• Acusada de maus tratos contra mulher com depressão pós - parto em Ituaçu faz esclarecimento

    Na última semana um caso de suposto maus tratos foi registrado pela polícia contra uma mulher que apresentava depressão pós-parto em Ituaçu, conforme matéria publicada por nossa reportagem "Mulher com depressão pós – parto é torturada em suposto ritual de candomblé em Ituaçu". Após a repercussão, a acusada entrou em contato com nossa redação se posicionando sobre o que ela considera como equívoco na acão da polícia. Vanuza Silva Santos,   acusada de praticar os maus tratos contra Jaciara Ribeiro, alegou que faz parte da Pastoral da Criança e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e que a família De Jaciara  a procurou para ajuda-la. Ainda segundo o relato de Vanuza, nenhum tipo de ritual foi realizado. “Me sensibilizei com o caso, daí resolvi ajudar, deixando ela em minha casa.  A única coisa que foi feita foi um banho com Arruda, Alecrim e Guiné. Eu própria com a irmã dela fomos marcar um psiquiatra pra ela.  Se eu mesma fui atrás de melhoras, como ia fazer algum mal a mesma? Estavam cientes também as irmãs e a mãe,  tudo foi feito com consentimento dos próprios parentes”, relatou. Vanuza ainda disse que o seu companheiro Cleberson Costa nada teve haver com a situação e, por este motivo, a polícia nem tomou o seu depoimento.



  • Secretaria de Cultura e Esporte de Aracatu distribui materiais para desportistas do município

    Foto: Divulgação

    A Secretaria de Cultura e Esporte do município de Aracatu vem investindo nos desportistas locais, disponibilizando apoio financeiro para viagens à competições, uniformes, e materiais esportivos, facilitando o desenvolvimento dos atletas e melhorando o acesso dos aracatuenses da zona rural ao esporte.

    O Secretário de Cultura, Mateus Oliveira Lima, disse que o intuito é incentivar a prática de esportes e valorizar os atletas da cidade visando sua evolução em cada modalidade específica.







  • Gerente de banco e família são sequestrados e liberados após pagamento de resgate na BA; agência não funcionou

    Foto: Divulgação

    O gerente de um banco e a família dele foram sequestrados na madrugada desta sexta-feira (15) na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. Os reféns foram liberados após pagamento de resgate, de acordo com a polícia. O caso é investigado e a família prestou depoimento durante a tarde.

    O atendimento dos clientes não foi realizado durante todo o dia, na agência do Bradesco onde o gerente trabalha. No local, o funcionamento era apenas para caixas eletrônicos. Os clientes foram avisados de que o sistema estava fora do ar e só voltará na segunda-feira (18).

    A agência fica no centro da cidade. O sequestro aconteceu por volta da 1h e o gerente foi levado até a unidade para retirar o dinheiro exigido pelos sequestradores. A polícia não informou quanto foi pago, mas confirmou o pagamento do resgate.

    Não houve confusão dentro da agência, enquanto o gerente estava em poder dos bandidos. A polícia informou ainda que, quando o dinheiro foi entregue aos sequestrados, a família e o gerente foram liberados sem qualquer tipo de ferimento.

    Por meio de nota, o Bradesco informou apenas que os detalhes em relação ao crime devem ser obtidos por consulta ao boletim de ocorrência que foi feito pela Policia Civil de Barreiras.

    CONTINUE LENDO


  • Horário de verão termina neste domingo em 10 estados e no DF

    Foto: Divulgação

    Motivo de alegria para uns e de tristeza para outros, o horário de verão termina à zero hora deste domingo (17). Com isso, os relógios terão que ser atrasados em uma hora (voltarão para 23h) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

    O horário de verão de 2018 começou no dia de 4 novembro para moradores de 10 estados e do Distrito Federal. Até 2017, o horário de verão tinha início no terceiro domingo de outubro, mas atendendo um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então presidente Michel Temer alterou o início do horário para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição.

    Horário de verão em 2019

    Este ano, a adoção do horário de verão ainda é uma incógnita, e cabe ao presidente Jair Bolsonaro decidir. 

    No ano passado, estudos da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontaram que em termos de economia de energia, a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”. O horário de verão foi criado no país com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.

    “A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro, muito em função da mudança evolutiva dos hábitos de consumo e também da atual configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro”, destaca o documento enviado à Casa Civil.

    Segundo a assessoria do MME, não há previsão de balanço sobre os resultados obtidos com o horário de verão de 2018. “Serão realizadas novas análises anuais técnicas dos resultados do ciclo 2018/2019 e, quando concluídas, serão encaminhadas à Presidência da República, a quem cabe a decisão de manter ou não o horário brasileiro de verão”, informou a assessoria do MME.

    No Distrito Federal, região onde o consumo, per capita, de energia residencial é o maior do país, desta vez, o horário de verão registrou, segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), redução de 2,7% da demanda diária por energia no horário de pico, ou 30MW.

