• Pelo menos 700 famílias estão desalojadas, informou o governador após reunião com secretários

    Reunião na Governadoria discutiu a atuação do governo nos municípios atingidos pelas chuvas (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

    Sete cidades baianas estão em estado de emergência por causa das chuvas Pelo menos 700 famílias estão desalojadas, informou o governador após reunião com secretários. Sete municípios da Bahia declararam situação de emergência devido às fortes chuvas deste final de semana. Riachão do Jacuípe, São Félix do Coribe, Coribe, Jeremoabo, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia e Jaguaquara já contam com pelo menos 700 famílias desalojadas, informou o governador Rui Costa durante coletiva de imprensa na Governadoria, na manhã desta segunda-feira (25). O município de Cipó segue em estado de emergência desde o início do mês. Rui Costa se reuniu com secretários e representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros na manhã de hoje para discutir a atuação do governo do estado nos municípios atingidos pelas chuvas. Segundo o governador, o volume de chuvas que caiu no estado em janeiro de 2016 é inédito.

    Exceto na região sul, que nós estamos hoje com 35% além da média histórica, todas as regiões foram duas vezes a média histórica, chegando, em algumas regiões como a Chapada, Oeste e alguns lugares no Norte, a quatro vezes a média histórica de volume de chuva no mês de janeiro", declarou. Ainda segundo Rui Costa, a Defesa Civil está enviando colchões, água, filtros e alimentos aos municípios afetados. "Esse é o momento de fazer a assistência às famílias. A água está baixando em Riachão e em algumas cidades, e só aí será possível fazer a contabilidade correta", afirmou o governador em relação à quantidade de famílias desabrigadas por causa das chuvas. O governador frisou que apenas as famílias que não puderem retornar às suas casas serão consideradas desabrigadas. "Tem desalojados, que são aqueles onde a água sobe, mas assim que baixa a água a pessoa pode voltar para sua casa. Eventualmente a pessoa vai ter perdas de mobiliário e eletrodomésticos, mas a casa está intacta e ela pode voltar a morar", explicou.
    CONTINUE LENDO


  • Dono de construção ocupa rua com lixo e entulho, vizinhos reclamam e ele culpa a prefeitura

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Moradores da Rua Jacques Demoley, no loteamento Maria de Lourdes (Santa Tereza) não estão nada satisfeitos com um dos vizinhos, o qual está tirando lixo e entulho de sua construção e jogando na Rua. Por vê a situação preocupante já que além de obstruir a rua os lixos e entulhos ainda podem acarretar outros tipos tipos de problemas, ainda mais com esse período chuvoso, os vizinhos foram reclamar com o dono da construção para providenciar a retirada, porém, segundo informou alguns moradores ao Destaquebahia, o dono da construção se negou a retirar e teria dito "Não é comigo, é com a prefeitura". Em contato com a prefeitura o setor de infraestrutura informou que a responsabilidade é toda do dono da construção, e mais, segundo o Secretário André Cardoso, qualquer pessoa que presenciar fato como esse pode comunicar a prefeitura através do telefone 77 3441 8755 que fiscais irão até o local, notificarão o responsável pela obra que terá 24h pra fazer a limpeza total, caso contrário, o mesmo será multado.

    Dono de construção ocupa rua com lixo e entulho, vizinhos reclamam e ele culpa a prefeitura

    Segundo os moradores a rua está sendo tomada pelo lixo e entulho.



  • Salvador é a 14ª cidade mais violenta do mundo em ranking de ONG mexicana

    Foto: Erivando Lima

    A ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz divulgou nesta segunda-feira (25) um ranking com as cidades mais violentas de todo mundo, que considera a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. O Brasil é o país com maior número de municípios na lista: 21 das 50 cidades listadas são brasileiras. Deste montante, três cidades baianas aparecem no levantamento, incluindo Salvador e Região Metropolitana, em 14ª posição, com 60,63 homicídios a cada 100 mil habitantes. Feira de Santana (27ª) e Vitória da Conquista (36ª) estavam fora do ranking em 2014, mas entraram para a lista de 2015, com 45.50 e 38.46 assassinatos por 100 mil habitantes, respectivamente. A primeira cidade brasileira na listagem é Fortaleza, em 12º lugar, seguida de Natal (13º); Salvador e região metropolitana (14º); João Pessoa em 16º; Maceió (18º lugar); São Luís (21º); Cuiabá (22º); Manaus (23º); Belém (26º); Goiânia e Aparecida de Goiânia (29º); Teresina (30º); Vitória (31º); Recife (37º); Aracaju (38º); Campina Grande (40º); Porto Alegre (43º); Curitiba (44º); e Macapá (48º). O levantamento considera dados oficiais e fornecidos por ONGs. 



