• Prefeito de Igaporã é multado pelo TCM por contratação de empresas para eventos festivos

    Na sessão desta quarta-feira (10/10), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Igaporã, José Suly Fagundes Netto, por irregularidades em processos de inexigibilidade para realizações de eventos festivos no município. Os contratos, firmados com seis empresas, apresentam o valor total de R$319.994,00. O conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, multou o gestor em R$25 mil.

    Além da multa, foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que se apure eventual prática de ato ilícito ou de improbidade administrativa. O termo de ocorrência quje levou à punição do gestor foi lavrado pela Sétima Inspetoria Regional do TCM, e apresenta como agravante um decreto, de janeiro de 2017, em que o prefeito declara “situação de emergência” por 180 dias no município, por conta da seca. Por esta razão, o gasto excessivo com atrações musicais para os festejos juninos feriu, no entender os conselheiros, o princípio constitucional da razoabilidade, moralidade, legalidade e economicidade na administração dos recursos públicos.

    Segundo o conselheiro Fernando Vita, “o emprego de verbas públicas na contratação de bandas e realização de festejos em geral, demonstrou a inexistência de critérios razoáveis para a fixação de prioridades pela administração municipal”. O relator também considerou que as declarações de exclusividade das bandas contratadas não provam a legitimidade da condição dos signatários que firmaram os documentos, por estarem desacompanhadas dos respectivos contratos sociais ou estatutos, não demonstrando, desta forma, a exclusividade exigida.

    Cabe recurso da decisão.







  • Brumado: Distrito de Samambaia recebe obras de Modernização e Desenvolvimento

    Foto: Divulgação

    O Macroprojeto a Secretaria de Infraestrutura de Brumado, já em andamento, prevê um total de 136 ruas pavimentadas por todo o município. Hoje, a cidade possui 17 frentes de obras, acelerando o processo de pavimentação e modernização em diversos locais. Com o distrito de Samambaia não é diferente, diversas ruas estão sendo contempladas com a pavimentação em paralelepípedos, proporcionando uma grande melhoria na qualidade de vida de todos os moradores da região. O sofrimento, antes existente por conta do alto nível de poeira, ou de lama em dias chuvosos, ficarão para trás, e os moradores poderão usufruir de uma melhor infraestrutura, que traz mais conforto e segurança.







  • Unicesumar lança cursos inéditos e amplia portfólio em EAD com 11 novos cursos de graduação e seis de pós-graduação

    Produção Cervejeira e Segurança Alimentar são novas opções de graduação EAD no Brasil

    A Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de ensino superior do país, ampliou o número de cursos de graduação oferecidos em seus 400 polos de Educação a Distância no Brasil. A partir desde mês, onde inicia o processo seletivo para o ano letivo de 2019, a Unicesumar passa a oferecer 51 opções de cursos de graduação.

    São oito novos cursos de graduação, sendo um de Bacharelado (Psicopedagogia), quatro de Licenciatura (Sociologia, Filosofia, Artes Visuais e Ciências Biológicas) e três de Tecnólogo (Produção Cervejeira, Segurança Alimentar e Segurança Privada).

    “Preparamos uma seleção de cursos inovadores, que estão convergentes com o futuro das profissões no mundo. Alguns deles são inéditos”, destaca Janes Fidelis Tomelin, pró-reitor executivo de ensino da Educação a Distância da Unicesumar. Os cursos tecnólogos de Segurança Alimentar e Produção Cervejeira, são os primeiros em EAD do Brasil.

    Além das novas graduações, a Unicesumar passa a oferecer seis novos cursos de pós-graduação: Governança Corporativa e Gestão Estratégica; Coaching com Ênfase em Mentoring para Gestão de Pessoas; Inovação e Gestão de Conteúdos para a Economia Criativa; MBA em Inovação e Criatividade no Ambiente Empresarial; MBA Executivo em Economia Criativa, Cultura e Inovação; e MBA em Marketing, Criatividade e Inovação.

    Com as novidades para 2019, a EAD Unicesumar passa a oferecer mais de 150 diferentes opções de cursos em graduação e pós-graduação. Entre os diferenciais metodológicos, materiais didáticos produzidos pelos próprios professores, com recursos de realidade aumentada, games interativos, entre outros.

    Unicesumar Polo Brumado: Rua Coronel Paulino Chaves, Galeria Jurema Center, 1° andar. Contato: 77 99934-8556. Email: [email protected]

     







  • Prefeito de Brumado se reúne com bolsistas do Programa de Acesso Estudantil

    Foto: Divulgação

    Aconteceu na tarde de ontem (15), uma reunião com o prefeito, equipe do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior – PAEES e estudantes contemplados com a Bolsa Estudantil, da segunda etapa de seleção. Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social apresentou os membros do Conselho e a técnica de referência do Programa, salientando os critérios para permanência no PAESS.

