• Soneca de mais de uma hora pode aumentar risco de diabetes, diz estudo

    Sono de mais de uma hora após o almoço pode ter relação com diabetes (Foto: Erika Ricci)

    Os benefícios para a saúde da sesta -- soneca depois do almoço -- são regularmente destacados, mas essa prática pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, se durar mais de uma hora - adverte um estudo japonês recebido com reservas por especialistas independentes.

     

    As pessoas que fazem sestas diárias de mais de 60 minutos de duração apresentam "um risco significativamente mais alto de diabetes do tipo 2" do que os que não dormem a sesta, observaram quatro cientistas da Universidade de Tóquio, sem demonstrar, porém, uma relação de causa e efeito.

    Calcula-se que esse risco suplementar seja de 45%, segundo o estudo, que foi apresentado este mês em um congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD) na Alemanha. A pesquisa ainda não foi publicada em um periódico da área revisado por seus pares.

    A diabetes do tipo 2, que representa 90% dos casos da doença, corresponde à incapacidade do organismo para regular o nível de açúcar no sangue. Se não for tratada, essa hiperglicemia pode causar graves problemas de saúde, como cegueira, perda de sensibilidade dos nervos e doenças cardiovasculares.

    Soneca de menos de 40 minutos não afetou saúde
    De acordo com o estudo, as pessoas que dormem sestas inferiores a 40 minutos não são mais afetadas pela diabetes do que a média. A frequência aumenta progressivamente, então, até mostrar uma diferença significativa além dos 60 minutos.

     

    Os cientistas, que compilaram 21 estudos relativos a mais de 300 milpessoas no total, não encontraram um vínculo estatístico entre a duração das sestas e o risco de obesidade.

    "Esse estudo não demonstra com certeza que a sesta diurna provoca diabetes, apenas que existe uma associação entre ambas que deve ser estudada", disse a EASD em um comunicado de imprensa anexado ao estudo.

    Esses resultados devem ser considerados com precaução, porque não se pode excluir que a frequência crescente dos casos de diabetes esteja ligada a outras causas, advertiram vários especialistas que não participaram do estudo.

    "Uma possibilidade é que as pessoas pouco ativas e com sobrepeso, ou obesas, sejam mais propensas a dormir sestas durante o dia. E estas pessoas também têm maior probabilidade de desenvolver uma diabetes", observou o professor de Epidemiologia do Câncer Paul Pharoah, da Universidade de Cambridge (Reino Unido). (Bem Estar)

    Também poderia haver "uma relação de causalidade invertida: uma prática da sesta durante o dia causada por uma diabetes não diagnosticada", acrescentou.

    CONTINUE LENDO


  • Eleitores não podem ser presos a partir desta terça

    Foto: Agência Brasil

    Por determinação do Código Eleitoral, em vigor desde 1965, os eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (27), exceto em casos de flagrante ou cumprimento de sentença criminal. A regra vale para até 48 horas após o encerramento da votação para prefeitos e vereadores, que ocorre neste domingo (2). "Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. "Segundo informações da Agência Brasil, com a norma, não devem ser cumpridos pela Polícia Federal, principalmente no contexto da Operação Lava Jato, para evitar nulidade dos processos criminais. O objetivo da regra é garantir a liberdade de voto. A norma começou a ser praticada desde 1932, para evitar a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado local. Apesar de juristas questionarem a manutenção da proibição, o tópico ainda não foi questionado no Supremo Tribunal Federal (STF). 



  • Polícia desarticula quadrilha que movimentou R$ 21 milhões com lavagem de dinheiro na Bahia

    Oito pessoas foram presas segunda-feira (26/9), durante a Operação Hades. Segundo a assessoria da Polícia Civil, ela tem o objetivo de objetivo de desarticular quadrilhas que atuavam com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nas cidades de Irecê, Morro do Chapéu, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães e Salvador.

