• Governo do Estado entrega Policlínica da região de Guanambi nesta sexta-feira, 24

    Foto: Reprodução

    Na próxima sexta-feira (24), será entregue a Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão, em Guanambi, com previsão de atender aproximadamente 500 mil pessoas de 22 municípios da região. Foram investidos R$ 24 milhões na unidade, entre obras civis, aquisição de equipamentos e 12 micro-ônibus com capacidade para transportar até 28 pessoas. 

    Esta é a segunda policlínica inaugurada pelo governador Rui Costa neste mês. A primeira foi entregue em Teixeira de Freitas, no último dia 17, para atender a Região do Extremo Sul, reunindo 13 municípios. Já em dezembro, serão inaugurados os hospitais de Seabra (dia 1º) e Ilhéus (15), bem como as policlínicas de Irecê (dia 8) e Jequié (22).

    Localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.097, no bairro Santa Luzia, em Guanambi, a Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão oferecerá atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

    Uma série de ações marca a inauguração da unidade de saúde, que será iniciada a partir das 8h, com uma visita guiada às instalações reunindo a imprensa da região, deputados e prefeitos cujos municípios formam o Consórcio Público de Saúde, seguida de entrevista coletiva. 

    Logo em seguida, às 9h30, Rui instala o Projeto Escolas Culturais no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O projeto integra o programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural da região onde está inserida. O programa será implantado em 85 escolas públicas da rede estadual. 

    Às 16h, ocorre a solenidade de inauguração da Policlínica Regional de Saúde do Alto Sertão. Para marcar o encerramento das atividades alusivas à inauguração da unidade em Guanambi, ocorrerá, a partir das 21h, na Praça do Feijão, o show musical com a banda Aviões do Forró. 

     



  • Conquista: Uber começa a funcionar nesta quarta-feira (22)

    Foto: Reprodução

    Atualmente, o serviço da Uber na Bahia opera em Salvador e região metropolitana, além de Feira de Santana e Juazeiro, mas os assíduos no serviço de transporte particular podem começar a comemorar. É que a Uber vai passar a atuar, ainda, em Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro.

    A previsão é de que a Uber esteja disponível para os conquistenses a partir desta  quarta-feira (22) e para quem mora em Itabuna e Ilhéus, o prazo é sexta-feira (24). Já os moradores de Porto Seguro só vão poder usufruir dos serviços dentro de uma semana, no dia 29.

    O gerente geral da Uber no Norte e Nordeste, Michele Biggi, disse que a tendência é que a Uber continue em expansão na Bahia. Ele informou que a plataforma não disponibiliza o número de motorista por município, mas garantiu que a quantidade de servidores também tende a crescer.

    A Uber chegou à Bahia em 7 de abril de 2016 e, de lá para cá, já cadastrou mais de 18 mil motoristas em todo estado.



  • Comarca de Brumado é elevada à entrância final

    Foto: Divulgação

    Na manhã desta quarta-feira (22) foi aprovada a elevação da Comarca de Brumado para Entrância Final, chegando ao mesmo nível das comarcas das grandes cidades da Bahia.

    A medida aconteceu em sessão plena realizada na sede do Tribunal de Justiça da Bahia. Sendo uma conquista dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e da OAB 21ª Subseção Brumado. 

    Comarca de Brumado é elevada à entrância final

    Foto: Divulgação



  • Revólver e outros objetos são apreendidos em casa de suspeito de roubar joalheria em Brumado

    Foto: Fabiano Neves / Destaque Bahia

    A Polícia encontrou um revólver calibre 32 com quatro cartuchos, duas facas, um veículo GM/Corsa Wind, com o CRLV exercício 2017, a carteira de identidade de Marcos de Oliveira Gama, uma motoserra, entre outros objetos, na tarde da segunda-feira (20), na casa de Caiuá Lima Coelho, um dos suspeitos de roubar uma joalheria em Brumado, com mais dois indivíduos de Bom Jesus da Lapa.

    Na residência, a esposa do suspeito, Samara Souza Cassia foi abordada e conduzida para a delegacia. A mulher e os objetos encontrados na residência de Caiuá ficaram a disposição da polícia.



