• Liberada a venda de ingressos para o show de Deivinho Novais em Brumado

    Será liberada nesta quinta-feira (21), a venda dos ingressos para o show de Deivinho Novais em Brumado.

    Agora é a vez de brumado, 300 ingressos na promoção de R$ 40 reais, camarote open bar R$ 120 reais, (cerveja, refrigerante e agua). Pontos de vendas: Tiazinha Distribuidora, Rei de Domingão e no Villas Lounge.







  • Prefeitura de Guajeru divulga Edital para processo seletivo; inscrições vão até o dia 27 de fevereiro

    Foto: Destaque Bahia

    A Prefeitura Municipal de Guajeru, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, publicou nesta terça-feira (19), Edital de abertura de inscrições para contratação de pessoal por prazo determinado em atendimento de necessidade inadiável e temporária.

    As inscrições poderão ser feitas entre os dias 20 e 27 de fevereiro de 2019 na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente das 8h às 12h e das 14h às 17h.

    Há vagas para diversos cargos nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura e Agricultura, entre outras.  

    O Edital encontra-se disponível no mural da Prefeitura Municipal, no site http://www.governodeguajeru.ba.gov.br e no Diário Oficial do Município e no site www.pmguajeru.ba.ipmbrasil.org.br.



  • Após alagamento em residências, prefeitura de Brumado decreta situação de emergência no município

    Foto: Whatsapp Destaque Bahia

    A Prefeitura de Brumado publicou em seu diário oficial o decreto de Situação de Emergência no município devido à alagamentos ocorridos em alguns bairros. O decreto foi publicado após as fortes chuvas ocorridas na madrugada do último dia 17, que causou transtornos e deixou famílias desabrigadas em locais onde a prefeitura realiza obras de Macrodrenagem para escoamento de águas pluviais. A decisão permite a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre.







  • Raio atinge fazenda e mata 23 animais em Jequié

    Foto: Ilustrativa

    vinte e três animais morreram após um raio atingir uma fazenda na zona rural do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia Geral (Adab), o caso ocorreu no domingo (17).

    Ainda conforme a Adab, os animais faziam parte de uma criação de gado da propriedade. Segundo informações do coordenador regional da agência, Aderbal Rodrigues, os animais estavam aglomerados perto de uma cerca quando o raio atingiu a fazenda e e morreram após receberem a descarga elétrica.

    O coordenador da Adab informou que os animais foram enterrados na própria fazenda. De acordo com Aderbal Rodrigues, neste caso, a orientação do órgão é de que os bovinos devem ser queimados ou enterrados. A carne é considerada imprópria para o consumo, já que estão infectadas.

    CONTINUE LENDO






  • Ministério Público recomenda ação da Polícia Militar contra Poluição Sonora em Barra da Estiva

    Foto: Destaque Bahia

    O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Maria Salete Jued Moyses, recomendou ao Comando de Polícia Militar de Barra da Estiva que atue no combate à poluição sonora no perímetro urbano e rural do município. O combate deve integrar as atividades rotineiras de policiamento ostensivo realizadas pela PM, bem como atender eventuais denúncias da população sobre ocorrências de poluição sonora. A promotora Maria Salete recomenda ainda que, constatada a poluição, os equipamentos sonoros sejam apreendidos e liberados apenas mediante autorização judicial. De acordo com a promotora de Justiça, a recomendação foi dirigida à PM porque a instituição possui  “maiores condições estruturais” para fazer a fiscalização. Maria Salete afirmou que os casos de poluição sonora em Barra da Estiva vêm “crescendo assustadoramente, seja em empreendimentos particulares ou em carros de som”.







  • Prefeita e Secretários de Malhada de Pedras participam de captação promovida pela UPB

    Foto: Divulgação

    A Prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeeiro, e os secretários de Saúde, Felipe Gadeia, e Administração, Maria Zélia, participaram na manhã desta terça-feira (19) de uma capacitação com o tema “Terceirização e Contratação dos Serviços de Saúde”, promovida pela União dos Municípios da Bahia (UPB).

