• Horário de Verão é adiado para 18 de Novembro por casa do Enem

    Foto: Reprodução

    A um mês das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. O texto com a decisão será publicado no Diário Oficial da União. A data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019.

    Nas redes sociais, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, comemorou a mudança. “Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes.”

    O pedido para mudar o início do horário de verão foi encaminhado pelo Ministério da Educação à Presidência da República. As provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro em todo o país. A previsão é de que 5,5 milhões de estudantes participem.



  • Brumado: Polícia registra ocorrências de violência domestica, ameaça e briga em menos de um dia

    A Polícia Militar registrou ocorrências de violência domestica, ameaça e briga em menos de um dia em Brumado. Por volta de 12h06min de ontem (03), a guarnição do PETO apresentou na sede da 20ª COORPIN um indivíduo de 19 anos pelo fato de ter ameaçado a companheira, uma adolescente de 17 anos, além de ter destruído os móveis da residência onde residem.  Às 23h40min, a polícia deteve dois indivíduos que estavam em vias de fato, onde ambos foram encaminhados à delegacia. Já na madrugada desta quinta-feira (04), por volta de 2h20min, a guarnição de Radiopatrulhamento apresentou na sede da 20ª COORPIN um indivíduo que estava visivelmente embriagado e ameaçando pessoas na Rua Tenente Amarildo. O homem permaneceu à disposição do delegado plantonista.







  • Toffoli volta a decidir contra autorização para entrevista de Lula

    Foto: Reprodução

    Na sexta decisão judicial sobre o mesmo tema em menos de uma semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, voltou a confirmar agora à noite a decisão do ministro Luiz Fux que impede entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o ministro Ricardo Lewandowski havia reafirmado sua decisão de liberar a entrevista do ex-presidente, mas encaminhou o processo a Toffoli para deliberação final.

    Na sua terceira decisão na Reclamação 32111 em que o ex-presidente peticiona pelo direito de dar entrevista, Lewandowski entendeu que a realização da entrevista não oferece risco à segurança do sistema penitenciário. Segundo ele, a livre manifestação do pensamento deve ser garantida no caso.

    “Julgo procedente a reclamação para cassar a decisão reclamada, restabelecendo-se a autoridade do STF para que seja garantido ao reclamante o direito à livre manifestação de pensamento, a fim de que possa conceder entrevista, caso seja de seu interesse, sob pena de configuração de crime de desobediência, com o imediato acionamento do Ministério Público para as providências cabíveis, servindo a presente decisão como mandado”, decidiu Lewandowski.

    Dias Toffoli respondeu ao despacho de Lewandowski e manteve a decisão liminar proferida, nos autos da Suspensão de Liminar (SL) 1.178/PR, proferida pelo vice-presidente da Corte, ministro Luiz Fux. De acordo com Toffoli, Fux estava no exercício da Presidência quando recebeu o pedido de SL. Ainda segundo o presidente do STF, a decisão de Fux “deverá ser cumprida, em toda a sua extensão, nos termos regimentais, até posterior deliberação do Plenário”. No entanto,Toffoli não deu prazo para isso ocorrer.

    CONTINUE LENDO


  • Adolescente é detida em Aracatu após colocar fogo na casa da própria mãe

    Foto: Destaque Bahia

    Na manhã de ontem (04), por volta de 11h30min, uma guarnição do Destacamento policial de Aracatu apresentou em Brumado, na 20ª COORPIN uma adolescente de 17 anos, pelo fato de ter ateado fogo na residência da mãe. A menor ficou à disposição do delegado plantonista, para adoção das medidas cabíveis.

    Adolescente é detida em Aracatu após colocar fogo na casa da própria mãe

    Foto: Destaque Bahia

    De acordo a Polícia, a adolescente era a única pessoa na residência no momento do ocorrido e teria praticado o ato supostamente por vingança após ter sido repreendida pela mãe.



  • Brasil tem mais de 1,9 mil casos de sarampo confirmados

    Até o dia 1º de outubro, 1.935 casos de sarampo foram confirmados no Brasil – sendo 1.525 no Amazonas e 330 em Roraima. O Amazonas contabiliza ainda 7.873 caso em investigação e Roraima, 101. Casos isolados foram registrados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (33), em Rondônia (3), Pernambuco (4), no Pará (14), Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).

    Ainda de acordo com a pasta, dez mortes por sarampo foram confirmadas, sendo quatro em Roraima (3 estrangeiros e 1 brasileiro), quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 em Manaus e 2 no município de Autazes) e dois no Pará (indígena e venezuelano).



  • Greve dos professores por reajuste salarial completa um mês em Itabuna

    Foto: Raphael Marques/TV Santa Cruz

    Os professores municipais de Itabuna, cidade do sul da Bahia, completam nesta quarta-feira (3) um mês de greve. A mobilização foi decretada em assembleia realizada no dia 29 de agosto e começou em 3 de setembro. De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), a greve afeta 98 escolas e 17 mil alunos na cidade.