    A ação, que visava cumprir mandados de busca e apreensão, prendeu em flagrante Vera Lúcia Pereira do Nascimento, José Faustino Alves, Jerry Araújo Barbosa, Elizan Martins de Souza e Carlos Sérgio Tavares de Araújo (os dois últimos também por mandado de prisão). Com eles, foram apreendidos 30 quilos de cocaína, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12, além de um veículo VW Amarock.

     

    Também foram presos, por força de mandados de prisão, Leonardo Novaes Oliveira Silva, Zilvânia Oliveira Santos e Maria da Soledade Coutinho. A quadrilha investigada é suspeita de ter movimentado R$ 21 milhões em atividades relacionadas à lavagem de dinheiro do tráfico, através de diversas empresas que estavam sendo utilizadas com essa finalidade.

    A operação foi desenvolvida com o apoio do Ministério Público de Irecê e da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Irecê). Ela foi deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e Grupo Especial de Repressão às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público da Bahia.

    Foto: Divulgação Polícia Civil

    CONTINUE LENDO


  • Handebol Sub 15 foi realizado em Brumado; participaram escolas públicas e particular

    Foto: Destaquebahia.com.br

    A   Escola  CMEAS  realizou  no último  sábado  dia  24, um  evento  de  Handebol  Sub  15,  masculino  e  feminino,  com  a  presença das escolas: CMEAS,  Idalina   e  Monteiro  Lobato (Esta última particular).
    Com estudantes de classes sociais diferentes, mas com um único objetivo, promover a integração e a prática de esportes entre os estudantes.

    Segundo os organizadores, a principal preocupação foi a inclusão de todos os alunos inscritos, sendo que os mesmos foram premiados com medalhas, independente da sua colocação.



  • Guarnições da Polícia Militar de Guajeru e Malhada de Pedras predem assaltantes

    As guarnições da Polícia Militar de Guajeru e Malhada de Pedras (34ª CIPM) prenderam os indivíduos Maxuel da Silva Bastos, de 24 anos, e Marcos Mendes Pereira, de 26 anos. Os mesmos foram presos depois de terem efetuados dois assaltos, a bordo de uma motocicleta, ambos em Malhada de Pedras, na Rua Gerôncio Azevedo e o outro na Rua Diógenes Santos.
    Após os assaltos, os bandidos fugiram pela Ba – 148, mas foram interceptados e presos. Uma arma e o material foram apreendidos. Ambos foram encaminhados para a delegacia de Brumado para que fosse tomadas as devidas providências.

     



  • Indivíduos armados impedem oposição de fazer campanha na zona rural de Aracatu

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A política no município de Aracatu sempre chamou atenção devido a grande rivalidade entre os grupos (Oposição e Situação) e, na noite de ontem (25), uma ação violenta e criminosa mostrou o quanto as consequências dessa rivalidade e busca pelo poder podem chegar. Um grupo de políticos,  dentre eles o vereador Flores Barbosa, que faz oposição ao atual prefeito e candidato a reeleição, Sergio Maia, foram ameaçados de morte e “expulsos” por indivíduos armados que, segundo populares, estariam supostamente à mando do chefe da Guarda Municipal de Aracatu.
    Diante das ameaças dos indivíduos, os candidatos foram embora, mesmo assim, Flores foi seguido pelos indivíduos até à sua residência, onde, um deles  chegou a colocar uma arma na sua cabeça. A polícia foi acionada e ao fugirem, um dos indivíduos caiu da moto e a polícia conseguiu prendê – lo e encaminhar à delegacia para que fosse tomadas as devidas providências.
    A ocorrência foi registrada na delegacia de Brumado, pois, no momento não havia delegado plantonista em Aracatu.Os outros envolvidos já foram identificados e a polícia estará apurando o caso.



