• 1 ano sem Dilma: o que o impeachment representou para Brasil

    Seria difícil prever que, quando foi reeleita em 2014 por mais de 54 milhões de brasileiros, Dilma Rousseff não terminaria seu mandato no tempo previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pois nesta quinta-feira (31) já faz um ano que a petista não é mais presidente do Brasil. Em 31 de agosto do ano passado, por volta das 13h30, 61 senadores outorgaram a Dilma o posto de segunda presidente do Brasil a sofrer impeachment. 

    A petista deixou o cargo garantindo que a “história seria implacável“, enquanto Michel Temer (PMDB) assumia oficialmente o comando do país com a promessa de ser um governo de “travessia para dias melhores”. Um ano depois, apenas 5% da população aprova a gestão do peemedebista, segundo dados do CNI/Ibope. A menor aprovação de Dilma, por outro lado, foi de 9% em junho e dezembro de 2015.

    A mudança em todo o cenário político gerou algumas consequências para o Brasil nos últimos 365 dias. Segundo especialistas ouvidos por EXAME.com, no plano político, o impeachment representou a perda de confiança na classe política. Do ponto de vista econômico, no entanto, o impedimento de Dilma Rousseff culminou em uma guinada positiva para a economia do país.

    Retomada da economia

    “O impeachment representou uma correção de rumo para o Brasil”, diz Carlos Pereira, cientista político da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), em referência ao cenário econômico do país.

    “O principal efeito do impeachment foi o equilíbrio da política macroeconômica. Mesmo com evidências robustas de que o governo atual está envolvido em casos de corrupção, não há como negar que esse novo governante tem demonstrado muita capacidade em implementar reformas e corrigir negligências implementadas pela gestão anterior”.

    Na visão de Rafael Cortez, cientista político da consultoria Tendências, o impeachment contribuiu  para a retomada de um ciclo econômico mais estável. “A expectativa que todo esse processo deixa é de que em 2018 exista novamente um casamento entre a estabilidade política com um crescimento econômico respeitável”, diz.

    Desgaste político

    Por outro lado, afirma Cortez, o impeachment mostrou a vulnerabilidade do mandato presidencial. “Na teoria, o sistema presidencialista é aquele que opera com um mandato forte do presidente. O impeachment de Dilma, por outro lado, mostrou que essa engrenagem é falha”, diz.

    Na opinião do especialista, o processo foi extremamente traumático para a democracia brasileira, principalmente, pela ruptura da coalização de governo  — vale lembrar que o PMDB, principal aliado da petista, foi um dos mais importantes articuladores do processo que culminou na abreviação de seu mandato.

    “A tensão gerada por esse rompimento também evidenciou a falta de confiança entre os partidos políticos, o que impede a construção de uma governabilidade minimamente estável”, afirma Cortez.

    Nesse processo, segundo Vitor Oliveira, cientista político da consultoria Pulso Público, alguns partidos saíram mais fortalecidos do que outros. “O resultado da eleição municipal de 2016 foi um reflexo claro dessa nova correlação de forças”, diz.

    Nessa toada, enquanto o PMDB se manteve estável na liderança com o maior número de prefeito eleitos, o partido mais impactado pelo impeachment foi o PT, que perdeu metade das prefeituras conquistadas em quatro anos. O PSDB, por outro lado, foi a sigla que mais ampliou seu domínio municipal no ano passado.

    Novos atores e incertezas para 2018

    O fim de mandato de Dilma em agosto passado, de certa forma, ajudou a desequilibrar o jogo de forças da política — fato que lança uma série de incógnitas para as eleições presidenciais de 2018.

    “O impeachment ampliou o espaço do PMDB na política. Ainda assim, o partido não tem uma liderança forte com projeção nacional e deve manter sua presença nas disputas pelas 

    prefeituras nos próximos anos”, afirma Oliveira, da Pulso Público.

    Na opinião do cientista político,  o PSDB, por sua vez, perdeu protagonismo quando decidiu apoiar o afastamento de Dilma e passou a desempenhar um papel secundário com o novo governo. “A histórica polarização entre PT e PSDB, ainda que forte, não deve concentrar maioria de votos em 2018. O impeachment abriu espaço para outros atores políticos”.

    É o caso do Democratas, que vive hoje um momento de ascensão na política nacional exercida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Com chances nada remotas de encurtar o caminho até a Presidência da República, o partido trabalha para aumentar a sua bancada no Congresso e não descarta uma fusão com outras legendas para aumentar sua influência no País.