  • DOIS HOMENS são presos COM TIJOLO DE MACONHA NO BAIRRO ESTOCADA em Livramento

    Foto: Destaque Bahia

    Na tarde de ontem (21) dois homens, identificados pelos prenome Helton e Rodrigo, foram presos após ser flagrados com uma grande quantidade de drogas, no Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora.

    Segundo as informações, foi apreendido com os dois homens um um tijolo de maconha de aproximadamente 1kg após uma abordagem de rotina realizada pela guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) da 46ª CIPM.

    Todos foram condzidos à Delegacia de Polícia Civil de Livramento, onde vão responder por tráfico de drogas.



  • Câmara articula foro privilegiado para Temer e Lula

    A proposta original é para acabar com o foro privilegiado, mas devido a articulações nos bastidores do Congresso, a tendência é expandir esse direito para ex-presidentes. O objetivo é proteger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro, e manter a proteção ao presidente Michel Temer, investigado na Operação Lava Jato.

    Para isso, deputados planejam incluir na proposta de emenda à Constituição (PEC) 333/2017, que acaba com o foro especial para autoridades, um trecho que dê o benefício a ex-mandatários do País. Nos bastidores, parlamentares afirmam que a iniciativa será do PMDB.

    O deputado Wadih Damous (PT-RJ) também é citado como um dos possíveis autores da mudança, mas ele nega. "Nunca apresentei essa proposta. Não vou apresentar. Não há clima para esse debate", afirmou ao HuffPost Brasil. O deputado defende a manutenção da prerrogativa de foro como está na lei atual.

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (22) PEC 333/2017, aprovada pelo Senado em maio. O texto mantém o foro apenas para os chefes dos três poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário).

    Se for aprovada na CCJ, a PEC segue para uma comissão especial, onde terá o prazo de 40 sessões plenárias para ser discutida. Na etapa seguinte, o texto vai para o plenário da Câmara, onde precisa de 308 votos, em dois turnos, para ser aprovado.

    É na comissão especial que a discussão sobre o foro para ex-presidentes deve acontecer. "É uma blindagem. Como essa Câmara é corporativista tudo é possível, mas nós vamos trabalhar contra", afirmou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

    O parecer do relator, deputado Efraim Filho (DEM-PB) é favorável ao texto aprovado no 

    Senado. "Concluímos o voto no sentido da admissibilidade", escreveu o parlamentar na análise que exclui qualquer problema de conflito do texto com as normas legais.

    Em 2005, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional o foro privilegiado para ex-presidentes. O direito estava previsto na Lei nº 10.628, sancionada em dezembro de 2002 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, dias antes do fim de seu mandato. Em 1999, o Supremo já havia derrubado o benefício.

    Foro privilegiado

    De modo geral, o foro privilegiado é a prerrogativa de ser julgado por um tribunal diferente ao de primeira instância, responsável pelos casos de cidadãos comuns. No Brasil, a extensão do benefício vai do presidente da República até comandante da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, chefe da Polícia Civil e vereadores.

    São 54.990 brasileiros com direito à prerrogativa, sendo 38.431 por determinação da Constituição Federal e 16.559 previstos pelas constituições estaduais, de acordo com a pesquisaForo, prerrogativa e privilégio: Quais e quantas autoridades têm foro no Brasil?, dos consultores legislativos do Senado João Trindade Cavalcante Filho e Frederico Retes Lima.

    De acordo com a Constituição Federal de 1988, cabe ao Supremo julgar o presidente da República, ministros de Estado, senadores e deputados federais. Governadores são atribuição do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

    No caso dos prefeitos, o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, prevê julgamento dos crimes comuns pelo Tribunal de Justiça estadual e dos crimes de responsabilidade pela Câmara Municipal. Quem trata de crimes eleitorais ou de competência da Justiça Federal são, respectivamente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Regional Federal com jurisdição sobre aquele Município.

    Para deputados estaduais e distritais, o entendimento mais comum é o de que, por simetria, o julgamento desses parlamentares cabe ao Tribunal de Justiça. Quanto aos vereadores, não houve concessão de foro especial pela Constituição, mas há previsão em alguns estados, por normas locais.

