• Turquia: Após tentativa de golpe, 30 governadores e 7.899 policiais são detidos

    Foto Reprodução

    Após a tentativa de golpe militar na Turquia ocorrido na última sexta-feira (15), 30 governadores e 7.899 policiais foram detidos, de acordo com o Ministério do Interior do país. O ministro da Justiça já havia divulgado, sem dizer detalhes, que ao menos 6 mil pessoas foram detidas. Segundo informações da Agência Brasil, o movimento também levou ao afastamento de 50 funcionários de alto escalão do governo. Na última atualização, a mídia turca informou que 41 dos 103 generais e almirantes detidos por tentativa de golpe foram presos, por decisão da corte nacional. 

    Apesar de frustrada, a tentativa de golpe deixou 290 mortos e 1.440 feridos. Na noite de sexta, os grupos envolvidos no golpe atacaram diversas instalações em Ancara, incluindo o prédio do Estado-Maior, as sedes da polícia, do Ministério do Interior e o Parlamento. O presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, fez um apelo e milhares de pessoas tomaram as ruas das principais cidades da Turquia, contra o golpe. O clima ainda é de tensão: nesta segunda-feira (18), um homem realizou disparos de arma de fogo perto do Palácio da Justiça, em Ancara. Não foram registrados feridos e o homem foi preso. (Fonte: Bahia Notícias)

    CONTINUE LENDO


  • Quatro pessoas ligadas ao terrorismo tentaram se credenciar para Jogos Olímpicos no Rio

    Foto: Reprodução / Paróquia de São Vito

    Quatro pessoas ligadas ao terrorismo internacional tentaram se credenciar para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A informação foi confirmada pelo Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant), órgão do governo federal que faz o monitoramento dos pedidos de credenciamento, em reportagem do Fantástico deste domingo (17). Outras 36 pessoas que fizeram a solicitação estão com alertas emitidos por agências de outros países. Todas tiveram as credenciais negadas e estão sendo acompanhadas por serviços internacionais de inteligência. Os nomes, nacionalidades e acusações dos solicitantes estão sob sigilo. Também foram identificados pedidos de credenciamento de 61 brasileiros com mandados de prisão. De acordo com o programa dominical, a Olimpíada do Rio já conta com 460 mil pedidos, ante 350 mil pedidos da Copa do Mundo no Brasil. O Ciant recomendou ao Comitê Rio-2016 que negasse credenciais para quase 11 mil pesssoas. "Fizemos uma varredura em todos os bancos de dados nacionais e também no âmbito da cooperação internacional. Os países que fazem parte do Ciant são Estados Unidos, Espanha, França, Reino Unido, Argentina, Bélgica e Paraguai", contou Andrei Augusto Passos Rodrigues, coordenador Nacional de Segurança dos Jogos Rio 2016.



  • Riachão das Neves: Carretas pegam fogo e motorista é preso por embriaguez

    Foto: Reprodução / Blog do Braga

    Um homem foi preso com suspeita de embriaguez após um acidente em um trecho da BR-135, em Riachão das Neves, extremo oeste baiano. O fato ocorreu neste domingo (17), no km 129, por volta de 16h15. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista tinha sinais embriaguez. O homem dirigia um carro, Astra, quando fez uma ultrapassagem em uma curva e bateu em uma das carretas. Em seguida, a segunda carreta, que vinha em sentido contrário, colidiu com o carro e tombou. Os dois carros de grande porte pegaram fogo, e as chamas só foram controladas após chegada do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a PRF, três ocupantes do carro tiveram ferimentos leves, e o motorista da carreta que tombou teve lesões graves. Os feridos foram socorridos pelo Samu para uma unidade de saúde de Riachão das Neves, sendo que o motorista da carreta, com maior gravidade, foi levado para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Já o motorista do carro, com suspeita de embriaguez, não quis fazer o teste do bafômetro e foi levado para uma delegacia de Barreiras. Não há mais informações sobre o estado de saúde dos feridos.Atualizado as 8h35.(Fonte:Bahianoticia)



  • Normas de segurança estão mais rigorosas nos aeroportos do país a partir de hoje (18)

    Aeroporto Santos Dumont Tânia Rêgo/Agência Brasil

    A partir de hoje (18) a inspeção de bagagens e revista de passageiros nos aeroportos do país estão mais rigorosas. É que começam a valer as novas determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir maior segurança dos passageiros. No Brasil, elas são normatizadas, segundo a Anac, pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 107, regra que dispõe sobre a segurança da aviação civil. Entre as medidas, está a que prevê que todos os passageiros estarão sujeitos à revista física feita por agente do mesmo sexo. A revista poderá ocorrer de forma aleatória, mesmo sem o disparo do detector de metais. 