    Já o PT, apesar de enfraquecido, permanece (por ora) na liderança das pesquisas de intenção de voto diante com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como pré-candidato. Mas até a candidatura do petista segue incerta, já que ele corre o risco de perder seus direitos políticos caso seja condenado em segunda instância.

    “Os desdobramentos da Operação Lava Jato, por exemplo, serão fundamentais para ditar o tom da disputa”, diz Oswaldo Martins do Amaral, cientista político Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). “A crise política deve colocar o país no mesmo cenário de 1989, com muitas candidaturas e dispersão de votos”. Com isso, fica difícil desenhar cenários para o futuro do país após o fim do mandato de Michel Temer.(Exame.com )

    CONTINUE LENDO


  • Traficante em 'A Força do Querer' é preso pela Polícia Civil durante gravações

    Foto: Divulgação

    Figurante Luis Fernando Ferreira dos Santos tinha dois mandados de prisão por roubo de carga expedidos

    Um figurante da novela ‘A Força do Querer’, da Rede Globo, foi preso pela Polícia Civil, na noite de terça-feira, na comunidade Tavares Bastos, no Catete. Luis Fernando Ferreira dos Santos, que na novela atua como membro do tráfico de drogas, é suspeito de envolvimento em pelo menos dois roubos de cargas.

    Agentes da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) abordaram Luis Fernando enquanto ele participava das gravações para a produção da Rede Globo.

    A ação da Polícia Civil faz parte da “Operação Tempo Zero”, que busca combater o roubo de veículos e roubo a cargas. De acordo com os agentes, Luis Fernando não resistiu a prisão. Procurada, a Central Globo de Produções ainda não se posicionou sobre o caso. (Fonte: O Dia)



  • Fardos de Arroz em comércio de Brumado com suspeita de procedência ilícita

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    A Polícia Civil de Brumado apreendeu ontem (30), alguns fardos de arroz em um comércio localizado na feira livre em Brumado. A apreensão foi feita após denúncias de que os alimentos eram de procedência ilícita e estaria sendo vendidos por preço abaixo do valor de custo. O comerciante não apresentou notas fiscais do produto e nem soube explicar de quem havia comprado o que, segundo a polícia, aponta para uma série de fatores que podem comprovar as suspeitas.Após ser ouvido na delegacia pelo delegado Dr. Fábio Lago, o comerciante foi liberado. O caso continua sendo investigado.



  • Vereador Léo Vasconcelos apresenta projetos de concessão de títulos de cidadãos brumadenses

    Daniel Simurro será um dos homenageados pelo vereador Léo. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Na sessão da última segunda-feira, 28 o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelo, apresentou dois Projetos de Resolução visando a concessão de títulos de cidadão brumadense ao Sr. Lourival Almeida Trindade e ao comunicador Daniel Machado Simurro.

    Em sua justificativa o parlamentar destacou que os títulos visam o reconhecimento por trabalhos prestados à comunidade brumadense, dando a esses cidadãos a congratulação através da cidadania brumadense. Daniel Machado Simurro reside em Brumado há vinte anos, sendo natural da cidade de São Paulo, hoje é editor e redator de vários veículos de comunicação na microrregião, com destaque a sua atuação na área jornalística.

    Teve seu nome lançado na imprensa brumadense através de um programa de rádio. Sua maior característica são seus textos polêmicos. Sempre despertando a discussão sobre o assunto tratado.  Léo explica que “Classificamos a expansão da mídia como parte do desenvolvimento de nossa cidade e Daniel está entre as pessoas que deram esse pontapé inicial nessa expansão. Por isso, o nosso reconhecimento e congratulação”

    Outro projeto de autoria do vereador é destinado ao desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Lourival Almeida Trindade. Com extenso currículo, o ilustre homenageado exerceu a advocacia por vários anos, com militância expressiva na Comarca de Brumado, onde sempre foi enaltecido por sua conduta ética e moral irretocável, além do diferenciado conhecimento jurídico e cultural – destacados em toda Bahia, foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Baiana, 2001/2003, tendo decisivo e atuante papel de conciliação e fortalecimento da Subseção da OAB-Brumado. Em 2008 foi empossado como Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, pela cota da OAB-BA, estando em pleno exercício da função. Em 2014 o TJ-BA o escolheu para compor o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, sendo de imediato alçado a Presidente, com mandato de 2014 a 2016.