    De acordo com o diretor de distribuição da CEB, Dalmo Rebello, é como se a energia de uma cidade como o Guará, localizada a 12 quilômetros do centro da capital federal, com cerca de 126 mil habitantes, fosse desligada nesse período no horário de pico. O especialista acrescenta que o horário de verão é importante para que o sistema, que nessa época, tem a demanda aumentada pelas altas temperaturas, não tenha uma sobrecarga.

    CONTINUE LENDO


  • Brumado: Galeria pluvial cede e abre buraco próximo a ponte de acesso do centro com o Bairro São Félix

    Foto: Destaque Bahia

    Uma galeria pluvial construída próximo à ponte que liga o centro de Brumado ao Bairro São Félix cedeu, supostamente após passagem de veículos pesados. O acesso, liberado recentemente pela FCA, tem grande movimentação de veículos e pessoas e foi parcialmente interditado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).  De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, a Secretaria de Infraestrutura esteve no local realizando os estudos necessários para realização dos reparos.

    Brumado: Galeria pluvial cede e abre buraco próximo a ponte de acesso do centro com o Bairro São Félix






  • Bella Vista Embalagens conta com produtos para a Páscoa com Preços Imbatíveis; confira

    Foto: Destaque Bahia

    A Bella Vista Embalagens e Festas já dispõe de diversos produtos para a Pascoa e está com promoções e preços imbatíveis. Lá você encontrará produtos como Chocolates, Caixas de Ovo de Colher, Papéis e muito mais para deixar a sua páscoa muito mais deliciosa. Passe agora mesmo na Bella Vista Embalagens e adquira produtos de qualidade com quem realmente entende do assunto.

    Bella Vista Embalagens conta com produtos para a Páscoa com Preços Imbatíveis; confira

    Foto: Destaque Bahia



  • Brumado: Mapeamento e taxas da zona azul não agradam e comerciantes pedem flexibilização

    Foto: Destaque Bahia

    A apresentação da taxa e mapeamento da zona azul não agradou comerciantes e lojistas de Brumado. A questão que está causando impasses é com relação aos espaços reservados para carga e descarga e a taxa que será paga pelos usuários, no valor de R$ 2, valor superior a de demais cidades. De acordo o diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, não haverá flexibilização por parte da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes quanto a alteração do projeto e a reunião serviu apenas para demarcar os locais onde cada comerciante poderia necessitar para carga e descarga. Os comerciantes também questionaram o comportamento do coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, que durante a reunião com os mesmos para tratar do assunto, deixou claro que não poderiam ser feitos questionamentos sobre o projeto. “Foi informado que o projeto já estava autorizado, a forma como deveríamos seguir e que aquela reunião era só para demarcar os locais onde cada comerciante poderia necessitar para carga e descarga”, disse Orlando.

    Ainda segundo o diretor da CDL, os comerciantes jamais serão opostos à implantação da Zona Azul, mas querem que o procedimento seja feito de forma democrática e que haja consenso com a prefeitura para que a efetivação das decisões não afetem a economia local.

    CONTINUE LENDO






  • Maetinga se destaca há quatro anos sem registro de mortes violentas

    Foto: Destaque Bahia

    A cidade de Maetinga mais uma vez se destaca na mídia nacional, desta vez com relação à violência. A cidade é uma das poucas no país que não registra morte por violência há mais de quatro anos. Um dos atributos desse recorde está relacionado à forma pacifica e hospitaleira da população, que comemora o índice. Junto com os índices de mortes violentas está também a diminuição de delitos como roubos, furtos e tráfico de drogas, que raramente são registrados no município. Um comerciante que já trabalha há mais de 20 anos na cidade tem orgulho em dizer que nunca foi assaltado e que gosta da forma pacifica na qual vivem os moradores. “Eu acredito muito na questão educativa, as entidades e instituições trabalhando da forma que trabalham, educando, para que a gente previna o acometimento desse tipo de violência é o que está dando esse retorno positivo para nosso município”, Disse o prefeito Edcarlos Lima.







  • Prefeitura e Assistência Social realizam Jornada Social em Malhada de Pedras; veja o vídeo

    Foto: Destaque Bahia

    A Prefeitura de Malhada de Pedras em parceria com a Secretaria de Assistência Social realizou a na manhã de ontem (14) a Jornada Social, com o tema: Escuta Comunitária para elaboração do Plano de ação Anual.

    Prefeitura e Assistência Social realizam Jornada Social em Malhada de Pedras; veja o vídeo

    Foto: Destaque Bahia

    O evento contou com a presença da prefeita Terezinha Baleeiro, da Secretária Neiva Miranda e de pessoas de diferentes grupos da sociedade malhadapedrense. Também foram apresentados os planos e sugestões para abordagem da referida secretaria no ano de 2019, através da escuta dos representantes da sociedade.