     Logo após, o prefeito ressaltou a importância do Programa, no tocante a ampliação de oportunidades para estudantes que cursam faculdades em outros municípios, inclusive, em outros estados. Bem como, da importância da dedicação aos estudos, haja vista que, não basta ter diploma, mas, sobretudo, é necessário adquirir conhecimentos, pois estes fazem a diferença na vida tanto profissional quanto pessoal.

     Por fim, os estudantes e pais presentes agradeceram a iniciativa do executivo e pela oportunidade de participarem do PAEES.







  • Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%

    Foto: Divulgação

    O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado no sábado (13) e domingo (14) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

    Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

     

    • Jair Bolsonaro (PSL): 59%
    • Fernando Haddad (PT): 41%







  • Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro

    O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento.  

    Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições. No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

    O ministro da Educação, Rossieli Soares, já contava com o adiamento e chegou a comemorá-lo. “Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes", disse nas redes sociais no início de outubro.

    A negativa do Planalto ao pedido veio após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem detalhes da decisão.

    Na época em que foi anunciado o adiamento para 18 de novembro, a medida foi criticada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Segundo a associação, a mudança da data acarretaria "sérias consequências" ao planejamento das operações e, consequentemente, para quem adquiriu passagens antecipadamente, afetando 3 milhões de passageiros. 

    CONTINUE LENDO






  • COMPETIÇÃO: RALLY DE REGULARIDADE MOVIMENTOU A CHAPADA DIAMANTINA

    Nos dias, 11,12 e 13 (quinta, sexta e sábado), A TSO Brasil com o apoio do Território Amarok e  Club Amarok Bahia, realizou na Chapada Diamantina o primeiro Rally de Regularidade.
    A competição que teve como sede a cidade de lençóis contou com cerca de 25 participantes nas seguintes categorias: Turismo Light – Amarok, Turismo Light – Amigos e Graduados.

    À bordo de veículo 4 x 4, sendo na grande maioria do modelo Amarok / Volkswagen, os competidores percorreram mais de 300 km de estradas vicinais, cortando municípios como: Redenção, Palmeiras, Andaraí e lençóis.

    COMPETIÇÃO: RALLY DE REGULARIDADE MOVIMENTOU A CHAPADA DIAMANTINA

    A CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo –, esteve presente fazendo a fiscalização, já que a prova foi oficial.
    Mais que competir, o que os participantes mesmo gostaram foi de desfrutar das paisagens exuberantes e as belezas naturais que Chapada Diamantina oferece.

    COMPETIÇÃO: RALLY DE REGULARIDADE MOVIMENTOU A CHAPADA DIAMANTINA

    “Ficamos muito satisfeitos, conseguimos atingir o nosso objetivo - implantar o Rally de Regularidade na Chapada Diamantina -, temos a expectativa de dar continuidade no ano que vem, quem sabe até com um número maior de participantes, já que na nossa Bahia não há essa tradição, mas, aos poucos, as pessoas vão conhecendo e tomando gosto por este esporte” ressaltou o presidente do Club Amarok, Alessandro Silva, o qual ainda agradeceu o apoio da Secretaria de Turismo de Lençóis.







  • UNICESUMAR: QUE TIPO DE PROFISSIONAL VOCÊ QUER SER NO FUTURO?

    Essa é uma pergunta que deve ser feita e utilizada como reflexão. Nós da Unicesumar estamos trazendo à tona o assunto pois acreditamos que colar também é um ato de corrupção que compromete o seu futuro profissional, prejudica você como aluno e as pessoas que irão utilizar do seu serviço.

    Pense nisso, diga não ao ato de colar, cola não rola!

    Unicesumar Polo Brumado: Rua Coronel Paulino Chaves, Galeria Jurema Center, 1° andar. Contato: 77 99934-8556. Email: [email protected]



  • Brumadense conquista segundo lugar na etapa Peri-Peri do Conquista Race

    O atleta brumadense Everton Avatar vem cada vez mais se destacando em campeonatos que participa. Desta vez, conquistou o segundo lugar no pódio, na etapa Peri-Peri do campeonato Conquista Race, percorrendo 8km em trilha irregular com aspectos de serra em apenas 38 minutos  e 51 segundos. Everton ia correr no domingo que vem em feira de Santana, em mais uma competição importante da sua carreira.