    Sertanejo, conhecedor de nossa terra e nossa gente, tem sido um defensor de nossa região, destacando a luta encampada pela comunidade brumadense para uma melhor prestação jurisdicional, em busca da elevação da Comarca de Brumado e, de imediato, da instalação da 2ª. Vara Cível – criada desde 2008, alinhando-se a esses justos propósitos.

    Sendo assim, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados ao nosso município de Brumado, ao estado da Bahia e, sobretudo ao Brasil, propõe-se conceder esta grandiosa honraria para o conceituado cidadão Desembargador Lourival Almeida Trindade.

    CONTINUE LENDO


  • Gilmar Mendes dá 10 dias para Temer explicar decreto que extinguiu reserva

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu nesta quarta-feira, 30, 10 dias para o presidente Michel Temer explicar o decreto que extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), localizada nos Estados do Pará e do Amapá.

    “Notifique-se a autoridade coatora para apresentar informações (art. 7º, I, da Lei 12.016/09). Dê-se ciência do feito à Advocacia-Geral da União, nos termos do art.7º, II, da Lei 12.016/2009.

     Em seguida, retornem os autos para apreciação da liminar. Publique-se”, determinou o ministro, que está cumprindo viagem oficial na Romênia.

    O PSOL alega que a extinção da reserva invade a competência legislativa do Congresso Nacional e tem um simbolismo muito grande, "porque demonstra de forma inequívoca que o governo federal está dando atenção à atividade econômica da mineração".

    Em meio à polêmica sobre a reserva, o governo editou um novo decreto, que mantém a extinção da reserva, mas entre os poucos pontos alterados prevê a criação de um Comitê de Acompanhamento das Áreas Ambientais da Extinta Renca interministerial.

    Contestado pelo PSOL, o novo decreto tem como objetivo regulamentar a exploração mineral "apenas na área onde não haja sobreposição com unidades de conservação, terras indígenas e faixa de fronteira", de acordo com o governo.

    Desistência. Em nota enviada pela bancada do PSOL da Câmara dos Deputados, o partido informou que vai retirar o mandado de segurança.

    “Considerando a concessão de liminares em primeira instância que suspendem os efeitos do referido decreto junto à Justiça Federal e atendendo à solicitação de movimentos sociais que, por ocasião, abriram um diálogo com a bancada, entendemos que a melhor estratégia no presente momento é permitir o andamento das Ações Populares já impetradas”, informou o partido.

    De acordo com a sigla, neste momento é oportuno “aguardar o desenrolar das ações em tramitação nas instâncias inferiores antes de provocar judicialmente o STF”. (Estadão)

    CONTINUE LENDO


  • Nova Promotora é designada pela justiça para a comarca de Caculé e Prefeito Deca será julgado ainda este ano em processo de cassação

    A nova promotora, Thiara Rusciolelli Souza, será responsável pelos processos eleitorais da comarca de Caculé. Foto: Erevaldo Dantas.

    A justiça designou a promotora, Thiara Rusciolelli Souza para atuar nos processos eleitorais da Comarca de Caculé, entre eles, o do Prefeito de Rio do Antônio,José de Souza Alves "Deca" onde é acusado de ter vencido as eleições praticando suposta compra de votos.
        
    Após cancelamento de audiências nos processos eleitorais que correm na comarca de Caculé  (vide imagem); foram realizadas nos últimos dias 15 e 16/08 as audiências de instrução nos processos.

    Entretanto para alegria dos investigados o promotor que estava designado para acompanhar as ações foi transferido para outra comarca. Comentários de bastidores dão conta que os investigados soltaram caixas e caixas de foguetes, pois os processos se encontravam, então, para manifestação do MP, e com data de audiências de encerramento da instrução marcada para o dia 14/09. Sem representante do MP obviamente,seriam canceladas.

          

    Acontece que na data de ontem (30) o MP/BA publicou portaria nomeando uma nova promotora para atuar nas ações( vide portaria), ficando certo de que haverá as audiências e consequente sentença ainda este ano nos diversos processos.

           

    O atual prefeito é acusado dentre outras coisas, de ter contratado um ônibus para trazer eleitores de São Paulo para votar em Rio do Antônio.

