• Homem supostamente embriagado provoca acidente no Centro de Barra da Estiva

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Um homem de prenome Manoel, se envolveu em um acidente de transito ontem, terça-feira (01), na Rua Góis Calmom, Centro de Barra da Estiva.
    Segundo informações obtidas pela reportagem do Informe Barra, Manoel estaria visivelmente sobre efeito de bebida alcoólica quando provocou o acidente. O carro que ele conduzia, um Saveiro (VW), colidiu na trazeira de um Fiat Strada, que estava estacionada; por sorte, ninguém se feriu gravemente.
    A polícia foi acionada e ao chegar no local e constatar o estado de embriaguez do condutor, deu voz de prisão e o conduziu para a delegacia, onde, ao ser questionado sobre  o acidente, Manoel disse não se lembrar de nada, motivo pelo qual o mesmo foi encaminhado ao hospital para ser submetido a exame clinico.


     



  • A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Na próxima quarta-feira, dia 09/09, das 13h às 18h, em parte do Bairro Baraunas de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua A Lot Morada dos Pássaros, Rua A, Rua Afrânio Peixoto, Rua Antonio Francisco dos Reis, Rua Cecília Lessa, Rua Deoclides Ferreira Lessa, Rua Francisco Ribeiro, Rua José Alvino Machado, Rua José Silva Lima, Rua José Soares dos Santos, Rua José Vieira dos Santos, Rua Jurema, Rua Manoel Joquim dos Santos, Rua Manoel Venâncio Lima, Rua Marquês de Caravelas, Rua Porto Velho, Rua Recanto, Rua Teotônio Ferreira Silva, Tv Abílio Lessa, Tv 02 de Novembro e Tv dos Namorados. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

    A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

    Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

    A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.



  • Membros do Conselho Municipal da Juventude utilizam tribuna da Câmara para convidarem para 2ª Conferência Municipal da Juventude

    a noite da última segunda-feira a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Lavínia Carneiro Santana e o secretário Fabrício de Cássio Novais Silva, utilizaram o espaço da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Brumado para divulgar a II Conferência Municipal da Juventude.

    O evento acontecerá nas dependências legislativo brumadense no próximo dia 03 de setembro das 13h00 às 18h00m quando será desenvolvido o tema: “As várias formas de mudar Brumado, a Bahia e o Brasil”.

    Os membros do Conselho salientaram a importância da participação maciça dos jovens e da população de forma geral para que se possa discutir as políticas de juventude capazes de assegurarem os direitos dos jovens e também criarem oportunidades para que exerçam seu papel de protagonista no desenvolvimento e crescimento do país.

    Os vereadores foram unânimes em frisar a importância da realização do evento e o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo e Silva falou da sua satisfação em estar sendo realizado na Câmara de Vereadores ato de tamanha importância, que proporcionar a oportunidade de discutirem políticas públicas para o crescimento do país na visão dos nossos jovens.



  • Mais um homicídio é registrado em Brumado, homem foi morto atingido por dois tiros

    A motocicleta que estava com documentos em nome da vítima e no local do crime foi encaminhada para a delegacia. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Um homem identificado como, Valcir Caires da Silva, foi encontrado morto as margens da BR - 030, trecho entre Brumado / Sussuarana, por volta das 22h de ontem (01). Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, Valcir foi morto com aproximadamente dois tiros que atingiram as suas costas. Uma motocicleta com documentos em seu nome foi encontrada no local do crime. A Polícia Civil e a Polícia Técnica estiveram no local realizando o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde passará por necropsia após o comparecimento de familiares para fazerem o reconhecimento. A naturalidade, residência da vítima e outras informações a qualquer momento.