  • Rio do Antônio: Jornada Pedagógica é realizada pela Prefeitura e Secretaria de Educação

    Foto: Divulgação

    Educação de Rio do Antônio com o tema Planejamento Dialógico e o Currículo da Escola. Estiveram reunidos professores, gestores, coordenadores pedagógicos e demais servidores da Educação Nos dias 12 e 13 de fevereiro foi realizada à Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de sobre a direção dos trabalhos do Professor Adailton Silva Cotrim e equipe. A Jornada teve início com uma palestra motivacional com o psicólogo Joab, no qual trouxe ensinamentos de grande valia para todos.

    A Secretaria Municipal de Educação de Rio do Antônio agradece a participação e o empenho de todos os colaboradores.

    Rio do Antônio: Jornada Pedagógica é realizada pela Prefeitura e Secretaria de Educação

    Foto: Divulgação



  • Divulgada lista de aprovados no vestibular 2019 da Uesb; confira

    Foto: Divulgação

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou, na manhã desta sexta-feira (15), a lista de aprovados do vestibular 2019.

     

    Neste ano, participaram do processo mais de 15 mil candidatos, que concorreram a 1.186 vagas dos 47 cursos de graduação da universidade.

    Os selecionados devem acompanhar a publicação do edital de convocação para matrículas, que será divulgado posteriormente. Além disso, chamadas subsequentes do processo seletivo serão publicadas à medida que as matrículas forem realizadas, respeitando a quantidade de vagas remanescentes de cada curso.

    Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a Copeve pelos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (73) 3528-9695, em Jequié; e (77) 3261-8604, em Itapetinga; ou pelo e-mail [email protected]

    CONTINUE LENDO


  • Girson Ledo assume cargo na Câmara de Brumado por tempo indeterminado

    Foto: Destaque Bahia

    O suplente ao cargo de vereador de Brumado, Girson Ledo, assumiu a cadeira na casa na manhã desta sexta-feira (15). A posse foi possível após o comunicado de afastamento do vereador Dudu Vasconcelos, que se encontra em tratamento médico. No momento da posse, o Presidente da Câmara, Leonardo Vasconcelos, informou que a permanência de Girson na casa será por tempo indeterminado, já que não há previsão de volta de Dudu. Na sessão, o suplente exerceu função integral do cargo, tendo direito a participar de todas as discussões e votações do material do dia.







  • Lagoa Real: Van é roubada durante a madrugada e proprietário busca por informações

    Uma Van na cidade de Tanque Novo foi furtada na madrugada desta sexta-feira (15). A Van Luzimar Transportes, realiza viagens para a cidade de Guanambi transportando encomendas e passageiros. A placa policial da Van é CTH-7652, Tanque Novo, modelo 1999 ano 2000.

    As câmeras de segurança de um estabelecimento local flagraram o transporte sendo furtado por volta das 01h27, quando o autor do crime seguia em sentido ao trevo de Caetité a Igaporã.

    O proprietário pede para quem tiver alguma informação entrar em contato pelos telefones, (77) 988067227 ou (77) 999374130.

    Veja o Vídeo da ação:







  • Família enlutada agradece apoio da Prefeitura de Rio Do Antônio e rebate notícias falsas de negligência; veja o vídeo

    Uma família do município de Rio do Antônio procurou a redação para desmentir boatos e agradecer a prefeitura municipal pelo apoio dado em um momento difícil em suas vidas. De acordo o Sr. Antônio da Fazenda Mandacaru, sua nora, Aniete da Silva, estava sofrendo de leucemia, quando procurou a Prefeitura Municipal para obter ajuda. Ainda de acordo o morador, apesar do falecimento por conta da doença, toda a assistência necessária foi dada a família, por parte das Secretarias de Saúde, Transporte e Assistência Social, realizando todos os procedimentos possíveis para contribuir com seu tratamento. Em seu relato, o munícipe afirma ainda, que informações falsas de que a mulher teria falecido devido à negligência foram disseminadas na cidade, mas que não condiz com a realidade dos fatos.

    Veja o Vídeo:







  • Guajeru: Emenda Parlamentar garante mais de R$ 760 mil em infraestrutura

    Foto: Divulgação

    O Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, nesta quinta-feira, reuniu-se com o gerente do GIGOV da Caixa Econômica Federal o Sr. Antônio Sérgio, o Engenheiro Vinícius e com o coordenador Herbert acompanhado da equipe de Guajeru: Assessor de Projetos Ercílio, da GMC Sandra Regina e a Arquiteta Liz Andrade para entrega de documentação e ajuste de detalhes para a realização das obras.

    "Fruto de emenda parlamentar do nosso Deputado Federal Waldenor Pereira o recurso destina-se a duas importantes obras em nosso município, a primeira já licitada no valor de R$ 300.000, 00 (trezentos mil reais) a obra de pavimentação das ruas do Bairro Alto da Bela Vista (Rua Clemente Soares, Rua da Fraternidade e outras). A segunda obra que será licitada em breve, no valor de R$ 460.000,00 (quatrocentos e sessenta mil reais) que será a primeira etapa da revitalização da Lagoa da Igreja." Destaca o prefeito Gil Rocha.