     



  • Sindicato cobra destinação de R$ 44 milhões ao fundo penitenciário da Bahia

    Os coordenadores do Sindicato dos Servidores Penitenciários do estado da Bahia (Sinspeb) cobraram nesta terça-feira (29) o repasse de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Reivon Pimentel e Anderson Albuquerque se encontraram com Michelle Magalhães, coordenadora-geral do Funpen, e Everton Marinho, do setor de prestação de contas. A justificativa para a ausência do repasse foi de que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) ainda não enviou ao órgão o plano de aplicação dos recursos. A falta desta documentação inviabiliza o depósito dos R$ 44 milhões. Segundo Magalhães, o repasse já está disponível e pronto para ser enviado ao estado da Bahia, dependendo apenas da aprovação do plano de aplicação. Nesta quarta-feira (30), o titular da Seap, Nestor Duarte, detalhou em entrevista ao Bahia Notícias qual deve ser a destinação do dinheiro, que, em sua maioria vai ser usado na construção de penitenciárias e na ampliação de unidades já existentes.(Bahia Noticias)



  • Polícia Civil de Brumado prende suspeito de ter matado 'verruguinha'

    Investigadores da Polícia Civil (20° COORPIN), prenderam no Bairro Brisas III, em Brumado,na terça - feira (29), o nacional CAIO CÉSAR DOS REIS BITENCOURT, vulgo Ferrugem, de 21 anos, um dos suspeitos de participar do homicídio do jovem Marcos Antônio Araújo Santos "verruguinha", de 26 anos, fato ocorrido no dia 21 de agosto, na Rua Miguel Araújo Moura, Bairro Dr. Juracy.

    A decretação da prisão temporária fora solicitada pelo Delegado Samuel Bruno Paz e decretada pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães. Conforme apurado pela Polícia Civil, Caio fora apontado como o autor dos disparos que atingiram Marcos. As investigações seguem e o inquérito deve ser concluído e encaminhado para a Justiça nos próximos dias.



  • Jovem envolvido com tráfico de drogas é encontrado morto em Cascavel/Ibicoara

    Foto: Destaquebahia

    Um jovem de 20 anos, identificado como Wesley Bonfim Assunção, foi encontrado morto em uma localidade chamada Matinha, no Bairro Renascer, no Distrito de Cascavel, município de Ibicoara. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, a vítima havia saído de sua casa no último dia 27, com destino a casa de sua namorada no bairro Renascer , tendo ido de carona com seu padrasto, que o deixou na praça central do referido  bairro.
    Wesley teria passado a noite na casa de sua namorada, tendo saído pela manhã do dia seguinte e não mais foi visto, até ser encontrado morto nesta quarta – feira (30). Segundo a polícia, é provável que ele tenha sido morto ontem (29).  O jovem residia na zona rural de Ibicoara, no Povoado da Água Fria.
    O corpo foi encaminhado para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Brumado para ser feita a necropsia e deverá ser liberado ainda hoje, para os familiares realizarem o sepultamento. O jovem era envolvido com drogas e veio para o município de Ibicoara devido a problemas com o vício em Lauro de Freitas/BA, onde morava. Wesley foi morto a tiros. A Polícia apura o caso.



  • Em Salvador, prefeita de Malhada de Pedras busca viabilizar recursos para o município

    Foto: Divulgação

    A Prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro, em viagem à Salvador na terça - feira (29), esteve em alguns orgãos do governo do estado buscando viabilizar recursos para o município. A prefeita participou  de audiência com o Governador em Exercício, Dr. João Leão, e na parte da tarde acompanhada do Secretário de Agricultura Vitor Bonfim, esteve na Secretaria de Infraestrutura Hídrica, onde tratou com o Secretário Dr. Cássio Peixoto, de grandes projetos para Malhada de Pedras.

        
    A prefeita ainda esteve na CAR, em uma reunião muito proveitosa com o Diretor Dr. Wilson Dias, que prometeu atender aos pleitos encaminhados pelos legítimos representantes de Malhada de Pedras, deputados Ronaldo Carlleto, Robinho e Vitor Bonfim, que têm intermediado as reivindicações de Terezinha Baleeiro.



  • Estado divulga resultado provisório de prova objetiva da PM e Corpo de Bombeiros

    Foi divulgado nesta quarta-feira (30) o resultado provisório da prova objetiva para ingresso na Polícia Militar da Bahia (PMBA) e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A publicação está disponível em caderno especial no Diário Oficial do Estado (DOE) e integra o cronograma do concurso público para ingresso nas duas carreiras. A prova foi aplicada no dia 6 de agosto, em Salvador e em outros 12 municípios do interior. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

    De acordo com a publicação, 29.369 candidatos estão habilitados na primeira etapa do certame. Deste total, 26.192 concorrem a uma das duas mil vagas ofertadas para a Polícia Militar e 3.177 disputam as 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar. Todos os candidatos que participaram do certame poderão fazer vistas à folha de respostas da prova objetiva, podendo interpor recurso no prazo de dois dias úteis a contar do dia da publicação do resultado provisório no site da organizadora do certame. O resultado das interposições será divulgado no Portal do Servidor e no site do IBFC.