  • ESPAÇO MAGMAX GARANTIA DE SUCESSO EM SUAS FESTAS E COMEMORAÇÕES

    O Recanto MagMax é um espaço para confraternização e realização de festas e aniversários. Amplo e arejado, o local dispõe de duas coberturas, Jardins, churrasqueira, freezer, fogão, mesas, cadeiras e banheiros, além da área de piscinas. Em Brumado, o espaço está localizado na Rodovia BA-262, sentido Vitória da Conquista. Para alugar o local, os interessados devem ligar para (77) 9997-4115, (77) 9997-0865 ou (77) 3441-2633.



  • Vereador Hugo Costa aponta que embasa opera em Guanambi de forma irregular

    Foto: Reprodução

    Na noite da última segunda-feira (31/8) na sessão ordinária, o vereador Hugo Costa declarou que a Embasa atua em Guanambi de forma irregular.

    Hugo Costa afirma que o Decreto assinado pelo então governador César Borges em 2000 que instituiu a cobrança da taxa de esgoto em 80% do consumo de água é irregular e não tem valor algum, uma vez que não havia uma lei complementar regendo o tema o que só veio a ocorrer oito anos após.

    Ainda outra irregularidade apontada pelo vereador, diz respeito ao ato legislativo, que em 2006 a Câmara de Vereadores de Guanambi votou e aprovou o projeto de lei que autorizou o município a romper o contrato com Embasa, que originou a Lei municipal 146/2006 e através do Decreto Municipal 514 daquele mesmo ano, o prefeito Nilo Coelho reincidiu o contrato com a concessionária.

    De tal modo que Hugo Costa apresentou um projeto de lei juntamente com o vereador Carlos Jackson (Loló) em que fixa o teto máximo da taxa de esgoto a ser cobrado, não podendo ultrapassar o limite de 40%. O projeto está em tramitação e deve ser votado nas próximas sessões. Fonte: Bonny Silva



  • Presos fazem Enem em busca de recomeço; 62 da Bahia foram aprovados em 2014

    Detentos assistem aula na Lemos Brito. O local conta com12 salas de aula e a carga horária é de 4h por dia (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

    Há 14 anos, Márcio Adriano Serapião dos Santos, 32 anos, vê os dias passando dentro da Penitenciária Lemos Brito (PLB), no Complexo da Mata Escura. Quando ele chegou ao presídio, já tinha o ensino médio completo, mas resolveu continuar investindo nos estudos para ter um futuro bem diferente do que o levou para o regime fechado. Condenado a 28 anos por cinco homicídios, Márcio já decidiu por onde vai mudar de vida quando deixar a cadeia, provavelmente, em 2029. Há dois anos, ele faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já se prepara para participar novamente, este ano.


     

    E ele não é o único que tem planos para graduar-se ou, pelo menos, concluir o ensino médio durante ou após o fim do período de reclusão nas 22 unidades prisionais do estado. No ano passado, 636 presos fizeram o Enem na Bahia, 15% a mais do total de participantes inscritos em 2013, que foi 551.

    Em 2014, 62 internos foram aprovados para faculdades por meio do Enem na Bahia - dos 36 inscritos no exame que estão na PLB, quatro tiveram êxito na prova, entre deles, Márcio, que conseguiu a aprovação pela segunda vez. Apesar disso, ele ainda não pode fazer o curso, pois não conseguiu autorização para estudar fora das grades. “Eu já mudei de vida, mas estou buscando o melhor para mim. Já passei duas vezes no Enem, e vou fazer de novo. Enquanto eu puder, vou participar”, diz Márcio.

    Segundo o advogado criminalista Luiz Coutinho, há jurisprudência para a liberação de presos em regime fechado para fazer faculdade. “Isso depende de alguns fatores. Se é condenado por crime hediondo, se já teve benefício de saída temporária, se tiver zerado de problemas... A partir da construção desses elementos, ele pode requerer o benefício e pode chegar a uma determinação”, explicou.

    Atualmente, seis detentos aprovados pelo Enem cursam faculdades de Salvador, públicas e privadas. Eles têm a identidade  preservada para não sofrer nenhum tipo de dificuldade na ressocialização. No ano passado, cinco conseguiram a certificação do ensino médio usando a nota no exame.