    Os professores reivindicam 6,81% de reajuste para docentes de nível II e III, são contra a mudança do regime trabalhista, que é a CLT, para um regimento estatutário próprio, e exigem o pagamento de salários atrasados para professores em desvio de função.

    De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), a greve afeta 98 escolas e 17 mil alunos na cidade.

    Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) informou que será realizada mais uma reunião com dirigentes do Simpi, nesta quarta-feira (3), às 10h, no gabinete da secretaria. O objetivo do encontro, segundo o órgão, é manter o diálogo e a conversa em torno do pleito apresentado pelo Simpi na campanha salarial deste ano.



  • Polícia passará a ter acesso a roteiros de carros-fortes

    Foto: Divulgação

    O fornecimento do roteiro dos carros-fortes para munir a polícia baiana de informações que auxiliem na adoção de medidas preventivas foi uma das decisões acertadas na manhã desta quarta-feira (3), durante reunião entre a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e representantes de empresas de transporte de valores que atuam no estado. Presidida pelo subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, o encontro também contou com autoridades das polícias Militar e Civil.

    Reivindicação antiga das forças de segurança, a disponibilização das rotas, do perfil e quantidade de valores transportados, entre outras informações, são consideradas fatores importantes para ajudar no estabelecimento de ações preventivas e repressivas no combate a quadrilhas especializadas em roubo de valores. 

    “Já temos boa parte das quadrilhas que atuam neste ramo identificada, inclusive as envolvidas nas últimas ocorrências. As polícias Militar e Civil têm executado um belo trabalho no combate aos ataques contra agências bancárias, alcançando a redução de 29% nos registros em relação ao ano passado e nos casos envolvendo transporte de valores não vai ser diferente”, garantiu Oliveira.

    O uso da tecnologia também foi destacado como forma de prevenção. As imagens das bases de onde partem os carros de transporte de valores passarão a ser compartilhadas com a SSP.



  • Polícia do Paraguai descobre túnel para resgatar 80 membros do PCC da prisão

    Um Brasileiro foi preso ajudando a escavar o túnel | EFE/Direitos Reservados

    A Polícia do Paraguai prendeu quatro pessoas nesta terça-feira, 2, uma delas brasileira, após descobrir um túnel perto da prisão de Pedro Juan Caballero, no departamento de Amambaí, perto da fronteira com o Brasil, que seria utilizado para resgatar 80 membros do Primeiro Comando da Capital (PCC).

    Segundo o ministro do Interior do Paraguai, Juan Ernesto Villamayor, três dos presos, todos paraguaios, foram surpreendidos pelos agentes enquanto trabalhavam na escavação do túnel dentro de uma casa a cerca de 200 metros do presídio.

    Eles confessaram que o objetivo era conectar a casa à prisão para facilitar a fuga de pelo menos 80 integrantes do PCC.

    O quarto preso, um cidadão brasileiro, foi capturado perto da casa utilizada pela quadrilha. Segundo as investigações, ele estava prestando serviços para os paraguaios que escavavam o túnel.



  • Operação Eleições 2018 vai contar com mais de 25 mil policiais

    Mais de 25 mil policiais militares e civis vão atuar em todo a Bahia, no próximo domingo (7), dia das eleições gerais no Brasil. O policiamento será montado a uma distância de 100 metros dos 9.576 locais de votação e haverá patrulhamento no entorno das seções eleitorais. 

    A escolta das urnas até os locais de votação e a guarda das seções eleitorais com o objetivo de impedir a violação dos equipamentos ficarão a cargo da Polícia Militar. Os policiais também vão prevenir crimes eleitorais, como transporte clandestino de eleitores, compra de votos e desordens nas seções. Em casos de flagrante, os autores serão encaminhados para a Polícia Federal ou Delegacias Territoriais.

    Durante a operação, policiais dos departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Polícia do Interior (Depin) vão trabalhar em regime especial, com efetivo reforçado, além do efetivo da Coordenação de Operações Especiais (COE), que ficará de prontidão. Equipes formadas por delegados titulares, coordenadores regionais, escrivães e investigadores reforçarão todas as unidades do estado durante o processo eleitoral. 

    Após o encerramento da votação às 17 h haverá a escolta do material utilizado no pleito para os polos de informática ou cartórios eleitorais. A mídia de votação também será conduzida para os locais de apuração e transmissão de voto, onde o policiamento permanecerá até o encerramento de todas as atividades, previsto para as 22 h.

    Inteligência 

    A Operação Eleições 2018 da Secretaria da Segurança Pública (SSP) já teve início na última segunda-feira (1), com as atividades de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado no Centro de Operações e Inteligência.



  • Prefeitura de Brumado adere a campanha do Outubro Rosa contra o Câncer de Mama

    O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente a data é celebrada, com diversas informações compartilhadas sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e, também, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. 

    Todos na luta contra o câncer de mama!