  • Menores arrombam igreja e são detidos pela polícia na zona rural de Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    Por volta de 7h30min do último dia (12), a guarnição do PETO diligenciou à Fazenda São José, zona rural de Brumado, onde três indivíduos arrombaram a igreja local e subtraíram vários objetos. No povoado, os policiais adentram a vegetação e após buscas encontraram dois menores portando os objetos subtraídos da igreja, além de uma motocicleta.

    Objetos recuperados: 01 (um) aparelho de som; 01 (uma) caixa de som amplificada; 02 (dois) microfones e uma motocicleta Honda BIZ, placa policial NYR 2441.

    Por essa razão, os menores apreendidos e os objetos recuperados foram levados e apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.







  • PRF registra 764 acidentes em rodovias federais durante o feriado

    Foto: Reprodução

    Durante o feriado prolongado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 764 acidentes nas rodovias federais de todo o país. Do total, 193 foram classificados como graves, por terem resultado em óbito ou ferimentos de grau mais intenso. 

    Os números, apresentados em balanço divulgado hoje (15), indicam um recuo nas ocorrências, na comparação com o ano passado, quando a corporação atendeu 993 acidentes. Em 2017, o feriado contemplou quatro dias da semana, um a mais do que o deste ano, iniciado na última sexta-feira (12).

    Ainda de acordo com o relatório da PRF, as equipes empregadas durante a data fiscalizaram 90.882 veículos. Ao aplicar 27.837 testes de alcoolemia - mais comumente chamados de testes do bafômetro -, os agentes autuaram 602 motoristas que dirigiam sob efeito de substâncias alcoólicas.

    Ao longo da operação, os policiais registraram, ainda, 3.312 manobras proibidas de ultrapassagem, 1.989 flagrantes de motoristas ou passageiros transitando sem o uso de cinto de segurança e 295 irregularidades no transporte de crianças, que estavam a bordo dos veículos sem estarem acomodadas em equipamentos adequados à sua idade, como bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação.

    CONTINUE LENDO


  • Homenagem da Bella Vista a todos os Professores

    Nesta data tão especial que é comemorado o Dia dos Professores, a Bella Vista Embalagens e Festas vem homenagear cada um profissional da educação, que sempre dá o melhor de si para compartilhar seus ensinamentos. Parabéns a todos os professores que formam pessoas para construir um futuro melhor e ama o que faz.



  • Compre o seu veículo na Taisan Auto; novos e seminovos ao seu alcance

    Passe na Taisan Auto e confira outros modelos e ofertas e compre o seu carro novo ou seminovo. Taisan Auto, Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. Acesse o site e saiba mais WWW.TAISANAUTO.COM.BR



  • Guajeru: Prefeito Gil Rocha homenageia todos os professores pelo seu dia

    Foto: Divulgação

    O Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, Homenageou na manhã desta segunda-feira (15), todos os professores pelo seu dia. Ele, que também é professor, fez questão de lembrar po quanto a profissão é importante e como deve ser valorizada.

    “Neste dia do Professor, quero deixar um especial agradecimento a todos vocês que com seu empenho diário fazem a educação do nosso município funcionar, pois sem professores ela não existiria.

    Saibam que sua dedicação não passa despercebida, e que a maior recompensa do seu trabalho será obtida com as conquistas dos seus alunos.

    Esse dia é de vocês e de todos nós também, pois em todos nós vivem os ensinamentos daqueles que alicerçam o futuro do país: os professores! Parabéns!!!

    -Professor Gil Rocha”



  • Equipe Team Ribeiro de Brumado participa de 2º Etapa do Circuito Oeste Baiano de Jiu Jitsu em Guanambi

    Foto: Divulgação

    No último domingo 14/10 a equipe Team Ribeiro participou da 2º Etapa do Circuito Oeste Baiano de Jiu Jitsu, realizado na cidade de Guanambi e promovido pela FBJJE (Federação Baiana de Jiu Jitsu Esportivo), onde os atletas do CT Team Ribeiro, liderados pelo professor Everaldo Santos que também representa o CT Lucas Carvalho de Vitória da Conquista, competiram com equipes da região alcançando resultados satisfatórios e acima de tudo, ainda mais experiência para os próximos campeonatos. A equipe foi representada por 2 atletas, sendo eles, Leandro Queiroz (Adulto Faixa Azul) que teve um desempenho considerado pela equipe como excelente, o que lhe garantiu o 1º lugar no pódio e o atleta Romário Henrique (Juvenil Faixa Branca) que também apresentou um ótimo desempenho, haja vista que com apenas 16 anos e pesando 79kg enfrentou atletas adultos de até 103kg, conquistando o 2º lugar. O professor Everaldo ressalta que a quantidade reduzida de atletas representando a cidade tanto nesse evento, assim como em outros, deve-se a falta de apoio.