    Congresso x Supremo

    A iniciativa de marcar a votação da PEC na Câmara é uma reação ao julgamento do Supremo sobre o tema, que será retomado nesta quinta-feira (23). O relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, defende a restrição do foro apenas para crimes cometidos durante o exercício do mandato e se estiver relacionada com as funções desempenhadas no cargo. A expectativa de o STF decidir a questão também foi o que moveu a votação da proposta no Senado, em maio.

    Para o relator da PEC e líder do DEM, Efraim Filho, as discussões não são antagônicas. "São suplementares. Não conflitantes", afirmou ao HuffPost Brasil. Ele destacou que a proposta do Congresso é mais abrangente do que o ponto em discussão no Supremo, já que acabaria com o foro também para os membros do Judiciário e do Ministério Público.

    No STF, o debate é feito em uma ação penal contra o atual prefeito de Cabo Frio (RJ), Marcos da Rocha Mendes (PMDB), por crime eleitoral. O julgamento foi interrompido em junho, após pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Alexandre de Moraes. Votaram com o relator os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

    De acordo com dados da Secretaria de Gestão Estratégica do STF citados por Barroso, atualmente, 37 mil autoridades gozam de foro privilegiado e casos de mais de 800 agentes com prerrogativa de foro, como o presidente da República, o vice-presidente, os 513 deputados e os 81 senadores devem ser julgados pelo STF.

    Levantamento feito pela assessoria de imprensa do Supremo mostra que, atualmente, há 540 inquéritos e ações penais em tramitação na Corte envolvendo pessoas com foro. Barroso citou ainda que, se a sua tese prevalecer, o Supremo ficaria com apenas 10% dos processos que tem atualmente, de acordo com estudo da FGV.

    Impunidade

    Como cabe ao Supremo julgar parlamentares, a ideia de foro privilegiado é associada, por parte da população com a noção de impunidade. O discurso também é adotado por nomes à frente da Operação Lava Jato, como o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

    De acordo com dados do Supremo em Números, da Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas 0,78% das 515 as decisões em ações penais no Supremo foram favoráveis à acusação. Em comparação, 14% das decisões foram favoráveis à defesa.

    Não há, contudo, consenso quanto à questão. Para a organização não-governamental Transparência Brasil, a possibilidade de recursos em diferentes instâncias irá atrasar o resultado final. "Se os processos nos tribunais superiores já demoram anos e anos para se concluírem, levá-los para a primeira instância fará aumentar ainda mais esse tempo", diz nota da entidade.(HuffPost Brasil )

    CONTINUE LENDO


  • Gilmar, Moro e Dallagnol rejeitam convite para audiência na CPMI da JBS

    Fotos: Agência Brasil | Montagem: Bahia Notícias

    A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS recebeu três respostas negativas para a realização de uma audiência pública sobre o instituto da delação premiada. Convidados para discutir o assunto junto ao colegiado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o juiz federal Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol negaram disponibilidade para comparecer à audiência. A sessão seria realizada nesta quinta-feira, 23, mas deve ser cancelada por conta das ausências registradas. Para a mesma audiência, haviam sido convidados também o juiz Márlon Reis e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia. O tema a ser discutido pelos nomes seria a delação premiada, utilizada principalmente na Operação Lava Jato. Gilmar Mendes não aceitou o convite, mas ainda não respondeu oficialmente ao colegiado. A assessoria de imprensa do magistrado confirmou que ele não estará presente à reunião. Na justificativa encaminhada à CPMI, Moro argumentou que não poderá estar presente na reunião por causa de compromissos relacionados à Lava Jato.

     "Devido à intensidade dos trabalhos e a compromissos prementes relacionados à condução dos processos atinentes à assim denominada Operação Lava Jato, inclusive com acusados presos, informo que não tenho, infelizmente condições de participar do aludido evento". Já Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, argumentou que não participou da celebração do acordo de delação premiada da JBS e de seus executivos. "Em virtude do acúmulo de trabalho no âmbito da Força-Tarefa da Operação Lava Jato do MPF/PR e de compromissos já assumidos em razão da minha atividade de coordenador da referida Força-Tarefa, infelizmente não poderei comparecer na reunião", disse no ofício. "Adicionalmente, de qualquer forma, esclareço que não constituem objeto de apuração por esta Força-Tarefa as possíveis irregularidades citadas no expediente em questão", complementou Dallagnol. "O acordo de colaboração premiada citado no seu expediente JBS foi celebrado pela Procuradoria-Geral da República sem participação desta força-tarefa".(Bahia Notícias)