    O encontro reuniu gestores, representantes dos órgãos de controle, do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e a assessoria jurídica da UPB para orientar os aspectos relativos à contratação de organizações sociais, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cooperativas.

     No auditório lotado, os gestores ouviram atentamente a orientação técnica oferecida pelo Ministério Público Estadual, através da promotora Rita Tourinho. Em sua fala, ela citou conceitos dicotômicos na saúde, como a prestação do serviço público e a atividade econômica, além de fazer também um alerta para a necessidade de fiscalizar serviços.

    “Participamos com o objetivo de buscar conhecimentos para realizar ações que beneficiem toda nossa população de Malhada de Pedras”, disse a Prefeita.

    CONTINUE LENDO


  • Procon inicia ações de fiscalização para coibir abusos no Carnaval

    Foto: Divulgação

    A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), iniciou nesta segunda-feira (18) a operação Carnaval de Todos 2019. O objetivo é fiscalizar os fornecedores de entretenimento que comercializam seus serviços durante a maior festa popular do mundo, o Carnaval de Salvador.
    A operação será dividida em etapas. Nesta primeira fase, serão fiscalizados os pontos oficiais de venda de fantasias, abadás e camarotes. A precificação, a venda casada, as taxas de conveniência, as informações obrigatórias, bem como a presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, serão alguns dos aspectos fiscalizados pelos prepostos do Procon-BA.

    Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos e poderão sofrer as penalidades estabelecidas na legislação consumerista e demais correlatas. As denúncias ao órgão poderão ser encaminhadas pelo aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail: denuncia. [email protected]

    CONTINUE LENDO


  • Briga após partida de futebol termina com um homem morto e dois feridos a tiros em Vitoria da Conquista

    Foto: Divulgação

    Uma pessoa morreu e outras duas foram baleadas durante uma troca de tiros ocorrida durante briga, após uma partida de futebol, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (18).

    De acordo com a Polícia Militar, os envolvidos na confusão estavam em um campo que fica no bairro Cidade Serrinha, perto do aeroporto da cidade. Não há informações sobre o que motivou a briga, mas testemunhas disseram que a confusão teve início por causa de um desentendimento durante a partida amadora.

    Um homem identificado como Júlio da Silva Mendes, de 38 anos, foi atingido por um disparo e chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu.

    Os outros baleados na confusão, que sobreviveram, foram Edson Júnior Alves da Silva, de 28 anos, e Iure Alves da Silva, de 26 anos. A polícia não confirmou se eles são parentes. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

    Outro homem que estaria envolvido na briga, de prenome Luandro, fugiu do local, conforme a PM.

    O corpo do homem que morreu após a briga foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Informações do G1 Bahia.

    CONTINUE LENDO


  • Brumado: Equipe de Limpeza realiza retirada de areia da chuva na Avenida Coronel Santos

    Foto: Destaque Bahia

    Uma equipe de limpeza está realizando a retirada da areia que se formou na Av. Coronel Santos após as chuvas do último fim de semana. Para realizar o trabalho foi necessária a utilização de uma Pá Carregadeira e uma caçamba, devido a grande quantidade de areia que ficou acumulada na pista. É necessário atenção no tráfego pelo local por conta da grande quantidade de pessoas trabalhando, para que não haja acidentes.

    Brumado: Equipe de Limpeza realiza retirada de areia da chuva na Avenida Coronel Santos


  • Bolsonaro assina pacote anticrime que será enviado ao Congresso Nacional

    Foto: Reprodução

    O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (19), durante solenidade no Palácio do Planalto, três projetos com mudanças na legislação que integram o pacote anticrime e anticorrupção elaborado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

    Para entrar em vigor, o conjunto de medidas precisará da aprovação de deputados e senadores, que poderão alterar o texto apresentado por Bolsonaro e Moro. A expectativa é de que o governo entregue a proposta ainda nesta terça-feira no Congresso Nacional.

    O pacote foi detalhado por Moro no início do mês e prevê alterações em 14 leis, como o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos e o Código Eleitoral.