    CONTINUE LENDO


  • Há mais de cinco meses com salário atrasados, professores do GV param as atividades

    Fotos: Fabiano Neves | Destaquebahia.com.br

    Os alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas, voltaram para casa mais cedo na noite de ontem, terça – feira (01). O motivo é que os professores de disciplinas como: Física, Redação, Biologia, Português e Química, que são substitutos, optaram por parar as atividades por estarem há mais de cinco meses sem receberem do governo do estado.

           

    Em entrevista ao Destaquebahia, Tom Lira, que juntamente com mais cinco professores são substitutos, disse que a situação ficou insustentável, tendo em vista que há quase cinco meses que não recebem seus vencimentos, e os que receberam alguma coisa, receberam o valor correspondente a metade do que era pago em 2014, mesmo prestando os mesmo serviços e quantidade de horas “Em função disso, uma reunião com os professores foi feita e nós resolvemos paralisar as atividades até que a situação seja regularizada” disse o professor Tom Lira.

       

    Segundo  a vice – diretora do Getúlio Vargas, Aparecida de Fátima,  aulas permanecerão com os professores que são efetivos e não tem porque paralisarem, porém, as matérias de responsabilidade dos professores substitutos ficaram vagas, até que o problema seja resolvido.

         

    Os alunos demonstraram apoio aos professores substitutos; segundo eles, não tem como exercer os professores trabalhares sem receberem seus pagamentos, já que é disso que eles vivem e mantém suas famílias. A direção do colégio está buscando junto ao governo do estado a regularização dos professores substitutos para que os alunos não fiquem prejudicados.



  • Proclame sua liberdade a Taigun Auto lhe dá uma força


  • Nordeste: Policial mata colega dentro de viatura, após discussão sobre cotas raciais

    O soldado Flávio diz que não lembra como o crime aconteceu; uma outra colega estava na viatura e não se feriu (Foto: Reprodução/TV Jornal)

    O soldado da Polícia Militar de Pernambuco Flávio Oliveira, suspeito de matar um colega de farda dentro de uma viatura, na manhã do domingo (30), em Recife, afirmou ter tido um surto psicótico no momento do crime em depoimento nesta segunda-feira (31).

    De acordo com Flávio, uma discussão sobre cotas raciais com o cabo Adriano Batista teria motivado a ação. No Instituto de Criminalística (IC), onde foi levado para fazer exames, no período da noite, o suspeito conversou com a imprensa.

    “Não lembro como isso aconteceu, foi um surto. Depois que atirei, fiquei parado, na minha, e desci da viatura. A colega [a soldado Thaena de Lima Lemos, que não ficou ferida] que estava no banco da frente perguntou o que eu tinha feito e eu não lembrava”, afirmou.

    Ainda de acordo com o suspeito, os dois discutiram por conta do trajeto da viatura. O comportamento exaltado do soldado durante o debato motivou o cabo Adriano a se recusar a continuar o plantão com o colega, e decidido levar a viatura de volta para o batalhão.

    Houve mais uma discussão e, após levar alguns gritos, ele teria sacado a arma e atirado. “Eu me arrependo com certeza. Ele deixou um filho. Mas agora não tem o que fazer”. Caso seja condenado, Flávio Oliveira pode ter uma pena de 12 a 30 anos de prisão.



  • Gás de cozinha já é vendido a R$ 53,00 em Brumado, preço que deixa a população indignada

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O primeiro dia do mês já chegou com "más notícias" para o brasileiro, para o brumadense então, mais ainda. Com o aumento anunciado e já colocado em prática nesta terça-feira (01), o gás de cozinha ficou mais caro em todo o país, em Brumado, o valor do botijão de 13 kg já está custando R$ 53,00, tanto nos postos de revenda, quando para ser entregue em domicilio, preço que deixou a população indignada, ao menos estes são os sentimentos demonstrado através das redes sociais e nos grupos de WhatsApp.
    O aumento mais uma vez atinge de forma em cheio o bolso do cidadão brumadense, principalmente os menos favorecidos, que agora terá que “se virar nos trinta” para ter gás em suas residências.