    CONTINUE LENDO


  • Ex - prefeito de Ibicoara tem contas reprovadas, é denunciado ao MP e terá que devolver quase R$ 3 milhões aos cofres públicos com recursos pessoais

    O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão de ontem, terça-feira (21/11), rejeitou as contas das prefeituras de Dom Macedo Costa, Ibicoara e Itanhém, de responsabilidade de José dos Santos Fróes, Arnaldo Silva Pires e Milton Ferreira Guimarães, relativas ao exercício de 2016. Em todos os casos a razão determinante para a rejeição foi o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da ausência de recursos em caixa para pagamento de despesas inscritas como restos a pagar. Os gestores terão representação encaminhada ao Ministério Público da Bahia, para que seja apurada se houve ou não a prática de crime contra as finanças públicas.

    No município de Dom Macedo Costa, os recursos deixados em caixa pelo ex-prefeito José dos Santos Fróes, no montante de R$510.008,78, não foram suficientes para quitar as despesas registradas como restos a pagar do exercício, no valor de R$144.026,96, e demais obrigações de curto prazo, no importe de R$610.405,18, o que provocou um desequilíbrio nas contas públicas. Os conselheiros decidiram multar o gestor em R$4 mil pelas irregularidades identificadas no relatório técnico e ainda em 12% dos seus subsídios anuais, por não ter promovido medidas visando a redução da despesa com pessoal, que alcançou 60,16% da receita corrente líquida do município no final do exercício. O conselheiro Paolo Marconi votou por multa no valor de 30% dos subsídios, mas foi voto vencido e o conselheiro Fernando Vita se julgou impedido de emitir voto.

    Em Ibicoara, além do descumprimento do artigo 42 da LRF, o ex-prefeito Arnaldo Silva Pires não aplicou o percentual mínimo de 25% na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, nem investiu 60% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério. Na educação foram investidos apenas 20,75% dos impostos e transferências, enquanto o investimento na remuneração do magistério representou somente 43,28% dos recursos.

    O relatório técnico também constatou a saída de numerário da conta do Fundeb sem suporte documental, no valor de R$973.280,07, a não apresentação de 29 processos de pagamento, no total de R$590.511,05) e saída de recursos públicos sem a devida comprovação da contraprestação, no expressivo montante de R$1.227.082,62. Diante da irregularidade, o conselheiro relator Paolo Marconi determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$2.790.873,74, com recursos pessoais, e imputou uma multa de R$30 mil ao gestor. E além de determinar que seja feita representação contra o gestor ao Ministério Público da Bahia, decidiu comunicar ao Ministério Público Federal as irregularidades apuradas envolvendo recursos do Fundeb – para eventual investigação sobre prática de improbidade administrativa.

    Já em Itanhém, o saldo de R$2.221.599,90 deixados em caixa pelo ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães não foi suficiente para cobrir os restos a pagar e consignações no montante de R$2.491.278,55, resultando num saldo negativo de R$269.678,65, o que comprova o descumprimento do disposto no artigo 42 da LRF. Além disso, o gestor não aplicou o percentual mínimo de 15% nas ações e serviços de saúde, vez que foram investido apenas R$2.920.449,59, que corresponde a 12,70% do recursos destinados a este fim. O relatório ainda registrou a reiterada contratação de pessoal sem a realização de concurso público, no montante de R$4.781.555,90 – irregularidade que desde 2012 vem sendo objeto de questionamento por parte do TCM, e o não pagamento de sete multas imputadas ao gestor, no total de R$41.141,67.

    O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, aplicou multas que somam R$22 mil pelas irregularidades contidas no relatório. Sugeriu ainda multa de R$54 mil, que equivale a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa com pessoal, mas por quatro votos a dois os conselheiros reduziram esta multa para o equivalente a 12% dos subsídios e retiraram os gastos com pessoal como uma das causas da rejeição. Foi aprovado, ainda, no entanto, o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$516.383,22, com recursos pessoais, por causa da não apresentação do processo de pagamento (R$120.000,00), ausência de comprovação da entrega de material ou prestação efetiva de serviço em 27 processos de pagamento (R$384.485,22), realização de pagamentos sem os comprovantes das contraprestações (R$8.400,00) e injustificado pagamento de multa aplicada pela AGERBA (R$3.498,00).