    CONTINUE LENDO


  • PF prende presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade

    Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

    Policiais federais prenderam hoje (19) temporariamente o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, como parte da Operação Fantoche. Ele e outros dez suspeitos – que, segundo a Polícia Federal (PF), fraudavam convênios do Ministério do Turismo com entidades do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Sebrae) – tiveram prisões autorizadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco. Investigação mira convênios de entidades privadas com o Sistema S.

    Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que tem conhecimento de que o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, está na Polícia Federal, em Brasília. De acordo com a entidade ele está no local para prestar esclarecimentos. "A CNI não teve acesso à investigação e acredita que tudo será devidamente esclarecido. Como sempre fez, a entidade está à disposição para oferecer todas as informações que forem solicitadas pelas autoridades."

    Engenheiro mecânico, Andrade presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) entre 2002 e 2010, quando assumiu seu primeiro mandato no comando da CNI, tendo sido reeleito em 2014 e em 2018.

    A operação deflagrada pela PF esta manhã conta com a colaboração do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao todo, 213 policiais federais e oito auditores do TCU estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária, nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, da Paraíba, de Mato Grosso do Sul, Alagoas e no Distrito Federal.

    CONTINUE LENDO






  • Polícia Militar e Corpo de Bombeiros formam 815 soldados na Bahia

    Foto: Alberto Maraux

    A Bahia acaba de ganhar 549 soldados da Polícia Militar e 266 do Corpo de Bombeiros Militar, efetivos que vão reforçar as unidades operacionais no estado. Em solenidade realizada na Vila Militar do Bonfim, na manhã desta segunda-feira (18), o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, deu as boas-vindas aos novos profissionais.

    Com a presença do governador do Estado, Rui Costa, e dos comandantes-gerais da PM e do CBM, coronéis Anselmo Brandão e Francisco Teles de Macedo, respectivamente, a cerimônia de conclusão contou com amigos e familiares dos formandos. O evento acontece um dia depois de a PM da Bahia completar 194 de criação.

    "A chegada de novos efetivos é um grande ganho para a segurança pública. Continuaremos com esforços a fim de reforçar não apenas nosso aporte tecnológico, mas também as nossas equipes" , afirmou Barbosa.

    A manhã também foi de homenagens àqueles que alcançaram o primeiro lugar no curso de formação. Pela PM, Igor Santos Rosa foi eleito o destaque intelectual. Já Alexandre Sacramento Malafaia alcançou o primeiro lugar no Corpo de Bombeiros. No total, em todo o estado, vão integrar o quadro da PM este início de ano 2.117 novos soldados.







  • Maior superlua de 2019 ocorre nesta terça; entenda o que é este fenômeno

    Nesta terça-feira, a Lua aparecerá no céu maior e mais iluminada do que o de costume.

    Este fenômeno é chamado de "superlua" e ocorre quando a Lua está cheia e no perigeu, o ponto mais próximo da Terra.

    O satélite atingirá essa posição às 6h07 no horário de Brasília, mas a Lua só estará completamente cheia a partir das 12h53.

    No entanto, só será possível avistar realmente a Lua no Brasil com o pôr do sol, às 19h02. Este período do "nascer da lua" será o melhor do dia para observar a superlua por causa de uma ilusão de ótica.

    Neste momento, o satélite parece estar maior por ficar perto do horizonte. Nosso cérebro o percebe desta forma porque há objetos próximos, como edifícios e árvores, com os quais é possível comparar seu tamanho.

    Esta será a segunda vez que o fenômeno ocorre neste ano, sendo a maior delas - a 

    Maior superlua de 2019 ocorre nesta terça; entenda o que é este fenômeno

    primeira ocorreu em 21 de janeiro. E não será a última.

    No mês passado, o evento foi chamado de "superlua de sangue", por conta do tom avermelhado que a Lua adquiriu com a ocorrência simultânea de um eclipse total enquanto o satélite estava no ponto mais próximo da Terra. É um fenômeno muito mais raro do que uma superlua "comum".