  • 17º Batalhão de Polícia Militar em Guanambi receberá denúncias também através do WhatsApp

    Os aplicativos de celulares têm sido um dos principais meios de interatividade e comunicação entre as pessoas  e o WhatsApp se destaca como o mais popular entre os brasileiros; pensando nisso, o 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) em Guanambi, lançou o número 77 99974 4252 que também atenderá a população através do aplicativo, facilitando a comunicação entre polícia e comunidade, no intuito de haver ainda mais eficácia no combate ao crime na área de sua atuação.
    Através do aplicativo a população poderá fazer denúncias e passar informações importantes que possam contribuir para que a polícia esteja agindo no combate à criminalidade, o denunciante terá sua identidade preservada.



  • Faustão critica Temer e reforma do ensino médio: ‘Mal começou e não sabe se comunicar’

    Foto: Reprodução / TV Globo

    O apresentador Faustão, que já falou mal do governo Dilma em seu programa, dessa vez se irritou com as medidas do atual gestor, Michel Temer. Ao conversar com o ginasta Diego Hypolito, no Domingão do Faustão do domingo (25), o apresentador aproveitou para criticar as decisões da atual gestão. “Aqui não tem educação. A educação física os caras iam tirar. Essa porra desse governo mal começou e não sabe se comunicar, já faz a reforma na educação sem consultar ninguém. Aí quando você percebe um país como esse, que tem uma saúde de quinta, não tem segurança, não tem emprego. Não respeita professor, pessoal da polícia e pessoal da área de saúde é um país que não oferece o mínimo ao seu cidadão”, desabafou. (Bahia Noticias)



  • Capotamento deixa uma vítima fatal na BA 148 em Rio de Contas

    Foto: Adailton Silva / Destaquebahia.com.br

    Antônio Caires, conhecido popularmente como "Carreirinha" foi à óbito na tarde de ontem (25), após capotar o veículo que conduzia, um Golf Sportline, na BA 148, trecho entre Marcolino Moura e Jussiape. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, Antônio Caires estava em um clube com amigos quando resolveu ir embora para Marcolino Moura, quando chegou no seu destino deu conta de que havia esquecido os óculos no clube e resolveu voltar para buscá - lo. No caminho, perdeu o controle da direção em uma curva, o carro subiu em um barranco e capotou. No capotamento, Antônio Caires foi lançado fora do veículo e morreu na hora.

                    
    Uma equipe da Polícia Técnica de Brumado se deslocou até o local, onde foi realizada a perícia e o corpo encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado para realização da necrópsia, sendo liberado na manhã desta segunda - feira (26) para os familiares realizarem o sepultamento. Antônio era muito conhecido na região e a sua morte causou grande comoção entre os moradores de Marcolino Moura.

    Capotamento deixa uma vítima fatal na BA 148 em Rio de Contas


  • Palocci é preso na Lava Jato por beneficiar Odebrecht quando era ministro da Fazenda

    Foto: Renato Araújo / ABr

    O ex-ministro da Fazenda do governo Lula e ex-ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff, Antonio Palocci, foi preso na manhã desta segunda-feira (26) pela 35ª fase da Operação Lava Jato. O pedido da prisão foi feito pela Polícia Federal. A investigação vê indícios de que o ex-ministro agiu de forma direta para dar vantagens econômicas à Odebrecht quando se tratava de contratações com os setores do poder público. De acordo com a PF, Palocci e seu grupo político foram beneficiados pela empreiteira. A 'Operação Omertà', como foi batizada esta fase da Lava Jato, investiga a tentativa de conversão de uma medida provisória de incentivos fiscais em benefício da Odebrecht, o aumento da linha de crédito no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em um país africano, além da aquisição de 21 navios-sonda por parte da Petrobras para exploração do pré-sal. Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca, 3 de prisão temporária e 15 de condução coercitiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. 



  • Omertà: PF cumpre mandados da Lava Jato em Salvador e Camaçari

    A Bahia é um dos seis estados onde estão sendo cumpridos mandados referentes à 35ª fase da Operação Lava Jato (confira aqui). A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva em Salvador, nos bairros do Horto Florestal e Stiep, e um mandado de busca e apreensão e outro de condução coercitiva em Camaçari. As decisões judiciais foram expedidas para a Operação Omertà, que tem como principal alvo o ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff (PT), Antonio Palocci, preso na manhã desta segunda-feira (26). 