    Ela tem que ser realizada em local público ou privado, a critério do revistado e do agente, e sempre na presença de uma testemunha. A norma diz ainda que o passageiro terá também que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas, como já vinha sendo cumprida em voos internacionais. Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. A Anac orienta os passageiros de voos domésticos que cheguem ao aeroporto mais cedo, com pelo menos uma hora e meia ou duas horas de antecedência e, no caso de voos internacionais, com três horas de antecedência. As informações são da Agência Brasil.

    CONTINUE LENDO


  • Três pessoas da mesma família morrem em grave acidente na BR - 122; todos de Guanambi

    Foto enviada por leitor do Destaquebahia

    A tarde de domingo (17) foi marcado por uma tragédia que abalou boa parte da população de Guanambi, após a morte de três pessoas da mesma família na BR - 122, no município de Urandi.
    Os guanambienses retornavam de Montes Claros (MG), para a cidade de Guanambi, onde residiam.
    Paulo Cesar Lelis Reis, Margareth Amorim (ambos casados e médicos), Mateus, Paulo Henrique (filhos do casal) e uma terceira pessoa, filho do médico em seu primeiro casamento; estavam à bordo de uma Picape Hilux/Toyota, a qual era dirigida por um dos filhos do casal. Após o condutor perder o controle da direção, o veículo saiu da pista e capotou, vitimando fatalmente, ainda no local, o médico Paulo Lelis e seus dois filhos, Mateus e Paulo Henrique. Os outros dois ocupantes foram socorrido para uma unidade hospitalar de Urandi e em seguida transferidos para o Hospital Geral de Guanambi.

    Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados pela Polícia Técnica ao IML (Instituto Médico Legal) de Guanmbi para exames de necropsia e posteriormente ser liberados para os familiares realizarem os procedimetos fúnebres.
    O médico, Paulo Lelis era sócio - proprietário do Hospital Nova Aliança e era uma pessoa conhecidissíma pela sociedade guanambiense.
    Não foi divulgado o que causou o acidente, porém, o trecho da rodovia é bastante perigoso e o indíce de acidentes é muito grande na localidade.



     

     



  • Polícia Civil impede mais uma vez a entrada de drogas nas carceragens na 20ª Coorpin em Brumado

    Foto: Divulgação/ Polícia Civil

    Investigadores da Polícia Civil conseguiram impedir, mais uma vez, a entrada de drogas e bebidas nas carceragens da Delegacia de Brumado (20ª Coorrpin). O fato aconteceu na noite de ontem (17), quando os meliantes arremessaram uma porção de maconha e uma garrafa pet contendo whisky. Há anos a Polícia Civil de Brumado vem enfrentando a audácia dos bandidos, os quais tentam, a todo custo, abastecer e fomentar o vício dos comparsas presos, sendo que vários deles já foram presos em flagrante ou baleados em algumas dessas tentativas. O Centro de Detenção Provisória (presídio), deve entrar em funcionamento em breve e resolverá o problema da custódia de presos na região, liberando todo o efetivo da Polícia Civil para exercer o seu papel constitucional que é a investigação dos fatos delituosos.



  • Metade dos brasileiros quer que Michel Temer continue presidente, mostra Datafolha

    Foto Reprodução

    Michel Temer (PMDB) deve continuar na Presidência da República até 2018. Esta é a avaliação de 50% dos brasileiros, enquanto 32% da população acredita que o melhor para o país seria a volta de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto. Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 14 e 15 de julho, divulgada no último sábado (16). Ainda segundo o levantamento, 18% dos entrevistados responderam que não preferem a volta de nenhum dos dois, querem novas eleições, deram outras respostas ou disseram não saber. A pesquisa também traz a primeira avaliação do governo interino de Michel Temer feita pelo Datafolha. Dois meses após assumir o cargo por causa do afastamento de Dilma, o peemedebista tem uma gestão considerada ótima ou boa por 14% da população. O índice é similar ao da petista antes de deixar temporariamente o posto: em abril, 13% tinham a mesma opinião sobre seu governo. Entretanto, a reprovação do interino é menos da metade da que tinha Dilma antes de ser afastada. Sua gestão é vista como ruim ou péssima por 31%, enquanto 65% dos brasileiros atribuía o mesmo ao governo Dilma. De acordo com a pesquisa, a diferença é explicada pelo índice dos que consideram a gestão Temer regular (42%), em patamar superior ao obtido pela petista (24%).  O índice de brasileiros que não soube opinar sobre a gestão do interino ficou em 13%. O levantamento revelou também que 33% da população, o equivalente a um em cada três brasileiros, não conhece o atual presidente do país. Questionados, 65% respondem corretamente que Michel Temer é o ocupante do cargo. Outros 2% citaram nomes errados.