  • Prêmio da Loteria de quase R$ 200 mil teve ganhador em Brumado

    Foto: Arquivo do Destaquebahia

    Uma pessoa que apostou na Loteca em uma das loterias de Brumado ganhou R$ 197.576,61 no concurso 668. O prêmio será divido com outra pessoa que também fez os 14 pontos em uma loteria de Salvador.
    A identidade do apostador não é conhecida ainda, foi um dos dois acertadores de 14 pontos do concurso 699 da Loteca deste fim de semana.

    De acordo com a Caixa Econômica Federal, os ganhadores têm 90 dias para reclamar o prêmio.

              



  • Livramento: Na oposição, empresário Ney Trindade deve concorre ao legislativo

    Foto: Divulgação

    Após desfiliar-se do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o empresário Ney Trindade passou a compor, juntamente com o ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista ‘Carlão’, a oposição no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo ele, em entrevista a um site local, sua decisão em deixar de apoiar o grupo da situação teve como motivo o fato de não mais concordar com a maneira a qual age a atual administração. Agora, filiado ao PR - Partido da República -, Trindade diz ser pré-candidato a vereador no município e acreditar na vitória do seu grupo. 
     



  • CORPO DE IDOSA DE 79 ANOS É DESENTERRADO DE TÚMULO E 'ESTUPRADO'

    Na madrugada deste domingo (30) o túmulo de uma idosa identificada como Darcy Nóbrega de Oliveira, de 79 anos, enterrada às 09h de sábado (29) no Cemitério da Igualdade, centro de Parnaíba, foi violado. O corpo, que estava nu, foi encontrado por um funcionário por volta das 07h, jogado no chão próximo ao túmulo.
    De acordo com a polícia, há suspeita de necrofilia, uso de cadáver para fins sexuais, já que averiguaram a existência de esperma no cadáver. A vítima, Darcy Nóbrega de Oliveira, morreu após
     
    Após a perícia do local, na seção Nossa Senhora da Conceição do cemitério, o corpo foi levado para o Posto Avançado do IML de Parnaíba. A polícia já possui um suspeito detido, Rodrigues dos Santos, de 39 anos de idade, que é funcionário do cemitério.
    Ainda segundo a polícia, a violação de túmulos acontecia quando os mortos eram sepultados com joias, mas neste caso há indícios de necrofilia. Fonte: Falando Tudo



  • Adolescentes usam droga e fazem sexo no meio da rua em baile funk

    Por dois meses o Jornal da Globo percorreu bailes funk de São Paulo, mais conhecidos como pancadões. A equipe de reportagem encontrou adolescentes usando drogas, bebendo e fazendo sexo no meio da rua em imagens que se multiplicam nas redes sociais. A reportagem é de Patrícia Falcoski e Wiliam Santos.

    Música alta, bem alta. Os jovens tomam conta das ruas e dançam. Todo fim de semana 300 bailes funks acontecem na periferia de São Paulo. A prefeitura só autorizou 12. O restante funciona ilegalmente e muitos são controlados pelo tráfico.

     

    Meninos e meninas bebem, usam drogas, tiram a roupa, fazem sexo e exibem armas. E o que acontece nos bailes não fica nos bailes. As festas vão parar na internet.

    Os jovens postam nas redes sociais as noitadas no funk. O vídeo não é bonito, mas é para todos saberem que isso está acontecendo com adolescentes nas ruas de São Paulo. Um monte de homem faz uma rodinha em volta de uma menina que tem 16 anos.

    Um deles tenta tirar a roupa dela. Quem está em volta, acha graça, dá risada e ainda grava tudo com celular.