  • China inaugura maior radiotelescópio do mundo que buscará vida extraterrestre

    Foto: Reprodução / TV Globo

    Pesquisadores contam que o radiotelescópio buscará por ondas gravitacionais, emissões de estrelas e galáxias e sinais de vida inteligente extraterrestre. A China inaugurou o maior radiotelescópio do mundo para estudos de sinais das estrelas, galáxias e possível vida extraterrestre. Localizado na província de Guizhou e com 500 metros de diâmetro, o radiotelescópio levou cinco anos para ser construído e um investimento de US$ 180 milhões, desbancando o rádiotelescópio do Observatório Arecibo, em Porto Rico, que mede 300 metros.

    Pesquisadores contam que o radiotelescópio, apelidado de FAST, buscará por ondas gravitacionais, emissões de estrelas e galáxias e sinais de vida inteligente extraterrestre. No início do mês de setembro, a China lançou também sua segunda estação espacial, chamada de Tiangong 2, o mais recente passo de seu programa que pretende enviar uma missão à Marte nos próximos anos.
    CONTINUE LENDO


  • Escândalos de corrupção despertam desinteresse em eleitores, dizem especialistas

    Foto: Reprodução

    Em eleições municipais o debate eleitoral gira em torno, normalmente, dos problemas do dia a dia dos cidadãos, como a falta de asfalto das ruas, a infraestrutura dos bairros e das cidades. Este ano, contudo, os temas locais têm disputado espaço com a repercussão das investigações da Operação Lava Jato, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a cassação do deputado Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    O resultado disso, na avaliação de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, é o aumento da desconfiança do eleitor em relação aos partidos políticos e na política como um todo. Neste cenário, estudiosos do processo eleitoral preveem um alto índice de abstenção, crescimento do voto nulo e o fortalecimento dos candidatos “antipartidários”.

    “Há um descrédito total das pessoas nos partidos político. Pela experiência que eu tenho, dificilmente alguém, tirando os militantes mais identificados, vai votar pela escolha partidária. A população em geral está desacreditada dos partidos políticos. A tendência vai ser a opção pelo voto carismático, na pessoa, que é o voto efetivamente pessoal”, avalia o professor de direito eleitoral da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) Marcos Ramayana.



  • Polícia Civil recupera motocicletas e peças roubadas em Jânio Quadros

    Foto: Divulgação/ Polícia Civil

    Investigadores da Polícia Civil de Jânio Quadros e Brumado (20ª COORPIN), sob a coordenação do Delegado Dr. Francisco Tadeu Rodrigues, prenderam no último dia (23), em flagrante delito, no Bairro São José, Município de Presidente Jânio Quadros, o indivíduo Fábio Pinto Souza, de 33 anos. No cumprimento do Mandado de Busca, constatou-se que Fábio estava de posse, em sua residência, de várias peças e duas motocicletas, uma delas apresentando adulteração na numeração do motor. Fábio já respondeu anteriormente a processo criminal por crime de receptação e estava sendo investigado por furtos praticados no referido Município. O indivíduo foi autuado pela prática do crime de receptação e ficará à disposição da Justiça.



  • A Magazine Luiza em Brumado  abrirá neste domingo (25) com grandes ofertas pra você

    A Magazine Luiza abrirá neste domingo (25) com grandes ofertas pra você, confira algumas delas: Tv led 32, vezes de R$ 81,00 (no Cartão Luiza) Lavadora Eletrolux 10 kg, só R$ 1.099,00; Lenovo Viber (K5, Octacore) só R$ 879,00; Sofá 3 lugares, retrátil e reclinável por apenas R$ 890,00 ou 15 vezes de R$ 66,00 Loja aberta neste domingo em Brumado, compareça e compre muito barato!!!



Estamos nas redes sociais