  • Vazão atual em Sobradinho não deve ser reduzida até março

    Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

    A vazão atual de 800 m³/s do reservatório de Sobradinho (BA) deverá ser mantida ao menos até março, conforme decidido em reunião realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, nesta segunda-feira (25). No último encontro, realizado no último dia 18, chegou a ser cogitada uma redução para 500 m³/s).Os técnicos da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informaram que as chuvas dos últimos dias na bacia do São Francisco, resultaram em uma precipitação de 120 mm acima da média histórica. A previsão é de que o nível da barragem atinja 4,8%, enquanto Três Marias, em Minas Gerais, deve alcançar 21% de sua capacidade. Até o fim de janeiro, a Chesf espera que Três Marias chegue a 28% e Sobradinho, 8%. Apesar dos resultados, o setor elétrico afirma que “não há motivo para alterar a defluência”. 



  • Ônibus escolar é levado em enchente de rio em Rafael Jambeiro

    Fotos enviadas ao Jornal da Chapada mostram um ônibus escolar do Caminho da Escola, do município de Rafael Jambeiro, no centro-norte Bahia, que foi levado por um dos afluentes do Rio Paraguaçu. De acordo com informações, o veículo estava conduzindo um grupo de pessoas doentes para fazer exames no município de Feira de Santana, na última nesta sexta (22). Ainda conforme dados enviados ao Jornal da Chapada, as pessoas que estavam no ônibus foram retirados pela saída de emergência.



  • Menores são apreendidos com revólver no Bairro São Félix em Brumado

    Foto: Polícia Militar

    Através de denúncia anônima, uma guarnição da Polícia Militar de Brumado apreendeu na tarde desta segunda - feira (25), no Bairro São Félix, duas pessoas suspeitas de praticarem diversos assaltos na cidade. Com um deles a polícia apreendeu um revólver calibre 32 com 05 munições intactas. Janderson Alves Cardoso, 24 anos e um menor foram conduzidos para a delegacia para que a justiça tome as providências cabíveis.



  • BARRAGEM ROMPE E PROVOCA ALGAMENTO EM GUANAMBI

    Neste domingo um grande volume de água que desceu pelo Riacho do Belém provocando alagamento, invasão de residência e muita apreensão. De acordo as informações levantadas pela nossa reportagem, uma Barragem na Comunidade de Gado Bravo não suportou a pressão da água e rompeu, descendo rio abaixo e colocando em risco várias residências.

    Na região próxima ao Ginásio de Esportes o Riacho do Belém se espalhou saindo totalmente do curso normal, provocando uma interseção entre os bairros Brindes e Ipanema para desaguar no Canal da Feira imediações da Vidraçaria Bahia. Uma família residente no Bairro Brindes teve que abandonar a casa imediatamente, levando o que foi possível ser transportado. A ocupação desordenada de áreas inundáveis, a agressão ao meio ambiente com o aterramento de lagoas, extração criminosa de areia, estrangulamento de rios, trazem como conseqüências danos irreparáveis com a absoluta omissão do município. Há um temor generalizado que uma cheia semelhante a que aconteceu em 1992 possa vir acontecer, as conseqüências são inimagináveis. O volume de chuvas que caiu em janeiro já passa de 370mm, quando a média histórica é de 80mm, é mais da metade anual. Os dados são da Estação Meteorológica do INMET localizada no Aeroporto Municipal de Guanambi. Mas as regiões de Umburaninha (Suruá) e Morrinhos se aproxima dos 600mm sendo os locais de maior a precipitação pluviométrica no município. Ações concretas e enérgicas no combate a degradação ambiental, rigor na fiscalização e concessão de licenças ambientais, bem como rigidez na permissão de construção de barragens, são indispensáveis para prevenir tragédias. O município tem que mostrar altivez e seriedade naquilo que lhe compete neste sentido. Por Bonny Silva
    CONTINUE LENDO


  • Interesse pessoal? Secretário privilegia apenas um blog com uma informação de interesse público

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Uma informação de interesse público que deveria ser disseminada em toda a imprensa local e até regional,  acabou sendo veiculada em apenas um blog com informações exclusivas do Secretário de Saúde, Claúdio Feres. A notícia sobre o primeiro caso de Microcefalia registrado em Brumado merecia no mínimo uma coletiva com toda a imprensa local para ser noticiada oficialmente, no entanto, o Secretário de Saúde Claudio Feres privilegiou apenas um blog, que segundo informações, existem investigações de que familiares seus, que possuem empresas na área médica, teriam contratos com a prefeitura municipal e com o referido blog, o que seria o motivo dos privilégios; caso isso venha a se comprovar, já há quem diga que a sua permanência no cargo estaria seriamente comprometida por essas ações.
    A imprensa brumadense é destaque regional, motivo de reconhecimento por parte dos principais órgãos e instituições da região; como por exemplo, da 34ª CIPM que, sempre realiza coletiva com a imprensa para esclarecer fatos importantes, o mesmo acontece com o legislativo etc.  A conduta do secretário gerou uma certa indignação por parte de blogueiros que, diariamente, buscam informar a comunidade sobre os principais acontecimento; no caso do primeiro caso de Microcefalia, o secretário foi infeliz ao deixar que algo de interesse público se tornasse pessoal. O radialista Carlos Silva “Kaká” criticou severamente a atitude do secretário  “foi uma total falta de respeito do secretário, pois deveria ter sido convocada uma coletiva de imprensa para se dar uma notícia tão séria como essa” e ainda complementou dizendo que “o fato dele privilegiar apenas um blog da cidade, sabe-se lá o motivo, também vem mostrar falta de bom senso do secretário”.



  • Motorista supostamente embriagado quase provocou uma tragédia em Maetinga

    Foto: Leitor do Destaquebahia

    Um veículo desgovernado quase provocou uma tragédia na noite do último sábado em Maetinga. Segundo informações de populares, um homem da cidade de Presidente Jânio Quadros, bateu em um poste e só parou após colidir frontalmente em uma árvore. O fato aconteceu bem no centro de Maetinga, local muito movimentado mas devido ao tempo chuvoso no momento havia poucas pessoas.

                    

    Ainda segundo as pessoas que presenciaram o fato, o carro estava cheio de bebidas e o condutor visivelmente alcoolizado. A polícia foi acionada e o homem conduzido para a delegacia. O Destaquebahia entrou em contado com a polícia de Maetinga que não quis se manifestar sobre o ocorrido.



  • Três motos foram tomadas de assalto no fim de semana em Brumado

    Todos os casos foram registrados na delegacia de Brumado

    Os criminosos não tem dado trégua em Brumado, mesmo diante de diversas ações por parte da polícia no sentido de minimizar os números de assaltos e furtos os bandidos continuam agindo.
    Somente neste fim de semana foram registrados três roubos de motocicletas , em um dos casos os bandidos esconderam a moto um matagal e o proprietário conseguiu recuperar posteriormente. Já as outras duas ainda não foram recuperadas. Em todas as situações os bandidos sempre em dupla abordaram as vítimas armados de revólver.
    Segundo um entregador de uma lanchonete que também teve a motocicleta da empresa tomada de assalto, três elementos o abordaram no Bairro Jardim Brasil, sendo que um deles eram menor e parecia ter no máximo uns  de  anos de idade. 



  • Prefeita de Riachão do Jacuípe cobra ajuda do governo estadual: ‘precisa se sensibilizar’

    Ponte cedeu com as fortes chuvas | Foto: Prefeitura de Riachão do Jacuípe

    FonteA prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânia Regina, afirma que o município precisa “de socorro urgente” dos governos federal e estadual. Em entrevista ao Bahia Notícias neste domingo (24), Tânia desabafou, se disse “cansada” e cobrou maior assistência das autoridades ao município que desde a madrugada de sexta-feira (22) é castigado severamente por fortes chuvas (leia aqui). “O governo estadual ainda não sinalizou nada. Eu já estou cansada, pois desde 2h da manhã de sexta estamos nessa luta, nessa batalha. Nós precisamos que o governo federal e o governo estadual se sensibilizem”, pediu. Segundo a Tânia, a prefeitura tem arcado sozinha com gastos como cestas básicas doadas e custeio de três refeições diárias aos mais de 3 mil desabrigados. Ela relembrou que, em tempos de crise econômica para os municípios, gastos desta ordem pesam ainda mais aos cofres. Sem o apoio das autoridades, os moradores contam com a solidariedade da população jacuipense e baiana. “Nós estamos atendendo as famílias que estão desalojadas. Estamos distribuindo cestas básicas, a prefeitura está fornecendo três refeições, colchões, roupas doadas”, afirmou. Ainda segundo Tânia, o governador Rui Costa entrou em contato com ela para saber como anda a situação na região. “O governador ligou para saber como está a situação. Eu solicitei ajuda a ele, inclusive estamos fazendo todo o levantamento para que eles se sensibilizem”, explicou. De acordo com a prefeita, os cinco bairros atingidos pela chuva estão “completamente destruídos” e um levantamento de quanto deverá ser gasto na reconstrução das localidades está sendo feito. “Estamos nos reunindo agora pela noite para computar todos os dados, para fazermos o levantamento de quanto a gente precisa”, afirmou. Até o momento, o balanço das chuvas na cidade é de mais de 600 famílias desabrigadas e uma morte por afogamento. O corpo de um idoso não identificado foi encontrado neste domingo (24) em um açude no povoado de Campo Alegre. Ainda segundo a prefeita, o abastecimento de água, interrompido pelo rompimento de uma adutora, está sendo restabelecido pela Embasa. A preocupação agora é com novas tempestades que podem aumentar o nível do rio Jacuípe e agravar a situação. "O rio já baixou um pouco, mas choveu muito agora pela tarde. E, provavelmente, deve chegar mais água na cabeceira do rio. A gente reza para que não”, espera a prefeita que, sem saber como conter a fúria da natureza, recorre ao sobrenatural.Fonte:(Bahianoticia)



  • Família isolada por chuva é resgatada por helicóptero do Graer em Nordestina

    Foto: Reprodução / Calila Notícias

    Uma família que ficou isolada por conta da chuva na cidade de Nordestina foi resgatada por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) na tarde deste domingo (24). Segundo informações do site Calila Notícias, os seis familiares (pai, mãe e filhos) pediram socorro após o nível do Rio Itapicuru subir e nenhum outro transporte conseguir chegar à Fazenda Mãe Chica. O helicóptero do Graer saiu de Salvador e demorou cerca de uma hora e meia para chegar até Nordestina. Todas as pessoas foram resgatadas e passam bem.



  • Professora tanhaçuense morre em grave acidente na BA – 262

    A professora morreu na hora. Foto: Reprodução.

    Um grave acidente ocorrido na tarde de ontem (23), por volta das 16h, deixou como vítima fatal a professora Tanhaçuense, Janilda Brandão Santos Brito.
    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, Janilda retornava do Espírito Santo onde tinha ido passear com o marido, quando, em um trecho da BA – 262, próximo ao trevo de Anagé, o seu esposo perdeu o controle da direção do veículo Voyage que saiu da pista e tombou. Janilda morreu na hora, o seu esposo não teve ferimentos graves.

    Uma equipe da Polícia Técnica esteve no local realizando a perícia e o corpo de Janilda Brandão foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Vitória da Conquista e foi liberado na manhã de hoje (24) para os familiares.
    A morte de Janilda causou muita comoção entre os tanhaçuenses. Janilda era educadora e passou pelas principais escolas do município, onde fez muitos amigos e admiradores.



  • Homem morre afogado no Distrito de Cristalândia em Brumado

    O corpo de Reginaldo foi resgatado sem vida de dentro da lagoa por populares. Foto: Destaquebahia.com.br

    Com o tempo chuvoso diversas barragens e rios estão com volumes de água muito elevados, o que pode ser um grande risco para pessoas que costumam aproveitar o momento das cheias para tomar banhos ou pescar nestes locais. 
    No Distrito de Cristalândia, município de Brumado, Reginaldo Teixeira,  de 35 anos, morreu afogado na manhã de sábado (23), após entrar em uma lagoa da Fazenda Roça de Baixo para tomar banho.

          

                              Lagoa da Fazenda Roça de Baixo

    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, Reginaldo estaria alcoolizado quando entrou na água e disse que iria atravessar a lagoa. O corpo foi retirado de dentro da água por populares.
    A Polícia Técnica e Civil de Brumado esteve no local realizando os procedimentos de praxe e o corpo foi encaminhado ao IML de Vitória da Conquista para necrópsia (Em Brumado não havia médico de plantão) e foi liberado na tarde deste domingo para os familiares realizarem o procedimentos fúnebre.
      



  • Asfalto cede e parte da BA - 142, trecho entre Tanhaçu/Ituaçu fica interditada

    O asfalto cedeu em uma das faixas. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A rodovia BA-142, trecho entre Tanhaçu/Ituaçu há tempos que está em estado de precariedade. O asfalto esburacado e todo deformado diante de várias operações de tapa – buraco que foram realizadas no decorrer dos anos, quando, na verdade, seria necessário uma reforma completa (responsabilidade do Estado); além disso, não há sinalização, encostamento e, de tão estreita, ultrapassagens são quase que impossíveis em muitos pontos, os que se arriscam muitas vezes se envolvem em acidentes.

    Se a situação já não era boa agora se tornou pior; com as constantes chuvas que vêm caindo na região uma parte da pista próximo a Fábrica de Cimento Itaguarana, para quem segue sentido Ituaçu no Km 08, teve uma das faixas interditada hoje (23) pela manhã. O asfalto cedeu devido ao encharcamento provocado por muitas água que passam por debaixo da pista através de tubulações e, populares usando galhos de árvores e outros tipos de sinalizações interditaram a faixa que oferece grande risco aos condutores.

    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, a prefeitura de Ituaçu já está tomando as devidas providências para solucionar, mesmo que de forma paliativa o problema, evitando que aconteça graves acidentes caso permaneça por mais tempo.

    Portanto, todos que trafegarem naquele sentido devem estar atentos e evitar excesso de velocidade, pois, no local danificado só uma das faixas está liberada.



Estamos nas redes sociais