  • Netto paz faz show de abertura da festa de 89 anos de Barra da estiva

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Iniciando os festejos de comemoração dos 89 anos de Barra da Estiva, foi realizado na noite da última sexta-feira (15), um show de louvor com o cantor Netto Paz, ex vocalista da Banda Shalom. Milhares de pessoas estiveram presentes na abertura da festa e como sempre a praça ficou cheia. Hoje dia (16), a festa tem continuidade com Rei da Cacimbinha e Banda Lordão. Barra da Estiva esta de parabéns pelo seu 89º aniversário e pela linda festa na qual esta sendo realizada.



  • TRABALHADOR JÁ PODE USAR FGTS PARA GARANTIR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

    Foto Reprodução

    O Diário Oficial da União publicou na última sexta-feira (15) a Lei 13.313, que autoriza o trabalhador do setor privado a usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimo consignado. Na quarta-feira (13), o plenário do Senado aprovou a Medida Provisória 719, que permite que trabalhadores do setor privado contratem crédito consignado utilizando até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. O texto também permite a contratação de empréstimo dando como garantia até 100% do valor da multa rescisória, no caso de dispensa sem justa causa. As taxas de juros médias do crédito consignado estão entre 25% e 30% ao ano no setor público e para os aposentados. No setor privado, no entanto, por causa da alta rotatividade, as taxas estão em torno de 41%. Com o novo tipo de garantia, o objetivo é reduzir a cobrança de juros.



  • GOVERNO ABATE 300 JUMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES EM ESTRADAS BAIANAS

    Foto: Ascom-Ba

    O Governo da Bahia resolveu tomar uma atitude radical contra os jumentos apreendidos nas rodovias do estado (federais e estaduais): abater os bichos. Desde a segunda-feira (11), mais de 300 já foram mortos e até o final do ano mais 2.000 devem ter o mesmo destino. A iniciativa visa conter os acidentes causados por animais na pista, cuja estatística o Governo da Bahia diz não possuir. O abate está sendo realizado por um matadouro da cidade de Miguel Calmon, alvo de representação no Ministério Público Estadual por supostas irregularidades no serviço – o Governo da Bahia garante que o matadouro trabalha dentro da legalidade. De acordo com a Seagri (Secretaria de Agricultura da Bahia), “toda a atividade contou com a inspeção de cinco médicos veterinários da Adab [Agência de Defesa  Agropecuária da Bahia], que garantiram o cumprimento de todas as exigências higiênico-sanitárias e de bem-estar animal”. Antes do abate, os animais são encaminhados a uma propriedade para realização de exames clínico e laboratorial, informou a Seagri. O couro será vendido aos chineses, a carne alimentará animais do zoológico de Salvador e o restante transformado em ração animal.



  • Criança tem língua cortada com faca por professora em bairro de Salvador

    Foto: Reprodução/Record Bahia

    Uma mãe acusou, na última sexta-feira (15), umas das professoras da creche em que o filho estuda de ter agredido a criança. O menino tem apenas quatro anos e chegou em casa com machucados na língua , bochecha e orelha.  A creche é particular e fica localizada no bairro Don Avelar, na capital baiana. Inicialmente, a criança afirmou que teria batido a cabeça por acidente na mesa da creche. Segundo o R7, a tia desconfiou do ferimento e foi até a escola, que confirmou a história. No entanto, a mãe levou a criança ao HGE (Hospital Geral do Estado) onde, segundo ela, os médicos disseram que o ferimento se parece muito mais com um corte por faca, já que por batida os ferimentos seriam nas laterais ou ponta da língua. A mulher perguntou novamente ao filho, que dessa vez confirmou a agressão, contando que a professora havia cortado sua língua. A mãe diz também que a farda que ao menino vestia na volta da creche não era dele, o que poderia significar que substituíram a roupa dele por estar manchada de sangue. A dona da creche afirma que a criança foi induzida a dizer que sofreu agressão após pressão familiar e continua com a versão do acidente com a mesa. A mãe diz ter retirado a matrícula da criança e pede justiça.