    A próxima e última superlua de 2019 está prevista para 21 de março.

    O que é uma superlua?

    "Superlua" não é um termo oficial da astronomia, que se refere a este fenômeno como "lua cheia perigeana".

    O nome "superlua" foi criado em 1979 pelo astrólogo americano Richard Noole para designar "uma Lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua chega ou está próxima (pelo menos 90%) de sua maior proximidade da Terra".

    No entanto, o termo se popularizou como uma referência a quando a Lua está cheia nesta posição.

    Conforme explica a Nasa, isso ocorre porque o satélite orbita a Terra em uma trajetória elíptica a cada 27,3 dias. Assim, ela se aproxima e se afasta do nosso planeta conforme percorre esse caminho.

    O ponto mais longe de nós nesta elipse - a 405.500 quilômetros da Terra em média - é chamado de apogeu. Em contrapartida, ela atinge o perigeu quando chega a 363.300 quilômetros de distância em média.

    Mas é importante notar que órbita da Lua muda com o tempo, afirma a Nasa, por conta de influência gravitacional do Sol e de outros planetas. Com isso, mudam também seu apogeu e perigeu. No caso desta superlua, seu perigeu será a 356.760 quilômetros de distância.

    Quando uma Lua está cheia e no perigeu, ela aparece 7% maior, por sua proximidade da Terra, e 15% mais brilhante - porque reflete mais luz do Sol para a Terra - do que uma lua cheia normal. E pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante do uma "microlua", como é chamada uma lua cheia no apogeu.

    No entanto, a diferença de tamanho e iluminação na superfície da Terra será "imperceptível a olho nu", segundo a Nasa.

    Um efeito mais simples de ser notado será aquele sobre as marés, diz a agência americana, que serão intensificadas pela maior força gravitacional que a Lua exercerá sobre os oceanos.(BBC News )

    primeira ocorreu em 21 de janeiro. E não será a última.

    No mês passado, o evento foi chamado de "superlua de sangue", por conta do tom avermelhado que a Lua adquiriu com a ocorrência simultânea de um eclipse total enquanto o satélite estava no ponto mais próximo da Terra. É um fenômeno muito mais raro do que uma superlua "comum".

    A próxima e última superlua de 2019 está prevista para 21 de março.

    O que é uma superlua?

    "Superlua" não é um termo oficial da astronomia, que se refere a este fenômeno como "lua cheia perigeana".

    O nome "superlua" foi criado em 1979 pelo astrólogo americano Richard Noole para designar "uma Lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua chega ou está próxima (pelo menos 90%) de sua maior proximidade da Terra".

    No entanto, o termo se popularizou como uma referência a quando a Lua está cheia nesta posição.

    Conforme explica a Nasa, isso ocorre porque o satélite orbita a Terra em uma trajetória elíptica a cada 27,3 dias. Assim, ela se aproxima e se afasta do nosso planeta conforme percorre esse caminho.

    O ponto mais longe de nós nesta elipse - a 405.500 quilômetros da Terra em média - é chamado de apogeu. Em contrapartida, ela atinge o perigeu quando chega a 363.300 quilômetros de distância em média.

    Mas é importante notar que órbita da Lua muda com o tempo, afirma a Nasa, por conta de influência gravitacional do Sol e de outros planetas. Com isso, mudam também seu apogeu e perigeu. No caso desta superlua, seu perigeu será a 356.760 quilômetros de distância.

    Quando uma Lua está cheia e no perigeu, ela aparece 7% maior, por sua proximidade da Terra, e 15% mais brilhante - porque reflete mais luz do Sol para a Terra - do que uma lua cheia normal. E pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante do uma "microlua", como é chamada uma lua cheia no apogeu.

    No entanto, a diferença de tamanho e iluminação na superfície da Terra será "imperceptível a olho nu", segundo a Nasa.

    Um efeito mais simples de ser notado será aquele sobre as marés, diz a agência americana, que serão intensificadas pela maior força gravitacional que a Lua exercerá sobre os oceanos.