    Cabe recurso das decisões.



  • Polícia apreende homem com espingarda e munições em Maetinga

    Foto: Destaque Bahia

    Na segunda-feira (20), a Polícia Militar de Maetinga apreendeu uma faca, um canivete, uma espingarda e sete cartuchos calibre 12 carregados de fábrica. A faca e o canivete estavam em poder de José Silva Viana e a espingarda estava na residência de Valdison barbosa Viana, pai de José. Segundo as informações, Valdison entregou espontaneamente a espingarda e as munições.

    Ainda de acordo as informações, a polícia foi acionada para ir até o local após receber a denúncia que um indivíduo, em posse de uma arma branca, teria ameaçado um cidadão em uma discussão entre eles. O acusado foi preso em flagrante e conduzido à delegacia.  



  • Brumado: aluna se classifica no IV Concurso Para Escritores de Poesia e Redação 2017

    Foto: Divulgação

    A aluna brumadense da Escola Municipal Miguel Mirante, do Povoado de Arrecife, Jocimara Chaves Ribeiro, do Ensino Fundamental II, que escreveu a poesia intitulada “Sobre crianças, pipas e sonhos” é uma das selecionadas para a premição do IV Concurso Para Escritores Escolares de Poesia e de Redação 2017. Foram habilitados 1.168 estudantes a concorrer ao prêmio, entre os quais foram selecionados 3 (três) alunos de cada nível de ensino (Ensino fundamental I, II e Ensino Médio) e categoria (Poesia e Redação).

    A Secretaria Municipal de Educação de Brumado, em parceria com as unidades escolares, participou do IV Concurso Para Escritores Escolares de Poesia e de Redação 2017, que é uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia que tem por objetivo sensibilizar estudantes para o ato da escrita criativa, revelar novos talentos no cenário baiano e promover a integração entre as escolas das redes pública e privada do Estado da Bahia.

    A cerimônia de premiação do concurso será realizada no dia 13 de dezembro, no Foyer do Teatro Castro Alves, em Salvador.

    A Secretaria Municipal de Educação agradeceu a participação de todos os alunos e professores e parabenizou a aluna Jocimara Chaves Ribeiro pela excelente classificação e belíssima poesia, ao mesmo tempo parabenizoi a professora Adriana da Cruz Silva e toda equipe diretiva por incentivar a produção escrita.



  • Prefeitura de Barra da Estiva decreta Situação de Emergência por conta de tempestade de granizo

    Declara situação de emergência no Município de Barra da Estiva, nas comunidades de farinha Molhada, Capão do Alfaiate e Brejão afetadas por Tempestade Local/Convectiva - Granizo – 13.213, conforme IN/MI 02/2016, e dá outras providências.  Clique aqui e confira a publicação.



  • Livramento: MP pede republicação de seleção simplificada

    Foto: Destaque Bahia

    A Secretaria Municipal de Administração da prefeitura de Livramento de Nossa Senhora recebeu uma recomendação do Ministério Público estadual (MP-BA) dizendo que publique novamente o resultado provisório do processo seletivo simplificado do edital 01/2017, especificando os pontos por item de cada candidato classificado ou desclassificado de todos os cargos. O resultado deve vir em ordem alfabética e dividido pelos respectivos cargos, constando em caso de desempate a data de nascimento dos envolvidos.

    Segundo o promotor de Justiça Millen Castro, autor da recomendação, o resultado provisório foi divulgado apenas com o total de pontos dos candidatos. “No entanto, a especificação dos títulos pontuados é condição para que os candidatos saibam quais dos que apresentaram foram acolhidos e tenham transparência quanto às pontuações dos seus concorrentes, além de possibilitar conhecimento sobre a prevalência do eventual critério de desempate”, afirmou.