  • Governo paga salário diretamente a prestadores de serviços terceirizados da Educação

    Foto Reprodução

    O Governo do Estado depositou, na última sexta-feira (15), os salários nas contas dos trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Secretaria da Educação. Os pagamentos estão garantidos a esses trabalhadores que estavam com salários atrasados das empresas, que mantinham contratos com a Secretaria, e que foram encerrados no dia 30 de junho. O Banco do Brasil iniciou hoje os pagamentos. A decisão foi tomada na reunião realizada nesta sexta-feira (15), com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro. O Estado estava com o dinheiro para pagar, mas estava encontrando problemas do ponto de vista cadastral das empresas, e também na verificação das certidões. Por isso, buscou uma mediação do MPT e da Procuradoria Geral do Estado, para formatar este termo de ajuste e conduta. O Estado firmou também nesta sexta-feira os novos contratos de terceirização. O objetivo é promover os contratos com os mesmos trabalhadores que estavam nas escolas, para garantir a manutenção desse nosso quadro e não permitir que seja adotada nenhuma manobra que busque trocar os trabalhadores. Os contratos seguirão o que determina a chamada Lei Anticalote, que prevê a reserva mensal de parte do valor a ser pago às empresas contratadas para que sirva de garantia em caso de inadimplência de salários e demais benefícios trabalhistas. 'Além disso, a partir de agora vamos também trabalhar com as empresas nesse regime inovador, fazendo com que o recurso chegue direto na mão dos trabalhadores', determinou o secretário Estadual da Educação, Walter Pinheiro. 



  • Polícias Civil e Militar prendem homens que tentaram inserir drogas na carceragem da Delegacia

    Foto: Divulgação/ Polícia Civil

    Policiais Civis que se encontravam de plantão na Delegacia de Polícia de Brumado na noite de ontem (15), flagraram dois homens arremessando objetos na parte superior da carceragem e iniciaram uma perseguição. Juntou-se a essa busca uma guarnição da 34ªCIPM que passava pelo local no momento do ocorrido. Nas proximidades da Igreja Santa Rita, as duas equipes conseguiram abordar os dois indivíduos, que estavam a bordo de um Fiat Uno. Foram identificados como Marcos Pereira os Santos, vulgo Marquinho Pezão, de 24 anos, e Marlúcio Silva Santos, de 33 anos. Vale ressaltar que "Marquinho Pezão" já respondeu a inquéritos policiais pela prática de furtos e tráficos de drogas, sendo a terceira vez que é flagrado jogando drogas na carceragem da Delegacia de Brumado.  Em 16/10/2015, chegou a ser baleado na perna por um Investigador da Polícia Civil, nos fundos da Delegacia, quando tentou reagir ao ser flagrado jogando drogas, ocasião em que foi preso e somente obteve a sua liberdade no último dia 06 de julho deste ano. Marlúcio também já respondeu a inquérito policial pela prática de furto. Foram apreendidos; o veículo supracitado, 02 tabletes de maconha, 01 telefone celular e 03 carregadores de celular. O material foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica. Os indivíduos foram autuados em flagrante, pelo Delegado Fábio Lago, pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e favorecimento real.

    Polícias Civil e Militar prendem homens que tentaram inserir drogas na carceragem da Delegacia

    Foto: Divulgação Polícia Civil



  • Ituaçu recebe mais quatro veículos para renovação da frota da Prefeitura Municipal

    Foto:Destaquebahia.com.br

    A Prefeitura Municipal da cidade de Ituaçu acaba de receber mais veículos para a renovação de sua frota. Foram quatro novas Pick-ups Toro modelo Diesel, que serão utilizadas em prol da população. No último dia 8 deste mês cinco carros haviam chegado à cidade sendo;  uma ambulância Doblo, dois Fiat Pálio e dois Fiat Strada (um cabine simples, outro cabine dupla), totalizando nove até o momento (veja aqui). A previsão é de que mais três automóveis sejam entregues, e assim a frota estará praticamente completa e à disposição para atender a população. Vale ressaltar que esses veículos irão atender várias áreas de serviços no município, como: Educação, Saúde, Bolsa Família, Vigilância Sanitária, entre outras. A renovação da frota visa atender com mais segurança, agilidade e conforto as necessidades dos cidadãos ituaçuenses.



  • Câmara de vereadores respeita um minuto de silêncio em luto pela morte do cantor brumadense Romário Pinheiro

    Foto Reprodução/ASCOM/CMB

    A sexta-feira (15.07) amanheceu triste na cidade de Brumado em razão da morte do jovem cantor Romário Pinheiro, ocorrida na cidade de Feira de Santana, onde residia atualmente. O vereador Weliton Lopes bastante chocado com a notícia solicitou na sessão da Câmara ocorrida nesta manhã um minuto de silêncio em luto pelo jovem que tinha uma carreira promissora, sendo integrante da Banda Pressão da Bahia, já havia cantado na Banda Magnatas e se apresentado em outros diversos eventos, sempre chamando atenção pela sua alegria e dedicação ao seu trabalho. Romário estava alçando voo e conforme informações seria integrante de um novo programa de televisão, sendo uma grande oportunidade de ter seu trabalho reconhecido nacionalmente.



Estamos nas redes sociais