     

    CONTINUE LENDO


  • PF deflagra 60ª Fase da Operação Lava Jato que mira Odebrecht

    A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal e com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a 60ª fase da Operação Lava Jato, denominada Ad Infinitum.

    O objetivo foi apurar a existência de um complexo e sofisticado método de lavagem de dinheiro envolvendo o repasse de quantias milionárias ao chamado Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, por meio da atuação de operadores financeiros, entre os anos de 2010 a 2011, para que a empresa irrigasse campanhas eleitorais e efetuasse o pagamento de propina a agentes públicos e políticos aqui no Brasil.

    De acordo com a PF, 46 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão em 10 localidades diferentes, além de um mandado de prisão preventiva, nas cidades de São Paulo, capital, São José do Rio Preto, Guarujá e Ubatuba, todas no estado de São Paulo. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.
    O preso é um conhecido operador financeiro já indiciado em outras fases da Operação Lava Jato e suspeito de ter fornecido grande parte dos recursos para a empresa. Também foi determinada ordem judicial de bloqueio de ativos financeiros dos investigados.

    As investigações tiveram início a partir de depoimentos e colaborações colhidas dos próprios funcionários da Odebrecht e de doleiros investigados em fase anteriores da operação e permitiu apurar que, entre os anos de 2010 e 2011, um dos investigados mantinha em território brasileiro cerca de 100 milhões de reais em espécie, relativamente aos quais, conseguiu, ao longo deste período, repassar ao Setor de Operações Estruturadas da empreiteira, a fim de possibilitar que esta fizesse caixa para financiamento de campanha eleitorais e pagamento de propina a agentes públicos. Para tanto, a fim de ver recebido o dinheiro de volta, após o empréstimo ilícito, o investigado principal se valeu de cooperação de operadores financeiros que atuavam lavando dinheiro devolvidos pela Odebrecht através de empresas e contas no exterior que passavam assim a justificar os recursos usados indevidamente.

    O preso será levado para a sede da PF em São Paulo e posteriormente trasladado para a Superintendência do Paraná, onde será interrogado.

    O nome da operação remete ao fato de o caso parecer tratar de mais uma repetição do modo de atuação de alguns integrantes da organização criminosa, remetendo a um ciclo criminoso que nunca termina.



  • Ministério da Saúde libera recursos para atender moradores da região de Brumadinho

    Foto: Reprodução

    O Ministério da Saúde (MS) anunciou, hoje (18), a liberação de R$ 4 milhões para custear ações assistenciais para os moradores de 18 cidades afetadas pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no último dia 25.

    Segundo a pasta, os recursos serão destinados a assistência psicológica à população e aos profissionais que participam dos trabalhos de resgate das vítimas, bem como para ações de monitoramento da qualidade da água e do solo, com o propósito de prevenir doenças.

    Entre as principais preocupações das autoridades em saúde estão os consequentes casos de ansiedade e depressão decorrentes do estresse pós-traumático – seja por vivência direta do desastre, seja pela perda de amigos e parentes.

     

    De acordo com o ministério, em Brumadinho dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e três Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental já foram habilitados, e mais dois Núcleos Ampliados da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) ainda serão credenciados. No total, a cidade receberá R$ 1,65 milhão.

    O ministério promete liberar os R$ 2,3 milhões restantes para Brumadinho e mais 17 cidades atingidas pelo desastre investirem em ações de vigilância, como prevenção e controle de epidemias e doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Essa quantia será distribuída entre Betim, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Joaquim de Bicas e São José da Varginha, além de Brumadinho.

    A pasta ainda se comprometeu a acompanhar pelos próximos 20 anos o quadro de saúde de cerca de mil profissionais que participam dos resgates e buscas (Bombeiros, Força Nacional de Segurança, Defesa Civil, Ibama e outros) e das vítimas do rompimento da barragem. A ação terá a colaboração de pesquisadores de instituições como a Fiocruz, as universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e a organização Médicos Sem Fronteiras. Se necessário, outras instituições referenciadas também poderão ser envolvidas.

    CONTINUE LENDO