    O concurso recebeu 141.878 inscrições, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Elaborado conjuntamente pela Saeb e pelos Comandos Gerais, o edital foi publicado em 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período. A próxima etapa será a correção da prova discursiva, também realizada no dia 6 de agosto. O resultado final do certame têm previsão de ser publicado em 29 de setembro.

     

    Uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato vai ingressar no quadro das corporações como aluno soldado, recebendo bolsa de R$ 937 durante o curso de formação. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar terá carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros.

    CONTINUE LENDO


  • Projeto de bolsas de estudos da prefeitura de Brumado foi apresentado na Câmara

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Após a polêmica sobre o fim da Casa dos Estudantes mantida pela prefeitura de Brumado em Vitória da Conquista, foi apresentado na Câmara de Vereadores de Brumado, na sessão da última segunda – feira (28), o projeto de lei nº 27/2017, de autoria do Executivo, que cria o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior. Após repercussão provocada pela imprensa e mobilização da comunidade brumadense e, em especial de Elias Adriano Nogueira da Silva, brumadense que já passou pela casa dos estudantes e hoje faz doutorado em Ciências da Computação, O prefeito Eduardo Vasconcelos acatou os argumentos apresentados e formatou o projeto de uma forma que realmente venha a atender as necessidades dos brumadenses que fazem faculdade fora do município. Segundo o projeto apresentado, serão ofertadas bolsas de estudos de R$ 500,00 a 50 alunos, para concorrer as bolsas haverá alguns critérios de avaliação.
    Tudo indica que nas próximas sessões o projeto seja apresentado para votação e aprovado pelos vereadores que já sinalizaram estar de acordo com o projeto que também teve avaliação positiva por parte dos universitários.



  • Conselho de Segurança condena míssil da Coreia do Norte

    O Conselho de Segurança da ONU condenou "veementemente" o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico que sobrevoou o Japão, numa declaração adotada por unanimidade nesta terça-feira (29/08).

    "O Conselho de Segurança condena veementemente o míssil balístico lançado pela República Democrática Popular da Coreia [nome oficial do país] que sobrevoou o Japão, assim como múltiplos outros lançados em 25 de agosto de 2017", diz o texto aprovado pelos 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluindo a China, aliada de Pyongyang.

    Leia mais: Coreia do Norte, da fundação ao programa nuclear

    A declaração unânime do Conselho de Segurança, que se reuniu sob caráter de emergência a pedido de Tóquio e Washington, descreveu as ações de Pyongyang como "ultrajantes" e insistiu na exigência de que o governo norte-coreano "pare de imediato" com os lançamentos.

    "O Conselho de Segurança, determinado no seu compromisso por uma península coreana desnuclearizada, enfatiza a importância vital de ações imediatas e concretas" por parte de Pyongyang "de forma a diminuir a tensão", diz o comunicado. Os lançamentos representam "não apenas uma ameaça para a região, mas para todos os Estados-membros da ONU", prossegue o texto.

    O órgão da ONU se manifestou "seriamente preocupado" por a Coreia do Norte estar "minando a paz e a estabilidade regional de forma deliberada" e reiterou estar comprometido com uma solução política, diplomática e pacífica, além de renovar os apelos a Pyongyang para que suspenda os seus programas nucleares e de mísseis.

    "Pede-se a todos os Estados-membros que apliquem de forma estrita e plena as resoluções da ONU, incluindo aquelas que impõem sanções econômicas à Coreia do Norte", ressaltou o texto, lido na sala oficial do Conselho de Segurança das Nações Unidas pelo presidente em exercício, o embaixador egípcio. O documento, no entanto, não aborda a possibilidade de potenciais novas sanções.

    O mais recente lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte ocorreu menos de um mês depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado, por unanimidade, uma resolução que incluiu o mais duro pacote de sanções contra Pyongyang, incluindo a 

    proibição de exportações norte-coreanas de carvão, ferro e chumbo. As medidas devem privar a Coreia do Norte de receitas anuais na ordem de 1 bilhão de dólares.