    O produtor William Santos conversou com ela. A menina contou que no dia da festa bebeu e usou drogas.

    Menor: Não, não lembro de nada.
    Produtor: Por que você não lembra?
    Menor: Porque eu estava toda bêbada.
    Produtor: E como ficou sabendo que fizeram seu vídeo?
    Menor: Me mostraram.
    Produtor: E, quando viu o vídeo, o que pensou?
    Menor: Eu fiquei chorando. Chorei a noite toda.

    Duas garotas dançam em um baile, na Zona Norte de São Paulo. No meio de uma roda, uma delas tira o short, depois, a blusa, e continua dançando enquanto a amiga, de 17 anos, registra com o celular.

    Longe das festas, elas conversaram com a gente e contaram que estão sempre nos bailes. “Saio de terça a domingo. Só segunda para folgar. Vou nos bailes fechados e bailes abertos também”, conta a menor.

    A amiga, que é maior de idade, disse que tirou a roupa em troca de uma garrafa de uísque. “Ele falou: ‘Eu duvido você tirar o short’. Eu falei: ‘Traz a garrafa’. Ele trouxe a garrafa e eu tirei o short. Depois continuei tirando o resto”, conta a amiga da menor.

    A jovem também contou para a gente que a amiga dela não era a única menor de idade por ali. “[Tem] Criança usando droga, criança bebendo”, conta ela.

    Muitos pais nem imaginam que as filhas adolescentes estão se drogando ou fazendo sexo nesses bailes, no meio da rua. A maioria nem mesmo sabe que as meninas frequentam os "fluxos" ou "pancadões", como são chamados os bailes funk na periferia de São Paulo. Quando eles dão boa noite e fecham a janela, é o sinal de que está na hora de começar a festa do lado de fora.

    "Eu fugia de casa com minhas amigas todas. Nós a, dançava, bebia a noite inteira e quando dava 8 horas da manhã nós voltava", conta uma menor.

    “E quando alguém fala assim: ‘Você não tem idade para isso’, você pensa o quê? Eu concordo com a pessoa. Eu não tenho idade para isso, mas eu quero curtir, quero curtir minha adolescência, não quero ficar em casa presa, entendeu? Você gostaria de ficar em casa só porque tem 13 anos?”, afirma outra menor.

    “É claro que crianças e adolescentes têm direito à liberdade, têm direito à cultura, têm direito de se expressar, mas nós precisamos ter limites. Limites para evitar que essas crianças e adolescentes fiquem em uma situação de risco e fiquem expostos à violência, a crimes sexuais, a bebidas e a drogas”, alerta Ariel de Castro Alves, advogado especialista em direitos da criança e adolescente.

    O Jornal da Globo conversou com Alexandre de Moraes, secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo, para saber como a polícia está fazendo para impedir que traficantes controlem os bailes da periferia, promovam orgias e uso de drogas.

    "A polícia faz o policiamento normal em todos os bailes funk. O que ocorre é que um mesmo baile funk, um mesmo pancadão, às vezes, 30, 40, 50 pessoas chamam por mesmo baile. Para se ter uma ideia nós temos por fim de semana em tornos de 400 chamadas", declara Alexandre de Moraes, secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo.

    Uma mãe vive ligando para a polícia. É que tem um pancadão na rua da casa dela e a filha costuma ir para lá. Em uma dessas noites ela acordou com o telefone tocando. Era do hospital.

    “Era duas e pouca da manhã, ela começou a ter convulsões. Ficou em coma alcóolico, como a mulher falou, né, drogada, só tendo convulsões, convulsões, convulsões. E ela não abria nem o olho. Só desmaiada. Quando ela abriu o olho, que ela me viu, ela só chorou. As lágrimas desciam do rosto dela porque a primeira pessoa que ela viu foi a mãe do lado dela. Ela, simplesmente, pegou na minha mão e falou: ‘Me perdoa’”, lembra mãe da menor.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais