu do Mec, nesta terça-feira (26), uma convocação muito importante para participar de uma reunião no referido ministério dentro do Programa Mais Médicos, a qual acontecerá no próximo dia 02 e será presidida pela Coordenadora Geral de Processos de Chamamento Público da Diretoria de Regulação do Ensino Superior e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres/Mec, Jane Cristina da Silva, que estará dando todas as orientações para que o município possa cumprir a parte final do edital, que inclui uma visita in loco de toda a equipe da Seres ao município de Brumado, que está prevista para os próximos 60 dias. O prefeito Aguiberto está muito confiante na aprovação e já está totalmente preparado para participara da reunião. “Estamos concentrando todos os esforços para que Brumado possa ser contemplado com essa grande conquista, pois reconhecemos a importância histórica da implantação do Curso de Medicina para a nossa cidade”, destacou o chefe do executivo brumadense que ainda fez questão de frisar que “pelos diversos contatos que fizemos com técnicos do setor, o nosso município tem todas as chances de receber esse curso. Podem ter certeza que a administração municipal está cumprindo a sua parte, então, acredito que nos próximos 2 meses esse processo estará concluído e poderemos comemorar mais esta vitória”.



  • Pelo menos duas pessoas morreram carbonizadas após veículo pegar fogo em Livramento

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, após perder o controle, cair em uma vala e bater contra uma parede de concreto de uma boca de lobo, um veículo pegou fogo por volta das volta das 22:30h da noite de ontem (27), na BA-148, próximo da Entrada do Lote 4  em Livramento. As informações são de que ao menos duas pessoas morreram carbonizadas. A perícia foi solicitada na manhã de hoje (28), e só após os procedimentos é que será possivel saber, quantas e quem são as vítimas. Maiores informações a qualquer momento.



  • Compre pelo menor preço e receba em casa o seu seu produto

    Comodidade, menor preço, produto de qualidade e agilidade na entrega é tudo que o cliente busca hoje em dia. Pensando nisso, a Silva Calçados oferece a você os melhores produtos com as maiores vantagens, tudo ao alcançe de sua mão. Clique aqui e confira.



  • Começa hoje, 28, Curso de Cooperação Jurídica Internacional com temas como o combate à corrupção

    O tema da campanha internacional #corrupçãonão, lançada na última segunda-feira, 25 de maio, pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP), será também um dos enfoques do Curso de Cooperação Jurídica Internacional, realizado nesta quinta, 28, e sexta, 29 de maio, das 9hàs 18h, no auditório do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Subtração internacional de crianças; prestação de alimentos no exterior; combate à corrupção, recuperação de ativos, ação de improbidade e repatriação são outros temas do curso.

    Nesta quinta-feira, a procuradora da República Thamea Danelon Valengo vai falar do Combate à Corrupção; Recuperação de Ativos, Ação de Improbidade e Repatriação. Em seguida, Gilberto Antonio Duarte Santos, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime abordará a Convenção das Nações Unidas. A Tarde, a partir das 14h, a Prestação de Alimentos no Exterior no âmbito da Convenção de Nova Iorque é tema da palestra do procurador Regional da República e secretário de Cooperação Jurídica Internacional, Vladimir Aras. A desembargadora federal Mônica Sifuentes, discute, em seguida, sobre a Subtração Internacional de Crianças. Foros Internacionais e Projetos de Cooperação Técnica é tema da última palestra do dia, a ser ministrada pela assessora-chefe da Secretaria de Cooperação Jurídica, Georgia Diogo.



  • Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

    Eduardo Cunha (PMDB-RJ), à direita, comanda sessão de votação da PEC 182/2007 sobre a Reforma Política

    Em votação na noite desta quarta-feira (27), a Câmara Federal aprovou, por 452 votos a favor e 19 contra, o fim da reeleição para mandatos executivos - presidente da República, governadores e prefeitos. Houve ainda uma abstenção. A votação faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007.

    O texto aprovado é de autoria de Rodrigo Maia (DEM-RJ), e prevê transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores à eleição seguinte. Dilma Rousseff, reeleita em 2014, já não poderia se candidatar ao cargo em 2018.

    Todos os partidos votaram em maioria a favor da emenda que acaba com a reeleição. O partido com maior número de votos contra o fim da reeleição foi o Democratas, com cinco votos 'não' de um total de 20 parlamentares. PT e PMDB, principal aliado na bancada governista, tiveram três votos contra a emenda cada um. Outros três votos contra vieram de deputados do PTB.

    A única abstenção também veio do PT, com Weliton Prado (MG). Confira a lista completa de como votou cada parlamentar.

    O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ser favorável à medida mais pelo efeito em cidades pequenas, onde, segundo ele, prefeitos acabam governando para se reelegerem. No entanto, ele diz duvidar do efeito em governos estaduais e na Presidência.

    "Já tive momentos com uma posição favorável e momentos com uma posição desfavorável, mas hoje estou consciente de que é melhor para o Brasil o fim da reeleição", disse Cunha. "A gente vê muitos problemas em prefeituras, especialmente as menores, em que o prefeito acaba, na realidade, fazendo o mandato em função da reeleição. Isso de uma certa forma impede a renovação dos quadros políticos, mas para as prefeituras, não sei se nos Estados e até na União tem o mesmo impacto", completou.

    A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma política começou a ser votada nesta semana. Na última terça-feira (26), o plenário rejeitou uma proposta que incluía na Constituição a permissão para que empresas fizessem doações para candidatos e partidos. Após a votação, a Ordem do Dia foi encerrada. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política por temas. O texto da emenda deverá agora ser votada em segundo turno, e segue para o Senado caso aprovada.

    Legado de FHC

    A reeleição para cargos do Executivo foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1997 sob o comando do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que queria disputar um novo mandato no ano seguinte. Na época, a proposta sofreu oposição do PT.

    O partido, que chegou ao governo federal em 2003, já disputou e venceu por duas vezes a reeleição, com Luiz Inácio Lula da Silva (em 2006) e Dilma Rousseff (2014).

    "O modelo não se mostrou produtivo para o país, houve muitas distorções", reforçou o líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

    Embora os petistas tenham sido discretos na sessão, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que não vê problema na decisão. "Quem criou a reeleição foi o PSDB, ou seja, quem pariu Mateus que o embale. Defendo o fim da reeleição, com mandato de cinco anos." (Com Estadão Conteúdo)

    CONTINUE LENDO


  • Prefeitura realizará hoje reunião com os comerciantes sobre as festividades do aniversário de 138 anos de Brumado

    A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria da Fazenda, convoca a todos que têm interesse a colocar pontos de comércio (trailers, barracas e parques infantis) para uma reunião para definir os critérios que serão adotados nas festividades de comemoração do aniversário de 138 anos do município. A reunião será realizada no Salão de Treinamento da prefeitura hoje, quinta-feira (28), às 17 horas. As comemorações do 138º aniversário de Brumado acontecerão no dia 10 de junho na Praça Coronel Zeca Leite, tendo como atração principal os shows com as bandas Lordão e Filomena Bagaceira. 



  • A oportunidade de comprar o seu produto com até a metade do preço no Magazine Luiza


  • Weliton Lopes solicita que Registro de recém-nascidos seja emitido gratuitamente no Hospital Magalhães Neto

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O vereador Weliton Lopes foi autor da proposição solicitando da administração municipal, que através da Secretária Municipal de Saúde instale no Hospital Professor Magalhães Neto um posto avançado do cartório de registro civil.

    O parlamentar justifica que a ação se faz necessária a fim de emitir gratuitamente o registro civil dos recém-nascidos na maternidade do referido hospital, possibilitando um acesso mais facilitado aos pais e atendendo ao objetivo da “Semana do Bebê”, que acontece no  período de 25 a 31 de maio, conforme Lei 1.746/2015, quando o Comitê de Desenvolvimento Comunitário – CDC, estabeleceu este calendário para incentivar, promover, mobilizar, desenvolver e avaliar ações relacionadas à primeira infância (0 a 3 anos).

    “A garantia aos recém-nascidos da cidadania, através do Registro Civil é uma ação primordial. Para tanto, a presente indicação, busca justamente apontar meios para facilitar a sua emissão, neste caso, já no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, caso efetivada a adesão do Município ao Compromisso Nacional Pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento, junto a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, que tem o Ministério Público do Estado da Bahia como importante parceiro neste trabalho de erradicação. Sem dúvidas será uma marcante ação do Poder Público Municipal nesta II Semana do Bebê realizada em nosso Município”, destaca Weliton Lopes.



  • Guajeru, Maetinga, Malhada de Pedras, Anagé e Tremendal terão serviços do SAC Móvel

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    No mês de Junho os municípios de Guajeru, Maetinga, Malhada de Pedras e Tremendal serão beneficiados com os serviços do SAC Móvel.  
    O  SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) Iniciará a prestação de serviço em Guajeru, nos dias 1º e 2 de junho, passando por Maetinga, nos dias  4 e 5, em Anagé nos dias 7 e 8, em Tremedal, 10 e 11 e finalizando a passagem pela região nos dias 29 e 30, em Malhada de Pedras.

    O SAC irá oferecer os seguintes serviços: Emissão de Carteira de Identidade, CPF, Antecedentes Criminais, Recadastramento de pensionistas e Ouvidoria do Estado.



  • Polícia suíça prende Marin e outros dirigentes da Fifa em Zurique

    Foto reprodução

    Policiais invadiram hotel cinco estrelas de Zurique e detiveram nove dirigentes da entidade. O ex-presidente da CBF José Maria Marin é um dos detidos
     

    A polícia da Suíça prendeu nesta quarta-feira nove dirigentes da Fifa a pedido da justiça dos EUA sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os Estados Unidos. O departamento de justiça americano confirmou que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos. O Departamento Federal de Justiça suíço informou que está questionando os dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. 

    Delegados de quase todas federações de futebol estão em Zurique para o congresso da Fifa marcado para esta sexta-feira - no qual Joseph Blatter tentaria buscar  seu quinto mandato como presidente da entidade. O porta-voz da Fifa, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados. 

    - Ele não está envolvido de modo algum - disse.

    Segundo o jornal, as acusações baseadas numa investigação do FBI que começou em 2011 apontam corrupção generalizada na Fifa nas últimas duas décadas - envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e Catar (2022) - além de contratos de marketing e televisionamento. O rival de Blatter na eleição, o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, comentou para a emissora inglesa BBC:

    - Hoje é um dia triste para o futebol. É uma história em andamento - cujos detalhes ainda estão aparecendo.

    Os outros dirigentes detidos na Suíça, além de Marin, foram Jeffrey Webb (Ilhas Cayman), vice-presidente da comissão executiva e presidente da Concacaf; Eugenio Figueredo (Uruguai), que também integra o comitê da vice-presidência executiva e até recentemente era presidente da Conmebol; Jack Warner (Trinidad e Tobago), ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Concacaf, acusado anteriormente de inúmeras violações éticas; Julio Rocha (Nicarágua), presidente da Federação Nicaraguense; Costas Takkas, braço-direito do presidente da Concacaf; Rafael Esquivel, presidente da federação da Venezuela e membro do comitê-executivo da Conmebol; Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol; e Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica.

    A lei dos Estados Unidos dá a autoridade ao Departamento de Justiça para abrir casos contra estrangeiros que vivem no exterior. De acordo com "The New York Times", os promotores americanos têm usado esse expediente em relação a casos de terrorismo internacional. Para validar essa participação, os EUA precisam apenas da menor ligação dos suspeitos com o país como um provedor de serviços de internet ou banco americano.

    A Justiça Suíça divulgou nota oficial informando que seis acusados foram presos e aguardarão processo de extradição para os EUA. Segundo a nota, as autoridades americanas acusam os suspeitos de receberem milhões de dólares em subornos. As escolhas de Rússia e Catar como sedes para as duas próximas Copas (2018 e 2022) podem ser o tema central das investigações. O Departamento de Justiça americano informou que as investigações incluem até o contrato da CBF com uma "grande marca americana" - supostamente a Nike.

    Joseph Blatter não está entre os acusados, porém seu nome figura na lista de investigados pela polícia. Segundo informações da TV americana "CNN", o FBI já vinha atuando sobre o caso há cerca de três anos.

    A operação surpresa foi realizada por policiais à paisana, que se dirigiram ao balcão de registros do Hotel Baur au Lac e, já de posse das chaves, subiram aos quartos dos suspeitos, efetuando as prisões. Todos os acusados responderão, entre outras, por fraude eletrônica, extorsão e lavagem de dinheiro.

    O objetivo do dirigente era deixar encaminhado, na sexta-feira, o acerto para o seu quinto mandato à frente da entidade maior do futebol mundial.

    Ainda na manhã desta quarta-feira, a Fifa informou que irá realizar uma conferência de imprensa às 11h (6h no horário de Brasília) em sua sede de Zurique.

    CONTINUE LENDO


  • Farmácia Básica de Brumado foi arrombada e furtada durante a madrugada

    A Porta da frente foi arromabada, bem como uma janela lateral. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Continua aumentando o número de assaltos e furtos em Brumado; vários registros ocorreram desde início da semana e, nesta madrugada, mais um furto ocorreu, desta vez, na unidade da Farmácia Básica de Brumado.
    Segundo informações obtidas pela reportagem do Destaquebahia junto aos funcionários, indivíduos arrobaram a porta da frente e uma janela e uma janela lateral, e do interior fora subtraído um computador e um Botijão de Gás, isso o que foi percebido a princípio, mas um levantamento está sendo feito para se saber quais foram os reais prejuízos. O secretário de Saúde Cláudio Feres esteve no local averiguando a situação e tomando as providências cabíveis, ele não quis gravar entrevista, mas disse lamentar o ocorrido.

             

    O atendimento foi provisoriamente suspenso para que o local fosse periciado. Muitas pessoas que chegaram cedo em  busca de medicamentos, algumas delas da zona rural, foram comunicadas para retornar em uma outra hora.



  • SEABRA: Dor, protesto e revolta; diante do assassinato do Jovem Renato Anjos

    Fotos: Geraldo Pereira para o Destaquebahia.com.br

    A cena se repete, como se fosse um replay milhões de cidadãos brasileiros saem às ruas para reivindicar muitas coisas, porém, mais Segurança Pública é a principal delas.
    Assim como nas grandes capitais, as cidades pequenas de todos os estados lidam com  os mesmos problemas diariamente:  assaltos constantes, cidadãos de bens acuados dentro dos seus próprios lares e comércios, isso sem contar em tantos quantos, tiveram seus sonhos e planos interrompidos, por aqueles que, diante da ineficiência da justiça, sentem - se a vontade para decidirem quem vive ou morre em nesse país.

         
         

    Dentro deste contexto, moradores da cidade de Seabra – Ba, saíram às ruas na manhã desta terça-feira (26) para clamarem por segurança e justiça, após o assassinato brutal do jovem empresário, Renato Anjos, 24 anos, conhecido como "Renato Celular" que veio a óbito na manhã de segunda-feira (25), no hospital de Irecê, para onde foi socorrido ao ser alvejado por três tiros na tarde de sábado (23), quando dois elementos o assaltou dentro do seu comércio no centro de Seabra.

    Comovidos com a morte do comerciante, e ao mesmo tempo como forma de protesto, os empresários baixaram  as portas das lojas durante a tarde de segunda-feira (25), e hoje (26), todos saíram às ruas em uma caminhada que mobilizou milhares de pessoas.

           

    Com o sentimento de revolta pela situação vivida no município, os manifestantes clamavam por justiça e segurança, além de cobrar das autoridades locais mais atitude, no sentido de buscar recursos que proporcione aos munícipes uma vida mais segura [nem uma autoridade política esteve presente na manifestação].

        

    Sob forte comoção, o corpo do jovem empresário foi sepultado por volta das 13 horas, e na cidade não se fala em outro assunto.
    Até o fechamento desta matéria a polícia ainda não havia preso nenhum dos suspeitos do crime.

     



  • Ex-diretor da Petrobras, Cerveró é condenado a cinco anos de prisão

    Nestor Cerveró foi condenado a cinco anos de prisão (Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo)

    Condenação é por lavagem de dinheiro referente a um apartamento no RJ.
    Defesa diz que irá recorrer da sentença, publicada nesta terça-feira (26).


    O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró foi condenado a cinco anos de prisão – em regime, inicialmente, fechado –  pelo crime de lavagem de dinheiro. A decisão do juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, é da tarde desta terça-feira (26). Esta é a primeira condenação de Cerveró, que também é réu em mais uma ação penal e já está preso em Curitiba.

    Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Nestor Cerveró adquiriu para si, mas em nome de uma empresa, um apartamento de luxo no Rio de Janeiro com dinheiro que recebeu como propina na Petrobras. Ele simulou um contrato de locação do próprio imóvel para justificar o uso.

    O imóvel, localizado no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, foi adquirido por R$ 1,532 milhão pela empresa Jolmey. Conforme a denúncia, a offshore foi constituída no Uruguai por Cerveró e o advogado uruguaio Oscar Algorta, e posteriormente no Brasil, quando ingressou no país com capital de R$ 2,6 milhões. O dinheiro foi utilizado, segundo os procuradores, para adquirir o apartamento, para empreender uma reforma de R$ 690 mil no imóvel, e para bancar impostos e honorários de advogados.

    Algorta também era réu neste mesmo processo criminal, sendo acusado de ter lavado parte do dinheiro desviado com a compra do apartamento em nome da offshore. Porém, como reside no exterior, a ação contra ele foi desmembrada deste processo.

    Atualmente, o apartamento está avaliado em R$ 7,5 milhões, segundo o MPF. Na sentença, Moro determinou o confisco do imóvel e que, após alienação, o produto da venda seja revertido à Petrobras, apontada como vítima dos crimes antecedentes à lavagem de dinheiro.

    O advogado que representa Nestor Cerveró no processo, Edson Ribeiro, afirmou ao G1 que discorda do conteúdo da sentença, e que irá recorrer. Questionou, ainda, a rapidez com que a sentença foi publicada, uma vez que as alegações finais de Cerveró foram apresentadas pela defesa apenas após as 22h de segunda-feira (25).

    “Eu estranho justamente essa rapidez. Todos nós dormimos pelo menos umas seis horas, oito horas. Então, em sete horas foram lidas as alegações e apresentada uma sentença com 50 e poucas páginas. Denota-se que a sentença já estava pronta, aguardava apenas a formalização da entrega pela defesa e mais nada. Esse é um fato de relevo”, afirmou o advogado, que disse ainda que o caso demonstra “total desprezo pelo devido processo legal”.

    Outro processo
    Cerveró foi preso em janeiro ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Desde então, está detido na carceragem da superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. Ele passou a ser réu na Lava Jato em dezembro do ano passado juntamente com Fernando Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na estatal; e Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal.

    Eles são acusados de participação em crimes como corrupção contra o sistema financeiro nacional e lavagem de capital entre 2006 e 2012, conforme a denúncia. Além deles, o doleiro Alberto Youssef também virou réu nesta ação penal.

    De acordo com o MPF, Fernando Baiano e Nestor Cerveró são suspeitos de receber US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México. Fernando Baiano era representante de Nestor Cerveró no esquema, ainda segundo a denúncia.

    Nestor Cerveró e Fernando Baiano respodem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além destes crimes, Júlio Camargo responderá por evasão fraudulenta de divisas e fraudes em contratos de câmbio. Nesta ação, Youssef responde apenas por lavagem de dinheiro.

    CONTINUE LENDO


  • Passe por um nutricionista e tenha uma vida mais saudável