  • Número de Mortos em desastres na Indonésia chega a 1.407

    Soldados enterram os corpos em Cemitérios coletivos para evitar propagação de doenças | EFE/STR/ Direitos Reservados

    O número de mortos em desastres ocorridos na Indonésia já chega a 1.407, informou as autoridades locais. O terremoto de Magnitude 7.5 na Escala Richter e o Tsunami que atingiram a Ilha de Celebes na última sexta-feira (28), deixaram um imenso rastro de destruição. O numero de feridos em estado grave subiu para 2.549 e os desaparecidos são cerca de 113.

    A catástrofe começou na última sexta-feira com um terremoto de magnitude 6,1, que matou uma pessoa e feriu 20, seguido de outro terremoto de magnitude 7,5 e o Tsunami. O Porta-Voz da BNPB disse hoje que 63% dos indonésios na região de Celebes não escutaram as sirenes de alerta de ondas gigantes e que 71% da população nunca fizeram uma simulação de resposta aos desastres.



  • Atletas Mirins de Brumado se destacam no 5º Campeonato da Liga Conquistense de Jiu-Jitsu

    Foto: Divulgação

    Atletas Mirins do Jiu-Jitsu de Brumado participaram no último dia (30), do 5º Campeonato da Liga Conquistense. Alunos da academia Aranha Figth e treinados pela professora Alexandra Cardoso, as crianças obtiveram bons resultados, conquistando 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de Bronze. “Estou muito feliz com esta turma de Crianças que são o futuro do esporte. Agradeço a Deus, aos pais pelo apoio e a Prefeitura Municipal de Brumado em nome da Secretária Ednéia Ataíde, pelo o transporte. Todos estão de parabéns”, Disse Alessandra.



  • Brumado: Polícia apreende submetralhadora no Bairro Novo Brumado

    Por volta de 22h30min, de ontem (02), uma guarnição do PETO vializou dois invidividuos em atitude suspeita na rua Juscelino Kubitschek, bairro Novo Brumado, pelo que se procedeu abordagem. Os jovens estavam em frente a uma casa abandonada, sendo que ao realizar buscas no interior dessa edificação desocupada foi encontrada uma mochila contendo uma submetralhadora 9mm e munições de calibre .38.

    Por essa razão, os suspeitos e todo o material apreendido foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20°COORPIN, onde o fato foi registrado.

     

    MATERIAL APREENDIDO

     

    01 Submetralhadora. 9mm. Marca SWD. INCORPORATED. ATLANTA.  USA, 06 Munições .38 CBC.

     

        



  • Emprego na indústria fica praticamente estável em agosto, indica CNI

    Foto; Wilson Dias

    O emprego na indústria ficou praticamente estável em agosto, informou hoje (2) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Houve pequena retração de 0,1% frente a julho, na série com ajuste sazonal. Segundo a CNI, o rendimento médio do trabalhador e a massa real de salários também caíram em agosto mostrando a piora no mercado de trabalho.

    De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, o rendimento médio real dos trabalhadores da indústria diminuiu 0,4% em agosto na comparação com julho, na série de dados dessazonalizados. Foi a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula redução de 1,8% de janeiro a agosto em relação ao mesmo período do ano passado.

    Já a massa salarial, que é a soma de todos os vencimentos pagos aos trabalhadores, caiu 0,8% em agosto frente a julho, na série com ajuste sazonal, e acumula perdas de 1,4% de janeiro a agosto em relação ao mesmo período de 2017.

    O faturamento da indústria mostra tendência mais clara de recuperação, segundo a CNI. O indicador cresceu 2,5% em agosto na comparação com julho na série dessazonalizada e acumula uma alta de 5,5% de janeiro a agosto frente ao mesmo período de 2017.

    As horas trabalhadas na produção aumentaram 1% em agosto na comparação com julho na série com ajuste sazonal. De janeiro a agosto, o indicador acumula aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2017.

    A utilização da capacidade instalada ficou em 78,1% em agosto, 0,5 ponto percentual acima do registrado em julho. “Com o crescimento – o terceiro consecutivo – o índice volta a se aproximar do nível de abril (78,3%), antes da paralisação dos transportes”, diz a pesquisa.

    CONTINUE LENDO


  • TSE recebe 16.169 denúncias de irregularidades no processo eleitoral

    Os eleitores denunciaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 16.169 atos irregulares cometidos pelos candidatos e seus aliados durante o atual período eleitoral, até agora. A maioria das irregularidades denunciadas por meio do aplicativo Pardal foi de propaganda irregular – 11.019 registros.

    O Pardal foi lançado pelo TSE em 2016 e atualizado este ano com o objetivo de colocar os cidadãos como fiscais da campanha e protagonistas do combate à corrupção eleitoral. Pelo aplicativo, é possível fazer denúncias de propaganda de rua irregular, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos na campanha.

    As denúncias dos eleitores são apuradas pela Justiça Eleitoral e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Eventuais irregularidades nos programas eleitorais de rádio e televisão, além de infrações relacionadas aos candidatos a presidente e vice-presidente da República, não são processadas pelo Pardal e devem ser encaminhadas ao MPE.



Estamos nas redes sociais