    Na manhã desta terça-feira, a Coreia do Norte ter disparado um míssil que, pela primeira vez desde 2009, sobrevoou o território japonês, percorrendo 2.700 quilômetros antes de cair a leste da ilha de Hokkaido em águas do oceano Pacífico.

    Tratou-se do 13º lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte desde o início do ano, segundo dados de Seul. No último domingo, Pyongyang também lançou três mísseis de curto alcance no Mar do Japão.

    Pequim indica afastamento de Pyongyang

    O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, admitiu que o lançamento do míssil norte-coreano "violou as resoluções das Nações Unidas e minou os tratados de não proliferação".

    "A China não é a favor [do lançamento do míssil] e estamos trabalhando com outros membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirmou Wang, prometendo também "dar a resposta necessária".

    O ministro chinês ressaltou que China e Coreia do Norte "são vizinhos e têm uma velha amizade", mas disse que Pyongyang "violou as resoluções e, por isso, como membro permanente do Conselho de Segurança e país importante e responsável, a China deve tomar uma posição clara".

    Wang sublinhou que o seu governo "cumprirá totalmente com as resoluções" da ONU e afirmou que estas são importantes para tentar "conter o programa nuclear e de mísseis norte-coreano". O ministro apelou ainda "a todas as partes para que não empreendam ações que resultem numa escalada de tensões".

    O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediram que se eleve até um "nível extremo" a pressão sobre a Coreia do Norte. Nesta terça-feira, Abe falou ao telefone com o presidente americano, Donald Trump, e ambos prometeram intensificar a pressão sobre Pyongyang.

    O regime norte-coreano disparou o míssil sobre o Japão em protesto contra exercícios militares de Washington e Seul que estão em curso na península coreana, e que Pyongyang considera um ensaio para uma invasão.

    A China é o principal aliado e parceiro comercial da Coreia do Norte, mas tem se afastado do regime de Kim Jong-un, devido à sua insistência em desenvolver um programa nuclear.(dw.com)

    CONTINUE LENDO


  • Sesab compra 53 micro-ônibus para consórcios de saúde; 6 convênios receberão veículos

    Policlínica de Jequié | Foto: Alberto Coutinho / GOVBA

    Os consórcios interfederativos de saúde ganharão 53 micro-ônibus para transportar pacientes entre o município-polo e as cidades que assinaram os convênios. O contrato de aquisição dos veículos, que serão fornecidos pela Man Latin America, foi publicado no último sábado (26) no Diário Oficial da União (DOU) e estabelece o prazo máximo de 80 dias para a entrega dos micro-ônibus. Cada veículo custou R$ 263 mil, resultando em um valor global de R$ 13,369 milhões. Os veículos, de modelo executivo, serão plotados e equipados com itens de acessibilidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), seis consórcios receberão os micro-ônibus mencionados no contrato: Teixeira de Freitas, Irecê, Guanambi, Jequié, Brumado e Ribeira do Pombal. A entrega dos ônibus está condicionada à conclusão das obras das policlínicas de cada consórcio – com isto, os quatro primeiros municípios receberão os veículos até o fim deste ano, quando serão inauguradas as unidades. As datas de abertura das policlínicas ainda não foram definidas. Já Brumado e Ribeira do Pombal terão policlínicas somente em 2017, em data ainda não prevista. Enquanto os trabalhos são concluídos, os micro-ônibus ficaram guardados em Salvador, sob responsabilidade da secretaria. (Bahia Notícias)



  • Vereador é preso pela PRF com veículo roubado na Bahia

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na madrugada de hoje (29), um veículo roubado que era conduzido por um vereador da cidade de Buerarema/BA. A equipe policial realizava fiscalização na BR 101 quando, por volta das 0h31, abordou um veículo GM/Celta no KM 508 da rodovia.

    Durante a fiscalização, os policiais realizaram análise detalhada do automóvel, sendo encontradas duas numerações de chassi diferentes, ambas com sinais de adulteração. Diante das inconsistências, a equipe continuou a fiscalização e descobriu que aquele Celta havia sido roubado na cidade de Serra/ES no dia 25/11/2010.

    As placas utilizadas na ocasião da abordagem eram “clonadas” de um outro automóvel de características semelhantes.

    Questionado pelos policiais, o vereador alegou que o carro foi emprestado a ele por outra pessoa. Ele e um outro homem que o acompanhava foram levados para a delegacia de polícia judiciária de Itabuna. (Fonte: Nucom PRF-BA)



Estamos nas redes sociais