    O promotor de Justiça recomendou ainda à Secretaria Municipal de Administração a suspensão das fases do citado processo seletivo até que se proceda à retificação do resultado, reabrindo-se os prazos de impugnação. Por outro lado, a presidente da comissão do processo seletivo emergencial deve, após a republicação do resultado provisório, disponibilizar a todos os candidatos oportunidade para que possam ter acesso aos títulos apresentados pelos demais, durante o prazo de recursos. 



  • Assaltante que atuava em Brumado, Tanhaçu, Ituaçu e região morre em confronto com a PM

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Por volta das 07h30min da manhã desta terça – feira (21), na localidade de Riacho da Vereda, município de Ituaçu, a Guarnição da Polícia Militar de Ituaçu (34ª CIPM), ao reagir a injusta agressão se envolveu numa troca de tiros, na qual veio a óbito o indivíduo de nome VALDIR BARBOSA DE SANTANA, conhecido como Negão da Lapa, foragido da carceragem de Tanhaçu, que tinha mandado de prisão em aberto, e apontado como autor de vários assaltos na região de Barra da Estiva, Ituaçu, Tanhaçu, Contendas do Sincorá e Brumado. Inclusive teria assaltado um caminhão de feirantes ontem (20) à tarde, nas imediações de Ituaçu. O acusado estava em poder de 1 revólver calibre 32 e um revólver de fabricação artesanal. Ainda de acordo com informações obtidas pelo Destaquebahia junto a Polícia, Valdir não parou a motocicleta em que estava quando foi abordado e, na perseguição policial ele caiu da moto e sacou uma arma atirando contra guarnição. A PM ainda socorreu o assaltante até o hospital de Ituaçu, mas ele não resistiu aos ferimentos e foi à óbito. O corpo deverá ser encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia de Ituaçu.



  • Paramirirm: homem é encontrado morto em ponte pelo irmão

    Foto: Destaque Bahia

    Um homem foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (21), em uma ponte na Comunidade de Seviriano, município de Paramirim.

    De acordo as informações, José Souza Santos, de 64 anos, foi achado caído pelo irmão que passava pela ponte quando ia entregar leite na comunidade próxima.


          

    Ainda segundo as informações, José, supostamente, escorregou da ponte e bateu a cabeça. O acidente ocorreu ontem por volta das 21 horas. A Polícia Técnica foi acionada e o corpo será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde passará por procedimento de necropsia para apurar o que realmente teria provocado a morte.



  • Rússia proíbe a importação de carne bovina e suína do Brasil

    A Rússia decidiu suspender a partir de 1o. de dezembro a importação de carne bovina e suína oriunda do Brasil depois da descoberta de várias substâncias proibidas, informaram os serviços veterinários.

    Em um comunicado, a agência de regulação de produtos agrícolas Rosselkhoznadzor disse ter detectado ractopamina e outros hormônios de crescimento na carne brasileira.

    A ractopamina é um aditivo alimentar utilizado para aumentar a massa muscular dos animais, o que é proibido na Rússia por seus possíveis efeitos negativo na saúde dos consumidores.

    A agência russa informou ainda que foi preciso tomar "medidas severas para a proteção dos consumidores russos" impondo, a partir de 1o. de dezembro, restrições temporárias à importação de carne bovina e suína.

    O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, não considerou a medida como um fechamento do mercado russo. Segundo ele, medidas desse tipo acontecem permanentemente em fiscalizações e apenas "três ou quatro empresas" em que a ractopamina foi detectada foram mencionadas.

    O uso de ractopamina é permitida no Brasil, mas não na Rússia e na Europa, detalhou.

    A Rússia é uma grande importadora de carne brasileira. Em 2016 importou produtos suínos por 513 milhões de dólares, valor que aumentou para 612,3 milhões nos primeiros 10 meses deste ano, segundo dados do Ministério de Agricultura.

    As importações russas de carne bovina brasileira somaram 389,7 milhões de dólares em 2016 e passaram para 392,8 milhões entre janeiro e outubro de 2017.

    Esta decisão tomada por Moscou restringe ainda mais as fontes de importação de carne para a Rússia.

    A importação na Rússia de produtos da União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros países ocidentais, está proibida pelo embargo imposto em 2014 em respostas às sanções pela crise ucraniana.

    Em fevereiro, a Rússia decidiu suspender a importação de carne bovina neozelandesa também por utilização de ractopamina.(AFP )

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais